Ciencias naturais em br

Page 146

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ensino Médio

O QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR ESSES INDICADORES E DIMINUIR A POBREZA? O Brasil possui a 10º economia do mundo e um PIB alto, mas isso não tem beneficiado igualmente toda sua população, provocando muita desigualdade social e altas taxas de pobreza.

Desenvolvendo competências

5

“Segundo estudiosos e economistas, a erradicação da pobreza no país não se dará apenas a partir da transferência da renda para os mais pobres, seja por meio de programas de renda mínima (que prevêem o repasse de recursos para os mais carentes), seja pela expansão do crédito para os pequenos empreendedores, como o microcrédito ou o banco do povo, ou ainda por meio da reforma agrária. É preciso expandir também as políticas sociais de educação, saúde, habitação e saneamento básico, já que a pobreza não representa apenas uma insuficiência de renda, mas também a falta de acesso a diversos serviços.” Fonte: ALMANAQUE ABRIL. 26. ed. São Paulo: Abril, c2002.

Qual das frases abaixo expressa melhor o que os economistas estão afirmando no texto? a) A pobreza é apenas falta de renda; para acabar com ela basta transferir dinheiro para a população mais pobre e distribuir terras por meio da reforma agrária. b) Para eliminar a pobreza do país, é suficiente privilegiar políticas sociais que aumentem a oferta em educação, saúde, habitação e saneamento básico. c) A transferência de recursos e terra, sozinhos, não irão acabar com a pobreza do Brasil, porque também é preciso implantar políticas que melhorem a saúde, educação, habitação e saneamento.

Como esse quadro de grandes contrastes afeta as condições de saúde dos brasileiros? Essa situação faz com que coexistam, no país, doenças típicas de países ricos, como as do sistema circulatório (por exemplo: hipertensão, infarto) e as degenerativas, como o câncer, ao lado de outras comuns em países pobres, como as infecciosas e parasitárias — tuberculose, hanseníase (lepra), leishmaniose, esquistossomose — que poderiam ser evitadas na maior parte dos casos e que predominam, geralmente, em regiões

144

mais carentes e de saneamento precário. Além desses fatores externos, a saúde, como já discutimos, depende também de fatores hereditários. Cada vez mais se associam certas características individuais — como a tendência, por exemplo, para uma maior longevidade, ou para apresentar doenças como diabete, câncer de mama, problemas cardíacos — a fatores herdados dos pais. Como essas características hereditárias passam dos pais para os filhos?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.