Rasgos Culturais: Consumo Cinéfilo e o Prazer da Raridade

Page 63

poderoso constituído de chefes políticos e de um exército de administradores, controlasse uma população de escravos que não precisassem ser forçados, porque teriam amor à servidão” (HUXLEY, 1981, p. 18). Na cultura do consumo, a estratégia não se resume apenas em vender artefatos e bens culturais para todos, mas de, acertadamente, isolar minorias, promovendo objetos de consumo globalmente entre grupos específicos (CANCLINI, 1999). Essa lógica é conhecida como ‘Cauda Longa’, justamente se referindo ao modelo de negócio cujo funcionamento se dá pela venda de poucas unidades de variados itens. Não seria um substituto dos "best-sellers" ou “blockbusters”, apenas uma complementação na ampliação e refinamento do mercado. Gramsci é enfático: O grupo dominante coordena-se concretamente com os interesses gerais dos grupos subordinados, e a vida estatal é concebida como uma contínua formação e superação de equilíbrios instáveis (no âmbito da lei) entre os interesses do grupo fundamental e os interesses dos grupos subordinados; equilíbrios em que os interesses do grupo dominante prevalecem (GRAMSCI, 1984, p. 50)

Estamos vivendo uma trama de perigosos desvios: forja-se um mundo que se autodenomina pós-ideológico, composto por mecanismos de dominação que se confundem com a própria subversão, mitigando-a, mundo em que os objetos e as imagens se enfileiram no mesmo patamar do homem. A ideologia sem projeto ou questionamento não passa de um oximoro que se firma como “falsa consciência, velando ou mascarando os aspectos mais duros e antagônicos do domínio, facilitando a aceitação da situação de poder” (STOPPINO, 2007, p. 596). Resultado: esvaziamento simbólico do campo político e abandono completo das utopias. Esse cenário de fundo dificulta a compreensão das nuances de qualquer pretensa resistência cultural no contemporâneo, primeiro porque não existe mais um inimigo personificado quase como um totem, de forma que uma insatisfação não gera uma vontade de lutar contra, mas de, no máximo, mudar o perfil de consumo. Se há uns quinze anos ainda afirmava-se ser de esquerda e assumia-se claramente uma posição nos processos do

63


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.