Page 1

OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

ALUNOS:PATRÍCIA LIMBERGER e RODRIGO STANKOWSKI TURMA: C


Este trabalho apresenta e discute como são analisados os aspectos epistemológicos que subjazem a construção e ao desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem no ensino de Ciências.


Nessa perspectiva, é fundamental analisar o que se propõe e quais as implicações disso na construção de um outro e diferente tipo de conhecimento considerado científico. Assim não se trata apenas de saber quais conhecimentos transmitir e como repassá-los, mas de determinar qual visão de ciência se subjaz á atividade proposta.


Nossa hipótese de trabalho parte do princípio de que “uma maior preocupação com a epistemologia na ação profissional, tanto na produção científica, quanto na produção de saberes e conhecimentos na relação pedagógica, poderá criar novos níveis de compreensão na constituição do saber profissional e das próprias produções realizadas.


As atividades de ensino situadas nesta tendência não estabelecem relações entre Ciências, Tecnologia e Sociedade, ou, quando isso ocorre, estas são entendidas como comportamentos independentes.


A ciência têm sido tradicionalmente vista dessa forma pela sociedade e pelos próprios cientistas, por isso não surpreende que muitos professores de ciências mantenham tal idéias nos processos educativos.


A partir da visão empirista- indutivista, perguntamos: COMO O ALUNO PODE APRENDER POR MEIO DE MÉTODOS DOGMÁTICOS, LINEARES, REPITITIVOS OU IMITATIVOS? HÁ REALMENTE UMA APRENDIZAGEM RELEVANTE NESTA PERSPECTVA? O ALUNO COMO MERO EXPECTADOR OU SIMPLES EXECUTANTE CONSTRUIRÁ UMA FORMA DE PENSAR DIFERENCIADA? QUE TIPO DE HOMEM SE CONSTITUÍRA?


AR G U M E N TAM O S Q U E AP R E N D E R N ÃO É R E P R O D U ZI R , N E M C O P I AR . AP R E N D E R É ( R E ) E L AB O R AR , P E N SAR E C O M P R E E N D E R !


Segundo Cachapuz, Praia e Jorge, na tendência racionalista contemporânea, “o conhecimento científico é concebido como empreendimento humano e cultural que procura ser mais acessível aos cidadãos, ajudando-os para que suas opções sejam mais inteligentes na tomada de decisões””.


A teoria da ciência é vista como “saber explicativo dinamicamente construído e sujeito á crítica fundamentada, e, por razão, tende á ganhar caráter de paradigma”.


As atividades experimentais são traduzidas por um “ diálogo complexo e permanente com a teoria, articulando-se influenciandose e enriquecendo-se mutuamente”.


Construir, desenvolver e utilizar os materiais em uma perspectiva de construção do conhecimento é valorizar a ação, a reflexão crítica, a curiosidade, o questionamento exigente, a inquietação e a incerteza.


Potencializa nos processos de ensino e aprendizagem o pensamento divergente, o conforto, a análise, a capacidade de compor e recompor dados e argumentação, o que requer um professor que estimule a dúvida.


A apresentação das atividades de cada módulo e/ou objeto de aprendizagem é orientada pelo projeto para apresentar três características: • Estimular o raciocínio e pensamento crítico; • Trazer questões relevantes aos alunos do ensino médio; • Oferecer oportunidade de exploração, considerando-se que a simples transposição de conteúdos originalmente impressos em papel para uma mídia eletrônica não traz nenhuma vantagem intrínseca do ponto de vista didáticopedagógico.


De acordo com tais preceitos, buscamos na construção de materiais didáticos digitais, evitar imagens estáticas, pouca interatividade, atividades pouco significativas para os alunos e atividades pouco desafiadoras.


Do conjunto de documentos elaborados pela equipe, interessa particularmente, nesse trabalho de anĂĄlise, os roteiros- textos e imagens-, que vĂŁo definir o Objeto de Aprendizagem.


No processo de análise, não temos a pretensão de responder a todas indagações, mas a busca dessas respostas configura um trabalho investigativo como importante caminho a ser percorrido.


OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

Objetos de aprendizagem no ensino de ciências  

Projeto IAD Rodrigo Stankowski e Patrícia Limberger

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you