jornal Bandeira UM, edição 190, outubro de 2021

Page 7

Curitiba, Outubro 2021

7

Prefeito Helder Lazarotto autoriza início das obras de reformas e adequações da Escola Municipal Monteiro Lobato

U

m conjunto de obras de reformas e adaptações na Escola Municipal Monteiro Lobato teve a realização autorizada pelo prefeito Helder Lazarotto que esteve em visita àquela unidade educacional acompanhado do vice-prefeito e secretário da Educação Professor Alcione, dos técnicos da Secretaria de Obras e Viação. Localizado no bairro Campo Alto, o estabelecimento que foi inaugurado em 1979, e ao longo do tempo foi sendo ampliada, agora passará por obras que atendem inicialmente a uma demanda de segurança e acessi-

C

bilidade com a implantação de rampas de acesso e um conjunto de obras de segurança na prevenção e combate a incêndio. Também receberão pequenos reparos os três primeiros blocos. O conjunto das ações a serem executadas, terá nove meses de prazo. Antes da assinatura dos documentos que autorizam o início dos trabalhos, Prefeito e Secretário destacaram a importância das melhorias estruturais que vão garantir segurança, acessibilidade e então melhorar as condições de aprendizado dos alunos e ao trabalho dedicado da equipe de profissionais dedicados daquela escola.

Crédito da foto: Daiana Nodari / PMC

Curitiba é reconhecida como cidade saneada, inteligente e inovadora

om o tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”, o 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), começou no inicio da semana com um painel de abertura que teve Curitiba, a cidade-anfitriã, como destaque. O coordenador do painel e presidente nacional da Abes, Alceu Guérios Bittencourt, fez a fala inicial destacando a capital paranaense como uma cidade reconhecida internacionalmente por ser saneada, inteligente e inovadora. Curitiba é, pelo quinto ano consecutivo, a capital mais saneada do país, segundo ranking da Abes. O prefeito Rafael Greca, primeiro convidado a participar do painel, fez uma apresentação sobre os motivos de Curitiba estar entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo.

“É nosso propósito ser mais fortes do que as dificuldades e pensar Curitiba para os que ainda vão nascer”, disse Greca. “Essa plenária também é uma aposta no futuro das cidades brasileiras e do saneamento do Brasil”, completou. Entre os destaques da fala de Greca, esteve a Reserva Hídrica do Futuro, um programa que, além de levar água potável a comunidades vulneráveis no período de escassez hídrica, contempla um futuro reservatório com capacidade de armazenar 43 bilhões de litros de água, em parceria com o Governo do Estado. A vocação da cidade na criação de áreas verdes e no plantio de árvores, e seus programas pioneiros como a gestão de resíduos sólidos com a reciclagem e o tratamento também foram listados pelo prefeito. Greca lembrou ainda que, com 97% da cidade atendida por rede de esgoto e 100% abastecida por

Crédito da foto: Ricardo Marajó / SMCS

Prefeito Rafael Greca, participa do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

água potável, Curitiba é, pelo quinto ano consecutivo, a capital mais saneada do país. Participaram da discussão, ainda, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, de forma remota; o presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

(Sabesp), Benedito Braga; o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Oscar Cordeiro; e também remotamente, o diretor do Departamento de Ciências da Natureza do Ministério de Ciência e Tecnologia, Sávio Túlio Oselieri.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.