Helena Petrovna Blavatsky - A Doutrina Teosfica

Page 50

49

físicas num estado "in potentia, ou sendo convertidas por assim dizer, em fórmulas espirituais; e quando consideramos, além disso, que o espaço de tempo transcorrido entre dois renascimentos, segundo se diz, é de dez a quinze séculos, espaço de tempo durante o qual a consciência física permanece total e absolutamente inativa, desprovida de órgãos que obrem nela e, conseqüentemente, de existência, a razão da falta de qualquer lembrança torna-se transparente.

Alma e Espírito.

Platão define a alma (Buddhi) como "o movimento capaz de mover a si próprio". "A alma, acrescenta (Leis, X), é a mais antiga das coisas e o princípio do movimento", chamando assim a Atma (Buddhi) de "alma" e a Manas de "Espírito", o que também é feito por nós. "A alma foi criada antes que o corpo e este é posterior e secundário, sendo, de acordo com natureza, governado pela alma. A alma que rege todas as coisas que se

movem

em

todas

as

direções,

rege

Igualmente

os

céus.

A

alma,

conseqüentemente, governa as coisas no céu e na terra, bem como no mar, por seus movimentos cujos nomes são: querer, considerar, vigiar, consultar, opinar justa ou erroneamente, ter alegria, confiança, medo, ódio, amor, juntamente com todos os movimentos primitivos unidos a estes. Sendo uma deusa, tem sempre a Noûs, um deus, como aliado e ordena as coisas de forma correta e feliz; porém, quando se une a Annóia (negação de Noûs) trabalha sempre em sentido oposto nas coisas."


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.