Projetos educacionais volume 2

Page 24

Então a professora pergunta: — O que será que estou passando embaixo da mesa pra fazer as coisas se mexerem? — É o cavalinhooo - referindo-se ao brinquedo usado no projeto. — Por que será o cavalinho? — Porque ele tem ímã – disse Rayssa As crianças se divertiram bastante com a brincadeira. Em seguida mostramos o que estava embaixo da mesa. Era o ímã grande, capaz de movimentar os objetos de metal. — Por que o ímã consegue mexer essas coisas? — Porque ele gosta só de ferro – Matheus

Resultados Com o desenvolvimento das atividades do projeto proporcionamos aos alunos algumas descobertas acerca da propriedade de atração do ímã, como podemos confirmar nas falas dos alunos: — O ímã e o ferro grudam. Ele não gruda na parede, na árvore e nem no vidro. (Pablo) — Eu grudei o garfo e a colher no ímã, porque ele é de ferro! (Bia) O trabalho também proporcionou ampliação de vocabulário, como o uso do termo ímã e outros, permitiu a argumentação e organização da linguagem oral. Consideramos o projeto de grande valia para aprendizagem dos alunos, pois a todo momento demonstravam interesse nas realização das atividades; e mesmo após o término do projeto percebíamos que ao brincar com o pequeno pônei, muitos relatavam que nele havia um ímã.

Bibliografia consultada MARTINS, Eduardo e Wolff Janeth. Redescobrir Ciências – A Importância de projetos. São Paulo; FTD, 2010. 160p. SILVA, Ayrton Gonçalves. Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências. São Paulo: EDART, 2009. 90p.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.