__MAIN_TEXT__

Page 1

www.zoomzine.com.br Edição nº Zero | Ano I | Dezembro|2020

Bia Ferrer e Priscilla Torelli espalham lambes com imagens de 500 moradores pelas ruas do bairro

Kobra assina mural no Minhocão Maresias além da praia

47ª Casa de Criadores

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | VENDA PROIBIDA Não descarte este material em via pública ou em lixeira inadequada. Priorize a coleta para reciclagem ou repasse a revista para que outra pessoa também possa ler.

1


Circular Centro

Brás Bom Retiro Luz

Santa Ifigênia

República

Santa Cecília

Cambuci

Vila Buarque

Sé Liberdade

Bela Vista

Consolação

www.zoomzine.com.br Instagram: @zoomzine_sp Facebook: @zoomzinesp

2


3


ÍNDICE CAPA

Vila Buarque Bairro ganha exposição ao ar livre mostrando quem são os moradores que são a cara da região que está se tornando a protagonista do Centro.

08 REPORTAGENS Grafite

Novo mural de Kobra fica vizinho ao Minhocão, o primeiro assinado por ele na região.

14 Litoral Sol, praia e muito mais para se fazer quando estiver em Maresias.

18 Desfile Saiba como foi a edição virtual da Casa de Criadores que contou com 32 desfiles.

24

VOCÊ ENCONTRA SEMPRE POR AQUI

Editorial 07 CompraZ 28 Estação Central 30 Zoom na Saúde 32 Outsider 34 Restaurantes e Cia. 35 Bares e Noite 37 Culturas e afins 38 Revista Zoom Zine Circular Centro Número Zero Dezembro Ano 2020 4


Mural de São Paulo do projeto Converse City Forests assinado pelo artista Rimon Guimarães. Uma ação que acontece ao redor do mundo que utiliza tinta fotocatalítica, que acumulam também a função de filtrar o ar. Outras empenas já finalizadas estão em Bangkok, Warsaw, Belgrade, Santiago, Sydney, Lima, Johannesburg, Manila, México e Ho Chi Minh City. A Converse tem como objetivo até o final deste ano pintar mais de 14.000 m2 de murais ao redor do mundo, que juntos equivalem ao plantio de aproximadamente 40.000 árvores.

Editor-Chefe Antonio Montano Colaboradores desta edição Ary Cruz, Camila Karam, Camilla Lie, Raphael Montanheiro e Walber Franco Contato e correspondência Rua Pedro Américo 32 - 11º andar, República circularcentro@zoomzine.com.br | 11 4110-5132 www.zoomzine.com.br Publicidade e projetos especiais www.castilhoemontano.com.br antonio@castilhoemontano.com.br | 11 95653-2013

5


C+M

Uma agência de comunicação DESCOMPLICADA e de alta performance nos RESULTADOS www.castilhoemontano.com.br | 11 4110-5132 6


zz editorial

Bia Ferrer

Começamos a circular Antonio Montano é editor-chefe da revista Zoom Zine Circular Centro, do portal Zoom Zine e diretor da C+M Comunicação. Nos aproximamos de completar cinco anos de vida na internet e desde que nascemos sempre existiu a vontade de levar o Zoom Zine para o papel. Uma vontade que muitas vezes fomos desencorajados. “Todo mundo está encerrando os impressos, não vale à pena seguir o caminho inverso”, diziam. No entanto, esse sonho estava apenas adormecido, mas não abandonado. Em um ano como foi 2020, quando reavaliamos tantas coisas em nossa vida, nosso papel na sociedade, chegou a hora de pensarmos em realizar nossos planos e valorizar o trabalho que nos dá prazer. A edição número zero está se tornando uma realidade. Sim, sabemos que ela ainda chega às suas mãos (ou em seu dispositivo móvel na sua versão digital) dentro de nossas limitações técnicas, afinal, ainda não temos a possibilidade de investimentos nos melhores profissionais como gostaríamos. Mas aqui está ela, cheia do que realmente importa, cheia amor, de vontade de fazer dar certo e de enaltecer o Centro. Em breve, voltamos com a número um, nosso lançamento oficial para o mercado publicitário e uma tiragem maior. E, quem sabe, começamos até a circular em outras regiões da cidade, do estado e, talvez, do país. Por que, não? Então, sim, estamos lançando uma revista impressa. Não diria que estamos tomando o “caminho inverso”, na verdade, estamos apenas valorizando e resgatando uma arte que perdeu um pouco de espaço, contudo, merece continuar viva. Sejam bem-vindos à revista Zoom Zine – Circular Centro! A nossa “ZZ” para os íntimos. Nosso muito obrigado a quem deu seu apoio e a quem embarcou com a gente nessa deliciosa loucura.

Antonio Montano 7


Fachada do restaurante Pratada Foto: Bia Ferrer

zz Capa

CARAS DA VILA BUARQUE TOMAM CONTA DAS RUAS Projeto de Bia Ferrer e Priscilla Torelli sai do ambiente on-line, espalha lambes com imagens de 500 moradores pelas ruas da Vila Buarque e teve início com a transformação do prédio da FESPSP em um telão gigante que recebeu a projeção de todos os retratos texto Antonio Montano Quem caminha pelas ruas da Vila Buarque já pode perceber que algumas fachadas estão cobertas por retratos de pessoas sorridentes. As intervenções fazem parte do projeto colaborativo “A Cara da Vila Buarque” que se propôs a revelar por meio de uma exposição a céu aberto quem são as pessoas que combinadas simbolizam o bairro atualmente. No total, são 500 imagens de moradores ou frequentadores da região. “Um dos pontos mais importantes da exposição foi a possibilidade de fazer uma espécie de aglomeração, de trazer todas essas pessoas para que ocupem o bairro e possamos conhecer os seus sorrisos em segurança durante essa pandemia”, explica a artista visutal Bia Ferrer que há 12 anos tem o projeto A Cara dos Lugares, que já passou por 10 países e conta comum banco de imagens com cerca de sete mil retratos. Para o trazer sua ideia para a região, Bia se uniu à jornalista Priscilla Torelli, idealizadora do perfil @VilaBuarque, no ar desde 2016 no Instagram e que já conta com mais de nove mil seguidores. Ela conta que esta é uma 8


exposição possível para o período de pandemia. “Os retratos estão expostos a céu aberto e as pessoas nem precisam mudar o seu itinerário. Ela vai passar pelas intervenções enquanto vai ao supermercado, à padaria, mas também não deixa de ser um convite para quem está sempre em um mesmo quadrilátero a circular e conhecer melhor o bairro onde vive”. Exposição teve início com a projeção dos retratos em um prédio da região Os retratos foram fixados no final de novembro e no dia 2 de dezembro foi realizada uma projeção que transformou a empena lateral do prédio da Sociologia e Política – Escola de Humanidades (FESPSP) em um telão gigante. Naquela noite, todas as 500 imagens da exposição foram exibidas e puderam ser contempladas de diversos pontos do bairro. Cada um dos 500 retratos projetados foi fotografado por um drone e disponibilizado em alta qualidade para todos os moradores que enviaram suas fotos para participar do projeto. Do online para as ruas da Vila Buarque

O projeto colaborativo teve início em ambiente virtual, com os retratos expostos no perfil @acaradoslugares, no Instagram. E, desde essa fase, o objetivo já era construir uma narrativa sobre a diversidade existente neste pedaço da cidade, traçando um paralelo com a cultura contemporânea. As pessoas participaram enviando as imagens entre junho e agosto deste ano. Todas foram tratadas e organizadas pela Bia, sempre respeitando as orientações de isolamento social. A dupla fez ainda duas saídas para produzirem fotos de personagens que não tinham a estrutura necessária para fazerem isso sozinhas, como idosos e moradores de rua, já que o objetivo sempre foi mostrar, realmente, todos as caras da região. Nas fotos da esquerda para a direita, de cima para baixo: Patida Mauad, Marli Romualdo, Alice Nation, Leonardo Fabri, Raphael Silveira, Lili Varella, Michelly Thomaz e Beto de Jesus.

9


Acima, a jornalista Priscilla Torelli e, ao lado, a artista visual Bia Ferrer prepando a colagem dos lambes na fachada do Minas Reciclagem, na Rua Bento Freitas.

10


Ao lado, a fachada do Elevado Bar, abaixo, da Aliança Francesa, ambos na Rua General Jardim. Foto: Bia Ferrer.

De interesse sociológico, estético e cultural, o objetivo é também construir um memorial imagético dessa parcela da população, que com idades e personalidades diversas, revelam signos culturais da época e da região. Além da exposição pelas ruas do bairro, as imagens ainda podem ser vistas nos perfis de Instagram @acaradoslugares e @VilaBuarque.

Sobre o bairro Localizada na região central de São Paulo, a Vila Buarque congrega a diversidade de forma única, mesclando história e modernidade. Moradores e comércios antigos e novos convivem harmoniosamente neste pedacinho da cidade. A história da cultura e da política do Brasil também passam por este bairro.

Apoio da comunidade Diversos comércios e instituições do bairro apoiaram a iniciativa que, graças a eles, está saindo do on-line. São eles: Aliança Francesa, Dias Lar e Construção, Divina Increnca (pizzaria), Elevado Bar, Livraria Martins Fontes, Sociologia e Política - Escola de Humanidades (FESPSP), Godere (restaurante), Jardim SP Terrários, Minas Reciclagem, On Projeções, Pratada (restaurante) e Refúgios Urbanos. E a dupla Bia e Priscilla agradece também ao Sesc Consolação. 11


Bia Ferrer

Priscilla Torelli

Artista visual, palestrante, educadora, fotógrafa e videomaker, Bia Ferrer transita entre produções comerciais e autorais desde 2003, ano em que recebeu o 1º lugar como Fotógrafa Revelação Brasil no concurso realizado pela Casa de Criadores - SP.

Jornalista e entusiasta do universo da fotografia, registra imagens de pessoas pelo mundo durante suas viagens. Já esteve em 58 países e em 19 estados do território nacional. Com passagem por diversas emissoras de TV, Priscilla é, além de uma entusiasta do universo das viagens, alguém que acredita no poder e na força das comunidades.

Já realizou exposições em NY, Montreal e São Paulo, apresentando o projeto de fotografia urbana chamado Authentic Portrait –- Cara dos Lugares, iniciado em 2008, com mais de 7 mil retratos tirados em dez países.

Apaixonada pela Vila Buarque, mora há quase 20 anos na região. Faz o instagram @VilaBuarque desde 2016 e, no perfil, traz curiosidades e mostra cenas do cotidiano do local para mais de nove mil seguidores.

12


zz capa Roteiro para visitação da exposição “A Cara da Vila Buarque” Ateliê de Tui Falcão Rua General Jardim, 562 (@tuifalcao) Aliança Francesa Rua General Jardim, 182 (@aliancafrancesasp) Elevado Bar Rua Jesuíno Pascoal, 16 (@elevado_bar)

Fashion Higienópolis Rua Dr. Vila Nova, 315 (@fashionhigienopolis) Livraria Martins Fontes Rua Dr. Vila Nova 309 (@martinsfontespaulista) Minas Reciclagem Rua Bento Freitas, 288 (@minasreciclagem) Pratada Rua General Jardim, 160 (@pratadasp)

13


Kobra estreia no Minhocão com obra autobiográfica Trabalho concluído no dia 15 de novembro tem 33 metros de altura e sete de largura na parede de um prédio na rua Traipu texto Antonio Montano

“A Mão de Deus” foto: Divulgação 14


zz arte urbana duardo Kobra ainda não tinha sua assinatura em um dos maiores corredores de arte urbana da cidade, a região do Minhocão, no Centro de São Paulo. Contudo, essa ausência acaba de ser corrigida. O artista finalizou, em novembro, uma obra com 33 metros de altura por sete metros de largura batizada de “A Mão de Deus”.

E

Sua estreia na região está na parede de um edifício da rua Traipu e o resultado pode ser contemplado por quem segue pela Elevado Presidente João Goulart, o popular Minhocão, vindo da Barra Funda sentido Centro, na altura da Av. Pacaembu.

guém sendo puxado para a superfície de dentro da água. Uma mensagem que, apesar de uma inspiração extremamente particular, pode servir de inspiração todo mundo.

“Serve para todas as pessoas, de qualquer fé, que passam por dificuldade como depressão, solidão, dificuldades econômi“O mural é inspirado cas, bebidas e drogas. Espero que nesses tempos de pandeem um momento mia e mesmo depois que tudo muito difícil para isso terminar, o mural também mim, que começou a inspire as pessoas a resgatarem ser superado quando a bondade e serem mais acosenti a mão de Deus” lhedoras e solidárias umas com as outras.

De acordo com Kobra, “A Mão de Deus” é a mais autobiográfica de todas as suas obras anteriores. “O mural é inspirado em um momento muito difícil para mim, que começou a ser superado quando senti a mão de Deus. Foi algo que me ajudou e que me ampara até hoje”.

Após a finalização de “A Mão de Deus”, Kobra voltou ao mural depois de alguns dias para alguns retoques. "Em muitos dos meus murais, mesmo depois de prontos, passo para observar se há algum detalhe para a ser aperfeiçoado. E, claro, sempre tem algo mais a ser trabalhado", revela.

As duas mãos entrelaçadas concebidas com os traços inconfundíveis do artista mostram al-

Eduardo Kobra, em São Paulo, no ano de 2015, quando finalizou sua obra “A Lenda Do Brasil“, a primeira a entrar na agenda de seu projeto de restaurações. foto: Alan Teixeira 15


zz arte urbana

Obras em 35 países Os murais de Kobra estão em diversas cidades pelo Brasil e em cerca de 35 países. Entre suas obras mais recentes está um mural de 800 metros quadrados em homenagem aos 80 anos de Edson Arantes do Nascimento, em Santos, finalizado em outubro. E uma tela que lembra a tragédia ocorrida em Beirute, no Líbano, que foi leiloada por um valor de arremate ainda não divulgado até o fechamento desta edição.

mais marcante de Kobra é o domínio do desenho e das cores. Mas o que é mais fundamental para o artista é o olhar. Kobra foi desde cedo apresentado às adversidades da vida. Viu amigos sucumbirem às drogas e à criminalidade. Alguns foram presos. Outros tantos perderam a vida. Foi o olhar que o salvou.

Obras como como “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, “Oscar Niemeyer”, em São Paulo; “The Times They Are AChangin” (sobre Bob Dylan), em Minneapolis; “Let me be Myself” (sobre Anne Frank), em Amsterdã; “A Bailarina” (Maya Plisetskaia), em Moscou; “Fight For Street Art” Basquiat e Andy Warhol), em Nova York; e “David”, nas montanhas de Carrara. Em todos os trabalhos, o artista paulistano busca democratizar a arte e transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto. Kobra é um expoente da neo-vanguarda paulistana. Começou como pichador, tornou-se grafiteiro e hoje se define como muralista. Seu talento começa a receber atenção por volta de 1987, no bairro do Campo Limpo com o pixo e o graffiti, caros ao movimento Hip Hop que, hoje, se espalha pelo mundo. Com os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo, ele derivou - com o Studio Kobra, criado em 95 - para um muralismo original - inspirado em muitos artistas, especialmente os pintores mexicanos e norteamericanos, beneficiando-se das características de artista experimentador, bom desenhista e hábil pintor realista. Suas criações são ricas em detalhes, que mesclam realidade e um certo "transformismo" grafiteiro. Muitos críticos afirmam que a característica

Mural Oscar Niemeyer (2015), em São Paulo. foto: Alan Teixeira 16


“A Lenda do Brasil”, em 2015 (à esquerda) e atualmente (à direita). fotos: Alan Teixeira e Divulgação

A Arte de Conservar Após a finalização de “A Mão de Deus”, Kobra dá início ao projeto “A Arte de Conservar”, uma agenda de restauração e revitalização de suas principais obras. A primeira a receber uma nova visita do artista é o mural “A Lenda do Brasil”, de 2015, uma homenagem ao piloto Ayrton Sena em 42 metros de altura, na Rua da Consolação. O artista é um grande fã do tricampeão mundial de Fórmula 1, que já foi tema de 12 murais e uma tela assinados por Kobra. As próximas obras a serem restauradas são “Oscar Niemeyer”, na região da av. Paulista, também em São Paulo, e “Etnias – Todos Somos Um”, no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

“Este é um dos primeiros movimentos de restauração, revitalização e preservação de murais, que já são verdadeiros patrimônios das cidades e, acredito, merecem receber os mesmos cuidados que os prédios, os monumentos públicos e qualquer obra de arte”, afirma o artista, que acrescenta: “a velha ideia de que a arte de rua é descartável e efêmera deve ser mudada.” Com as novas técnicas, os murais podem resistir bem mais à passagem do tempo. “A durabilidade de um mural depende de fatores como as condições climáticas - calor, frio, chuva -, a poluição e se foi realizado em uma parede nova ou mais antiga. Agora podem ser tomados cuidados essenciais para que os murais durem mais, como um melhor preparo da parede, o uso de seladora e de tintas acrílicas como base e a aplicação de verniz ao final do trabalho”. zz 17


Viajandão por

Maresias além da praia e do sol Badalada praia paulista promete ao turismo diversas opções que vão muito além das areias fofas e do mar azul. texto e fotos Camila Karan

18


zz viajandão | turismo sa ocalizada no município de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a praia de Maresias atrai turistas de diversas partes do estado e até do país. A região ganhou ainda mais fama depois do surfista Gabriel Medina despontar nos circuitos mundiais de surf.

L

A região possui diversas opções de hospedagem que vão de hostels a resorts familiares e até hotéis apenas para adultos. Isso faz que com que a praia seja um destino que atenda bem a vários perfis de viajante. Quando a Turismo SA visitou Maresias para a produção dessa matéria, a equipe ficou hospedada no Hotel e Pousada dos Condes. O complexo fica a uma quadra da praia, no entanto, tem estrutura com diversas facilidades como piscina, brinquedoteca, copa, bar, café da manhã incluso e chalés com tv, ar condicionado e ventilador de teto.

Natureza Maresias conta com diversos atrativos de ecoturismo. A agência Maresiastur, especializada em experiências na região, oferece opções de passeios como até a trilha do Mirante Maresias - Paúba. Um local que promete fotos de tirar o folêgo, e para os mais aventureiros a trilha pode terminar com um rapel, ideal para iniciantes. Na região do Ribeirão de Itú, é possível visitar três cachoeiras - Hidromassagem e Pedra Lisa, estas duas de mais fácil acesso, e SamambaiaAçú, um pouco mais distante, mas que vale cada passo.

Trilha do Ribeirão de Itu

19


zz viajandão | turismo sa

Gastronomia A gastronomia merece destaque e é um dos grandes atrativos de Maresias, com uma variedade de restaurantes e tipos de culinárias que se destacam em todo o litoral paulista. Po r e x e mplo , no Restaurante Badauê, um dos mais tradicionais da região, é possível fazer uma refeição de frente pra praia e escolher os pratos em um cardápio bastante diversificado.

Contudo, a culinária de Maresidas vai muito além dos frutos do mar. São muitas opções em menus de boa qualidade que servem sushi, piz-

Moqueca do Restaurante Badauê

za e massas, em espaços muito aconchegantes. E para provar que nem só de frutos do mar vive o litoral, o La Trattoria, dentro da Pousada Villa L'Mare, serve massas com um bom custo-benefício. Já no Guató, dentro do descolado Hotel Mauí Maresias, é possível provar a alta gastronomia do ex-masterchef Murilo de Oliveira. Aberto também para não hóspedes o Restaurante Ravenala, da Pousada Porto Mare, tem um cardápio variado e um ambiente informal ideal para refeições em família ou grupo de amigos. Para a galera fit, a praia de Maresias abriga uma unidade da rede carioca de comida saudável, Balada Mix.

Risoni com ervilhas e camarões do Restaurante Guaidó 20


zz viajandão | turismo sa

Locais citados nesta matéria Hotel Pousada dos Condes R. Antonio Serafim Fidêncio 155, Praia de Maresias - São Sebastião/ SP. Site: www.pousadadoscondes.com.br Maresias Tour Av. Dr. Francisco Loup 500, Hostel Caiçara Maresias, Maresias - São Sebastião/SP. Site: www.maresiastour.com.br Mahalo Maresias Av. Dr. Francisco Loup 1.325, Praia de Maresias - São Sebastião/SP. Site: www.mahalomaresias.com.br Restaurante Badauê Av. Dr. Francisco Loup 901, Praia de Maresias São Sebastião/SP. Site: www.restaurantebadaue.com.br La Trattoria R. Nova Iguaçu 340, Hotel Villa Mare, Praia de Maresias - São Sebastião/ SP. Site: www.villamare.com.br

ANUNCIE AQUI! Sua marca ou seu produto circulando pelos bairros do Centro de São Paulo. Uma região com alta densidade populacional e com alto poder de consumo.

Balada Mix Restaurante Av. Dr. Francisco Loup 726, Praia de Maresias São Sebastião/SP. Pousada Porto Mare R. Sebastião Romão César 400, Praia de Maresias - São Sebastião/ SP. Site: www.pousadaportomare.com.br O Portal viajou a convite da APHM (Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias) e da VoePass. ZZ

CONHEÇA TAMBÉM O PORTAL ZOOM ZINE Anuncie em www.zoomzine.com.br e amplifique seu pontencial de alcance em toda a cidade.

Fale com a gente: 11 4110-5132 11 95653-2013 comercial@zoomzine.com.br 21


22


23


zz estilo

EDIÇÃO VIRTUAL DA CASA DE CRIADORES 47ª edição transmitiu pela internet os desfiles de 32 estilistas e marcas, sendo sete estreantes. A programação ainda contou com mesas de debate sobre diversos assuntos ligados ao universo da moda, como inclusão, diversidade e representatividade texto Antonio Montano

Diegogama foto: Cai Ramalho 24


zz estilo | 47ª CdC 47ª Casa de Criadores foi realizada em forma vitual entre os dia 23 e 27 de novembro, quando 32 estilistas e marcas apresentaram suas coleções.

A

Este ano, o evento contou com sete marcas estreantes: Alexandre dos Anjos, Denzedeiro, Kel Ferey, Nalimo (assinada pela ativista indígena Day Molina), REIF.LIFE, Shitsurei e Trash.

Além disso, rodas de conversas debateram temas como "Moda e Empreendedorismo Transvestigêneres" e "Moda e Inclusão". Conteúdo que o histórico do evento que sempre valorizou o poder da criação para a construção de uma moda mais ética, mais justa e, principalmente, mais inclusiva e democrática.

O evento ainda trouxe a 2ª edição do “Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores”. Um concurso que dá oportunidade para que novos estilistas recém-formados em faculdades de moda possam mostrar seus trabalhos e ter a chance de entrar para o line-up principal. Os desfiles tradicionais foram substituídos por vídeos conceituais, um formato que deu aos designers novas possibilidades artísticas para suas coleções. Trabalhos belíssimos que ainda podem (e devem) ser conferidos no site do evento: www.casadecriadores.com.br.

Moda engajada Uma das novidades da 47ª edição da Casa de Criadores é a criação da Célula Preta. Trata-se de um coletivo formado pelos estilistas veteranos diegogama, Fábio Costa (NotEqual), Jal Vieira, Weider Silverio, e ainda a marca estreante Dendezeiro (foto), da dupla Hisan Silva e Pedro Batalha, de Salvador. Juntos, todos estes artistas assumem o objetivo de ampliar as corversas sobre racismo dentro da moda e do evento.

Divulgação

"No meu trabalho como curador e diretor artístico da Casa de Criadores, sempre procuro por nomes que fazem a moda brasileira se tornar mais relevante e consistente”, André Hidalgo

"No meu trabalho como curador e diretor artístico da Casa de Criadores, sempre procuro por nomes que fazem a moda brasileira se tornar mais relevante e consistente, além de fazer com que o evento seja um lugar de protagonismo para muitos profissionais que nunca tiveram voz na moda, no mercado, e, principalmente, em outros espaços", afirma André Hidalgo. Todo esse conteúdo extra também pode ser conferido no canal da Casa de Criadores em www.youtube.com/CasadeCriadoresBR. Nas páginas a seguir você poderá conhecer um pouco sobre o trabalho de cada um desses artistas que representam o futuro da moda brasileira. 25


1

2

3

4

5

6

1. Trashrealoficial (foto: Mila Cavalcante) 2. Heloisa Faria (foto: Rubens Crispim Jr.) 3. Fernando Cozendey (foto: Divulgação); 4. Priscilla Silva (foto: Thiago Drummond) 5. PIM X-Brand (foto: Rafael Monteiro) 6. Boldstrap (foto: Fred Othero) 26


ANUNCIE AQUI! Sua marca ou seu produto circulando pelos bairros do Centro de São Paulo. Uma região com alta densidade populacional e com alto poder de consumo.

CONHEÇA TAMBÉM O PORTAL ZOOM ZINE Anuncie em www.zoomzine.com.br e amplifique seu pontencial de alcance em toda a cidade.

Fale com a gente: 11 4110-5132 11 95653-2013 comercial@zoomzine.com.br 27


CompraZ Especial presentes de Natal

Camiseta Gudetama Lámen (R$ 59,90) para otakus fãs do simpático ovinho. Piticas

Kit Brinde de Ano Novo (R$ 30,90) com minitabletes de chocolate ao leite, bombons com recheio sabor champagne e uma taça. Cacau Show

Inspirada nas fitas de áudio da década de 60, a Veuve Clicquot lança a edição limitada Clicquot Tape. São seis estampas, cada uma com sua própria personalidade (R$ 595,00, embalagem + Veuve Clicquot Brut 750 ml). Empório Frei Caneca.

Garrafa térmica de inox (R$ 147,00) que mantém a bebida gelada por até 12h e chá por até 8h para quem é antenado na sustentabilidade. Mappei - Uma Vida Sem Plástico

Para quem gosta de plantinhas e design, um fofíssimo cachepô raposa (R$ 39,99). OpenBox2

Gift card que oferece os serviços e produtos de podologia para presentear quem merece um carinho nos pés que aguentaram o ano (de R$ 129,00 a R$ 354,00). Doctor Feet

Piticas Shopping Light: Rua Coronel Xavier de Toledo 23, República; www.piticas.com.br | Cacau Show Galeria Boa Vista: Rua Boa Vista 274, Sé; www.cacaushow.com.br | Mappei - Uma Vida Sem Plástico: Rua Augusta 1524, Consolação; www.umavidasemplastico.com.br | Empório Frei Caneca: Rua Frei Caneca 569 - 3º piso, Consolação; www.emporiofreicaneca.com.br | OpenBox2 - Largo do Arouche 6, República; www.openbox2.com.br | Doctor Feet: Rua Tupi 746, Santa Cecília; www.doctorfeet.com.br. 28


zz compraz | natal

Os fones de ouvido discretos, sem fio e de áudio poderoso estão em alta e são uma opção de presente certeira, como os Powerbeats Pro (R$ 2.149,00), disponível nas cores spring yellow, cloud pink, Lava Rede e Glacier Blue. iPlace

Brinco coleção Solar em Prata com Citrino, Topázio Incolor e Topázio Azul (R$ 1.690,00). Monte Carlo

Confeccionada com jeans residual da indústria têxtil e tecido 100% algodão, esta Bento Bag (R$ 18,00) é ideal para levar a marmita sem agredir o meio ambiente. Mappei - Uma Vida Sem Plástico

Mochilas interativas da linha Tini (R$ ), uma alternativa para presentear os pequenos fugindo o óbvio. Sestini

Puff dado (R$ 249,00). Um presente ideal para quem está redecorando apartamentos com pouco espaço disponível. OpenBox2

iPlace Shopping Cidade São Paulo: Av. Paulista 1.230 - loja 1201, Bela Vista; www.iplace.com.br | Monte Carlo Shopping Cidade São Paulo: Av. Paulista 1.230 - loja 1201, Bela Vista; www.montecarlo.com.br |Mappei - Uma Vida Sem Plástico: Rua Augusta 1524, Consolação; www.umavidasemplastico.com.br |Sestini Pátio Paulista: Rua Treze de Maio 1947, Bela Vista; www.sestini.com.br | OpenBox2 - Largo do Arouche 6, República; www.openbox2.com.br . 29


Estação Central Antonio Montano

Mandei vazar

Alice Vergueiro

Pepê faz parte da nova geração de influenciadores da internet que conquistou milhões de fãs com sua dança, sua música e seu charne. O que começou como diversão tem se tornado cada vez mais seu principal foco como artista e acaba de lançar seu quarto single, a faixa “Mandar Vazar” que ainda ganhou um videoclipe.

Direitos humanos na Luz Na manhã do dia 25 de novembro, a OAB SP, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos anunciou os homenageados do XXXVI Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth. Entre eles, recebendo uma menção honrosa, estava a Cia. Pessoal do Faroeste pelo trabalho que, há anos, tem exercido um papel social de grande relevância na Luz, mais especificamente na Cracolândia, sendo um dos protagonistas para um atendimento e assistência humanizados às famílias em situação de vulnerabilidade social na região.

“Eu estava com saudade de gravar um vídeo. No último, da música “Proposta”, devido o auge da pandemia tivemos que adaptar e gravar em casa. O momento ainda pede cuidados, então não pudemos já partir para uma produção tão grandiosa, mas já conseguimos gravar em um estúdio e com balé. Tenho certeza que todo mundo vai dançar, cantar e curtir muito resultado”.

A campanha #FomeZeroLuz, liderada por Paulo Faria, diretor da companhia, cadastrou mil famílias da região e, desde abril, realiza distribuição de cestas básicas, o que vem se repetindo a cada mês. “Porém, as doações para viabilizar estas cestas tem caído a cada dia e, nos úlimos meses não conseguimos arrecadar nem metade do que era necessário”. Divulgação

═ A biofarmacêutica Gilead Sciences Brasil aproveita que dezembro é o mês da conscientização e combate à Aids e lança o Movimento PositHIVo, plataforma com conteúdos exclusivos sobre formas de prevenção e tratamento da doença para combater a sorofobia (discriminação contra as pessoas que vivem com HIV). Para conhecer acesse www.movimentoposithivo.com.br e o perfil @movimentoposithivo no Instagram . 30


zz colunistas | estação central

Waze afinado Que tal dirigir na companhia da voz doce da cantora Sandy e do seu marido, o músico Lucas Lima? A voz do casal será uma das opções do Waze como parte da campanha de lançamento de uma marca de celulares que, em pareceria com operadoras de telefonia, transmitiu uma live dos dois nas redes sociais.

Reprodução site oficial Sandy

Para ativar a voz do casal Sandy e Lucas Lima no Waze, o usuário deve ir em Configurações > Voz e Som > Voz Waze. A funcionalidade está disponível de 14 de dezembro a 14 de fevereiro para todos os usuários do Waze no Brasil (Android e iOS)."

Sorrindo juntos Já está no ar na TV e nas redes digitais da CNN a mensagem especial de fim de ano da emissora. Os vídeos têm a participação de talentos da emissora .

Nas peças, âncoras da CNN refletem sobre as máscaras de proteção facial e como o seu uso impactou o cotidiano. Um dos reflexos mais sentidos é o fato de não vermos mais o sorriso uns dos outros com tanta frequência. Com parte do rosto coberto, o olhar teve de se encarregar de transmitir sozinho todas as nossas emoções. Há sete versões diferentes, com formações de elenco variadas, e cada uma narrada por um talento da emissora: Monalisa Perrone, Márcio Gomes, Luciana Barreto, Evaristo Costa (foto), Gabriela Prioli, Leandro Karnal e Mari Palma.

Divulgação

31


Zoom na Saúde Camilla Lie @persona.l.ie

Vem chegando o verão... Quem nunca iniciou o famoso "projeto verão" que atire a primeira pedra. O calor nem queimou com tanta força, mas muita gente vem querendo queimar aqueles quilinhos a mais e alcançar o corpo tão desejado para o verãozão.

Camilla Lie é profissional de Educação Física formada pela Universidade Católica Salesiano (UniSALESIANO) e Mestre em Atividade Física e Saúde pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Japonesa por natureza, brasileira de coração, mora no centro da maior metrópole do país atuando como personal trainer na região.

Fato é que em plena pandemia ficou um pouco complicado, mas não impossível, tudo depende de como você (não) tratou o seu corpo ao longo desse período. De antemão devo dizer que não há receita milagrosa, afinal não se muda um hábito da noite pro dia. Entretanto, o tradicional feijão com arroz funciona, e muito. Algumas colheradas de dedicação, xícaras de comprometimento e pitadas de ânimo, vão te ajudar nessa empreitada.

Imagem: Freepik.com 32


zz colunistas | zoom na saúde

Alimentação

para redução de gordura, como a corrida. Procure locais com profissionais de educação física para melhor orientação e acompanhamento, assim, potencializando seus resultados.

Mente É aquele famoso ditado "mente sã, corpo são". Nessa geração que se faz comparação o tempo

Entenda que você é reflexo do que você come. Por isso pense sempre: “o que eu como?”, “quanto eu como?”, “qual o meu gasto calórico?”. Cortar açúcares e gorduras que nosso corpo não necessita se faz necessário. Mas essencial mesmo é buscar um nutricionista para que ele alinhe sua dieta às suas individualidades e necessidades.

todo e tudo é imposto e exposto, é imprescindível mentalizar sempre que "um corpo bonito é um corpo saudável". Não se apegue aos padrões, se apegue a si e se curta ao máximo!

Dica de Ouro FAÇA DO PROJETO VERÃO UM PROJETO

Atividade Física

Tenha em mente que para ter um corpo saudável, devemos sempre pensar em ganho de massa muscular e perda de gordura corporal. Aposte em exercícios como a musculação, para aumento de músculo, e exercícios aeróbicos

Imagens: Freepik.com

Atividade física aliada à alimentação, se torna o combo perfeito. E o melhor de tudo é que temos inúmeras opções para escolhermos quais são as que gostamos mais.

33


Outsider Rogério Brito, ator

Em todas as edições um convidado outsider, alguém que mora em outra região da cidade, mas que frequenta o Centro, contando o que mais gosta e dando suas dicas do que fazer por aqui. Rogério é da região de Interlagos, está temporariamente no Rio de Janeiro a trabalho e de lá atendeu nossa convocação.

Galeria Olido

Sesc 24 de maio

“Em uma das minhas últimas visitas ao Centro foi para ensaiar na Galeria Olido, um espaço muito interessante porque agrega eventos de várias vertentes culturais como teatro, dança e até circo.

“Quando estou pelo Centro e preciso comer um dos primeiros lugares que sempre penso é na Comedoria do Sesc 24 de Maio. É tudo muito gostoso e acessível.

Na sobreloja da galeria fica o Centro de Memória do Circo, no mesmo espaço onde fica o charmoso Café dos Artistas que, antes da pandemia, contava com uma agenda interessante de encontros com profissionais dessa arte”

O espaço também conta com uma agitada agenda de eventos culturais de qualidade como acontece na grande maioria das unidades do Sesc. Um lugar que também pode ser apenas um ponto de parada para relaxar e ver gente interessante”

Av. São João 473, no Centro Histórico.

Rua 24 de Maio 109, República.

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/ cultura/galeria_olido/

www.sescsp.org.br

34


zz roteiro | restaurantes

Restaurantes e cia. BUSGER Hamburgueria que une experiência da comida de rua e das lanchonetes tradicionais. Os burgers de Angus Gold são preparados em uma cozinha a bordo de um ônibus. Também oferece petiscos como os Dadinhos de Tapioca. Rua Augusta 517, Consolação. busger.com.br CASA DE FRANCISCA Um dos espaços mais charmosos do Centro, conta com uma agenda de bons shows que passa por um hiato devido à pandemia, mas que ainda recebe os clientes na hora do almoço no Palacete Teresa, um prédio que é patrimônio da cidade que passou por uma restauração. Sua gastronomia conta com pratos como o Gonzagão (baião vegetariano com legumes do dia, queijo coalho e ovo). Rua Quintino Bocaiúva 22—1º andar, Sé. Tel. 11 3052-0547. casadefrancisca.art.br

tem ambiente moderno e confortável. No menu, uma grande variedade de pratos tradicionais do Japão como o Domburi (arroz, peixe, carne e vegetais servidos na tigela). No andar de cima fica o Kazu Cake, uma cafeteria típica japonesa e ainda uma adega de sakês. Rua Thomaz Gonzaga 84/90, Liberdade. Tel. 3208-6177. espacokazu.com.br FLOR CAFÉ Localizado no térreo da Pinacoteca de São Paulo, o espaço funciona como café e restaurante em uma varanda com vista para o Jardim da Luz. Praça da Luz 02, Luz. Tel. 11 33131583. florcafe.com.br HOT PORK Badalado fast food do chef Jeferson Rueda. Hot dogs com salsicha artesanal produzida na própria casa. São apenas duas opções: salsicha de porco ou vegetariana.

Rua Bento Freitas 454, República. Tel. 11 3129-8735. hotpork.com.br LEITERIA ITA Boteco de raiz escondido na Rua do Boticário. A qualidade da comida caseira e seu PF (prato feito) caíram no gosto dos habitués da região que disputam os lugares de seu balcão. Não cometa o pecado de sair de lá antes de experimentar o pudim de de leite condensado do Seu Luiz. Rua do Boticário 31, República. Tel. 11 3223-3845

MORTADELA BRASIL No mezanino do Mercado Municipal, criou sua versão turbinada do tradicional sanduíche de mortadela com o Brazuca (baguete com parmesão de 80g, com generosas fatias de mortadela bologna tipo italiana, bacon crocante, queijo cheddar e alface americana). Rua da Cantareira 306 - Mezanino, Sé. Tel. 11 3311-0024. mortadelabrasil.com.br

DOMANI BLU A Domani Blue é uma das mais recentes casas da região. Funciona em formato pizza bar, com uma vasta carta de drinques autorais e sabores exclusivos das redondas, como a Domani Speciale (muçarela de búfala, salame soressata, tomate pomodorino, parmesão, pesto de manjericão e molho de tomate ) Rua Bento Frieitas 123, República. Tel. 11 33310896. domaniblul.com.br ESPAÇO KAZU Reformada recentemente, a casa

Brazuca é o sanduíche mais vendido do Mortadela Brasil. Divulgação 35


zz roteiro | restaurantes

NEW SHIN-LA KWAN O tradicional churrasco coreano servido como manda a tradição com acompanhamentos e ingredientes típicos. O menu ainda oferece opções como peixes grelhados, sopas, bibimbap e macarrão gelado. Rua Prates 343, Bom Retiro. Tel. 11 3315-9021. churrascocoreano.com.br

Divulgação

PARIBAR Tradicional restaurante da capital, com 71 anos de vida. Também faz sucesso como bar de drinks, por exemplo, com seu Caju Amigo. Cozinha contemporânea liderada pelo chef e pesquisador da culinária paulista Luiz Campiglia. Praça Dom José Gaspar 42, República. Tel. 11 3159-0219. restparibar.com.br

MILK SHAKE DE AMARULA EM REDE NACIONAL Disponível desde janeiro em apenas algumas lojas do eixo Rio-São Paulo, a partir de agora o Milk Shake de Amarula do Bob´s está disponível em todos os pontos de venda do país. Feito à base de sorvete, leite e Amarula, o produto pode ser vendido apenas a maiores de 18 anos pelo preço sugerido de R$ 19,90. Rua Dr. Bráulio Gomes 32 - Loja 22, República. Tel. 11 3120-2646. www.bobs.com.br

Tel. 11 2925-6189

RIO MAR O restaurante peruano fica na esquina mais conhecida de São Paulo, na São João com a Ipiranga, com o privilegio de uma vista panorâmica, já que fica no primeiro andar de um prédio. A comida muito saborosa se destaca de outras casas que trabalham com a mesma culinária que se tornaram febre na cidade, como alguns dos best sellers em todas elas, o Ceviche e o Arroz de Chaufa. Av. São João 610, República. Tel. 11 93019-7668. riomarrestaurante.com.br

tórico. Tel. 11 3333-4131. royalrestauranteindia.com.br

ROYAL Restaurante indiano de salão simples, mas menu bastante variado, inclusive com opções vegetarianas como o Vegetable Kolhapuri (vegetais preparados em um molho bem picante a base de tomate e pimenta). Rua Antonio Godói 15, Centro His-

TAQUERÍA LA SABROSA Restaurante mexicano que funciona em esquema de fast food, o cliente pede e paga direto no balcão. Os tacos, de carne ou frango, podem ser servidos em tortillas suaves (de massa molinha) ou na massa dourada e crocante. Rua Augusta 1.474, Consolação.

SALADA RECORD O Salada Record esta na Av. São João há mais de 60 anos. É famoso por oferecer em seu menu o tradicional Virado à Paulista todos os dias da semana. Apesar de ser vizinho de um íncone da cidade, o Bar Brahma, suas mesas na calçada também são muito disputadas, principalmente aos fins de semana de dias quentes. Av. São João 719, República. Tel. 11 3223-1881 .

VOVÔ ALI Restaurante árabe com pequeno salão que fica bem na esquina da Vieira de Carvalho com o Largo do Arouche. Comida típica muito saborosa e com preços justos. O pagamento é feito direto no caixa, na saída, onde o cliente dá de cara com uma tentadora vitrine de doces. Rua Vieira de Carvalho 203, República. Tel. 11 3331-0146 Z DELI Uma das hamburguerias gourmet mais antigas e tradicionais, a unidade Centro do Z Deli tem mesas disputadas. Nos fins de semana, prepare-se para enfrentar fila de espera. Aproveita para degustar na calçada as famosas batatas Z Deli Fries (fritas com casca, alecrim fresco e z poder, servidas com maionese da casa). Rua Bento Freitas 314, República. Tel. 11 3129-3162. zdeli.com.br 36


zz roteiro | bares e noite

Bares e noite BAR DO LEO Ponto de encontro tradicional da Rua Aurora para um happy hour. No local desde 1940, serve chope Brahma em um ambiente que mistura o clima de boteco com uma pegada de pub e petiscos típicos alemães como a Salsicha com Alho e sanduíches como o Hackpeter (carne crua picada com cebola e molho da casa). Rua Aurora 100, Santa Ifigênia. Tel. 11 3221-0247. bardoleo.com.br CAMA DE GATO A agitação em uma pequena porta numa quadra pouco movimentada embaixo do Minhocão chama a atenção de quem passa por ali. O menu oferece cerveja Heineken de garrafa e drinks autorais como o Louro Cítrico (cachaça, xarope de louro, solução salina e limão-taiti). Para comer, vale provar o famoso Queijo Quente da casa. Rua Amaral Gurgel 453, Vila Buarque. Tel. 11 3129-9581. CARACOL BAR Bar com decoração industrial e clima de balada com som comandado por DJs. Oferece menu de petiscos mas a marca registrada da casa são os coquetéis contemporâneos, como o Gin Basil Smash (gin, manjericão e suco de limão).

Rua Jaguaribe 76, Vila Buarque. Tel. 11 4117-9807. LE KITSCH Bar que nasceu em 2012, junto com a revitalização da Praça Roosevelt. Decoração retrô, cardápio de comidinhas enxuto com opções de drinks como o Aperol Spritz e as caipirinhas preparadas com Yakult.

rapadura. Rua Canuto do Val 216, Vila Buarque. Tel. 11 3551-8538. TÉRREO Bar de drinks no Largo do Arouche que, embora mantenha o DNA francês da outra casa do empresário Leo Henry, o Le Casserole, que fica logo ali do outro la praça, traz um

Divulgação

Praça Roosevelt 142, Consolação. Tel. 11 3120-2384 O MIRANDÊS Botequim português que é um dos representantes da nova cena noturna e gastronômica do Centro. Em pouco tempo, ganhou muitos clientes fieis com seu menu de petiscos do mar, como a Lula à Dorê e até porções de ostras frescas, além de seus coquetéis elaborados, como a caipirinha de limão adoçada com

menu focado em petiscos como o Devils on a Horseback (foto ameixas enroladas em bacon e cobertas com gorgonzola derretido). Inaugurado em 2019, é um dos responsáveis em atrair um novo público para a região do Arouche. Largo do Arouche 77, República.

37


zz cultura e afins

Realidade e desafios de entregadores de aplicativos O documentário “Pandelivery: Quantas vidas vale o frete grátis?” aborda a vida dos entregadores na sociedade, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. Desafios em ter que lidar com os diversos obstáculos postos por realidades distintas. Com duração de 15 minutos, o filme é dirigido por Guimel Salgado e Antônio Matos e traça um panorama de uma situação que evidencia os conflitos sociais dos entregadores de aplicativos. O filme acompanha o dia-a-dia de entregadores no auge da pandemia. Paulo, conhecido como Galo, relata sua militância como líder dos entregadores antifascistas e sua preocupação com a educação da filha. Daniel, por sua vez, utiliza sua bicicleta para fazer as entregas. Duas semanas após a entrevista ao documentário ele sofreu um acidente. Ainda em recuperação, ele corre o risco de perder o movimento do braço.

Canal Documentar: www.youtube.com/documentar

Relação incomum entre um homem e uma garota Filmado no interior de São Paulo, "Boni Bonita" é uma coprodução Brasil/Argentina e traz no elenco Caco Ciocler, interpretando o roqueiro Rogério e Ailín Salas (do filme XXY) no papel de Beatriz, e ainda o ator Ghilherme Lobo ("Hoje eu quero voltar sozinho") e os cantores

Ney Matogrosso e Otto. O longa chegou aos cinemas no final de novembro e, a partir do dia 10 de dezembro, está disponível nas plataformas digitais. A trilha sonora do trailer resgata o clássico "Cabeça Dinossauro" que dá o nome ao disco lançado em 1986 pelos Titãs.

Beatriz, uma garota de 17 anos de idade, após a morte da mãe, é obrigada a se mudar da Argentina para o Brasil e morar com um pai ausente. Em busca de uma figura paterna, ela conhece Rogério, um músico rico mais velho, neto de um famoso cantor brasileiro da MPB, e que luta para honrar o legado musical de sua família. Os dois iniciam uma relação incomum.

Rogério (Caco Ciocler) e Beatriz (Ailín Salas) em cena de “Boni Bonita”. foto: Ana Pupulin

"Boni Bonita" foi exibido e premiado em festivais internacionais como Mar Del Plata, Slamdance, Festin e Soundscreen.

38


39


40

Profile for revistazoomzine

Revista Zoom Zine - Circular Centro  

Edição número zero - Dezembro/ 2020

Revista Zoom Zine - Circular Centro  

Edição número zero - Dezembro/ 2020

Advertisement