profissão
Um pouco mais próximo da realidade feminina, não são apenas as caras famosas- atrizes e cantoras de renome, que fazem frente ao mercado da moda, como é o caso de Maria Rosa von Horn, advogada, modelo da maturidade de 57 anos. “Sempre sonhei em ser modelo, mas em minha época não era uma profissão adequada para ‘moça de família’, foi então que casei, tive filho e estudei até me tornar advogada”. Aos 48 anos, Maria decidiu investir em seu sonho, fez um curso de modelagem e com 50 começou a trabalhar na área. “Tive que lutar contra o preconceito de algumas pessoas que diziam que o tempo já havia passado. Se não fosse a força de meu marido e do meu filho, talvez tivesse desistido”. Nesse mesmo período, a advogada teve a ideia de reunir as mulheres de seu curso e criou a agência Fifty Models. “É uma agência virtual. Para se agenciar, o primeiro passo é estar com a beleza em dia e ter acima de 45 anos de idade”, explica Maria Rosa.
62
Apaixonada por psicologia clínica, a psicóloga organizacional Magda Antonio, de 59 anos, divide seu tempo também como modelo. “Sempre fui elogiada, não por ser bela, mas por parecer mais jovem do que realmente sou, ter muita energia e disposição para viver a vida. Foi então que alguns anos atrás me interessei em saber sobre o mercado para mulheres maduras e encontrei a Fifty Models, da qual faço parte até hoje”. Magda conta que sua autoestima se elevou e que muita coisa mudou em sua vida. “Fotos, vídeos, testes, uma correria boa que me fez descobrir que ninguém precisa se limitar a nada, nem pela aparência e tampouco pela idade. Basta aproveitar as oportunidades”. Magda participa de diversos eventos, mas seu forte são os desfiles.
A enfermeira Adriana de Paula Barbosa, de 50 anos, largou sua profissão para se dedicar ao filho caçula. “Foi um experiência maravilhosa cuidar dele em tempo integral, mas quando ele completou 8 anos despertou em mim a vontade de reviver um antigo sonho, nunca concretizado: ser modelo. Cheguei a pensar que meu tempo já havia passado, mas ao pesquisar na internet vi que nunca é tarde. Quando fiz meu book fiquei muito emocionada”. A nova carreira trouxe para Adriana a mudança em seu comportamento em relação aos cuidados com a aparência. “Passei a me cuidar mais, só que não busco a perfeição e sim cuidados com meu corpo. Hoje possso dizer que sou mais atenta a isso e realizada”. Fotos: arquivo pessoal