Revista Visão - Dez. e Janeiro 2015 - Edição #103

Page 1

LAGES GARDEN SHOPPING A SERRA CATARINENSE ACABA DE GANHAR UM

EMPREENDIMENTO COMERCIAL DE ALTA QUALIDADE

ENTREVISTA Raimundo Colombo fala sobre balanço da atual gestão e desafios futuros

OPERAÇÃO “ÁGUAS LIMPAS” Prefeito, secretários e servidores da prefeitura de Lages são afastados pela Justiça

ESPORTE Inter de Lages chega ao do topo do Campeonato Catarinense

ano

13,90

dez. jan. 15 r$ 12 ed. 103




08

entrevista

foto | Divulgação

foto | Divulgação

garota visão

22

52

44

24

corrupção

foto | Gugu Garcia

foto | Divulgação

revista visão

d e z . | j a n . 15

Confira essas e outras notícias na edição conjunta de Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015. Boa leitura, feliz e abençoado Natal e um 2015 cheio de grandes realizações. Equipe de Redação | Revista Visão

O governador lageano reeleito, Raimundo Colombo, concedeu entrevista exclusiva para a Revista Visão. Na conversa, falamos sobre os planos para o próximo mandato e pedimos um balanço de como foram os quatro anos em que esteve à frente do governo de Santa Catarina. Nesta edição daremos destaque para a Orquestra Sinfônica da ALAM (Associação Lageana de Assistência aos Menores). Saberemos como surgiu e de que forma é trabalhada a música erudita entre crianças e adolescentes carentes, tema desta reportagem. A polêmica em torno do caso da “mala de dinheiro” também será destaque nesta edição. Números, nomes e como está o caso intitulado como “Operação Águas Limpas”, que resultou na prisão do ex-motorista do prefeito Elizeu Mattos, do ex-secretário da Semasa e de dois empresários da Viaplan (pai e filho).

Lages à elite do futebol catarinense foi alcançada. Saiba como foi a campanha do time na 2ª divisão, o projeto de subida e como vai ser o planejamento para 2015.

Lages na era do shopping

Lages completou 248 anos e o presente que a população ganhou foi o Lages Garden Shopping. Agora o município entrou para o mapa das cidades que possuem grandes centros comerciais. O empreendimento é o primeiro da Serra Catarinense e deve suprir as necessidades de toda região e dos turistas que passarem pela BR-282. Confira a reportagem especial, com informações sobre a construção moderna, aconchegante, funcional e tecnologicamente avançada.

O Natal Felicidade 2014 teve um cunho sustentável. O município fez campanha envolvendo as escolas públicas e privadas e arrecadou milhares de garrafas pets. Esses materiais recicláveis fizeram parte da decoração natalina de toda cidade. A meta de levar o Inter de

PRIMEIRAS PALAVRAS

05

04

Foto Gugu Garcia

Tema Um novo Shopping

Com R$ 150 milhões em investimentos, Lages Garden Shopping vai gerar cerca de três mil empregos diretos e promete movimentar ainda mais a economia de Lages e da Serra Catarinense.

Capa do mês ed. 103

Nossa gente

Diretor Geral.............................. Gugu Garcia Diretor de Redação .................. Loreno Siega - Reg. Prof. 2691/165v-PR Repórter ...................................... Liana Fernandes Gerência e Dir. de Criação .... Eder Pitz de Lima Diagramação e Arte ................. Chelbim M. Poletto Morales ....................................................... Elder Jaisson Pereira Ilustração ..................................... André Paes Assinaturas ................................. Luiz Wolff Comercial ................................... Suely Miyake Administrativo ........................... Edmara Muniz

Impressão Impressul Tiragem 3.000 exemplares

Fale conosco

Redação R. Dr. Walmor Ribeiro, 115 - Coral 88.523-060 Lages/SC - 49 3223.4723

www.revistavisao.com.br | blog.revistavisao.com.br facebook.com/revistavisao | twitter.com/revistavisao contato@revistavisao.com.br

Não é permitida a reprodução parcial ou total das reportagens, entrevistas, artigos e imagens sem prévia autorização por escrito do editor. A Revista Visão não se responsabiliza pelos conceitos e opiniões emitidos nos artigos assinados.


PARA COMEÇAR

Veja nesta edição

d e z . | j a n . 15

Destaque Empresarial............................20

revista visão

Comércio ........................................................................16

O crescimento das empresas ARV e IMPRESER, especializadas em terceirização de serviços.

Aprenda a escolher os melhores óculos para se proteger do sol forte do verão.

Vida e Saúde .........................................................68

As delícias da Specialle, agora com loja no Lages Garden Shopping.

Gastronomia...........................................................66

A Orquestra Sinfônica da ALAM vem ganhando cada dia mais visibilidade na cidade e região.

Cultura .............................................................................52

Saiba por que é tão importante fazer um MBA.

Educação......................................................................50

Inter de Lages é campeão da série B e entrou para a elite do futebol catarinense.

Esporte.............................................................................44

Promovendo a sustentabilidade, Lages acrescenta materiais reciclados à decoração natalina de 2014.

Reportagem .............................................................30

Saiba mais sobre a história da famosa “mala de dinheiro” que envergonhou Lages e sua gente.

Escândalo da Mala......................................24

A modelo da Prime Models, Amanda Moraes, em ensaio com clima de verão.

Garota Visão ..........................................................22

O primeiro shopping da Serra Catarinense está de portas abertas esperando o lageano e o serrano.

16

comércio

Raimundo Colombo fala à Visão. E garante: segundo mandato será ainda melhor do que o primeiro para a região.

Entrevista ....................................................................08

05 04

foto | Gugu Garcia


f

Willian Pelincha Sobre o post “Lojistas cobram providências em relação a vendedores ambulantes”.

facebook.com.br/revistavisao

foto | Loreno Siega

LEITOR ONLINE

É só eles darem uma baixada nos preços deles. Engraçado, aí nessa mesa eu não vejo nenhum árabe, por isto que eu admiro eles, eles sabem negociar e não reclamam. Vão a luta!

Se tem político com todo esse foro privilegiado, porque já não tomaram providências? Acho que falam demais! Nulvany Lopes Paeel Sobre o post “Tem político com foro privilegiado envolvido do caso “Águas Limpas”.

f

06

07

Lançamento do Festival Gastronômico Sabores de Lages revista visão d e z . | j a n . 15

Está claro que quem delatou fazia parte do esquema e não estava recebendo o combinado...

Ainda bem que o Lula não sabia do mensalão... A Dilma não sabia dos desvios de recursos da Petrobras. Sabemos apenas depois que a imprensa noticia.

Antonio Medeiros Sobre o post “Estamos investigando um esquema reiterado de corrupção”, diz promotor sobre operação “Água Limpa”.

José Wilson do Prado Sobre o post: “Estou tão surpreso e triste quanto vocês com essa questão”, declarou o prefeito sobre mala de dinheiro.

Claudomiro Castro Sobre o post: Santa Catarina terá quatro equipes na Série A do Brasileirão em 2015.

Lauro Gomes, presidente do bairro Coral Sobre o post: Para se redimir do fantasma da “mala de dinheiro”, só com muitas obras para os lageanos.

Acesse nossa revista on-line! Este é um benefício exclusivo para você leitor! Para ver a edição deste mês on-line, basta digitar: Usuário: assinante Senha: compras

Enquete revistavisao.com.br

Jane de Sá G. Melo Sobre o post: Muita alegria e descontração no almoço de confraternização do Colégio Univest.

Isso é mérito. Parabéns ao futebol catarinense!

blog.revistavisao.com.br

A galera adorou este evento. Parabéns às equipes vencedoras e ao Colégio Univest pelo ótimo dia que todos passaram.

Só esqueceu de outra obra importante para cidade: a revitalização das avenidas Presidente Vargas e Luiz de Camões, que até o hoje só foram feitos remendos, e a verba segundo a Prefeitura, já chegou via emendas dos senadores Luiz Henrique e Cassildo Maldaner. E por falar nas 40 ruas pavimentadas para este ano, a Rua Fortunato Dias Batista no Coral, tá um parto a CCL concluir. E tem também a inauguração da ampliação do Posto de Saúde com Farmácia Básica - pedido pela Associação de Moradores há dois anos.

O que você achou do novo visual do blog da Revista Visão?

Obras lentas e asfalto de qualidade duvidosa na SC-390 foto | Zé Rabello

O colega Zé Rabello esteve no local e nos mandou fotos das obras de revitalização da SC-390, que liga a BR-116 (em Capão Alto) a Campo Belo do Sul. A revitalização está acontecendo desde julho de 2013. O prazo seria julho de 2015. Mas, até agora, apenas 10 dos 34 km estão concluídos. “A obra continua muito devagar, e a qualidade, muito ruim. Não sei se o Estado vai aceitar esse tipo de obra”, declarou Zé Rabello. Em agosto deste ano estivemos no trecho. A reportagem, inclusive, foi capa da edição de agosto da Revista Visão. Até então, menos de 2 km haviam sido concluídos. E o Secretário Regional, João Alberto Duarte, foi visitar o trecho e cobrou maior agilidade. Pelo visto, nada adiantou. Dificilmente o prazo de julho de 2015 será cumprido. Aliás, o mesmo ocorre com as obras de revitalização da SC-114, de São Joaquim até Painel. Será que até o final do próximo Governo Colombo vão conseguir entregar essas obras?

73+18+81 Resultado / Novembro

73%

Ótimo

18%

Bom

8%

Ruim

1%

Regular


Um dia Loreno Siega | Diretor de Redação

No Brasil de nossos dias, infelizmente, não dá mais para ligar a televisão e ver, ouvir ou ler uma notícia sem ficar espantado com a tal da corrupção. É político (de todos os partidos ou “ideologias”) recebendo propina porque beneficiou alguma empresa. É empresário pagando “algum por fora” para ser beneficiado em licitação direcionada (ou para vender a órgãos públicos sem licitação). É prefeito, governador ou deputado envolvido em maracutaias, “esquemas” ou “rolos”. É fiscal recebendo das empresas que seriam fiscalizadas para “aliviar” a fiscalização. É médico vendendo atestado. É o cara responsável pelas compras das grandes e médias empresas recebendo “algum por fora” para comprar de determinada marca ou vendedor. É policial ou juiz se corrompendo para não colocar bandido no lugar onde deveriam estar. É gente querendo levar vantagem em tudo. Uma desgraceira que parece não ter mais fim. Mas, afinal, por que esses tipos de comportamentos proliferam? Simplesmente porque as pessoas estão cada vez mais vazias de va-

Por outro lado, de que adianta o dinheiro, o status e os prazeres frívolos se tudo isso vem de origem da corrupção e da desonestidade? Terá prazer alguém ao fazer uma viagem para o Caribe com a família ou com a amante com dinheiro surrupiado? Até que ponto o roubo compensa? Terá prazer alguém que roubou e fez coisa errada ao ver que seu filho ou filha é hostilizado pelos colegas da escola pela atitude irresponsável que tomou? Terá prazer alguém vendo seu nome sendo divulgado ou envolvido em notícia de corrupção? É hora de voltar a dar valor à honestidade, à ética, ao trabalho, à palavra empenhada (“fio do bigode”) e às demais virtudes. E de repreender e rechaçar cada vez mais a ladroagem, os “esquemas”, o “jeitinho”, o dinheiro e o lucro fáceis. Sem a chamada “confiança” não há sociedade, instituição ou nação que progrida, cresça e vá adiante. Embora não existam pessoas perfeitas e “acima de qualquer suspeita”, nós não podemos amar, admirar e aplaudir os corruptos e os corruptores. Não podemos e nem devemos aprovar a bandidagem, o “jeitinho”, os “esquemas” e a safadeza (por mínima que seja). E, para os que, infelizmente, se perderem nesse descaminho, que a Justiça funcione de verdade. Que sejam punidos e possam voltar ao convívio da sociedade, depois, para continuarem suas jornadas com dignidade. Sim à honestidade. Não à corrupção e à bandidagem.

06

07

d e z . | j a n . 15

Sim, com a maior urgência possível, temos de voltar a ser homens e mulheres de valores e de caráter, gente que acredita em palavras e conceitos simples como honestidade, ética, transparência, verdade, respeito, trabalho e educação. Essas palavrinhas tão banais estão fazendo uma falta danada na nossa sociedade. Quem as cultiva, infelizmente, são poucas pessoas. Mas, graças a essas palavrinhas mágicas, é que esses cada vez mais raros cidadãos e cidadãs podem dizer, orgulhosamente: “Eu durmo com a consciência tranquila”.

lores. E impressionadas com futilidades e com a aparência. Dá-se valor demasiado ao ter, ao que parece ser, ao dinheiro e ao que ele pode proporcionar de prazer, conforto e status social. E valor de menos ao ser, à essência, ao caráter, à honestidade. Um bandido que anda de carrão importado, relógio caríssimo e com roupas de grife é endeusado pela mídia e pelas pessoas (fúteis como ele). Já um trabalhador que ganha salário mínimo, é honesto e vai adquirindo as coisas aos poucos, pagando prestação e levando uma vida digna, honesta e acima de qualquer suspeita, não recebe destaque.

revista visão

Sem a chamada “confiança” não há sociedade, instituição ou nação que progrida, cresça e vá adiante.

antes de perder a vida num gravíssimo acidente aéreo, o ex-governador de Pernambuco, então candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, em entrevista ao vivo no Jornal Nacional, disse uma frase usada à exaustão durante a campanha política: “Não vamos desistir do Brasil”. Passados poucos meses daquela fatídica data (que na nossa movimentada vida parece fazer uma eternidade), nestes nossos dias atuais, o mantra a ser utilizado seria outro: “Não vamos desistir da honestidade e da ética”.

EDITORIAL

NÃO VAMOS DESISTIR DA HONESTIDADE E DA ÉTICA


ENTREVISTA

08

09

“VOU APOIAR A REGIÃO DE FORMA DIFERENCIADA”

revista visão

Com mais quatro anos à frente do Executivo de SC, Raimundo Colombo faz um balanço de seu primeiro mandato à frente do Governo, e fala das ações e planejamento traçados para os próximos anos.

d e z . | j a n . 15

Nesta

entrevista exclusiva à Revista Visão, Colombo falou dos projetos em andamento na região, as prioridades e destacou que Lages e região terão muitas obras e incentivos do Governo do Estado nos próximos anos. “Vou apoiar a região de forma diferenciada, podem ter certeza”, reiterou. Ele faz também um balanço detalhado de seu primeiro mandato, que encerra em dia 31 de dezembro. Cita projetos que andaram bem e explica as dificuldades que teve. Mas, principalmente, descreve o planejamento para o próximo mandato, a partir de 01/01/2015. “Até agora, só aplicamos 20% dos R$ 10 bilhões previstos no Pacto por SC. Então, temos ainda pelo menos R$ 8 bilhões para investir nos próximos anos. E isso representará uma grande diferença”, avaliou. Governador, como recebeu o resultado das eleições de 2014? Só tenho a agradecer aos eleitores de Lages e da Serra Catarinense, onde conquistei mais de 90% dos votos. O resultado aumenta a responsabilidade de trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento do Estado e da região. Nestas eleições, diferente de pleitos anteriores quando sempre foi oposição ao

PT, o senhor acabou apoiando a reeleição da Presidente Dilma, do PT, no 1º e no 2º turnos. Por que teve essa atitude? Apoiei a presidente Dilma Rousseff por gratidão, em razão de sua postura com as demandas do Estado desde 2012. A presidente foi fundamental em algumas ações que contribuíram para o crescimento de Santa Catarina, como a abertura das exportações de carne suína para o Japão, a instalação da fábrica da BMW em Araquari, a renegociação das dívidas do Estado em novos patamares, que nós propomos, entre várias outras ações. Como avalia seu primeiro mandato à frente do Governo de SC? Que avanços o senhor acredita que o Estado conseguiu fazer nestes quatro anos? O Pacto por Santa Catarina e o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) foram os nossos principais programas no primeiro mandato. O Pacto, que prevê investimentos de mais de R$ 10 bilhões em obras de infraestrutura, saúde, segurança pública, sistema prisional, defesa civil, assistência social e educação, entre outros, tem apenas 20% desse valor aplicado até agora. Ou seja, no próximo mandato teremos R$ 8 bilhões para concluir as obras que estão em andamento e executar as que estão em fase de licitação em todo o Estado.

LORENO SIEGA D IVULGAÇÃO

Que avanços o senhor apontaria para a região de Lages no setor da saúde neste primeiro mandato? Na região de Lages temos algumas conquistas importantes como, por exemplo, o Hospital Tereza Ramos. Já temos o centro de radioterapia atendendo mensalmente mais de 100 pacientes, todos residentes na região. Isso evita que o portador de câncer – que tem que enfrentar um tratamento delicado ainda precise viajar para receber os cuidados necessários. O centro de radioterapia funciona durante 20 horas por dia e só fecha durante quatro horas para a manutenção. O Tereza Ramos também teve uma atuação expressiva no mutirão das cirurgias femininas eletivas com a realização de 170 procedimentos. O Governo do Estado também investiu R$ 1 milhão na reforma do refeitório do Hospital. Toda a estrutura foi modernizada com a restauração das redes elétrica e hidrossanitária, substituição de pisos, azulejos, portas e janelas, reforma da cobertura e pintura geral. Os aparelhos e mobiliários são todos novos. Agora o Hospital Tereza Ramos está em fase de ampliação, com a construção de duas torres que somam 18 mil metros quadrados. A primeira unidade tem 8 andares e vai permitir ampliar significativamente a capacidade de atendimento à população. Serão 92 novos leitos de internação que se somarão aos 190 já existentes, além de 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O projeto está sendo subsidiado pelo Governo do Estado. Nesta unidade além dos leitos, da


Acredito que o grande projeto é melhorar a vida das pessoas.

08

09 revista visão d e z . | j a n . 15

João Raimundo Colombo Governador de SC

Raimundo Colombo tem 59 anos. Em sua vida pública, já foi prefeito de Lages (por três mandatos), deputado federal, senador da

república e governador (dois mandatos). Ele é casado com Maria Angélica Ribeiro e tem dois filhos: Joana e Edson.


10

11

revista visão

UTI, também abrigará o Centro Cirúrgico e o heliponto. A segunda torre terá dois pavimentos e a superestrutura (alicerces, pilares, vigas de sustentação e lajes) está praticamente pronta. Nela funcionarão o setor de Urgência e Emergência e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). As obras também estão bem adiantadas. A Secretaria de Estado da Saúde já está planejando a compra de aparelhos e mobiliários para equipar a estrutura, bem como a contratação de cerca de 900 colaboradores para trabalhar no local, entre médicos, enfermeiros e assistentes técnicos. As novas instalações serão interligadas às já existentes por duas passarelas. O HTR é referência em saúde para pacientes de 66 municípios da Serra, Oeste, Meio-oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte de SC, agregando várias especialidades. As obras de ampliação tornarão o hospital um dos maiores do Estado.

ta Catarina adquiriu 151 viaturas e novos equipamentos para os órgãos que atendem a região (Polícias, Corpo de Bombeiros e IGP). Isso sem falar no incremento de novos soldados para a PM e Bombeiros. Que iniciativas de Governo o senhor avalia que melhor andaram neste seu primeiro mandato? E o que ficou a desejar, na sua avaliação? O governo se faz no dia a dia. Estamos com obras em todos os setores, como rodovias, dez novos prédios de hospitais, reformas de escolas e novos prédios, ampliação e construção de novos presídios. Estamos com um grande projeto de contenção das cheias em andamento e o Governo do Estado está investindo R$ 1 bilhão. Uma das principais ações foi, sem dúvida, a instalação do radar meteoroló-

Temos 40 escolas instaladas nos 12 municípios da SDR Lages e todas estão recebendo ou já receberam algum tipo de ação (reforma, ampliação, reparos) num investimento de mais de R$ 40 milhões. Atualmente, estamos reformando o Colégio Industrial, que completou 50 anos. Isso inclui a construção de arenas multiuso em 7 escolas de Lages (Nossa Senhora do Rosário, General Pinto Sombra, Armando Ramos de Carvalho, Melvin Jones, Jorge Augusto Neves Vieira, Visconde de Cairu e Flodoardo Cabral), uma escola de Otacílio Costa (Fazenda Olinkraft) e uma escola de Anita Garibaldi (Padre Antônio Vieira). O edifício onde funcionava a Escola Vidal Ramos, popularmente conhecido como Colégio Rosa, está sendo restaurado, num investimento de R$ 5,9 milhões do Fundo Social. A obra transformará a edificação centenária em um Centro Cultural, que agregará atividades ligadas à educação, arte, turismo, lazer e gastronomia. E os avanços na segurança pública, governador? O Governo do Estado também concluiu a construção do presídio masculino (obra iniciada em 2010), num investimento de mais de R$ 8 milhões. O Pacto Por San-

Podemos dizer que o Estado está com as contas equilibradas. Santa Catarina arrecadou mais, bateu recorde de investimentos, repassou mais recursos para os municípios, gastou menos com dívidas e foi o único estado do Sul que fechou 2013 com dinheiro em caixa.

d e z . | j a n . 15

E na educação, quais os avanços para a região?

gico em Lontras, que permite identificar com antecipação a ocorrência de vento e chuva fortes. O programa de mitigação das cheias também prevê obras em barragens, que ocorrerão em duas frentes. A primeira consiste na sobre-elevação das duas barragens, aumentando a capacidade de retenção da água. Hoje, a capacidade da barragem de Taió é de 83 milhões de metros cúbicos e passará para 99,3 milhões de metros cúbicos, um incremento de 20%. A barragem de Ituporanga tem capacidade atual de retenção de 93 milhões de metros cúbicos e passará para 110 milhões de metros cúbicos, um aumento de 18% na sua capacidade. Além disso, será dobrada a capacidade de vazão, que é a liberação de água para proteger a estrutura das barragens. As duas estruturas também terão sistemas de monitoramento à distância. Entre as


outras obras incluídas na primeira fase do plano de prevenção e mitigação de desastres naturais, estão a construção de novas barragens de pequeno porte no Alto Vale do Itajaí. As obras desta primeira fase somam investimentos de cerca de R$ 600 milhões, sendo metade do governo do Estado e metade do governo federal. Do ponto de vista das finanças, qual a situação de SC no começo de 2011 (quando assumiu) e qual a situação hoje (dezembro de 2014). A arrecadação aumentou na proporção esperada? Há mais eficiência no gasto do dinheiro público?

No primeiro mandato, o senhor conseguiu viabilizar e implantar a BMW em SC. Alguma outra montadora pode se instalar em SC neste próximo mandato? Estamos trabalhando para a instalação da fábrica chinesa de caminhões Sinotruk, em Lages. Já liberamos o dinheiro para a terraplanagem da área onde será instalada a montadora. O edital de licitação, assinado em 24 de outubro, com prazo de 30 dias para abertura dos envelopes e iniciar a contratação da obra. Agora a SC-Par, a Nextruk e Sinotruk, estão em processo de negociação do acordo de acionistas. A empresa pretende iniciar com uma produção experimental no primeiro semestre de 2016 e no segundo semestre com a produção comercial. Quanto a Novaer, o atual quadro societário está buscando novos investidores para prosseguir com a construção. E em paralelo, o processo de certificação das aeronaves. O terreno está garantido, localizado ao lado do aeroporto de Lages.

O grande desafio é vencer a burocracia para que as obras programadas saiam do papel e se transformem em realidade. Essa burocracia existe porque a Lei de Licitações estabelece que a empresa vencedora de uma concorrência seja aquela que tem o menor preço e não o melhor serviço. Por isso que muitas obras demoram a começar porque a empresa vence e desiste na hora de executar o trabalho porque não tem condições técnicas. Temos um conjunto de obras do Pacto por Santa Catarina que já estão mudando o perfil econômico da região. Isso pode ser sentido com a chegada de novas empresas, que estão gerando oportunidades de trabalho. O recém-inaugurado Lages Garden Shopping traz consigo uma série de oportunidades para quem quer investir, trabalhar, comprar e se divertir. O programa Pró-Emprego, por sua vez, isentou o ICMS para a compra de materiais de construção usados na obra. O mesmo programa ajudará a consolidar a instalação da Ekomposit do Brasil e da Sanovo Embalagens. A Sinotruk é uma realidade. E colocará a Serra no mapa das grandes montadoras de veículos/ caminhões. O Estado já investiu R$ 12 milhões no empreendimento, somando o valor aplicado na compra do terreno e o recurso destinado para a terraplanagem. A região também se tornará mais forte no setor de Tecnologia da Informação, com a construção do Órion Parque e a ampliação da MidiLages. O Governo também é parceiro, subsidiando as obras que estão em andamento. O governo do Estado também concedeu incentivos a outras empresas da região? Sim. Empresas já estabelecidas aqui também contam com o apoio do Go-

10

11

d e z . | j a n . 15

Quais os grandes projetos que o senhor gostaria de ver concretizados em SC nestes próximos quatro anos? O senhor acredita que será possível realizá-los?

Acredito que o grande projeto é melhorar a vida das pessoas. Na prática isso representa ter um atendimento médico de qualidade e próximo de sua casa; estradas para que os agricultores possam escoar sua produção, ampliar os empreendimentos existentes e atrair novos investimentos; empresas fortalecidas para que possam manter e gerar novos empregos; escolas em sintonia com as mudanças que a tecnologia impõe, entre tantas outras ações que contemplam o bem-estar do cidadão.

Para a Serra Catarinense, quais serão seus grandes desafios neste próximo governo?

revista visão

Podemos dizer que o Estado está com as contas equilibradas. Santa Catarina arrecadou mais, bateu recorde de investimentos, repassou mais recursos para os municípios, gastou menos com dívidas e foi o único estado do Sul que fechou 2013 com dinheiro em caixa. De outro lado, hoje o Estado depende basicamente do esforço próprio para dar conta das obrigações (custeio, folha, pagamento de dívidas, investimentos). No último exercício, os repasses federais tiveram um crescimento de apenas 2,9% em relação a 2012, bem abaixo da inflação, e representaram 3,98% da receita bruta de Santa Catarina. Esse contexto não nos permite relaxar em nenhum momento em relação à busca de arrecadação própria. Oficialmente, pelo Orçamento, a previsão de crescimento de receita é de 7%. Extraoficialmente, porém, a Secretaria da Fazenda trabalha com uma “supermeta” de 16% de crescimento. E os resultados, em alguns meses, têm se aproximado disso. É uma meta desafiadora que requer muito esforço no combate à sonegação. Estamos otimistas em relação ao aumento de receita por conta dos investimentos públicos que vêm sendo realizados por meio das obras do Pacto por Santa Catarina. O investimento público atrai o investimento privado, um Estado mais bem estruturado conquista grandes empreendimentos, que aquecem a economia. É um ciclo virtuoso que batalhamos sem cessar para manter em movimento.

A Sinotruk é uma realidade. E colocará a Serra no mapa das grandes montadoras de veículos e caminhões.

O avião que será fabricado em Lages já está em testes pela Força Aérea Brasileira (FAB). Não tem data certa para iniciar as obras de construção da unidade. O governo trabalha sempre para atrair novos empreendimentos que gerem oportunidades de emprego, tecnologia, fortaleça o desenvolvimento regional e, por consequência, ative o crescimento do Estado.


O HTR é referência em saúde para pacientes de 66 municípios da Serra, Oeste, Meio-oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte de SC, agregando várias especialidades. As obras de ampliação tornarão o hospital um dos maiores do Estado.

12

portante ressaltar que já concluímos a licitação para a pavimentação das estradas que ligam Anita Garibaldi a Celso Ramos e São José do Cerrito a Curitibanos. As obras iniciarão no começo do ano. Atualmente, estamos reformando os trechos que ligam Painel a São Joaquim e Capão Alto a Campo Belo do Sul. Também já está no cronograma a reforma do trecho entre a BR 282 e Otacílio Costa.

13

revista visão d e z . | j a n . 15

verno para crescerem ainda mais. Como exemplo, cito a Ambev, a GTS do Brasil, a Chocoleite, a Superfrut e a JBS, que receberam diferentes incentivos. Só os empreendimentos citados irão gerar mais cinco mil empregos diretos, realizando sonhos e dando dignidade para as famílias. Nos próximos anos, todo esse processo se consolidará. E veremos a região crescer como nunca. A recuperação das rodovias estaduais da região, em andamento, estão com o cronograma bastante atrasado. É possível agilizar essas obras? O que está havendo? Tivemos uma série de problemas com as empresas que venceram as licitações em várias obras na região. Empresas que na hora de tocar a obra abandonaram o serviço por não terem condições de executar o projeto. Antigamente o Estado pagava antes da obra ser realizada. Hoje é feita uma medição da obra em andamento e só então é pago o valor correspondente. Tudo o que podemos fazer respeitando a legislação sempre será feito. Mas é im-

Uma das prioridades da região, há muitos anos, é dispor de um aeroporto funcional, com voos regulares para São Paulo e para outras cidades importantes. A conclusão do aeroporto regional de Correia Pinto é prioridade do seu governo? Quando finalmente será operacionalizado? O governo do Estado trabalha juntamente com o Departamento Nacional de Infraestrutura e a Agência Nacional de Aviação para colocar o Aeroporto de Correia Pinto em operação o mais rápido possível. Prefiro não estabelecer prazos para não frustrar as expectativas. Outra prioridade da região, para incrementar a produção primária, é o acesso à Coxilha Rica. Falou-se que o Governo do Estado poderia asfaltar essa estrada. Podemos acreditar nisso nestes próximos quatro anos? O projeto para a pavimentação do acesso a Coxilha Rica está pronto e há R$ 50 milhões previstos pelo Pacto de SC para a obra. Mesmo assim, não temos previsão de licitação da obra. Estão em andamento no centro de Lages as obras do cabeamento elétrico

subterrâneo. Depois disso, as pessoas gostariam de ver o centro revitalizado. O Governo do Estado vai bancar esse novo projeto? O Governo do Estado sempre será parceiro em ações que promovam o bem-estar da comunidade. Estamos investindo R$ 5,9 milhões no cabeamento subterrâneo de sete ruas e três praças. Lages está aplicando as cotas do Fundam (R$ 5,2 milhões) e do Badesc Cidades na revitalização de ruas e avenidas, algumas delas no Centro. Já acenamos positivamente para uma parceria visando à reforma do calçadão. E nosso desejo é ampliar ainda mais. Lages elegeu deputado estadual o seu sobrinho, Gabriel Ribeiro. Ele é o candidato natural do PSD à Prefeitura em 2016? Ou seu candidato continuará sendo Antônio Ceron? É possível o PSD apoiar a reeleição do atual prefeito? Ainda é muito cedo para qualquer análise. É importante para Lages e região ter a atuação de Gabriel Ribeiro como deputado na Assembleia Legislativa. Mas, de qualquer forma, são dois ótimos nomes e existem outros como o Paulo César da Costa, o Costinha. Fique livre para suas considerações finais e muito obrigado pela entrevista, Governador. Agradeço pela oportunidade de poder falar com a comunidade serrana e dizer que estamos prontos e dispostos a enfrentar novos desafios. Vou apoiar a região de forma diferenciada, podem ter certeza.



Sua programação para os eventos locais e regionais começa por aqui

01

Natal Felicidade

02 03 04

24º Rodeio Crioulo CTG Minuano Catarinense

05 06 07 08

Lages 15

São Joaquim

09 10 11

12 a 14/11

10º Natal na Praça

13 15 16 17

Rio Rufino Urupema

12/12

18 19

14/12

20 21

Sunset Festival

22

Estação Lages

23

M B R O

d e z . | j a n . 15

14

E

Aniversário do município, 23 anos

Z

revista visão

12

D E

14

01 a 22/12

24 25 26 27

Lages

20/12

29 30 31 S. 01 S. 02

Festa de São Sebastião - Bom Jardim da Serra - 01 a 31/01 48ª Festa Tradicional CTG Mangueira Velha - Santa Isabel - 08 a 11/01

S. 03 S. 04 S. 05

JANEIRO

Divulgue você também seus eventos! Mande sua sugestão para:

contato@revistavisao.com.br

28


foto | Gugu Garcia

Paisagem Rosa Werner

A obra de Rosa Werner tem o nome de “Paisagem”, foi pintada em 2013 e utiliza a técnica de acrílico sobre tela. A artista expressa o sentimento de tranquilidade e paz.

OLHAR CULTURAL

15 14

revista visão

n o v. 14

Veja esta obra completa e outras obras do artista

www.revistavisao.com.br


COMÉRCIO

16

17

Shopping Center em Lages

revista visão d e z . | j a n . 15

Após uma grande festa de inauguração para autoridades, convidados e imprensa, na noite da quarta-feira, 19 de novembro, o primeiro centro de compras da Região Serrana de Santa Catarina abriu as portas ao público no dia seguinte, 20 de novembro. E desde então o público tem lotado o local, todos os dias e noites. B OULANGE CAMPOS LORENO SIEGA G UGU GARCIA

O

empreendimento, administrado pela Tenco Shopping Centers, um dos maiores players do mercado, está estrategicamente localizado às margens da Rodovia BR-282, Km 216, principal via de acesso ao litoral catarinense. Quando estiver com todas as suas lojas funcionando, a expectativa é que o novo mall, com área de influência para 500 mil consumidores, movimente R$ 250 milhões em vendas anualmente e gere cerca de três mil empregos diretos. Com investimentos da ordem de R$ 150 milhões, o Lages Garden Shopping traz para a Serra Catarinense um mix diversificado, capaz de satisfazer até os consumidores mais exigentes. Prova disso é a presença das grandes marcas do varejo nacional: Bob’s, Camarão Express, Casas Bahia, Cinemark, Hering, Livraria La Fontaine, Lojas Americanas, M. Officer, O Boticário, Ortobom, Paquetá, Patroni Pizza, Renner, Riachuelo, Studio Z, Toni Toys, entre outros.

175 mil blocos de concreto e duas mil toneladas de aço. O Lages Garden Shopping tem 21 mil m² de área bruta locável (ABL), das quais seis âncoras, três megalojas, uma área de lazer completo, quatro salas de cinema com tecnologia 3D (que deverão abrir em dezembro) e 15 lojas de serviço. A praça de alimentação também merece destaque. Quando todas as operações estiverem em funcionamento, serão dois restaurantes e 17 opções de fast-food. O estacionamento foi projetado para comportar o grande volume de veículos. São mais de 1.400 vagas (das quais 1.080 totalmente cobertas). Vale ressaltar que no interior do mall haverá rede wi-fi gratuita, permitindo assim acessar a internet enquanto estiver no shopping.

Dois mil empregos diretos

“Foram mais de duas mil pessoas envolvidas diretamente na construção. Trabalhamos muito e estamos orgulhosos em proporcionar um shopping tão moderno para a cidade. Lages é um polo na região e tem tudo para consolidar ainda mais este posto, tanto pela população, renda per capita, como por ser referência econômica e por concentrar diversas cidades em seu entorno. Acreditamos muito no potencial de todas elas”, afirma Paulo Teixeira, Superintendente do Lages Garden Shopping.

São 58 mil m² de área construída, que consumiram 14,5 mil m³ de concreto,

Outro ponto que merece destaque é saber que foi uma empresa lageana e serrana


que construiu uma obra tão imponente. A Construtora Peruzzo, de Lages, foi responsável pela edificação, o que a credencia ainda mais a construir outras obras do gênero pelo Brasil afora.

Patrocínio ao Inter de Lages A inauguração oficial do Lages Garden Shopping colocou a Região Serrana no circuito dos grandes centros comerciais de Santa Catarina. Em funcionamento, o shopping vai gerar ao município diversos benefícios, entre eles a arrecadação de impostos, valorização imobiliária, desenvolvimento e incremento da área turística e busca por qualificação profissional. Na noite de 19 de novembro, Eduardo Gribel, presidente da Tenco, disse que tinha muito orgulho de inaugurar o primeiro shopping do grupo em Santa Catarina, especialmente em


18

19

revista visão d e z . | j a n . 15

Lages, interior do Estado. “Viemos para fazer muitas parcerias com a comunidade. E o primeiro grande benefício que estamos trazendo são dois mil empregos diretos, pessoas que estarão trabalhando no shopping”, disse. Gribel anunciou inclusive durante a inauguração que a Tenco será patrocinadora oficial do Inter de Lages na primeira divisão do campeonato estadual de futebol, em 2015. “Estamos entregando um empreendimento que vai alavancar o desenvolvimento local, gerando emprego, renda e novas oportunidades. Ao mesmo tempo será um ponto de encontro, promovendo convívio, lazer, moda, gastronomia e compras. O Lages Garden não deixa nada a dever para shoppings de outras cidades, podendo ser comparado aos existentes nas maiores capitais do Brasil. O projeto é moderno, sustentável, socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável”, conclui Teixeira.

Garden Shopping Inteligente Baseado no tripé da sustentabilidade e responsabilidade ambiental, o Lages Garden Shopping apresenta diversas soluções ecologicamente corretas. Umas delas é o projeto de eficiência energética, onde foi desenvolvido um estudo detalhado sobre a melhor forma de utilizar a luz natural sem que haja redução na visibilidade dentro do mall. Entre as soluções encontradas estão o uso de piso de cor clara e a instalação de vidros no


foto | Flavia Mota

18

revista visão

Atrações especiais O Lages Garden Shopping promoverá desde a sua abertura uma série de ações sociais e culturais, proporcionando inúmeras atrações a todos os visitantes, como por exemplo, exposições com mais de 10 artistas renomados de Santa Catarina, exposições fotográficas, apresentações dos CTG’s e muito mais. Para os clientes que forem efetuar suas compras até o final deste ano, haverá ainda o sorteio de valiosos prêmios, incluindo três veículos zero Km (uma Captiva e dois Onix, ambos da Chevrolet). Para concorrer, o cliente tem direito a um cupom para cada R$ 150,00 em compras. Aí é só preencher e depositar nas urnas para se credenciar a ganhar os prêmios.

d e z . | j a n . 15

teto, contribuindo de maneira positiva para a entrada de luz e calor no empreendimento. O objetivo é oferecer conforto aos frequentadores e ao mesmo tempo economizar energia elétrica. Outro ponto que merece destaque é o sistema de ar condicionado inteligente, que adequa a velocidade dos ventiladores de renovação de ar à quantidade de pessoas dentro da edificação. Ou seja, quanto mais pessoas no shopping, maior é a necessidade de renovação do ar, maior a velocidade do ventilador. Nos momentos em que houver menor quantidade de usuários no shopping, menor a velocidade dos ventiladores, bem como o consumo de energia.

19

Ficha Técnica Lages Garden Shopping Área do Terreno

42.212 m²

Área Total Construída

58.654 m²

ABL (área bruta locável)

21.071 m²

Âncoras

6

Megalojas

3

Satélites

115

Alimentação

17

Restaurantes

2

Lazer

1

Lojas de Serviços

16

Cinema (nº de salas)

4

Vagas de Estacionamento

1.400

Elevadores

8

Escadas Rolantes

3 conjuntos

Funcionamento | segunda a sábado – das 10 às 22 horas - Praça de Alimentação até às 23h - Domingos e feriados – das 14 às 20 horas. facebook.com/LagesGardenShopping Informações 49 3225-2800 lagesgardenshopping.com.br End. Rod. BR 282, km 216 – Bairro Guarujá, Lages – SC


DESTAQUE EMPRESARIAL

20

21

Equipe administrativa ARV Prestadora de Serviços revista visão d e z . | j a n . 15

Empresa cresce com terceirização de serviços Especializadas em terceirização de serviços, a ARV e a IMPRESER vêm ganhando espaço em Lages e região. Desde que os empresários José Luiz Zanoni e Carlos Adriano Audibert assumiram a administração da empresa, em julho de 2012, o número de colaboradores passou de 38 para 300. AmBev, Battistella, Klabin e Lages Garden Shopping são alguns dos clientes atendidos.

A ARV

prestadora de serviços trabalha com indústrias maiores. E a Impreser é para o serviço de limpeza, especializada em áreas prediais. Sempre preocupadas com a eficiência no atendimento ao cliente, a ARV e a Impreser contam com profissionais treinados e equipados com ferramentas de última geração. A redução de custos, maior produtividade e qualidade são alguns dos benefícios que os serviços podem trazer para as empresas. Além de solucionar problemas, no mundo competitivo, a terceirização de serviços permite ao cliente tranquilidade para novos empreendimentos e melhor desempenho dos negócios.

LIANA FERNANDES G UGU GARCIA D IVULGAÇÃO

Os sócios Antes de assumir as prestadoras de serviço, José Luiz trabalhava na AmBev, como coordenador da Macromaq e Carlos era supervisor da ARV. “O antigo proprietário me ofereceu a administração da empresa, pois pretendia ficar mais tempo com a família. Ele é professor e coordenador de curso. Eu e o José tínhamos bastante experiência na área. Pensamos durante uns dias, fizemos as contas e decidimos assumir o risco”, conta Carlos. Hoje a AmBev é a principal cliente da ARV. “Para mim, que conhecia bem todo processo dentro da AmBev, foi fácil visualizar a oportunidade. Hoje temos 190 pessoas trabalhando lá”, destaca José. Atualmente com mais de 300 funcionários, as empresas vêm crescendo e expandindo a mão de obra. A

Carlos Adriano Audibert e José Luiz Zanoni, proprietários

ARV é hoje a maior empresa de prestação de serviços com cessão de mão-de-obra de toda a região serrana. Klabin, SCC, STC (Subestação da Celesc), Supergasbras (Curitibanos) e Tenco (Lages Garden Shopping), são alguns dos clientes. Os empresários atribuem o crescimento exponencial ao foco e à gestão. Eles têm uma boa visão pela experiência de trabalharem em grandes empresas.


Equipe capacitada Todos os profissionais que trabalham na ARV e Impreser são treinados e recebem capacitação de acordo com suas funções. Uma parceria com a empresa Eu Prático (próxima ao Jones Minosso) treina 50% do quadro dos colaboradores, com treinamentos de altura e confinamento. “Nem só quem trabalha em altura faz as atividades porque o objetivo é ter sempre recursos extras. Em hipótese alguma uma diarista, por exemplo, pode fazer um serviço de subir de mais de dois metros sem o treinamento e equipamentos necessários”, destaca Carlos. Dependendo do contrato, são verificados quais os treinamentos necessários. “Por exemplo, se vamos prestar serviço de jardinagem, vou atrás dos treinamentos de operador de roçadeira, operador de trator, operador de máquina, operador de mini trator (cortador de grama tripulado), entre outros”, conta. As empresas disponibilizam também todo equipamento e roupas necessárias para cada função que os colaboradores forem exigidos.

O Shopping e a reciclagem A Impreser começou prestando serviços pontuais à Tenco (empresa administradora do Lages Garden Shopping), ainda no período das obras. Assim foi ganhando visibilidade e participou com outras 14 empresas de todo país (Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre) da licitação dos serviços. Para a alegria dos sócios, a Impreser foi a escolhida. No começo eram apenas 12 colaboradores. Hoje são 52 pessoas que trabalham no Garden Shopping fazendo a limpeza e a organização diária do empreendimento.

Serviços Prestados • Limpeza Predial/ Lojas/Escritórios • Recepcionistas • Porteiros • Jardinagem • Conferentes • Limpeza de fachadas • Transporte • Serviços gerais • Limpeza de condomínios • Telefonistas

Com o novo cliente, uma nova proposta de trabalho. Segundo José, os investidores da Tenco nos chamaram para conversar, e lançaram o desafio, uma oportunidade para fazer a reciclagem do lixo do shopping. Estudamos a proposta e nós já tínhamos certa ideia de fazer esse serviço. Eles deram o empurrão que estava faltando. Nós já tínhamos um barracão próximo ao shopping (500 metros) ocioso. Foi o bastante. Nós acabamos contratando uma equipe que já trabalhava com reciclagem. Contratamos uma encarregada e o restante da equipe”, informa José. Desde que o Shopping inaugurou, no dia 20 de novembro, os trabalhos com a reciclagem não param. É recolhida uma tonelada por dia de lixo orgânico e um caminhão baú cheio com material reciclável. Com o lixo orgânico, os empresários já estão conversando com o professor Germano Güttler, do CAV, para usar os restos de alimentos no projeto Lixo Orgânico Zero. “A ideia é fazer uma compostagem e levá-la para adubagem da grama de toda a edificação”, declara José. Eles pretendem expandir a ideia e passar a recolher o lixo reciclável das outras empresas clientes. Os empresários assumiram também há pouco mais de três meses a administração do Posto Centenário, localizado na Av. Presidente Vargas (em frente ao Portuga’s). Segundo eles foi para diversificar as atividades.

Rua Dr. Carmosino Camargo, 77 Coral - Lages SC - 49.3223-0710 facebook.com/Arvprestadoradeservicos


GAROTA VISÃO

22

23

revista visão d e z . | j a n . 15

Beleza, juventude e estilo. Juntos.

Um dia de verão

Nossa

Garota Visão é a jovem de 15 anos, Amanda Moraes. A modelo da PRIME Models tem 1,65 metros de altura, olhos e cabelos castanhos. Há quatro meses faz parte do casting da agência e diz que pretende seguir adiante. “Como muitas pessoas falavam que tenho porte de modelo, achei de deveria arriscar e estou adorando. Minha pretensão é seguir a carreira internacionalmente”, contou Amanda. A jovem é estudante e quer ser psicóloga por gostar de ajudar as pessoas. O hobby da bela é caminhar. As tendências para este verão estão estampadas nas roupas da loja Terceira Geração. Para compor os looks foram usados acessórios da V. Lazulli. A modelo ficou ainda mais bela com o toque do salão de beleza Sandro Damião. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo Gugu Garcia, no Salto Caveiras.


Geração MODELO

Amanda Moraes AGÊNCIA

Prime Models oficialprime.com FOTOGRAFIA

Gugu Garcia 49 3222.5864 MAKE-UP E CABELO

VLazulli Galeria Dr. Accácio, sala 05 49 3229.1326 LOOKS

Terceira Geração R. Cel. Córdova, 273 49 3224.4242

22

23 revista visão

Sandro Damião 49 3224.1253

ACESSÓRIOS

d e z . | j a n . 15

Veja mais fotos e o making of

www.revistavisao.com.br


O ESCÂNDALO DA MALA

Prefeito e secretários de Lages afastados na operação “Águas Limpas”

24

Policiais do GAECO efetuaram três prisões em flagrante. E uma quarta prisão aconteceu em seguida (na noite do dia 12/11). Essas pessoas, e outras, fariam parte de um “reiterado esquema de corrupção” envolvendo a Semasa e a empresa Viaplan, que prestava serviços sem licitação à Prefeitura de Lages. No dia 05/12 o TJ/SC cumpriu mandado de afastamento por 6 meses do prefeito Elizeu Mattos e de mais cinco pessoas da Prefeitura.

25

LORENO SIEGA

revista visão

Por

d e z . | j a n . 15

volta das 20h30min. da quarta-feira (12/11), num apart hotel localizado na Rua São Jorge - próximo ao CAV, em Lages, foram presas três pessoas por policiais do GAECO (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado). Eles acompanhavam há algum tempo denúncias e investigações movidas pelo Ministério Público Estadual que dava conta de pagamento de propina por parte de uma empreiteira que presta serviços sem licitação à Semasa (Secretaria de Águas e Saneamento de Lages), a Viaplan.

A prisão aconteceu na hora da entrega de uma mala cheia de notas de dinheiro (R$ 165 mil). Havia dois empresários da Viaplan (Arnaldo e Julian Scherer dos Santos – pai e filho) e o motorista do prefeito de Lages, Antônio Carlos Simas (mais conhecido como Toninho), a quem o dinheiro estaria sendo repassado. A prisão dos três foi feita em flagrante. Toninho estava com o carro oficial do prefeito, um veículo Hyundai Vera Cruz. E os empresários estavam em um Volvo de cor branca, placa de Curitiba. Os três foram conduzidos à delegacia pouco depois, juntamente com a mala de dinheiro. Em seguida, foi chamado o Secretário da Semasa, Vilson Rodrigues da Silva, para prestar esclarecimentos já que se tratava dos donos da Viaplan, que presta serviços àquela autarquia. Um detalhe: antes de virar Secretário da Semasa, Vilson Rodrigues já teria sido funcionário da Viaplan. Vilson foi preso temporariamente por 10 dias, juntamente com os demais. A

prisão de todos os envolvidos, depois, foi convertida em preventiva, por 30 dias. O GAECO justificou a medida como necessária para que os envolvidos não prejudicassem as investigações. No final de novembro, os empresários da Viaplan foram soltos. E até o dia 05 de dezembro (fechamento da presente edição da Revista Visão), Toninho e Vilson Rodrigues continuavam presos.

Elizeu Mattos negou envolvimento Em coletiva realizada na manhã seguinte (13/11), em seu gabinete, o prefeito Elizeu Mattos, acompanhado da grande maioria dos Secretários Municipais e do Procurador Geral do Município, Dr. Fabrício Reichert, se pronunciou sobre o episódio da prisão de seu motorista, Antônio Carlos Simas (Toninho), além do Secretário da Semasa, Vilson Rodrigues da Silva, acompanhado do empresário da Viaplan e de seu filho (Arnaldo e Julian Scherer dos Santos). “Estou tão surpreso quanto vocês sobre o fato. Eu não tinha conhecimento de nada. Estou triste e lamento muito a situação. E desde o momento que fui informado, abrimos as portas da Prefeitura para que o GAECO tenha acesso a qualquer tipo de informação que seja necessária. Queremos uma ampla, irrestrita e completa apuração dos fatos”, destacou o Prefeito à imprensa. Ele acrescentou ainda que afastou imediatamente os dois servidores públicos envolvidos de suas funções, Toninho e Vilson

D IVULGAÇÃO

Rodrigues, e que iria contribuir com tudo o que fosse necessário às investigações.

Viaplan não participou da licitação da Semasa Dr. Fabrício Reichert acrescentou que a abertura das propostas da licitação para a prestação de serviços à Semasa, que coincidentemente ou não, ocorreria naquela manhã (13/11), foi feita normalmente, às 9 horas. “Tivemos apenas uma proposta concorrente, da empresa Itajuí, do sul do Estado. Aliás, é a mesma empresa que estava fazendo as obras do Complexo Araucária (esgoto sanitário) e que foi considerada inidônea pela Prefeitura por prestar um serviço mal feito. Então, possivelmente será descartada também pelos problemas que ocorreram anteriormente”, disse Fabrício. “A Viaplan, em questão no caso investigado pela GAECO, nem enviou proposta para essa licitação”, deixou claro Dr. Fabrício. No entanto, o contrato vigente com a Semasa, apesar da prisão dos empresários repassando uma mala de dinheiro ao motorista do prefeito, continuou sendo executado. “A população não pode ser prejudicada com a falta do serviço, que é essencial para o fornecimento de água. E a Viaplan presta um bom serviço”, argumentou Dr. Fabrício Reichert dias depois. “O serviço da Viaplan vai continuar até que possamos contratar outra empresa via licitação”, argumentou. Elizeu Mattos disse no dia 13/11 estar decepcionado com


ida apreend dinheiro m o c Mala

Coletiva com o Pre feito

N VIAPLA tário da e ri p ro oP Carro d

Car mot ro do P orist refei a To to em ninh o posse

de afastamento do cargo por seis meses do prefeito Elizeu Mattos, do seu chefe de Gabinete, José Volnei Constante, do Procurador Geral do Município, Fabrício Reichert, da servidora Kátia Hilmann (Diretora de Licitações), Fabiano Henrique de Souza (Auditor do Município) e de Jaison Luiz Mendes Ouriques (oficial de Gabinete da Semasa). O afastamento deve-se ao fato de que estariam envolvidos no esquema de corrupção que envolveu a Semasa e a empresa Viaplan.

Prefeito foi depor espontaneamente

No dia seguinte (05/12), logo pela manhã, a notícia pegou todos os lageanos de surpresa. O vice-prefeito, Toni Duarte, que assumiu a Prefeitura a partir de então, chamou às pressas uma reunião do colegiado. Lamentou ter de assumir o cargo nesta situação. Mas disse que assumia para continuar os trabalhos que a Prefeitura vem fazendo. “Não faltará trabalho e dedicação de minha parte. O cidadão de Lages pode ficar tranquilo que vamos trabalhar muito e que ele (cidadão e cidadã) não serão prejudicados com esse episódio”, enfatizou.

Afastamento do prefeito e de outras cinco pessoas da Prefeitura Na noite do dia 04/12 o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), através de policiais do GAECO, cumpriu mandado

“Esquema reiterado de corrupção”, afirmou Promotor O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – GAECO – através dos promotores Dr. Joel Rogério Furtado Jr. (Coordenador do Gaeco Lages), Dr. Jean Pierre Campos (Promotor da Moralidade Administrativa de Lages), delegado

24

25

do

Augusto e Major Fabrício Berto da Silveira (Oficial do Gaeco) concederam entrevista coletiva na tarde da quinta-feira (13/11), na sede da instituição, localizada atrás do Fórum de Lages. Dr. Joel Furtado explicou que a operação “Águas Limpas” foi deflagrada há pelo menos oito meses. E visa investigar, reunir provas e levantar informações que levem ao esclarecimento de denúncias que foram levadas ao MP sobre um “esquema reiterado de corrupção”, nas palavras dele, “que vinham ou estariam acontecendo na Semasa de Lages, envolvendo ainda a empresa Viaplan, que presta serviços àquele órgão”, disse.

Foro privilegiado Foi informado que na noite anterior (12/11), em uma operação que envolveu em torno de 30 policiais dos GAECOS de Lages, Florianópolis, Balneário Camboriú, Chapecó e Joinville, foram efetuadas as referidas prisões em flagrante, com a apreensão da sacola com os R$ 165 mil em espécie, “o que configura crime por corrupção ativa e passiva, fraude em licitação ou contrato público, entre outras”, segundo informou o promotor Dr. Jean Pierre. “As investigações ainda estão em curso. Hoje cumprimos mais seis mandados de busca e apreensão, nas sedes da empresa Viaplan em Lages e Curitiba, na sede da Semasa e também na casa das

d e z . | j a n . 15

o episódio. “O Toninho trabalhava há 12 anos comigo”, falou. “Era uma pessoa de minha absoluta confiança”, sustentou. “Eu só falo com empresários ou com empresas que prestam serviços para a Prefeitura quando preciso cobrar agilidade em alguma obra. E falo sempre pelo meu celular ou pessoalmente. Quem me conhece sabe que sempre faço assim. Podem grampear meu telefone que não tenho nada a esconder”, afirmou.

Na sexta-feira (14/11), às 14 horas, o prefeito Elizeu Mattos, acompanhado do Procurador Geral do Município, Dr. Fabrício Reichert, compareceram à sede do GAECO em Lages para prestar depoimento. “Embora não tivesse sido intimado, o prefeito veio prestar informações e contribuir com as investigações de forma espontânea. Queremos esclarecer todos os fatos”, disse na saída Dr. Fabrício Reichert. O teor do depoimento do prefeito, bem como dos demais envolvidos, não foi divulgado pelo GAECO.

GAECO bros do res mem o d a ig Invest

revista visão

Antôn Carlos S motoriio ima Scherersta do prefeitos, mais conhec id dos San d tos, enve Lages, Juliano como Tonin h olvidos no escâe Arnaldo o, ndalo

Elizeu Mattos


pessoas detidas”, argumentou. “E vamos ouvir o depoimento de pelo menos 30 pessoas nos próximos dias, gente que pode estar ou não envolvida diretamente ou que pelo menos possam nos ajudar a montar o quebra-cabeças de como funcionava o esquema”, complementou. “Pelas provas e elementos que temos até agora dá para sustentar que há sim um esquema reiterado de corrupção na Semasa. E nós vamos agora ver de quem são e o que cabe exatamente de responsabilidade a cada pessoa envolvida nesta situação”, deixou claro Dr. Joel.

24

25

Elizeu Mattos foi preso e afastado

revista visão d e z . | j a n . 15

No dia 02/12, quando a denúncia do GAECO chegou oficialmente à análise do TJ, soube-se que de fato o prefeito Elizeu Mattos havia sido indiciado. “Se o TJ/ SC acatar a denúncia, haverá uma defesa prévia dos indiciados. Mantida e aceita definitivamente a denúncia, move-se uma ação para que as pessoas citadas respondam pelos respectivos crimes e envolvimento no esquema”, explicou um advogado. “Dificilmente o prefeito Elizeu Mattos deixará de responder por esse suposto crime. E vai se incomodar muito e por longo tempo com isso”, acrescentou este advogado (que preferiu não ser identificado). No dia 05/12, pela manhã, soube-se da notícia das prisões do prefeito Elizeu Mattos e de outros secretários e servidores da Prefeitura pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (informado acima).

Viaplan recebeu R$ 10,2 milhões da prefeitura em 11 meses Pode uma empresa que presta serviços a uma autarquia ou órgão público receber mais de R$ 10 milhões em 11 meses sem qualquer tipo de licitação, apenas com “contratos emergenciais de prestação de serviços”? Em Lages, ao que tudo indica, pode. Pois é exatamente este o combustível para a provável corrupção que está prestes a ser “escancarada” e “desmascarada” pelos policiais do GAECO com a operação “Águas Limpas” em Lages. A Viaplan, que presta serviços à Semasa, recebeu de janeiro a novembro deste ano

um total de R$ 10,2 milhões em contratos “emergenciais” de prestação de serviços (vejam a relação completa abaixo, mês a mês). E foi exatamente essa empresa que entregou a sacola com R$ 165 mil em espécie ao motorista do prefeito, na noite da quarta-feira (12/11), quando aconteceram as prisões em flagrante.

Duas CPIs na Câmara de Vereadores Nos dias que se seguiram às prisões de Toninho, Vilson Rodrigues e dos empresários da Viaplan, o assunto repercutiu intensamente nas rodas sociais, conversas informais, imprensa e principalmente na Câmara de Vereadores. Alguns vereadores de oposição, liderados por Mário Hoeller de Souza (Marião), do PSB, diziam ter as sete assinaturas necessárias para implantar uma Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) sobre as contas da Semasa. No entanto, quem aprovou o pedido de CPI antes disso foram os vereadores ligados à situação. Eles acabaram aprovando um pedido de CPI da Semasa desde os tempos em que o serviço foi municipalizado, em 2003. E, para isso, tiveram a assinatura de 14 vereadores. Dias depois, os vereadores de oposição também conseguiram as assinaturas necessárias para aprovar outra CPI, desta vez com investigação restrita ao fato concreto (a mala de dinheiro) e as relações da Semasa com a Prefeitura de Lages durante a atual administração. Assinaram o pedido dessa nova CPI os vereadores: Marião (PSB), Juliano Polese (PP), Aidamar Seminotti Hoffer (PSD), Luiz Marin (PP), Ênio do Vime (PSD),

Adílson Padeiro (PSL) e Marcius Machado (PR). Os dois últimos, Marcius e Adilson Padeiro, assinaram os dois pedidos de CPI. “Eu quero que tudo seja investigado. Por isso, assinei as duas CPIs”, explicou Marcius.

As respostas que a sociedade espera As CPIs deverão agora ser montadas e começar as investigações. Resta saber se com duas CPIs não haverá uma sobreposição de tarefas e atribuições, o que poderá comprometer ou até inviabilizar o trabalho e o próprio resultado. E se essas CPIs, eminentemente políticas, vão responder de fato o que o povo nas ruas quer e teria o direito de saber: • Afinal, a quem se destinava a mala de dinheiro entregue pela Viaplan ao motorista Toninho? • Por que a Viaplan pagou essa propina? O que ganhou ou ganharia em troca da Semasa ou da Prefeitura? • Há quanto tempo vinha acontecendo esse tipo de “esquema”? As CPIs da Câmara terão um prazo inicial de 120 dias para responder essas e outras perguntas, produzir um relatório (de preferência com provas), e chegar a uma conclusão. Ao final, se os vereadores entenderem que houve ou existe corrupção ou problemas na Semasa, tudo poderá ser encaminhado ao Ministério Público para que aceite ou não a denúncia e faça o devido julgamento dos envolvidos.

Tabela de Contratos de prestação de serviços da VIAPLAN Data

Empenho

Liquidação

Pagamento

Retenção

16/01/2014 08/02/2014 19/03/2014 06/04/2014 12/05/2014 03/06/2014 06/07/2014 06/08/2014 03/09/2014 01/10/2014 03/11/2014

R$ 864.559,38 R$ 927.393,90 R$ 894.140,55 R$ 947.435,48 R$ 880.941,83 R$ 909.824,09 R$ 919.944,19 R$ 887.225,35 R$ 1.011.709,20 R$ 990.108,74 R$ 999.159,09 Total geral R$ 10.232.441,80

R$ 864.559,38 R$ 927.393,90 R$ 894.140,55 R$ 947.435,48 R$ 880.941,83 R$ 909.824,09 R$ 919.944,19 R$ 887.225,35 R$ 1.011.709,20 R$ 990.108,74 R$ 999.159,09 Total geral R$ 10.232.441,80

R$ 864.559,38 R$ 927.393,90 R$ 894.140,55 R$ 947.435,48 R$ 880.941,83 R$ 909.824,09 R$ 919.944,19 R$ 887.225,35 R$ 1.011.709,20 R$ 990.108,74 R$ 40.465,94 Total geral R$ 9.273.748,80

R$ 45.821,65 R$ 49.151,88 R$ 47.389,46 R$ 59.688,43 R$ 55,499,33 R$ 36.847,87 R$ 37.257,74 R$ 35.932,63 R$ 40.974,23 R$ 40,099,40 R$ 40.465,94 Total geral R$ 489.128,56



Expressão do mês

“Cor de burro quando foge”

Um guia rápido para curiosos muito bem informados

Curiosidades

A música nossa de cada dia

28

29

revista visão

Ouvir música ao mesmo tempo em que se realizam outras tarefas pode ter os mais variados efeitos. Pesquisadores das universidades alemãs Chemnitz e Erfurt, comprovaram que, durante a leitura, ouvir música de fundo pode afetar a compreensão. Na memória, os efeitos foram negativos, mas muito baixos. Já na prática de atividades físicas e em reações emocionais, os impactos são positivos;

d e z . | j a n . 15

Ao testar os efeitos da música no comportamento das pessoas, pesquisadores da Universidade inglesa de Sussex, descobriram que ouvir músicas com letras socialmente positivas aumentaram a disposição de ajuda nos ouvintes;

Significado: Algumas pessoas acreditam que o termo tem uma significação quase que literal. Afinal de contas, a cor parda que um burro adquire, após correr léguas e mais léguas por uma estrada de chão, pode lembrar bem aquele tom estranho que vemos por aí. Mas... Histórico: A frase original era “Corra do burro quando ele foge”. Tem sentido porque, o burro enraivecido, é muito perigoso. A tradição oral foi modificando a frase e “corra” acabou virando “cor”.

Superpopulação

A população mundial já ultrapassou a marca dos 7,2 bilhões de habitantes. Curiosamente, metade de toda essa gente se concentra em apenas Shots seis países, e entre eles figura o nosso gigante Brasil. Essa Em bares, aumentar o volume da lista de países inclui a China, música eleva o consumo de álcocom aproximadamente 1,4 bilhão ol. Já em lojas de flores, músicas de habitantes, seguida pela Índia românticas provocam aumento com quase 1,3 bilhão, os EUA, com uma das vendas. população superior a 323 milhões, a Indonésia com mais de 253 milhões, depois o Brasil, Os cachorros com mais de 202 milhões e, por último, e os açoites o Paquistão, com mais de 186 milhões de habitantes. Em outras palavras, as nações que ocupam a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª colocação somam, juntas, menos de Os donos de cachorros no Irã poderão 1 bilhão de habitantes. ser castigados com até 74 chicotadas. Perdemos 25% dos filmes Se uma nova lei defendida entrar em vilendo as legendas, diz estudo; gor pelos deputados conservadores para proibir estes animais nas ruas e nas casas. O cérebro faz uma “limpeza” O projeto de lei também inclui multas de e elimina informações inúteis 10 a 100 milhões de riales (entre 370 e sempre que você dorme. 3.700 dólares), segundo o jornal reformista Shargh. A tradição islâmica consiEnquanto dormem na água, dera os cães impuros, um animal pouco as lontras ficam de mãos dacomum no Irã, mas que algumas famílias das para que não se percam têm como mascote, principalmente nas boiando durante o sono; grandes cidades. No Irã, acariciar um cachorro ou entrar em contato com sua Seus pés podem produzir saliva é considerado impuro. Segundo a proposta de lei, os camais de um litro de suor por chorros confiscados serão levados para um zoológico ou deixadia. dos em liberdade na natureza.



REPORTAGEM

30

31

revista visão d e z . | j a n . 15

Decorações natalinas Dos pets nascem as

O que antes ia para o lixo, agora vai ganhar as ruas de Lages. As garrafas PET já foram destaque no mundo fashion, na onda da “moda ecologicamente correta”. Elas também já foram usadas para fazer móveis, como cadeiras, pufs e sofás. Seguindo esses bons exemplos, a Prefeitura de Lages deu um novo destino a mais de 230 mil garrafas PETs neste Natal. Recolhidas pelas escolas do município, elas foram transformadas em objetos de decoração.

O pontapé

inicial começou em julho de 2014 com o lançamento da Campanha de arrecadação de PETs realizada pela Secretaria de Turismo e que foi encampada pelas Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Assuntos Comunitários, além da Gerência Regional de Educação (Gered), do governo do Estado. Cerca de 40 instituições de ensino (públicas e particulares) participaram da campanha, que premiou as três escolas que mais juntaram PETs. Foram elas: Ceim do Salto Caveiras, que recebeu R$ 3 mil como premiação, o do Gralha Azul, R$ 2 mil, e a EEB Lúcia Fernandes Lopes, R$ 1 mil. O secretário de Turismo, Flávio Agustini, explica que para chegar a essa colocação o número de garrafas arrecadadas foi dividida pelo número de alunos da escola. “Decidimos premiar essas três primeiras porque temos que reconhecer o esforço. Além disso, os alunos vão poder decorar suas escolas com os elementos que ajudaram a construir”, explicou.

LIANA FERNANDES D IVULGAÇÃO LIANA FERNANDES


30

31 revista visão d e z . | j a n . 15

Flávio Agustini, Secretário de Turismo

Conscientização sustentável Além das escolas, outros voluntários participaram da campanha e o número chegou a 230 mil garrafas. Flávio reforça que a ideia é envolver a cidade e sensibilizar as pessoas sobre a reutilização dos materiais recicláveis. Tudo foi transformado no barracão chamado de “Fábrica da Felicidade” e o resultado dos esforços foi visto nas praças, avenidas e ruas da cidade. Os símbolos natalinos feitos de PET compuseram a decoração que conta com cerca de 500 mil lâmpadas. Ainda pensando na responsabilidade socioambiental, a Secretaria de Turismo deverá usar esses produtos nas edições futuras do Natal Felicidade. Tudo será guardado no

barracão e os elementos que podem sofrer algum dano com a ação do tempo serão armazenados dentro de um container.

Educação Ambiental Para surpresa da diretora, dos professores e dos alunos do CEIM Salto Caveiras, eles foram os comtemplados na campanha de arrecadação de PETs. A instituição que atende 23 crianças de 0 a 6 anos conseguiu juntar 357 garrafas. “Nós não pensamos que tivéssemos chance. Lançamos a ideia para os alunos e os professores e todos abraçaram a causa, inclusive a EMEB Salto Caveiras nos ajudou na empreitada. Os pais foram grandes incentivadores também. Eu diria que ganhamos com a força de um trabalho conjunto”, declarou a diretora do CEIM, Rita de Cássia Menegasso. Ela informou que vão usar o dinheiro do prêmio

com equipamentos, brinquedos, um passeio para a EMEB que ajudou e uma festa para os pequenos. O segundo lugar ficou para outra creche, desta vez do bairro Guarujá, o CEIM Gralha Azul. A instituição atende 120 crianças de 3 a 5 anos. Segundo a diretora Janice Cristani, as professoras já tem o hábito de envolverem os pequenos com projetos de conscientização ambiental. No ano passado foram engajados alunos e mães em um trabalho de moda através de materiais recicláveis. “No final do ano, as crianças desfilaram com as roupas confeccionadas pelas mães, foi muito bacana”, descreveu. Outro trabalho feito no entorno da creche foi um jardim utilizando garrafas PET. “Acho importante desenvolver nos pequenos essa consciência porque é mais


32

33

revista visão d e z . | j a n . 15

As crianças aprendem desde cedo sobre sustentabilidade e como utilizar materiais recicláveis

difícil mudar um hábito de um adulto. Agora, se ensinarmos as crianças desde cedo, isso já se tornará algo cotidiano. Se almejamos um mundo melhor, é com eles que temos de começar. Para a arrecadação envolvemos funcionários, professores e pais. E os alunos gostam de se sentir úteis, mesmo não sabendo exatamente os motivos, porque são muitos pequenos, eles não deixam de participar”, disse Janice. O CEIM arrecadou 1.561 garrafas.

Prefeito Elizeu Mattos

Janice, diretora do CEIM Gralha Azul do bairro Guarujá

A EEB Lúcia Lopes, do bairro São Luiz, faturou o terceiro lugar. A escola, que conta com 860 alunos do ensino fundamental e médio, sempre esteve engajada em causas ambientais. Segundo a diretora, Eva de Fátima Pereira, os estudantes participam do projeto Lixo Orgânico Zero, além de realizaram semestralmente atividades sobre o tema. “Houve um grande empenho dos alunos e dos pais que ajudaram na arrecadação das garrafas PET. Mas além de


32

33 revista visão d e z . | j a n . 15

Itamar (direita) foi o responsável pelo bom andamento da Fábrica da Felicidade

apenas juntar essas garrafas, deixamos claro os motivos pelos quais eles estavam fazendo aquilo, que era para uma causa muito maior, para embelezar a cidade e tirar do Meio Ambiente esses materiais que acabam prejudicando”, destacou.

A Fábrica A oficina para a produção dos enfeites começou logo que o Natal Felicidade 2013 terminou. Todos os enfeites usados anteriormente foram reutilizados. “Isso é otimização de recursos”. É o que disse o prefeito Elizeu Mat-

tos sobre a Fábrica de Felicidade. O prefeito acrescentou que o uso de garrafas plásticas recicláveis para a decoração natalina representa grande economia de dinheiro. Além das PETs, recebidas como doações da comunidade escolar (cerca de 230 mil peças arrecadadas em campanha pública), a prefeitura também economiza por conta da produção própria das armações de ferro. Na fábrica, onde trabalham dez pessoas, foi instalada uma serralheria. O prefeito ressalta que a prefeitura recebeu doação de recursos de empresas para o Natal Felicidade, destacando a colaboração da Havan (R$ 120 mil), Tractebel (R$ 100 mil) e Klabin (R$ 100 mil).


34

35

revista visão d e z . | j a n . 15

A transformação As garrafas são lavadas e depois seguem para serem cortadas e pintadas, transformando-se em enfeites, como bolas, sinos, anjos e árvores de Natal. O coordenador da Fábrica de Felicidade, Itamar Aguiar, destaca o trabalho de toda a equipe empenhada desde o início de 2014 na produção de novos elementos de decoração e no reaproveitamento de material utilizado no Natal 2013. “No geral, 90% das luzes foram reutilizadas”, contabiliza. Segundo Itamar, para montar um sino natalino uma pessoa trabalha o dia inteiro. Já uma árvore, é preciso do serviço de quatro pessoas e o enfeite fica pronto em quatro dias. Foram confeccionadas sete árvores de mais de cinco metros cada. Três velas, mais 300 bolas e serão reutilizadas as do ano passado, além de anjos, sinos e outros elementos. “Em

todo adereço natalino há uma PET. É esse material que dará um toque especial a toda decoração”, destacou Itamar. Em 2015 a ideia é fazer mais 30 árvores. Segundo Itamar o enfeite foi o que mais chamou a atenção de todos, inclusive dos comerciantes do centro que estavam disputando em que rua ficaria a árvore pintada de vermelho. Itamar ressalta que ao contrário das outras administrações, eles vão conservar o máximo de enfeites possível para nunca faltar material. “Começamos a administração sem nem uma lâmpada. Por isso estamos prezando pela reutilização. Isso economiza e dá a nós mais possibilidades de implantar ideias novas, já que não precisaremos nos preocupar com o todo”, destacou.



G UGU GARCIA SUELY MIYAKE

Segredos para o ano novo

gente@revistavisao.com.br

Ame

tudo que você faz e faça tudo que ame! Siga suas paixões! Escute seu coração! Crie sua própria realidade! Conheça a fundo suas virtudes! Confie em você e na sua intuição! Persiga o seu sucesso! Faça seus dias mais felizes! Feliz 2015! Beijos, Suely

Pessoas são nossas maiores riquezas

36

37

revista visão d e z . | j a n . 15

Diretoria do Lages Garden Shopping

Já em clima de Natal, o pequeno Vitor Gabriel Wiggers, fez seu primeiro registro fotográfico aos 15 dias de vida! Olhem que coisa mais linda...

Momento inesquecível na vida do casal Dra. Luciana V. Rodrigues e Dr. Marcello O. Nunes da Silva, que trocaram alianças recentemente... A festa estava muito animada. Felicidades ao casal!


A CAASC e OAB SC realizaram um grande evento que contou com a presença dos advogados Elói Ampessan Filho, Tullo Cavallazzi Filho, Liliane Rossi, Luíz Mário Bratti e Thatiany Tessarollo

O belo ensaio de Laura Vitale em comemoração aos seus 15 anos. O look é da Scarlett Atelier by Lourdes Damião

36

37 revista visão d e z . | j a n . 15

Dia de festa! A pequena Thaisa Helena, comemorando seu primeiro aninho ao lado dos pais Josiane R. Pereira Paes, Rafael de Quevedo Paes e a mana Giovanna Gabrielli

Antonella Guzatti Chidiac, completou 2 aninhos no fim de novembro. Linda!

Eduardo Alves Muller e Christiano Roberto Alves dos Santos à espera do Papai Noel

Dia de muitos cliques para o Victor Israel Lacerda Marcon, de 7 anos. Bem querido e tranquilo, veio sozinho fazer suas fotos. Parabéns!


INFOVISÃO

38

39

Aulas de artes atraíram grande público à Praça da Catedral

P

revista visão d e z . | j a n . 15

ela segunda vez, a Escola de Artes Elionir Camargo Martins, ligada à Fundação Cultural de Lages (FCL), promoveu o programa de devolução à comunidade dos trabalhos realizados ao longo de todo o ano letivo, através da montagem de aulas ao ar livre, na praça João Ribeiro, em frente à Catedral Diocesana. Isso ocorreu no sábado (22/11), aniversário de 248 anos do município. No período das 10 às 13 horas, alunos de teatro, dança, desenho artístico, pintura (óleo sobre tela) e de música apresentaram performances variadas, concentrando a atenção do público. A diretora da Escola de Artes, Carla Zonatto, disse que as apresentações servem para que os estudantes tenham um contato direto com o público e se familiarizem com o meio em que atuarão profissionalmente. “A devolutiva também é um meio de interação e prestação de contas do nosso trabalho à população”, definiu Carla.

Cavalgada de Lages reuniu cerca de 500 cavaleiros

A

Veja notícias atualizadas diariamente

blog.revistavisao.com.br

8ª Cavalgada de Lages, promovida pelo Grupo de Cavaleiros de Lages e equipe do programa “Oh, de Casa!”, com apoio da prefeitura, foi marcada pela participação de mais de 500 cavaleiros, que levaram suas famílias a prestigiar o evento na manhã de sábado (08/11). Os cavaleiros chegaram cedo ao Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG-SC). Eles provaram o café da manhã no melhor estilo campeiro. A saída ocorreu em direção à localidade de Tributo. O vice-prefeito Toni Duarte sempre participa e cultiva o tradicionalismo. “O evento está consolidado. O que devemos fazer é promover e incentivar iniciativas como essa. A integração das famílias que visam o tradicionalismo é muito boa e ver crianças pequenas sobre os cavalos aumenta o sentimento de valorização e resgate da tradição”, afirma. Toni lembra que, em tempos em que a tecnologia muitas vezes aproxima quem está longe e afasta quem está perto, a cavalgada, por exemplo, torna a família mais unida. “Contribui no fortalecimento do laço familiar. Esse é o valor maior e o que faz a cavalgada valer a pena”, reitera.

Legislativo celebrou os 75 anos do Correio Lageano

A

Câmara de Vereadores de Lages homenageou na segunda-feira (25/11) os 75 anos de fundação do Correio Lageano. A diretora do jornal, Isabel Baggio, recebeu uma placa comemorativa e flores do proponente da sessão, Nilton Freitas (PTB). Presidente do Legislativo, Nilton elogiou a trajetória do periódico. “Em todos estes anos o Correio Lageano sempre defendeu Lages e levantou bandeiras para o desenvolvimento da Serra e de Santa Catarina”, destacou. O vereador também destacou a trajetória política do fundador do jornal, José Paschoal Baggio, os trabalhos sociais da fundação que leva o nome deste e o trabalho dos colaboradores do Correio. Isabel Baggio, diretora do jornal, lembrou outras datas as quais a Câmara de Lages homenageou o trabalho de seu pai, José Paschoal, como o título de cidadão lageano entregue a ele em 1981 e a indicação de seu nome para batizar o trecho da BR-282 que corta o município. Sobre o Correio, a diretora disse que a proximidade dos colaboradores com a população é o que o torna relevante na vida das pessoas. “A mídia regional cumpre uma importante função social. Nossos colaboradores já chegam com as pautas na redação direto das ruas, pela vivência e proximidade que temos com a população. Isso é o nosso maior patrimônio e o que representa o nosso melhor.”

Colégio Univest realizou gincana com grande participação de alunos

C

om sua capacidade completamente tomada por alunos, pais e visitantes, o Ginásio de Esportes do Colégio Univest foi palco na quinta-feira (13/11) da solenidade de abertura da tradicional Gincana do Colégio Univest. Participaram este ano duas equipes: a The Mob e Wonderland. Durante a cerimônia diversas danças com coreografias produzidas pelas equipes foram apresentadas. Além das danças, cada equipe apresentou um vídeo, onde desenvolviam atividades de solidariedade. Na sexta-feira (14) diversas provas foram realizadas durante todo o dia, em vários espaços da estrutura física do Colégio, como: no ginásio de esportes, na academia, no hall de entrada, no pátio e na biblioteca. Coordenada pelo Professor Joel Lamin, a gincana deste ano surpreendeu e superou todas as expectativas. O resultado final foi divulgado na segunda-feira (17/11). E confirmou a equipe The Mob como sendo a campeã.


Udesc de Lages vai implantar centro de excelência em tecnologias agropecuárias

Lançamento do livro Cicatrizes da Alma foi bastante prestigiado

O

O

N

o fim do mês de outubro aconteceu na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), em Florianópolis, a formatura do 6º Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Santa Catarina (6º Coesp/PMSC). O curso teve a duração de três meses e submeteu os candidatos a rigorosos processos de seleção e formação, sendo que dos 120 candidatos inscritos, apenas 35 foram selecionados, e somente 15 concluíram o curso. Diante das diversas situações de adversidades encontradas no curso, o policial militar Willian Albanaz de Lima, lotado no 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Lages, foi o primeiro colocado no 6º Coesp. O Soldado Willian foi homenageado pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Valdemir Cabral, que lhe presenteou com seu colete tático de quando comandou o BOPE, sendo que o referido policial obteve a média final 9,41. Durante o curso, os policiais obtiveram formação em diversas áreas de conhecimento, como doutrina de emprego de Tropas Especiais, sobrevivência, orientação e busca terrestre, tiro tático, abordagens em baixa luminosidade, patrulha urbana, combate em ambiente confinado, técnicas de altura, gerenciamento de crise e negociação, explosivos, segurança de autoridades, tiro policial de precisão, operações anfíbias, mergulho autônomo, operações aerotransportadas, defesa pessoal policial, treinamento físico militar e operações de inteligência em operações especiais.

Uniplac firmou convênio com Universidade de Barcelona

R

ecentemente, a Universidade do Planalto Catarinense firmou um importante convênio internacional com a Universitat Autônoma de Barcelona, da Espanha. A parceria se estabelece para o desenvolvimento de programas de estudo conjuntos, intercâmbio e cooperação no campo de ensino e da pesquisa, além da formação de estudantes. Segundo o Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Uniplac, Geraldo Antônio da Rosa, “esse convênio firmado vai ao encontro das políticas públicas para o Ensino Superior no Brasil e a Uniplac está dando passos importantes rumo ao processo de internacionalização”, afirmou o professor. Este importante ato inclui na cooperação entre as Universidades, intercâmbios de informações e publicações; intercâmbio de docentes e pesquisadores para completar os cursos oferecidos em ambas as instituições; seminários, colóquios e simpósios; estudos conjuntos de pesquisas; programas e projetos de estudos conjuntos; acessos a equipamentos e materiais específicos; visitas de curta duração, dentre outras atividades acordadas entre as partes. A cooperação em ensino e pesquisa se desenvolverá em áreas que são comuns, tanto na UAB quanto na Uniplac.

38

39

d e z . | j a n . 15

Policial de Lages ficou em 1º lugar em curso de Operações especiais da PM/SC

lançamento da biografia de Rosemary Guimarães Lira, in memoriam, ocorreu na sexta-feira (21/11), no auditório da Fundação Cultural de Lages (FCL). Entre os convidados estavam familiares e amigos de Rosemary e da filha Kátia Ambrósio, que concluiu a obra “Cicatrizes da Alma”, de 300 páginas. O livro conta a história de uma época difícil da biografada, com fatos conhecidos e outros não revelados. Katia diz que o livro é uma espécie de diário que a mãe, falecida há cinco anos, sempre quis tornar público. “Não tenho como explicar a emoção desse momento”, relata. Na infância, Rosemary foi ameaçada e assediada sexualmente pelo pai, que era alcoólatra. O livro estará à venda nas livrarias Serrana, Clips e Diocesana, pelo valor de R$ 30,00. De família humilde, Rose, como era chamada, foi criada pelos avós maternos até os 10 anos de idade, quando então passou a morar com os pais e auxiliar no cuidado com os irmãos. Ela teve dois filhos. De Anita Garibaldi, mudou-se para Lages em 1980, onde começou a trabalhar na antiga Ucre, hoje Gerência Regional de Educação (Gered). Nos últimos anos, antes da aposentadoria, trabalhou na Escola de Educação Básica Prof. Flordoardo Cabral.

revista visão

Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu na quarta-feira (19/11), a visita do diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique, Juvêncio Manuel Nota. Acompanhado do coordenador de Extensão da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, ele conheceu a estrutura dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. A Udesc Lages será uma das referências da UP para implantação de um centro de excelência em tecnologias agropecuárias no distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado. “Nós estamos buscando parceria técnica e queremos absorver um pouco dessa experiência da Udesc Lages, tanto na área de formação acadêmica, quanto na área da extensão”, afirma Nota. O centro será implantado em 2015 e entre as expectativas do diretor está a possibilidade da formação de professores da Universidade Pedagógica na Udesc Lages. Há dois anos a UP iniciou o curso de graduação em Agropecuária com habilitação em Extensão Rural. “Pretendemos, também, materializar a mobilidade acadêmica por meio do intercâmbio de estudantes e docentes”, disse o diretor.


Projeto sobre o uso do tablet na educação de autistas REGIONAL

40

41

N

os dias 30 e 31 de outubro de 2014, a APAE de Bom Retiro, esteve presente na 4ª Mostra Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga, na cidade de Porto Alegre (RS) apresentando o projeto: Uso do Tablet na Educação de Pessoas Autistas, que ficou classificado em 1º Lugar na área de Tecnologia e Informação de Nível Superior, recebendo medalhas e certificação. Participaram da Mostra 141 projetos e trabalhos, apresentados em estandes, com diversos temas, de várias instituições do país. A APAE de Bom Retiro esteve representada pelas professoras Tayse Trento Serafim Gerber (autora do projeto) e Idianara Aparecida Serafim, além da Orientadora da Apae, Irene Serafim de Oliveira. O projeto foi orientado pelo Professor Pedro Chaves da Rocha, Professor de Informática e Coordenador Geral da 4ª edição da Mostra.

Propriedade de Abdon Batista ganha prêmio de R$ 10 mil

N

o dia 07 de novembro, a Enercan – Campos Novos Energia – realizou o evento de premiação do seu Programa de Conservação da Área de Preservação Permanente 2014, no auditório do Centro de Treinamentos da Epagri de Campos Novos (Cetrecampos). Ladir Luiz de Souza, de Abdon Batista, recebeu a premiação de R$ 10 mil por sua propriedade ter sido considerada a que melhor preservou a APP do reservatório da Usina Hidrelétrica Campos Novos. Em seguida, Wolni Shoenardie, de Celso Ramos, recebeu R$ 5 mil pelo segundo lugar e Ivonete Maria Pasquali recebeu R$ 2 mil pela terceira colocação. O Programa de Conservação da APP Enercan é destinado às propriedades lindeiras ao reservatório da Usina Hidrelétrica Campos Novos e, ao final do ano, premia os proprietários que melhor contribuíram para a criação e manutenção de reserva legal contígua à APP, a recuperação ambiental de nascentes e APP de córregos e rios, além do reflorestamento dessas áreas com espécies de árvores nativas da região.

revista visão d e z . | j a n . 15

Pera Rocha é a nova alternativa de produção para a Serra Catarinense

E

stá nascendo na Serra Catarinense uma nova alternativa frutícola: a pera rocha. O empresário português Nazário Santos, também produtor de vinhos finos de altitude, é o responsável pela implementação do projeto, com a colaboração da Epagri, Prefeitura de São Joaquim e a Secretaria de Estado Regional. A pera rocha (pera portuguesa), tem rentabilidade bem maior que outras culturas, como por exemplo, a maçã. Na verdade, ela pode ser uma alternativa complementar ao cultivo da maçã, pois esta fruta já é produzida em larga escala nacional. A pera rocha é consumida em pelos menos 20 países, entre eles Inglaterra e Brasil, onde existe um volume maior de venda e melhor preço para a variedade, “Com um déficit de 95%, entre a produção nacional e o consumo, o Brasil importa 175 mil toneladas de peras por ano, envolvendo uma saída de divisas na ordem dos US$ 200 milhões”, afirma Nazário Santos. Em termos comparativos de preço, por exemplo, a maçã é comercializada no Ceasa a R$ 35, uma caixa de 18 kg e a pera a R$ 53 a caixa de 10 kg.

Rio Pelotas recebe milhares de alevinos e espécies nativas

E

m mais uma iniciativa socioambiental, a BAESA, na manhã do dia 20 de novembro, fez a soltura de cerca de 4,5 mil alevinos das principais espécies nativas da região: piracanjuba, dourado e curimbatá. O evento foi realizado no km 309 da BR 116, na Comunidade Santo Antônio do Pelotas, no município de Capão Alto. Alunos da Escola Belizário José Luiz, representantes da BAESA, da Epagri e do Corpo de Bombeiros Militar de Anita Garibaldi prestigiaram a iniciativa. A atividade ambiental refere-se à primeira etapa de um projeto experimental de introdução de alevinos, que será feito durante três anos no reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande. Em dezembro de 2017, ao final da experiência, um total de 139,5 mil peixes nativos (piracanjuba, dourado, curimbatá, piava, mandi-amarelo, suruvi e pintado) serão soltos no lago. A soltura de peixes nativos faz parte do Programa de Monitoramento de Ictiofauna, desenvolvido pelo BAESA para acompanhar as condições de vida das espécies que habitam o reservatório da Usina.



Feira reuniu Produtores Rurais em Urupema REGIONAL

42

A

Prefeitura de Urupema, através da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu na quarta-feira, dia 19/11, a 1ª Feira dos Produtores Rurais, que ofertou produtos oriundos da agricultura familiar. A feira aconteceu em frente à Praça Municipal Dorvalino Muniz de Melo e reuniu produtores rurais do município, que ofereceram produtos coloniais produzidos na propriedade e produtos artesanais, ambos diversificados, como mel, batata, ervilha, feijão, moranga, pães, bolachas, massas, doces de gila e de figo, entre outros. A intensão dos organizadores é realizar o evento a cada 15 dias, virando tradição na “Cidade Mais Fria do Brasil”.

43

revista visão d e z . | j a n . 15

Alunos da rede municipal divulgam campanha “Mais Calçadas” em Curitibanos

E

studantes do Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto realizaram, na sexta-feira (21/11), a distribuição de material gráfico da campanha “Mais calçadas para nossa Curitibanos”. Foi na Avenida Salomão Carneiro de Almeida. O objetivo é conscientizar as pessoas a construírem passeios públicos, que embelezarão a cidade, valorizarão os imóveis e contribuirão para a segurança dos pedestres. Contribuintes que reformarem ou construírem passeios públicos em frente ao seu comércio, residências ou em adequá-las ao modelo padrão do município, receberão 10% de desconto no IPTU do ano subsequente à obra. O benefício é uma das ações da campanha desenvolvida pela Administração Municipal. O modelo padrão para os passeios públicos está disponível no portal do Município de Curitibanos (www.curitibanos.sc.gov.br). Interessados podem buscar mais informações na Secretaria de Planejamento e Urbanismo, pelo telefone (49) 3241-1477.

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho

C

om o objetivo de fortalecer a vitivinicultura em Santa Catarina e tratar de temas que interessem ao setor, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural) reuniu os membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho em São Joaquim na sexta-feira (21/11). O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca e presidente do Cederural, Airton Spies. O evento aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim. Na pauta da reunião foi apresentada pelo grupo gestor do Projeto de Modernização da Vitivinicultura (Modervits), ação que visa melhorar o padrão de qualidade da uva e as tecnologias utilizadas na produção de sucos e vinhos em Santa Catarina. O Modervits será executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Programa é destinado aos três estados do sul e em Santa Catarina os municípios beneficiados serão: Pinheiro Preto, Videira, Iomerê e Rio das Antas. Santa Catarina é o quinto maior produtor nacional de uva, com uma produção de aproximadamente 53 mil toneladas em 2013. A maior parte da área plantada no estado concentra-se no Alto Vale do Rio do Peixe, com destaque para os municípios de Videira e Tangará. Mas a maior produção de vinhos está no município de Pinheiro Preto.

Colombo liberou recursos do Fundam para municípios da Serra

O

Veja notícias atualizadas diariamente

blog.revistavisao.com.br

governador Raimundo Colombo autorizou a liberação de recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) para mais 14 prefeituras catarinenses. Os convênios foram assinados na terça-feira (25/11), na Casa D’agronômica, em Florianópolis, com a presença dos prefeitos. O ato resultará em obras e projetos que somam R$ 17 milhões. “O Fundam está viabilizando obras e ações em todas as cidades catarinenses, beneficiando toda a sociedade. O prefeito é quem mais conhece a necessidade do município, e o programa permite que ele decida o destino do recurso. É um programa pioneiro”, destacou o governador. Mais dois municípios da Serra Catarinense foram contemplados. Correia Pinto recebeu R$ 1.528.647,13. E Ponte Alta recebeu R$ 109.380,07. Ambas as prefeituras aplicarão os recursos na pavimentação de ruas.



ESPORTE

44

45

revista visão

O time chega à praça da Catedral para festejar título da segundona com a massa colorada

d e z . | j a n . 15

DO INFERNO AO CÉU Em menos de dois anos, o Inter de Lages pulou da terceira divisão para a elite e reequilibra o mapa de forças do futebol catarinense.

Menos

de dois anos atrás, o Internacional de Lages amargava o ostracismo. O clube não estava inativo, mas apenas fazia figuração na divisão de acesso (atual Série C), a divisão mais baixa do futebol profissional de Santa Catarina. Mas sob os escombros havia brasa – e da brasa se alimentou o incêndio das últimas duas temporadas. Em 2012, o Inter ficou em terceiro lugar na divisão de acesso – e o campeonato teve apenas seis participantes. Em 2013, o Colorado Lagea-

no foi campeão da terceira divisão, o que o colocou a um passo de retornar à elite do estadual. O passo acaba de ser dado: com uma campanha irrepreensível – o aproveitamento, de mais de 73%, é superior ao do Cruzeiro, campeão brasileiro de 2014 –, o Internacional conquistou neste ano a Série B e assegurou seu retorno à primeira divisão do Catarinense em 2015. Não se trata de um feito qualquer. Afinal, lá se vão 12 anos desde a última

PATRICK CRUZ N ILTON WOLFF


Divisão do 2015 1ªCatarinense

Conquista da Série B foto | Divulgação

aparição do Inter na elite. Quando o clube disputou sua partida mais recente na primeira divisão, o país ainda era presidido por Fernando Henrique Cardoso e a seleção brasileira não era penta, e sim tetracampeã mundial. Muita coisa mudou no futebol catarinense desde então. Em 2002, ano do rebaixamento do Inter, o Figueirense foi o único representante do Estado no Campeonato Brasileiro, que foi disputado por 26 equipes naquela temporada. Em 2015, quando o Colorado Lageano reaparecer na elite, serão quatro catarinenses (Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville) entre os 20 integrantes do principal campeonato do país. No patamar mais elevado do futebol brasileiro, 20% dos clubes são de Santa Catarina.

Torcida fiel

d e z . | j a n . 15

2013 Conquista da 3ª divisão

2002 - 2012

Leão Baio adormecido na divisão de acesso do Catarinense

45 revista visão

O retorno do Inter à primeira divisão, aliás, reequilibra geograficamente a representatividade do futebol catarinense. No oeste, a referência é a Chapecoense. O Criciúma é o clube do sul do estado na competição. No norte do estado, o domínio é das cores do Joinville. Avaí e Figueirense dividem as atenções na região da Grande Florianópolis, e Metropolitano (Blumenau) e Marcílio Dias (Itajaí) são as principais forças do Vale do Itajaí. Se levada em consideração a divisão econômica do Estado, estava faltando o representante da Serra e da zona central de Santa Catarina. Há mais de meio século, esse representante é o Inter de Lages – e, em 2015, o clube voltará a ser a referência da região do planalto no futebol do estado.

2014

foto | Gugu Garcia

Mesmo tendo disputado as divisões inferiores do Campeonato Catarinense nos últimos dois anos, não se pode dizer que o Inter foi um mero figurante. À sua maneira, o Colorado Lageano mostrou que seguia sendo relevante, mesmo longe dos holofotes. O Inter teve média de público superior a 2 mil pagantes nas últimas duas temporadas, o que faz dele um dos clubes que mais atraem torcedores no Estado. Sua média só fica abaixo da dos quatro catarinenses que estarão na Série A do Brasileiro em 2015 e da do Criciúma, que estava na elite em 2014 e disputará a Série B do Brasileiro em 2015.

44

A festa do mascote Leão Baio, xodó da torcida colorada


Campeão das três divisões de SC

O time desfila no Carro de Bombeiros após o título da Série B

A multidão colorada festeja o título em frente à Catedral

O craque Athos com o troféu da segunda divisão

Manter uma das maiores médias de público em Santa Catarina não foi o único feito de relevo do Inter de Lages nos últimos dois anos. Com a conquista da terceira divisão, em 2013, o clube tornou-se o único ainda em atividade a conquistar as três divisões do futebol profissional de Santa Catarina: primeira (1965), segunda (1990, 2000 e, agora, 2014) e terceira (2013). Outro feito ocorreu em 2014: com o título da Série B, o Inter passou a ser o maior vencedor da competição, ao lado do Marcílio Dias. Cada um deles tem três títulos. Além disso, os dois troféus em sequência entraram para os anais do clube: nunca, em seus 65 anos de história, o Internacional conquistou dois títulos de âmbito estadual em duas temporadas consecutivas. O clube quer retomar o papel de protagonista no futebol catarinense, mas é claro que a retomada de seu espaço será paulatina. “Nosso projeto ainda está no começo”, diz José Carlos Susin, o Zezé, presidente do Inter desde o início desse processo de reorganização. Primeiro, o Inter precisa assegurar sua permanência na elite do estadual em 2015 (dos dez participan-

tes, dois cairão para a Série B). O clube quer brigar por uma das duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro para entrar na competição já no ano que vem. Isso dará ao Colorado Lageano calendário para o ano todo, o que melhora muito as bases de negociação de patrocínios e as receitas com produtos como o plano de sócios, que o clube pretende lançar antes do início do estadual.

Jogos do Inter na série A: Data

Partida

Local

01/02/2015

Chapecoense x Inter

Chapecó

04/02/2015

Inter x Metropolitano

Lages

08/02/2015

Figueirense x Inter

Florianópolis

11/02/2015

Inter x Joinville

Lages

18/02/2015

Inter x Marcílio Dias

Lages

22/02/2015

Atlético de Ibirama x Inter

Ibirama

25/02/2015

Inter x Criciúma

Lages

01/03/2015

Guarani x Inter

Palhoça

04/03/2015

Inter x Avaí

Lages

Ações fora de campo São muitas frentes a serem organizadas para fortalecer o clube não apenas em campo, mas também fora dele. O Internacional quer criar núcleos nos bairros de Lages e nas cidades da região para estimular a prática de futebol, mas também para poder

Lance da decisão da Série B, contra o Guarani: uma das maiores médias de público do estado


observar potenciais talentos para o esporte. Isso vai significar a reorganização das categorias de base. A construção de um centro de treinamento também está nos planos – o projeto deve começar a sair do papel já em 2015, segundo a projeção atual. O clube também está organizando seu projeto de licenciamento de produtos – este já começou a andar em 2014, mas deve ganhar corpo, de fato, no ano que vem. Essas

e outras frentes precisam ser desenvolvidas simultaneamente. Mas é bom lembrar que se trata de um clube que, há menos de dois anos, sequer conseguia sair da terceira divisão do estadual. É preciso dar cada passo de acordo com a capacidade de momento do clube. Mas é bom que se diga: os passos têm sido dados – e são passos para

frente. Em 2012, o Inter ficou em terceiro na Série C, que tinha seis clubes. Em 2013, foi campeão da terceira divisão. Em 2014, foi campeão da segunda. Em 2015, o Colorado Lageano estará de novo no lugar que mais ocupou em sua história: a elite do futebol catarinense. Com uma reviravolta como essa, o que será que o futuro guarda para as camisas vermelhas?

O ANO TAMBÉM FOI DELAS Em seu segundo ano de existência, time feminino do Inter se firma no cenário estadual.

46

47 revista visão

foto | Divulgação

d e z . | j a n . 15

Time feminino do Internacional de Lages

A criação

e a manutenção de um time de futsal feminino no Inter de Lages partiu de uma ideia vaga: ampliar a existência do clube para além do futebol profissional. E depois de um período de experimentação, em 2014 as leoas coloradas já conquistaram resultados além das divisas da cidade.

apenas 15 anos de idade, mas já famosas nos campeonatos regionais. Do sul do estado veio a goleira Gisele Silva. Fora da quadra, uniram-se ao grupo os diretores Clineu Soares e Renata Brandalise.

O ano começou com a efetivação de Rodrigo Rodrigues como treinador do time principal, enquanto Nilson Júnior uniu o seu Clube Pinhão Futsal ao Inter para desenvolver as categorias de base. Na quadra, a primeira atitude foi repatriar duas atletas serranas. Maynara Manfrói, que estava no Vasto Verde, de Blumenau, e Fernanda Fernandes, exBarateiro, de Brusque. Para reforçar a base, o diretor Edson Souza buscou em Bom Retiro as gêmeas Gisa e Gi Costa, de

Um jogo-treino realizado em Criciúma, contra o Rogacionista, deu origem a uma parceria inédita e ousada. Os times uniram forças para jogar a Liga Nacional, disputada em Telêmaco Borba, no Paraná, com a camisa colorada. Por muito pouco as leoas baias não se classificaram para a fase eliminatória, mas deixaram ótima impressão.

Liga Nacional e Jogos Abertos

A disputa dos Jogos Abertos começou com a fase microrregional, disputada

em Lages, e com a regional centro-oeste, realizada em Joaçaba. Foram dez jogos, dez vitórias e dois títulos conquistados. Na disputa da fase estadual, em Itajaí, ficou faltando a tão sonhada medalha. Mesmo assim, o desempenho agradou ao treinador André Bizzi, que substituiu Rodrigo Rodrigues quando este precisou se dedicar integralmente ao time de futebol profissional, no qual trabalhou como auxiliar técnico. Impulsionado pela parceria com a Uniplac, que destina bolsa de estudo às atletas, o time feminino colorado espera ir mais longe em 2015. Para isso, deve disputar o campeonato estadual em algumas categorias, como sub-17 e sub20, e fortalecer o sonho de voltar aos Jogos Abertos e conquistar para Lages uma inédita medalha na modalidade.


de portas abertas SENAI

CATARINAS COMUNICAÇÃO

Instituição ofereceu oportunidade de conhecer o caminho para a melhor formação profissional durante o Mundo SENAI.

Olhos

48

49

revista visão

curiosos, expressões de surpresa e muita interação. Tecnologia, informação e muitas novidades. Tudo isso foi possível ser encontrado no Mundo SENAI, mostra de conhecimento e exposições que aconteceu em todas as unidades do país nos dias 20 e 21 de novembro. Em Lages, mais de quatro mil pessoas visitaram os laboratórios e tiveram a oportunidade de aprender sobre as carreiras que podem escolher seguir. O diretor da instituição, Telmo Coelho, diz que o evento teve um ótimo resultado e que a efetivação de matrículas é prova disso. “Na semana seguinte, mais de cem pessoas nos procuraram em virtude da ação”, afirma.

d e z . | j a n . 15

No Mundo SENAI foi possível entender um pouco mais sobre energias renováveis. No estande, foi apresentado aos alunos um aerogerador. O equipamento simula a produção de energia eólica. Tinha também um gerador de energia alternativa solar, capaz de simular o consumo de, aproximadamente, três residências. Uma impressora 3D capaz de produzir várias peças que podem ser utilizadas na Engenharia Mecânica, Automação Industrial e Fabricação Mecânica foi mostrada aos visitantes.

Professores incentivam participação Noeli Assunção é professora de Língua Portuguesa da E.E.B. Nossa Senhora do Rosário. Para ela, levar os alunos da escola ao SENAI faz parte do incentivo que os docentes devem sempre estar preocupados em passar aos seus alunos. “Eles têm consciência de que um curso técnico pode ser a chance de conseguir entrar no mundo do trabalho”, afirma a professora. O professor Leo Ceron, de Informática, acompanhava os alunos do 8º ano da Escola Cora Batalha da Silveira. “Despertar nos alunos a vontade de ter uma profissão é algo de extrema importância, pois eles precisam pensar no futuro. Estar no Mundo SENAI é uma chance de fazer com que pensem sobre isso e foquem no que realmente importa para o seu futuro”, enfatiza.

Alunos e instrutores do SENAI receberam os visitantes A jovem Camila Maziero é aluna do curso de Eletricista de Manutenção e afirma que fazer parte do SENAI tem dado a ela muitas chances de aprendizado que farão a diferença para o seu futuro. “O SENAI disponibiliza uma boa qualificação. Eu gosto do curso e essa área é ótima para se trabalhar”, diz Camila, que mostrava aos visitantes o funcionamento do Laboratório de Máquinas e Acionamentos.

Laboratório de Automação Industrial

No Laboratório de Automação Industrial, a professora Vanessa Rech, junto a uma equipe, recebia os jovens e adolescentes que estiveram durante toda a manhã visitando o SENAI. “Um aluno de Ensino Médio, muitas vezes, não tem noção do que é uma indústria. Por isso, o Mundo SENAI tem esse importante papel na vida dos alunos. Aqui eles podem conhecer e vivenciar os trabalhos das indústrias. Isso é essencial para que eles saibam fazer suas escolhas profissionais corretamente”, explica.

Laboratório de Físico/Química

Unidades Móveis oferecem estrutura exemplar O SENAI disponibilizou para visitação três de suas unidades móveis: a de Construção Civil, de Mecânica de Motos e de Espaço Confinado e Trabalho em Altura. As unidades atendem as NRs: NR 33 - Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados e NR 35 - Trabalho em Altura. Um dos responsáveis, o instrutor André Luiz Miranda, conta que as unidades são totalmente equipadas para realizarem os cursos. “O de Construção Civil, por exemplo, tem todos os equipamentos necessários para se construir uma casa”.

Mundo SENAI encerrou com bate-papo sobre tecnologia O tema “tecnologia” foi tratado de forma bastante descontraída e informativa pelo professor Athos Rodrigo Branco durante o bate-papo que encerrou o Mundo SENAI. Conceitos e processos da tecnologia da informação e comunicação foram abordados e discutidos com os participantes do encontro.

Laboratório de Eletrônica Analógica e Digital

Laboratório de Eletrônica Analógica e Digital



EDUCAÇÃO

50

51

TER UM MBA NO CURRÍCULO É UM GRANDE DIFERENCIAL

Dyene Andrade Pereira, coordenadora das unidades de Lages e Joaçaba

revista visão d e z . | j a n . 15

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está entre as melhores universidades do país e até do mundo. Em 2013, a revista britânica Times Higher Education (THE) citou a instituição como formadora de CEOs (diretor executivo, diretor geral ou chefe executivo de ofício – o cargo que está no topo da hierarquia operacional de uma empresa) das maiores empresas do planeta. Primeira do Brasil e 35ª no mundo, a FGV expediu diplomas de três CEOs que figuram na lista da Fortune Global. LIANA FERNANDES

Fazer

G UGU GARCIA

um curso na instituição ficou mais fácil para os lageanos, já que desde 2012 a conveniada MEB (Melhor Educação do Brasil) FGV tem sede na cidade. Agora quem quiser fazer uma pós-graduação ou fazer um MBA pode encontrar diversos cursos. Joaçaba também montou um polo da FGV. Portanto, o Oeste e a Serra Catarinense agora estão cobertos. Segundo a coordenadora das duas unidades, Dyene Andrade Pereira, alunos de diversas cidades também têm procurado os cursos da instituição. Nesta rápida conversa, a coordenadora irá tirar algumas dúvidas sobre o MBA, hoje o curso mais procurado pelos profissionais.

Revista: Por que um profissional deve fazer um MBA? Dyene: Os cursos de MBA na FGV refinam o conhecimento que os profissionais adquiriram na graduação, permitem uma atualização em tendências do mercado na área específica, promovem um networking de alto nível com profissionais qualificados, sejam professores ou outros alunos, e preparam os executivos para novos desafios em sua carreira. Vemos também que o mercado de trabalho tem absorvido melhor os profissionais que apresentam níveis mais avançados de pós-graduação. Quando uma empresa recebe currículo de quem já fez ou está cursando um MBA,

entendemos que há interesse e disposição do profissional em aprimoramento. Uma característica fundamental é fato que, quem não se atualiza, fica para trás, obsoleto, rapidamente. Existe algum MBA específico para determinada área? Qual curso do MBA escolher? A escolha do curso varia conforme a área em que o profissional deseja atuar. Os MBAs são específicos para cada área de conhecimento, visto terem o foco na especialização do profissional que vem da graduação com um conhecimento mais generalizado. Os MBAs promovem um aprofundamento nos conceitos e ferramentas


foto | Divulgação

foto | Liana Fernandes

específicas de cada área, além de desenvolver habilidades de liderança organizacional e formar executivos bem-sucedidos que atuem como gestores nas empresas. Quais os cursos de MBA que a MEB FGV Lages e Joaçaba oferecem para o ano de 2015? Em Lages estamos com matrículas abertas para o MBA DE GESTÃO EMPRESARIAL. Este é um dos cursos de maior sucesso, que tem como objetivos proporcionar capacitação técnica e aprofundada na Gestão de Empresas e desenvolver visão estratégica e de mercado. O MBA DE GESTÃO EMPRESARIAL terá início, também em Joaçaba, em 15/05/2015.

Em julho/2015 em Lages inicia-se o MBA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. Este MBA destina-se a profissionais (executivos e gerentes) da área de pessoas ou que aspirem a cargos executivos em suas

Em agosto a MEB FGV de Joaçaba vai oferecer o MBA EM MARKETING, com ênfase em Vendas. Este curso procura desenvolver nos participantes a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados; debater e apresentar estudos de casos, assim como elaborar um Plano de Marketing de um produto ou serviço de uma empresa real; promover a troca contínua de experiências de profissionais de renome e os participantes do curso, desenvolvendo habilidades interpessoais, notadamente a capacidade de trabalhar em equipe; oferecer aos participantes conhecimentos que possam ser aplicados no dia-a-dia profissional e que contribuam para alavancar a sua carreia ou a desenvolver o seu próprio negócio. E em outubro, abre em Joaçaba o MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. Este curso destina-se a profissionais que visam assumir a diretoria financeira ou posições de comando em empresas. Pessoas que atuam em outras áreas, mas que percebem a importância do conhecimento de finanças e de contabilidade no seu desenvolvimento profissional. Executivos com responsabilidades crescentes e carentes de uma base conceitual adequada em contabilidade e administração financeira.

Como está o mercado de trabalho para quem possui um MBA? O mercado de trabalho é melhor para aqueles que detêm um título de MBA. Há estudos e pesquisas que comprovam que 62% dos que concluem o MBA têm uma oferta de trabalho. Existem pesquisas também que apontaram que os profissionais que fizeram MBA recebem salário até 40% maior, ou seja, aqueles que investem em capacitação e qualificação têm mais oportunidades e são melhor remunerados de uma maneira geral pelas empresas em todo o Brasil. Por que o profissional com formação FGV tem mais oportunidade no mercado de trabalho? Por ser titulado por uma das maiores e melhores instituição de ensino do mundo, o corpo docente de professores da FGV é composto por grandes pesquisadores, doutores, mestres e especialistas, titulados por grandes escolas nacionais e internacionais e além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se oferece, propondo assim uma vasta troca de conhecimentos com o aluno. Em todos os casos, o que se busca, basicamente, é um profissional que alie ao conhecimento técnico a capacidade de gerir negócios.

50

51

d e z . | j a n . 15

Em abril/2015 estaremos dando início ao MBA DE GESTÃO INDUSTRIAL em Lages, um curso muito procurado pelo profissional que atua no setor industrial, uma vez que nossa região vem crescendo gradativamente neste seguimento, aumentando assim a busca por profissional qualificado.

empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos na área de gestão de pessoas.

Equipe FGV Joaçaba

revista visão

No mês de março/2015 daremos início ao MBA DO SETOR ELÉTRICO, em Lages e Joaçaba. Este MBA proporciona uma análise profunda de todos os aspectos jurídicos, regulatórios, financeiros, da gestão de energia do setor elétrico, além da experiência prática necessária para gerar valor aos profissionais da área. É voltado ao profissional que precisa de uma visão gerencial do setor de energia elétrica, gestores e administradores da área que querem se aprofundar no tema e profissionais que desejam abrir novas possibilidades de atuação.

Equipe FGV Lages



Altas doses de bom humor

63

62

revista vis達o

d e z . | j a n . 15


63 62

revista vis達o

d e z . | j a n . 15


CULTURA

52

53

CRIANÇAS E ADOLESCENTES VIRAM ARTISTAS NA ORQUESTRA DA ALAM

revista visão d e z . | j a n . 15

O som erudito até então era desconhecido para eles. Mozart, Notório ou Beethoven eram nomes que passavam despercebidos. Se não fosse o incentivo da ALAM (Associação Lageana de Assistência aos Menores) talvez esses meninos e meninas jamais tivessem colocado as mãos em um violino, soprado um clarinete ou sentado em frente a um piano. Há 10 anos a Orquestra Sinfônica Sol desperta em crianças e jovens a paixão pelos concertos.

LIANA FERNANDES

Em 2004

a então presidente da ALAM, Leonir Zulianello (falecida há pouco tempo), a Léo, foi quem começou a pensar na orquestra. Com dinheiro arrecadado de material reciclado, ela comprou 12 violinos. Segundo o coordenador de música da instituição e maestro, Luis Augusto de Medeiros, o Maraca, a Léo foi a grande mentora da iniciativa. “Ela nos deixou este legado e nós demos continuidade da melhor maneira possível”, comenta Maraca. Hoje a ALAM conta com duas orquestras, uma Infantil com 75 alunos (de 06 a 13 anos) e a Juvenil, com 30 jovens entre 13 e 25 anos. Ao todo são 105 meninos e meninas carentes, moradores dos bairros localizados no entorno da instituição, que fica localizada na Avenida Castelo Branco, nº 1400, no bairro Caravágio, em Lages.

Profissionalização Pensando em auxiliar e valorizar o aprendizado dos alunos, Maraca conseguiu que dois projetos de incentivo à orquestra fossem aprovados pela Funcultural, do Governo do Estado de Santa Catarina. O primeiro foi para criação da Orquestra Infantil e o segundo para capacitação profissionalizante da orquestra juvenil. “O programa de capacitação concede bolsas de R$ 250,00 a 25 musicistas. Eles são selecionados através de um processo seletivo. Nosso objetivo é garantir a excelência na formação cultural e social dos alunos e a continuação das atividades musicais e artísticas de ex-alunos e comunidade em geral. Assim nós proporcionamos oportunidades para os jovens que pretendem aprimorar seu desenvolvimento na área musical”, explicou Maraca. O maestro conta que muitos jovens ao completar 14 anos acabam desistindo da música, pois não há um rendimento. E que nessa idade, muitos cofoto | Sandro Sheuermann

Orquestra da ALAM se apresentou na inauguração do Lages Garden Shopping


legas já estão entrando no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz e por falta de um incentivo, eles acabam sendo levados para esses caminhos, já que não há outra alternativa. “O governo tem uma urgência em suprir mão de obra e eles oferecem vários programas. E isso é bom, ou nem tanto porque eles não oferecem isso para todas as áreas. Por isso, com o projeto cultural eu busquei dar esse respaldo para músicos realmente bons que querem seguir adiante”, comenta.

Os passos

Nem todas as músicas apresentadas pela orquestra são eruditas. Há também músicas latinas e alguns arranjos do exterior. Eles montam o repertório musical de acordo com o local e o público. “Não vamos tocar uma sinfonia no calçadão, enquanto todo mundo está de pé. Tem alguns grupos profissionais que acham que a galera tem que entender a arte deles. Eu acho o contrário, que o artista tem que ser flexível ao local, aos presentes, ao ponto de se adequar”, declarou. A pergunta que Maraca sempre faz antes dos concertos é: “o que nosso público está esperando da apresentação artística? Que impressione. Nós já causamos uma surpresa ao mostrar crianças e adolescentes carentes portando instrumentos quase sempre vistos por adultos. Agora quando esses jovens começam a tocar, literalmente toca a alma de quem escuta. É outra percepção”, declara. Maraca se orgulha em dizer que individualmente eles não são os músicos mais virtuosos da cidade, mas coletivamente, eles são excelentes. Que a orquestra soa bem porque eles são cúmplices.

Futuro A orquestra da ALAM está passando por um momento de ascensão. Mas há risco de decair já que o projeto depende de recursos públicos, privados e particulares. Segundo

A orquestra possui mais de 100 crianças e adolescentes

52

53

d e z . | j a n . 15

Manu tem apenas 6 anos e já toca violino

Nenhum dos alunos que ali estão foram levados à sala de aula por ser um sonho e sim pelo convívio social. Segundo os professores, um colega convida o outro. A aluna de menor idade é Manuzinha, violinista, com apenas seis anos. Deise Aparecida Ferreira, 12 anos,

O repertório

revista visão

As aulas de músicas são dadas diariamente na sede da ALAM. Cada aluno tem uma carga horária de 12 horas semanais. São 08 professores, que atendem individualmente, em grupos e há também os ensaios coletivos aos sábados, onde as duas orquestras se reúnem. Com instrumentos de sopro, corda e percussão, os alunos executam composições de grande qualidade musical.

está na Alam há nove. “Iniciei no violino, mas logo me apaixonei pelos instrumentos de sopro, em especial a tuba. Música é educação e cultura para todos”, diz. A Orquestra é convidada frequentemente para apresentações em eventos, festas e inaugurações. Mas nem todos os alunos são selecionados para participar.


foto | Sandro Sheuermann

54

Maraca, coordenador e um dos maestros da orquestra

São duas orquestras, a infantil e a juvenil

55

revista visão d e z . | j a n . 15

Os instrumentos de sopro são tocados por meninos e meninas

Maraca, hoje eles estão com vários professores, os alunos estão tendo a chance de conseguir bolsa. “Mas amanhã pode ser que tudo seja diferente. Que tenhamos que trabalhar apenas com 20% da nossa capacidade”, destaca. Além dos projetos aprovados pelo Governo do Estado, a Orquestra conta com convênio da Prefeitura de Lages e de alguns apoios particulares. Como foi o caso da TENCO, empresa responsável pela construção do Lages Garden Shopping, que está patrocinando a orquestra. “O banco Sicredi também já nos ajudou doando roupas. São coisas pontuais que se somadas dão um bom resultado. Eu aprendi a fazer os projetos, agora sem-

pre estou tentando, se há recurso porque não tentar? Nosso próximo passo é tentar conseguir recursos através da Lei Rouanet de incentivo à cultura (de âmbito federal). Esse mecanismo possibilita que cidadãos (pessoas físicas) e empresas (pessoas jurídicas) apliquem parte do Imposto de Renda devido em ações culturais. Muitas empresas aqui da serra poderiam ajudar a orquestra a partir desse recurso e é este nosso segundo passo”, conta.

ALAM A Alam tem 56 anos de existência e dispõe de atividades complementares no contraturno do período escolar, au-

xiliando estudantes nas tarefas e trabalhos escolares, além de desenvolver projetos de música através da orquestra e do coral, dança (balé) e artesanato. Para incrementar a renda, a instituição vende materiais recicláveis adquiridos com doações sob os preceitos da sustentabilidade e executa um projeto de reciclagem do óleo de cozinha em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Outra iniciativa é o projeto da compostagem junto à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A Alam sobrevive de doações, por voluntários que contribuem mensalmente, eventos (macarronada, churrasco e bingo) e convênios com a prefeitura e governo do Estado, segundo a presidente Eronilda Catarina Würzius.



teatro trocado por material mais resistente e de qualidade. ARTE

FCL dá novo rumo à arte e cultura lageana TAINA BORGES

O ano 56

57

revista visão d e z . | j a n . 15

Novo ano, mais cultura Programado para março de 2015, o Salão do Livro da Serra Catarinense abre o calendário de eventos literários de Santa Catarina. Por conta do sucesso da primeira edição, está inserido no grupo das grandes feiras do gênero, como a de Joinville e Jaraguá do Sul. Este ano, mais de 21 mil pessoas visitaram os salões em homenagem a João Rath, Jaime Luiz Cani e Márcio Camargo Costa. A comercialização de livros passou de 25 mil volumes. Todos com valores bastante acessíveis.

A ideia de possibilitar a experiência de conhecer a cozinha lageana, aprimorar o paladar e ter a gastronomia como transformador cultural veio com o Sabores de Lages. No festival gastronômico foi possível comer bem, frequentar lugares diferentes e com um preço acessível. Os 15 estabelecimentos ofereceram pratos especiais pelo valor de R$ 19,90. Idealizado pela FCL, o evento teve como parceiro o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Caixa Econômica Federal.

Escola de Artes e Teatro Marajoara recebem melhorias

Em 2014 Escola de Artes: 600 alunos em 14 cursos Teatro Marajoara: 80 eventos para mais de 24 mil pessoas Exposições: 10 mostras de artistas lageanos Cinema: 1500 espectadores

Para melhor atender os mais de 600 alunos dos 14 cursos da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, a FCL fez reparos importantes no prédio. As salas onde ocorrem as aulas de dança ganharam espelhos e pintura nova. Os banheiros foram reformados e a parte externa tem outras cores. Já o Marajoara, teve o piso do espaço de entrada do

Participação especial do Humberto Gessinger - Salão do Livro

Fetel

Exposição África no MTC foto | Sandro Scheuermann

Outro evento abraçado pelos lageanos foi o 35º Fetel. O ano de 2014 marca a transição de modelo numa perspectiva de que o evento seja espaço de fomento às artes cênicas e estímulo para o surgimento de novos grupos e espetáculos teatrais na cidade de Lages. Durante os seis dias de Fetel, mais de 12 mil pessoas assistiram aos 24 espetáculos divididos nas categorias adulto, de rua e para crianças.

Gastronomia em alta

Entre visitas espontâneas e agendadas, cerca de sete mil pessoas estiveram no Museu Thiago de Castro neste ano. No espaço foram apresentadas sete exposições com parcerias institucionais. Houve cinco oficinas no período de férias e outras 11 para professores. A instituição organizou a 9ª Semana de Museus. Essas atividades foram desenvolvidas paralelamente à salvaguarda do acervo, que consiste em procedimentos de conservação e documentação realizados nos três acervos que a instituição possui: documental, bibliográfico e museológico.

foto | Sandro Scheuermann

está terminando positivamente para a Fundação Cultural de Lages (FCL). O movimento cultural na cidade vem ganhando força e a cadeia produtiva do setor revelando oportunidades para artistas locais. Ações foram consolidadas e novidades apresentadas à população. Idealizados e executados em 2014, o Salão do Livro da Serra Catarinense e o Festival Gastronômico Sabores de Lages conquistaram o público e resultaram em sucesso. A retomada do Festival de Teatro de Lages (Fetel), a regulamentação do uso de espaços para exposições, as sessões de cinema e as aulas ofertadas pela Escola de Artes Elionir Camargo Martins deram mais dinamismo às atividades e acesso às artes. E mais uma vez a Arena Cultural e as Sapecadas mostraram a diversidade cultural aos visitantes da Festa Nacional do Pinhão.

Thiago de Castro: pesquisas e visitas

Aulas da Escola de Artes

Fetel


Respeite os limites de velocidade.

APROVEITE OS PREÇOS ESPECIAIS DA TOKIO VEÍCULOS, FAÇA O CHECK UP DO SEU HONDA! REVISÃO

30.000km 50.000km 70.000km 90.000km

DESCONTÃO

PROMOÇÃO

Troca de Óleo com filtro

R$

R$

de desconto na mão de obra para carros fora da garantia

Total R$139,90

Para todos os modelos Honda conforme ítens que constam no manual da montadora

Validade: Dezembro/2014 Valores e descontos sujeitos a alteração sem aviso prévio. RIO DO SUL 47 3531.7100 LAGES 49 2101.0770 TOKIOVEICULOS.COM.BR F/TOKIO.VEICULOS

SCL 0006-14B AN MBA CRICIUMA 200x125MM.pdf

1

26/08/14

15:36


ANIVERSÁRIO

58

59

MYATÃ 70 anos de qualidade e tradição O nome Myatã é de origem Tupi e significa “Fortaleza/Firmeza”. A rede Myatã comemora 70 anos e soma seis lojas em Lages, duas em Curitibanos e uma em Porto Belo. A empresa emprega mais de 600 pessoas, sempre priorizando o bom atendimento, a qualidade dos produtos e a responsabilidade social.

A empresa

revista visão d e z . | j a n . 15

foi fundada em 30 de novembro de 1944, na cidade de Caçador, pelos irmãos Reinaldo, Hermínio e Luiz Maffessoni. A empresa atuava com moinho de trigo e comércio de secos e molhados. Em 1968 inaugurou na mesma cidade a primeira loja de supermercado, passando a atuar no ramo supermercadista e tornando-se uma das marcas mais lembradas do setor no estado catarinense. Em 1981, com três lojas em Lages e por ocasião de uma cisão na empresa, a matriz passou a ser na “Princesa da Serra”, onde permanece até hoje. Atualmente, possui 600 colaboradores, gerando direta e indiretamente mais de dois mil empregos.

Nova administração Em 2005, os proprietários resolveram criar um conselho e passaram o controle da empresa para Pedro Dirceu e Irineu Ceron. “Senti medo, mas não tinha escolha, pois ha- Pedro Dirceu Ceron via passado toda minha vida profissional na mesma empresa”, comentou o diretor, Pedro Dirceu Ceron. A marca desta administração foi a modernização das lojas e a renovação dos equipamentos, o que garante o atendimento de 500 mil pessoas por mês e o número de reclamações em 2014 é quase

Rede conta com 9 lojas em algumas cidades de Santa Catarina

nulo. “Nós procuramos sempre garantir ao nosso cliente produto e serviço de qualidade”, declara Dirceu. Ceron afirma estar vivendo junto com a Serra Catarinense um momento bom. “E por manter a crença na cidade e toda a Serra Catarinense, queremos participar desse momento especial que vivemos. Esse é o fator motivador para que em 2015 continuemos a investir, desta vez na reforma e ampliação da filial Myatã da Rua São Joaquim, que depois de ser concluída proporcionará aos nossos clientes maior conforto e variedade, além do nosso tradicional atendimento. Acreditamos que seja motivo de orgulho fazer parte de uma empresa que este ano completa 70 anos, mostrando a força do trabalho, criando uma história, conquistando o respeito da sociedade, fornecedores, clientes e colaboradores”, informa.

Produtos: Gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, utensílios domésticos. Mercado: Serra Catarinense e Litoral de Santa Catarina Tempo: 70 anos Colaboradores: 600 funcionários diretos Endereço: Seis lojas em Lages, duas em Curitibanos e uma em Porto Belo, além de centro de distribuição e escritório central, localizado na Av. Papa João XXIII, nº 111, Lages SC Telefone: (49) 3221 2400 Site: www.supermyata.com.br


Pinóquio: do PrincíPio do Prazer ao PrincíPio da realidade

A

plaudido em pé! O musical brilhantemente apresentado pelo Colégio Sigma no dia 13 de novembro – em roteiro, cenário e figurino – foi parte das comemorações dos filhos da terra pelos 248 anos de Lages. Todos os alunos do Ensino Fundamental I e II participaram de uma forma ou de outra. Cada um contemplado em suas competências e habilidades, para muito além das discussões e do entendimento acerca do tema.

A abordagem mostrava com nitidez o princípio do prazer e o princípio da realidade! Pinóquio, o menino de madeira, como qualquer garoto, é inocente ao ponto de acreditar numa promessa de um estranho e curioso o suficiente para colocar-se em apuros. E que apuros! Desta forma, a história de Pinóquio mostra-se como a própria metáfora do princípio do prazer e as suas aventuras nos permitem ver como conquistamos o princípio da realidade, na vida. Verdadeiramente, a satisfação é tudo o que queremos, especialmente quando somos crianças, dominados por aquilo que Freud chama de princípio do prazer, que vem a ser uma tendência inata do organismo de evitar a dor e buscar

o prazer. Segundo a psiquiatria, esse princípio nos segue durante toda a vida, mas precisa ser modificado pelo princípio da realidade. É desta maneira que surge a nossa história cultural, quando o homem sai do seu autocentrismo e se preocupa com o meio em que vive. Uma visão freudiana para explicar Pinóquio e que nos remete à nossa própria condição humana. Tudo somou. E o resultado Fada - Kaliane Pereira Anziliero e Pinóquio - Arthur Barros Stuani deste esforço conjunto veio regado de orgulho la Schulze Pereira. Com sensibilidade e clarepela conquista e pela superação de muitos za conduziu este grandioso trabalho. desafios. Evidente o trabalho de equipe entre os próprios alunos. Um grande e inesquecível Merecidamente parabeniza-se a equipe aprendizado! Ao criar a famosa frase “Um por Sigma, sempre tão presente e parceira: a todos, e todos por um”, o escritor francês Alequalidade do trabalho é mesmo a soma de xandre Dumas expressou um axioma universal. todas as ações! Cada um, individual e coletivamente, fazia refletir o sentido de humanidade, um dos pontos E, merecidamente, também, parabenizaaltos de Pinóquio. Havia quase um comprome-se os pais: comportamentos como autocontimento da condição humana com o prazer (de fiança, iniciativa, senso de cooperação, de fazer a história) e com a realidade (a condição responsabilidade são assimilados, principalde cada um). mente, pelo modelo daqueles que estão presentes no dia a dia da criança. Os cuidados Isto nos leva a reconhedispensados, de facilitação e apoio, transmicer o princípio montessotem amor e segurança e são levados para riano do autocrescimento toda a sua vida. (aprender a SER) em cada trabalho que o Colégio SigEste é o Colégio Sigma – onde o redimenma realiza. Assim como do sionamento do bom, do belo e do verdadeiro compromisso com o aprenacontece como uma metamorfose: gestão da der a aprender, aprender a aprendizagem e do conhecimento, de modo a fazer e aprender a conviver. desenvolver a capacidade de escolha e disA pedagogia dá o sentido, o cernimento dos limites do ético e do não-étisignificado. Por isso os reco. Só as experiências pessoais o permitem. sultados além das expectaMas é preciso que haja uma cultura escolar tivas. Afinal, o processo é o recheada de dimensões valorativas. que mais importa. Ele ajuda a perpetuar atitudes! Merecidamente parabeniza-se a mentora de todo este projeto: Prof.ª Elisange-

Destaque para os grilos: Gabriel Muniz Duarte e Luiz Felipe Spuldaro

Rita Madalena B. S Ramos Assessora Pedagógica do Colégio Sigma Consultora Educacional e Palestrante ritabsramos@hotmail.com


TECNOLOGIA

OS APPs que você não pode perder Spotify É um dos aplicativos de streaming de músicas online mais populares do momento. Ele conta com mais de 20 milhões de músicas e ainda é possível conhecer novas canções, artistas e descobrir o que os seus amigos estão ouvindo.

60

61

revista visão

O Spotify gratuito permite o streaming ilimitado de músicas no seu computador. No menu principal, é possível ver o que há de novo, seguir alguém, ver sua caixa

d e z . | j a n . 15

CCleaner Vamos faxinar? CCleaner é um programa, para Windows, Mac OS e Android, que realiza a limpeza de arquivos desnecessários armazenados no computador ou celular. Tanto nas versões tradicionais (professional e free), quanto na portable ou mobile o objetivo principal do aplicativo é único: liberar espaço no disco rígido. Com isso, será permitido armazenar mais documentos, músicas, fotos e vídeos no HD. O CCleaner é gratuito, mas também conta com versão paga. A ferramenta

AirDroid Este é um aplicativo quer permite o gerenciamento do seu smartphone ou tablet com Android a partir do computador, utilizando apenas um navegador de internet. O aplicativo dispensa instalações de drives complicadas e cabos, já que todo o processo é realizado via rede Wi-Fi. Transfira fotos, músicas, e toda uma variedade de arquivos de forma fácil e descomplicada, o aplicativo permite tanto o envio de dados pa-

de mensagens, configurar dispositivos, buscar aplicativos, ver listas em destaque, ouvir rádios. E, é claro, acessar sua biblioteca e as listas das quais o usuário é assinante. Para ouvir uma música, basta usar a barra de buscas, na parte superior, para procurar pela canção ou pelo artista. Os resultados vão sendo exibidos conforme digita. Toque na op-

ção que mais agradar para ser redirecionado para a página daquele cantor ou da canção. Ao dar dois toques no nome da faixa, o usuário pode ouvi-la na íntegra.

também abrange os dispositivos móveis. O propósito do aplicativo continua sendo o mesmo: aumentar a velocidade de seu aparelho e remover arquivos inúteis, de forma segura e totalmente gratuita. Ou seja, ele agiliza o seu smartphone ou tablet. O programa pretende, de forma fácil e rápida, desinstalar apps desnecessários visando liberar um bom espaço de armazenamento em seu dispositivo. Com ele instalado, o usuário poderá limpar o ca-

che de aplicativos, pastas de download, histórico de navegadores, conteúdos da área de transferência, bem como deletar logs de chamadas e mensagens SMS individualmente ou, ainda, por período ou por contato.

ra o smartphone como o contrário, o acesso completo do smartphone direto pelo navegador. Todo o processo por ser criptografado com a utilização do protocolo SSL, garantindo maior segurança. O funcionamento do AirDroid é simples. Uma vez instalado no seu gadget com Android, basta acessar o endereço web solicitado pelo aplicativo. Para que o truque funciona é preciso que ambos,

smartphone e computador, estejam sobre a mesma rede Wi-Fi. Pronto, agora você terá acesso a uma grande quantidade de funções que podem ser acessadas pelo navegador.



Altas doses de bom humor

63

62

revista vis達o

d e z . | j a n . 15


63 62

revista vis達o

d e z . | j a n . 15


Disfarce os

BELEZA

“olhos caídos” Algumas mulheres têm o formato do olho que parece com o de um olhar caído. Por isso algumas dicas são essenciais.

Capriche nas sobrancelhas

64

65

O formato das sobrancelhas é crucial para “levantar” o olhar. Por isso, elas devem estar mais elevadas, levemente arqueadas na ponta externa.

sombra levemente escura no canto externo dos cílios inferiores e superiores.

revista visão d e z . | j a n . 15

Experimente mudar o jogo de luzes. O segredo é usar tonalidades claras e iluminadoras (em tons de bege e champanhe), abaixo das sobrancelhas e no ducto lacrimal (cantinho do olho). Passe também em toda a pálpebra para ressaltar.

Máscara a todo momento: Uma boa máscara faz toda a diferença. Mas, antes de aplicá-la, use o curvex. Nunca use-o depois do rímel, pois pode quebrar os cílios. A máscara “levanta” o olhar de toda mulher, em qualquer idade.

Complemente com o delineador: Faça uma linha bem rente aos cílios de cima. Se você não tem prática, use o lápis de olho para obter efeito semelhante. No final da linha, suba o traço em direção à sobrancelha.

Cílios postiços: Usá-los em tufos somente no canto externo dá um visual mais alongado aos olhos, servindo também para disfarçar o aspecto de “olho caído”.

Olhos caídos

Fique longe do lápis preto: É o inimigo número 1 de quem tem “olhos caídos” e pequenos. Mas se você não abre mão dele, use rente à raiz dos cílios inferiores somente do canto externo.

M

Y

CM

MY

Se você tem os cílios grandes, aposte em uma boa máscara, já se eles são pequenos tente usar os postiços, eles realçam e alongam os olhos

CY

CMY

K

fonte | Portal Vital

Ponto chave: para a noite, também opte por sombras claras. Quanto mais você escurecer seu olho, mais “fechado” ele fica. Mas um tom mais escuro no canto externo, em direção à sobrancelha, é indicado. Complemente esfumando uma

Corretivo: Ele dá um ar mais elegante ao look porque suaviza imperfeições, como as olheiras.

C

fotos | Divulgação

Aposte em sombras claras

Lápis bege ou branco é seu aliado: o uso na linha d’água também dá a impressão de olhos maiores e mais abertos. Mas o bege deixa um efeito mais natural.



GASTRONOMIA

66

67

inaugurou loja no Lages Garden Shopping A Specialle levou para o Lages Garden Shopping uma grande variedade de sobremesas. Quem passar pelo local irá se deliciar com as diversas opções, que misturam frutas, sorvete e chocolate. A loja fica logo na entrada da praça de alimentação.

revista visão

Na Specialle,

d e z . | j a n . 15

o cliente também irá encontrar buffet de sorvete, chocolate a granel e balas. O Milk-Shake é o preferido pelos clientes e possui cerca de 1.050 combinações diferentes. O Frozen e as paletas mexicanas de picolés são as novidades. O primeiro é o sorvete de iogurte natural com frutas e o segundo são picolés com polpa de frutas. Entre os sabores das paletas estão: morango com leite condensado, leite trufado, kiwi, paçoquinha, maracujá e brigadeiro.

100% lageano Todos os produtos vendidos na Specialle são totalmente produzidos em Lages, por lageanos, desde o sorvete da Super Frut, até o chocolate produzido na fábrica da Specialle. Segundo o proprietário da loja, Alberto Engel, foi um grande desafio levar a marca para dentro do shopping. “O investimento foi alto. Mas tive muitos apoiadores e não costumo desistir dos meus sonhos. A ideia é montar várias lojas dentro do município e levar franquias para fora”, disse. A loja ficou pronta em 45 dias e Alberto destaca que ainda faltam alguns detalhes, mas que em breve ela estará totalmente concluída. Já na primeira semana de funcionamento, a venda superou as expectativas.

LIANA FERNANDES G UGU GARCIA


Só de Milk-Shake foram vendidos mais de 300 litros de calda. Além da loja do shopping, a Specialle possui um quiosque dentro do supermercado Martendal, na rua São Joaquim, no Centro. “Lá foi o primeiro espaço que montei e agradeço muito ao Jackson Martendal pela oportunidade. Ele é um padrinho para mim”, declarou.

A Specialle terá sempre um cardápio fixo para os clientes, porém serão acrescentados certos itens de acordo com as estações do ano. Como por exemplo, o Fondue no inverno, o chocolate quente normal ou com conhaque. Na época da Festa do Pinhão, os clientes poderão experimentar o Milk-Shake de pinhão. “Novidades nunca irão faltar”, garante Alberto. 66

d e z . | j a n . 15

Chocobaio Uma parceria entre a Specialle e o Inter de Lages resultou no lançamento do “Chocobaio”. Uma barra de 20g de chocolate com 38% de cacau e que possui figurinha dentro da embalagem. Ao todo são 48 figurinhas com jogadores do time principal de futebol deste ano (2014) e de outras modalidades como Futsal Feminino. Tudo para os colecionadores e aficionados pelo time guardarem e ainda saborearem um chocolate tipicamente lageano. Segundo Alberto, o produto está totalmente legalizado e uma parte do lucro das vendas é revertida para o time do Leão Baio (através dos royalties). No ano que vem a ideia é criar um álbum para colocar as figurinhas do time que disputará a primeira divisão do catarinense.

67 revista visão

Hoje a Specialle conta com uma equipe de oito pessoas, sendo a gerente da loja do shopping, Juliana Meire, sócia da empresa. Em um prazo de quatro meses, Alberto pretende contratar mais quatro colaboradores. Segundo o empresário, é graças ao empenho dos seus funcionários que a Specialle está prosperando. “Meus colaboradores ajudam nas metas e desafios e a pouco mais de um ano de existência da marca, o crescimento está sendo vertiginoso”, comentou.

Menu sazonal

Juliana Meire e Alberto Engel, proprietários

Specialle Avenida Dom Pedro II, 2859 Centro - Lages Santa Catarina

49.3224-9689


VIDA & SAÚDE

Acerte nA escolhA dos óculos de sol Considerado um acessório estético, os óculos de sol são essenciais para proteger os seus olhos contra a ação dos raios solares. Mas não pense que o preço é garantia de qualidade – os óculos precisam atender a uma série de categorias para serem considerados ideais aos seus olhos e sua saúde.

68

69

A incidência

direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares que podem resultar na perda parcial ou total da visão. Confira aqui o que levar em conta na hora de escolher o seu óculos novo.

revista visão

Proteção UVA e UVB

d e z . | j a n . 15

Como funciona a absorção da radiação Camada de ozônio Lente comum Lente com proteção

SOL UVC

UVB

UVA

fonte | Minha Vida

A reação natural do ser humano de fechar os olhos é comprometida pela utilização dos óculos de sol, e se as lentes não protegem, os raios ultravioletas passam e afetam a retina mais severamente do que se não estivéssemos usando nada.

Os óculos de sol no Brasil hoje devem estar acompanhados de uma certificação da Associação Brasileira de Produtos e Equipa-

mentos Ópticos (Abióptica), indicando que aquele produto oferece a proteção contra os raios solares. Isso vai garantir não só que seus óculos de sol tenham proteção UVA e UVB, mas que foram analisados para outros parâmetros, como características das lentes e determinação do grau e eixo das lentes. Caso não encontre essa informação nos óculos, converse com o vendedor e peça algum tipo de manual do produto ou comprovante.

fotos | Divulgação

A utilização de óculos de sol cujas lentes não ofereçam proteção adequada é considerado mais perigoso do que simplesmente não usá-los. Os olhos têm mecanismos de defesa naturais, que são acionados quando entramos em contato com a luz do sol - entretanto, esse processo é inibido pela escuridão proporcionada pelas lentes. O resultado não é difícil de adivinhar: em vez de a pupila automaticamente se fechar por conta da luminosidade, ela mantém dilatada por causa das lentes escuras.

As doenças oculares mais associadas à exposição solar são catarata e degeneração da retina. Para saber se os óculos que você comprou são adequados, verifique se ele tem o selo de proteção UVA e UVB na embalagem, lente ou etiqueta.


Superfície regular Outro ponto a ser observado na compra dos seus óculos é a superfície das lentes. Irregularidades dessa natureza podem forçar mais a nossa visão, que, procurando a acomodação ideal, pode nos causar dor de cabeça, visão distorcida ou incômodo. Por isso, conte com o selo do Inmetro ou busque produtos que foram testados com aparelhos específicos para medir a superfície das lentes.

Gradação da cor

Adaptação dos óculos ao rosto A proteção contra a radiação ultravioleta também deve ser observada na adaptação dos óculos ao rosto. Deve ser dada preferência às lentes que envolvam bem os olhos ou que impeçam a penetração de luz pelas das aberturas existentes entre os óculos e a face. Pessoas que fazem atividades envolvendo a exposição contínua ao sol, como corrida, devem considerar óculos maiores, que cubram bem o rosto e os olhos.

Caso o produto que você comprou ou vai comprar não tenha esse tratamento, considere fazê-lo posteriormente em uma ótica.

Cor adequada A cor das lentes também está relacionada à redução de problemas como enxaquecas e fotofobia. Cores que provoquem pouca distorção da visão e das cores do ambiente – como verde, cinza, âmbar e marrom – são as melhores indicações. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), as lentes verdes são mais indicadas para os idosos por realçar o contraste da visão, enquanto as lentes cinza são mais indicadas para quem tem astigmatismo, por reduzirem o brilho, sem distorção da cor. As lentes amareladas realçam a visão noturna, sendo mais indicadas para uso ao entardecer. Por fim as lentes púrpuras são recomendadas para atividades em contato com a natureza, pois ela realça o contraste do azul e do verde. Mas fique atento: cada pessoa se adapta melhor a uma determinada cor de lente. Para alguns, as cores mais escuras podem gerar tontura ou dor de cabeça, enquanto outras se sentem mal com lentes amarelas, por exemplo. Vale testar e escolher a que lhe deixa mais confortável.

68

69

d e z . | j a n . 15

Certifique-se de estar escolhendo uma lente adequada ao seu gosto, que não irá incomodar e atrapalhar sua visão ao sol.

O ideal é que a lente já venha de fábrica com tratamento antirreflexo e antirrisco. Lente riscada atrapalha a visão e pode causar desconforto, principalmente se for na área central. O antirreflexo beneficia principalmente na hora de usar um celular ou outros aparelhos eletrônicos com tela, uma vez que essa luz incide na parte externa da lente, criando um brilho que dificulta a visão.

revista visão

É importante ressaltar que lentes mais claras não protegem mais ou menos do que as escuras – nesse caso, tudo depende do gosto do consumidor. Aqueles que gostam de lentes fechadas podem sentir um incômodo com as cores mais claras e vice-versa, bem como as gradações de cor que podem existir em uma única lente.

Tratamento antirrisco e antirreflexo


Ler

Ouvir

Ver

Jogar

EDER PITZ D IVULGAÇÃO

revista visão d e z . | j a n . 15

Como uma “pegada” de trilha sonora cinematográfica, “The Endless River” não se equipara às obras primas coHomeland mo o “Dark Side Of The Moon” ou “The Wall”, mas se junta com dignidade à obra da banda, sem se tornar uma mancha indesejada. Pode ser encarado como uma homenagem a tudo que foi internacionais como o Se você ler a sinopse feito pelo conjunto entre 1967 e 1994. Emmy e o Globo de Oudessa série americaUm belo epílogo de uma trajetória ro. O que se vê no decorrer Redenção e muito sangue numa obra anna, lançada em 2011, vai brilhante na história da música, das temporadas é uma excelêncorada no estilo punk rock que mistura pensar: “isso é só mais uma e merece toda a celebração cia incomum no roteiro. trilha sonora perturbadora, e uma história para celebrar o orgulho que está recebendo. construção bem conduzida americano ferido após o 11/09, mosA inclusão de novas perguntas na trama a do roteiro. trando como eles são heróis e como os cada novo capítulo e a profundidade dos pervemos erroneamente”. Mas não é. sonagens só tornam a série ainda mais viciante. O ritmo narrativo empregado em “Homeland” é um Indo para sua quarta temporada, que estreou no pouco lento para os padrões das séries da moda, leminício de outubro deste ano, a série é um thriller psibrando mais um drama de cinema. Mas uma coisa cológico sobre uma agente da CIA (Claire Danes) posso garantir, as reviravoltas na história vão te rodeada por problemas pessoais e que se consurpreender. vence de que há uma conspiração no resgate de um soldado (Damian Lewis) que havia sido considerado morto. Ela acha que a armação está sendo arOs pernas-dequitetada pela Al Qaeda, que -pau na vida real, Um drama. Um filme cruel, planeja novas ações em mas que são craques mas também lírico. Com a solo estadunidense. A com os dedos, já podem interpretação premiada de Meryl série dramática já comemorar (ok, os que jogam Streep, que naquele ano ganhou seu conquistou vábem também). Desde outubro dessegundo Oscar, o filme conta a história rios prêmios se ano, a franquia mais blockbuster do de uma mulher marcada pelos fantasmas do planeta, trouxe ao mercado inovações releNazismo e que se envolve com um homem amovantes que deixam o jogo ainda melhor e mais roso e problemático. Sofia é uma das balanceado. Com versões para Xbox One, Xbox 360, grandes personagens do cinema que vai ficar PCs, PlayStation 3 e PlayStation 4, Fifa 15 está mais para sempre na memória, pelo menos na minha. rápido e fluido para jogar do que nunca. Os atletas são mais hábeis tanto para correr, como para driblar e desarmar. Outro Um convite para ver ou rever esse que se tornou um ponto bacana do jogo é a inteligência artificial que evoluiu considemarco do cinema mundial, lançado em 1982. A história é o ravelmente em relação à versão anterior. O jogo é de futebol, mas faça as retrato da tragédia humana, pois expõe o dilema da mãe polocontas comigo: visual ainda mais realista + goleiros mais humanos + nesa, filha de pai antissemita, que, presa num campo de concentratorcida participativa + todos os craques da atualidade a seu dispor = ção, precisa fazer a escolha mais difícil de sua vida. Prepare os lenços. E horas e mais horas de futebol bem catimbado e competitivo. a pipoca também para as 2h30min de filme!

15

71

A

FI FA

70

Foi dessa forma que encarei o clássico de 1976, Taxi Driver. Atrás da direção impecável de Martin Scorsese, ninguém menos que Robert De Niro para interpretar um veterano da Guerra do Vietnã, que começa a trabalhar como motorista de taxi à noite. Ao vagar pelas ruas de Nova Iorque, Travis, o protagonista mentalmente instável, se torna cada vez mais violento ao testemunhar as contradições do mundo ao seu redor, mas busca dar sentido à sua vida ao tentar salvar uma prostituta adolescente (Jodie Foster – que tinha apenas 12 anos na época) da vida (nem tão) fácil.

Desde início de novembro, talvez para antecipar o Natal dos fãs, o décimo quinto álbum “The Endless River”, dito como o último disco da banda inglesa Pink Floyd, chegou ao mercado. O trabalho é uma homenagem de David Gilmour para Richard Wright, tecladista da banda, falecido em 2008. Encontramos em The Endless River 18 canções inéditas, sendo que 17 delas são instrumentais. Vale lembrar que Roger Waters não se envolveu em nenhuma etapa do disco.

En dl es s

Dia desses ouvi alguém dizer – com propriedade – que “todo filme é novo se você ainda não o assistiu”.

T he

Taxi Driver

Ri ve r

Um pequeno guia para entretenimento de alta qualidade

a lh co

Es

de

fia So


Alexssandro Turello de Macedo comemorando seu aniversário dia 01/12, ao lado de sua esposa Cristiane

Você na Revista Visão

Evaldino da Silva e sua esposa Elsbeth Elly da Silva

70

71 revista visão

Henrique Yared dos Santos, Larrisa Yared e Alfredo dos Santos

d e z . | j a n . 15

Ismael J. de Lima Os empresários Iolanda Wolfart e Mauro Wolfart

Michel Paim, Presidente da Câmara Municipal de São Cristóvão do Sul

Este espaço é exclusivo para assinantes. Envie sua foto:

Sonia Carnevalli, Presidente Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar da Região Serrana - SAAERS

mural@revistavisao.com.br

Leonir Ribeiro Silva, diretor LRS Serviços de Otacílio Costa


Pensando bem MARCO CORDEIRO

marco@revistavisao.com.br

72

73

Os filhos e as raízes Um

revista visão d e z . | j a n . 15

jardineiro plantava árvores diariamente e com muito amor no que fazia. O que diferenciava seu trabalho é que nunca regava as mudas. Questionado, respondia com o argumento genial que regando, as raízes dessas plantas acomodavam-se na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima. Não regando, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes migrariam para o fundo em busca de água e de várias fontes de nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo. Resultado disso é que durante as tempestades as árvores plantadas por este jardineiro resistiam implacavelmente às intempéries, enquanto as demais, regadas normalmente, sucumbiam, vergavam com muito mais incidência e perigo à sua integridade. O assunto lembra nossos filhos e alunos. Queremos dar as respostas prontas ou desafiá-los a pesquisar? Precisamos fazer tudo por eles ou ensinar a gerir suas dores, seus percalços e tudo aquilo que passamos (e continuamos passando)? Pode ser uma pergunta óbvia e ululante, de fácil resposta, mas que, percebendo com um pouco mais de atenção, remete pais e professores à vala comum do mais fácil. Entendo que criar é moleza, difícil é educar, inserir valores e especialmente VIVER esses valores. Nunca consegui como gostaria e não estou sozinho nesta angústia. É comum a sensação de termos apertado em excesso

ou afrouxado demais o laço quando se trata dos pequenos. Essas raízes que retrato no início do texto são o caminho pessoal e intransferível que cada um deve trilhar. Içami Tiba com frequência alerta em seus livros, “Tudo que fizermos pelos filhos, eles não farão por eles mesmos”. Lindo, audível, incorrigível na teoria, mas um desafio que, sem hipocrisia (sim, pais e professores, temos o hábito de ver somente nos outros as limitações que são peculiares a nós) é impraticável na sua totalidade.

Eu sabia tudo sobre a educação dos filhos até ser pai.

Porém, mesmo com esse pessimismo aparente, minha fala é otimista, esperançosa, já que o caminho mais árduo e menos estável é o que pode sugerir progresso, avanço e melhorias. Nós mesmos somos essas árvores, que na falta da água fácil, vinda de cima, precisamos sofrer, questionar e refletir sobre nossas ações e fortalecer nossas raízes, mesmo que seja pela via mais dolorida. Educar é assim mesmo, como se tivéssemos dois remos, um escrito ACREDITAR, outro AGIR. O barco só sai do lugar se trabalharmos ambos.


Referente ao trabalho artístico, logotipos e propriedades da Disney © Disney

EM JANEIRO NOVA LOJA CVC NO SUPERCENTER ANGELONI Ninguém vende pacotes turísticos mais baratos que a CVC.

APROVEITE PARA IR ATÉ A NOSSA LOJA CVC NA VIA GASTRONÔMICA

 3222-0887


Panorama PAULO RAMOS DERENGOSKI Jornalista e escritor derengoski@revistavisao.com.br

Cinema sempre Mais 74

75

revista visão d e z . | j a n . 15

do que arte contemporânea, o Cinema é arte de homens e mulheres contemporâneos. Por isso sempre é bom citar alguns filmes que marcaram, de forma indelével, os tempos atuais. Para ficar só nos clássicos, que a TV pode exibir.

• Blade Runner - Caçador de Androides, de Ridley Scott, ficção consciente.

• Cidadão Kane, de Orson Weller, pelo aspecto totalizante.

• Ivan, O Terrível, de Eisenstein, a ditadura.

• O Encouraçado Potemkin, Eisenstein, pela montagem revolucionária.

• A Paixão de Joana D’Arc, de Cart T. Dreyer, o uso do primeiro plano.

• Tempos Modernos, de Chaplin, pela profecia bem humorada do futuro.

• Oito e Meio, de Fellini, lirismo em cena.

• O Vampiro de Dusseldorf, de Fritz Lang, suspense que antevia o nazismo.

• Um condenado à Morte Escapou, de Robert Bresson, secura na tela.

• Roma, Cidade Aberta, de Rosselini, neo-realismo emergente. • Acossado, de Godard, pela quebra do ritmo e falsas ligações. • No Tempo das Diligências, de Ford, o primeiro grande western.

• O Leopardo, de Visconti, a história. • Danton, de Wadja, ainda a história.

• Nashville, de Robert Altmann, o coração da América.

O cinema é uma arte de homens e mulheres contemporâneos

• O Anjo Exterminador, de Bruñel, mal estar do totalitarismo. • Nosferatu, de Murnau, primeiro grande vampiro.

• Farenheit 11/09, as vísceras da América.

• O Anjo Azul, de Von Sternberg, mulher como “fatalidade”.

• Os sete Samurais, de Akira Kurosawa, faroeste no Japão.

• Scarface, de Howks, gângster em estado puro.

• Era uma Vez no Oeste, de Sérgio Leone, faroeste Universal.

• Os Incompreendidos, de Truffaut, a infância difícil.

• O Garoto, de Chaplin, comovente às lágrimas.

• 2001, Odisseia do Espaço, de Kubrick, a ficção científica.

• O Último Ato, de Pabst, como as guerras terminam.



ALMANAQUE ALMIRANTE SOARES FILHO Comerciante e ensaísta almirante@revistavisao.com.br

Algumas Igrejas de Lages Convento Franciscano

76

77

revista visão d e z . | j a n . 15

Em 21 de dezembro de 1915 aconteceu o lançamento da pedra fundamental do Convento Franciscano São José do Patrocínio. Completará em 2015 cem anos de existência. A presença franciscana em Lages data de 1767 quando aqui estiveram os missionários Frei Thomaz de Jesus e Frei Manoel Natividade Teixeira. Em 1891 chegaram os freis Armando Bahimann, Herculano Limpinsel e o Frei Rogério Neuhaus.

Igreja Santa Cruz Entre 1870 a 1872 o Pe. Antônio de Carvalho, então vigário de Lages, fez construir a primeira capela de Santa Cruz. Ficou nomeado zelador Lourenço Dias Batista. A capelinha envelheceu, o telhado apodreceu e a cruz apareceu por cima da cobertura, daí surgindo a lenda de que a cruz estava crescendo. Diante deste fato, e da precariedade da igreja, por ordem de alguém, a cruz foi levada para a catedral. Mas o povo não aceitou e protestou. Foi então que Dom Daniel nomeou uma comissão que se encarregou da construção, no mesmo local da capela, de um templo dedicado a Santa Cruz. Foi inaugurado em 17 de maio de 1931.

Igreja do Navio Em 1957 um grupo de moradores do Morro Grande reuniu-se para angariar fundos para a construção da igreja. Construída em formato de navio em homenagem a N. S. Aparecida. Após

incêndio na casa paroquial (1974), a igreja, que era de madeira, foi demolida em 1983 dando lugar ao templo atual.

Catedral Diocesana Está construída no local onde já foram levantadas duas igrejas. A primeira construída por Antônio Correia Pinto, por volta de 1774 resistiu até 1849, quando praticamente em ruínas, foi demolida. A segunda começou a ser erguida em 1855 e após trinta anos, estava concluída somente a capela-mor em estado precário. Em 1875 começou a ser construído um prédio de alvenaria para servir de igreja matriz provisória, devido ao estado

A Catedral Diocesana está construída no local onde já foram levantadas duas igrejas.

precário da matriz, sendo a mesma demolida em 1904. Em 1912 eram iniciadas as obras da atual Catedral Diocesana, com o projeto do arquiteto Augusto Scheidgem da cidade de Bonn, Alemanha. Em 1927 o Papa Pio XI aprovou a criação da Diocese de Lages elevando a Igreja Matriz à categoria de Catedral Diocesana. Sendo o seu primeiro Bispo Dom Daniel Hostin, falecido em 1973. A catedral Diocesana foi efetivamente inaugurada em dezembro de 1929. Um Feliz Natal a todos!


Imagens meramente ilustrativas. Certificado de Autorização CEF 6-2311/2014

Compre acima de R$50,00 nas lojas participantes e concorra a 101 prêmios incríveis, para deixar seu Natal ainda mais feliz!

Realização:

Patrocínio:

Apoio:

Onix Zero Km

Motos Honda Zero Km

TVS Led 32”

Bicicletas 18 marchas

Consulte o regulamento e datas dos sorteios no site www.cdlages.com.br


OZÓIDE

Um olhar para muito além do óbvio

Alienígena, intelectual e olheiro ozoide@revistavisao.com.br

Como a corrupção se manifesta

78

79

CORRUPÇÃO POR TODOS OS LADOS

revista visão

Nunca

d e z . | j a n . 15

se ouviu falar tanto em corrupção como nos últimos tempos. Para citar apenas alguns dos casos mais recentes, vejamos: É corrupção e escândalos a perder de vista na Petrobras (com bilhões de reais roubados e distribuídos a corruptores e corrompidos), é corrupção nos governos estaduais (esquema do superfaturamento nas obras do metrô de SP, por exemplo), é corrupção na Prefeitura e na Câmara de Florianópolis (que a Polícia Federal batizou de “Operação Aves de Rapina”); é corrupção em Lages (Operação “Águas Limpas”)... E por aí afora...

Ajude-nos a construir esse espaço: elogie, critique ou denuncie !

ozoide@revistavisao.com.br

Mas afinal, o que é essa tal de corrupção? Para você entender melhor o que significa esse conceito tão difundido – e tão nocivo à sociedade – fomos buscar algumas definições nos dicionários e no Google. Veja algumas: 1. “´Suborno; ato ou efeito de corromper; podridão; decomposição; putrefação; atividade contrária à lei e à moral”; 2. Vem do latim corruptus, que significa “quebrado em pedaços”. O verbo corromper significa “tornar pútrido”. A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para

o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo. 3. É o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma ou um pequeno grupo de pessoas e se prejudicam outras. É tirar vantagem própria utilizando-se do poder atribuído.

Revelam práticas corruptas • Favorecer alguém prejudicando outros. • Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa. • Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra. • Até mesmo desviar recursos de um condomínio.

A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo. Essa prática, infelizmente, está presente nas três esferas do poder (Legislativo, Executivo e Judiciário). O uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência. Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, que depende puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infraestrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos). Quando o governo não tem transparência em sua administração, é mais provável que haja ou que incentive essa prática. Não existe país com corrupção zero, embora os países ricos e democráticos tenham menos corrupção, porque sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos, sendo assim mais difíceis de enganar.


Sou a favor de qualquer CPI sobre a Semasa. Entendo que não há razão nenhuma para se recolher de expor números e procedimentos. Não há nada o que esconder. Pelo menos da minha parte. Prefeito Elizeu Mattos – falando sobre prisão o episódio de prisão de seu motorista Toninho quando recebia R$ 165 mil em dinheiro de empresários da Viaplan, que presta serviços à Semasa.

Centro de Lages com ruas completamente esburacadas em função das obras do cabeamento elétrico subterrâneo (não teria como fazer essas obras sem deixar as ruas em estado tão lamentável?); Obras de revitalização do Colégio Rosa ainda sem data para terminar; Destino do Colégio Estadual Aristiliano Ramos ainda incerto e duvidoso (está fechado há três anos e ninguém sabe o que será feito); Antigo prédio da Casan em Lages transformado num “covil” de desocupados e completamente depredado e abandonado;

É só ligar o noticiário: parece não haver mais inocentes no Brasil de hoje. Não há quem não pareça suspeito, até os insuspeitos. Colunista Sérgio da Costa Ramos - em sua crônica no jornal Diário Catarinense

Lages Garden Shopping abrindo as portas à comunidade, atraindo centenas de consumidores e gerando dois mil empregos diretos; Crescimento do Ensino Técnico Profissionalizante na cidade com entidades como SENAI, IFSC e SENAC atraindo centenas de jovens estudantes a cada ano; Agilidade da Prefeitura e da CEF na liberação do FGTS às famílias lageanas atingidas pelo granizo; Obras das vias marginais da BR-282 no perímetro urbano de Lages praticamente prontas, deixando a cidade com aspecto de modernidade; Inter de Lages de volta à série A do Catarinense de futebol depois de muitos anos, lugar de onde o time jamais deveria ter saído;

Pessoas que falsificaram comprovante de residência para tentar sacar o FGTS da CEF em função da chuva de granizo;

Secretaria de Obras de Lages retomando as pavimentações em algumas ruas no centro da cidade;

Obras federais e estaduais paradas ou em ritmo de “tartaruga” neste final de ano e início de novo governo.

CDL de Lages e Garden Shopping sorteando ótimos prêmios aos clientes do comércio local neste Natal.

Subi ndo

Descendo

Prisão em flagrante de pessoas muito próximas ao prefeito de Lages com uma mala de dinheiro da Viaplan que seria para pagar propina a agentes públicos;

78

79

d e z . | j a n . 15

Mário Hoeller de Souza - vereador do PSB de Lages, que propôs CPI sobre o assunto na Câmara de Lages

Entre Aspas

Promotor Joel Rogério Furtado Junior – Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco de Lages).

revista visão

Se o prefeito disse que não tem nada a esconder sobre o episódio, não vejo porque será contra a instalação de uma CPI. Quem não deve, não teme.

Era um esquema reiterado de corrupção feito por uma organização criminosa para desvio de dinheiro público com o pagamento de propinas vultosas.


foto | Gugu Garcia

PASSATEMPO

Independente dos acertos, a diversão é garantida

80

Difícil vai ser você desistir antes de encontrar 10 pequenas diferenças nessas imagens. Boa sorte! 81

revista visão d e z . | j a n . 15

Resultado da edição 102 - Novembro 2014

A Orquestra Sinfônica de Lages marcou presença na inauguração do Lages Garden Shopping






Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.