
2 minute read
Roteiro do Nordeste para escapar do frio
from Revista Unick
Destinos do Nordeste pra você escapar da friaca
Preparamos essa matéria especialmente pra você! Isso mesmo! Pra você que não vê a hora do verão chegar e de todo esse frio ir embora. Já que acelerar o tempo não dá, é possível fazer as malas e mergulhar nas maravilhosas praias de nosso litoral. Mas como o Brasil é abençoado por Deus, bonito por natureza e tem muitas opções de destino para escapar um pouco do frio, vamos focar em opções pelo nosso nordeste, combinado?
Advertisement
Começamos pelo histórico e pernambucano Cabo de Santo Agostinho, distante apenas 34 km de Recife e no meio do caminho para outro paraíso: Porto de Galinhas. Antes de ressaltar suas atrações, vale fazer uma breve contextualização histórica. O Cabo teria sido descoberto pelo navegador e explorador espanhol Vicente Yañez Pinzón, em 1500, embora a data, em todos os documentos oficiais, aponte tal fato para o ano seguinte, 1501.
Falando em pontos turísticos e praias, uma dica legal em Santo Agostinho é a Pedra do Xaréu, que tem seu charme e sua beleza natural. No entanto, vale dizer que o acesso é um pouco difícil, já que é feito por uma viela com casas nas laterais. Tirando esse perrengue nível básico, vale muito a pena. O mesmo vale a pena também podemos aplicar ao Mirante de Itapuama, com sua vista para a praia do Paiva, que é a maior da cidade, e também para faixa de areia homônima ao nome do mirante.
Fechando nossas dicas por Santo Agostinho, paramos agora numa atração que muitos podem considerar exótica, mas que seguramente vale vivê-la para depois contar o que achou. Falamos do banho de argila, também conhecido como um bálsamo para a pele. Se você ficou na dúvida, aqui vai um empurrãozinho: a estrutura em Itapuama, local onde fica essa piscina nada convencional, é bem legal. Ou seja, se bater um arrependimento, dá pra correr pra ducha e tirar tudinho ali, na hora.
Mas se praia lembra sossego e quem viaja quer relaxar, que tal uma parada em Aracaju, mais precisamente na Praia do Refúgio?! O legal é que Refúgio tem características mais desertas, o que significa pouca probabilidade de aglomeração e curtir o refúgio sem culpa. No entanto, é importante dizer que em qualquer tempo há possibilidade de uma agitação maior no mar, o que não chega a ser um grande problema. É só ficar esperto e evitar ir para muito longe de onde dá pé.
Concluiremos nossa conversa pela Praia dos Náufragos, também em Aracaju. Quem já passou por lá garante que vale a visita, mesmo ela ficando um pouco mais afastada dos hotéis de ponta de Aracaju, o que também pode significar ambientes menos aglomerados.
Para quem está se perguntando, Náufrago tem esse nome, pois foi cenário das gravações do filme com Tom Hanks. Brincadeira. Era só pra não perder a piada mesmo. Fato é que ocorreu mesmo um naufrágio nos distantes 1900 e daí sim surgiu a inspiração ou o ponto de referência para a Praia dos Náufragos.
Deposiphotos
Aracaju, Sergipe
Divulgação
