
3 minute read
Gol celebra cultura indígena
from Revista Unick
GOL celebra e apoia a cultura e a representatividade indígena
A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia doméstica brasileira, fez do dia 19 de abril um ato para comemorar o Dia do Indígena, reforçando seu compromisso com o respeito, a empatia e a solidariedade àqueles que, com sua história, herança e seu trabalho, contribuíram e contribuem enormemente para a geração da arte e da cultura brasileira: os povos indígenas.
Advertisement
Celebrar a importância dos indígenas na formação racial brasileira, dar voz a esses povos que vivem em território nacional - são centenas, com culturas e características diferentes entre si - e lutar por sua representatividade na amplitude de espaços que compõem a sociedade é dever de todos e de cada um. Um país que não se conhece e, por consequência, não enaltece suas raízes, dificilmente vai compreender o mundo e suas verdades, assim como avançar com clareza rumo ao futuro.
Em agosto de 2020, a Companhia apresentou aos brasileiros a iniciativa chamada Aproximando Distâncias, que em abril deste ano completou 8 meses de existência. Trata-se de um portal sem fins lucrativos para a GOL, concebido pela Companhia em parceria com a agência Spray Content, e agora também com o apoio da Smiles. Ele reúne conteúdo e uma loja virtual (e-commerce) repletos de criações advindas de comunidades, artistas, artesãos e culinaristas de todas as regiões do Brasil, com suas múltiplas influências.
O objetivo do projeto é solidarizar-se com criativos que dependem exclusivamente do turismo para manterem ativos seus negócios - turismo este amplamente afetado pela pandemia do coronavírus e suas restrições. Pelo portal http:// www.aproximandodistancias.com. br, é possível apreciar facetas da cultura material e imaterial brasileira e adquirir e receber em casa objetos utilitários e decorativos, adereços, bijuterias e guloseimas que são um retrato de um país cheio de personalidade.
Vem do Norte, especificamente do Amazonas, a artesã e pedagoga Clarice Duhigó Tukano, dos povos Tukano. Ela é coordenadora da AMARN - Associação das
Artesão Alex Medina
no aR
Itapemirim recebe Certificado de Operador Aéreo
A Itapemirim Transportes Aéreos, nova companhia aérea do Grupo Itapemirim, foi aprovada no final de abril no processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Com isso, o Grupo passa a ter oficialmente o Certificado de Operador Aéreo (COA) e ganhou concessão para operar voos comerciais de passageiros em todo território nacional.
A aprovação junto à ANAC comprova que a Itapemirim cumpre rigorosamente todas as normas, padrões e regulamentos da agência para operar voos regulares de passageiros no país, além de ser um atestado em relação aos padrões de segurança da companhia aérea. O início das vendas das passagens aéreas deve acontecer em breve, diretamente pelo site www.voeita. com.br e em agências de viagem. A data de início dos primeiros voos comerciais da companhia também deve ser anunciada em breve, assim como as rotas que a Itapemirim irá operar.
“Estamos presenciando um marco importante dentro da história da aviação civil brasileira. Hoje, temos orgulho de anunciar que cumprimos, dentro do prazo oficial, todos os requisitos exigidos pela ANAC. Esse sonho só foi possível pelo empenho de todos os diretores e colaboradores do Grupo Itapemirim”, comemora Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim. Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro, que reúne 60 mulheres oriundas dessa região e hoje residentes em Manaus. Na associação, elas exercitam habilidades intrínsecas à sua origem e perpetuam tradições ancestrais ao confeccionar cestarias, bijuterias e peças decorativas, sempre com a fibra de tucum, retirada da palmeira de mesmo nome e abundante no Alto Rio Negro.
Divulgação
