2 minute read

Entrevista com o prefeito Tite Campanella

“Cem dias é mais do que eu esperava e menos do que eu queria”, afirma Tite

Guilherme Renso

Advertisement

A nova gestão municipal de São Caetano do Sul completou 100 dias no comando da cidade no último dia 10 de abril. Para falar sobre o início dos trabalhos, a perspectiva de julgamento dos recursos impetrados pelo prefeito eleito José Auricchio Júnior e os planos em uma possível eleição suplementar, fomos até o Palácio da Cerâmica conversar com o chefe do executivo em exercício, Tite Campanella. Confira a entrevista na íntegra.

Qual a avaliação desse trabalho desenvolvido até aqui?

Cem dias é mais do que eu esperava e menos do que eu queria. A gente conseguiu manter a qualidade e o nível dos serviços que a prefeitura presta para a população, mesmo porque repetimos a mesma equipe gestora dos últimos quatro anos. Esse time conduziu São Caetano de maneira exemplar por todo esse período, principalmente na questão da pandemia, que ainda está sendo muito delicada. Eu mudei apenas um nome do secretariado.

Nós conseguimos manter uma estabilidade política e os serviços públicos no mesmo nível. A única troca, por uma questão de perfil, foi na secretaria de esportes. Saiu Marco Astolfi e entrou Renata Trevelin.

A prefeitura está trabalhando com qual orçamento?

O orçamento geral é de R$ 1,7 bi, isso considerando as autarquias. O orçamento direto, só da prefeitura, é de pouco menos de

R$ 1,2 bi. O que a gente tira do orçamento geral para o orçamento direto é o SAESA (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), aquelas tarifas que eles cobram de água e esgoto, a USCS, que cobra as mensalidades, a taxa de lixo, a Fundação Anne Sullivan e a Fundação das Artes, que também tem um orçamento próprio.

Sobre a pendência judicial envolvendo a chapa eleita e, caso o resultado desfavorável seja mantido, você pretende se candidatar?

Candidatura é construção, não é projeto pessoal. Eu já tive essa experiência lá atrás e não adianta você simplesmente dizer que é. A gente faz parte de um time capita Chefe do executivo em exercício, Tite Campanella

neado pelo Auricchio. Mesmo que ele não esteja na cadeira, tem a legitimidade dos votos que a chapa recebeu, de modo que sua participação em um futuro processo de escolha será legítima.

Há também outros ótimos nomes na Câmara, nas secretarias, mas de fato é uma construção. A gente vai construir.

Fotos: Edmilson Magalhães

Como está o andamento das obras no Atende Fácil Saúde ?

O Atende Fácil Saúde deve ser entregue até novembro. Ali nós daremos atenção integral à saúde da terceira idade. Montaremos também naquele espaço a Farmácia 24 horas e teremos um atendimento diferenciado à diagnóstico por imagem. Essas são só algumas das coisas que estamos idealizando para colocar lá.

E quanto à Escola Parque e as obras na Avenida Kennedy?

Sobre a EMI está faltando apenas um pouco do mobiliário para que possamos fazer a inauguração. É uma das quatro escolas que estamos entregando já no começo de 2021. A mesma situação favorável vale para as obras na Kennedy, que está indo muito bem, dentro do cronograma.

Naquele cenário estamos falando de uma questão mais complexa, já que o sistema de rede de esgoto não era mexido há trinta anos e, como sabemos, houve todo um crescimento populacional do entorno, enquanto o tamanho do encanamento continuava o mesmo. Por isso a necessidade de mudar.

This article is from: