Supra Ensino Fevereiro 2014

Page 5

86% apontam como seu maior problema de gestão a questão de atrair e reter bons profissionais. “Assim, empresários desenvolvem ações internas de treinamento e capacitação, buscam novas fontes de recrutamento ou fazem parcerias com sindicatos dos trabalhadores para solucionar o problema”, comenta a administradora de empresas. “A mão de obra está mais cara e menos produtiva, o que leva à perda de competitividade brasileira no mercado global”, aponta Susana. A pesquisa da CNI mostra que dentre as três principais dificuldades decorrentes da falta de trabalhador qualificado, a busca pela eficiência foi citada por 74% das empresas. GESTÃO ENFERMA Outro problema crescente: quem trabalha está doente. Segundo o Ministério da Saúde, 10 pessoas pedem afastamento do trabalho por hora por causa de depressão. E o principal fator é: desvio de caráter de executivos. “Uma amostragem re-

alizada pela HSD com mais de 5.000 avaliações com pessoas ocupantes de cargos de comando mostrou que 20% dos avaliados possuem desvio de conduta, o que leva a diversos tipos de abusos, que chegam a afetar a saúde daqueles a quem comandam”, relata Susana. “As corporações insistem em ignorar o perfil de caráter daqueles que contratam, principalmente, quando geram resultados econômicos. Isso cria um quadro grave, como mostra um estudo realizado pela revista The Week sobre as profissões que mais atraem psicopatas, que, definidos a grosso modo pela publicação, são pessoas que possuem emoções superficiais, estresse, falta de sensibilidade com o sentimento dos outros, irritabilidade, entre outras características. Em primeiro lugar, estavam os CEOs”, conta. Parte da responsabilidade é dos departamentos de RH, onde há pouco investimento na qualificação desses profissionais para que deem o suporte adequado à estratégia

empresarial. “Raro é o RH que está alinhado com a atividade fim da empresa, que sabem algo sobre estratégia empresarial e que são capazes de traçar uma política de gestão de pessoas coerente com essa estratégia”. Um quarto dos que atualmente ocupam funções de comando estará aposentado em cinco anos. Até 2025, serão 40%, segundo levantamento da HSD. Em contrapartida, 35% dos jovens não se interessam por cargos organizacionais, “o que não parece alarmar os CEOs: 25% dos que ocupavam a função em empresas que faturam mais de US$ 10 milhões ao ano ignoram programas de atração e retenção de talentos”, explica. “Somados os problemas sistêmicos do país, que resultam na baixa qualificação da mão de obra, baixa competitividade, o descompasso entre planejamento organizacional e o crescimento econômico nas empresas privadas, vemos um apagão de mão de obra surgindo no horizonte”, conclui a especialista.

COMO LIDAR COM A DESQUALIFICAÇÃO? Enquanto se espera que o sistema educacional lance trabalhadores mais qualificados e produtivos, algumas soluções funcionam como curativo para o problema. (Com informações da Revista Exame)

1. Mudar o modo de produzir, fazer mais com menos gente e investir na automoção tecnológica. 2. Abrir a torneira dos talentos e fechar o ralo; “certas atividades dependem única e exclusivamente de cérebros para existir.

multa em caso de saída. 4. Incluir as mulheres. No Brasil, as mulheres têm um tempo de escolaridade superior ao dos homens. Elas estão mais nas universidades e nos cursos de doutorado. São mais aptas para encarar a economia baseada no conhecimento.

3. Pagar pela fidelidade, investindo em cursos e contrato de permanência com

5. Conquistar os jovens. As empresas querem que os melhores estudantes

se lembrem delas quando forem buscar emprego. 6. Dar uma segunda chance; capacitar por conta própria os candidados que não passam no processo seletivo. 7. Deslocar pessoal entre regiões, levando pessoal já treinado para locais onde a escacez de mão de obra qualificada é ainda maior.

O MELHOR GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA ESCOLAS

Supra Ensino

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.