2 minute read

RAFAEL MACHADO

Next Article
NOSSO MUNDO Miss

NOSSO MUNDO Miss

Comunica O E Transforma O

RAFAEL MACHADO nasceu no dia 09 de abril de 1978, no município de Chapada, no Rio Grande do Sul. Desde cedo, sua paixão pela música o conduziu ao ramo da comunicação social, concluindo sua graduação em Publicidade e Propaganda.

Por meio da paixão pela comunicação, aprendeu a valorizar as diversas formas de se comunicar, principalmente respeitando a diferença entre as pessoas.

Enquanto seus colegas de profissão se voltaram para premiações de peças publicitárias, Rafael trilhou o caminho da comunicação entre as pessoas, o que o levou a descobrir sua vocação na política. Seu trabalho de conclusão de curso abordou o marketing político e seu impacto nas relações humanas.

Ao concluir o curso em 2002, Rafael decidiu buscar oportunidades em Mato Grosso e se estabeleceu por um ano em Tangará da Serra, tendo como primeiro serviço o comércio de Gás de Cozinha no bairro Vila Esmeralda naquele município.

Movido por sua vocação, nunca deixou de perseguir seu espaço na área de publicidade. Acreditando firmemente no potencial de Mato Grosso, surgiu uma oportunidade de trabalho em uma emissora de televisão local. Três meses depois, uma emissora da mesma rede foi inaugurada em Campo Novo do Parecis e ele foi indicado para trabalhar lá.

Durante uma visita para vender um espaço comercial na usina COPRODIA, a diretoria ficou impressionada com o perfil de Rafael e ele acabou sendo contratado para cuidar da publicidade da marca Açúcar Doce Dia, dando início a sua carreira na usina.

Enquanto exercia seu trabalho de marketing , Rafael expandiu suas atividades para áreas como logística e comércio. Ele cresceu dentro da divisão açúcar, realizando vendas em seis estados brasileiros e em três países, construindo uma história de 13 anos na usina Coprodia.

Viajando muito e conhecendo outras cidades, Rafael observou que Campo Novo do Parecis não acompanhava o ritmo de desenvolvimento de outros municípios do Estado. Foi então que decidiu iniciar sua pós-graduação em Gestão de Cidades (Faculdade de Cuiabá). Em 2015, criou um projeto político para Campo Novo do Parecis, visando às eleições municipais de 2016.

O projeto teve sucesso nas urnas, no entanto, seu primeiro mandato não foi fácil. Enfrentou grande alagamento no bairro Jardim das Palmeiras no primeiro ano, uma greve dos professores no segundo, uma tentativa de cassação no terceiro e por fim, a pandemia gerada pelo vírus Covid-19 em 2020.

“Foram desafios extremamente difíceis. Em determinado momento, pensei em desistir da reeleição, mas as pesquisas indicavam que tinha chances de continuar o trabalho e foi isso que aconteceu. Pela segunda vez, obtive êxito” , relata Rafael.

Hoje, somos apresentados a uma nova realidade em Campo Novo do Parecis. Além do agronegócio, o setor imobiliário tornou-se um importante gerador de empregos, uma área que merece ser valorizada nesse momento histórico da nossa cidade.

Não podemos esquecer do apelo turístico que Campo Novo do Parecis possui. O SEBRAE está treinando a comunidade indígena, o que gera frutos a longo prazo. As belezas naturais desta região são incomparáveis.

“Acredito no agro, na expansão imobiliária e no turismo. O agro está vivendo a fase da industrialização. Em resumo, estes são os marcos cronológicos desses meus 21 anos em Campo Novo do Parecis. Frases que ouvi, que ressoam em minha mente e se tornaram meu lema são as duas últimas frases do hino do município: ‘Em cada trabalhador, um braço forte, cada lar traz um pedaço do país, tu jamais serás entregue à própria sorte - Campo Novo do Parecis.’ Isso resume o que eu vejo em Campo Novo com muito orgulho” , conclui Rafael, com gratidão.

This article is from: