
2 minute read
JESUR JOSÉ CASSOL
from Revista Soul
Transforma O E Amor Por
Campo Novo Do Parecis
stante de promover o aprendizado, a inovação, o compartilhamento e tornar a vida dos habitantes mais segura e digna. Cassol também investiu na qualificação dos servidores públicos, oferecendo cursos e treinamentos para aprimorar suas habilidades. Além disso, realizou diversos projetos em diferentes segmentos:
JESUR JOSÉ CASSOL, engenheiro agrônomo e produtor rural, casado com Silvia Fernanda Giacomet, deixou uma marca na educação e cultura durante seu mandato como prefeito de Campo Novo do Parecis, iniciado em 2001. Em sua gestão, Campo Novo do Parecis fez parte da AICE, Associação Internacional das Cidades Educadoras, que parte do princípio de que o desenvolvimento dos habitantes não pode ser deixado ao acaso, onde a cidade educadora tem uma personalidade própria. Seu objetivo permanente é aprender, trocar, partilhar e por consequência, enriquecer a vida dos habitantes.
A cidade educadora deve priorizar crianças e jovens, bem como incluir pessoas de todas as idades em uma formação ao longo da vida. Como membro da ICE, o governo Cassol se responsabilizou pelo desenvolvimento de todas as potencialidades educativas que a cidade contém, incorporando os princípios da cidade educadora em seu projeto político, na qual a educação transcende as paredes da escola para abranger toda a cidade, em um espaço de respeito pela vida e pela diversidade. Por isso, suas ações, como formação continuada dos profissionais e parceria na inclusão com as Irmãs das Pequenas Missões para Surdos, adequação dos espaços escolares e investimento na cultura, como oficinas de dança, música, teatro e festivais de folclore, tiveram o objetivo con-
INFRAESTRUTURA: uma grande mudança ocorreu com o novo traçado da BR 364, que atravessa todo o nosso município. Também duplicou a Avenida Olacir Francisco de Moraes, criou a MT-235, que conecta Nova Mutum a Sapezal, asfaltou grande parte da cidade, construiu a estrada MT-488, ligando a Nova Maringá, melhorou a iluminação pública e as estradas rurais. No entanto, o diferencial foi a criação de um eixo rodoviário por meio dessas melhorias. Durante seu mandato, foram construídos a Casa de Passagem Adulão, o Fórum, a Cadeia Pública e a sede do Reviver, além da regularização da documentação do bairro Boa Esperança.
SAÚDE: inaugurou o Hospital Municipal em parceria com a Associação Pró-Saúde do Parecis e construiu os postos de saúde Itamaraty, Marechal Rondon, Jardim das Palmeiras 2 e Nossa Senhora Aparecida.
ECONOMIA: atraiu indústrias de alimentos renomadas, como Yoki e Parecis Alimentos. Além disso, abriu o Polo Empresarial.
SOCIAL: transformou a Secretaria do Trabalho e Ação Social, oferecendo cursos e treinamentos para qualificar os profissionais locais. Também iniciou o programa Horta Familiar, proporcionando isenção no valor da água para as famílias cultivarem seus alimentos.
“Incentivamos tudo isso com a missão de restaurar a esperança e reavivar o amor por nossa cidade, pois todos nós somos apaixonados por Campo Novo do Parecis. Estamos vivendo um período de desesperança no Brasil, mas minha mensagem é que todos nós façamos essa travessia buscando minimizar os danos, assim emergiremos ainda melhores e Campo Novo do Parecis certamente se tornará ainda mais grandioso. Parabéns ao nosso maravilhoso município pelos 35 anos.” Com grande alegria, Jesur José Cassol conclui sua reflexão.