2 minute read

Cirurgia de retina: Uma arma contra a cegueira

Next Article
Emagrecendo Certo

Emagrecendo Certo

ESPECIAL CAPA

Diariamente, centenas de pessoas são levadas aos consultórios oftalmológicos com diversas doenças retinianas que podem levar à cegueira permanente ou temporária.

Advertisement

DR. LUCAS MELO CRM/PI 4976 - RQE 3194 Oftalmologista

CURRÍCULO • Graduação médica pela universidade estadual do Piauí-UESPI; • Residência em oftalmologia pelo Hospital federal dos servidores do Rio de Janeiro-HFSE-RJ; • Fellowship em Retina Cirúrgica e Clínica pelo Hospital federal dos servidores do Rio de Janeiro HFSE-RJ; • Fellowship em Retinopatia da prematuridade pelo Instituto Fernandes figueira-IFF/FIO CRUZ-RJ; • Membro da Sociedade Brasileira de retina e vítreo-SBRV.

A Cirurgia de retina (Vitrectomia posterior) representa importante ferramenta na recuperação parcial ou completa da visão. Abaixo, enumero alguns dos principais questionamentos a respeito desse assunto: 1- Quais causas de cegueira podem ser tratadas com este método? As principais causas são: sangramentos, descolamento de retina, corpos estranhos intraoculares, complicações de cirurgia de catarata, buracos de mácula e membrana epirretinianas. 2- Existem sinais de alarme para doenças retinianas? Sim, cuidado com moscas volantes, pontos pretos no centro da visão, flashes de luz, manchas de sangue flutuantes e até baixa visual súbita, elas podem alertar para sérias patologias. 3- Existe algum exame de rastreio/ prevenção de problemas retinianos? O principal exame consiste na boa avaliação médica, aliada ao mapeamento retiniano realizado em consultório oftalmológico, tal exame pode vir a ser complementado com tomografia de coerência óptica e ultrassonografia ocular. 4- Quais grupos de pacientes devem estar mais atentos aos problemas retinianos? Além dos pacientes sintomáticos, diabéticos, hipertensos, idosos, pacientes que foram submetidos a cirurgias intraoculares e pacientes com história familiar de doença retiniana devem comparecer anualmente ao especialista. 5- O que é a cirurgia de vitrectomia posterior via pars plana? Tal procedimento consiste em retirar o humor vítreo (gel que preenche o olho) o qual pode ser substituído por ar, gases ou óleo de silicone. Pode ser necessário realizar ainda endolaser, cortes da retina e drenagens internas. 6- Vitrectomia serve para tratar catarata? Não, a cirurgia de catarata consiste na inserção de uma lente artificial, ao mesmo tempo em que se retira o cristalino do olho, ou seja, são procedimentos completamente diferentes, apesar de que a vitrectomia pode ser também usada nas complicações da cirurgia de catarata e como adjuvante no tratamento das cataratas congênitas. 7- A Visão será reestabelecida totalmente após a cirurgia? Depende da patologia e das estruturas anatômicas envolvidas no processo, por exemplo, nos sangramentos intraoculares e complicações pós-cirurgia de catarata, há chance de recuperação completa, entretanto, nem sempre isso é possível. 8- A Cirurgia de retina é uma urgência? Em alguns casos, como no descolamento de retina que não acometeram região central da visão, deve ser feita nas primeiras 24h, caso contrário, o paciente corre grandes riscos de perdas visuais. 9- A Vitrectomia sangra ou leva pontos? Em geral, não há sangramentos externos ou pontos, já que as 3 incisões feitas são microscópicas (0,4 a 0,6mm). 10- Quais os principais avanços da moderna cirurgia de retina? Sem dúvidas, a cirurgia retiniana 3D é o mais recente e excitante avanço no campo das cirurgias intraoculares.

This article is from: