2 minute read

Procedimentos Minimamente Invasivos para o Emagrecimento Facial

Next Article
Emagrecendo Certo

Emagrecendo Certo

Ter o rosto arredondado, contornos faciais aumentados e “bochechas salientes”, são queixas muito comuns nas consultas de harmonização orofacial.

Muitas vezes essa queixa pode não estar associada apenas a um sobrepeso do paciente; existem pessoas magras, que possuem características próprias, geralmente de cunho genético, que também possuem esse maior volume facial. Além disso, existem aqueles pacientes que possuem gordura localizada em regiões da face e pescoço que, embora pratiquem exercício físico e percam peso, permanecem com essa característica de maior volume facial que o desejável para o seu biotipo.

Advertisement

A busca pela diminuição ou afinamento destas características faciais está cada vez mais frequente, uma vez que estamos vivendo a era das “selfies” em mídias sociais.

Na Harmonização Orofacial existem diversas técnicas e procedimentos que nos ajudam a resolver ou amenizar essas queixas que tanto incomodam os pacientes.

O que temos de mais novo no momento para redução do volume facial de forma minimamente invasiva, é o Protocolo de Emagrecimento Facial Guedes-Magalhães. Essa técnica atua especialmente nas laterais da face (região de bochechas) e região submentual (a chamada “papada” ou “queixo duplo”).

Trata-se de um procedimento onde são realizadas injeções de uma substância com ação detergente, que agirá promovendo a liplocasia das células

adipócitas, proporcionando uma redução significativa do volume facial. Associado a isso, são feitas também sessões de laser e vacuoterapia para potencialização dos resultados.

Esse protocolo traz resultados ainda melhores e mais relevantes quando associados a outras técnicas como por exemplo: volumização da região de malar e zigoma (“maçãs do rosto”) e mandíbula e mento (queixo), procedimentos esses que proporcionam uma melhor definição dos contornos faciais. Além disso, quando houver presença de flacidez de pele associada ao aumento do volume facial, ou após a perda do mesmo, também podemos lançar mão de outros tratamentos também minimamente invasivos, como por exemplo o uso de eletrocautério, bioestimuladores de colágeno,

fios de sustentação/bioestimulação e/ou skinboosters, entre outros.

Nessa região da face também encontramos o músculo masseter que é nosso principal músculo mastigatório e que pode estar aumentado por uma hipertrofia, geralmente associada a bruxismo e/ou disfunção temporomandibular (DTM). Esta situação torna a face mais quadrada e larga nas laterais. O tratamento com aplicação de toxina botulínica diretamente nesse músculo reduz sua força e volume, afinando a face e alcançando o contorno facial desejado. Muitas vezes os tratamentos podem e devem ser combinados. Para tanto, o correto diagnóstico deve feito por um profissional devidamente capacitado, a fim de que se atinja o objetivo desejado e se alcance a harmonização facial.

DRA. RUANNA GÓIS CRO/PI 2583 | Cirurgiã-dentista.

CURRÍCULO • Cirurgiã-Dentista formada pela Facid (2010); • Mestranda em Odontologia com ênfase em Ortodontia pela UNIARARAS(SP); • Especialista em Ortodontia pela Uningá (2014); • Pós-graduada em Odontologia Estética e Harmonização Orofacial; • Atualmente é Coordenadora dos Cursos de Especialização em Harmonização Orofacial da ABO-PI e IPOVASF-BA. • Atua em consultório odontológico nas cidades de Teresina-PI, Paulistana-PI e Altos-PI. • Tem experiência nos temas: Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Lentes de Contato Dental e Harmonização Orofacial; • Delegada da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia no Piauí(SBTI).

This article is from: