6 minute read

Parto Normal ou Cesariana? O que esperar ao final da grande espera?

Nunca na história fomos tão bombardeados com informações de tantas fontes diferentes. A internet dando voz ao mundo permite que as pessoas compartilhem suas opiniões e experiências. Diante de tanto conteúdo, o que devemos considerar na hora de pensar na melhor via de parto?

Não é raro receber pacientes no consultório com opiniões cerradas e imutáveis sobre não querer parto normal ou cesariana. Algumas por influencia de pessoas que tiveram complicações, ou porque leram algo na internet ou viram o vídeo de alguém falando algo ruim. Fato é que devemos analisar essas fontes com muito cuidado para não valorizarmos informações falsas, sem deixar de aproveitar o que tem de útil, evitando assim tomadas de decisões pelos motivos errados, o que pode botar em risco a saúde das mamães e seus bebês.

Advertisement

E afinal de contas, qual a melhor via de parto? O Parto normal ou a Cesariana? A resposta é muito simples: depende! Assim como cada gestante tem um corpo, uma saúde e uma carga genética, cada gestação vai se comportar de uma forma diferente mesmo se tratando da mesma pessoa. Assim é impossível generalizar e elencar uma via de parto ou outra como sendo a melhor universalmente. O que podemos dizer é que na maioria das vezes, para gestantes com a saúde normal e uma gestação evoluindo sem complicações, o parto normal é uma ótima opção, pois apresenta algumas vantagens muito interessantes, como uma melhor adaptação do bebê ao nascer, menos dor no pós parto e uma retomada mais rápida das atividades.

A natureza do parto normal é a evolução perfeita de milênios de seleção natural e evolução da espécie. E a medicina moderna trouxe mais segurança para esse processo, o que une o melhor de dois mundos. O que vemos na nossa pratica diária são as mais variadas situações, mas em muitas delas o parto normal acontece de forma espontânea e natural. Em geral o corpo da mãe sabe o que fazer e o bebê está preparado para o que vai passar. Uso muito uma frase que diz: “não atrapalhando já estamos ajudando muito”. Mas também não podemos tirar o valor do uso de medicações e procedimentos, que quando bem indicados além de ajudar no controle da dor, podem ajudar as mamães e bebês a passarem de forma mais segura pelo parto normal.

Porém vale lembrar que a seleção natural tem o seu lado malvado. Uma parcela das mulheres apresenta complicações durante sua gestação e parto, como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e várias outras. E são justamente essas mulheres, que ao contrario do que acontecia frequentemente décadas atrás, hoje não morrem mais no parto, e têm seus bebês salvos por intervenções médicas, e não estou me referindo apenas à cesariana, mas sim a um conjunto de ações, como o tratamento de condições durante o pré-natal, seja com medicamentos ou procedimentos, assim como assistência para induzir o parto normal quando necessário e sim, a cesariana em algumas situações.

Por outro lado, existe uma cultura de que a cesariana é a forma mais segura, prática e indolor de nascimento. Isso nem sempre é verdade. Em várias situações a cesariana de fato é muito importante, pois condições como bebês que estão atravessados dentro do útero, ou gêmeos dividindo a mesma bolsa, a cesariana é muito mais segura que o parto normal. Já em uma gestação normal, para a mãe a cesariana tem mais riscos de infecção e complicações anestésicas e cirúrgicas, e para o bebê pode gerar mais dificuldade para adaptação ao ambiente fora do útero. E por mais que a recuperação da cirurgia seja auxiliada com uso de medicamentos para dor, é inegável que o pós-operatório gera dores, que em geral acompanham a paciente por dias, enquanto ainda está aprendendo a cuidar do bebê e tem pouco tempo para descansar e deixar o corpo se recuperar.

Portanto tomem cuidado com as informações de fonte duvidosa e busquem conferir com os profissionais da área, esclarecendo o máximo de dúvidas durante o pré-natal para que com a ajuda especializada possam escolher em conjunto a via mais segura e que melhor se encaixe no seu perfil e estilo de vida.

DR. AUGUSTO POETA MAÇANEIRO

CRM/SC 18.949 | RQE 14 935 | Médico Ginecologista e Obstetra

CURRÍCULO • Consultas Ginecológicas • Pré-natal • Cirurgias Ginecológicas.

Projeto “OPSUPERA” Assessoria física social e ambiental

PAULO RICARDO SANT’ANNA

Personal Trainer

48 99101-9533

pauloricardo.santanna.5 opsupera_santanna_pauloricardo santannapauloricardo_personal OPSUPERA OPSUPERA

O Projeto “ OPSUPERA “ surgiu de uma Assessoria Física, Social e Ambiental, e foi desenvolvido pelo professor de Educação Física e ex-atleta (campeão de corridas nacionais e internacionais, no atletismo) Paulo Ricardo Sant’Anna, que há mais de vinte anos já vem formando pessoas melhores, além de campeões na vida e no esporte. Hoje, esse projeto está aceitando investidores para poder atender um número muito maior de pessoas, onde diversas ações sociais poderão ser expandidas. Durante todos esses anos, Sant’Anna vem auxiliando na formação de bom caráter de muita gente, inclusive patrocinando centenas de pessoas da comunidade e esportistas, apresentando sempre boas alternativas de preparação física na grande Florianópolis, apesar de pessoas de várias partes do Mundo já terem vindo treinar com ele. Trabalhos com resultados maravilhosos já foram realizados, como a reabilitação de muita gente simples que estava sem rumo, onde inclusive, uma maravilhosa, verdadeira e rara inclusão social esportiva pôde ocorrer com um ex-menino de rua órfão que veio tornar-se um honesto cidadão, além de também ter se tornado um campeão de corridas de rua.

Com este sistema de evolução física funcional natural, que preferencialmente utiliza pisos macios ( como areias fofas , que são muito proprioceptivas ) criado pelo pioneiro Sant’Anna, centenas de esportistas de todo o Brasil e exterior, já vieram obter uma boa evolução em seus condicionamentos físicosgerais e específicos, além de junto deste preparo físico funcional natural (onde não são utilizados maquinários) puderam ser aprimorados e formados inúmeros campeões estaduais, nacionais e mundiais. Dentre os trabalhos sociais esportivos, que Sant’Anna sempre patrocinou e apoiou, estão várias pessoas que se achavam velhas após os sessenta anos de idade, e neste projeto puderam se fortalecer e melhorar muito a saúde física e mental, tornando-se pessoas mais resistentes, mais bem dispostas e felizes. Também temos que glorificar um feito inédito, quando Sant’Anna passou a apoiar ( sempre sem custo) e formar o primeiro Tri Campeão Mundial Masters na Maratona de 42 Km até 75 anos de idade, o qual participa de campeonatos Mundiais para vovôs de até “ 100 anos “ de idade. Dentro de todas essas atividades físicas próximas da natureza, orientadas por Sant’Anna, a boa preservação ambiental é sempre exaltada. Este preparador físico, após ter conquistado um primeiro lugar num concurso público federal na área da educação física, também já deu palestras a respeito do Desenvolvimento da Mentalidade Vencedora e da Busca de uma Maior Longevidade com melhor saúde para escolas técnicas, Polícia Militar –SC, Exército Brasileiro, HEMOSC – CEPON, e outros ... Hoje em dia , pessoas de forma individual, grupos familiares, grupos de empresas, escolas e outros, já podem agendar essas atividades de segunda a domingo, no fone e whatsapp – 48 99101-9533.