2 minute read

Mantendo a produtividade com saúde em tempos de home office

Com o advindo do COVID-19, o período de quarentena trouxe o home office como uma obrigação para muitas empresas e funcionários. A partir disto, existem dois desafios para esta forma de trabalho: manter-se produtivo e prevenir dores no corpo.

Sabe-se bem que o simples fato de não estar na empresa faz com que haja uma tendência na redução da concentração relacionada ao trabalho e uma maior chance de distrações. Família, filhos, cama, cozinha, televisão e ausência de cobrança presencial são alguns motivos que reduzem a produtividade. Além disto, pare e pense: seu local de trabalho em casa é adequado para tal? Isto influencia diretamente nos dois desafios citados acima.

Advertisement

Quanto ao local de trabalho, o mesmo deve possuir temperatura adequada, boa iluminação e ausência de ruído. Depois que o local estiver definido, você então fica atento a como estará sentado, e isto depende principalmente de sua cadeira, mesa e computador.

Começando pela cadeira, esta deve ter um encosto apoiado na região mais inferior das costas. O assento deve ser ajustado onde seus joelhos mantenham uma flexão de 90°, colocando seus pés totalmente apoiados ao chão. Caso não consiga ajustar o tamanho da cadeira, utilize algum apoio para os pés.

A mesa deve possuir uma altura onde você consiga apoiar seus antebraços, mantendo seus ombros relaxados, reduzindo assim tensões musculares na região do pescoço. Esta altura geralmente varia de 65 a 75 centímetros. O computador também possui uma altura ideal: o topo do monitor deve estar na mesma altura dos olhos, estes fatores contribuem para manter a sua coluna alinhada.

Segundo pesquisa da Fio Cruz em parceria com Unicamp e UFMG, sobre comportamento na pandemia com 11.863 voluntários, 40% das pessoas que não tinham queixas, passaram a sentir dores na coluna pelas mudanças das atividades diárias. O tempo dedicado à atividade física caiu, e as horas passadas à frente da televisão aumentaram, ambas significativamente.

O tempo sentado também deve ser monitorado. Devido a flexibilidade de horários é comum estender a jornada de trabalho. A Norma Regulamentadora 17 (NR-17) de ergonomia sugere que a cada 50 minutos de trabalho seja realizada uma pausa de 10 minutos. Aproveite este período para se movimentar, ficar em pé, realizar alguns alongamentos de pescoço, punho, coluna e pernas. Caso sinta alguma dor ou incômodo, procure um profissional adequado para uma consulta e assim poder direcionar melhor seu caso. Aumente sua produtividade, cuide da sua saúde e nós da Clínica Ismael Gomes estamos aqui para melhor auxiliar você caso necessário!

Matéria com auxílio: Dr. Thiago Serafim Crefito 10 276702-F • Mestrando em Fisioterapia UDESC • Fisioterapia Esportiva

DR. ISMAEL GOMES

CREFITO 102706-F | Fisioterapeuta

CURRÍCULO • Doutorando em Ciências do Movimento Humano - UDESC; • Mestre em Ciências do Movimento Humano - UDESC; • Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica - PUCPR; • Especialista em Fisioterapia Esportiva - SONAFE/COFFITO; • Membro da AAOS - EUA; • Biodex Advanced Training System 4 - EUA.

Rua Demérito Ribeiro 51, Sala 1102 - Cobertura. Ed. Koerich Beiramar Office - Centro - Florianópolis - SC

48 3024-2900 | 48 99112-2900