2 minute read

Mamas caídas e sem volume: A cirurgia de Mastopexia com Prótese pode lhe ajudar

Muitas mulheres têm sua autoconfiança baixa por terem mamas flácidas e sem volume na parte superior. Para disfarçar e melhorar o caimento de suas roupas muitas vezes usam como artifício sutiãs com bojo e com as alças apertadas, o que gera desconforto nos ombros e dor cervical.

A flacidez mamária pode ocorrer por múltiplos fatores como variações de peso (famoso efeito sanfona), gestações, etc. Com o avançar da idade o tecido glandular das mamas (firme e denso) é substituído por gordura (menos densa e mais flácida), processo conhecido como “lipossubstituição”, que ocorre de forma mais acelerada após os 30 anos.

Advertisement

Quando as mamas estiverem caídas e faltar volume pode ser necessária a cirurgia de mastopexia com próteses, procedimento no qual é colocado um implante e retirado o excesso de pele e tecido mamário, com reposicionamento das aréolas. Nós ajustamos o “envelope de pele” ao redor das próteses de silicone.

Eu utilizo as técnicas mais modernas de mamoplastia, entenda um pouco mais sobre elas:

Mamoplastia Dual Plane (em Plano Duplo)

A técnica se chama em “Plano Duplo” pois a parte superior da prótese fica posicionada atrás do músculo enquanto a porção inferior fica atrás da glândula mamária.

Na medida que o músculo fornece uma maior cobertura ao implante, a transição do tórax para a mama fica mais suave evitando assim aquele formato em “bola” o que torna o resultado mais harmônico e natural.

Fica fácil de entender que a cobertura muscular dá uma maior proteção para a prótese, o que não somente reduz complicações como seromas e contratura capsular, mas também torna a recuperação e o retorno as atividades mais rápidas. Alça de Sustentação Nesse procedimento quando abrirmos o músculo para criar o espaço onde será colocado o implante deixamos sua parte lateral íntegra, formando assim uma alça que dará suporte para a prótese.

A alça fornece sustentação ao implante, propiciando um resultado mais bonito e duradouro. Sutiã Interno O sutiã interno consiste na realização de pontos internos que reforçam o “sulco mamário”, dobrinha que existe embaixo da mama. Sua principal função é tornar o sulco estável, evitando assim que com o passar do tempo a prótese ceda ou fique mal posicionada.

DR. PAULO SOLANO

CRM/SC - 24581 | RQE 15249 | Cirurgião Plástico

CURRÍCULO • Cirurgia Plástica Estética e Reparadora no Hospital Universitário/ UFSC; • Mestrado na Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP; • Autor e coautor de publicações nacionais e internacionais de Cirurgia Plástica; • Especialização em Cirurgia Plástica pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e pela

Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (ISCMPA/UFCSPA); • Especialização em Cirurgia Geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); • Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).