2 minute read

Melhora da qualidade de vida após artroplastia do quadril (prótese de quadril

A cirurgia para colocação de prótese do quadril (artroplastia do quadril) é indicada para pacientes com desgaste da cartilagem (artrose) avançada do quadril e que apresentam dor intensa, limitação de movimentos, claudicação (ato de mancar) e perda da qualidade de vida.

Geralmente é indicada para pacientes com mais idade, porém com o avanço da tecnologia de novos materiais e a melhora da durabilidade dos implantes pode ser indicada para pacientes jovens, com doenças avançadas, perda da qualidade de vida e limitação para atividades como trabalho e esportes. A cirurgia consiste na substituição da articulação doente por uma artificial. O osso e a cartilagem lesionados são retirados e substituídos por componentes protéticos. Trata-se de um procedimento seguro e efetivo para aliviar as dores, melhorar os movimentos e ajudar a desfrutar das atividades normais do dia a dia.

Advertisement

Realizada pela primeira vez em 1960, é uma das cirurgias mais bem-sucedidas da medicina de modo geral. Desde 1960, o progresso das técnicas cirúrgicas e das tecnologias empregadas aumentaram a efetividade da artroplastia total de quadril. De acordo com a Agência Americana para Pesquisa e Qualidade em Saúde, mais de 300.000 artroplastias totais de quadril são realizadas por ano nos Estados Unidos.

A decisão quanto ao tipo de prótese é definida pelo cirurgião através do padrão da artrose, idade do paciente, doenças associadas, anatomia óssea, perfil do paciente (alta ou baixa demanda de atividades fisicas) e das medidas radiográficas pré-operatórias.

Atualmente com a melhora dos materiais e da qualidade dos instrumentais tem-se tornado cada vez menos invasiva e com recuperação mais precoce, sendo possível que o paciente caminhe com auxilio de muletas ou andador já no dia seguinte após a cirurgia, com o auxílio de fisioterapia intra-hospitalar A grande maioria das pessoas com prótese de quadril sente redução importante das dores no quadril e uma melhora significativa na capacidade de realizar atividades comuns do dia a dia.

As atividades esportivas recomendadas após artroplastia total de quadril são: caminhadas sem limite de distância, natação, musculação, golfe, direção de veículos, trilhas, ciclismo, dança e outros esportes de baixo impacto.

Com a modificação apropriada das atividades, as próteses de quadril podem durar muitos anos. Há estudos mostrando durabilidade acima de 20 anos em mais de 90% dos pacientes, de acordo com o tipo de prótese, tipo de material e superfície de deslizamento utilizada. De acordo com a idade e demanda esportiva dos pacientes, pode-se utilizar superfícies de deslizamento (rolamento) em cerâmica, metal e/ou polietileno.

As complicações são raras, mas podem ocorrer e devem ser prevenidas e tratadas adequadamente.

DR. DANIEL CODONHO

CRM 12141 | TEOT 11473 | RQE 7508 | Ortopedia e Traumatologia

CURRÍCULO • Pós-graduação em Cirurgia do Quadril • Graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC • Formação em Ortopedia e Traumatologia pelo HGCR/SC • Pós-graduação em Cirurgia do Quadril pelo INTO/RJ • Título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT • Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril • Membro internacional da AANA (Sociedade Norte Americana de Artroscopia) • Membro da equipe de transplante ósseo do Hospital de Caridade/SC