3 minute read

Hiperplasia Prostática Benigna Você é um candidato ao Green Light Laser?

O aumento prostático benigno, também conhecido como HPB, ocorre em cerca de 80% da população masculina. Na maioria dos casos, algum tratamento será necessário. Com o passar dos anos, a medida que a próstata aumenta de volume, a obstrução ao fluxo de urina ocorre. Isso pode ser agravado pelo aumento do tônus nos músculos lisos ao redor da próstata, apertando a próstata em torno da uretra. Os sintomas típicos incluem um jato urinário mais fraco e acordar a noite para urinar. Além disso, quando o músculo da bexiga tem que trabalhar sob pressão para forçar a urina a passar pela próstata aumentada, outros sintomas, como o aumento da frequência e urgência, podem tornar-se problemáticos e afetarem a qualidade de vida. Inclusive, os pacientes com HPB podem apresentar disfunção erétil associada.

Quando os sintomas começam a interferir na sua qualidade de vida, é hora de considerar as opções de tratamento. Especialmente se a medicação não estiver funcionando ou se causar efeitos colaterais comuns, tais como: tonturas e distúrbios ejaculatórios. Além disso, muitos pacientes preferem não tomar medicamentos para toda a vida se houver uma alternativa cirúrgica bem-sucedida. RECOMENDAÇÃO ATUAL A EAU recomenda o tratamento com Greenlight laser como um tratamento-padrão ouro, isto é, um tratamento com o mais alto nível de eficácia e com o menor índice de complicações, superando a antiga “raspagem” da próstata, chamada RTU (evidência nível 1B, isto é, após mais de década de estudos comparativos, estudos de grande nível de evidência chamados meta-análises, concluíram que o Green Light tem resultados comprovados e baixo índice de complicações. TRATAMENTO CIRÚRGICO Em pacientes, adequadamente, selecionados, a cirurgia resulta em um excelente alívio dos sintomas. Uma complicação comum da cirurgia tradicional de RTU, é a ejaculação retrógrada permanente (sêmen mínimo ou nenhum ejaculado) e que ocorre em 80-90% dos pacientes submetidos a RTU. Além disso, a RTU clássica necessita de instrumentos de maior calibre e que são introduzidos no canal urinário podendo provocar estreitamentos (cerca de 9%) e necessidade de cirurgia futura. LASER VERDE – GreenLight Laser A boa notícia é que uma solução mais moderna e simples está disponível e com melhores resultados do que a tradicional “raspagem”. Das novas tecnologias, provavelmente, a opção mais consolidada é o GreenLight Laser. É um procedimento ambulatorial com menor tempo de internação e de complicações. Proporciona um alívio imediato dos sintomas do trato urinário inferior. Devido ao efeito seguro do laser, é um procedimento com sangramento mínimo, se houver. Inclusive pacientes não necessitam interromper suas medicações anticoagulantes. É feito através da introdução da fibra laser até a próstata, com calibre reduzido.

Advertisement

Com sucesso bem documentado, desde a sua primeira geração, o Professor Flávio Heldwein foi o urologista brasileiro a realizar a primeira cirurgia prostática com Green Light, em outubro de 2007. De lá para cá, mais de 500.000 pacientes foram tratados em todo o mundo. O Dr Flávio realiza essas cirurgias no Hospital Baía Sul, em Florianópolis e no Hospital Israelita Albert Einstein em SP.

1 - em média menos de 24 horas de internação. 2 - dobro do fluxo urinário. 3 - menos da metade do tempo de internação e sondagem. 4 - menos complicações. 5 - recomendado inclusive para pacientes com comorbidades.

DR. FLAVIO LOBO HELDWEIN

CRM/SC 9875 | CRM/SP 195036 | RQE 6858 | Urologista

CURRÍCULO • Professor de Urologia, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); • Professor Adjunto - Urologia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); • Doutor em Patologia Geral e Experimental (UFCSPA); • Urologista do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Baía Sul.