a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade
1 minute read

Diabetes e a Saúde ocular

O diabetes é considerado um dos maiores problemas de saúde no mundo. A glicemia descontrolada aumenta os riscos de doenças renais, oftalmológicas, cardíacas e infecções.

Retina Normal Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é uma das complicações do diabetes e responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira provocados por doenças oculares mundialmente, o que soma cerca de 1,8 milhões de pessoas. A doença é progressiva e quanto maior o tempo de convivência com o diabetes, maiores as chances de desenvolvimento de lesões oculares. Após 15 anos, cerca de 10% desenvolvem perda visual grave. Com 20 anos, mais de 75% dos pacientes têm alguma forma de retinopatia diabética.

A consulta de rotina com o oftalmologista é o primeiro passo para se obter o diagnóstico precoce da retinopatia diabética, tão importante para esses casos. Estudos conduzidos por mais de 30 anos dão evidências de que a realização do tratamento reduz o risco de perda visual em mais de 90% dos casos. A escolha do tratamento dependerá do grau de alteração retiniana, podem ser laser, injeção intra-ocular ou cirurgia.

O acompanhamento regular com o oftalmologista e o endocrinologista é fundamental, além do controle de outras doenças associadas. Um estilo de vida saudável o ajudará a viver melhor e envelhecer com saúde.

DRA. ANDRÉIA LAVAGNOLI POLISELI CRM/PR 20021 - RQE 14696 Oftalmologista

CURRÍCULO • Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Londrina (UEL); • Residência Médica em Oftalmologia - Universidade Estadual de São Paulo (UNESP); • Estágio em Córnea e Úvea - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); • Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.