Farmácia Portuguesa 185

Page 37

O Espaço Animal é de adesão voluntária, envolvendo um custo destinado a suportar as valências de formação permanente e informação alargada, bem como de criação de ferramentas de apoio à organização do segmento veterinário na farmácia.

Carlos Godinho, gerente da Globalvet

É disso exemplo o apoio telefónico 24 horas por dia, quer no aconselhamento técnico, quer no fornecimento de produtos. São 250 farmácias, um número que corresponde às expectativas: “Cumprimos integralmente o objectivo traçado para 2009, que era ambicioso para a capacidade que temos”. Um ano volvido sobre o alargamento, a prova do sucesso é dada pelo crescimento das farmácias com Espaço Animal acima da média do mercado da veterinária nas farmácias e do mercado global (este último estagnou ou está até em recessão). O mercado das farmácias começou a evidenciar alguma recuperação, embora ainda não total. Numa extrapolação a partir da amostra monitorizada, o que se verifica é que as farmácias com Espaço Animal cresceram na ordem dos 6,1%, em comparação com o ano anterior, tendo o crescimento das restantes ficado pelos 2,6%, ainda assim acima do mercado. Para este crescimento contribuiu decerto a aposta em produtos exclusivos para farmácia, nomeadamente nos domínios da higiene e cosmética

para cães e gatos, bem como a aposta na introdução de áreas completamente novas em farmácia, como os acessórios e a alimentação dietética preventiva. Esta nova dinâmica envolveu também uma presença constante na publicação das Farmácias Portuguesas, em cujas páginas são divulgados os produtos, assim gerando uma maior receptividade junto dos utentes. Fruto deste investimento, a quota do mercado da veterinária nas farmácias com Espaço Animal é já superior a 10% (em volume de vendas) do total das vendas destes segmento em todas as farmácias. Uma dinâmica gerada pela Globalvet desde 2007 e que vai certamente continuar. Para o ano em curso, estima-se que o número total de farmácias aderentes seja de 350, uma meta que corresponde à estratégia de consolidação do trabalho desenvolvimento. O objectivo é um crescimento sustentado. Desde Janeiro que a equipa da Globalvet está mais activa no terreno, com visitas às farmácias, de modo a acompanhá-las de perto e ajudá-las a crescer o que for possível crescer.

E o potencial de crescimento é real: basta pensar que apenas 10% dos medicamentos de uso veterinário passam pela farmácia… Carlos Godinho acredita que se as farmácias aproveitarem bem todo o trabalho que a Globalvet desenvolve com elas e se fizerem a sua parte, com empenhamento das equipas e uma atitude proactiva junto do consumidor, farão a diferença”. É essa atitude que explica, aliás, que haja farmácias que crescem três dígitos e outras que apenas crescem um. O Espaço Animal é uma proposta técnica, não comercial. Fornece consultoria, não impõe produtos. É de adesão voluntária, envolvendo um custo destinado a suportar as valências de formação permanente e informação alargada, bem como de criação de ferramentas de apoio à organização do segmento veterinário na farmácia. É um projecto que rapidamente se paga a si próprio, com um custo que se dilui nos benefícios conseguidos. No final de 2009, eram já 250 as farmácias com esta filosofia. E cada uma delas é hoje uma farmácia de referência na veterinária e saúde animal.

Farmácia portuguesa

37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.