Lote 64

Page 23

24

3 CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA 3.1 HISTÓRIA GERAL E CIÊNCIAS HUMANAS “Encontrando-me numa cidade junto ao Reno, num dia chuvoso de 1918, as páginas de um catálogo-ilustrado em que se reproduziam objetos para demonstração antropológicas, microscópicas, psicológicas e paleontológicas, provocaram em mim uma surpreendente obsessão. Havia tantos elementos estranhos reunidos, que o absurdo do conjunto provocou um brusco aumento de minha capacidade visual desencadeando uma seqüência de imagens duplas, triplas e múltiplas, que se desvaneceram com a mesma velocidade das recordações amorosas ou das visões dos ‘entre sueños’. As imagens pediam uma reunião num novo plano desconhecido (o plano da inoportunidade)... Desta maneira obteria uma imagem objetiva de minhas alucinações... transformando o que haviam sido banais paginas de uma revista de propaganda em dramas que revelam os meus mais íntimos desejos”. Max Ernst – Trecho extraído do texto Inspiration to Order (1933)

A pesquisa intitulada Lote 64 está intimamente ligada à idéia de “enciclopédia”, modelo de publicação que se difundiu pelo mundo após o lançamento da obra suprema do iluminismo, a Enciclopédia de Diderot. Esta ligação se deve ao fato de que toda a produção gráfica / plástica do Lote 64 é gerada pela fotocópia de material enciclopédico e de diversas fontes de informação. Por este motivo faz-se necessário um breve esclarecimento sobre o conjunto de livros que mudou a história moderna e transformou as relações entre o homem e o conhecimento.O elemento radical da enciclopédia não residia em uma visão profética das distantes revoluções industrial e francesa, mas em uma tentativa de mapear o mundo do conhecimento, segundo novas fronteiras determinadas única e exclusivamente pela razão 4. A enciclopédia era um produto de seu tempo, da França de meados do século XVIII, época em que os autores não podiam discutir abertamente as questões sociais e políticas, em contraste com a era pré-revolucionária, quando um governo vacilante permitiu maior liberdade de expressão. A Enciclopédia foi considerada uma obra perigosa. Não se tratava apenas de uma coleção em ordem alfabética de informações sobre “tudo". Embora reconhecesse formalmente a autoridade da

4

DARNTON, Robert, 1939 – O Iluminismo como negócio: história da publicação da “Enciclopédia”, 1775-1800 – São Paulo, Companhia das Letras 1996, p. 18.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.