Lote 64

Page 13

14

primeiros experimentos no território das artes gráficas. Ao estudar a disciplina História da Arte percebi que as referências visuais dos “artistas punks” partiam principalmente das expressões contraculturais, do dadaísmo, do surrealismo, da arte pop e também da “cultura pop”, como as histórias quadrinhos. Acredito que meu repertório visual aumentou muito no momento em que passei a pesquisar quadrinhos, ilustração, arte de rua e outras manifestações fora da “cultura séria”.

Os materiais gráficos punks geralmente são produzidos em meios encontrados facilmente nas cidades, o que define uma identidade própria para o que se é criado. Máquinas fotocopiadoras, máquinas de escrever, letras transferíveis, tesoura e cola são alguns dos instrumentos mais utilizados para a confecção de panfletos, cartazes, fanzines 2 e encartes de discos. Trata-se de uma produção também chamada de “faça-você-mesmo”, onde o próprio autor (ou coletivo) é responsável por todo o processo de criação e divulgação dos materiais e eventos organizados. Este meu envolvimento passional com a cena Punk me levou a sonhar em um dia ter uma máquina fotocopiadora própria onde eu pudesse ter a liberdade de criar e experimentar os diferentes tipos de possibilidades reprodutivas deste equipamento sem ter que recorrer a lojas copiadoras em que seus atendentes sempre apresentavam dificuldades em entender meus pedidos.

Com o tempo, passei a desenvolver um gosto pessoal pela estética ruidosa proporcionada pelas máquinas fotocopiadoras fora de linha e comecei a perceber e pesquisar as especificidades geradas por estes equipamentos antigos (granulação, brilho, contraste e retícula) a fim de incorporá-las aos meus trabalhos. Paralelamente, iniciei uma intensa coleta de materiais gráficos. Assim, a partir das informações e imagens encontradas na minha coleção, monto novos elementos híbridos com diversos tipos de conteúdos sobrepostos.

2

Publicações independentes distribuídas em shows punks. Estas espécies de mini-revistas eram geralmente manufaturadas

em colagem, reproduzidas em máquinas fotocopiadoras e enviadas pelo correio.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.