4 minute read

Especial Capa

VACINA,

IMPORTANTE FATOR NO COMBATE ÀS DOENÇAS PREVENÍVEIS

Advertisement

Tendo seu primeiro registro em 1798, a vacina surgiu como um experimento no combate à varíola utilizando o vírus da varíola bovina de forma atenuada, e hoje é a grande protagonista em nível mundial no combate à COVID-19.

Dr. Antônio Carlos Guedes Praça CRBm-1 nº 1615 Biomédico Especialização em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia Médica (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Pós-graduação Lato Sensu em administração hospitalar e de sistemas de Saúde (Faculdade São Camilo). Auditor interno de laboratórios clínicos e de patologia, controle de qualidade (INMETRO e ABNT).

Sendo pilar fundamental no combate às doenças na história, as vacinas também contam com grande notoriedade nos debates sobre tratamentos medicinais efetivos.

No decorrer da história, as vacinas foram responsáveis por reduzir de maneira expressiva a incidência de doenças como pólio, sarampo e tétano, entre outras.

Hoje, as vacinas são consideradas o tratamento de melhor custo/benefício em saúde pública.

Porém, é de grande importância ressaltar que, com o controle preventivo eficaz, diversas doenças foram erradicadas, o que levou a uma percepção de baixo risco em relação a elas e calendários vacinais passaram a não ser cumpridos em sua totalidade pela população, o que pode levar ao regresso dessas doenças atualmente, como é caso do sarampo, doença que já havia sido erradicada e voltou a circular no país em 2018, apresentando casos em 21 estados brasileiros em 2021.

Podemos então entender que a vacina, nascida de um experimento complexo para a realidade em que estava inserida, hoje é uma grande e efetiva tecnologia a ser utilizada no combate às doenças que podem acometer a humanidade, porém, mais do que nunca é importante ter consciência da importância do cumprimento do calendário vacinal.

Dra. Renata Maronna Praça Longhi CRM/ MS 5257 - RQE 3059 Médica Infectologista Residência Médica em Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas - SP Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Infectologia Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Dourados - UFGD Médica assistente do Hospital Universitário da UFGD

Dra. Elizabeth A. Maronna Praça CRBm -1 nº 1327 Biomédica Especialização em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia Médica (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Pós-Graduação Lato Sensu em Análises Clínicas (Universidade São Francisco). Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária (Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ).

HISTÓRIA IMMUNITAS

A Immunitas vacinas foi formada em setembro de 2013 para atuar junto à população de Dourados e região sul do estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a classe médica, oferecendo um serviço personalizado para a aplicação de vacinas e outros imunobiológicos destinados à profi laxia de doenças imunopreveníveis em ambiente acolhedor, sempre em busca de uma solução para atender as necessidades de vacinação, seja individual ou em grupo.

Nosso objetivo é oferecer soluções na área de imunização, através de serviços atualizados, profi ssionais qualifi cados, instalações modernas, organização administrativa e funcional em obediência à legislação pertinente em vigência no Brasil. Direcionada aos mais variados públicos, oferecemos vacinas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e a vacinação ocupacional. Recomendações aos viajantes e calendários especiais. Nosso atendimento consiste em indicações das vacinas, orientações gerais sobre eficácia e efeitos colaterais, além da aplicação de vacinas e atendimento pós-vacinal, caso haja necessidade. Contamos hoje com aproximadamente 8000 clientes cadastrados entre famílias e empresas de toda a região sul do estado.

Chegamos para somar e ampliar as opções em vacinas e imunizações, em um processo constante de atualização e nos habilitando para servir a todos os nichos (empresas, escolas e principalmente as famílias).

A Immunitas vacinas segue todas as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Disponibilizamos também informações quanto ao desenvolvimento de novas vacinas e de novas formulações.

A instituição segue todas as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Instalada em moderna estrutura, onde os produtos imunobiológicos são armazenados em câmaras equipadas com sistema de backup de alimentação por bateria recarregável com autonomia de até 48 horas na falta de energia e gerador de energia movido a diesel. Nossa missão - Oferecer um serviço de imunização seguro, diferenciado e com excelência, obedecendo a todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, trabalhando com parceiros qualifi cados e modernos equipamentos, para proporcionar uma melhor qualidade (de vida) aos nossos clientes.

Política - Informar e orientar sobre imunização; Oferecer serviços de qualidade com preço acessível; Trabalhar dentro dos princípios éticos, garantindo o sigilo e a segurança dos dados cadastrais dos clientes; Aperfeiçoar periodicamente a forma de atendimento aos clientes, para atender as suas necessidades;

Visão - Inovar no serviço oferecido e ser reconhecida pelo comprometimento com a responsabilidade social.

Valores - Honestidade, Respeito, Integridade, Inovação, Entusiasmo e Competência.

Na Immunitas, antes de qualquer vacina ser aplicada, uma breve entrevista é realizada, a fi m de garantir segurança e reduzir o risco de efeitos adversos. As informações relativas ao histórico de vacinas são mantidas em registro eletrônico e, além disso, uma equipe treinada e habilitada, com grande experiência em atendimento infantil, é responsável pela aplicação das doses vacinais.

Cabe lembrar que a vacinação não se limita ao simples ato de aplicar a vacina, consiste em procedimentos antes, durante e após a vacinação.

As vacinas são os produtos biológicos usados em Saúde Pública mais seguros, efi cazes e com a melhor relação custo/benefício, desde que manuseadas e aplicadas corretamente.

Investir em saúde é investir em qualidade de vida.

A vacinação tem um papel social.

Quem se vacina protege a sua saúde e evita transmitir doenças para familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e outras pessoas ao seu redor.