PIB-ed15

Page 13

1 Mel silvestre produzido em Santa Catarina: valor especial

2 Bolsa da

1001 Retalhos: exclusividade conquista japoneses

3 O Embraer

190: 90 jatos para a China desde 2000

Além do câmbio

o çã

grupo opera. No Brasil, há risco de o Cade criar problemas, já que a subsidiária do grupo norteamericano aqui, a Borlem S.A., adquirida pela Hayes em 1998, afirma em seu site deter 45% do mercado nacional de rodas. Até a aprovação, as empresas atuarão de forma independente.

vulga

2

Di

Principais unidades, nos cinco continentes, da americana Hayes Lemmerz e da brasileira Fumagalli, empresa da Iochpe

A valorização do real derrubou 12 dos 13 mercados para onde a empresária Ana Paula Felipe, dona da marca 1001 Retalhos, de Atibaia, interior de São Paulo, exportava suas bolsas. Restou apenas o Japão, um mercado que, inundado de pirataria, foi seduzido por suas criações. A conquista do nicho decorreu da combinação de exclusividade, apelo ecológico e design brasileiro. Com ou sem câmbio favorável, vão para o Japão 15% das 600 bolsas produzidas por mês, a um custo médio de 400 reais.

2

A Embraer comemorou, em setembro, a entrega do 800° avião da família dos E-Jets, dimensionada para 70 a 120 passageiros. Foi um Embraer 190, que voará com as cores da China Southern Airlines. A própria Embraer estima que o mercado chinês receberá 975 jatos regionais nos próximos 20 anos — cerca de 13% da demanda global. No primeiro semestre, duas companhias chinesas — além da China Southern Airlines, a Hebei Airlines — compraram E-Jets da Embraer.

Divulgação

Com as cores da China

3 PIB

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.