Revista 43

Page 18

Significado de uma Classificação de Solos Uma classificação de solos, além de estabelecer uma linguagem técnica, tem o objetivo de avaliar, previamente, as propriedades do solo em questão e elencar um, ou mais atributos relevantes para sua utilização, associados ao seu comportamento no campo. Na área rodoviária a classificação geotécnica dos solos é, principalmente, utilizada para: Identificar e delimitar os universos dos solos para estudo de subleito e jazidas; Estimar os valores das propriedades de interesse, de uma maneira simples, para definir um programa de estudo com ensaios específicos, porém mais onerosos; Hierarquizar o solo, para sua utilização em rodovias, baseado em seu comportamento no campo.

Classificação MCT para Solos Tropicais de Granulação Fina Considerações Iniciais Esta classificação fornece valores estimativos das propriedades de grupos de solos tropicais, em condições compactadas, permitindo orientar, hierarquizar e estimar os valores numéricos das propriedades dos grupos da MCT. Isto permite o estudo adequado de diversas aplicações práticas, em geotecnia, na área de construção de estradas. Entre as aplicações práticas destacam-se: Escolha de solos para camadas de pavimento, definição de universos de solos do subleito para fins de dimensionamento de pavimento, construção de aterro e proteção à erosão de acostamentos e taludes. Os itens que se seguem apresentam, em detalhe, o desenvolvimento da classificação MCT proposta por Nogami e Villbor (1981).

Programa de Ensaios Consiste em uma classificação de solos para pavimentação desenvolvida, especificamente, para solos lateríticos e saprolíticos. A Classificação MCT utiliza ensaios da Sistemática MCT, baseada na determinação de várias características de interesse tecnológico, obtidos em corpos de prova de dimensões reduzidas (5 cm de diâmetro) compactados. A mesma fornece as propriedades dos solos mais diretamente correlacionáveis com seu real comportamento no campo, associadas à contração, permeabilidade, expansão, infiltrabilidade, coesão e capacidade de suporte. A Classificação MCT permite obter as propriedades dos solos, por meio de duas classes: Uma de comportamento laterítico (L), e outra, de não laterítico (N). Dentro delas tem-se 3 grupos da classe L e 4 da classe N. Para sua obtenção utiliza-se um programa de ensaios da MCT (Figura 1), para determinação de coeficientes, parâmetros.

18


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.