O Setor Elétrico ( Edição 134 - Março-2017)

Page 4

Editorial

4

O Setor Elétrico / Março de 2017

Capa ed 134_FINAL.pdf

1

3/27/17

9:22 PM

www.osetoreletrico.com.br

Ano 12 - Edição 134 Março de 2017

Linhas elétricas Pesquisa exclusiva com fabricantes e distribuidores de equipamentos para linhas elétricas. Mercado espera crescimento moderado para este ano

O Setor Elétrico - Ano 12 - Edição 134 – Março de 2017

Para que servem as pesquisas?

Cabos MT Implantação de cabo coberto de dupla camada nas redes compactas de distribuição

Renováveis Projeto híbrido eólico-solar: alternativa para aumentar penetração de projetos fotovoltaicos de grande porte

Edição 134

Caro leitor, você já deve ter observado que todas as edições da revista O Setor Elétrico trazem uma ou duas

pesquisas sobre um determinado mercado. Isso porque o setor elétrico é bastante complexo e nem sempre características de um nicho específico valem para outro. Explico: um cenário que pode parecer promissor para GTD (geração, transmissão e distribuição de energia) nem sempre pode ter o mesmo efeito para o mercado de iluminação. São segmentos completamente diferentes, com referências e negócios bastante distintos. E isso acontece com frequência, considerando que o setor é constituído por muitas famílias de equipamentos e de instalações.

Para se ter uma ideia, a publicação de uma norma técnica específica pode agitar o mercado de um produto e

provocar resultados muito positivos, mesmo em tempos de crise, em que todos os demais segmentos estão sofrendo.

Concordo em dizer que algumas pesquisas por aí parecem não fazer muito sentido. Uma pesquisa feita nos Estados

Unidos, por exemplo, apontou que, quanto maior o número de cafeterias Starbucks, mais as pessoas votavam nos candidatos do Partido Democrata. Outro estudo descobriu que a pele masculina tem mais pigmentos vermelhos, enquanto que na pele feminina são encontrados mais pigmentos verdes. Diferença que só pode ser detectada por um equipamento especial. Às vezes lemos isso na internet e não entendemos muito bem o que motivou uma equipe a iniciar tal pesquisa, mas deve haver uma razão. Hum.

Fato é que as nossas pesquisas buscam conhecimentos em determinadas áreas de atuação e revelam expectativas,

assim como necessidades de cada mercado. Com os levantamentos realizados e publicados na revista mensalmente, é possível confirmar o impacto da crise econômica nos diversos mercados que compõem o setor elétrico. É possível deduzir o perfil das empresas que participam de cada mercado – média de faturamento, número de funcionários, certificações obtidas, suportes oferecidos. E com essas informações, você pode entender melhor a sua área de atuação e conhecer alguns problemas em comum.

Ocasionalmente, uma ou outra empresa se nega a responder algumas das perguntas que fazemos e que são

absolutamente confidenciais, mas essa mesma empresa utiliza a pesquisa pronta para entender mais o seu próprio mercado. Infelizmente, ela não compreende que se tivesse participado do estudo, este estaria ainda mais completo. Com isso, quero dizer que se uma dessas pesquisas chegar a você, não tenha receio em respondê-la, inclusive, as questões sobre mercado. As respostas são sigilosas e compiladas antes de serem publicadas. Desse modo, todos nos ajudamos a ter informações mais precisas e completas sobre os mercados que nos interessam.

Nesta edição, os mercados de linhas elétricas e de tomadas e

interruptores são alvos das pesquisas do mês. Como em muitos dos estudos anteriores, a redução das previsões de crescimento continua presente. As justificativas são quase sempre unânimes: desaceleração da economia e construção civil desaquecida. Vamos lembrar com o print aqui do lado de quando as notícias eram mais promissoras... Boa leitura! Abraços,

flavia@atitudeeditorial.com.br Redes sociais Acesse o Facebook e o Twitter da revista O Setor Elétrico e fique por dentro das notícias da área elétrica!

www.facebook.com/osetoreletrico

www.twitter.com/osetoreletrico


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.