O micaelense, Ed 05 - Ano 01 - Agosto de 2022

Page 1

SOBRE QUEM SOMOS N . 5 A N O 1 A G O S T O D E 2 0 2 2 O M I C A E L E N S E . C O M . B R SÃO MIGUEL

ÍNDICE DESTAQUES CULTURA MODA BELEZA - GASTRONOMIA - SOCIAL EVENTOS 03 08 09 10 CELINA FREITAS RELIGIÃO 11 GASTRONOMIA 13 NOTÍCIA 14 TRADIÇÃO 15 EVENTOS 16 NEGÓCIOS 18 19 20 21 17 ESPORTE DESTAQUE O micaelense | 02 INOVAÇÃO INAUGURAÇÃO INAUGURAÇÃO GASTRONOMIA EDUCAÇÃO

CELINA

O micaelense | 03

Para uma pessoa que se fascina com a calmaria do interior, Celina Freitas está muito além do que se espera de uma pessoa com este perfil. Professora de Língua Portuguesa, escritora, poetisa, cordelista e membro da Academia Literária Virtual do Clube da Poesia Nordestina, Celina também trabalha atualmente como secretária de Educação do município, e ainda encontra um tempinho para organizar feiras de arte literárias e culturais na cidade. Sua infância inteira foi no sítio, onde dividia sua rotina entre as brincadeiras da época e o trabalho, dentro das possibilidades, como: colocar água em casa, pilar arroz, moer milho, entre outros. Celina conta que agradece muito a Deus porque os seus pais deram educação a ela e aos seus irmãos Mesmo não tendo estudo, eles sabiam das dificuldades que as pessoas enfrentam para sobreviver. "Estudei até a quarta série no Pau Branco, na escola Antonio Eleuterio de Freitas e da quinta série até o terceiro magistério no Elisiario Dias Nós vínhamos a pé todos os dias para estudar em São Miguel. Saíamos antes das 06h00 da manhã para entrar às 07h00 no colégio." Disse. FREITAS Fotos: Divulgação Escrito por Alexandre Milla

O micaelense | 04

Já se foram 28 anos dedicados à educação pelo estado e 22 anos pelo município. Formando profissionais que hoje, Celina se orgulha em ter passado por suas salas de aula. Celina ressalta a riqueza da nossa cultura, da religiosidade e da fé que é uma marca do povo micaelense, do entusiasmo e das pessoas acolhedoras, além é claro do nosso clima serrano que é encantador, porém alerta sobre a necessidade de termos mais incentivos para que possamos mostrar ainda mais as nossas capacidades.

Após o magistério, Celina passou no concurso do estado para ser professora e em 1994 começou a dar aulas no Elisiario Dias. "Então, foi a educação que me colocou no melhor caminho, tanto a dos meus pais, como a sistematizada." Complementa. Ao perguntarmos sobre o que a arte de ensinar significa pra ela, Celina responde que "Ensinar, dar aulas, é uma coisa fantástica. Eu me encontro, me realizo. O contato com o aprendiz, as orientações dadas para alguém ser mais capaz, é muito satisfatório."

Nos fale sobre a sua bibliografia. Tem algum título em andamento para ser lançado? O que é necessário para escrever um livro?

Eu publiquei cinco livros, sendo eles: Trilhando o incógnito (poesias 2014), Os Freitas (história da família 2017), Isso é provérbio explicado(cordel 2018), É brincadeira (cordel 2021), Dona Zélia (história 2021). Gostaria de fazer uma ressalva: Dona Zélia foi escrito primeiro do que É brincadeira, mas devido a pandemia, foi publicado um mês depois. Fiquei com os livros guardados por mais de um ano e como a homenageada não pôde vir na época, fiz o lançamento em São Paulo, em outubro de 2021 e nesse ano, lancei em São Miguel. Estou escrevendo uma história, mas o título ainda não está definido. Os meus leitores vão esperar só mais um pouco. Mas pretendo fazer o lançamento ainda esse ano Não sei se vai dar tempo, porque ainda não terminei Mas quero fazer ainda esse ano. Se Deus quiser, faremos, se não, fica para o próximo. A primeira coisa é o desejo, a vontade, depois, saber sobre o que se quer falar. Tendo essas duas coisas, é definir o caminho pelo qual se quer trilhar. Dedicação, tempo, leitura é essencial, pesquisa e trabalho Porque escrever é bom, é prazeroso, é gratificante, porém é uma espécie de trabalho que necessita aprimoramento, e isso se consegue com a prática. Não sei se alguém já fez essa comparação: escrever é como andar de bicicleta, nas primeiras vezes, você cai, bombeia, alguém precisa segurar até se aprumar, depois você vai sozinho e até colocar os pés no varão, solta o guidom. Com a escrita também é assim, com a prática, você brinca com as palavras. Mas brincadeira séria, respeitosa O micaelense | 05

O que você espera da educação e da cultura da nossa cidade?

O micaelense | 06

Porque devemos ter e manter a prática da leitura?

Como foi pra você receber o convite e aceitar desempenhar o trabalho de secretária de educação do município?

A leitura educa, ensina, faz você conhecer outras realidades, anima, levanta o seu astral, ela é uma espécie de psicólogo que você precisa. Quem lê não se sente solitário. Não tem solidão, quem tem livros por perto. E acima de tudo, a leitura faz você viajar sem sair de casa. Faz você conhecer outros mundos. Posso dizer que a leitura transforma as pessoas para melhor. Ler é um dos grandes prazeres que não podemos negar a nós mesmos, e sempre que pudermos, proporcionar aos outros. "Foi desafiador, porque eu nunca quis outro cargo a não ser professora. Nunca saí para direção, nem coisa parecida. Eu amo dar aulas. É o que eu realmente decidi dentro da educação Mas como os desafios também estimulam, eu aceitei. Só que já disse logo ao gestor que aceitaria, mas formaria a equipe dentro da secretaria, eu escolheria a equipe de trabalho. É um trabalho enorme, mas muito satisfatório. Acredito que se todas as pessoas se empenham, os resultados serão sempre bons, pois ninguém administra sozinho." Eu espero que seja dada à educação, o valor que ela realmente tem. Me refiro a todos, desde a mim mesma, quanto pelos gestores, profissionais, famílias, estudantes e pela sociedade em geral. E sobre a cultura também, que todos os seguimentos da sociedade entendam que a Cultura é do povo e as representações culturais devem ser preservadas, cultivadas e que possam receber incentivos para continuar fazendo da nossa história, uma bela história.

O micaelense | 07

Qual mensagem ou conselho você poderia nos passar em relação a vida? Sobre o nosso equilíbrio mental, de forma que não perdemos nossa identidade cultural e tudo o que aprendemos na infância?

Procurar viver bem. Ocupar o seu tempo com coisas boas, alegres que te façam sentir realmente vivo e importante Boas leituras, atividades físicas, frequentar espaços diferentes, conhecer o nosso município, a história do nosso povo. Temos uma diversidade cultural belíssima. Nós temos muitas riquezas, muitos sítios, muitos espaços dentro da cidade que às vezes são despercebidos. Eu ouvi uma vez um comediante falando, eu não lembro o nome agora, mas ele dizia que "Hoje a maioria das pessoas estão estressadas, com ansiedade porque só faz a mesma coisa repetidas vezes, só anda pelo mesmo caminho, nunca vai a uma feira de sua cidade Mas é ir mesmo, parar o seu carro, a sua moto e andar a pé no meio do povo, vendo outras atividades diferentes, outras formas de vida." Eu concordo, quem conhece outras realidades, aprende a se amar mais, a valorizar mais os outros também. Vamos fazer a experiência?

Neste domingo (21), às 05h30 da manhã, conforme a programação, a Praça Frei Damião ao lado da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo acolheu as caravanas da XII Romaria das famílias que tem como tema nesta edição: Famílias em Missão para uma Igreja Comunhão. Após o Terço e o Café da Manhã da Família, a multidão, que foi estimada pela organização pelo número de 3.500 pessoas em média, deu início à caminhada em direção ao Memorial de Frei Damião. Um domingo especial que ficará marcado na memória dos participantes e que promete superar expectativa de público na próxima edição. Fotos: Divulgação Escrito por Alexandre Milla Religião

O micaelense | 08

A SG Agroindustrial teve sua primeira área plantada no ano de 2019, de lá para cá vem avançando no cultivo do alho nobre. No ano de 2021 buscou parceria com a Embrapa Hortaliças de Brasília, com objetivo de intensificar as pesquisas para transferir a tecnologia aos pequenos agricultores familiares da região, revitalizando uma cultura que já teve um histórico nos anos 80, em Governador Dix Sept Rosado, com as variedades de alho comum e rústicos, o famoso alho de tranças A parceria com a Embrapa Hortaliças, juntamente com apoio da ANAPA Associação Nacional dos Produtores de Alho, vem testando variedades de Alho Nobre que se adaptem à nossa região A meta, segundo a fazenda, é produzir um alho com potencial comercial de alto valor agregado. A empresa também abre as portas para escolas técnicas e universidades Com compartilhamento do desenvolvimento das pesquisas da Embrapa, recebe alunos do curso de pós graduação da UFERSA Mossoró e estudantes do curso de agronegócio da Escola Técnica Maria Célia Pinheiro Falcão. A Fazenda SG Agro, em seu quarto ano de plantio, tem área de produção comercial de três hectares No total, o projeto conta com um hectare da produção de agricultores familiares em áreas na zona rural de São Miguel (RN) e Coronel João Pessoa (RN)

Fotos: Rachel Amorim O micaelense | 09 Inovação

A empresária Chiara Nunes inaugura o Home Design Decoração de Interiores

A responsável pelo empreendimento é a Designer de Interiores Chiara Nunes, para ela essa inauguração traz a realização de um sonho, pois poderá levar requinte e sofisticação a lares, com os melhores produtos e a maior qualidade do mercado.

São Miguel recebe mais um investimento no empreendedorismo local, sábado (20), foi inaugurado o espaço Home Design, especializado em decoração de interiores. Móveis modernos, de personalidade e com alta qualidade que proporcionará aos micaelenses e região uma nova oportunidade de decorar a sua casa Todos os itens de decoração são pensados de acordo com as mais novas tendências do mercado, desde arranjos e vasos à mesa posta Além de móveis e decoração para quarto, sala, cozinha e escritório

O micaelense | 10

Inauguração

Rua: Maria Leodona, 295 Centro Ao lado da Casa das Havaianas

O micaelense | 12 Inauguração

Espaço oferece cafés personalizados, workshops, degustações e diversas experiências para consumidores. O Grupo 3 Corações inaugurou sua primeira loja conceito no intuito de criar espaços e experiências para os seus consumidores Sediada em Curitiba, a Rituais Casa de Café tem como objetivo apresentar todo o caminho que os grãos de café percorrem antes de chegarem à xícara do consumidor final. Os grãos são torrados no mesmo espaço, semanalmente, para manter a torra fresca. “Nosso objetivo é proporcionar momentos incríveis ao nosso consumidor com ambiente aconchegante, um cardápio versátil para o dia todo e experiências voltadas para o universo do café especial”, explica Estela Cotes, responsável pelo negócio em Curitiba. Com 300 m² de área e três ambientes, o consumidor pode escolher entre oito grãos e diferentes métodos de preparo para experimentar o café expresso No ambiente Experiência das Cores, os baristas mostram como as cores das xícaras influenciam na sensação do aroma e sabor A Rituais Casa de Café proporciona ainda um workshop para quem deseja torrar seu próprio café e aprender sobre o processo de transformação do grão verde Após a prática, os alunos poderão levar até 2 kg de café recém torrado.

“Teremos uma agenda com várias ações diferentes, de workshops para preparar café especial em casa, latte art para baristas, a degustações de outros produtos 100% brasileiros, como vinho, por exemplo”, completa Estela. Além dos tradicionais cafés, o espaço comercializa também balanças, moinhos, canecas, e camisetas Os produtos são oferecidos em parceria com o Mercafé, e commerce oficial da 3 Corações Fotos: Divulgação Fonte: Site Mercado e Consumo O micaelense | 12 Inauguração

5G dará receita expressiva à Brisanet no primeiro semestre de 2023 É o que prevê a empresa, segundo seus executivos disseram em call realizada para anunciar e comentar os resultados do segundo trimestre de 2022, nesta segunda, 15. O CEO Roberto Nogueira diz que a empresa está preparada para realizar uma operação com a nova tecnologia, e que, “ no Natal deste ano ou início do ano que vem, já estará madura, com a rede construída”. Ele e Luciana Ferreira, diretora de Relações com Investidores, anunciaram um investimento de R$ 50 milhões no 5G, no segundo semestre de 2022 Os executivos apontaram o foco do investimento. “No Nordeste, as grandes operadoras não compraram a faixa de 2,3 GHz, que nós adquirimos e que é uma faixa que está livre É uma janela de oportunidades”, falou Nogueira A Brisanet foi a única a apresentar proposta para essa faixa na região.“Estamos habilitando metade em 4G, metade em 5G. A meu ver, a população das classes A, B, e C+ pode ser atendida com fibra e 5G Já para as classes C , D e E, o 5G atende plenamente”, disse ele Fonte: Telesintese.com.br Fotos: Divulgação notícia

O micaelense | 13

Fotos: Divulgação Escrito por Alexandre Milla tradição O micaelense | 14

Neste ano, nosso portal entrou para o time dos apoiadores da cultura e com isso, abrimos as portas para Dona Dulcinha e Sr. Antônio, divulgamos o trabalho deles porque conhecemos a história de luta e o trabalho que há por trás desse evento

Apesar da grande aceitação e participação da população a favor da manifestação cultural, o orçamento conseguido por meio de doações, não está atendendo a expectativa necessária, segundo Dulcinha Em sua última edição, a bateria contou com um percurso de 1.200 metros, e sua produção é iniciada oito meses antes do evento. Além dos materiais para a produção, que sofrem alteração de preço anualmente, parte da equipe recebe pelo serviço prestado, o que contribui para a necessidade do apoio da população.

Com 39 anos sob responsabilidade de dona Dulcinha e seu esposo Antônio, a tradicional bateria de fogos que anima a população micaelense no mês de setembro, enfrenta dificuldades para a sua completa realização.

O micaelense | 15

Nos dias 09 e 10 de agosto, Alexandre Milla, fundador e administrador do portal O Micaelense, conferiu de perto a potencialidade da capital cearense no NM2B (Nosso Meio to Business), o encontro de alta gestão com foco em marketing, inovação e pessoas promovido pelo Nosso Meio, maior mídia especializada em marketing, comunicação e negócios do Ceará O NM2Business é o evento corporativo para quem pensa em soluções disruptivas direcionadas às organizações. Na ocasião, profissionais de marketing, comunicação, publicidade e recursos humanos fortalecerão relacionamento e networking com executivos de grandes empresas, além de conferirem as estratégias de negócios e cases de sucesso de marcas regionais e nacionais. Nas fotos, Alexandre Milla aparece com Pedro Lima, Presidente do Grupo 3Corações, Joselma Oliveira, Sócia Fundadora da Pardal Sorvetes e com o Eduardo Gomes de Matos, Chairman da Gomes de Matos Consultores Associados. Fotos: EscritoDivulgaçãoporAlexandre Milla eventos

A linha creme de açaí da Nossa Fruta Brasil, já disponibilizada no mercado, está fazendo um maior sucesso e conta atualmente com um mix de seis produtos, entre eles o creme de açaí + guaraná, creme de açaí + banana, creme de açaí + morango, além do sabor tradicional do açaí. Lembrando que todos os produtos já vem na embalagem prontos para o consumo. Para conferir toda a linha, acesse o site nossafrutabrasil.com.br. Foto: Alexandre Milla Escrito por Alexandre Milla negócios O micaelense | 16 Imagem:Reprodução

A noite de quarta feira (3) ficará para sempre na memória da jogadora Antonia Silva. Campeã da Copa América com a seleção brasileira no último fim de semana, a defensora de 28 anos foi recebida com muita festa na pequena Riacho de Santana, cidade onde nasceu, no interior do Rio Grande do Norte. Com direito a carreata e buzinaço, a "filha ilustre" desfilou em carro aberto e foi saudada pela população do município que tem pouco mais de 4 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

A festa teve continuidade no Ginásio Municipal Antônio Barbosa, onde Antonia recebeu homenagens e deu o pontapé inicial em amistoso de futsal entre equipes femininas de Riacho de Santana e Pau dos Ferros. A jogadora também posou para inúmeras fotos com amigos e fãs Eu não tenho palavras para descrever esse momento tão incrível na minha vida. Que emoção poder viver tudo isso e receber tanto carinho. Agradeço sempre a Deus por permitir tanta coisa. Muito obrigada, família, amigos, toda população santanense e toda região que tornaram esse momento mais que inesquecível para mim Orgulho de ser santanense escreveu Antonia em uma rede social. Foto: Divulgação Esporte

ANTONIA, CAMPEÃ DA COPA AMÉRICA, PARTICIPA DE PODCAST APÓS FESTA E CARREATA

O micaelense |17

Lourival Júnior cozinha desde criança, se formou recentemente no curso técnico de gastronomia, fez diversos cursos com o renomado chefe e professor universitário de gastronomia Edil Costa. Agora deu um passo ainda mais importante, está fazendo cursos de aperfeiçoamento na escola francesa Lê Cordon Bleu, onde neste primeiro passo cursa “Fusão da gastronomia brasileira com a gastronomia francesa”. O dono do Papar e Papear aposta no aperfeiçoamento de técnicas que possam tornar o seus pratos ainda melhores, assim, o que já é muito bom, pode ficar ainda melhor. “O conhecimento é infinito e para ser um cozinheiro/chefe de sucesso é necessário muito estudo, disciplina e amor pelo que faz Não é uma carreira fácil, são muitas horas de trabalho pesado e outras tantas dedicadas ao processo de criação, além claro, de todos os detalhes pertinentes ao bom funcionamento de um restaurante, mas no final, a satisfação dos(as) nossos(as) clientes faz valer muito a pena, por essas e outras, sou apaixonado pela gastronomia.” Conta o Chef Lourival Junior ao nosso portal.

O micaelense | 18

Foto: Divulgação Escrito por Alexandre Milla gastronomia

Lourival Júnior, micaelense e proprietário do restaurante Papar e Papear ganha destaque por estar se especializando na renomada Lê Cordon Bleu, escola parceira da franquia master chefe e responsável por formar grandes nomes da gastronomia ao redor do globo.

Convidado a participar pela primeira vez do evento gastronômico e cultural da cidade de Martins, o restaurante Confitado, sob direção da Chef Noelma Coelho, levou toda a sua equipe e torcida micaelense para sua estreia arrebatadora. Representando a nossa cidade no evento, a Chef escolheu o prato Entrecot suíno com purê de banana e café para concorrer no concurso. O resultado não poderia ter sido outro Os paladares mais apurados escolheram nosso representante como sendo o melhor de todos. Daqui vão os nossos parabéns à toda a família Confitado, um orgulho pela representatividade micaelense.

Foto: Divulgação Escrito por Alexandre Milla gas tro no mia

O micaelense | 19

Para a volta às aulas do segundo semestre letivo de 2022, a Secretaria Municipal de Educação preparou três dias de formações e muito aprendizado para que os profissionais voltem para a sala de aula com novos conhecimentos e novas aprendizagens

O micaelense | 20

Nos dias 01 e 02 de agosto, aconteceram palestras com profissionais da saúde e da educação, com temáticas que abordam temas de interesse coletivo e que agregam melhorias para a educação. No dia 03 de agosto, houve um Encontro Formativo com a Formadora Simone Queiroz, destinado aos Professores e Supervisores do Ensino Fundamental I Integrar e Acolher: A formação pedagógica, com a temática: Integrar e acolher, tem como objetivo fomentar o conhecimento dos profissionais de educação para lidar com diversas situações que vêm sendo cada vez mais presentes no ambiente escolar Tendo como perspectiva o aprimoramento da prática pedagógica e considerando as dificuldades do novo contexto que vivenciamos dentro do ambiente escolar, convidamos todos para vivenciar esse processo de integração e acolhimento tão essenciais a reconstrução de vínculos, ao saber lidar com o outro e a superar desafios, com foco de transformação e qualidade das ações dentro e fora da escola. Imagem: Freepik edu ca ção

SEDUC retornou as aulas após calendário de palestras.

DESTAQUE Foto: Divulgação Escrito por Alexandre Milla

de portas, janelas, persianas, portões e espelhos a Aquino e Gomes traz o que há de mais moderno nas construções das grandes capitais, a automação residencial e fechaduras eletrônicas.

O micaelense | 21

Para conhecer de perto o trabalho e todos os serviços oferecidos pela empresa, visite o escritório na Rua Coronel Nunes, 11 – Centro.

Aquino e Gomes investe em segurança e tecnologia nos seus serviços.

A Vidraçaria e metalúrgica Aquino e Gomes, recentemente inaugurada, vem trazendo uma gama de serviços inovadores para clientes de São Miguel e região que prezam por tecnologia e segurança em suas Alémresidências.daprodução

A Revista Digital O micaelense pertence ao Portal micaelense com.br Para informações, apoio, publicidade ou sugestões de pautas, entre em contato conosco através do Email: contato@omicaelense com.br ou via Instagram: @omicaelense São Miguel,RN Julho de 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.