REVISTA O COMÉRCIO - Novembro 2019

Page 23

SAÚDE

MITOS E VERDADES SOBRE AS VACINAS PEDIATRA VAGNER JULIANO JUNIOR ESCLARECE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS QUE RONDAM O ASSUNTO

S

urtos de febre amarela, sarampo e gripe trouxeram à tona a importância das vacinas na prevenção e controle de diversas infecções. Se para os especialistas da área da saúde não há dúvidas de que se vacinar é a melhor estratégia para evitar doenças e aumentar a expectativa de vida, alguns boatos vão na contramão, apontando complicações sem evidências científicas. Para saber realmente o que é verdade ou mentira quando se fala em imunização, confira dúvidas e respostas separadas pelo pediatra Vagner Juliano Junior.

QUEM MANTÉM UMA BOA HIGIENE NÃO PRECISA SE VACINAR? MITO. Ter boa higiene, lavar as mãos com frequência e fazer uso de água limpa ajuda na proteção de diversas doenças infecciosas. No entanto, deixar de se vacinar contribui para o retorno de doenças raras, como a poliomielite e o sarampo. VACINAS AJUDAM A PREVENIR O CÂNCER? VERDADE. As imunizações que bloqueiam as hepatites e o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) evitam tumores no fígado e no colo do útero, respectivamente. PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS, COMO DIABETES E HIPERTENSÃO, NÃO PODEM SE VACINAR? MITO. Pelo contrário! Eles fazem parte do grupo de risco e devem ficar atentos as doses indicadas. Por: Da Redação Fotografia: Cíntia Fotografias

A VACINA CONTRA INFLUENZA CAUSA GRIPE? MITO. A imunização é inativa e indicada para proteger a influenza. O que acontece no inverno é que existem outros vírus, como o rinovírus, que levam a quadros parecidos com gripes, mas não são. A vacina contra a gripe é segura, com uma cobertura ampla que não causa gripe.

VACINAS TÊM CONTRAINDICAÇÕES? VERDADE. Existem dois grupos de contraindicações. Em um estão os pacientes que não podem receber microrganismos vivos, como vacinas contra febre amarela, herpes zoster, sarampo e rubéola. Outro é de pacientes que apresentam reações alérgicas graves contra a vacina. Ambos os casos devem ser conversados com o médico. VACINA CAUSA AUTISMO? MITO. A ciência não mostra relação entre o Transtorno do Espectro Autista e a vacina. A fake News tem gerado uma onda antivacina que traz consequências ruins, como a recente epidemia de sarampo.

JÁ ME VACINEI CONTRA O SARAMPO, PRECISO TOMAR UMA NOVA DOSE? VERDADE. Quem recebeu duas doses da vacina contra o sarampo depois de um ano de vida é necessário receber uma terceira dose caso haja convívio social com quem está com a doença. É a chamada dose de bloqueio. VACINA É PERIGOSA PARA IDOSOS? MITO. Imunizar o idoso contra a gripe e a pneumonia, por exemplo, melhora a qualidade de vida e reduz a mortalidade. Outra vacina importante é a contra o tétano, assim como a vacina contra herpes zoster, um tipo de reativação do vírus da catapora.

pediatra vagner juliano junior fala sobre vacinação


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.