Edição nº 156 junho 2014

Page 1

A imigração haitiana ao Brasil:

o Haiti é aqui, o Haiti não é aqui.



Editorial

Índice

Queridos Leitores, Junho é mês de futebol mundial. Entre os dias 12 de junho e 13 de julho vamos torcer pela nossa seleção de futebol, o Brasil vai organizar a “Copa do Mundo”. O momento político que vive o planeta não tem como não refletir no Brasil, e representando o foco do Mundo nesses dias é importante que em nossa Casa, ofereçamos o melhor ambiente para todas as pessoas que lá estarão. A Pátria do Cruzeiro tem a responsabilidade de representar a fraternidade na Terra, está diante dos olhos do Mundo que aproveitando a ocasião dos jogos redescobre o Brasil. Nos recomendam prudência. Aquietarmos antes de acelerarmos; paciência, antes que a preocupação maior; oração, antes que o receio. Junho também é mês de Festas Populares. Lisboa se enfeita para o desfile das Marchas Populares, e dentro destas comemorações estão os tradicionais Casamentos de Santo Antônio. Apesar de todos os sérios problemas que enfrentam, os Haitianos tem sorte de ter um Brasil tão perto, não só para acolhe-los como também para ajudar na reconstrução do país. Em maio voltamos a perder mais um grande artista da música brasileira. Na nota sobre a biografia de Jair Rodrigues fizemos questão de ilustrá-la com uma foto feita em setembro de 2013, quando de um ensaio no Mini Teatro da Calçada em Lisboa. Nas próximas edições teremos um “Caderno Especial” sobre a Copa do Mundo. E nesta edição não podíamos deixar de registrar um importante momento que viveu Lisboa com a Final da Champions League, entre o Real Madrid e Atlético de Madrid. Aos portugueses e demais turistas, comum nesta época do ano, juntaram-se mais de 150 mil espanhóis e realizaram uma grande festa. Agradecemos todas as manifestações felicitandonos pelos 13 anos da revista. Ressaltamos que O Brasileirinho é um espaço aberto e democrático, não deixem de enviar seus emails e cartas, com críticas e sugestões para que desta forma possamos ajudar cada dia mais a nossa comunidade.

O Brasil em 1 minuto

6

O Mundo em 1 minuto

8

Economia e Câmbio

10

Política

12

Opinião 13 Empresas 14 Esportes 16 Cultural 18 Pergunte à Doutora

20

Quebra Cuca

22

Café Espiritual

23

Capa 24 Nós Brasileiros 28 Caderno Especial – Copa do Mundo Fifa Brasil 2014

30

Saúde 32 Rosa Choque

33

Turismo 34 Gastronomia

36

Receita 37 Televisão 38 Destaque do mês

39

Rapidinhas da Terrinha

40

Infantil

42

Momentos Raros

43

44

Agenda Cultural

Humor 45 Caderno Especial - Champions League 46

Boa Leitura,

Telefones Úteis

48

Pontos de Distribuição

49

Ricardo Castro

Crônica 50

Nº de Depósito legal: 342434/12 Colaboradores Dra. Vânia Weissberg, Sen. Cristovam Buarque, Gilney Tosta, Anna Menge, Dra. Catarina Moço, Dra. Rose de Sousa, Pr. Mauricio Rabello, Dr. João Bezerra, Anete Costa Ferreira, Emb. Rubens Ricupero, Emb. Lauro Moreira, Dra. Solange Brígido, Dra. Yara Eloy Moita, Dra. Vanessa Bueno, Carlos Coelho, Bruno Aziz, Cristina Luz, Rev. Luíz Roberto Nunes, Dra. Alicia Reis, Tiago Sério

A equipe de O Brasileirinho não é responsável e nem endossa a qualidade dos serviços e produtos anunciados nesta revista. Enviem suas colaborações e cartas para o endereço acima. Todo o material recebido pela revista O Brasileirinho passa a ser de sua propriedade. Não serão aceitas colaborações ou cartas anônimas e sem endereço remetente. Todos os direitos reservados à Equipe de O Brasileirinho.

O Editor

O BRASILEIRINHO Ficha Técnica Entidade Proprietária Ricardo Castro Editor Ricardo Castro Publicidade Verónica Hawkes Paginação Marco Martins Sede da Redação Rua Quinta da Lobita, 41, 3ºA - CEP: 2775621 / Carcavelos Tel/Fax 21 458-0367 Tm.: 96 916-2020 E-Mail geral@revistaobrasileirinho.com Site www.revistaobrasileirinho.com Periodicidade Mensal Nº de Registo no ICS: 123874 Nº de Registo no INPI: 414043

Fotos: Arquivo O Brasileirinho ou conforme creditadas.

Proibida a reprodução total e parcial sem consentimento escrito. Distribuição Gratuita

O BRASILEIRINHO

3


Venha assistir ao Mundial de Futebol com a Air Europa! Voamos para São Paulo e Salvador da Bahía desde Com saídas de Lisboa e do Porto. Voos operados por um moderno Airbus 330-200, com capacidade para 299 passageiros.

4

O BRASILEIRINHO

793€


TAMBÉM OPERAMOS PARA OS SEGUINTES DESTINOS, DE LISBOA E DO PORTO: Nova Iorque Cancún Punta Cana Havana Santo Domingo La Romana Caracas Lima Santa Cruz de la Sierra Buenos Aires Montevideo Santiago do Chile San Juan Miami, a partir de 4 de Junho de 2014

Reservas ou informações através do núm. telf. 213587680, da página www.aireuropa.com ou da sua agência de viagens. O BRASILEIRINHO

5


O Brasil em 1 minuto

Brasileiro quer dar volta ao mundo, sem gastar um centavo Há cerca de quatro meses, o brasileiro de Curitiba Leonardo Maceira colocou o pé na estrada, com apenas uma mochila nas costas, decidido a dar a volta ao mundo – de carona e, também, de graça. O desejo surgiu durante um curso de fotografia – que Leonardo abandonou para começar sua saga de viajante. Os professores propuseram o tema “O lugar de cada um” para o trabalho de conclusão de curso. A ideia de viajar de carona e sem dinheiro no bolso é uma espécie de protesto: Leonardo quer fazer as pessoas refletirem sobre o quanto valorizamos (e pagamos por) coisas que, na verdade, só aceleram nossa morte – e, também, a destruição do planeta. Ainda na fase inicial de seu projeto, o viajante está, por enquanto, explorando o Brasil. Ele já viajou por mais de 20 cidades e, depois de percorrer toda a costa brasileira, pretende “subir o mapa” rumo à América do Norte. Para onde ele vai em seguida? Europa, quem sabe. Leonardo não planeja muito seu roteiro: de carona em carona, vai viajando o mundo.

Padaria testa drones para entregar pão em São Paulo A padaria PãotoGo localizada em São Carlos (232 km de São Paulo) tenta revolucionar o sistemas de entrega de pães utilizando drones. As entregas feitas pelo drone podem ter até 3,5 kg e, por enquanto, cobrem um raio de 1km da padaria. A rede tem franquias em diversas cidades do interior paulista e espera-se que todas elas consigam efetuar as entregas com as aeronaves não-tripuladas; junto com a compra do drone, o franqueado irá receber o treinamento necessário para operálo. O dono da empresa, Tom Ricetti, se mostra confiante quanto ao uso dos drones, que esteve em teste até o mês de maio. A regulamentação para utilizar os drones depende da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e deve sair até o final do ano.

Maioria dos brasileiros viajará de avião nos próximos seis meses Turistas brasileiros e estrangeiros têm viajado cada vez mais de avião, de acordo com a pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo. Só no ano passado, o país recebeu 89 milhões de passageiros por desembarques domésticos e 9,4 milhões por desembarques internacionais. Segundo o levantamento, estima-se que a maioria (62%) dos brasileiros que manifestaram intenção de viajar pelos próximos seis meses o fará de avião. A importância do transporte aéreo para o turismo brasileiro foi reforçada, na mês passado, por um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), segundo a qual as companhias associadas transportaram cerca de 400 milhões de passageiros nos últimos seis anos. A Abear prevê, ainda, que, até 2020, 211 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros viajem de avião. Para o Mundial sediado no Brasil é esperado um aumento do tráfego aéreo.

6

O BRASILEIRINHO


População de rua pode emitir documentos em posto do Detran e da Defensória A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e o Detran inauguraram o primeiro Posto de Atendimento Especializado para Identificação Civil da população em situação de rua e vulnerabilidade social, no Méier, zona norte da cidade. O objetivo do projeto é garantir o acesso dessa população à documentação básica, como registro civil, 2ª via de documentos e registro das certidões de nascimento e casamento. O atendimento será realizado diariamente, sem prazo definido, das 9h às 17h.

Floripa tem as pessoas mais bonitas do mundo, segundo jornal britânico

Rio apresenta calendário e marca para celebrar seus 450 anos

Florianópolis é conhecida como a cidade das pessoas mais bonitas do planeta, segundo o jornal The Sun, do Reino Unido. "O Brasil já tem a fama de ter as mulheres mais lindas, mas esta ilha paradisíaca é o epicentro da beleza", descreve a matéria. A reportagem que colocou a cidade como destaque na imprensa internacional, foi escrita por uma jornalista britânica que veio até o país para averiguar a veracidade da fama da capital catarinense, e ficou impressionada com a beleza dos manezinhos, como são conhecidas as pessoas que nascem em Floripa. De forma bem humorada, a jornalista britânica descreve a experiência de compartilhar as areias ao lado das brasileiras com o desconforto gerado por estar vestida com a roupa errada durante uma festa. Não é a primeira vez que os jornais britânicos se encantam com as praias de Floripa, em 2005 foi a vez do The Guardian, que em novembro fez uma matéria sobre os encantos da cidade e também destacou a beleza das catarinenses na reportagem "Sol, mar e supermodelos'.

Embalado pela “Valsa de uma Cidade”, uma declaração de amor do compositor Antônio Maria, a prefeitura apresentou a logomarca e a programação de festas por toda a cidade para comemorar os 450 anos do Rio de Janeiro. A partir de 31 de dezembro deste ano e até 1º de março de 2016, a cidade vai poder festejar sua gente e sua história. O calendário preliminar de festejos prevê um Réveillon temático de 2014 para 2015, um carnaval com decoração voltada para o aniversário da cidade e, em março, cada semana vai ser marcada por um tema: cidade maravilhosa, gentileza gera gentileza, do leme ao pontal, minha alma canta e aquele abraço; seguindo em abril com a festa de São Jorge, junho com as tradicionais festas juninas, julho com atrações voltadas para jovens e crianças (aproveitando as férias escolares), agosto e setembro um respiro para o Rock in Rio, outubro um festa da Penha totalmente renovada, novembro marcado pelo Dia da Consciência negra e o Dia do Samba e no ano seguinte, para terminar, um grande seminário urbanístico projetando o Rio para os próximos 50 anos. A logomarca, feita pela agência carioca Crama, mostra um rosto feito pelos números quatro, cinco e zero.

Grupo E-commerce Portugal Golden Bit Recruta pessoas - Ganhe dinheiro publicando anúncios apenas 2 minutos por dia. Financiamos 100% do valor inicial. Cadastro free para conhecer o plano de trabalho. www.goldenbit.com.br/patrocinio/cadastro(grupoouro2)

Damos treinamento a brasileiros que queiram aumentar a sua renda trabalhando em casa. Lisboa e ensinamos como ter seus ganhos. Pagamento diário direto na conta bancária. Grupo Ouro2 - Portugal. Av. Antônio Ennes, 442, Centro Comercial D. Pedro - Queluz. Escritório: 214933940 Telemóveis : 966863150 ou 933448566

O BRASILEIRINHO

7


O Mundo em 1 minuto Angola prepara-se para o primeiro censo geral desde a independência Angola teve, em 16 de maio, o primeiro censo geral de população e habitação desde 1975. As estimativas atuais apontam para um país com 21 milhões de habitantes. O processo vai custar 50 milhões de dólares. Os últimos dados sobre a população angolana residente no país datam de 1970, altura em que se estimou viverem cerca de seis milhões de habitantes neste país da costa ocidental africana. 40 anos depois, Angola prepara-se para lançar um processo à escala nacional que vai permitir “tirar a fotografia” do número de habitantes e às condições de vida do país.

Pesquisador do MIT desenvolve palmilha que deixa o tênis inteligente e capaz de guiar o usuário Para não se perder e buscar referências, hoje é comum uma consulta em mapas na internet. E para quem anda a pé, o pesquisador do MIT Media Lab Dhairya Dand foi além: criou palmilhas inteligentes que ajudam o usuário a encontrar o caminho sem precisar olhar um mapa. O produto chamado de Super Shoes evita o aborrecimento de parar a caminhada para verificar o trajeto correto. O produto ainda é um protótipo e não está à venda. De acordo com o site da Fast Company, o produto é uma palmilha flexível de silicone

que pode ser utilizada em qualquer calçado. A palmilha é equipada com motores vibradores para ajudar na indicação do trajeto e se conecta com o smartphone via Bluetooth. É preciso instalar um aplicativo chamado Shoe Central, que vai guiar o usuário e enviar as vibrações para a palmilha com indicações para virar à esquerda ou à direita. O usuário ainda pode informar no aplicativo seus gostos por comida, compras, lugares para o Shoe Central "aprender" suas preferências e indicar passeios.

Recursos do petróleo são utilizados em investimentos na área da educação em São Tomé e Príncipe Um relatório recente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) coloca São Tomé e Príncipe na lista dos países com alto nível de ensino e escolaridade. Este ganho no campo da educação deve-se ao envolvimento de algumas empresas petrolíferas como Addax Petroleum e Total que financiaram, por exemplo, a construção de um jardim-de-infância, orçado em mais de 420 mil dólares, na vila de Bombom, no distrito de Me-zochi, um dos mais populosos de São Tomé e também financiamento em bolsas de estudo, instituições de ensino e o abastecimento de água. Nos contratos para exploração do petróleo, as companhias assumiram a responsabilidade de financiar projetos sociais em benefício das comunidades locais, num montante de 1,1 milhões de dólares.

8

O BRASILEIRINHO

Designer japonês cria linha de roupas que bloqueia celulares Kunihiko Morinaga é designer e resolveu lançar moda e criou uma linha de roupas que bloqueia o sinal de smartphones. Batizada de Focus, a nova linha reúne mais de 10 peças. São saias, vestidos, calças e jaquetas - todas com bolsos à prova de mensagens e ligações. "Da mesma forma que a maioria das roupas lhe protegem do mundo exterior, estas roupas irão lhe proteger do mundo digital", afirma Morinaga. Ainda de acordo com o designer, o segredo da linha Focus está numa fibra sintética usada na confecção das roupas. Este material faz com que o tecido passe a refletir ondas eletromagnéticas, impedindo que celulares e outros gadgets do tipo funcionem quando estão por dentro das roupas. A linha Focus deve ser lançada durante uma semana de moda em Toronto ainda este ano. Entretanto, as peças não devem ser postas à venda.


Buenos Aires quer multar quem for flagrado fumando ao volante Especialistas em antitabagismo e integrantes do Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo de Buenos Aires começaram a debater com deputados da capital argentina a viabilidade de um projeto de lei que proíba motoristas de fumar ao volante. O principal argumento dos defensores dessa restrição é a distração que isso causaria nos condutores. Segundo o Centro de Estudos em Segurança Viária, o motorista que dirige a 110 km/h e deixa de olhar para a frente por 2 ou 3 segundos avança 90 metros sem se dar conta. Isso pode acontecer quando a pessoa ao volante acende um cigarro ou joga a bituca pela janela. Um levantamento do Instituto de Ciência e Técnica Legislativa mostrou que, de 4.800 veículos observados nas ruas de Buenos Aires, 4,2% eram conduzidos por pessoas com cigarro na mão. Em Córdoba (a 703 Km de Buenos Aires), a restrição entrou em vigor em janeiro de 2013. A Argentina é o país onde mais se fuma na América do Sul, segundo o ranking Atlas do Tabaco, da American Society Cancer (Sociedade Americana de Câncer).

Boeing que ia virar sucata tem novo destino e vira hotel O resort Costa Verde, localizado à beira do Parque Nacional Manuel Antonia, na Costa Rica, resgatou um Boeing 727 de 1965 e transformou o avião que iria virar sucata em uma suíte de luxo. O valor para uma semana de estadia custa o equivalente a R$ 7.935,27, tanto quanto um quarto no hotel Ritz de Londres. A estrutura de 15 metros construída para receber o avião foi construída na floresta tropical da Costa Rica. Quem se hospedar lá, além de aproveitar o conforto do hotel, pode brincar de piloto. O hotel oferece aos hóspedes dois quartos e duas suítes que incluem copa, TV de tela plana e um terraço com vista para o mar, construído na asa do avião.

O BRASILEIRINHO

9


Economia e Câmbio

PRINCIPAIS COTAÇÕES DE CÂMBIO As cotações fornecidas pela UniCâmbio – Agência de Câmbios, SA, são meramente indicativas e têm como referência o dia 19.05.2014. As mesmas podem ter sofrido alterações até à data de distribuição da revista. Por isso não hesite em contactar o nosso serviço de apoio ao cliente, onde lhe serão transmitidas, todas as informações na hora, através do telefone: 21 342 97 60

MOEDA

COMPRA (Euros)

Real Brasileiro

0,310000

0,336000

Libra Esterlina

1,189000

1,250000

Dólar Americano

0,708000

0,742000

Dólar Austrália

0,649000

0,696000

Dólar Canadiano

0,645000

0,685000

Franco Suiço

0,779000

0,834000

Coroa Dinamarca

0,126000

0,137000

Iene Japão

0,007000

0,007000

Coroa Noruega

0,115000

0,125000

Coroa Suécia

0,103000

0,113000

Libra Escocesa

1,153000

1,250000

Rand África do Sul 0,063000

0,074000

Escudo de Cabo Verde 0,009000

0,010000

Libra Irlandesa

1,153000

1,250000

Renmimbi

0,106000 0,130000

Dólar Hong-Kong

0,082000

0,100000

Rublo Russo

0,018000

0,023000

Coroa Checa

0,033000

0,042000

Rupia Indiana

0,011000

0,014000

Zloty Polaco

0,217000

0,273000

Lira Turca

0,316000

0,397000

Forint Húngaro

0,003000

0,004000

Metical Moçambique 0,021000

0,026000

Pataca Macau

0,083000

0,101000

Peso México

0,051000

0,063000

Novo Leu Roménia 0,205000

0,258000

Kuna Croata

0,119000

0,150000

Dirham Marroquino 0,081000

0,115000

Dirham Emiratos Árabes 0,185000

0,211000

Dinar Tunísia

0,408000

0,499000

Franco Cfa

0,001000

0,002000

Kwanza Angola

0,007000

0,008000

Baht Tailândia

0,020000

0,026000

O BRASILEIRINHO

Até o final do ano, o número de celulares no mundo chegará perto do número de habitantes no planeta. Até dezembro, o número de celulares vai chegar perto dos 7 bilhões, o representará 96% de todos os habitantes. Os dados estão sendo divulgados pela União Internacional de Telecomunicações e revelam a explosão no uso dessa tecnologia, inclusive nos países emergentes. Já o acesso à Internet, apesar de também crescer, ainda revela a profunda disparidade entre países ricos e as economias em desenvolvimento. O Brasil, por exemplo, tinha em 2012 as mesmas taxas de penetração da rede que os países ricos dez anos antes. A penetração de celulares chegará a 90% nos mercados emergentes, contra mais de 120% nas economias ricas. A expansão, em dez anos, foi quase de dez vezes. A situação mais complicada é ainda da África, onde 30% da população ainda não tem acesso.

VENDA (Euros)

Faça os Seus câmbios e remessas para o Brasil com quem tem prazer em o atender

10

Número de celulares se igualará ao de habitantes em 2014

Brasil mantém 4ª posição em vendas de veículos O Brasil se manteve na 4ª posição mundial em vendas de veículos no primeiro trimestre do ano, segundo levantamento da consultoria Jato Dynamics. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o País apresentou queda de 1,7% nas vendas, com 774.380 veículos vendidos, incluindo carros e comerciais leves. No levantamento de março, o País fica em 8º lugar e apresentou queda de 14,8% em relação ao mesmo mês de 2013. No

período, a China se manteve no 1º lugar, com crescimento expressivo de 7,8% se comparado a igual período de 2013, com venda de mais de 5 milhões de veículos de passeio. O 2º lugar é ocupado por EUA, que apresentou alta de 1,3% das vendas. Japão também manteve sua posição, e ficou em 3º, com aumento de 20,5% das vendas no período. A Grã-Bretanha ficou na 5ª posição, na sequência vem a Alemanha seguida por Índia, Rússia, França e Itália em 10º.


PEÇA O SEU CARTÃO WESTERN UNION E GANHE 50% DE DESCONTO A PARTIR DA 2ª TRANSAÇÃO

Faça os seus envios de dinheiro Western Union nos 47 balcões da Unicâmbio e solicite o seu cartão Western Union Gold. A partir da segunda transação com o seu cartão Western Union, ganhe um desconto de 50% na comissão de envio.

Válido para os primeiros 15.000 cartões. Só a partir do segundo envio de dinheiro.Promoção válida de 2 de Junho até 31 de Outubro. A Unicâmbio – Instituição de Pagamento, S.A. está autorizada pelo Banco de Portugal a prestar o serviço de transferência de dinheiro Western Union® em Portugal. A Unicâmbio é responsável pela prestação do serviço de transferência de dinheiro Western Union® em Portugal. Quaisquer informações relacionadas com esta prestação de serviço deverão ser endereçadas à Unicâmbio. O logotipo e marca Western Union® são propriedade da Western Union Holding Inc., sendo usados com a sua autorização.

O BRASILEIRINHO

11


Política Prefeitos suspeitos de desvio de R$ 70 milhões se entregam à PF Suspeitos de envolvimento em um esquema criminoso que a Polícia Federal (PF) afirma ter desviado pelo menos R$ 70 milhões dos cofres de 20 cidades baianas, os prefeitos de Fátima (BA), José Idelfonso Borges dos Santos (PDT), e de Sítio do Quinto (BA), Cleigivaldo Carvalho Santarosa (PDT), se entregaram à PF.

Além de Santos e de Santarosa, se entregaram, em Salvador, dois exsecretários municipais e um funcionário da prefeitura de Fátima. Um empresário, cuja identidade não foi revelada, se juntou ao grupo. Com isso, subiu para 25 o total de suspeitos presos na Operação 13 de Maio, deflagrada, pela PF, com apoio da Controladoria-Geral da União, da Receita Federal e da Previdência Social.

Em Minas e sob o comando de Aécio, PSDB abre fogo contra PT Com um discurso de campanha que mira os temas nacionais, faz críticas à “omissão do governo federal” em promover investimentos no estado e ataca a “ineficiência” administrativa do PT, foi lançada, a chapa majoritária do PSDB ao governo de Minas Gerais, em evento que reuniu, além do governador Alberto Pinto Coelho (PP) e o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, cerca de quatro mil pessoas entre prefeitos, vereadores, líderes regionais, deputados estaduais, federais e militantes dos 18 partidos que compõem a coligação. Encabeçada pelo ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga (PSDB), foram anunciadas as candidaturas a vice-governador de Dinis Pinheiro (PP), presidente da Assembleia Legislativa, e do ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) para a cadeira do Senado. A retórica discursiva da campanha estadual do PSDB está afinada com a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República: reforça os símbolos de “mineiridade” e dá um tom nacional ao debate dos problemas que afetam o estado.

Com Haddad em baixa, PT recorre a Marta Preterida pelo PT nas últimas eleições para a Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, está de volta ao centro da disputa eleitoral. Com o prefeito Fernando Haddad amargando baixos índices de popularidade, Marta é hoje a principal figura do partido no maior colégio eleitoral do Brasil, depois, claro, do expresidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Marta vai ter um papel muito importante na campanha. Neste momento ela é a liderança com mais prestígio que temos na capital", afirma o presidente estadual do PT, Emídio de Souza. Nos últimos meses, Marta se reaproximou de antigos colaboradores dos quais havia se afastado, como o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Américo. Mas, ao contrário de quando comandou a cidade, evita cercar-se de um novo grupo político.

12

O BRASILEIRINHO


Opinião Adoção federal

Q

uando um município não tem condições de oferecer boa escola, União fecha os olhos Quando um banco entra em crise, o Banco Central intervém para evitar a falência; quando a segurança de uma cidade entra em crise, o governo federal aciona a Guarda Nacional; quando a saúde fica catastrófica, importamse médicos; quando uma estrada é destruída por chuva, o governo federal auxilia o estado; mas quando um município não tem condições de oferecer boa escola a suas crianças, o governo federal fecha os olhos, porque isso não é responsabilidade da União. Limita-se a distribuir, por meio do Fundeb, R$ 10,3 bilhões por ano, equivalente a R$ 205 por criança ou R$ 2 a cada dia letivo. A boa educação de uma criança, assumindo um bom salário para atrair os melhores alunos das universidades para o magistério, em boas e bem equipadas novas escolas, todas em horário integral, custaria R$ 9.500 por ano, por aluno. Das 5.564 cidades brasileiras, a receita orçamentária total não chega a R$ 9.500 por criança em idade escolar. Se considerarmos os gastos fixos e custeios da administração municipal, nenhuma de nossas cidades teria condições de oferecer educação de qualidade a suas crianças. Para mudar tal panorama, o país tem dois caminhos: deixar que o futuro de nossas crianças dependa de alta renda de sua família ou responsabilizar a União pela educação dos filhos do Brasil. As cidades que não têm condições

de oferecer uma boa educação para seus filhos apelariam ao governo federal e este adotaria as escolas dessas cidades, respeitando todos os acordos federativos, todos os direitos dos municípios, mas também os direitos de todas as crianças do Brasil, independentemente da cidade onde moram.

*

...nem todos os prefeitos teriam este gesto de responsabilidade para com suas crianças. Muitos vão preferir continuar sem condições de pagar bons salários, enfrentando greves periódicas que terminam com mínimos aumentos de salários e imensas perdas pedagógicas.

* Antes mesmo de uma Lei de Adoção Federal ser aprovada, quem sabe um ou outro prefeito não toma a iniciativa de ir ao governo federal e dizer: “Presidente, não tenho condições de oferecer a educação que minhas crianças merecem como

qualquer criança brasileira. Por isso, peço que o governo federal adote as escolas da minha cidade”. Para isso, o caminho é uma carreira nacional com elevados salários e elevadas responsabilidades, com estabilidade submetida a avaliações periódicas, em edificações bonitas e confortáveis com os mais modernos equipamentos, em horário integral. Lamentavelmente nem todos os prefeitos teriam este gesto de responsabilidade para com suas crianças. Muitos vão preferir continuar sem condições de pagar bons salários, enfrentando greves periódicas que terminam com mínimos aumentos de salários e imensas perdas pedagógicas. Mas, se de repente, muitos despertassem e colocassem os interesses de suas crianças acima de tudo, o governo federal poderia definir critérios para selecionar aos poucos as cidades que seriam adotadas. Na medida em que este caminho fosse dando certo, em 20 ou 30 anos veríamos todas as crianças brasileiras serem tratadas como brasileiras, em vez de municipais, como hoje. O país teria um sistema de qualidade e com qualidade igual na educação de suas crianças, quebrando o muro do atraso e o muro da desigualdade que nos caracterizam.

Cristovam Buarque Professor da Universidade de Brasília e senador

O BRASILEIRINHO

13


Empresas

Todos os energéticos contra a líder Red Bull A concorrência entre as marcas de energéticos tornou-se aguerrida no Brasil. A líder Red Bull, que trouxe a categoria para o país em 1999, é líder com 43% de participação — 35 pontos percentuais à frente da Burn, da Coca Cola. Mas, abaixo dela, novas rivais se digladiam para ganhar espaço. De acordo com a consultoria Nielsen, o consumo de energéticos é hoje o que mais cresce entre bebidas não alcoólicas no país. Em 2013, as vendas do produto somaram 1,4 bilhão de reais, 12% mais em relação ao ano anterior. A tendência é que o crescimento se mantenha nos próximos anos. A marca que avança

com mais velocidade é a que copiou de maneira mais fiel a tática da líder: a terceira colocada TNT (marca brasileira). Lançada em 2009 pelo grupo Petrópolis, do empresário Walter Faria, a empresa saiu do zero para conquistar 5 pontos percentuais desse mercado em cinco anos. Há, claro, uma enorme diferença na proporção da imitação. Se a empresa austríaca patrocina mais de 1 000 atletas pelo mundo, a brasileira montou um time formado por dez — mantidos por cerca de 30 milhões de reais por ano. Até agora seu passo mais ousado foi sua incursão na Fórmula 1.

eBay para brasileiros O número de brasileiros que adquirem produtos pela internet triplicou em quatro anos. É por causa de dados como esse que o gigante americano eBay lançou em maio um site em português disponibilizando mais de 250 milhões de itens internacionais com a promessa de entregar os produtos em no máximo sete dias. Também outro gigante do e-commerce, a empresa chinesa Alibaba, entrou oficialmente com o pedido de abertura de capital nos EUA – estima-se que irá arrecadar US$ 20 bilhões na operação, o que poderá ser a maior oferta de ações da história americana. A Receita Federal no Brasil, no entanto, já fala em alterar a cobrança de impostos sobre produtos comprados de sites internacionais e entregues pelos Correios. Em 2013 chegaram aos Correios cerca de 21 milhões de encomendas, 44% a mais que no ano anterior.

Após petição, Coca-Cola retira ingrediente polêmico de bebidas A Coca-Cola planeja retirar um ingrediente polêmico de algumas de suas marcas de bebidas até o fim desse ano, depois de uma petição lançada na internet. O óleo vegetal bromado, ou BVO, na sigla em inglês, pode ser encontrado em algumas bebidas produzidas pela companhia americana, como o refrigerante Fanta ou o isotônico Powerade. O BVO vem sendo usando como um estabilizador em bebidas com sabor de frutas e ajuda evitar que outros ingredientes se separem durante o processo de fabricação. Os temores sobre os riscos do ingrediente à saúde estão relacionados ao brometo, uma substância também encontrada em retardadores de chamas. Estudos médicos ligaram o consumo excessivo de refrigerantes contendo BVO a efeitos negativos sobre a saúde, como perda de memória e problemas nos nervos e na pele. O BVO foi retirado da lista de ingredientes da Food and Drug Administration (FDA, o órgão de vigilância sanitária dos EUA) considerados 'seguros' em 1970. No entanto, companhias de bebidas são autorizadas a usar o BVO até o limite de 15 partes por milhão em suas bebidas.

14

O BRASILEIRINHO


Hotel aluga avião de luxo para vender pacotes por US$ 120 mil A rede de hotéis de luxo Four Seasons oferecerá, a partir de fevereiro do ano que vem, pacotes hospedagem que incluem até mesmo voo em avião particular. O interior do Boeing 757, alugado pela rede para as viagens personalizadas, foi adaptado ao gosto dos endinheirados: no lugar de 233 assentos estarão confortáveis 52 poltronas de couro e que se desdobram em camas (modelo flatseat). Com rede WiFi disponível durante todo o voo, os clientes podem agendar opções de entretenimento sob demanda em seus destinos, como tratamentos de spa ou programas culturais e de lazer. Os valores são condizentes com o luxo dos mimos: vão de 69 000 dólares a 119 000 dólares por pessoa.

C&A nega trabalho escravo e diz que denúncia ocorreu em 2009 Com recurso negado pela Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, a C&A Modas foi condenada a pagar R$ 100 mil de indenização por descumprir uma série de normas trabalhistas, em suas unidades em shoppings em Goiás. De acordo com o órgão, a empresa "reduzia seus empregados a condição análoga à de escravo". A rede de lojas emitiu nota

A companhia aérea Azul anunciou em maio que vai iniciar voos internacionais, a partir do primeiro trimestre de 2015. Inicialmente, as rotas serão para três cidades dos EUA: Orlando, Nova York e Miami, com voos diretos do aeroporto de Viracopos, em Campinas. A expansão internacional vai exigir uma frota de onze novas aeronaves de grande porte e investimento de US$ 2 bilhões. Serão incorporados à frota da companhia cinco Airbus A-350 900, com capacidade para 323 passageiros, uma das mais avançadas aeronaves do mundo, com entrega prevista para o início de 2017. Outros seis aviões A-330 200, com capacidade para 246 passageiros, têm entrega prevista ainda no primeiro semestre deste ano, com o primeiro avião chegando no próximo mês de junho.

esclarecendo que as fiscalizações trabalhistas ocorreram em 2009 e desmentindo "a ocorrência de trabalho análogo ao escravo dentro da empresa". A C&A reconhece que "fiscalizações ocorridas em 2009 em três lojas localizadas no Estado de Goiás lamentavelmente identificaram irregularidades com relação ao cumprimento de jornada de trabalho pelos seus funcionários". Porém, de acordo com a empresa, "nenhuma das decisões proferidas nos autos da ação teve como fundamento a ocorrência de trabalho análogo ao escravo dentro da empresa". A rede afirma que "empreende continuamente uma série de iniciativas com o objetivo de cumprir a legislação trabalhista em suas 269 lojas, nos centros de distribuição e nas demais áreas administrativas". Entre essas medidas, estaria a adoção de sistemas de tecnologia que apoiam o planejamento e o controle da jornada de trabalho dos funcionários.

Companhia aérea brasileira Azul anuncia voos internacionais para 2015

O BRASILEIRINHO

15


Esportes

Documentário mostra ‘pior seleção do mundo’ Em 2001, a Austrália bateu um recorde mundial: obteve a maior vitória da história em uma partida internacional de futebol, após marcar 31 gols e manter sua defesa intacta. O artilheiro da partida foi Archie Thompson, que marcou nada menos que 13 vezes. Para os adversários da Samoa Americana, sobrou o último lugar do ranking da Fifa, que ocupou durante dez anos - sem nenhuma vitória e com apenas dois gols marcados. Assim, em 2011, quando as classificatórias para a Copa do Mundo do Brasil levaram à contratação de um novo técnico à seleção do pequeno arquipélago no Pacífico Sul, três documentaristas britânicos decidiram acompanhar o progresso da ‘pior seleção do mundo’. O resultado é o documentário Next Goal Wins (Quem Fizer o Próximo Gol Vence, em tradução livre), recebido com entusiasmo em festivais ao redor do mundo. ‘Criamos uma incrível conexão com a Samoa Americana durante a edição do filme, foi uma jornada emocionante’, diz Mike Brett, um dos documentaristas.

Relatório pede maior investigação sobre Copa de 2022 A reputação da Fifa depende de solucionar as acusações sobre a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022, de acordo com o conselheiro anticorrupção da entidade, que dirige o Comitê Independente de Governança (IGC, na sigla em inglês). O painel, presidido por Mark Pieth deu o seu pleno apoio a uma investigação da eleição das sedes dos Mundiais de 2018

São Paulo assina renovação de contrato com a Fórmula 1 até 2020 A Prefeitura de São Paulo assinou em maio a renovação de contrato com a Fórmula 1. Com o novo acordo, a cidade tem direito a sediar o GP do Brasil até 2020 no Autódromo de Interlagos. Em razão das obras, o Autódromo de Interlagos ficará fechado de 15 de julho até um mês antes do GP do Brasil, que será realizado no final de novembro. Após o evento, o equipamento terá outras obras de dezembro até fevereiro de 2015 e, no decorrer do próximo ano, em paralelo às demais intervenções, poderão acontecer outras atividades e competições. O autódromo, inaugurado em 1940, entrou para o calendário oficial da F-1 em 1973, um ano após realizar uma corrida de demonstração da categoria. No ano passado, Interlagos recebeu 130 mil visitantes. Este ano, o circuito receberá um GP pela 33ª vez, no dia 9 de novembro.

16

O BRASILEIRINHO

e 2022, liderada pelo promotor Michael Garcia. “A comissão de ética não deve descansar até que haja uma resposta conclusiva”, escreveu Pieth em relatório aos membros do Comitê Executivo da Fifa. Os comentários foram publicados em um relatório final de 15 páginas, produzido por Pieth para o Comitê Executivo, que escolheu a Rússia e o Catar como sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, respectivamente, em dezembro de 2010.


Goleiro da Alemanha na Copa renova contrato com clube até 2019

Morre aos 88 anos o tricampeão mundial de F1 Sir Jack Brabham

Goleiro titular da seleção da Alemanha na Copa do Mundo do Brasil, Manuel Neuer acertou em maio a renovação do seu contrato com o Bayern de Munique até 2019. O anúncio foi feito por Karl-Heinz Rummenigge, diretor-geral do clube. O acordo antigo tinha validade até 2016. “O fato de ele renovar dois dias depois da eliminação da Champions é uma prova do seu caráter. Quero agradecer a ele”, afirmou o dirigente, em assembleia geral extraordinária do clube. Em janeiro deste ano, Neuer foi escolhido como o melhor goleiro de 2013 no prêmio Bola de Ouro da Fifa, superando o veterano Gianluigi Buffon, da Juventus e titular da seleção italiana. Neuer, 28 anos, chegou ao Bayern em 2011, após cinco temporadas no profissional do Schalke 04, clube no qual atuou também nas categorias de base.

O australiano e tricampeão mundial de Fórmula 1 Sir Jack Brabham morreu aos 88 anos, após uma longa batalha contra uma doença no fígado, anunciaram seus familiares e a Federação Automobilística Australiana. “Este é um dia muito triste para todos nós. Meu pai morreu serenamente, em casa, nesta manhã, aos 88 anos de idade”, disse um dos três filhos do ex-piloto, David. “Ele teve uma vida incrível e realizou mais sonhos do que qualquer outro”. Jack Brabham venceu os campeonatos de F1 em 1959, 1960 e 1966, e figura na lista de tricampeões ao lado de Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Sem seleção, Paraguai tenta emplacar uma musa para a Copa Depois de Larissa Riquelme (musa da Copa de 2010 na África do Sul, que aparecia com um celular entre os seios), o Paraguai tenta emplacar uma nova beldade como sua musa, mesmo fora da Copa do Mundo. A gata é Fabi Martinez. A bela morena tem muitas qualidades e deixa muito marmanjo de queixo caído. A gata adora fazer poses provocantes para a câmera. Em todas as poses, Fabi mostra suas qualidades e por razões óbvias, a gata não encanta apenas a torcida do Paraguai. O BRASILEIRINHO

17


Cultural

Jair Rodrigues preparava autobiografia Jair Rodrigues (1939-2014) estava a preparar sua biografia junto com o filho Jairzinho quando tudo foi interrompido por um infarto fulminante. Hoje, o livro está em processo de apuração. Como o próprio Jair coletava ainda dados para o livro, bem como algumas autorizações, visto que citava alguns amigos e personalidades falecidos, a biografia agora depende da continuidade da família, em especial do filho Jairzinho. O livro, segundo depoimento deixado pelo próprio Jair: “Vai entrar de tudo, desde quando o Jair era pivetinho até os tempos atuais passando pelo programa O Fino da Bossa, na TV Record, em 1965, a amizade com Elis Regina entre outros casos”.

A primeira e última vez de Portinari na Europa Nenhuma obra de arte expressou com tanta clareza o horror da guerra e a beleza da paz quanto a criada pelo mestre brasileiro Candido Portinari no início da década de 1950. “Guerra e Paz”, doada pelo governo brasileiro para a Organização das Nações Unidas. É com tamanha responsabilidade que os painéis saíram de Nova York e estão expostos pela primeira vez ao público europeu no Grand Palais, em Paris – é também a primeira vez que o salão nobre recebe uma pintura brasileira. Três aviões cargueiros transportaram as placas que compõem a obra de 14 metros de altura e operários alpinistas foram contratados para a montagem. O projeto, coordenado pelo filho de Portinari, João Candido, demorou cinco anos para se tornar realidade, custou R$ 8,5 milhões e estima-se que cerca de 300 mil pessoas visitem a mostra até 9 de junho, nessa que provavelmente será a última vez que o público europeu verá “Guerra e Paz” fora da sede da ONU.

Peças de Oscar Niemeyer ganham exposição em Nova York As curvas marcantes de Oscar Niemeyer e Jorge Zalszupin ganharão uma mostra em Nova York. A exposição Compasso acontecerá na galeria de arte e design Espasso e reúne peças icônicas. "Jorge e Oscar tornaram seus móveis um verdadeiro legado ao país", diz Lissa Carmona, diretora da mostra. A trajetória profissional dos dois designers se cruzou na construção de Brasília. Enquanto Niemeyer exibia seus traços em prédios e monumentos, Jorge contemplava as construções e criava mobiliário para diversos espaços. “Oscar Niemeyer e Jorge Zalszupin influenciaram de maneira história a arquitetura e design.

18

O BRASILEIRINHO


A revelação do aborto no cinema Após 40 anos de prática nos Estados Unidos da América, firmado na aprovação de leis da Corte Americana, o aborto continua sendo um tabu para muitos povos do mundo. A fim de falar um pouco desta polêmica questão conversamos com o norte- americano David Kyle, realizador do documentário “Blood Money – The Business of Abortion”, cujo título em português é “Aborto Legalizado”, na sua recente estada em Portugal. As exibições no Brasil e em Portugal baseiam-se no acordo assinado entre a Estação Luz Filme do diretor Luís Eduardo Girão e a produtora. A fita

mostra a concorrência entre as clínicas especializadas no ramo, os aspectos psicológicos para a cura das sequelas que atingem as mulheres submetidas ao esse ato, o estágio quando o feto é considerado ser humano e o destino do lixo hospitalar, ressalta Kyle. Os depoimentos de médicos e de outros profissionais das áreas de saúde, professores, religiosos, cientistas, pacientes e ativistas, são protagonistas do filme uma vez que o tema é ainda bastante controverso em várias sociedades mundiais. A estatística registra os cerca de dois milhões de abortos/ano, destacando em maior índice a mulher afroamericana, enfatiza David neste seu primeiro trabalho na 7ª Arte.

Roberto Carlos: Esse cara sou eu Foram cinco anos de trabalho e 15 impressões desmarcadas na porta da gráfica, mas desta vez Roberto Carlos aprovou. Depois de três livros tirados de circulação e incontáveis tentativas de frustradas de biógrafos e historiadores com projetos biográficos, o primeiro livro sobre a trajetória do Rei chega ao mercado por nada módicos R$ 4.500 e a tiragem quase esgotada na primeira semana. O cantor, avesso a todo tipo de comentário sobre sua vida, disse sim com uma primeira condição de muitas: que o livro não tivesse nenhuma palavra. O Rei participou da escolha das fotos, aprovou as montagens e palpitou sobre o tratamento de imagens, pedindo para não exagerar no Photoshop, "para não ficar com cara de artificial"

O romance inacabado de García Márquez O manuscrito do romance inacabado “En Agosto nos Vemos” de Gabriel García Márquez poderá será publicado, se essa for a vontade dos herdeiros, disse o editor de García Márquez, Claudio López. O editor, que já leu o manuscrito, diz que apenas 85 por cento do livro está escrito. O final é demasiado aberto e não chegou a concluí-lo”, disse López garantindo que quando for publicado será como romance inacabado. “Acredito que mais cedo ou mais tarde verá a luz do dia. O manuscrito merece”, disse garantindo que para além de En Agosto nos Vemos, o escritor colombiano, que morreu no dia 17 de abril aos 87 anos, não deixou mais textos por publicar.

O BRASILEIRINHO

19


Pergunte à Doutora Você sabe o que é assédio moral no trabalho?

N

uma sociedade, cada vez mais competitiva a nível laboral, devido ao aumento crescente de desempregados, é cada vez mais, esquecido o respeito e a dignidade pelo outro. Acresce ainda que a competição da sociedade capitalista torna as pessoas cada vez mais inseguras, quanto à sua estabilidade laboral. Em consonância com estes factores, a busca desenfreada pelo poder, influencia negativamente algumas pessoas, que por vezes, tornam o ambiente de trabalho um lugar de conflitos e violência. O mobbing é uma realidade presente em todo o mundo e em todas as profissões, que arrasta consigo inúmeras consequências a nível psicológico, social e físico para a vítima e para a própria empresa ou organização. Muitas vítimas procuram ajuda, no entanto, este fenómeno é frequentemente confundido com a ansiedade ou depressão. O assédio moral no trabalho define-se como sendo qualquer comportamento abusivo (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, pela sua repetição ou pela sua sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, pondo em perigo o seu emprego ou degradando o clima de trabalho. O mobbing torna-se cada vez mais, uma realidade em todos os países. Apesar de, ser nomeado de forma diferente, consoante diversos autores, ou país onde se manifesta. No Brasil é denominado por assédio moral ou assédio psicológico, em França por Harcèlement moral (assédio moral), na Inglaterra por Bullying, nos Estados Unidos e na Suécia por mobbing, no Japão por murahachibu ou ijime (ostracismo social) e em Espanha por psicoterror laboral ou acoso laboral . Métodos de assédio moral no trabalho Existem diversos métodos que o agressor utiliza de modo a humilhar e inferiorizar a vítima. Hirigoyen (2002) agrupou em quatro categorias os procedimentos hostis utilizados pelo agressor, nomeadamente: a) Destruição propositada das condições de trabalho: é utilizada pelo agressor com o intuito de atentar contra a dignidade da vítima, fazendo com que a mesma se sinta incompetente. A vítima começa a ter uma imagem negativa de si própria. Nesta categoria, segundo Higoyen (2002) fazem parte, os seguintes procedimentos hostis: • Retirar da vítima a sua autonomia; • Não lhe transmitir informações úteis para a execução de uma determinada tarefa; • Contestar de forma sistemática todas as suas decisões; • Criticar o seu trabalho de forma injusta ou exagerada; • Restringir o acesso a instrumentos de trabalho (por exemplo: computador, telefone, etc.); • Retirar-lhe o trabalho que geralmente lhe é delegado; • Dar-lhe constantemente novas tarefas; • Atribuir-lhe propositadamente e de uma forma sistemática

20

O BRASILEIRINHO

tarefas superiores às suas competências; • Atribuir-lhe propositadamente e de uma forma sistemática tarefas inferiores às suas competências; • Pressioná-la para que não faça valer os seus direitos; • Agir de modo a impedir que seja promovida; • Atribuir tarefas incompatíveis com a sua saúde; • Provocar danos no seu local de trabalho; • Encarregá-la deliberadamente de tarefas impossíveis de desempenhar; • Não ter em consideração as recomendações médicas indicadas pela medicina do trabalho; • Induzir ao erro. b) Isolamento e recusa de comunicação: tornam a pessoa menos hábil a reagir e a auto-defender-se, pois fica sem apoio, são exemplo disso: • Interromper a vítima constantemente; • Superiores hierárquicos ou colegas não dialogam com a vítima; • Estabelecer com a vítima uma comunicação apenas por escrito; • Evitar qualquer contacto com a vítima, mesmo a nível visual; • Colocar a vítima separada dos colegas; • Proibir os outros colegas de lhe falarem; • Proibir que a vítima fale com os outros colegas. c) Atentados contra a dignidade: praticados através de palavras subentendidas, difamando o comportamento da vítima ou trabalho realizado pela mesma. O objetivo destas ações são confundir a percepção da pessoa agredida e levá-la a duvidar da sua competência. d) Violência verbal, física ou sexual, da qual fazem parte: • Falar aos gritos com a vítima; • Ameaças de violência física; • Não fazer caso dos seus problemas de saúde; • Agressão física, como por exemplo, a vítima é empurrada ou fecham-lhe a porta na cara. Os protagonistas do mobbing O Agressor poderá ser apenas uma pessoa, o comportamento do agressor obedece quase sempre a uma intenção de encobrir e dissimular as suas próprias deficiências. Aliás, os sentimentos de medo e de insegurança, são os principais factores que levam o agressor a agir com o intuito de humilhar. A vítima de mobbing é normalmente, alguém responsável, bem-educado e possuidor de qualidades profissionais e morais. Aliás, são essas as qualidades, que o agressor tenta “roubar”. As manobras perversas reduzem a auto-estima, confundem e levam à perda da auto-confiança e à culpabilização. Os diferentes tipos de assédio moral O mobbing pode afetar indistintamente qualquer dos níveis hierárquicos de uma organização e está relacionado com a função do local que ocupam os protagonistas a nível hierárquico no trabalho. Inclusivamente, é a hierarquia a nível laboral que define o tipo de assédio moral ou mobbing. Existem diferentes tipos de assédio: horizontal,

descendente, misto e ascendente. O assédio moral horizontal é o aquele que é proveniente de colegas de trabalho que se encontram na mesma posição a nível laboral, ou seja, no mesmo nível hierárquico. Este poderá ocorrer por problemas pessoais ou porque alguns membros do grupo de trabalho não aceitam as normas, expressamente aceites pelos demais. O facto de existirem pessoas com comportamento frágil, ou diferentes a nível psíquico ou físico, poderá levar os “maus” colegas a querer explorar essas diferenças com o intuito de magoar o outro. O assédio vertical descendente é o assédio proveniente de um superior hierárquico, ou seja, mais concretamente do empregador sobre o empregado. A experiência demonstra que o assédio moral que parta de um superior hierárquico tem consequências muito mais graves para a saúde do que o assédio horizontal, uma vez que a vítima se sente ainda mais isolada e dificilmente descobre os recursos para resistir. O assédio misto, segundo, ocorrerá quando o assédio horizontal se prolonga no tempo e se assume também como assédio vertical descendente, na medida em que, o empregador nada faz para resolver a situação. Desta forma, este torna-se cúmplice do agressor, por omissão. Quanto ao assédio moral ascendente, este ocorre quando uma pessoa que pertence a um nível hierárquico superior a nível laboral, é assediada por um dos seus subordinados. Consequências O mobbing no trabalho causa um enorme sofrimento nas pessoas que dele padecem e diminui a competividade potencial das empresas. Segundo Piñuel (2001), a vítima de mobbing poderá entrar num período de deterioração e isolamento em que começam a sucederse problemas de saúde procedentes da alteração do seu equilíbrio sócio-emotivo e psicofísico. Aliás, os sintomas mais frequentes estão relacionados com transtornos de sono, ansiedade, stress, hipervigilância, mudanças na personalidade, problemas no relacionamento conjugal e depressão. Todos estes fatores levam à perda do equilíbrio físico e emocional da vítima, o que por vezes, a conduz a um estado de efemeridade, tendo de solicitar dispensa de serviço, na tentativa de repor o seu equilíbrio. O alertar da sociedade para a dura realidade do mobbing é levar as pessoas a descobrirem uma das maiores causas de desgaste psicológico e ao mesmo tempo transmitir à vítima que o mobbing é uma realidade presente na vida de muitos empregados. Isto porque, apesar de tudo, este fenómeno é pouco divulgado na atualidade. Fiquem de olho e procurem defender os seus direitos e a sua saúde também! Até breve, Alicia Reis jurista aliadv_1@hotmail.com


Seminário de Física Quântica e Mediunidade SEMINÁRIO da AME Portugal DOMINGO, 8 DE JUNHO DE 2014 PREÇO: 8 EUROS 09H15: ABERTURA 09H30: Fundamentos da Física no Estudo da Mediunidade: o papel da Glândula Pineal, segundo André Luiz - Dr. Arismar Leon 11H30: INTERVALO 12H00: A Mediunidade em nossa vidas: inconvenientes e perigos da Mediunidade - Dra. Samira Turconi 13H00: INTERVALO ALMOÇO 14H30: Crianças do 3º Milénio: Mediunidade e Obsessão em crianças - Dr. Victorio Turconi 15h30: INTERVALO 16H00: Mentes Interligadas: técnicas e tácticas obsessivas - Dra. Samira Turconi 17H00: PERGUNTAS E RESPOSTAS 18H00: ENCERRAMENTO

Para mais informações: Tels (+351) 214 121 062 - 214 123 337 - 916 943 625 - 969 055 762 Email: vendas@verdadeluz.com

LIVROS EM PROMOÇÃO O BRASILEIRINHO

21


Quebra Cuca Exames Nacionais: Preparado para este desafio?

O

s exames nacionais estão à porta, já começa a contagem regressiva e com ela também o alarme de pânico: e se não conseguir estudar tudo? E se ainda tiver dúvidas no dia do exame? E se me der um “branco”? E se chumbar (reprovar)? Os sistemas escolares têm feito muita pressão nos últimos anos, com atenção e preocupação excessiva aos exames e ao sucesso acadêmico. Uma verdadeira obsessão, como se as notas fossem mais importantes que a aprendizagem em si. Contudo, mantenha a calma e confiante, autocentrado, assim não dará margem para tanta preocupação. Falaremos sobre este sistema de avaliação, os seus objetivos e algumas dicas para que mantenha firme no dia “E”. De acordo com o despacho normativo nº 24-A/B2012, o processo de avaliação interna nas escolas públicas e particulares é acompanhado de provas nacionais, da responsabilidade do Ministério da Educação, de forma a permitir a obtenção de resultados uniformes sobre aprendizagem e destina-se a aferir o grau de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, mediante o recurso com critérios de avaliação definidos a nível nacional. Os exames nacionais começam no ensino básico (1º, 2º e 3º ciclo), no final de cada ciclo, nomeadamente no 4º ano, 6º ano e 9º ano de escolaridade e realizam obrigatoriamente as provas finais de Português e Matemática. Tem como objetivo certificar a aprendizagem realizada pelos alunos no final do referido ciclo de estudos. São também realizados no ensino secundário, nomeadamente no 11º e 12º, com provas finais das disciplinas de acordo com a área escolhida, cujos resultados já são decisivos para o seu futuro acadêmico. Eles têm um peso que poderão facilitar o acesso ao ensino superior. Para os alunos com necessidades educativas especiais haverá condições específicas e adequadas para a realização dos exames. A própria palavra “testes”, “exames” já suscitam sentimentos geralmente desagradáveis. Ao processo de avaliação associam-se momentos de nervosismo, tensão, ansiedade, antes, durante e depois da sua execução. Essa situação para além do sofrimento que provoca é um obstáculo ao sucesso escolar. Para os alunos do 4º ano, por depararem-se com uma situação nova que foge ao habitual da rotina escolar dos anos anteriores e por envolver algumas normas e procedimentos meio exigentes e específicos, podem provocar reações emocionais adversas. Tais reações são difíceis de ultrapassar, mesmo àqueles alunos de topo, também por falta de maturidade emocional. Afinal é a sua “estreia” nesse sistema de avaliação “lato sensu”. É importante nesta idade, que os pais estejam cientes dos procedimentos anteriores ao exame e na hora do mesmo para que possam apoiar e acompanhar os seus filhos nesta nova etapa do seu percurso escolar. Os alunos do secundário, apesar de um suposto

22

O BRASILEIRINHO

treino habitual, também sofrem com esse clima de avaliação “especial” manifestando sintomas psicossomáticos. Segundo o relatório que analisa os resultados dos exames nacionais de 2013, as notas médias dos alunos do secundário não foram famosas, porém temos de considerar que são médias, ou seja, há alunos que tiveram boas notas, mas também houve muitos que tiraram negativas. Observase que as médias de frequência são geralmente melhores que as do exame. Mas por que será? Geralmente, porque os alunos se preparam mal para estes testes “especiais” e decisivos. E também porque, por serem decisivos neste ciclo, deixam os alunos do secundário mais nervosos, ansiosos e estressados, comprometendo assim o seu desempenho. “Sabia a resposta, mas não soube como responder. Não respondi bem e fugi da questão! Não tive tempo de acabar! Sabia a matéria, mas o exame não me correu bem! Não percebi o que se pretendia na pergunta x! Não consegui concentrar-me.” Estes são desafios que ouvimos frequentemente e que refletem a dificuldade que eles têm em se preparar e responder aos exames de avaliação. Contudo, não se deixe intimidar pelos exames. Tão importante como estudar a matéria, a preparação mental para um momento decisivo deve ser sempre tomada em consideração. Sentir que se preparou bem, ajuda a sentir-se menos nervoso e isto significa estudar de forma contínua ao longo do ano. Caso contrário, acabam por ficar mais preocupados e estressados ao verificarem que têm pouco tempo para estudar as matérias selecionadas (que não são poucas!), o que aumenta a ansiedade e diminui a concentração. Pensar positivo e acreditar que é capaz também é meio caminho andado. Não há soluções milagrosas, mas uma coisa é certa: tudo começa dentro da sala de aula. A atenção que se toma, a preocupação que se tem em tirar as dúvidas e compreender bem a matéria podem valer ouro na hora de prestar exame. Nota-se em geral que, a dificuldade do aluno português reside mais na interpretação e na hora de expor as suas ideias. Não se refere muito à prova em si, cujo grau de dificuldade varia um pouco todos os anos. Observa-se ainda uma falta de interesse e de preparação prévia. Isto deve-se também ao fato da leitura não ser um hábito tão frequente na vida dos jovens. Embora, os estudantes portugueses reconheçam a importância da leitura e seus hábitos terem aumentado nos últimos anos, comparativamente com a Europa, os portugueses ainda lêem pouco. Para além disso, o estudo de véspera ao invés de um trabalho sistemático em aula, acabam por ser desastrosos os resultados em situação de teste ou exame. Em vez de lerem, interpretarem, relacionarem e refletirem, os alunos infelizmente tendem a reproduzir uma série de ideias, conteúdos que decoraram no dia anterior. Simplesmente habituam-se dessa forma. Algumas dicas podem ajudar nesse momento. É preciso: atenção, empenho e organização. São três passos para o sucesso.

1.Atenção: a preparação dos exames é uma tarefa contínua que deve ser iniciada logo no início do ano letivo. Quando se estuda com atenção ao que é ensinado torna-se mais fácil compreender a matéria. Por isso, não se distraia nas aulas e tire apontamentos. 2.Empenho: não basta ler a matéria e querer decorá-la. É preciso compreender o que está estudando, relacionar os conhecimentos adquiridos para estar bem preparado para o exame final. Esclareça as suas dúvidas e use os espaços de apoio da escola, se necessário. Complemente o estudo com exercícios, faça exames e testes intermédios de anos anteriores. 3.Organização: A organização é fundamental. Um ambiente de estudo (com luz natural e sem ruídos) e uma planificação prévia são essenciais. Deve adotar um horário fixo de estudo e uma metodologia que mais se adeque à sua forma de ser e de trabalhar, sempre contemplando o resumo da matéria, que se inicia desde logo com os apontamentos nas aulas, o encadeamento da mesma e a sua aplicação em exercícios. Bom também ler e sublinhar o mais importante, fazer esquemas e os trabalhos de casa. Às vezes, os resultados negativos podem o desestimular ao ponto de não querer mais estudar. Mas, isto não é simplesmente uma questão de estudar ou não estudar. A motivação e a autoestima, também têm um papel muito importante e podem ditar o sucesso (ou insucesso) escolar dos alunos. É importante que tenha uma boa relação com os pais, familiares, professores ou outras pessoas que o rodeiam, pois um clima emocional estável reduz a ansiedade, a agitação e desassossego, o que vai inevitavelmente refletir-se nos resultados. A ansiedade torna-se muitas vezes o principal obstáculo a ultrapassar de modo a obter melhores resultados. Os pais devem encorajar os filhos e elogiar o seu progresso e o esforço que têm feito para ultrapassar as suas dificuldades, mesmo que ainda não as tenham ultrapassado totalmente, porque os erros e as dificuldades fazem parte do seu crescimento e desenvolvimento. Estudar pode não garantir uma nota positiva, mas se está nesse dilema uma coisa é certa: sem estudo a negativa é garantida. Para a véspera do exame é importante não exagerar no tempo de estudo, de forma a relaxar a mente horas antes de dormir. Não se desmotive! No dia do exame, alimente-se bem e chegue pelo menos 30 minutos antes. Leia as perguntas com calma, se necessário mais de uma vez, para não correr o risco de interpretar mal o que lhe é pedido e responder de forma errada. Dê respostas completas e com uma linguagem correta. O controlo comportamental é fundamental para se ter bons resultados. Boa preparação, bons exames e bons frutos! Dra. Solange Brígido Gonçalves Psicóloga Clínica solangebrigido9@gmail.com


Café Espiritual “A religião do medo” “Porque DEUS não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” II Timóteo 1:7

U

ma das razões que abomino a religião é decorrente das “táticas do medo” que a mesma usa com grande eficácia. O medo em si, não é algo ruim, a Bíblia até nos ensina que “em todo tempo que eu temer (ter medo) confiarei em ti”. Logo, o medo mais nos aproxima de DEUS do que nos distancia dELE. Além disso, o medo também nos previne de cometer atos que podem nos levar em último grau a terríveis consequências. Imagina, se a gente não tivesse medo, o tanto de gente que saltaria dos prédios, abriria a porta dos aviões para saltar, enfim, seria um caos total... Alguém pode até contemplar fazer tais absurdos, mas acaba por conta do medo ser contido! O medo evita que também sejamos machucados em muitas situações que nem temos espaço para mencionar aqui. Todo ser humano tem medo. Até os que não admitem tê-lo. É por isso, que quando sei de um problema de alguém, de uma fraqueza de alguma pessoa, se eu tirar proveito disso para obter qualquer benefício, estou sendo cruel, ruim, maldoso mesmo! Mas a religião, não se importa com isso... Muito pelo contrário, ela logra inúmeros resultados tirando proveito do medo, ela cresce com a propagação do medo, ela domina, escraviza, tortura o indivíduo por conhecer que toda gente tem medo. Pode pesquisar. Toda religião age bem com seus adeptos, trata-os devidamente, enquanto os mesmos estão em suas fileiras. Quando uma pessoa exerce o direito de liberdade, de fazer outra escolha, então os seus problemas começam com a religião. Nesse momento, a mesma que jamais apregoa ou anuncia qualquer julgamento a quem quer que seja, inicia então seu ciclo de ameaças, pressão emocional e social, fazendo com que o indivíduo que deixou tais práticas seja ameaçado pelo medo e condenação certa que surge para todo adepto que parte para outros caminhos. Sim, toda religião, no momento em que um membro deixa suas fileiras, acredita na “excomunhão” que resulta em condenação eterna pois toda “esperança” de salvação se finda com a perda da membrezia na religião. Hoje me contaram uma história. Interior do Brasil, no estado do Espírito Santo. Um miúdo, de família tradicional numa pequena cidade, num sábado fazia o que sempre fazia

trabalhando nos preparos para a missa do dia seguinte até que ele encontrou algo diferente: uma Bíblia. Curioso, como toda criança de 11 anos e pouco, abriu e começou a ler... Estava em Êxodo 20 que nas Edições Paulinas diz o seguinte: “Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o SENHOR, teu DEUS, um DEUS zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam...” Desesperado, correndo em polvorosa foi ter com o padre. “Padre Antônio, padre Antônio, veja só o que encontrei! E imediatamente começou a ler os versículos 4 e 5 de Êxodo 20 no que foi interrompido pelos tapas que o padre lhe desferia no rosto que veementemente gritava: “Não creia nisso menino! Acredite no que a Igreja lhe diz!” Chorando, soluçando, saiu correndo enquanto ouvia “vou dizer aos seus pais o que você fez!” E ele então, antes de sair e bater a porta respondeu: “o senhor está errado... a Bíblia está certa!” Não demorou para ser repreendido pelos pais que agora lhe davam a sentença: “você tem que pedir perdão para o padre Antônio pelo que você fez, senão vai ser excomungado. Sabe o que significa isso? Não vai para o céu, você vai para o inferno!” E ele, turrão como todo menino resolveu: “Não vou! A Bíblia está certa.” Foi tanta a pressão que no dia anterior a completar seus 14 anos resolveu ir embora de casa. Condenado que estava, decidiu arriscar “sua sorte” na cidade do Rio de Janeiro. Depois de todos os problemas pelos quais passou e criou, com 21 anos logo depois de sair de uma detenção regressou para a casa, onde encontrou seus pais como leitores da Bíblia e conversos ao SENHOR JESUS! Claro, lembrando do que ocorrera antes, se rebelou novamente... mas dessa vez, a reação diferente dos pais lhe chamava a atenção pois não havia qualquer ameaças, ao contrário, sua mãe continuava ainda lhe servindo. Isso levou-o a se interessar novamente pelas Escrituras, onde ele encontrou paz e liberdade dos seus medos e temores! Outras histórias existem por ai, nas chamadas “igrejas evangélicas”. Como aquele arquiteto, que disse: “não posso abandonar o templo maior! Eles me disseram que se fizer isso, o diabo vai me atacar, arruinar a vida...” Desculpe me, mas dá até vontade de rir, senão fosse sério! A tática do medo é mesmo astuta. Sim, porque um lugar onde o astuto

inimigo parece estar presente todas as oportunidades que as portas se abrem e mesmo sendo expulso vez após vez ele “insiste” em voltar, fico pensando como ele não “incomodaria mesmo” alguém ousasse abandonar tal ambiente! Ali, para todos os efeitos, ele não tem que incomodar pois é parte do show. Sem contar em Mamom, que é sempre o “motivador” de tudo que ocorre por aquelas bandas. Então, o pobre arquiteto, ainda que reconheça estar “tramado” resignado aceita passivamente sua situação e amedrontado não ousa contrariar esse sistema nefasto. Com isso, diferente da criança atrevida que não aceita a mentira ou o engano, o medo imposto pela religião consegue dominar o seu ser subtraindo da pessoa todo e qualquer poder de reação, contestação, resolução que almeja uma mudança. Tem o medo tanto poder assim? Sim, o medo pode isso e muito mais. Curioso, que todo e qualquer pessoa religiosa, não se dá conta que o medo ainda que por conta dele pode aproximar alguém mais de DEUS por conta da proteção que ELE exerce sobre nós, o medo em si não provem de DEUS! O texto que escolhemos para o nosso “Café Espiritual” mostra isso claramente: “DEUS não nos deu um espírito de medo!” DEUS nos dá sim fortaleza (como nosso protetor real), amor (que tudo nos supre) e moderação (que nos dá o verdadeiro balanço e equilíbrio na vida). O medo, assim como a religião, vem da mesma fonte tinhosa. Quando ele, o medo, tentar lhe impedir de fazer o que é certo, peça para a sua fé absoluta, total em DEUS, lidar com o mesmo! A Bíblia nos ensina que a fé vem pelo ouvir da Palavra de DEUS. Por isso, desde a antiguidade, o diabo fez de tudo para acabar com ela, para destruir, chamando de “hereges” os que dela extraiam princípios, os que ela queriam seguir. Pior ainda hoje quando a religião quer para si a prerrogativa de interpretar ou explicar as Escrituras Sagradas. Nada disso. A Bíblia interpreta a própria Bíblia, ela se discerne espiritualmente. Toda e qualquer pessoa deve examiná-la, lêla, estuda-la, apreciá-la para entendela. Fazendo isso, não haverá medo que resista. Sim, nada melhor do que a fé, viva e verdadeira na Palavra de DEUS, para enfrentar a religião do medo!

Reverendo Luiz Roberto Nunes familianunescaboverde@hotmail.com

O BRASILEIRINHO

23


Capa

A imigração haitiana ao Brasil: o Haiti é aqui, o Haiti não é aqui.

E

m 1993, Caetano Veloso e Gilberto Gil escreveram a canção ‘Haiti’, onde em um dos versos, se pode ler: “o Haiti é aqui, o Haiti não é aqui”. Na verdade, trata-se de uma abordagem sociológica sobre a discriminação racial e social no Brasil contemporâneo. Afinal, eles estabelecem um paralelo entre a situação dos dois países, onde a população de ambos têm africanos no sangue e vivem na miséria e afastada dos direitos fundamentais do homem. Passados exatamente 21 anos, a canção ‘Haiti’ sai do mundo fictício (?) e se depara com o ano de 2014, na crua e dura realidade dos haitianos que almejam melhorias de vida no Brasil. Por essa razão, a revista O Brasileirinho relata nesta edição o drama dos haitianos no Brasil e seus dolorosos percalços para se estruturarem no país. Haiti: o novo fluxo de imigração no Brasil Desde 1530, o Brasil viu chegar os colonos portugueses como seus primeiros imigrantes. Após séculos, outros imigrantes foram chegando lentamente como aqueles que vieram de: Portugal, Itália, Alemanha, Japão, Espanha, Suíça, China, Coréia do Sul, Polônia, Ucrânia, França, Líbano, Israel, Bolívia e Paraguai. Quando o Brasil pensava que não receberia mais imigrantes em grande escala, assistiu gratuitamente milhares de haitianos entrarem no país via floresta Amazônica, precisamente pelo estado do Acre. Na última década, o Brasil voltou a ser um país de acolhida, recebendo mais estrangeiros do que brasileiros que foram morar no exterior. Contudo, leis e políticas migratórias são contraditórias e obsoletas. Hoje se sabe que a imigração haitiana ao Brasil é um fenômeno migratório real que ganhou grande dimensão, após o terremoto que abalou o pequeno país do Caribe em 12 de janeiro de 2010, que provocou a morte de mais de 300 mil pessoas e deixou cerca de 300 mil deslocados internos.

24

O BRASILEIRINHO


Antes desta tragédia, a presença de haitianos no Brasil era inexpressiva ou até mesmo nula antes da instabilidade política que afetou o país em 2003/2004. Há dez anos, o Brasil lidera o componente militar da missão da ONU para a estabilização do Haiti (Minustah). A pequena nação caribenha é a mais pobre das Américas e seu mais eficaz programa de combate à miséria é a emigração: 85% dos haitianos acima da linha de pobreza vivem fora do país, a maioria nos EUA. Dinheiro que enviam para suas famílias é mais de 20% do PIB. O Brasil não era destino tradicional da emigração haitiana, mas a liderança da Minustah despertou o interesse pelo país. As autoridades acreditam que desde o terrível terremoto de 2010 até 20 mil haitianos vieram para o Brasil; muitos de maneira irregular, sem a documentação adequada. Em números da Polícia Federal (PF), só para se ter uma ideia, de janeiro até setembro do ano passado, foram 6 mil. Em 2012, foram 2.318 haitianos que entraram ilegalmente. O Brasil concede aos haitianos o visto humanitário, pelo qual eles têm o direito de trabalhar e estudar no país, além de ter acesso aos mesmos serviços públicos que os brasileiros.

Nacional de Imigração (CNIG) e para o Comitê Nacional de Refugiados (CONARE) e para o que abrem um processo para avaliar a concessão de residência permanente em caráter humanitário, com validade de até cinco anos. Oficialmente, os haitianos não são considerados refugiados pela lei brasileira, que entende que o refúgio só pode ser concedido a quem provar estar sofrendo perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas em seu país. Devido ao grande fluxo de haitianos para o Brasil, o governo abriu uma exceção e concede a eles um visto diferenciado, tratando-os de forma diferente que outros imigrantes ilegais.

Os haitianos ilegais chegam a Brasileia no estado do Acre, de ônibus e são orientados a procurar a delegacia da PF solicitando refúgio, preenchendo um questionário no próprio idioma e sendo entrevistados por policiais. A PF expede um protocolo preliminar que os torna “solicitantes de refúgio”, obtendo os mesmos direitos que cidadãos brasileiros, como saúde e ensino. Eles também podem tirar carteira de trabalho, passaporte e CPF, sendo registrados oficialmente no país. Após esse cadastro na sede da PF, a documentação segue para o Conselho

Cerca de 70% dos haitianos que vivem no Brasil estão em idade ativa, entre 18 e 50 anos, são homens, dividem a moradia com outros imigrantes e decidiram migrar por causa do caos e da falta de perspectiva profissional no país caribenho, devastado por um terremoto, de 7 graus na escala Richter, em janeiro de 2010. Pouco mais de 40% dos imigrantes haitianos têm escolaridade de nível médio completo ou incompleto. Hoje em muitos postos, sabe-se que a taxa de ocupação dos haitianos é maior do que a dos brasileiros. Em geral essa é a regra entre imigrantes:

Quem são esses haitianos? Uma pesquisa inédita realizada pela universidade PUC Minas e com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) com a combinação de métodos quantitativo e qualitativo foi realizada entre julho e novembro de 2013, que traça o perfil da imigração haitiana ao Brasil. Os dados comprovaram que 40% dos haitianos no Brasil têm curso médio e 30% trabalham na construção civil.

O BRASILEIRINHO

25


fazem trabalhos que ninguém quer. Em Porto Velho (RO), por exemplo, 70% dos empregados de uma empresa de coleta de lixo são haitianos. A maior parte está trabalhando em condições semelhantes à dos brasileiros. Há coiotes, no Brasil, cerca de 34 mil haitianos, segundo estimativa da pesquisa, que calcula 50 mil até o fim deste ano. No conjunto do fluxo migratório que chega ao país, eles representam 10% do contingente – há quatro anos eles não passavam de duas centenas, mas, no fim de 2011, somavam 4 mil. As estatísticas fazem do Brasil o maior ponto do tráfico de imigrantes haitianos da América do Sul: 75% passam pelo Equador, seguem para o Peru e ingressam no Brasil pelas cidades de Tabatinga e Brasileia, fazendo, na fronteira, o pedido de refúgio. Apenas 5% deles tomam rotas distintas com passagem pela Argentina, Bolívia ou Chile antes de imigrar para o Brasil. Cerca de 20% saem do Haiti com vistos obtidos nos consulados e fazem escala no Panamá, antes de desembarcar nos aeroportos de Belo Horizonte, Brasília ou São Paulo. Em média, eles demoram em média 15 dias para chegar ao Brasil e gastam no trajeto cerca de US$ 2,9 mil, considerando ainda que as despesas podem ser mais altas e chegar a mais de US$ 5 mil.

A barreira do idioma O idioma é a barreira principal para os recém-chegados, já que a maioria fala francês e crioulo (derivação do francês), enquanto no Brasil a línguamãe é o português. Felizmente as diferenças entre português e francês não são tão profundas. Pode-se, por exemplo, dizer que a língua francesa é prima da portuguesa, mas para quem não está familiarizado como é o caso dos haitianos, conseguem encontrar grandes barreiras em solo brasileiro. Aos poucos, os haitianos vão misturando francês, espanhol e português para se comunicarem com destreza. Assim a dificuldade é rompida com esse mix de línguas e principalmente com a ajuda de um ou outro haitiano que já se encontra em solo brasileiro há mais tempo. Um exemplo real é do pedreiro Pierre Lumps Benoit, 28 anos, que fala quatro idiomas

26

O BRASILEIRINHO

- francês, crioulo, inglês e português -, e foi “contratado” pelo ministério para servir de intérprete dos haitianos que buscam carteira de trabalho. Assim como a maioria dos haitianos, ele saiu do país de origem pela vizinha República Dominicana, de onde embarcou em um avião para o Equador. E de lá para o Peru, para entrar ilegalmente no Acre pela floresta. Do Acre foi para Santa Catarina, onde chegou a trabalhar por sete meses, em duas empresas. “Era muito frio, não gostei”, disse. Apesar das dificuldades encontradas, como a língua, as diferenças culturais, a falta de tempo e dinheiro para o lazer e a distância de familiares e amigos, muitos afirmam gostar do Brasil.

O ramo de trabalho dos haitianos Os haitianos no Brasil procuram emprego em todas as áreas, pois como são imigrantes não têm muitas escolhas. Com a onda migratória de haitianos em São Paulo, que se intensificou no começo de abril, após o fechamento de um abrigo para os estrangeiros no Acre, trouxe também empresários atrás dessa mão-de-obra estrangeira. Segundo o Ministério do Trabalho, ao menos 20 empresas estão interessadas em contratar os recém-chegados. As áreas da construção civil, limpeza e agronegócio são as que mais ofertam vagas. Para muitos empresários desses ramos, os haitianos valorizam mais o trabalho e tem alegria em trabalhar, pois os brasileiros pedem demissão com frequência para ficarem recebendo o seguro desemprego. Muitos desses haitianos chegam a receber mensalmente um salário de R$ 900,00 (380 euros) líquidos mensais. Para agilizar a contratação dos haitianos, Superintendência do Ministério do Trabalho em São Paulo está trabalhando em esquema de mutirão para atender toda a demanda. Desde o começo do mês de maio, pelo menos 450 haitianos desembarcaram em São Paulo em busca de emprego. A maioria chega de ônibus saídos do Acre, onde o governo fechou um abrigo depois que as cheias do rio Madeira atingiram uma instituição


na cidade de Brasileia. O governo acriano está custeando as passagens de ônibus para esses estrangeiros chegarem a São Paulo; fator que por sinal causou graves discórdias com o governo de São Paulo. No Brasil ter carteira de trabalho é algo obrigatório para qualquer trabalhador, documento mais do que necessário para que eles possam ser contratados em qualquer emprego. Por isso que a carteira de trabalho é a grande prova de cidadania deles. O risco de trabalho escravo é enorme sem essa assistência.

A solução para esse fluxo imigratório O drama dos haitianos em cidades acrianas de infraestrutura precária, como Brasileia, colocou-os nas manchetes com grande alarde. O governo federal reagiu estabelecendo “vistos humanitários” para quem quer deixar o Haiti, mas limitados a apenas 1.200 por ano. A situação ganhou novo destaque quando o governo do Acre começou a facilitar a ida de haitianos para a cidade de São Paulo, onde algumas centenas se instalaram numa área pobre do centro. O cerne da lei migratória brasileira é o Estatuto do Estrangeiro, da época da ditadura que encara pessoas nascidas no exterior como um potencial problema de segurança nacional. É baseado numa concepção de desenvolvimento bastante diferente da economia global e interdependente que existe hoje. Sua aplicação é matizada por práticas mais humanitárias, como anistias periódicas para imigrantes irregulares, mas é preciso que haja nova legislação, adaptada às necessidades atuais e que incorpore a migração como direito humano, como nos marcos mais progressistas desse campo, como os da

Argentina, Uruguai e a convenção da ONU sobre o tema, ainda não ratificada pelo Brasil. O Congresso discute há anos uma nova lei de estrangeiros e a importância do assunto cresce junto com os fluxos migratórios e com a nova realidade demográfica brasileira – as mulheres brasileiras atualmente têm menos de dois filhos, o que significa que o país precisará cada vez mais de imigrantes para sua força de trabalho. O que o Brasil lhes oferecerá em termos de direitos? Hoje o que se sabe é que a decisão do governo de fechar as fronteiras para os haitianos, permitindo a entrada deles somente com o visto obtido na embaixada brasileira em Porto Príncipe, divide a opinião de especialistas em direito internacional. Se, por um lado, a iniciativa reforça a soberania brasileira sobre o seu território, por outro, avaliam, coloca em xeque as políticas adotadas nos últimos anos em relação aos direitos humanos. Fechar as fronteiras está dentro do rol de competência soberana de um país, mas essa é uma decisão moralmente acertada? Enquanto isso, “o Haiti é aqui” para muitos haitianos, se eles enxergarem o Brasil como sua casa, algo que talvez só pareça no clima tropical, afinal imigrante é imigrante em qualquer lugar do mundo. Agora, se “o Haiti não é aqui” isso é óbvio e até mesmo um sentimento visível para qualquer cidadão haitiano. Por isso, reze pelo Haiti.

Agradecimentos Ministérios do Trabalho e da Justiça do Brasil. Senado Federal. PUC Minas Gerais e OIM - Organização Internacional para as Migrações.

O BRASILEIRINHO

27


Nós Brasileiros

Rafael e Sarah

R

afael Ferreira Cardoso nasceu em 1987 em Goiânia, Goiás. De uma família simples, desde criança trabalhou para ajudar a família. Enquanto seus pais trabalhavam na roça, Rafael com 9 anos, cozinhava para a sua família. Aos 18 anos de idade, decidiu dar um salto em sua vida e arriscar tudo em Portugal. Chegou em Lisboa sem destino e sem certezas, apenas com o coração cheio de sonhos, como todo jovem adolescente.

“Fui acolhido e ajudado por uma família de amigos, Josias e Marly Sousa, que hoje são a minha segunda família. No início foi muito complicado, sem dinheiro e sem trabalho. Saia de casa muito cedo a procura de emprego todos os dias e assim como muitos imigrantes trabalhei nas obras, entregador de móveis, empregado de mesa, estafeta, e depois de muitos trabalhos árduos e de muita insistência minha, fui trabalhar como copeiro em um restaurante chamado A Travessa, onde estive por quatro anos. Lá me deram a oportunidade de evoluir dentro da cozinha. Da copa, fui fazer as entradas e guarnições da ementa, depois passei a exercer a profissão de pasteleiro, a qual ajudou-me no meu progresso. Com muito interesse e gosto pela área de gastronomia, procurei ter mais experiência e sabedoria no ramo e fazia trabalhos extras em hotéis e num desses extras que fazia conheci o Chef Edd Melo, e este me convidou 28

O BRASILEIRINHO


para fazer parte de sua ‘equipe de sucesso’. Muito feliz com este convite e oportunidade, aceitei, claro! E foi com ele que aperfeiçoei minhas técnicas e apurei os sentidos culinários.” Sarah Lavagnoli Teixeira, nasceu em 1992 em Ji-Paraná, Rondônia. Aprendeu a profissão de empregada de mesa e balcão no restaurante Travessa, onde conheceu Rafael e desde então estão juntos. Desenvolveu seu aprendizado em outros restaurantes, o Kuta bar, uma casa muito conceituada e com os melhores cocktais foi um deles, lá aprendeu a profissão de barmaid. Foi responsável de sala em pequenos restaurantes, onde pode desenvolver capacidades de gerir espaços e controlar estoques e contas. Sarah e Rafael, ambos muito jovens, cheios de sonhos e energia para realizalos. Sempre tiveram vontade de abrir o próprio negócio.

“Sempre procuramos espaços para explorar, até tentamos roulottes com um serviço mais gourmet, mas é muito difícil vendas ambulantes em Portugal. Foi quando apareceu a oportunidade de abrir um restaurante-bar. Sarah foi a primeira a deixar o trabalho! Muito insistente e otimista, deu a volta nos meus receios e medos. Resolvemos arriscar, alugamos o espaço, abrimos o nosso negócio.

Agora é começar! E o nome? A curiosidade de muitos… Porque Be Happy? Bem, Gostaríamos de ter e trabalhar em um ambiente alegre, zen, descontraído e único. Surgiu do nada, foram muitas ideias e nomes relacionados a positividade. Eu falei Happy, Sarah sugeriu Be Happy, e assim ficou!” Be Happy foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2013, com um conceito Gourmet variável. Uma mistura de sabores, com pratos contemporâneos, portugueses típicos e brasileiros mas sempre com um toque especial, como o Cozido à Portuguesa a moda Be Happy, os tachinhos, os pratos mais pedidos no inverno, feijoadas a transmontana, à Brasileira, Caril de Gambas, Caldeirada, e muitos outros. Esse conceito durou 6 meses. Por serem ambos vegetarianos, depois de muito ponderar, Sarah e Rafael decidiram mudar o conceito do restaurante, e a partir do dia dois de Junho o Be Happy reabre suas portas com um novo conceito, vegetariano e vegano nasce junto um novo estilo de vida.

O BRASILEIRINHO

29


Caderno Especial – Copa do Mundo Fifa Brasil 2014

P

recisamente vinculada a esta edição, o caderno especial da revista O Brasileirinho aborda os últimos acontecimentos sobre o maior evento do planeta, tudo para deixar os leitores bem informados sobre as notícias que vinculam sobre o Mundial. A Copa do Mundo 2014 - terá abertura no dia 12 de Junho em São Paulo - com o jogo Brasil e Croácia.

A poucos dias da Copa, bailarinos ensaiam duro para a cerimônia de abertura Sob o comando da belga Daphné Cornez, cerca de 650 bailarinos treinam duro para encantar o mundo na abertura da Copa do Mundo, que acontecerá no dia 12 de junho, na Arena Corinthians às 15h15. A cerimônia pretende mostrar os elementos folclóricos da cultura brasileira. O evento vai anteceder a partida entre Brasil e Croácia. A cerimônia de abertura é uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. É espetacular a emoção aqui, todos estão motivados. Às vezes têm o cansaço, o calor, as repetições, mas todos mantêm o sorriso no rosto. É impressionante - afirmou Daphné Cornez, logo após comandar mais um dos ensaios que começaram em maio; até o dia 12/06 serão 45 ensaios e mais 184 horas de ensaios. A cerimônia terá duração de 25 minutos, mas os organizadores estimam que cada minuto do show representará 20 horas de preparação artística. O espetáculo será encerrado com a performance da música oficial da Copa do Mundo, “We Are One”, pelo rapper Pitbull, as cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte e o Olodum.

Forças Armadas vão proteger fronteiras do Brasil As Forças Armadas Brasileiras mobilizaram desde o final de maio 30.000 tropas para patrulhar as fronteiras do Brasil e reforçar a segurança para a Copa do Mundo que começa no dia 12/06, informou o Ministério da Defesa. Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica vão utilizar navios patrulha, helicópteros e aviões para combater o tráfico de drogas e outras atividades de contrabando nos 16.886 quilômetros de fronteira do Brasil com 10 vizinhos sul-americanos. O Brasil convidou os líderes das 31 seleções que virão ao

país para disputar a Copa do Mundo para assistir aos jogos da competição, o que aumenta a preocupação com a segurança envolvendo o torneio. As Forças Armadas Brasileiras vão impor zonas de restrição aérea sobre os estádios durante os 64 jogos do Mundial, que será realizado entre 12 de junho e 13 de julho em 12 cidades. Há uma preocupação também com a violência decorrente de manifestações, como aconteceu nos protestos de junho do ano passado durante a Copa das Confederações.

Brasileiros vão apostar mais de R$ 320 milhões na Copa Apostar em um time, a partir do computador ou do celular, antes ou durante a partida, quem sabe até da arquibancada recém-reformada de um dos estádios da Copa. Muitos brasileiros vão seguir esse ritual e, juntos, gastar mais de R$ 20 milhões por partida durante o Mundial. Se a seleção for para a final, até R$ 60 milhões sairão do país em minutos, rumo a paraísos fiscais onde estão hospedados sites de apostas. Pelas estimativas da

30

O BRASILEIRINHO

empresa de consultoria de jogos GBGC (Global Betting and Gaming Consultants), os brasileiros vão apostar mais de R$ 320 milhões na Copa, m o v i m e nta çã o que passará fora do radar do governo.


Confira algumas curiosidades sobre a Copa do Mundo 2014

A

preparação para a Copa do Mundo chega ao seu momento derradeiro. Para comemorar, a Fifa separou algumas curiosidades sobre a 20ª edição do torneio mais importante do futebol mundial.

1. A única seleção estreante na Copa é a Bósnia e Herzegovina, que será a nação de número 77 a participar de um Mundial. 2. Dois países disputarão a sua centésima partida de Copa em solo brasileiro. O primeiro será a Alemanha, no dia 16 de junho, contra Portugal. O Brasil passará pela mesma experiência no dia 23, diante de Camarões. 3. Três seleções que se sagraram campeãs mundiais estarão no Grupo D: Inglaterra, Itália e Uruguai. É a primeira vez na história da Copa que tantas equipes que já ergueram a taça foram sorteadas para disputar a mesma chave. 4. Antes do Brasil 2014, quatro edições da Copa aconteceram na América do Sul. A primeira foi realizada no Uruguai, em 1930, seguida pelo Brasil duas décadas mais tarde, pelo Chile em 1962 e pela Argentina, em 1978. 5. O Brasil será o quinto país a sediar a Copa pela segunda vez, juntando-se a México (1970 e 1986), Itália (1934 e 1990), França (1938 e 1998) e Alemanha (1974 e 2006). 6. Seis cidades brasileiras voltarão a receber jogos da Copa após o torneio de 1950: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. 7. Nove equipes classificadas para a Copa de 2014 estiveram presentes na edição disputada no Brasil há 64

anos. Além do próprio anfitrião, Chile, Itália, Inglaterra, México, Espanha, Suíça, Uruguai e Estados Unidos estarão novamente representados em território brasileiro. 8. Os selecionados europeus venceram dez edições da Copa do Mundo até hoje, enquanto os sul-americanos somam nove títulos mundiais. 9. Faz 16 anos que a Colômbia disputou um Mundial pela última vez. A mais recente participação da seleção colombiana ocorreu na França, em 1998. 10. A Copa do Mundo de 2014 será a vigésima edição do evento. O Brasil é o único país que esteve presente em todas elas. 11. Das 32 equipes que participarão da Copa de 2014, 24 estiveram no Mundial disputado na África do Sul, há quatro anos.

Rio deve receber mais de meio milhão de turistas durante a Copa O Rio de Janeiro deve receber cerca de 544 mil visitantes durante a Copa do Mundo e será o estado com o maior número de turistas nesse período. É o que aponta a estimativa do Ministério do Turismo sobre os turistas brasileiros e estrangeiros esperados para o Mundial. Esses turistas devem gastar cerca de R$ 1 bilhão. Depois do Rio, a cidade mais procurada será Salvador na Bahia. Ao todo 3,7 milhões de pessoas estarão em trânsito pelo país e devem deixar um total de R$ 6,7 bilhões ao longo dos jogos na economia do turismo. A maioria dos turistas, 3,1 milhões, será composta de brasileiros, enquanto os estrangeiros devem somar 600 mil ao todo. O BRASILEIRINHO

31


Saúde Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer, dizem estudos Duas equipes diferentes de cientistas anunciaram que a transfusão de sangue de jovens ajuda a rejuvenescer pessoas mais velhas, consertando o coração e curando cérebros envelhecidos. O professor de neurologia da Harvard Medical School, Rudolph Tanzi, diz que “essas descobertas podem mudar muita coisa.” Tanzi, que não é associado a nenhum dos estudos, também disse estar “extremamente empolgado” com os resultados das duas pesquisas. Esses estudos seguem experimentos feitos

nos anos 1950 pelo Doutor Clive M. McCay, da Universidade de Cornell. McCay descobriu que, após unir ratos por seus vasos sanguíneos em um procedimento chamado parabiose, os ratinhos mais velhos rejuvenesciam pelo plasma dos mais novos. Ele não conseguiu explicar por que isso aconteceu, no entanto. Os novos estudos mostram provas claras de como o processo funciona e ainda oferecem uma explicação: a chave está no nível de algumas proteínas que são abundantes em sangue jovem e parecem acordar células-tronco, propiciando a criação de novos tecidos.

Coreia do Sul e suas plásticas radicais Os hospitais da Coreia do Sul começam a fornecer documentos de identidade a pacientes submetidos a cirurgias estéticas para ganhar traços ocidentais. Dispostos a submeter o próprio rosto a uma transformação radical, jovens asiáticos estão viajando para Seul, na Coreia do Sul, onde o número de clínicas de cirurgia plástica é impressionante. Apenas no Distrito de Gangnam, bairro chique da capital coreana são mais de 500. A região ficou conhecida como cinturão da beleza. A maioria das garotas e rapazes, alguns com 20 anos incompletos, procura uma intervenção que abrande os traços orientais, o que é conseguido com uma associação de cirurgia da pálpebra, aumento do nariz, lifting e cirurgias de redução de mandíbula. O resultado, em grande parte dos casos, é uma espécie de metamorfose que deixa a pessoa irreconhecível.

Peça promete ser 40% mais rápida do que gesso para tratar fraturas O designer industrial turco, Deniz Karasahin acaba de desenvolver um produto capaz de substituir o gesso tradicional: o Osteoid. A peça, bem mais moderna e transada do que o gesso atual, é moldada de acordo com as medidas de cada pessoa e impressa em uma impressora 3D. O produto possui furos que permitem melhor ventilação e ajudam a reduzir a coceira e o mau cheiro. Além dos seus diferenciais, o Osteoid pode ser ligado a um equipamento de ultrassom que promete acelerar o tratamento em até 40%, do que o procedimento convencional. O produto é uma maravilha, mas ainda está em fase de desenvolvimento. Caso ele se transforme em negócio, o desafio para que a peça conquiste o mercado da saúde será o custo, pois a traquitana tem um valor muito mais alto do que o gesso tradicional.

32

O BRASILEIRINHO


Rosa Choque

O futuro das mulheres bombadas Em busca de um padrão estético questionável, algumas mulheres podem sofrer danos irreversíveis para o corpo ao longo do tempo. Apesar de ser questionado por muitos homens, o novo padrão estético das mulheres “bomba” está mais presente do que nunca: coxas grossas, barriga trincada e músculos extremamente definidos, desenhados com a ajuda de altas doses de esteroides anabolizantes. Na busca pelo ganho fácil e rápido de massa muscular, algumas mulheres mergulham no processo de masculinização do corpo. Mas segundo médicos especialistas em endocrinologia, a aplicação da alta dose de hormônios masculinos e a utilização de hormônios restritos ao uso veterinário pode resultar em sequelas irreversíveis ao corpo feminino, além de não serem muito agradáveis para o gosto da maioria dos homens como por exemplo: voz rouca e mais grave, diminuição do tamanho das mamas, queixos pontudos e alargamento do maxilar, barba e pelos no corpo, acne, aumento do tamanho do clitóris, cabelos ralos e queda dos fios.

Para prevenir o câncer de mama, mulheres devem evitar alguns químicos Cientistas americanos identificaram as substâncias químicas mais cancerígenas presentes no ambiente cotidiano que as mulheres devem evitar para diminuir o risco de câncer de mama, uma pista que consideram importante para a prevenção da doença. O estudo, publicado na revista Environmental Health Perspectives, também confirma que os produtos químicos que provocam tumores cancerígenos nas glândulas mamárias dos ratos também estão vinculados ao câncer de mama nos humanos. O estudo elaborou uma lista de 17 substâncias cancerígenas prioritárias porque provocam tumores

Gravidez após os 40 passa de 5% para 16% nos últimos 40 anos Uma pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo mostrou que o número de gestações tardias passou de 5% para 16% nos últimos

mamários nos animais, às quais muitas mulheres estão expostas. São produtos cancerígenos presentes na gasolina, no diesel e em outras substâncias que emanam dos veículos, assim como ignífugos, solventes, corrosivos de pinturas e derivados de desinfetantes usados no tratamento de água potável, entre outros. O câncer de mama é a segunda causa de mortalidade por câncer entre as mulheres nos Estados Unidos, com 40.000 falecimentos estimados em 2014 e 232.670 novos casos diagnosticados, segundo o Instituto Nacional do Câncer, que estima que 2,89 milhões de mulheres sofrem atualmente deste tipo de câncer.

quarenta anos. O tema chama a atenção dos médicos e pesquisadores não só pelo aumento do número de mulheres que tomam esta decisão, mas também pelas implicações trazidas pelo quadro. A coordenadora médica do Hospital e Maternidade São Luiz, Márcia Maria da Costa, abordou o tema. “Ao retardar a maternidade, a gestação pode ser considerada de alto risco e a probabilidade de uma evolução desfavorável é mais acentuada”, afirma. A especialista explica que esta escolha acarreta riscos como a maior incidência de diabetes gestacional

(19,2%); doença hipertensiva (14,6%); abortamento (20%); e prematuridade (15%). Para os recém-nascidos, os riscos incluem complicações decorrentes da prematuridade e alterações genéticas. Com a possibilidade de engravidar mais tarde, muitas mulheres preferem resolver alguns aspectos da vida antes: carreira, relacionamento e estabilidade financeira são alguns deles. De acordo com pesquisas recentes, a maternidade tardia também pode trazer benefícios para as mães e para os bebês. De um modo geral, mulheres mais velhas são mais assertivas em relação aos cuidados e à educação dos filhos. O BRASILEIRINHO

33


Turismo

Itaipava D

istrito de Petrópolis, Itaipava se torna mais independente da cidade imperial a cada temporada de inverno. Todos os anos, novos e charmosos empreendimentos surgem na região, formada ainda pelos subdistritos de Araras, Correas, Nogueira, Secretário, Pedro do Rio e Posse. Cada recanto possui uma identidade própria, porém, algumas características são comuns a todos eles: a tranquilidade, o conforto, o aconchego e a boa mesa - esta, garantiu à região o apetitoso apelido de Vale dos Gourmets. Itaipava conta com o maior número de pousadas, restaurantes, bares, lojinhas e shoppings, sendo o epicentro do burburinho dia e noite.

34

O BRASILEIRINHO

As temperaturas agradáveis da serra ganham a companhia de pousadas aconchegantes e restaurantes cinco estrelas, tornando Itaipava e seus arredores destinos perfeitos para quem busca conforto, boa mesa e tempo de sobra para ficar à toa. Para exercitar o corpo, siga para as trilhas emolduradas por araucárias - ou bata perna em meio aos diversos shoppings e lojinhas de artesanato espalhadas pela região. O apelido - Vale dos Gourmets - não poderia ser mais apropriado para o trecho da estrada União-Indústria que envolve Itaipava e os subdistritos de Araras e Correas. Lá, estão dezenas de restaurantes especializados nas cozinhas portuguesa, espanhola, francesa e italiana.


A cavalo ou a pé vale a pena encarar as estradinhas em meio a eucaliptos e araucárias. Muitas pousadas oferecem trilhas em seus próprios terrenos que levam a cachoeiras e mirantes naturais. Para cavalgar, procure os haras da região, que oferecem roteiros diversos para os cavaleiros experientes e também para os de primeira viagem.

deve seguir para Petrópolis, a 20 quilômetros de Itaipava. A cidade, escolhida por D. Pedro para abrigar a residência de verão da família real, é repleta de palácios e casarões. Alugue uma charrete e visite o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e a Catedral de São Pedro de Alcântara.

Depois de relaxar e comer muito bem, vale a pena descer a serra e curtir os encantos da Cidade Maravilhosa, a meros 80 quilômetros. Entre os programas obrigatórios estão curtir uma praia em Ipanema, tomar um chope nos botecos do Leblon, caminhar em Copacabana e visitar os cartões-postais - Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Quem preferir mergulhar na história,

O BRASILEIRINHO

35


Gastronomia

Restaurante Be Happy

E

m um ambiente aconchegante, desde o dia 15 de dezembro funciona nas Janelas Verdes o restaurante Be happy. Rafael e Sarah buscaram implementar um conceito Gourmet, de pratos típicos portugueses, deixando-os mais requintado, como o Cozido à Portuguesa à moda Be Happy. Esse conceito durou quase 6 meses. A partir de junho, um novo conceito, um novo estilo de vida. Um conceito vegetariano e vegano. Entradas: Sopa do dia € 1.50, Gaspacho € 2.50, Crocante de legumes com queijo brie e molho de tomate € 5.60, Crepe vegetariano com molho agridoce € 3.90, Brusquêta de queijo de cabra € 3.90, Ratatuille de legumes com molho de 4 queijos € 4.00, Crudite com molhos variados € 4.50, Salada leguminosa de rebentos € 5.50 Tachinhos: Cozido vegano € 8.00, Feijoada Vegana € 8.00, Feijoada Brasileira € 8.00, Jardineira de Seitan € 8.00, Caril vegano € 8.00 Pratos principais: Massa Chinesa com Juliana de Legumes e rebentos de soja € 7.00, Tofu à Brás € 8.00, Brandade de Rebentos de soja com salada € 7,00, Rolinhos de tofu e algas € 9,00, Francesinhas € 8.50, Hambúrgueres € 6.50, Cachorro quente à moda brasileira € 6.50; Sobremesas: Pudim de doce de leite € 3.00, Bolo de chocolate negro be happy € 3.00, Mousse de chocolate branco € 3.00. Com capacidade para 30 pessoas o Be Happy funciona todos os dias das Eis o nosso quadro de avaliação: 12:00 hs. às 15.00 hs. e de 19:00 hs. às 02:00 hs. e está localizado na Rua Acesso/Local:8 Presidente Arriaga, nº 55 – Lisboa Decoração: 9 Preço: 9 (Estrela). Recomendamos reservas Serviço: 10 pelos telefones 215 922 114/918 Ambiente Interno: 10 126 518 ou pelo email: behappy. Variedades: 9 bar.restaurante@rmail.com Bom Apetite!

36

O BRASILEIRINHO


Receita

Camarão internacional Ingredientes 1kg de camarão médio descascado e limpo 2 caixas de creme de leite 200gr de arroz branco 300gr de queijo mussarela ralado 200gr de presunto cortados em cubos 1 lata de ervilha (opcional) 1 tablete de caldo de galinha 1/2 copo de leite 1 limão 2 colheres de sopa de manteiga pimenta do reino a gosto sal a gosto cebolinha e salsinha desidratada a gosto batata palha Modo de Preparo Preaqueça o forno a 180ºC. Tempere o camarão com limão, sal e pimenta do reino. Prepare o arroz e reserve. Refogue o camarão numa frigideira usando a manteiga e em seguida reserve. Em uma panela coloque as 2 caixas de creme de leite, o tablete de caldo de galinha, o copo de leite e mexa até o molho dar uma leve engrossada. Na assadeira espalhe o arroz, jogue o molho branco (o arroz precisa ficar com um aspecto de risoto), o presunto e a ervilha. Coloque os camarões, o queijo e leve ao forno até gratinar; em seguida coloque a batata palha e salpique a cebolinha e salsinha.

O BRASILEIRINHO

37


Televisão Programação de Junho de 2014 Mensalmente estaremos publicando a programação da TV Globo Portugal, o Canal de televisão brasileira em Portugal. Para maiores informações, visitem o site www.tvglobointernacional.com.br Nota: Toda a grelha de programação da TV Globo Portugal está sujeita a alteração. SEGUNDA 06:20 Globo Rural 06:50 Almanaque 07:25 Mais Você ® 08:40 Bem-Estar 09:15 Encontro com Fátima Bernardes ® 10:30 Vale a pena ver de Novo ‘Por Amor’ 11:20 Vídeo Show 12:00 Estúdio I 13:30 Bom Dia Brasil 14:25 Mais Você 15:40 Encontro 16:50 Globo Esporte 17:20 Malhação 17:45 Cá Estamos ® 18:25 Jornal Hoje 18:55 Mais Você ® 20:00 Novela ‘Duas Caras’ 20:50 Fantástico 22:55 Manhattan Connection 23:40 Novela “América” 00:30 Jornal Nacional 01:05 Vale a pena ver de Novo ‘Por Amor’ ® 01:55 Vídeo Show ® 02:35 Estúdio I ® 04:05 Programa do Jô ® 05:20 Telecursos TERÇA 06:20 Globo Rural 06:50 Jornal da Globo 07:25 Mais Você ® 08:40 Bem-Estar 09:15 Encontro com Fátima Bernardes ® 10:30 Vale a pena ver de Novo ‘Por Amor’ 11:20 Vídeo Show 12:00 Estúdio I 13:30 Bom Dia Brasil 14:25 Mais Você 15:40 Encontro 16:50 Globo Esporte 17:20 Malhação 17:45 Arquino N ® 18:10 Jornal Hoje 18:45 Mais Você ® 20:00 Novela ‘Duas Caras’ 20:50 Tapas e Beijos 21:20 Profissão Repórter 21:50 Programa do Jô 22:55 Marília Gabriela 23:40 Novela “América” 00:30 Jornal Nacional

38

O BRASILEIRINHO

01:05 Vale a pena ver de Novo ‘Por Amor’ ® 01:55 Vídeo Show ® 02:35 Estudio I ® 04:05 Programa do Jô ® 05:20 Telecursos QUARTA 06:20 Globo Rural 06:50 Jornal da Globo 07:25 Mais Você ® 08:40 Bem-Estar 09:15 Encontro com Fátima Bernardes ® 10:30 Vale a pena ver de Novo ‘Por Amor’ 11:20 Vídeo Show 12:00 Estúdio I 13:30 Bom Dia Brasil 14:25 Mais Você 15:40 Encontro 16:50 Globo Esporte 17:20 Malhação 17:45 Starte 18:10 Jornal Hoje 18:45 Mais Você ® 20:00 Novela ‘Duas Caras’ 20:50 Pé na Cova 21:30 Sexo Frágil 22:30 Programa do Jô 23:10 220 volts 23:40 Novela “América” 00:30 Jornal Nacional 00:55 Vale a pena ver de Novo ‘Por Amor’ ® 01:45 Vídeo Show® 02:20 Sarau® 02:45 Futebol VT ® 04:40 Via Brasil ® 04:55 G News Especial 05:20 Telecursos QUINTA 06:20 Globo Rural 06:50 Jornal da Globo 07:25 Mais Você ® 08:40 Bem-Estar 09:15 Encontro com Fátima Bernardes ® 10:30 Vale a pena ver de Novo ‘Por Amor’ 11:20 Vídeo Show 12:00 Estúdio I 13:30 Bom Dia Brasil 14:25 Mais Você 15:40 Encontro

16:50 Globo Esporte 17:20 Malhação 17:45 Jornal Hoje 18:25 Mais Você ® 19:40 Novela ‘Duas Caras’ 20:30 A Grande Família 21:05 Doce de Mãe (série) 21:20 220 Volts 21:50 Tá no Ar 22:15 Programa do Jô 23:40 Novela “América” 00:30 Jornal Nacional 01:05 Vale a pena ver de Novo ‘Por Amor’ ® 01:55 Vídeo Show ® 02:35 Estudio I ® 04:05 Programa do Jô ® 05:20 Telecursos SEXTA 06:20 Globo Rural 06:50 Jornal da Globo 07:25 Mais Você ® 08:40 Bem-Estar 09:15 Encontro com Fátima Bernardes ® 10:30 Vale a pena ver de Novo ‘Por Amor’ 11:20 Vídeo Show 12:00 Estúdio I 13:30 Bom Dia Brasil 14:25 Mais Você 15:40 Encontro 16:50 Globo Esporte 17:20 Malhação 17:45 Sarau ® 18:10 Jornal Hoje 18:45 Mais Você ® 20:00 Novela ‘Duas Caras’ 20:50 Globo Repórter 21:30 O Caçador 22:15 Programa do Jô 23:20 Programa do Gabeira 23:40 Novela “América” 00:30 Jornal Nacional 01:05 Vale a pena ver de Novo ‘Por Amor’ ® 01:55 Vídeo Show ® 02:35 Estudio I ® 04:05 Programa do Jô ® 05:20 Telecursos SÁBADO 06:20 Nordeste Viver e Preservar 06:50 Jornal da Globo 07:20 Terra de Minas

07:50 Terra da Gente 08:25 Globo Educação 08:45 Globo Ciência 09:05 Globo Ecologia 09:30 Globo Universidade 09:55 Ação 10:15 Marília Gabriela ® 11:05 Globo Repórter ® 11:50 Doce de Mãe ® 12:30 220 Volts ® 12:55 TV Xuxa 14:15 Estrelas 15:00 Caldeirão do Huck 16:50 Globo Esporte 17:20 Mundo S/A 17:45 Cidades e Soluções 18:10 Cá Estamos 18:50 Jornal Hoje 19:20 Via Brasil ® 19:45 Sem Fronteiras 20:05 Novela ‘Duas Caras’ 20:55 Zorra Total 21:45 Altas Horas 23:45 Corujão do Esporte 00:05 Sarau 00:30 Jornal Nacional 01:05 Sessão Brasil ® 02:50 Marília Gabriela ® 03:40 Zorra Total ® 04:30 Altas Horas ® 06:05 Zona de Impacto 06:55 GloboNews Literatura 07:20 Mundo S/A

DOMINGO 07:50 PEGN 08:20 Globo Rural 09:10 Castelo Ratimbum 09:35 Sítio do Pica-Pau Amarelo – Desenho 09:45 Cocoricó 10:00 Turma da Mônica 10:15 Estrelas ® 11:05 Auto Esporte 11:35 Esporte Espetacular 13:35 Esquenta 14:45 Estúdio I 15:40 Globo Notícia Europa 15:55 Domingão do Faustão 18:10 Fantástico ® 20:00 Futebol I 22:00 Jornal Globo News 22:30 Futebol II 00:30 Sessão Brasil 02:20 Caldeirão do Huck ® 04:15 Estrelas ® 05:00 TV Xuxa ®


Destaque do Mês Tá no Ar: A Tv na Tv Tá no Ar’ leva o público a um mergulho sem controle pela televisão. Saltando pelo esporte, cultura, saúde ou qualquer outro tema, Marcelo Adnet e Marcius Melhem passeiam por todos os gêneros da TV com muito humor. O programa usa a própria linguagem da TV para brincar com as situações do quotidiano. Além de assinar a redação final, a dupla compõe o elenco ao lado de Carol Portes, Danton Mello, Georgiana Goes, Luana Martau, Marcio Vito, Maurício Rizzo, Renata Gaspar e Welder Rodrigues. O programa tem direção de núcleo de Mauricio Farias. Todas as sextas-feiras, às 21h50

Fantástico O ‘Fantástico’ tem um formato diferente de casa nova. O estúdio do programa, completamente repaginado, está integrado na redação onde os jornalistas trabalham no diaa-dia. Uma sala de reunião, uma sala de estar e um café vão receber convidados para participar na construção do programa. O público é convidado a participar efetivamente do processo de realização do ‘Fantástico’. Uma aplicação exclusiva de Segunda Tela vai permitir a participação das pessoas através de questionários e de um painel de opiniões sobre o que estão a assistir, além da possibilidade de aparecerem na tela do estúdio do programa. Todas as segundas-feiras, às 20h50

Marília Gabriela Entrevista Marília Gabriela recebe todas as semanas personalidades brasileiras de diferentes áreas de atuação. No canal desde 1996, a apresentadora estreou-se no programa “Aquela Mulher”. Durante dois anos, entrevistou apenas personalidades femininas de destaque. Em abril de 1998, os homens passaram a ter destaque, e o nome do programa mudou para "Marília Gabriela Entrevista". No programa Gabi, como é carinhosamente chamada, conversa sobre política, desporto, música, artes, comportamento, ciência, economia, entre outros temas. Todas as Terça-feira, às 22h55

Starte Apresentado pela jornalista Bianca Ramoneda, o programa mergulha nos universos do Teatro, Cinema, Música, Artes Plásticas e Dança através de reportagens e entrevistas criativas, aprofundadas e exclusivas. Todas as quartas-feiras, às 17h45

O BRASILEIRINHO

39


Rapidinhas da Terrinha

Time Out Lisboa inaugura espaço gastronômico no Mercado da Ribeira

N

o dia 17 de maio ficou oficialmente inaugurado um novo e arrojado projeto em Lisboa.

Há poucos metros do Cais do Sodré, o Time Out Mercado da Ribeira, contará no térreo com mais de 30 espaços gastronômicos servidos por 500 lugares sentados em área coberta e 250 de esplanada e um posto de informação turística da Time Out Lisboa. Para além do espaço gastronômico no térreo do mercado, haverá também um espaço no primeiro andar que será mais dedicado a atividades culturais, contendo uma sala de espetáculos com capacidade para 300 pessoas sentadas e 600 em pé, uma loja, bar e restaurante. A parte tradicional do Mercado da Ribeira vai continuar com o horário normal, enquanto o espaço da Time Out vai abrir às 10h e fechar à meia-noite, exceto às quintas, sextas e sábados, em que se estenderá até às duas da manhã.

40

O BRASILEIRINHO


Funcionários locais fazem paralisação nos principais consulados brasileiros. Funcionários contratados pelas missões diplomáticas do Brasil na América do Norte e na Europa, sejam brasileiros ou estrangeiros, fizera uma paralisação. Segundo a Associação dos Funcionários Locais em Missões Exteriores do Brasil (Aflex), os trabalhadores querem aumento salarial, que pode acompanhar a inflação; o direito à liberdade de expressão e de fazer reuniões; e “o fim das perseguições, discriminação, retaliações e ameaças de demissões”. “O movimento para fechar missões brasileiras ao redor do mundo também terá impacto sobre a capacidade do país para processar o número crescente de pedidos de vistos de viajantes que procuram o Brasil para a Copa do Mundo de 2014”, diz um comunicado da Aflex. A entidade informou que houve protestos e paralisação nos consulados de Nova York, San Francisco, Los Angeles, Houston, Atlanta, Hartford,

Londres, Paris, Frankfurt, Toronto, Montreal, Bruxelas, Berna, Roma, Milão, Roterdã e Genebra. O Consulado Geral do Brasil em Lisboa, que não paralizou suas funções, exteriorizaram seu apoio e adesão ao movimento AFLEX, enlutados pelo descaso do governo brasileiro e dos reiterados pedidos ao Ministério das Relações Exteriores, sem sucesso.

O BRASILEIRINHO

41


Infantil

anos meus Olá eu sou Luna Lopes de 6 er bagunça pais são brasileiros, adoro faz me acho para minha mamãe arrumar, rinhosa e linda, meiga, fotogênica, ca amorosa. Meu hobby favorito é

desenhar.

Envie sua foto e conte-nos curiosidades sobre você! Email: geral@revistaobrasileirinho.com

EspAço CRIaTivo

42

O BRASILEIRINHO


Momentos Raros

O BRASILEIRINHO

43


Agenda Cultural

Ney Matogrosso

Show

Maria Gadú Maria Gadú é um dos nomes mais reconhecidos da Música Popular Brasileira da atualidade. Entre 2009 e 2011 editou 4 álbuns, com vendas superiores a meio milhão de exemplares. Com estatuto merecido de estrela, já foi indicada por duas vezes para o Grammy Latino, nas categorias de Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantor/Compositor. Em 2013 editou “Nós”, disco de duetos com alguns dos consagrados nomes da MPB e músicos internacionais. Porto – Coliseu do Porto Dia 19 de junho às 21h Lisboa – Coliseu dos Recreios Dia 20 de junho às 21h

Diante do Trono A banda brasileira de música cristã contemporânea congregacional, liderado pela família Valadão, nomeadamente Ana Paula traz consigo músicas das mais bem-sucedidas no meio gospel. Esta será a primeira vez que estarão em território luso.

Exposição

Lisboa – MEO Arena. Dia 21 de junho às 21h Fafe – Pavilhão Multiusos. Dia 22 de junho às 17h

Electric Words Alkantara 2014 Electric Words confirma o carácter multifacetado de Tim Etchells, o Artista na Cidade 2014 em Lisboa. Etchells desenvolve a sua obra entre as artes performativas (como líder dos Forced Entertainment), o vídeo, a fotografia, projectos de texto, instalação e literatura, numa ampla variedade de contextos e colaborações. Electric Words mistura néons já existentes, criados nos últimos anos, e novas criações especialmente encomendadas no âmbito do Alkantara Festival. Inauguração: 24 de maio, às 21h, no Museu da Eletricidade Avenida Brasília, Central Tejo, Portão Poente - Lisboa. Patente ao público de 24 de maio a 9 de novembro 2014

44

O BRASILEIRINHO

Dança Romeu e Julieta Bailado em três atos e um epílogo, conta a história de um amor trágico entre dois jovens que cresceram em duas famílias rivais. Escrita por William Shakespeare em 1579, é considerada a obra de referência par aos grandes coreógrafos que, adaptando-a para bailado, conseguiram transformar a história escrita numa encantadora obraprima do bailado clássico. Russian Classical Ballet. Leonid Avrovsky, coreografia; Sergei Prokofiev, música. Coliseu dos Recreios Rua das Portas de Sto. Antão - Lisboa. Dia 6 de junho às 21h30

Festival Festival Made in Brazil – A Caminho do Hexa Festival que reúne música, dança, gastronomia e apresentações culturais, será o grito oficial para o Mundial no Brasil, terá a presença das candidatas ao Miss Brasil, Nação Arte Pura com maracatu e capoeira. As pessoas que forem com a camiseta de sua seleção, concorrem a prêmios e ganham 1 bebida. Discoteca Thiara, Estrada de Paço de Arcos, Alto da Bela Vista, Pavilhão 18 Cacém. Informações: 926 092 925 ou 966 005 752


Humor

loL

A importância do doutorado

QUANDO SE TEM DOUTORADO, lê-se assim: O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, (Linneu, 1758), isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, os quais configuram pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organo léptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzido nos órgãos especiais existentes na Apis melífera (Linneu, 1758). No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físicoquímico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em consequência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.

a qual ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino e apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em consequência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

KK

KK

QUANDO SE TEM MESTRADO, lê-se assim: A sacarose extraída da cana de açúcar,

QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO, lê-se assim: O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e apresentando- se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal tem similaridade com o sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão. QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO, lê-se assim Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado. QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTAL, lê-se assim: Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível. QUANDO NÃO SE TEM ESTUDO..... Rapadura é doce, mas não é mole, não!

Discursos Feministas Num seminário promovido pelo Movimento Feminista, uma americana faz o seu discurso: - Na semana passada eu cheguei em casa e fui logo falando ao John que a partir daquele momento ele cuidaria da casa, cortaria a grama e faria o jantar. No primeiro dia, não vi nada. No segundo, não vi nada. Mas, no terceiro, a grama estava cortadinha e, a casa, um brinco. Após longos aplausos, uma alemã também resolveu fazer o seu depoimento: - Na semana passada eu cheguei em casa e disse ao

Excursão das velhinhas Um policial avista uma Van em baixa velocidade, acha estranho e manda parar. É uma velhinha ao volante, acompanhada de suas amigas. O guarda adverte: - Senhora, andar devagar demais pode provocar acidentes! - Seu guarda, sigo a sinalização e só ando na velocidade permitida, diz a mulher, apontando a placa: BR-30. - Senhora! Essa placa não indica limite de velocidade, e sim o número da estrada. Trate de prestar mais atenção, certo? Só mais uma coisa... Suas amigas estão bem? Parecem assustadas.... - Elas já vão melhorar... é que acabamos de sair da BR-180

O gago Concurso para locutor de rádio, chega um cara para se inscrever: - Como é o nome do senhor? - A-a-a-anto-tonio da Si-silva. - Desculpe meu amigo, mas nao aceitamos inscriçao de gagos. - Gago coisa nenhuma. Gago era meu pai e burro era o seu Manuel do cartório que me registrou com esse nome!

Hans que a partir daquele momento ele compraria a cerveja e cozinharia o seu próprio chucrute. No primeiro dia, não vi nada, no segundo, também não, mas, no terceiro, a cerveja estava geladinha sobre a mesa, ao lado do chucrute, que por sinal estava uma delícia! Mais aplausos pela vitória feminista. Então foi a vez da brasileira: - Na semana passada, eu cheguei para o Zé e disse que ele teria de lavar a roupa, limpar o banheiro e fazer as compras. No primeiro dia, não vi nada. No segundo, também não vi nada. Foi só no terceiro dia que meu olho começou a desinchar...

O BRASILEIRINHO

45


Passatempo Caderno Especial

Invasão espanhola em Lisboa Por ar, por terra, por via férrea. No sábado, dia 24 de junho todos os caminhos espanhóis deram a Lisboa. O aeroporto da Portela nunca registrou tantos voos chegando. Além dos voos regulares, houve os charters e uma enorme quantidade de aviões particulares. Calcula-se que 120 mil turistas espanhóis visitaram Lisboa naquele fim de semana e assistiram o jogo por televisão mais de 380 milhões de espectadores em aproximadamente 200 países. Nesta final da liga milionária entraram em campo duas equipes com valores muito diferentes. Mas a maior diferença entre as duas equipas mede-se em euros. Foi uma luta de David contra Golias, pelo menos no que toca às finanças. O Real Madrid não mostrou em campo ser um

46

O BRASILEIRINHO

gigante, mas nas finanças é o gigante. É o clube mais valioso do mundo na lista da Forbes, avaliado em 2.530 milhões de euros. 10 vezes mais que os 252 milhões do Atlético de Madrid. É também o que gera mais receitas. Na última época, faturou 519 milhões de euros em receitas comerciais e transmissões televisivas. O Atlético de Madrid ficou-se pelos 120. O Real fatura quatro vezes mais, mas também gasta quatro vezes mais: Florentino Pérez paga 246 milhões de euros em salários aos jogadores; para Enrique Cerezo, a fatura salarial ronda os 64. E desta forma o Real Madrid ganhou por 4 a 1 ao Atlético de Madrid e a sua 10ª Champions League.


Letras e Números

O BRASILEIRINHO

47


Telefones Úteis Embaixada do Brasil Estrada das Laranjeiras, 144 1649-021 - Lisboa Tel.: 21 724-8510 Consulado Geral do Brasil em Lisboa Praça Luis de Camões, 22 1º Esq. 1200-243 - Lisboa Tel.: 21 321-4100 Consulado Geral do Brasil no Porto Av. de França, 20 - 1º andar 4050-275 - Porto Tel.: 22 543-0656 Loja do Cidadão 808 241107 Emergências (SOS): 112

48

O BRASILEIRINHO

Casa do Brasil de Lisboa Rua Luz Soriano, 42 1200-248 - Lisboa, Bairro Alto Tel.: 21 340-0000 Fax: 21 340 0001 secretaria@casadobrasildelisboa.pt

SOS Sida Informações gerais sobre AIDS Tel.: 0800-26-6666 Aeroporto de Lisboa Tel.: 21 841-3700

Linha SOS Imigrante 808 257 257 Consulado-Geral do Brasil em Faro Rua da Misericórdia, nº 60, 8000-169 Tel: +351 289 096 193 Fax: +351 289 829 710 Plantão consular (emergências): +351 918 803 922 consular.faro@itamaraty.gov.br PSP Polícia de Segurança Pública Tel.: 21 346-6141

TAM Tel.: 21 3582-058/9 TAP – reservas Tel.: 707-205700 Água Tel.: 21 322-1111 Gás Tel.: 800-206009


Pontos de Distribuição Gratuita Albufeira - Unicâmbio Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, nº50 - A, Areias de S. João – 8200-340 Albufeira Shopping, Loja 104 A, Rua do Município, Lote 32.

- Recepção do Edifício São José - Salsa Parrilla - Quiosque Majestic, Casa da Guia

Alcabideche Café Realista

Corroios - Unicâmbio Av. 25 de Abril, 71-A, 2855000

Algualva-Cacém - Unicâmbio (Agualva) Av. Dos Bons Amigos (Rua Bartolomeu Dias, nº12) Cacém Almada - Unicâmbio Almada Fórum – Caminho Municipal 1011, Loja 1.99, Vale de Mourelo. Almancil - Unicâmbio Av. José dos Santos Farias, Ed. Lorenço I, Lote 101 A Amadora - Unicâmbio Centro Comercial Babilónia - Loja nº1 e Loja nº 19 – Av. Almirante Gago Coutinho, nº 49 - Segredos de Beleza Loja II - Rua Pedro Del Negro nº2, Sobre loja A Reboleira (Rua da Igreja Católica) Carcavelos - Lanchonete Fixe & Mix, CC Riviera - Marques Cabeleireiros - Zeno Picanha e Pizza, CC Riviera Cascais - Unicâmbio Av. 25 de Abril, nº71-A - Fixe & Mix Centro Comercial Cascais Villa

Charneca da Caparica - Restaurante Sabor Mineiro

Costa da Caparica - Unicâmbio Rua dos Pescadores, N.º13 – Loja B Entroncamento - Segredos de Beleza Centro Com. O Túnel Loja. 3 Estoril - Espaço da Jura Faro - Consulado Geral do Brasil Rua da Misericórdia, 60 - Unicâmbio Rua Mouzinho de Albuquerque, 15 Funchal - Unicâmbio Rua São Francisco, nº 6 Rua Dr. António José de Almeida, Café Funchal Lagos - Unicâmbio Rua Marquês de Pombal, nº 32 Leiria - Unicâmbio Leiria Shopping, Loja nº L065, IC2 Alto do Vieiro Lisboa - Acidi - Casa do Brasil de Lisboa - Churrascaria Fogo de Chão - Consulado Geral do Brasil - Embaixada do Brasil em

Lisboa - O Point, Laranjeiras - Missão do Brasil junto à CPLP - Roytur - Viagens e Turismo - LCC International Money Transfer Rua Eça de Queiróz, 4 Rua Visconde de Santarém 75 C - Segredos de Beleza Av. Júlio Diniz nº 10 A Centro Com. Apolo 70 - Loja 16 Metro Campo Pequeno Hotel Radisson no Campo Grande - TAM - Linhas Aéreas - Unicâmbio Supercentro Western Union – Praça da Figueira, nº4 Supercentro Western Union – Centro Comercial Colombo, Loja nº003/004 Portas de Santo Antão, nº 54/56 Av. Almirante Reis, 52 – B Galeria Comercial – Gare do Oriente – Loja nº G-219 Estação de Metro do Aeroporto de Lisboa – Loja 02 Centro Comercial Vasco da Gama, Espaço Q6, Av. D. João II Massamá - Centro Comercial Massamá Odivelas - Unicâmbio Avenida D. Dinis, nº 45-B Strada Shopping & Fashion Outlet, loja 2134, Estrada da Paiã, Casal do Troca Oeiras - Unicâmbio Centro Comercial Oeiras Parque, Loja n.º1014B - Pizza na Brasa - XXL Refill Galerias Alto da Barra

Paço de Arcos - Res t aur ante Aquar ela d o B r asil Parede - Unicâmbio Rua Miguel Bombarda, nº 393 – A Parque das Nações Café Desejo Pronto Gare do Oriente Portimão - Unicâmbio Praça da República, nº 49, r/c Rocha Turismo – Posto de Turismo da Praia da Rocha, Av. Tomás Cabreira Porto - Consulado Geral do Brasil - Unicâmbio Sá da Bandeira - R. Sá da Bandeira, nº 7 Quarteira - Unicâmbio Mar – Av. Infante de Sagres, nº 33 Queluz - Unicâmbio Rua Elias Garcia, nº 94-B Tapada das Mercês - Floresta Center (Coffee Break) Telheiras - Tabacaria TabacCarrefour Torres Vedras - Unicâmbio Avenida 5 de Outubro, nº 11 - B Vila Franca de Xira - Unicâmbio Rua Alves Redol, nº46 e 48 O BRASILEIRINHO

49


Crônica Bola fora

A

Copa não começou ainda, mas não ainda não vi uma pessoa sequer realmente animada desta vez. Nem o costume de enfeitar as ruas está acontecendo como antes. As eleições presidenciais sempre acontecem em ano de copa do Mundo, então esta “tática” tem beneficiado todos os partidos e governos. E não é só o cargo mais alto da nação, a presidência, que está em jogo quando a bola rola: também os governos estaduais e os cargos de deputados federais e senadores. Realmente, a eleição mais importante para o país acontece justo quando a maior febre alienatória do brasileiro entra em seu ápice. Esta é das primeiras coisas que deveríamos lutar para alterar, com certeza. Mas acho que este ano, especialmente esta eleição, ao trazer a Copa para o Brasil, a intenção do PT era consolidar de vez seu projeto de poder – qual seja, bater o recorde dos Castro (Chavez está praticamente igualado: ele governou por aproximadamente quatorze anos e um mês), entre outros objetivos nefastos e ególatras, que podemos vislumbrar ao observar Cuba e Venezuela, entre outros. A megalomania do representante máximo deste projeto de poder, o Lula, é tanta que, em artigo publicado pelo jornal O Estado de São Paulo no dia 12 de maio, ele afirmou que “o governo petista é ‘uma política de sucesso que serve de exemplo para o mundo’.” Ou seja, ainda que o mundo inteiro venha fazendo ressalvas e críticas, é o mundo que está errado e não o governo petista, muito menos ele próprio. E seguiu dizendo que “certamente não foi feito tudo em 12 anos, e nem seria possível consertar em 12 anos o que não foi feito em 500 anos”. Esta declaração chega a ser espantosa. É como se o Brasil tivesse sido descoberto por ele e sua gangue. Se passasse por uma avaliação psiquiátrica, Lula muito provavelmente receberia algum diagnóstico terminado em “patia”. Os sinais de que é um doente são muitos. Só uma pessoa que perdeu o contato com a realidade faz este tipo de afirmação, a qual demonstra claramente que ele perdeu o controle de seu discurso e não consegue sequer disfarçar a total falta de humildade – o que é um indicativo claro de falta de empatia.

50

O BRASILEIRINHO

O fato é que apesar destas declarações irrealistas, ao ver o país sequer conseguir se organizar para sediar a Copa do Mundo, o brasileiro na verdade viu diante de seus olhos o grande nada que vai herdar de tudo isso. Para não dizer nada, vai herdar apenas uma coisa: dívidas. Que terá que desembolsar, através dos impostos, ano após ano, para pagar os disparates de estádios que levarão muitos e muitos anos para se pagarem.

*

As eleições presidenciais sempre acontecem em ano de copa do Mundo, então esta “tática” tem beneficiado todos os partidos e governos. E não é só o cargo mais alto da nação, a presidência, que está em jogo quando a bola rola: também os governos estaduais e os cargos de deputados federais e senadores. Realmente, a eleição mais importante para o país acontece justo quando a maior febre alienatória do brasileiro entra em seu ápice.

Calcula-se que somente o estádio de Brasília levará mais de mil anos para ser pago. O tiro saiu pela culatra. O brasileiro está furioso. Perdendo as estribeiras. E tanto governo quanto população estão desgovernados. A raiva contida e a impunidade são tamanhas que a barbárie está começando a tomar conta do Brasil. Temos visto nestes últimos dias

casos emblemáticos e estarrecedores de pessoas perdendo completamente qualquer controle e fazendo justiça com as próprias mãos. Foi assim com a jovem mãe de família, linchada até a morte no Guarujá simplesmente por dar atenção a uma criança. Apanhou sem sequer ter sido perguntada sobre suas intenções. Foi assim com o rapaz de 21 anos que matou sem dó, piedade ou remorso um garoto de 9 anos e uma menina de 13, por causa da dívida do irmão mais velho de ambos que não estava em casa. Ou quando um médico bem sucedido faz no mínimo vista grossa, para que sua ex-amante e atual esposa descarte seu filho do primeiro casamento. Tem sido assim quando ônibus são queimados, lojas atacadas e saqueadas. Fico me perguntando o que acontecerá durante esta Copa. Porque esta indignação, esta revolta, esta falta de moral e ética, esta indiferença ao próximo, tudo isso pode eclodir agora. Penso que, em parte, essa indiferença e revolta com essa Copa também se devem por havermos também descoberto o que é exatamente a FIFA, os escândalos que acoberta e como ela, em nome do lucro exorbitante, pressiona o país-sede até mesmo em sua legislação. Pessoalmente, confesso que desejo que percamos esta Copa. Talvez não num evento tão memorável quanto a final de 1950; de preferência antes, disputando no máximo o terceiro lugar. Embora não acredite que ganhar este ano o hexacampeonato vá causar a euforia e a alienação de copas anteriores, prefiro que nem mesmo corramos o risco. O Brasil é hoje um barril de pólvora, uma bomba prestes a ser acionada, ou pior, talvez já em contagem regressiva. Não sei qual será o evento catártico que poderá causar uma antes impensável revolução, nem se mesmo diante de um quadro tão sinistro ela acontecerá. As pessoas estão tensas, zangadas, cansadas, desesperançadas. E não há Copa do Mundo que vá apagar magicamente isso. Esse placebo não funciona mais. O feitiço virou contra o feiticeiro. Luz, Anna Menge annamenge21@gmail.com


O BRASILEIRINHO

51


TRANSFERÊNCIAS WESTERN UNION® • Por Telefone • Pela Internet • Ao Balcão Faça as suas transferências Western Union®, para qualquer parte do mundo, em qualquer sucursal Millennium bcp. Se já é Cliente Millennium, poderá também fazer as suas transferências comodamente através da internet ou telefone, sem custos adicionais em relação ao balcão. Esta é mais uma vantagem de ser cliente Millennium. Experimente em millenniumbcp.pt ou ligue 707 50 24 24. Valor máximo de envio de fundos por cliente/dia de 5.500€.

Informe-se no Millennium bcp. O Millennium bcp está autorizado a prestar o serviço de Transferência de Dinheiro Western Union®. O logotipo e marca Western Union® são propriedade da Western Union Holding Inc., sendo usados com sua autorização. Banco Comercial Português, S.A. - Sociedade Aberta - Sede: Praça D. João I, nº 28, 4000-295 Porto Capital Social 3.500.000.000 Eur - Nº Único de Matrícula e de Identificação Fiscal 501525882

www.millenniumbcp.pt

TRANSFERIR É ESTAR MAIS PRÓXIMO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.