Revista Novo Rural |Outubro 2019

Page 12

Antônio Luis Santi

Agricultura

Engenheiro-agrônomo, doutor em Ciência do Solo/Agricultura de Precisão, coordenador do Laboratório de Agricultura de Precisão do Sul da UFSM-FW, e representante do Fórum dos ProReitores de PósGraduação e Pesquisa (FOPROP) na Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, junto ao Ministério da Agricultura.

OPINIÃO

O que está faltando para que seja feito o básico bem feito nas lavouras brasileiras?

T

enho tido a oportunidade de viajar a trabalho por vários Estados brasileiros nesses últimos dois meses e também palestrar nos principais eventos científicos em minha área no Brasil. Aliás, poder conversar com centenas de produtores, técnicos e pesquisadores tem sido uma das melhores coisas que tem me acontecido nesses últimos anos. Sempre tive a percepção, e cada vez me convenço mais, de que uma nação só avança quando o que for gerado nos ambientes de pesquisa chegar a quem realmente precisa dessas informações – no meu caso, aos produtores. Como professor, extensionista e pesquisador e às vezes quase "psicólogo", tenho escutado os apelos de uma sociedade que clama pela nossa proximidade. Não está em debate, nesta minha coluna, as decisões políticas, porém preciso pontuar, com muita responsabilidade, algumas percepções sobre porque estamos deixando de avançar em rentabilidade, em produtividade e mesmo em eficiência ambiental. Nesta edição optei apenas por cinco elementos que, quando bem gerenciados, podem colocar a agricultura brasileira em outro patamar produtivo.

Primeiro

Vivemos um momento tecnológico nunca vivido na história da humanidade e isso tem nos tornado muito “sonhadores”

A charge abaixo foi uma sátira sobre a vida fácil que a tecnologia poderia proporcionar em nossas lavouras. Embora já existem máquinas autônomas, cabe lembrar que a gestão dos processos é realizada por pessoas. Quem determina, programa, orienta e decide são pessoas. Esse mundo não existe na realidade, pelo menos para a grande massa de agricultores.

APOIO TÉCNICO:

Segundo

O que precisamos entender para produzir mais?

Esse organograma adaptei do professor Costa, da UFRGS, para “simplificar” os mais de 50 fatores que regem e precisam ser cuidados para que a lavoura tenha sucesso. Parece fácil ser produtor/consultor, mas entender de todas as pragas, doenças, plantas daninhas, atributos biológicos, físicos e químicos do solo, cultivares, híbridos, ajuste populacional, plantabilidade, entre outros, e ainda gerenciar o momento certo de comprar e vender os insumos, produtos, cuidar da segurança da propriedade, da mão de obra, da família e ainda viver é uma tarefa para heróis. Só os bons entenderão.

12 | Revista Novo Rural | Outubro de 2019

Melhor A M B I E N T E

M A N E J O

Pior

Potencial Máximo T E C N O L O G I A

Ambiente ótimo Manejo ideal

Potencial Atingível

Ambiente favorável Manejo adequado

Potencial Médio

Fatores que definem

Genética, radiação, CO2, temperatura

+ Fatores que limitam Água, nutrientes

+ Fatores que reduzem

Pragas, doenças, plantas daninhas

C O N T R O L E +

Fonte: Santi & LAPSul, 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.