Revista Novo Rural | Setembro 2019

Page 29

Pecuária

AVICULTURA DE POSTURA

Rafaela Rodrigues

Produtos diferenciados para um consumidor cada vez mais exigente A ideia de garantir a saúde e o bem-estar animal também está cada vez mais forte entre criadores. Na Granja Marca do Tempo, localizada em Nonoai, as galinhas poedeiras recebem um tratamento diferente do convencional, proporcionado pelo sistema free-range. Inaugurada em fevereiro deste ano, na Linha Balestrin, o negócio familiar nasceu da ideia empreendedora do casal Márcio Trentin e Andreia Kraemer, que juntaram suas experiências profissionais e de campo – ele técnico agrícola e ela engenheira-agrônoma e extensionista rural –, para levar ao consumidor um produto diferenciado. O espaço disponível e a oferta de ovos caipiras na propriedade também contribuíram para a idealização do negócio. – A gente se surpreendeu positivamente com a demanda dos consumidores. As pessoas estão cada vez mais buscando saber como são produzidos os alimentos e notando que tem coisas que vão muito além do preço, do simples fato de ingerir um alimento. Precisamos ter uma nova visão dos nossos sistemas de produção e buscar sim o conforto animal – defende Andreia Kraemer. Para manter esse sistema, Andreia comenta que a granja deve seguir uma série de normas determinadas pelos órgãos de inspeção, além de obedecer rigorosos processos de produção e higiene. – Hoje a questão da biossegurança é muito rígida, inclusive para o mercado de aves, um dos principais produtos de exportação do país. Eu não posso ser negligente com a legislação, até porque tenho que pensar nos consumidores, na minha família e na saúde dos animais – explica Andreia, que também fala que a venda dos ovos caipiras não é feita de forma direta, somente por meio dos canais de comercialização, como supermercados locais, justamente para manter a sanidade do plantel. Ela conta ainda que o encaminhamento junto ao Susaf já foi realizado – sistema que permite a venda dos produtos para outros municípios – e que, no momento, estão aguardando uma sinalização para dar os próximos passos, como a ampliação no número de aves.

Granja Marca do Tempo Plantel de 850 aves produzem em média

1.500 dúzias por mês

Produção brasileira 2017 Produção brasileira de ovos (unidade) 2015 – 39.511.378.639 2016 – 39.181.839.294 2017 – 39.923.119.357

Sim, as galinhas também pastam! No sistema free range não é permitido o uso de antibióticos preventivos na alimentação, somente para o tratamento de alguma possível doença. A alimentação é à base de cereais, frutas e pastagens especiais – na granja o pastejo ocorre de forma rotacionada, a principal pastagem do verão é a tifton e a do inverno é a aveia, azevém e algumas leguminosas –, nada de proteína animal. Além disso, os piquetes devem ser manejados para evitar a sua degradação ou contaminação. O pasto, por sua vez, contém alta quantidade de pigmentos naturais, os chamados carotenoides. Por isso, as aves põem ovos com gemas de cor mais intensa, o que agrada o consumidor. – Procuramos ouvir as opiniões

dos nossos consumidores e eles nos falam que quando vão preparar o ovo, sentem diferença no alimento. O ovo caipira não retém tanta gordura, fica mais consistente e a gema é mais amarela. A questão sensorial também muda, ele tem um sabor mais acentuado. Sem contar o valor nutricional, pois muitas pesquisas já mostram que o ovo caipira tem um percentual a mais de vitaminas, principalmente A e E – acrescenta Andreia. Atualmente a granja trabalha com um plantel de 850 aves, que produzem em média 1.500 dúzias por mês. Além disso, a granja conta com sistema próprio para embalar o produto, o que garante mais precisão no processo de higienização.

Destino da produção brasileira de ovos

99,74%

Mercado interno

0,26%

Exportações

Exportações brasileiras por produto

61% 39%

Ovo todo dia, sim! A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) criou um canal para incentivar o consumo do alimento. A fanpage “Ovo todo dia” no Facebook traz um conteúdo dinâmico sobre os ovos, como receitas, benefícios à saúde, curiosidades, entre outros materiais interativos. Vale a pena dar uma conferida!

Industrializado

Exportações dos Estados do Sul

0,015%

Paraná

0,10%

Santa Catarina

40%

Assistência técnica Ter acesso a informações técnicas fazem toda a diferença na hora de implantar um negócio. A Granja Marca do Tempo, desde o início das atividades, conta com o apoio da Emater/RS-Ascar. – Auxiliamos desde o levantamento topográfico, terraplanagem, até questões ambientais. Repassamos orientações sobre como viabilizar esse projeto junto aos órgãos competentes do município. Apoiamos a idealização da granja desde o início, até porque foi a primeira da região a trabalhar com esse modelo de produção – conta o engenheiro-agrônomo Olavo Arsego, da Emater/ RS-Ascar de Nonoai, que presta assistência à família.

In natura

Rio Grande do Sul

Consumo per capita (unidades/ano) 2015 2016 2017

191 190 192 Fonte: ABPA

Conheça! Veja mais sobre a Granja Marca do Tempo por meio da página no Facebook disponível neste QR Code ou pelo e-mail: granjamarcadotempo@yahoo.com.br

29 | Revista Novo Rural | Setembro de 2019


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.