Nortemedico 75

Page 15

13

de cursos avançados que garantem, por exemplo, formação altamente diferenciada no contexto dos programas de formação específica dos médicos internos.

PRÉMIO CORINO DE ANDRADE 2017

Qual a vossa missão? A missão da Escola de Medicina da Universidade do Minho é melhorar os cuidados de saúde através da formação e da geração de conhecimento. O foco da nossa ação é o binómio doente-sistema de saúde, o que significa que toda a formação, investigação e desenvolvimento tecnológico que se opera na Escola de Medicina tem por objetivo a melhoria dos cuidados de saúde. Asseguram o ensino de pré e pós-graduação, a investigação e outros serviços especializados no âmbito das Ciências da Saúde. Como caracteriza os cursos disponibilizados pela Escola de Medicina? Os cursos da Escola de Medicina têm como denominador comum o elevado nível de integração entre as diferentes áreas do saber, a centralidade do estudante nos processos de ensino aprendizagem e uma cultura de avaliação de praticamente tudo o que aqui sucede, desde o estudante aos docentes e aos processos de ensino-aprendizagem. Esta exigente cultura de avaliação garante que os processos são continuamente melhorados e que as possíveis disfunções são rapidamente corrigidas, o que resulta em programas de elevada qualidade e reconhecimento nacional e internacional.

Nuno Sousa PRESIDENTE DA ESCOLA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

(nortemédico) – Como surgiu a Escola de Medicina da Universidade do Minho e de que forma evoluiu? (Nuno Sousa) – A Escola de Medicina, inicialmente denominada Escola de Ciências da Saúde, foi criada para garantir a criação de um novo curso de Medicina. Para isso foi necessário garantir que o curso tivesse qualidade desde o princípio, mas também que essa qualidade fosse sustentada e sustentável. Para isso, a Escola fez uma aposta forte na investigação, tendo criado o Instituto de Investigação ICVS e desenvolvido um ambicioso programa de formação pós-graduada. A par do curso de Medicina, as apostas na investigação e na formação pós-graduada foram muito bem-sucedidas: temos hoje programas doutorais de elevada exigência e qualidade, a par de um programa

Esta é já uma Escola de referência na formação médica. Como atingiram este patamar e quais as mais-valias? Penso que há três aspetos muito relevantes para atingir esse patamar: em primeiro, o grande envolvimento dos estudantes nos processos de ensino aprendizagem que foi objeto de reconhecimento internacional pela Associação Europeia de Educação Médica ao atribuir a oito escolas médicas internacionais uma distinção de excelência neste domínio; em segundo, a estratégia de seleção e desenvolvimento do corpo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.