
3 minute read
Ortopedia
from Revista Ipê 27
Fique livre da dor
ARTROPLASTIA CONTRIBUI PARA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA
Advertisement
pen-clip rodrigo reis nogueira camera marcelo goulart
V
ocê já ouviu falar em artroplastia do quadril? Trata-se de uma cirurgia que constitui na substituição da articulação do quadril por uma prótese de liga metálica, reproduzindo a função articular do membro e aliviando o quadro doloroso provocado por um desgaste ou outra doença da articulação do quadril.
Geralmente, esse procedimento é indicado em casos de fratura do colo de fêmur ou de coxoartrose, que ocorre por desgaste da articulação ocasionando dor no local, além de limitação para a realização das atividades diárias como caminhar ou subir e descer escadas.
Alguns cuidados são importantes para se preparar para a cirurgia. É necessário discutir o caso e ser orientado pelo médico ortopedista para que todas as dúvidas sejam sanadas. Afinal, trata-se de um procedimento complexo, que requer orientação adequada, por exemplo, sobre os riscos e restrições, o processo de recuperação e os benefícios ganhos após o procedimento. No entanto, com a evolução da medicina, cada vez mais a técnica vem se tornando menos agressiva para o paciente e a reabilitação mais ágil e efetiva.
RESULTADOS POSITIVOS
Um fator que tem colaborado para o aumento dos casos é o atual envelhecimento e a maior expectativa de vida dos brasileiros. Como
01
consequência, há o registro de um número maior de doenças degenerativas e, também, de fraturas de fêmur em idosos, o que gera a necessidade do uso desta técnica.
Em pacientes com quadro degenerativo do quadril, a cirurgia pode atingir índices de até 90% de satisfação. Segundo artigo publicado pela revista britânica Lancet, em 2007, há melhora significativa do bem-estar dos pacientes após realização do procedimento. Dessa forma, a artroplastia do quadril é considerada uma das cirurgias ortopédicas mais feitas no mundo – são mais de 1 milhão de próteses de quadril implantadas anualmente. E os resultados
MAIS DE
1
milhão de próteses de quadril implantadas anualmente no mundo não poderiam ser mais efetivos: alivia a dor, melhora os movimentos e oferece mais qualidade de vida ao paciente. — ipê
01 Dr. Rodrigo Reis Nogueira
CRM-54697
• Médico formado pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Fame) e especialista em Ortopedista Traumatologista pelo Hospital Odilon Bebhrens. Também atua como médico
no Hospital Vaz Monteiro.
Av. Silvio Menicucci, nº1800
Hospital da Plástica (35) 3821-8008
instagram RODRIGO.REISNOGUEIRA.3
jonatan sarmento pencil
user-md artroplaStia Do quaDril
QUADRIL COM ARTROSE
Pelvis
Osso Subcondral
Cartilagem gasta
Osso do fêmur
PRÓTESE DE QUADRIL

Componente acetabular
CIRURGIA DE QUADRIL
Camada plástica
Cabeça do fêmur



Em seguida, é feita a preparação da região do fêmur e do acetábulo, uma cavidade localizada na bacia, para que possa receber os componentes da prótese. A escolha do material depende do perfil e da idade do paciente. Após colocação de componentes provisórios, são realizados testes de estabilidade e definidos os componentes. A cabeça do componente femoral se encaixa no componente acetabular metálico, no ponto em que se encontram perna e quadril. Após todos os testes intraoperatórios com os componentes provisórios são colocados os definitivos e a prótese é reduzida. A durabilidade dos implantes vai depender de cada paciente e isto associado ao seu perfil de atividades de vida diária.

Cabeça femoral
O procedimento substitui a articulação natural, que está doente ou faturada, por uma artificial. Durante a cirurgia, é feito um corte de até 15 cm na lateral do quadril e retirada a cabeça femoral com o auxílio de uma serra oscilante.
Haste do fêmur

Osso do fêmur

