GUIA CLASSE A BH ABRIL

Page 1

REVISTA

GUIA CLASSE A RESTAURANTES BH

http://www.facebook.com/RevistaGuiaClasseA


96 Restô Na Savassi, o 96 Restô oferece receitas argentinas na hora do almoço...

O 96 Restô é o mais recente estabelecimento do chef argentino Gustavo Roman, também proprietário da Pizza Sur, com três unidades, e da Parrilla Los Hermanitos. Atualmente o restaurante abre apenas para almoço. A promessa é que no primeiro trimestre de 2013 ele passe a funcionar também para jantar.

Rua Levindo Lopes, 96, Savassi Belo Horizonte/MG

(31)2511-2596


Editorial Comida tem muito mais significados do que simplesmente saciar a fome. Ela pode delimitar um território, ser um referencial de identidade cultural de um povo. É com muita honra que baianos apresentam seu acarajé, que paraenses exibem seu pato no tucupi. Os paulistas também têm muito do que se orgulhar. No Estado mais rico do Brasil, não faltam riquezas alimentares – tanto que muitos de seus pratos interioranos foram parar nas Gerais, carregados pelos tropeiros. Receitas como o feijão tropeiro e a canjiquinha com porco, clássicos da cozinha mineira, também compõem o receituário paulista, ao lado de outros sabores emblemáticos, como o azul-marinho do litoral. Trazer à tona esses sabores de São Paulo foi a esmerada tarefa do repórter Pedro Marques e coube à chef Angelita Gonzaga, do restaurante paulistano Garimpos do Interior, preparar essas delícias. Aliás, comida não é somente sinônimo de sabor. Ela pode ser prazerosa para o olhar e proporcionar experiências sensoriais que vão além do paladar. Essa preocupação com a estética do prato, num movimento que une gastronomia e arte, é tema recorrente entre grandes chefs de vanguarda, como o estrelado Andoni Luis Aduriz, do espanhol Mugaritz, que conversou com a Menu. No Brasil, os chefs Ligia Karazawa e Raúl Jiménez, do Clos de Tapas, em São Paulo, levantam como poucos essa bandeira. O resultado você confere em cinco receitas publicadas nesta edição. E para você, o que é comida? Espero que as próximas páginas ajudem na sua saborosa reflexão.

Contato: (31)30327212/34217567

unimarketinguniversalltda@gmail.com revistaguiaclassea@hotmail.com


Inaugurado há quatro anos, o italiano Primeli Bistrô passa por reforma e muda o cardápio

Situado em uma casa antiga no Horto, propositalmente pequena, modificada para oferecer ambiente climatizado, aconchegante, em luz de velas e decoração de plantas, inaugurou-se o Primeli Bistrô, em maio de 2009, com apenas 32 lugares. A especialidade da casa são molhos e massas artesanais, além de risotos e entradas. O nhoque de batatas tem sido um grande sucesso, muito solicitado por clientes, principalmente no dia 29 de cada mês, dia do "nhoque da sorte".

(31) 3421-3008

Casa da década de 50 no Santa Tereza ampliou o espaço mas manteve estrutura retrô Rua Alabastro, 49, Santa Tereza-BH/MG



Taste Vin... O francĂŞs hors concours da cidade! O restaurante e a loja receberam diversos prĂŞmios por sua carta de vinhos, especialmente, o Award of Excellence, da revista americana Wine Spectador, a partir de 1999, concedido aos restaurantes que primam pela qualidade e variedade de seus rĂłtulos.

(31) 3292-5423

Restaurante e Loja de Vinhos Taste-Vin Rua Curitiba, 2105 - Lourdes Belo Horizonte/MG



A Fogo de Chão recebe este nome exatamente por que este é o jeito mais autêntico de fazer churrasco. Os antigos gaúchos assavam lentamente peças inteiras de carne cravadas ao redor do fogo feito no chão.

(31) 3227-2730 O restaurante Fogo de Chão oferece uma das melhores carnes da capital mineira. R. Sergipe, 1208 • Savassi • Belo Horizonte • MG



O clássico e o moderno da cozinha italiana em um ambiente único...

Um pedacinho da Itália...

Villa Roberti... O novo point do Belvedere!

(31) 2534-7714. Uma ótima opção pra você tirar do armário aquele look especial e levar quem você gosta para mangiare bene! Avenida Celso Porfírio Machado, 1520, Belvedere Belo Horizonte/Minas Gerais



A Favorita: O melhor variado...

A decoração do estabelecimento promove uma charmosa combinação entre objetos madeira e vidro que resulta em um ambiente aconchegante, marcado por uma varanda convidativa, ideal para um Happy Hour descontraído com os amigos. Não deixe de ir quando passar por BH !! A Favorita possui ainda uma extensa carta de vinhos com 350 rótulos entre Tintos, Brancos, Espumantes, Rosés, Frisées, Porto e Champagnes.

(31) 3275-2352 Rua Santa Catarina, 1235 – Lourdes Belo Horizonte/MG


Salame tipo italiano... Conheça o desempenho de dez marcas do embutido que tem espaço garantido na mesa brasileira

Primeiro, foi por pura necessidade. Hoje, é para o nosso maior deleite. O ato de embutir uma carne, seja suína ou bovina, foi o artifício do homem para não perder o ingrediente e sustentá-lo em épocas de vacas magras. Atualmente, a fartura alimentar e novas tecnologias de armazenamento não nos obrigam a manter formas milenares de conservação da carne. Mas o embutido curado, defumado ou só maturado traz benesses inesquecíveis ao paladar. O salame é uma dessas iguarias que vai ao encontro dos nossos desejos mais gulosos. É no boteco, com algumas gotas de limão, ao lado da cerveja; é no sanduíche, com um bom naco de queijo recheando um pão francês; ou simplesmente complementando uma massa al dente. Entre as variedades mais corriqueiras da mesa brasileira, adotada pela indústria, está o salame tipo italiano, de moagem de carne mais grossa, onde dá para ver os largos pedaços de toucinho. Este concorre à preferência nacional com o tipo hamburguês, no qual a gordura é distribuída por todo o embutido e tem moagem mais fina. Por mais que as receitas variem de acordo com a vontade do produtor, o Ministério da Agricultura adotou alguns critérios para que o salame possa receber a especificação “tipo italiano”. Ele precisa ser elaborado com carnes suínas ou suínas e bovinas, toucinho e condimentos (como alho, pimenta-do-reino e semente de erva-doce), moídos em granulometria média entre 6 e 9 milímetros e embutido em envoltórios naturais ou artificiais, como os feitos de celulose. O salame precisa ser curado, (defumado ou não), fermentado, maturado e dessecado. É obrigatório ter no mínimo 60% de carne de porco, além de sal, nitrito e/ou nitrato de sódio ou de potássio – substâncias responsáveis pela conservação. E são aceitáveis ingredientes como leite em pó, açúcares e vinho. Dentro de tantas variações possíveis, é claro que uma marca de salame é bem diferente da outra. “Muitos exemplares exageram na gordura e na umidade, para baratear o produto”, diz André Mifano, chef do restaurante Vito, em São Paulo, convidado a participar da degustação às cegas (sem conhecer as marcas) de dez marcas disponíveis no mercado paulistano. Pela normativa do Ministério da Agricultura, a umidade máxima permitida do salame é de 35% e de gordura, 32%. Outro problema é não saber quais partes do porco ou do boi são usadas na fabricação do embutido – grande parte não são nobres. “E muitos produtores costumam cozinhar a carne, pois não conseguem esperar muito o tempo de cura, o que descaracteriza o salame”, completa Mifano, que prepara sopressata, cacciatore e bresaola para servir no seu restaurante. O jeito é buscar um salame que tenha um bom equilíbrio entre carne, gordura e quantidade de sal, além de ter uma leve acidez característica. Confira qual amostra conseguiu essas qualidades e aproveite para fazer o molho de tomate com salame de Mifano.



Enoteca Decanter... A melhor carta de vinhos!!!

(31) 3287-3618 Requinte na grande mesa e na adega: ambiente para provar o salmão com purê e molho de uva.

A Savassi abriga, atualmente, uma casa 100% voltada para os vinhos - bons vinhos, diga-se de passagem! A Enoteca Decanter é inspirada nas tradicionais lojas italianas e francesas da bebida. Em um só local, reúnem-se adegas climatizadas, delikatessen, cave de queijos, café gourmet e espaço cultural enogastronômico. Rua Fernandes Tourinho, 503, Funcionários Belo Horizonte/Minas Gerais



Kei... O melhor oriental!!!

Localizado dentro do pólo gastronômico mais ativo da capital o bar/restaurante é uma fusão de gastronomia e lounge. Graças a seu ambiente descolado, seu público jovem de alto poder aquisitivo e certo funcionamento relativamente estendido comparado ao horário padrão belo horizontino, a casa se tornou uma excelente opção para se comer antes ou depois de uma festa.

(31) 3337-4000 Trata-se de um japonês moderninho desde o nascimento, em 2003. Foi o primeiro de Belo Horizonte a servir robatas (termo japonês para o brasileiríssimo espetinho) mais criativas, como a de lula recheada com cogumelos shimeji.

Rua Bárbara Heliodora,54 Bairro Lourdes-BH/MG


De dentro do baú... Memória afetiva para mim é aquele monte de coisas que levamos no coração e que nos faz lembrar bons momentos vividos. Ela às vezes engana, eu sei. Dizem os estudiosos da psique humana que a gente tende a modificar as lembranças, exagerando no drama ou idealizando o passado, como se ele fosse a melhor época da vida. Pode ser. Talvez aquele empadão de camarão preparado por minha avó para os almoços de domingo não fosse tão delicioso assim – com a massa “podre” desmanchando na boca e o recheio farto de camarões graúdos. Nem os docinhos de amêndoas, enrolados um a um para o meu aniversário, fossem tão perfeitos como “diz” a minha memória. O picolé de coco vendido na praia, a groselha “vitaminada” consumida no recreio junto com o pão com salame e o chocolate quente das noites frias são todos exemplos de memória afetiva, que não se baseia em nenhum teste de qualidade, a não ser o feito por minha própria lembrança de um tempo que foi bom demais. As sapatilhas de veludo com bordados na ponta, a bolsa de plástico igual à da atriz Lucélia Santos na novela “Locomotivas” e o macacão florido feito por uma tia costureira estão longe de serem peças que marcaram a história da moda. O vestido-merengue de tafetá de seda, da minha festa de 15 anos, ficou cafona. O biquíni vermelho de estrelas brancas, que resistiu a dois verões sendo usado praticamente todos os dias, tampouco era obra de alguma grande grife. Grifes, aliás, eram coisas que não faziam parte da minha experiência juvenil com a moda. Para fazer parte do meu guarda-roupa emocional, uma peça tinha de ter muito mais: tinha de contar a minha história. E por isso foram, ou são, tão amadas.


Quando se soma a tradição gaúcha de preparar a carne com o jeito mais gostoso de servir, o resultado é primoroso.

Renovamos toda a casa, buscando maior conforto, elegância e procurando sempre levar aos clientes o mais alto padrão de qualidade e excelência de nossos produtos e serviços. Temos um buffet de frios rico em cores e aromas. Contamos com antepastos, queijos suíços, culinária japonesa e com uma variedade enorme de saladas, desde as folhas verdes até o famoso palmito Jussara.Isso tudo somado às receitas prepara das pelo nosso chef de cozinha, à base de frutos do mar.

Av. do Contorno, 8.835 - Gutierrez Belo Horizonte - MG

(31) 3292-6333



O Amadeus está situado em uma das esquinas mais charmosas de Belo Horizonte, entre as Ruas Cláudio Manoel e Alagoas.

Versátil, o Amadeus Bar e Restaurante é uma excelente opção para qualquer momento do dia: seja para um almoço com pratos variados, um happy hour com buffet diferenciado e aperitivos ao quilo ou até mesmo para um saboroso café da manhã.Oferecemos aos nossos clientes uma proposta diferente de diversão e gastronomia, unindo em um único ambiente, características de bar e restaurante.

(31) 3261-4292 Rua Alagoas, 699, Savassi. Belo Horizonte/MG


O voo das cervejas brasileiras Dias atrás, ouvindo uma entrevista sobre o momento econômico brasileiro, veio à tona a expressão “voo de galinha”, dita pelo professor entrevistado para fazer referência ao tímido crescimento econômico e às pouco efetivas manobras do governo para impulsionar a economia. Ou seja, voo curto e soluçado que, quando parece que vai decolar, cai à terra novamente. Essa crítica dura e irônica se dá, sobretudo, em razão do intenso e equivocado incentivo ao consumo – que já anda perdendo forças – em detrimento do fraco investimento nas áreas de infraestrutura e educação. A expressão me chamou tanto a atenção que acabei instigada a traçar um pensamento paralelo para a realidade e os caminhos dos negócios ligados às cervejas especiais. Atualmente, o País revela uma cena cervejeira em expansão, com níveis de crescimento inclusive acima da média de outros setores. Mas seria isso também um “voo de galinha”? Quão vulnerável é o mercado de cervejas especiais? Quais seriam as bases de investimento para a consolidação desse mercado? Penso que, infelizmente, há muita vulnerabilidade. Além de o mercado de cervejas especiais não estar imune às oscilações do panorama macroeconômico, o seu crescimento depende de profundas reformas na legislação e na tributação de cervejas. Nesse caso, alguns passos estão sendo dados, porém em câmera lenta. Por fim, depende ainda de investimentos

em produtividade e educação de consumo – talvez essas sejam as ações mais tangíveis para a comunidade cervejeira. A maioria dos consumidores de cervejas no Brasil ainda se encaixa no nicho dos iniciantes às versões especiais. São potenciais entusiastas que, por enquanto, desconhecem a cultura cervejeira e, por isso, se sentem desencorajados diante de uma gôndola ou carta da bebida. Muitos deles, inclusive, são amantes dos vinhos, o que os torna sensivelmente preparados para abraçar as possibilidades gastronômicas das cervejas. As articulações na educação de consumo, portanto, são fundamentais para a consolidação do mercado de cervejas especiais. São propostas de comunicação variadas que incentivam a interação, o entendimento e o divertimento com a cultura das cervejas – das matérias-primas e processos de elaboração às tradições e harmonizações. Se realmente tivermos a clareza da necessidade desse senso de educação, poderemos então ganhar impulsos de inteligência e maturidade para alçar “voo de falcão”!


O projeto arquitetônico do Bem-vindo Restaurante é assinado por Eraldo Pinheiro e, na decoração, detalhes que remetem aos pequenos bistrôs da região de Provence, na França.

Um charmoso espaço inspirado nos bistrôs franceses:é esse o ambiente Benvindo,que recebe gourmands e entusiastas da culinária contemporânea no bairro de de Lourdes. Idealizado pelo chef Paulo Henrique Vasconcelos, o menu é todo autoral, focado na cozinha moderna multicultural e com grande influência na cozinha espanhola de vanguarda e cozinha francesa.

(31) 2515-8883 Rua São Paulo , 2.397 - Lourdes Belo Horizonte/MG



O restaurante A Granel do Shopping Cidade é uma boa opção para quem busca um Happy Hour com petiscos da cozinha mineira, além de poder degustar saborosos pratos. O cardápio tem opções como almoço self-service, churrasco, saladas, pratos quentes, grelhados na chapa e um buffet de sobremesas. Funcionamento:Segunda a Domingo: 11h às 22h

(31) 3274-3445

Tem sempre uma loja ‘A Granel’ pertinho para você se sentir em casa!!! *A Granel Coração Eucaristico *A Granel Shopping Cidade *A Granel Extra Santa Efigênia *A Granel Extra Minas Shopping *A Granel Espaço Gourmet Shopping Pátio Savassi *A Granel Itaú Power Shopping



Restaurante e Buffet Bhagwan

(31) 3653-3000 Especialidade:Comida ĂĄrabe Rua Conselheiro Lafaiete, 771 - Sagrada FamĂ­lia Belo Horizonte/Minas Gerais



Rua Professor Moraes, 158-Funcionários Belo Horizonte/Minas Gerais

(31) 3261-4802

O restaurante Maria das Tranças localizado no bairro Savassi, na capital mineira, tem paredes de tijolos com algumas janelas, lustres sobre as mesas de madeira. O cardápio oferece as mais tradicionais receitas da cozinha mineira onde o grande destaque é o frango ao molho pardo no Trancinha, que é considerado por muitos o melhor da região.

Para aguardar o frango ao molho pardo ficar pronto, uma boa pedida é a porção de pastéis de angu nos sabores queijo ou frango. Para quem não sabe o que é pastel de angu, é um pastel bem mineiro feito com massa de angu e recheado de diferentes sabores.



L´Osteria Casa Mattiazzi

O espaço é pequeno, aconchegante e intimista. O restaurante é perfeito para reuniões de negócios e jantares românticos. A carta de vinhos é muito boa e há várias opções para harmonizar com o prato escolhido e seu bolso. Rua Soledade, 27-Santa Efigênia Belo Horizonte , MG

(31) 3481-1658


Procuramos profissionais ambiciosos

Buscamos profissionais com experiência em vendas para publicidade em veículo DIGITAL. Comissão acima da média do mercado , produto com boa aceitação . Entre em contato através do e-mail:

UNIMARKETINGUNIVERSALLTDA@GMAIL.COM O encontro perfeito da tecnologia com a praticidade.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.