Revista Gold 19ª Edição

Page 1


Amarok - Automática

A pick-up mais consagrada da volkswagen é eleita por especialistas a melhor da categoria.

Referência em seu segmento, a Volkswagen traz novidade a Amarok automática. Inovadora e robusta a Amarok apresenta além da mecânica de alta tecnologia e segurança, conforto, dirigibilidade, ergonomia, excelência em consumo e versatilidade para ambiente urbano e off-road. Entre os equipamentos inéditos destacam-se o volante multifuncional, o câmbio automático de 8 velocidades, 4 x 4 permanente e novo motor de 180 cavalos, o rádio RNS 315 com GPS e Bluetooth e o sensor traseiro de estacionamento. A área de caçamba e sua altura em relação ao solo também são destaques , aliando facilidade com grande capacidade de carregamento. E está apta a enfrentar caminhos difíceis e a transportar cargas volumosas e pesadas em qualquer situação. O conceito e o estilo são nitidamente marcados pelo novo DNA de design da Volkswagen, refletido, sobretudo, no destaque das linhas horizontais, na clara definição das superfícies da carroceria e na alta precisão na montagem.


Rondon贸polis - 2101.4900 | Primavera do Leste - 3498.3838


4

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


5




indíce

30

Grupo JAR - Visão empreendedora aliada ao desenvolvimento sustentável

46

Casamento Tatiane e Sandro Caramori

50

Miss Mato Grosso Oficial 2012

54

Páginas Douradas – Revista Gold comemora seis anos em grande estilo

60

Enlace Matrimonial Nathália e Rodrigo Barbosa

8

64

Hiper Gotardo – Grupo inaugura mais uma loja

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


68

Neiva Dalla Valle – Uma empresária de sucesso e visão

84

Dr Sergio Evangelista inaugura sua mais nova clínica em Sorriso

88

Cerimônia de Diandra e André

98

Coquetel de Apresentação Revista Gold em Sinop

120

Primeiro aniversário de Francisco Benatti Murad Balduino (kiko)

128

Coquetel de Apresentação Revista Gold em Sorriso

22 58 80 96 108 112 118 126 138 140 142 144 146 148 150 152 154 156 158 160 162 164 166 168 170 172 174 176 178 180 182 184 186 188

Projeta Empreendimentos lança mais um sucesso imobiliário Óticas Diniz – O Cuidado com a visão das crianças Social por Valquiria Raiter Consultoria de imagem por Adelina Evangelista Evidência Variedades por Ana Crespani Papo de Mulheres por Paula e Françoise Análises por Elizandra Schneider Frases Curiosidades Comportamento Moda Feminina Moda Masculina Decoração e Designer Tecnologia Beleza Arquitetura e Construção Reflexão Direitos e Deveres Gastronomia Estética Saúde Música e Cinema Automóveis Motociclismo Turismo Cultura Educação e Pedagogia Economia Esporte Agricultura Pecuária Naútica Aviação

9


10

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


11


editorial

Encontrando o equilíbrio O

lá tudo bem? Esta é a 19ª edição da Revista Gold. Mais uma edição feita com de muita dedicação, pois dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo. Neste mês de agosto, comemoramos seis anos de conquista desse objetivo. Entregando-se dia a dia para criar uma relação ímpar entre o nosso público, dando dinâmica a publicação e potencializando resultados para os anunciantes. A Revista Gold possui uma grande e diversificada grade de assuntos em sua publicação, tem alta qualidade gráfica com maior elaboração nos tipos de propagandas e tem boa seletividade com relação ao público já que a revista é voltada para grupos específicos. Comemora-se também no mês de agosto o dia dos pais, embora esse dia mereça ser comemorado todos os dias. Pois somos grandes guerreiros em busca do melhor e mais adequado para nossas famílias. Até me lembro de algumas das mais diversas palavras de meu saudoso pai que dizia que quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA. Lembro-me também de ler que não é incomum encontrar pessoas que se esforçam e dedicam-se além do esperado. Essa dedicação, entretanto, tem que ter um limite. O limite cada um define, considerando-se, entretanto, uma regra básica: tudo tem seu tempo e para tudo deve haver tempo, e essa divisão deve ser respeitada. Funcionários que não saem de férias são vistos muitas vezes como vitoriosos, e muitos ainda se gabam disso, usando esse argumento como força propulsora de seu crescimento e demonstração de sua dedicação integral. Ledo engano. Para ambos, empresa e profissional, a falta de períodos de descanso é prejudicial, seja a curto ou a longo prazo. Em primeiro lugar, o ser humano deve e precisa descansar. Nosso corpo não suporta longos períodos sem descanso sem, depois, cobrar “a conta”. E a conta normalmente é mais cara do que estamos dispostos a pagar. Também o ser humano, como ser gregário, precisa de tempo para dedicar-se à família, aos amigos, divertir-se e, enfim, permitir-se o lazer.

Enquanto estamos na caminhada para o sucesso esquecemos muitas vezes que temos pessoas que esperam de nós mais do que o dinheiro ou o sustento: esperam atenção, dedicação, esforço e presença pessoal efetiva. E os relacionamentos, sem contato, se degradam.

Foto: Josué Pereira

12

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Precisamos medir o quanto é importante dar aquele brinquedo caro para nosso filho ou estar com ele para brincar juntos com o brinquedo mais acessível. Precisamos medir o quanto é importante dar aquela joia com ouro e diamantes para nossa esposa ou estar com ela vendo um filme no cinema. Se perguntarmos para quem nos ama o que preferem, com certeza a resposta será direta: nossa presença.


n.º 19, Julho | Setembro | 2012 | Ano VI

expediente Publisher:

Como parte integrante de nossas vidas há o lazer, o descanso. Se fizermos uma comparação, trabalhar direto sem descanso é como caminhar por horas a fio sem parar. Podemos conseguir, porém o resultado será, no mínimo, dores no corpo. Se estendermos isso para nossa vida, teremos resultados semelhantes. Em nossa caminhada para o sucesso, deixamos amigos e parentes de lado, ignoramos os alertas dos médicos, ignoramos os alertas de nosso corpo. Talvez não acreditemos, mas nosso corpo é extremamente sábio quando se trata do nosso bem estar. Não levemos isso ao extremo, pois muitos terão de seu corpo o recado de que devem descansar o dia inteiro, todos os dias. Claro que isso é um exagero e nesse caso temos de buscar ajuda psicológica. Então temos que dividir nosso tempo para que tudo que precisamos fazer “caiba” nas 24 horas do dia. Mais que isso, precisamos “encaixar” nessas 24 horas tudo que é importante para nós, como: trabalho, saúde, lazer, descanso, família e amigos. Não somos máquinas, não somos automáticos, e precisamos do descanso. Como obter tal descanso? Respeitando seu corpo, respeitando sua mente, trabalhando efetivamente no dia-a-dia para obter, como resultado, a tranquilidade para poder descansar sem deixar tarefas atrasadas que nos façam “perder o sono”. A dedicação diária as atividades da empresa faz diferença quando resulta em momentos saudáveis de descanso e diversão com a família e os amigos. Caso contrário, não devemos trabalhar. Para que trabalhamos? Para obter o sustento, o dinheiro. Mas para que serve o dinheiro? O dinheiro não serve para comprar bens nem para ser acumulado, serve para ser aproveitado, para ser utilizado de forma inteligente e saudável. Por mais satisfação que tenhamos com nosso trabalho a dedicação única e exclusiva ao mesmo precisamos lembrar que um dia paremos de trabalhar e, ao olharmos a nossa volta, o que teremos? Se não dedicarmos hoje corretamente o tempo necessário para cada coisa importante em nossas vidas, não restará nada. Quando começamos a avaliar nossas ações em relação ao tempo que dedicamos a cada atividade normalmente encontramos alguns problemas de direcionamento. Nem sempre o que é mais importante para nós é onde investimos mais tempo e esforço e vice-versa. O que lhe dá prazer? Quanto você investe nesse prazer? De quem você gosta? Qual o esforço que você investe nesse re-

lacionamento? Em algum momento perceberemos que estamos fazendo algo errado e, quando isso acontecer, imediatamente inverteremos os valores e novamente teremos um problema.

Golther Carlos Neres Ferreira

Não adianta, ao perceber que não estamos nos dedicando ao que é importante simplesmente virarmos a mesa e atacarmos sem critério o outro lado. Também não teríamos satisfação completa se não nos dedicássemos ao trabalho.

Elizandra Schneider, Françoase Seletti, Paula

A solução dessa equação é o grande segredo. A solução dessa equação pode nos fazer mais felizes. Equilíbrio entre as necessidades de nosso corpo, de nossa mente, de nossa família, amigos e trabalho.

Sinophoto, Valter Arantes e Wagner Parreira.

É possível sim, e não há fórmula mágica, pois cada um tem necessidades, desejos e anseios diferentes, mas todas as necessidades “cabem” no tempo que temos. Basta procurarmos com afinco e decidirmos ser firmes em nossos propósitos.

Desk

O dia tem apenas 24 horas; a semana, apenas sete dias; o mês, apenas quatro semanas; o ano, apenas 12 meses. Isso é imutável. A única conta com a qual precisamos nos preocupar é: quantos anos têm a nossa vida?

diretor@revistagold.com.br Colaboradores Adelina Evangelista, Ana Cristina Crespani, Munchen, Valquiria Raiter e Cleide Dantas/Jornalista DRT-MT 874. Fotografias Antônio Filho, Éssio Orsi, Josué Pereira, Leo M. Matsuda, Silvana(Foto Revelação), Rivian Dias,

Diagramação / Editoração Fabrício Martins de Andrade arte@revistagold.com.br

Karizy da Silva Santos Rodrigues secretaria@revistagold.com.br Correção Cleide Dantas e Rosilene R. de Carvalho CTP/Impressão/Acabamento PrintExpress Periodicidade Trimestral (3 em 3 meses)

Mentes grandes discutem ideias; Mentes medianas discutem eventos e fatos; Mentes pequenas discutem pessoas.

Tiragem

Aprenda com os erros alheios; Você não conseguirá viver tempo suficiente para cometê-los todos sozinho.

Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara, Pedra

Deus dá alimento a todos os pássaros, mas não o joga no ninho. Deus ajuda, mas também espera que você faça no mínimo, sua parte. Aquele que perde dinheiro, perde muito; Aquele que perde amigos, perde muito mais; Aquele que perde a Fé, perde tudo. Pessoas jovens e belas são obras da Natureza; Pessoas idosas e belas são obras de arte; E ambas, são obras de Deus. Lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai. 1 Tessalonicenses 1:3 Jesus Cristo é o Senhor nosso Deus. Um grande abraço!

6.000 exemplares Circulação Preta, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Itiquira, Guiratinga, Barra do Garças, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Várzea Grande, Nobres, Nova Mutum, Nova Olimpía, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Colider, Alta Floresta, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Barra do Bugres, Tangará da Serra e Cáceres. Publicação Revista Gold Fone: (66) 9633-9480 Caixa Postal 1093 - CEP: 78.740-970 Rondonópolis-MT www.revistagold.com.br Fale conosco contato@revistagold.com.br Para anunciar comercial@revistagold.com.br Para assinar assinatura@revistagold.com.br A Revista Gold não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos encartes publicitários e nos artigos assinados por seus colaboradores e não tem vínculo empregatício com os mesmos. É vedada a reprodução parcial ou total de suas páginas sem a devida autorização e citação de fonte.

13


14

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


Fotos: Leo M. Matsuda

15




gold

01

Destaques da sociedade matogrossense

02

01 Karita Bongiolo e Rafael Zucatto

02

03

Ana Cláudia, Janaina Palmeira e Renata Mansur

03 Ivanilza e Carlos Alberto Polato

04 Diogo, Mariele, Larrissa e Marco Aurélio 04

05

Juliana Mattos e Priscila

Bescow

06

05

Thaiana Maggi, Andressa

Maggi e Amel Zaher

07 Ana Caroline e Marcelo Alves

08 As bodas de Letícia e Fernando Polato 06

08

Fotos: Valter Arantes

07



20

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


21


22

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


23


24

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


25


Papo de

Mulheres C

riado em 2010, pelas amigas Paula Moura e Françoase Orsi, o site Papo de Mulheres, apesar de ser focado na moda, reúne vários assuntos ligados ao universo feminino, que vai desde culinária até dicas de decoração. Hoje, com mais de 3 mil visualizações por dia, os acessos garantem o sucesso do blog, que está em pleno crescimento e ganha adeptos diariamente, através dos posts com dicas variadas e looks inspiradores. Apaixonadas por moda, as sócias resolveram se especializar, e hoje, além do site, atuam como Consultoras de Imagem para empresas, lojistas e particulares.

A consultoria de imagem é uma profissão, que assim como o blog, está em alta e se mostra cada vez mais necessária nos dias de hoje, visto que, no mercado competitivo de trabalho, além de talento e competência, sua imagem pessoal, ou mesmo a imagem dos funcionários e de sua empresa, devem estar coerente com os seus ideais. Para conhecer o site e ficar por dentro das novidades, basta um clique, acesse:

www.papodemulheres.com.br Contato: (66)9972-9966/ (66)9604-6767

“A imagem ideal é aquela que transmite, aos clientes ou as pessoas da sociedade, a mensagem adequada para atingir confiança, respeito e posteriormente o sucesso!”


27


28

Revista Gol Gold d

|

Julho/ Jul ho/Set Setemb embro | 2012 2 012 | Ano VI | nยบ 19 Julho/Setembro


29


Capa Região Sul

O elemento humano é o principal componente da cadeia produtiva do nosso negócio.


Grupo JAR - Visão empreendedora aliada ao desenvolvimento sustentável. O Grupo JAR é uma empresa familiar, fruto de muito trabalho, persistência, visão expansionista e quebra de paradigmas. Com uma equipe de profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento estratégico, o Grupo tornou-se referência nos segmentos em que atua, gerando emprego e renda para milhares de famílias, além de imprimir a marca da confiança, qualidade e desenvolvimento econômico nos polos onde atua, tanto no país quanto no exterior. A missão do Grupo é contribuir com o desenvolvimento, agregar valores respeitando o meio ambiente e melhorar a vida das comunidades. A visão é ser um Grupo referência no desenvolvimento sustentável. Os valores estão pautados na integridade, comprometimento e inovação, além do respeito aos nossos parceiros. É mister ressaltar a visão empreendedora do fundador e presidente do Grupo, o empresário João Arcanjo Ribeiro, sem o qual nada que será apresentado a seguir seria possível. RONDON PLAZA SHOPPING O Rondon Plaza Shopping completou uma década de história no mês de maio de 2011. Inaugurado em 2001, consolida-se a cada ano como o maior centro comercial do interior de Mato Grosso. O empreendimento atualmente conta com 62.000m² e 23.500m² de área construída, 74 lojas, 11 restaurantes, um Hipermercado, posto de combustível, pista de kart, showroom de concessionárias de veículos nacionais e importados, estacionamento seguro para 1200 automóveis e 700 motos, além de 3 salas de cinema. Muitos empresários que apostaram no projeto, que era ousado pra época, hoje colhem os frutos deste SUCESSO. O Shopping firmou-se como o maior centro comercial do interior de Mato Grosso e a cada ano como um dos empreendimentos de maior sucesso do Estado. A vinda do Rondon Plaza mudou consideravelmente a cultura da cidade, pois o Shopping tem um perfil diferente em relação às lojas de rua. O centro comercial trouxe marcas renomadas para a cidade bem como mais conforto e conveniência para os consumidores em compras. O Shopping veio para alavancar e fomentar o mercado de Rondonópolis, contribuindo para transformação da cidade em polo comercial da região sul de Mato Grosso, empregando diretamente 800 pessoas e 2400 indiretamente, e para os próximos meses o empreendimento prepara uma série de investimentos. Desde 2007, o Rondon Plaza Shopping obedece aos projetos de expansão, a área do shopping foi aumentada em 4.200m², adequando os acessos a portadores de necessidades especiais e idosos. Com um trabalho sério e de resultados, o Shopping atraiu empresas de grande porte como: Lojas Americanas, Studio Z, Hiper Modelo e Avenida. “Estamos empenhados em trazer marcas exclusivas, além disso, temos parcerias com os Shoppings da capital a fim de trazer atrações, novidades, peças teatrais, exposições etc.” enfatiza o Diretor do Grupo Giovanni Zem. O shopping disponibilizou a Praça de Eventos para a comunidade de Rondonópolis realizar eventos culturais e sociais. Conheça o Rondon Plaza Shopping. Acesse: www.rondonplazashopping.com.br

RONDON PLAZA SHOPPING


CINEVIP O Cinema CineVip.Com é a maior atração de entretenimento do sul do Estado do Mato Grosso. Está em operação desde 2009 e conta hoje com 3 salas para um público de 1000 pessoas. Tendo recebido milhões de espectadores durante este período, firmou-se como atração principal do Rondon Plaza Shopping. Este empreendimento também faz parte do conglomerado dirigido pelo Grupo JAR, que está buscando novos horizontes em outros municípios e em outros Estados. No CineVip.Com é possível encontrar diversas possibilidades para realizar eventos, palestras, convenções, sessões fechadas, comemorativas, shows, peças teatrais e muito mais. Faça seu evento com muito estilo, conforto e descontração, com ou sem exibição de filmes. Experiência aliada a profissionais qualificados e treinados permitiu um crescimento em faturamento e público espetacular nos últimos anos, sempre incentivando os colaboradores e qualificando-os para um bom atendimento e serviço de excelência. Foram criadas parcerias com instituições de caridade, Escolas Municipais e Estaduais, fundações do bem-estar social, fomentando e facilitando o acesso à Cultura da comunidade. Sempre atentos às tendências do mercado, buscamos inovar constantemente para oferecer aos clientes o que há de melhor no mercado mundial.

O cinema passou recentemente por uma reestruturação no Hall principal e nas salas, visando conforto, modernidade e qualidade, fruto do profissionalismo e competência da Designer de Interiores “Rosane Ramos”, que assinou o projeto. Também investimos em equipamentos de som e projeção, e hoje contamos com som Dolby Digital que reproduz efeitos especiais, sendo o mais moderno do mundo. O público vivencia uma experiência completa do início ao fim, por meio de um serviço diferenciado. Cada espaço foi concebido buscando oferecer conforto e praticidade ao espectador. Todas as salas possuem equipamentos de última geração, seguindo padrões de excelência de som e imagem. Foi inaugurada recentemente a primeira sala de cinema 3D da região sul do Estado, seguindo os padrões de qualidade exigidos pelos grandes estúdios americanos. O sucesso é tão grande, que o cinema 3D do CineVip.Com é a maior atração do Rondon Plaza Shopping.

HOTEL CROWNE PLAZA UNIVERSAL - USA O Grupo também conta com um Hotel 5 estrelas nos Estados Unidos, na Universal Boulevard, na Cidade de Orlando - Flórida, próximo à Disney World. O Empreendimento é o maior do conglomerado de empresas do Grupo, conta com 405 acomodações de luxo, divididas em 14 andares. Com uma estrutura focada em oferecer o máximo em conforto, a exclusividade e tecnologia satisfazem as necessidades dos hóspedes mais exigentes do mundo, sendo a negócios ou lazer. O hotel é composto de um Centro de Convenções e eventos, Business Center, Academia fitness & swimming pool, SPA, ambientes exclusivos como lobby lounge bar, pontos de partida para passeios nos parques da Disney e Restaurante com cozinha de gastronomia contemporânea. O empreendimento é administrado pela multinacional americana Rede Crowne Plaza Universal, a maior rede Hoteleira do mundo, que administra mais de 4500 Hotéis no mundo inteiro em mais de 100 Países. ‘’O que percebemos durante anos de experiência é que a empresa prestadora de serviços hoteleiros, além de sua infraestrutura e bens tecnológicos tem como seu principal bem: o elemento humano. Desta forma, entendo que o elemento humano é o principal componente da cadeia produtiva do nosso negócio, sendo ele quem desempenha a tarefa de prestação de serviços, do bom atendimento, da receptividade e hospitalidade. Por isso, o Grupo investe muito na qualificação destas pessoas que compõem a Família Grupo JAR’’, diz o Diretor do Grupo Giovanni Zem.

HOTEL CROWNE PLAZA UNIVERSAL - USA


COLIBRI PALACE HOTEL A excelência dos serviços prestados pelo Colibri Palace Hotel em Tangarå da Serra Ê almejada por vårios empreendedores do setor hoteleiro que buscam agradar, aumentar e fidelizar sua demanda. Para obter tal excelência, o empreendimento esquematiza um processo de gestão e operacionalização que Ê rigorosamente seguido por treinamentos de qualificação oferecidos a todos os colaboradores do Hotel. O Hotel tambÊm conta com excelentes acomodaçþes, fazendo com que o hóspede se sinta bem e desfrute de conforto e conveniência. Localizado na cidade de Tangarå da Serra-MT a 220 km da Capital do Estado, o Hotel conta com um serviço de atendimento único, sendo o maior e mais luxuoso Hotel do mÊdio norte do Estado. São 60 Apartamentos com sacada, sendo Standard, Master e Suíte Master, alÊm de Centro de Eventos e Reuniþes para 40 e 80 pessoas, Piscina com årea de lazer arborizada, Estacionamento seguro, Elevador, acessos a clientes PNE, Sinal wireless internet nos quartos e recepção.

CONDOM�NIO MILLENNIUM PARK RESIDENCE A construtora JAR Projetos, ao longo de seus 15 anos, vem colecionando empreendimentos de sucesso em Cuiabå, Rondonópolis, Colíder e Tangarå da Serra, atuando na construção de prÊdios comerciais e residenciais, e edificaçþes para hotÊis. São diversos empreendimentos entregues e jå lançados pelo Grupo, sendo entre eles hotÊis, hospitais, estacionamentos, prÊdios com salas comerciais, Shopping Center e edifício para estacionamento. A política de trabalho consiste em conquistar a satisfação dos clientes e construir com qualidade um futuro grandioso, colaborando com o crescimento do Estado atravÊs da melhoria contínua dos processos construtivos, visando sempre empregar, crescer, empreender e contribuir para uma sociedade melhor. O Condomínio Millennium Park Residence Ê um Residencial vertical localizado no Bairro Jardim Europa na Capital Cuiabå - MT, ao lado da maior Faculdade do Estado, a UNIC - Universidade de Cuiabå - Beira Rio. O imóvel conta com uma årea total de 15.040m², Ê composto por 12 (doze) blocos de apartamentos, com 04 (quatro) pavimentos cada um, sendo que cada pavimento contÊm 08 apartamentos, totalizando 384 apartamentos de 32m², estacionamento de 01 vaga por apartamento e tambÊm para convidados. Serå construída uma årea comercial interna edificada, destinada a bares, restaurantes, salão de beleza e conveniência. Terå tambÊm årea de lazer coberta com churrasqueira e quadra poliesportiva.

ESTACIONE PARKING O Estacione Parking passou a operar em 2010, com o objetivo de mudar os conceitos atuais de estacionamento, aliando o profissionalismo e competência dee todos os operadores envolvidos para atender os clientes de forma clara e eficaz. Atenta ao mercado, a Estacione Parking não se cansa de aliar tecnologia e ua operacionalização capacitação de seus agentes envolvidos, para eficiência de sua mos por mês. e a satisfação dos mais de 200 mil condutores que atendemos ios eventos, shows, Com estratÊgia de expansão, a empresa participa de vårios o, levando conforto encontros empresariais e exposiçþes dentro e fora do Estado, ividade e adquirindo e segurança aos seus parceiros, tendo uma ótima receptividade aprovação dos consumidores.

Os negĂłcios da Estacione Parking sĂŁo estabelecidos por meioo de parcerias com: ‡ 3URSULHWiULRV H DGPLQLVWUDGRUHV GH LPyYHLV ‡ ,QFRUSRUDGRUDV H FRQVWUXWRUDV V ‡ )DFXOGDGHV XQLYHUVLGDGHV LQVWLWXLo}HV EDQFiULDV H KRVSLWDLV ‡ $HURSRUWRV H WHUPLQDLV URGRYLiULRV ‡ 6KRSSLQJ &HQWHUV ‡ )ODWV FOXEHV FRQGRPtQLRV FRPHUFLDLV H KRWpLV O Estacione Parking valoriza as suas parcerias oferecendo os seguintes diferenciais: ‡ 6yOLGD HVWUXWXUD DGPLQLVWUDWLYD H RSHUDFLRQDO ‡ 0DUFD FRP JUDQGH FRQILDELOLGDGH H WUDGLomR PDWL]DGRV ‡ ,QRYDomR FRQVWDQWH QR GHVHQYROYLPHQWR GH VLVWHPDV DXWRPDWL]DGRV H LQIRUPDWL]DGRV GH FRQWUROH GH YHtFXORV H GH UHFHLWD DGH ‡ ,QWHUFRQH[mR GRV HVWDFLRQDPHQWRV SURSRUFLRQDQGR DJLOLGDGH LV DRV VLVWHPDV GH FRQWUROH H R IOX[R GH LQIRUPDo}HV JHUHQFLDLV ‡ $ (VWDFLRQH 3DUNLQJ HVWi LPSODQWDQGR HP VXDV XQLGDGHV R selo de qualidade, uma certificação lançada pelo Sindepark, que visa promover o desenvolvimento qualitativo das empresas associadas Ă entidade e atestar a qualidade dos serviços prestados aos usuĂĄrios.


PISCICULTURA FAZENDA SÃO JOÃO Mato Grosso deixou de ser conhecido nacionalmente apenas pela grande exportação de carne bovina e grãos (como soja, milho e girassol). Hoje é o Estado que mais produz peixe nativo de água doce e o 5º na produção total do país. Apontada como uma das atividades rurais mais lucrativas, o Grupo JAR apostou forte na piscicultura, com a finalidade de melhorar a rentabilidade do Grupo e diversificar suas atuações no mercado. Além da produção de peixes de água doce, o Grupo também vem conquistando espaço na produção, comercialização e exportação do Estado. Tanto que a cadeia de produção do setor está entre os destaques de Encontros Internacionais dos Negócios da Pecuária. “Entre as espécies que produzem estão o tambaqui, o tambacu, o tambatinga, piau e agora o ‘’pintado’’ da Amazônia, sendo que o peixe só é comercializado quando atinge a marca de 1,5 a 2kg, dependendo da comercialização, abastecendo desta forma Restaurantes, Peixarias e Supermercados do Estado. Nós produzimos por ano toneladas de quilos de peixes, em um dos maiores projetos de piscicultura da América Latina”, comemora Giovanni Zem. IPÊ SHOPPING Criada a partir da reunião de empresários e investidores que atuam em segmentos variados, a empresa italiana Due Mundi está sempre em busca de novos negócios em países como Itália, África do Sul, China, Equador e agora no Brasil. Com o objetivo final de patrocinar o projeto social Fundação Coccinella, a Due Mundi identificou oportunidades de negócios em nosso país, fato que deu origem ao Grupo Le Caravelle, para atuar especificamente no Brasil. Buscando uma gestão de qualidade e eficiência, fez contato com o Diretor do Grupo JAR, Giovanni Zem, responsável pela gestão e administração do Rondon Plaza Shopping para fundirem uma parceria saudável, agressiva e confiável para o mercado, com o intuito de somar conhecimentos e experiência também na administração do Ipê Shopping Center. O Ipê Shopping localiza-se em uma das cidades que mais crescem em Goiás. Mineiros está entre as 10 cidades mais competitivas do Estado e ocupa o 4º lugar em qualidade de vida. Com a economia voltada para a agroindústria e atividade industrial, Mineiros é uma cidade excelente para se viver e investir. E a chegada do Ipê Shopping vai impulsionar ainda mais esse crescimento.

34

O projeto da primeira fase do Ipê Shopping: RSHUDo}HV VDWpOLWHV VDODV GH FLQHPD VWDGLXP 3UDoD GH DOLPHQWDomR YDJDV GH HVWDFLRQDPHQWR JUDWXLWDV DVIDOWDGR

/RMDV kQFRUDV H +LSHUPHUFDGR %UHWDV 0DLRU UHGH GR 3DtV ’O Ipê Shopping será o principal atrativo da cidade e de toda a região, sendo um orgulho para os mineirenses e agora o mais novo desafio de sucesso com a parceria Grupo JAR’’, diz o empreendedor Giovanni Zem.

Revista Gold IPÊ SHOPPING

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

A produção da Piscicultura ocorre na Fazenda São João (20km da Capital) em seus 420 hectares de área de lâmina d’água. Na criação da piscicultura, os alevinos ficam em tanques (berçário) para crescimento durante quatro meses, e então passam a outras represas para o desenvolvimento e engorda. Esse processo dura cerca de um ano aproximadamente para chegar ao peso ideal. Depois de levantamentos topográficos, elaboração e legalização dos projetos nos Órgãos Ambientais, o projeto garantiu um crescimento significativo entre os novos negócios do Grupo, sendo que é uma das maiores apostas criando uma grande expectativa em termos de resultados. Foram construídos aproximadamente 80 represas, sendo 50 para engorda e 30 represas para o berçário - alevinário. A meta é continuar crescendo no setor e até o fim de 2014 chegar a 100 tanques no projeto com mais de 700 hectares de lâmina d’água.

HOSPITAL SÃO JOÃO A FACIDER – Faculdade de Colíder (650km da Capital Cuiabá) credenciada junto ao MEC possui laboratórios e salas de estudos montados para atender os alunos estagiários destinados a diversas práticas sendo: FACILEN – laboratório de enfermagem, FACIPRAT – laboratório de aulas práticas, FACIJUR – departamento jurídico, FACINF – laboratório de tecnologia e informática moderna e FACILAB – laboratório de análises clínicas. Com este crescimento e procura de outros profissionais de diversas áreas, a Faculdade FACIDER pleiteia junto ao MEC demais cursos e com isso convidou ao Grupo JAR numa audaciosa parceria de construir um Hospital Escola já batizado de HOSPITAL SÃO JOÃO, que atenderá alunos, estagiários e profissionais da área da saúde que irão compor o quadro da Instituição. ‘’A obra está em construção e provavelmente para 2014 se tudo correr bem com as parcerias, licenças e aprovações, teremos o Hospital funcionando e atendendo a comunidade. Não basta ser, somente um líder. Devemos ter um perfil empreendedor, com visão do mercado educacional, priorizando a competência, finalidade e conhecedores da arte educacional.’’, diz Arthur Birtche, Vice-Diretor do Centro de Estudos Universitários de Colíder - FACIDER. ‘’Desde o início da parceria, tivemos a certeza que administrar uma instituição educacional é uma tarefa que requer a conscientização de que se está lidando com algo muito precioso, o conhecimento. Por isso nos sentimos gratos pela confiança da FACIDER de somarmos neste empreendimento’’ diz Giovanni Zem.


cordeiro

RONDON PLAZA SHOPPING RECEBE O PRÊMIO QUALIDADE BRASIL O Rondon Plaza Shopping recebeu o Prêmio Qualidade Brasil. O prêmio foi criado em 1950 na Itália, com o apoio do governo italiano, o Prêmio Qualidade foi inicialmente, uma das maneiras encontradas para diferenciar e selecionar produtos com melhores condições de competitividade no mercado externo e internamente incentivar a melhoria da qualidade dos produtos e serviços italianos, consequentemente contribuindo para o aumento do nível de exportações e para a reconstrução da Itália pós-guerra. Para tanto se criou, através de um concurso nacional entre artistas plásticos, o Troféu “Vitória Alada” e, a partir dele, um selo de qualidade que passou a ser impresso nos produtos “Made in Italy”. Uma ampla ação de marketing foi fundamental para a rápida assimilação do selo não apenas internacionalmente como também no mercado interno, onde sua utilização ganhou ”status” de “Qualidade Assegurada”. Em nosso país o Prêmio Qualidade atua desde 1977, quando realizou em São Paulo a primeira edição do Prêmio Qualidade Brasil, cujos objetivos eram incentivar a qualidade em todos os níveis, premiando empresas com destaque na Gestão de Qualidade e resultado final junto ao mercado consumidor. A Associação Prêmio Qualidade Brasil - A.P.Q.B. é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público no regime jurídico da lei 9.790/99 que tem como finalidade principal estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos. Através de Assembleia Geral Extraordinária, o presidente da A.PQB, advogado dr. Samuel de Souza Rodrigues (OAB 4.819) e ex-Deputado Federal, juntamente com os Conselheiros elegeram em forma de licitação fechada a empresa International Quality Award Promotora de Eventos Ltda, para promover e realizar “in totum” o Prêmio Qualidade Brasil, no ano de 2007. A Divisão de Qualidade – TQCS que faz a análise dos questionários de avaliação fica a cargo de empresas terceirizadas como a JM Consultoria e Omniquality. MOÇÃO DE APLAUSO - RONDON PLAZA SHOPPING O Rondon Plaza Shopping recebeu durante sessão solene da Câmara Municipal de Rondonópolis, uma moção de aplauso pelo aniversário de 10 anos de inauguração. A homenagem foi de iniciativa do vereador Mohamed Zaher (PR). Segundo Mohamed Zaher, “O Shopping é um centro turístico, pois atrai pessoas de toda região sul de Mato Grosso, contribui efetivamente para a economia local, gerando renda, emprego e desenvolvimento bem como entretenimento para a população rondonopolitana. Sendo assim, em se tratando de um empreendimento de sucesso singular e de grande auxílio social, a honraria concedida se faz merecida”, destacou o vereador.

35


36

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


37


Rafaela Dal´Maso

arquitetura e design

Fotos: Antônio Filho

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina e com especialização em Design Estratégico de Móveis pelo Instituto Europeu de Design, iniciou sua carreira como Urbanista no desenvolvimento de Plano Diretores.

Projeto executado na loja Laço de Fita

E

Projeto executado na loja Capim Limão.

m busca de novos desafios, em 2007, a profissional abriu sua própria marca – Rafaela Dal´Maso Arquitetura e Design. No mesmo ano, lançou sua primeira linha de mobiliário – Coleção Etnic, executada pela Obra Delle Design.

38

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

O seu traço arquitetônico de linhas leves e minimalistas foram transportados para o design de interiores com a adição de elementos mais conceituais e dramáticos, imprimindo personalidade em todos os seus ambientes. Esse conceito pode ser conferido em layouts residenciais e corporativos.


Fotos: Arquivo pessoal.

Salão de Móveis Milão, Itália

Foi por quatro anos sócia e Diretora Comercial da loja de objetos e decoração Arcádia em Sinop, o que conferiu a profissional um contato com artistas e designers de todo o Brasil, que são agregados em seus projetos.

“Sempre conectada com o eixo São Paulo - Milão, a profissional mantém todos os seus projetos alinhados com as tendências mundiais, mas sem perder o charme da boa arquitetura brasileira.” O escritório Rafaela Dal´Maso arquitetura+design, atua na área de arquitetura comercial e residencial com especialidade no design de interiores e de objetos. Sempre conectada com o eixo São Paulo - Milão, a profissional mantém todos os seus projetos alinhados com as tendências mundiais, mas sem perder o charme da boa arquitetura brasileira.

Rafaela Dal’Maso em Milão, Itália

39 Rua das Aroeiras, 20 66 3532-3263 Sinop-MT

Salão de Móveis Milão, Itália

contato@rafaeladalmaso.com.br www.rafaeladalmaso.com.br


40

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


41


42

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


43


44

Fotos: Antônio Filho e Sérgio Soares

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


45


Capa RegiĂŁo Centro

O enlace matrimonial de

Tatiane Romero e Sandro Caramori Fotos: SĂŠrgio Soares


A

alegria que invadiu Tatiane e Sandro que uniram suas vidas em matrimônio foi contagiante, de tal maneira que familiares e amigos fi-

caram emocionalmente envolvidos com o casal, e sentiram a mesma alegria de comemorarem esse grandioso acontecimento realizado no mês de março em Cuiabá.


48 Making-Of: La Provence Maquiagem: Amim Cabelo: Joana Dar’c Vestido: Patrícia Nascimento (Belo Horizonte) Terno: Ricardo Almeida Cerimonial: Cristina Mangieri

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Decoração Projeto: Ilana Santiago e Ana Paula Lermen Decoração Execução: Ana Carolina Decorações Buffet: Leila Malouf Musica: Cia Sinfônica - Coral e Jazz Dj: Gilmar

Banda: Caipira Country Doces: Baba de Moça/Telma e Solange Filmagem: Milhomem Films Fotografia: Sérgio Soares Formas: Nete Forminhas Bolo: Carla Andréa


A esquerda os pais da noiva; Ivonete Ribeiro Romeiro e Claus Miron Romeiro. A direita os pais do noivo; Ivana Rowena Soldatelli Caramori e Juraci JosĂŠ Caramori

49 Fotos: SĂŠrgio Soares


50 Jéssica Duarte, Miss Mato Grosso 2011; Letícia Hauch, Miss Mato Grosso 2012 e Priscila Machado, Miss Brasil 2011.

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


As finalistas: Campo Verde, Rayane Oliveira; Cuiabá, Letícia Hauch e Várzea Grande, Giovana Bertolini.

Miss

Mato Grosso Oficial 2012 U

Priscila Machado e Warner Willon, diretor do concurso.

ma noite memorável. Assim foi o concurso Miss Mato Grosso Oficial 2012 realizado na noite do sábado, dia 23 de junho, em Sinop, no Centro de Eventos Cátia Zellmann, sob o comando de Warner Willon, diretor da franquia Miss Brasil Oficial em Mato Grosso. Dezessete belas candidatas desfilaram na passarela em busca do título máximo da beleza mato-grossense. A grande vencedora foi a representante de Cuiabá, Letícia Hauch, que representará Mato Grosso no concurso Miss Brasil Oficial 2012, marcado para acontecer em setembro, na cidade de São Paulo. A candidata de Campo Verde, Rayane Oliveira, foi a segunda colocada e o terceiro lugar ficou com a Miss Várzea Grande, Geovana Bertolini; Thamiris Mat-

tos, representante de Diamantino foi eleita Miss Elegância; e Valkyria Rhode, de Sorriso, foi escolhida pelas candidatas como a Miss Simpatia. A festa, super prestigiada pela sociedade de Sinop que lotou o Centro de Eventos, contou com a presença da Miss Brasil 2011, Priscila Machado, e também do ex-BBB Maurício Mau Mau que mostrou seu talento como Dj, comandando as picapes. A noite uniu beleza e solidariedade, já que o valor do ingresso era dois quilos de alimentos não perecíveis para serem doados a entidades assistidas pelos programas sociais do município. Os fotógrafos Arthur Passos e David Borges fizeram o registro dos melhores momentos da noite. Confiram os flashes.

51


04 05

06

07 08

10

52

11

09

Revista Gold

|

12

04-Conceituado casal de médicos Murilo Boneti e Karin Krause. 05-O prefeito de Sinop, Juarez Costa e a esposa Ivone com o casal Moacir Giacomelli (Prefeito de Vera) e Rosângela. 06-Um das semifinalistas, Miss Jaciara, Alarice Grandi. 07-O professor Ivo da Silva e o Dj Mau Mau. 08-O médico em estética Silas Vicente Barbosa Júnior e a mulher Larissa Berthé. 09-Secretária do Turismo, Teté Bezerra posa com a Miss Campo Verde, Rayane Oliveira. 10-Karin Krause e Paula Manosso. 11-A empresária Zilda Zompero. 12-O publicitário Ziad Fares.

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


53


Páginas Douradas

Revista Gold comemora seis anos em grande estilo

E

m 2012, a Revista Gold está completando seis anos de atuação no Mato Grosso. E, para comemorar esta data especial, está preparando dois grandes eventos com diversas atrações para compartilhar com clientes, amigos e leitores. A Feijoada Gold já é uma tradição na região sul do Estado de Mato Grosso na cidade de Rondonópolis onde irá receber a sua “Quinta Edição” no dia 08 de setembro. E, pela primeira vez será realizada na região norte do Estado, na cidade de Sorriso, no dia 18 de agosto. A Feijoada Gold é um evento que possui requinte, qualidade e conforto, que tem o objetivo de proporcionar uma interatividade entre a sociedade e fomentar negócios para parceiros e colaboradores. Os convidados, além de estarem perto de algumas celebridades, também saborearão um buffet especial, servido por uma deliciosa feijoada, e ainda contarão com a presença de atrações regionais e acesso ao SPA com massagens e Stands de expositores entre outras atividades. Um evento bastante satisfatório para passar uma tarde agradável com toda a família e amigos. Conheça um pouco mais das atrações do evento. Dani Baninha e André Segatti na Feijoada em Sorriso no dia 18 de agosto e Nicole Balhs e Márcio Kieling na Feijoada em Rondonópolis no dia 08 de setembro.

54

Presença Vip na Feijoada Gold 1ª Edição em Sorriso no dia 18 de agosto de 2012

Danielle Soares Ramos (Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1976), mais conhecida como Dany Bananinha, é uma modelo, assistente de palco e atriz brasileira. Dany começou sua carreira na TV em Malhação, em que atuou durante três temporadas. Logo depois, começou a trabalhar com Luciano Huck no programa Caldeirão do Huck, como assistente de palco, função que exerce há dez anos, sendo a mais famosa e mais antiga das coleguinhas. Ela também fez participações nas novelas Corpo Dourado, O Clone e Da Cor do Pecado e atuou nos longas Didi, O Cupido Trapalhão e Um Show de Verão. Durante a juventude, foi atleta profissional, competidora de atletismo e futebol feminino de campo e de areia, além de Remo, período em que tinha paixão por bananas, que lhe rendeu o apelido, dado pelo amigo André Marques. Atualmente ela come apenas meia dúzia delas por dia. Possui duas faculdades, é formada em Educação Física e Design de Moda, curso que concluiu em 2010. Já fez tablado e cursos de interpretação e sonha em brilhar como atriz. Foi capa da revista Boa Forma e realizou ensaios sensuais para revistas masculinas, sendo duas vezes capa da Playboy, em março de 2001 e março de 2004 e da VIP, em julho de 2008; esteve presente na lista das cem mulheres mais sexy do mundo da VIP nos anos de 2001, 2002, 2003, 2006 e 2007, além do sétimo lugar em 2004, sua melhor colocação no ranking anual da revista; posou também para um dos sites mais sensuais do Brasil, o Paparazzo, em setembro de 2008 e junho de 2010; e foi rainha de bateria da Viradouro, no carnaval de 2011. Twitter: @bananinhadany www.facebook.com/OficialDanyBananinha

Revista Gold

|

Agosto, Setembro | 2012 | |Ano 2012 VI| |Ano nº 19 VI | nº 19 Julho/Setembro Julho,


André Luciano Segatti, começou a carreira aos sete anos de idade fazendo vários comerciais para a TV. Iniciou profissionalmente no teatro aos 15 anos.

Presença Vip na Feijoada Gold 1ª Edição em Sorriso no dia 18 de agosto de 2012 Morou nos Estados Unidos e na Europa toda aos 21 anos de idade, estudando e trabalhando com teatro e moda. Ao voltar ao Brasil, entrou na “Oficina de atores da Rede Globo em “1995/1996”, e desde então, tem feito vários trabalhos na tv, com sua estreia em sua 1º novela: “O amor está no ar” em 1996. Posteriormente vieram vários convites para novas participações em novelas como: “Torre de Babel”, “Andando nas Nuvens”, a minissérie “Chiquinha Gonzaga”, a minissérie “Labirinto”, o seriado “Malhação”, até ser convidado por Renato Aragão para o seriado “A turma do Didi”, onde permaneceu por três anos, mostrando toda sua arte em comédias. Depois veio a fazer algumas participações em “Zorra Total”. Posteriormente veio o convite da Rede Record de televisão, dando assim um novo e brilhante caminho a sua carreira, podendo mostrar na tv o que até então havia mostrado somente no Teatro e no Cinema, um personagem vilão de composição extremamente forte em sua maneira se ser e de agir. Sua estreia na Rede Record de televisão se deu na novela “Prova de Amor”, onde fez o antagonista e vilão de nome “Gerião”. Posteriormente a isso mostrou todo seu lado romântico, bondoso e amoroso na novela “Caminhos do Coração / Mutantes”, com o personagem completamente do bem e apaixonado, um policial investigador de nome “Ernesto Justo”. Esteve também na novela “Bela a Feia” com o personagem “Ivo Alencar”, um milionário galanteador do bem e extremamente leve e divertido, apaixonado pela vida e que estava à procura de um

grande amor. E, como se não bastassem todos os desafios já enfrentados, André Segatti aceitou mais um e dos grandes, viver e conviver confinado durante três meses com pessoas desconhecidas em “A Fazenda 2”, provando mais uma vez sua determinação, respeito e amor em tudo que faz, chegando assim a grande, emocionante e tão esperada final com a atriz Karina Bacchi. André Segatti é extremamente apaixonado por Cinema, onde fez sua estreia como protagonista ao lado de Renato Aragão no filme “O Trapalhão e a Luz Azul”, fazendo dois personagens diferentes, um cantor de Rock e um Príncipe de um universo paralelo; protagonizou também o filme curta metragem “Assassinato Policial” em que fazia uma Drag Queem; fez também o filme “Mandrake” pela HBO, que foi distribuído para o mundo todo onde fazia um pitgay de nome Ian, e no “Filme After Dark” atuou como um traficante de drogas envolvido com a Máfia Italiana, que foi lançado no Festival de “Sundance em Nova York”, festival esse criado e lançado pelo Ator, Diretor e Produtor Robert Redford. Seu último e mais recente trabalho está sendo na minissérie “Rei Davi” com o personagem, a qual é um bravo e valente guerreiro e arqueiro do reino de Saul. Foram 11 meses de filmagens entre Canadá, Diamantina e Rio de Janeiro. Rei Davi teve sua estréia em janeiro de 2012, Twitter: @andresegatti www.andresegatti.com.br

55


Nicole Bahls nascida em Londrina no dia 15 de novembro de 1985 é formada em jornalismo. A Morena é dona de um corpo super desejado e escultural, fez diversos trabalhos de ensaios sensuais masculinos como capa da Revista Playboy e outras revistas, posou para site Paparazzo, site The girl, site sereais e outros ensaios. A ex-Panicat já ficou na lista das “100 + Sexys do ano” da Revista Vip entre as 50 primeiras. A modelo apareceu em 2007 guando venceu o concurso “Musa do Brasileirão”, promovido pelos programas Globo Esporte e Caldeirão do Huck, representando o Paraná Clube. Foi modelo da Ford Models. No ano seguinte, 2008, assinou contrato com a RedeTV! e tornou-se uma das panicats. Apareceu pela primeira vez nua na televisão em 2009 junto com Juliana Salimeni na praia de Tambaba, onde foi registrada a maior audiência do programa. Ela já namorou ou teve um romance com famosos como o jogador do Vasco, Victor Ramos; Leo Santana vocalista de uma banda de axe; Thor Batista, filho de Luma de Oliveira e do

Bilionário Eike Batista; Akon, cantor internacional de Hip Hop, entre outros. Bahls virou empresária no final do ano de 2011, quando lançou uma coleção de biquínis realizando o sonho antigo de ter sua própria marca. Atualmente ela está no reality show da rede TV, a Fazenda. Twitter: @nibahls www.facebook.com/nicolebahlsoficial www.nicolebahls.net Presença Vip na Feijoada Gold 5ª Edição em Rondonópolis no dia 08 de setembro de 2012

Márcio Vinícius Schüler Kieling (Porto Alegre, 5 de junho de 1978) é ator e modelo brasileiro. Ganhou visibilidade na televisão ao interpretar o Perereca em Malhação. Consagrou-se em um dos melhores atores da nova geração. Completamente talentoso e extremamente dedicado pela profissão, ele vem construindo uma sólida carreira. Já interpretou marcantes personagens, seja na TV ou no Cinema. Em 2005, depois de passar por uma bateria de testes realizados simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Goiânia, conquistou o que chama de o “papel mais importante da sua carreira” em “2 Filhos de Francisco”. Filme que conta a história da dupla Zezé di Camargo e Luciano. Márcio foi o protagonista no papel do cantor Zezé.

56

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Na Teledramaturgia, ele teve belíssimas passagens pelas novelas: Desejo de Mulher (2002) Agora é que são elas (2003), Os Ricos Também Choram (2005), Bicho do Mato (2006), Amor e Intrigas (2007), Poder Paralelo (2009), e na minissérie A História de Ester (2010). Em 2012 ele interpretou Gabriel, seu personagem na novela “Máscaras”, trama da Record que foi escrita por Lauro César Muniz e Renato Modesto. Twitter: @Marcio_Kieling Presença Vip na Feijoada Gold 5ª Edição em Rondonópolis no dia 08 de setembro de 2012


57


O cuidado com a das

Visão crianças

Oftalmologista ensina cuidados para evitar ressecamento dos olhos durante esse período devido ao excesso de televisão e videogame

M

58

“As férias é um dos períodos em que os cuidados com a visão desses pequenos devem ser redobrados”

Revista Gold

|

uitos pais comemoram as férias dos filhos, pois elas representam um descanso para eles também. Esse período necessita de cuidados extras. Nas férias escolares, as crianças passam muito tempo em frente ao televisor, do computador ou jogando videogame. E esta maratona pode trazer aos pequenos sintomas como cansaço visual, vermelhidão, lacrimejamento, incômodo à claridade, embaçamento visual, sensação de peso nas pálpebras, fadiga ocular, entre outros, independentemente da necessidade de óculos. De acordo com o oftalmologista e presidente da Associação Mato-

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

-grossense de Oftalmologia, Mauricio Donatti, esse número pode aumentar durante as férias escolares, pois as crianças passam mais tempo em frente a esses recursos tecnológicos. “As férias é um dos períodos em que os cuidados com a visão desses pequenos devem ser redobrados”, diz. Afinal é normal que nesse período as crianças passem horas em frente destes aparelhos, é comum a criança ficar em estado de concentração, o que leva ao aumento do tempo entre uma piscada e outra, favorecendo o ressecamento ocular. Segundo Donatti, o ideal é fazer pequenas pausas durante o tempo dedicado diariamente ao computa-

dor ou TV, evitando ambientes com fumaça ou ar condicionado e escolher locais com boa iluminação, com mais de uma fonte de luz. O oftalmologista dá uma dica. “A cada hora em frente ao computador, é importante dedicar dez minutos para olhar para o horizonte, permitindo que os músculos oculares descansem”, reforça. Outro fator importante é a distância entre o usuário e o computador. “O monitor do computador deve estar a 30 centímetros de distância dos olhos. Mais perto do que isso, a visão entra na zona de maior esforço”, observa.


Cuidados com

a visão

O exame rotineiro dos olhos no consultório do médico oftalmologista é muito importante para a preservação de uma boa visão, e isso deve ocorrer em todas as idades. Ele deve acontecer no momento em que houver alguma queixa da criança, ou orientação do pediatra, ou como rotina ainda no primeiro ano de vida. “O olho é o órgão que mais se desenvolve nos 12 primeiros meses, e aos 7 anos fica adulto. Por isso, o diagnóstico precoce de qualquer patologia é fundamental”, afirma Maurício. Se o olho for privado de receber nitidez por conta de alguma patologia, dificilmente terá chance de se desenvolver plenamente após essa idade. O médico ressalta que a criança pequena não precisa contribuir em nada

Em tempo F

oi graças a um diagnóstico precoce que Gina Luz Borges Bezerra, 40 anos, odontóloga, conseguiu evitar problemas maiores de visão em seu filho, Leonardo Borges, hoje com 5 anos. “Com 4 meses, eu percebi que o Léo não estava com o olho esquerdo alinhado. O oftalmologista afirmou que o alinhamento do olho se dava entre os 6 meses a 1 ano de idade, mas, mesmo assim, meu filho estava com o olho estrábico. Ele usava o olho direito normalmente e o esquerdo ficava parado. Fui para São Paulo quando ele completou 4 anos para fazer um tratamento oftalmo-pediátrico, para ver se melhorava, e fui sugerida a levá-lo à cirurgia”, afirma Gina Bezerra. A mãe explica que muito além do que estética, a cirurgia foi necessária para a saúde de Leonardo. “A cirurgia corrigiu o olho torto, que se mantido poderia atrofiar até deixá-lo cego daquele olho. Antes e após a cirurgia fizemos fisioterapia, usando tampão, em que se cobre o ‘olho bom’ para exercitar o outro olho”, relembra.

O diagnóstico precoce e a acompanhamento do médico foram essenciais para a recuperação do garoto. “Assim que percebi, fiz o tratamento o mais rápido possível. Além da saúde ocular, essa é a fase do bullying na escola. Hoje ele é muito querido na escola, todos estão na fase em que querem usar óculos e o Leonardo tem quatro modelos diferentes, super transados que nós compramos na Ótica Diniz”, comenta Gina. A mãe ainda brinca que já virou até expert no assunto de óculos, afinal, dois dos seus três filhos usam. “Eu aprendi um pouco na Ótica Diniz, por isso recomendo óculos circulares, pois assim as crianças não precisam abaixar ou levantar os óculos para olhar para cima ou para baixo, diante da circunferência da armação, o que dificulta em óculos quadrados”, pontua. Para o oftalmologista, além dos problemas já citados, durante a infância podem surgir também doenças sazonais, como por exemplo, conjuntivites virais ou alérgicas. “Toda ano a criança deve

Fotos: Arquivo pessoal

Cenário As estatísticas assustam. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 22,9% dos casos de abandono escolar são motivados pela dificuldade de enxergar. Os pais devem saber que 30% das crianças apresentam algum tipo de doença nos olhos e 20% dessas precisam de óculos ainda na idade escolar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 500 mil crianças ficam cegas a cada ano. As patologias que assombram a visão dos pequeninos são muitas. Mas entre as principais estão os erros refracionais (miopia, astigmatismo, hipermetropia), a ambliopia (”olho preguiçoso”), o estrabismo e a insuficiência de convergência. Os casos podem ocorrer simultaneamente, mas cada um exige tratamento específico.

na consulta. “Temos meios para examinar e medir a acuidade visual inclusive do recém-nascido, provocando movimentos oculares por excitação que já diz se a criança enxerga ou não”, diz. Em casa, os pais podem observar se há algum problema com a visão da criança. Segundo Maurício, aquelas que caem muitas vezes possivelmente não têm visão de profundidade, e dificuldade em detalhes pequenos. Os pais podem também fazer um teste simples, oferecendo um brinquedo de que goste, tampando um olho primeiro e depois o outro, e observar se ela terá a mesma desenvoltura e coordenação quando um dos olhos está vendado. Os problemas oculares, se não tratados na hora certa, podem levar também prejuízos àquelas crianças em idade escolar, atrapalhando o aprendizado e o convívio social. ser examinada, mesmo que aparentemente não sinta nada. Sabemos seguramente que uma das principais causas do baixo rendimento escolar é o problema visual. Os pais devem estar atentos para a importância da detecção precoce dos problemas, pois é a partir dela que poderemos reverter ou minimizar o caso”, aponta. A chegada das férias escolares é uma ótima oportunidade para realizar um check-up oftalmológico nas crianças, através da oftalmologia pediátrica. Estima-se que de 10 a 15% das crianças em idade escolar apresentam problemas oculares que podem influenciar o comportamento e o desempenho acadêmico.

Cuiabá - MT Loja 01 - Avenida Isaac Povoas, 1246 Goiabieras - 65.3028-4797 Loja 02 - Rua Pedro Celestino, 32 Centro Norte - 65.3324.2004/3023.2003 Loja 03 - Av. Generoso Ponce, 185 Centro - 65.3027-2002 Loja 4 - Rua Candido Mariano, 450 Centro Norte - 65.3023-0505 Rondonópolis - MT Loja 1 - Avenida Marechal Rondon, 1052 Centro - 65.3423-7010 Várzea Grande - MT Loja 1 Av. Couto Magalhães, 1419 Centro - 65.3026-2003


A uniรฃo de 60

Nathalia Garofalo & Rodrigo Barbosa Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


N

athalia e Rodrigo subiram no altar no dia nove de junho na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá (Matriz), seguido de recepção os noivos receberam os cumprimentos no Cenarium Rural. Tudo perfeitamente organizado para comemorar este momento maravilhoso e inesquecível.

O brinde dos noivos com os pais. A esquerda Helvécio Garofalo e Bianca de Queiroz e a direita o Governador Silval Barbosa e a primeira dama Roseli Barbosa.

Making-Of: La Provence Maquiagem: Amim Cabelo: Joana Dar’c Vestido: Demi Queiroz (SP) Decoração: Marcelo Franchello (SP) Cerimonial: FB Service

Igreja: Matriz Música: Cia Sinfônica Coral e Orquestra Iluminavção: Lade Som, Ronaldo Recepção: Cenarium Rural Bolo: Carla Andrea Doces: Telma e Solange, Vida Doce

DJ: Fabiano Sales Banda: SP3 Limousine: FP Limousines Buffet: Leila Malouf Filmagem: Vinicius Credidio (SP) Fotografia: Sérgio Soares

61


gold 01

02

01 Arciley e Carlos Adalberto Ribeiro (Fort Agrícola) com a filha Ana Beatriz comemorando seus 15 anos.

02 Casamento de Katia Hergesell e Fabio dos Santos de Sapezal em Tangará da Serra.

03 Rubia e Luiz Roberto com os tios Walmor e Luzia Cunha.

03

04

04 Casamento de Patricia Nodari e José Roberto Flores em Barra do Bugres.

05 O Casal Eloir e Enir Sabbi (Guimag) com o filho Vinicius comemorando os 15 anos da filha Amanda em Campo Novo do Parecis. Foto: AF Digital

06

05

Os Aniversariantes Leonardo Defant, Pedro Defant Filho e Ecli Ávila na badalada Closed White Party em Tangará da Serra. Foto: Jonathan Souza

06

07

07

No 2º Encontro sobre Sistemas Produtivos o presidente do CAT Sorriso Darci Ferrarin Junior, Roberto Rodrigues Ex-Ministro da Agricultura, Clomir Bedin Prefeito Municipal de Sorriso e o Produtor Darci Ferrarin. Evento com mais de 800 participantes realizado pelo CAT em Sorriso - MT.

08

08 A debutante Ingrid Sanches com os pais Rosana Paula e Sergio Sanches e os irmãos Yasmim e Ramon.

62 09 Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

10

Fotos: Arquivo pessoal e Lamego Eventos

Em Sapezal

09 Empresário Lucas Dal Pont e sua esposa Flávia

10 Matriarca Elenir Horn e suas filhas Andressa e Adriana Horn


63


Hiper Gotardo Onde tem de tudo.

64

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

O

Hiper Gotardo, uma loja multiespecialista, inaugurou recentemente sua 6ª loja, dessa vez na cidade de Sorriso-MT. Com uma área de 3.300 m² e um mix de 30 mil itens em 22 segmentos, a unidade funciona na Perimetral Sudeste, 9595, no bairro Jardim das Américas. Com um quadro econômico favorável na região, o Hiper Gotardo colhe boas expectativas com a inauguração na cidade, que hoje possui mais de 70 mil habitantes. Atende também às cidades vizinhas, com diversificação, grande estoque e preço justo. A geração de emprego e renda também tem atenção especial, já que são mais de 50 empregos diretos, incluindo cargos de confiança e supervisão, sem contar com os indiretos. Durante sua construção, utilizou apenas empresas locais e gerou mais de 150 empregos. E claro, vem contribuindo para o desenvolvimento da cidade que cresce acima da média estadual e tem ótimo índice de desenvolvimento humano-IDH. O objetivo da empresa é proporcionar facilidade aos clientes da região que buscam produtos em Sinop ou em Cuiabá, estreitando relacionamento com a população, oferecendo novidades e qualidade nos segmentos do agronegócio, construção civil, industrial, comercial e residencial.


Faça parte da nossa história… faça acontecer! Fotos: Lamego e Fotorevelação.

“O objetivo da empresa é proporcionar facilidade aos clientes da região que buscam produtos em Sinop ou em Cuiabá, estreitando relacionamento com a população, oferecendo novidades e qualidade nos segmentos do agronegócio, construção civil, industrial, comercial e residencial.“

65


Familia Gotardo: Thayse Freiberger, Luiz Alberto Filho, Luiz Alberto, Balduina Maffissoni, Antonio Oltramari, Vera Lucia de Araujo, Ana Maria e Ana Luiza.

Um pouco da história do Grupo: Em 29 de agosto de 1985, os fundadores Antonio Oltramari Gotardo e Balduina Maffissoni Gotardo deram início a uma trajetória de sucesso. Surge uma empresa com forte vocação para estar à frente no comércio varejista inicialmente do segmento agropecuário, em 1989 o controle da empresa passou às mãos de Luiz Alberto Gotardo e sua esposa Vera Lucia de Araújo Gotardo.

atua também nos segmentos de construção civil, industrial, comercial e residencial, disponibilizando para seus clientes mais de 30 mil itens, com área de vendas de 5000 m² e um centro de distribuição de 4000 m². A liderança alcançada pelo Hiper Gotardo nos segmentos onde atua é fruto de um trabalho de comprometimento constante com a melhoria da qualidade de seu sistema de gestão, com grande salto de desenvolvimento tecnológico em 2006, bem como no aten-

dimento ao cliente, diversificação de produtos oferecidos e aperfeiçoamento de seus colaboradores. O Hiper Gotardo atende clientes de diversos segmentos de pequeno, médio e grande porte, com uma capacidade de atendimento e demanda surpreendente, já que suas lojas têm infraestrutura completa e estoque amplo, mantendo assim o abastecimento contínuo dos materiais solicitados pelos seus clientes com rapidez, eficiência e agilidade.

Uma empresa que em breve se tornaria destaque em Tangará da Serra e ultrapassaria as fronteiras regionais, inaugurando filias em Campo Novo do Parecis em 1996 e Sapezal em 2000. Acompanhando as necessidades do mercado matogrossense, hoje

“A liderança alcançada pelo Hiper Gotardo nos segmentos onde atua é fruto de um trabalho de comprometimento constante com a melhoria da qualidade de seu sistema de gestão “

66

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Luiz Alberto Gotardo Filho, Jaime Luiz Hartmann (Gerente Grupo Gotardo), Prefeiro de Sorriso Chicão Bedin, Drumontiê Sidarta Diniz (Supervisor Loja Sorriso), Luiz Alberto Gotardo e Vera Lucia de Araujo Gotardo.


Comprovando seus esforços, o Hiper Gotardo está sempre entre as principais empresas de destaque do estado no Ranking da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), que lista as empresas com maiores volumes de compras e vendas de materiais e equipamentos para a construção civil no Brasil. Só com competência, visão estratégica e profissionalismo pudemos alcançar este patamar. O Hiper Gotardo é diretamente lembrado como uma empresa bem desenvolvida e líder de vendas em vários segmentos e é para manter-se assim que ela continua focando na valorização do ser humano, seja como funcionário, cliente ou cidadão, e também no que há de novo, buscando sempre se manter atualizada. Mais que uma questão de

Fotos: Lamego e Fotorevelação.

Solidez. Competência. Administração Forte. Compromisso. Reconhecimento.

consciência, essa é uma filosofia de trabalho que acompanha o Hiper Gotardo desde sua fundação.

presentante da marca CASE IH, e a Gomagril, revenda de maquinas usadas multi marcas.

Como empresa cidadã, o Hiper Gotardo apoia e colabora incondicionalmente com projetos voltados à melhoria de vida de crianças e idosos, seja diretamente ou indiretamente por de entidades sem fins lucrativos.

“O Grupo Gotardo contribui e gera oportunidades e ainda oferece aos seus clientes os melhores produtos pelos menores preços.”

Está também presente diariamente em inúmeros compromissos: educação, qualificação, lazer, cultura, desenvolvimento... Estes são alguns exemplos de como o Hiper Gotardo se aprimora para o bem-estar de seus colaboradores e das comunidades onde atua. O Hiper Gotardo é um dos destaques do Grupo Gotardo, que também investe em outros segmentos, como máquinas e implementos agrícolas através da Maxxicase, re-

Orgulho, modelo, exemplo... O Hiper Gotardo foi além do que seus fundadores imaginavam em 1985. E se tornou hoje uma ótima opção para os jovens que buscam uma oportunidade de profissionalização, uma inspiração para novos empreendedores, uma realidade para você que nos acompanha esta trajetória, feita com várias conquistas.

Diretores com a equipe da loja em Sorriso.

Isto torna o Hiper Gotardo uma empresa Especial... SINGULAR...

FILIAL 1: TANGARÁ DA SERRA/MT Avenida Brasil, 757S – Centro – 78.300-000 – Fone (65) 3311-3900 FILIAL 2: CAMPO NOVO DO PARECIS/MT Av. Olacir F. de Morais, 1511 – Centro – 78.360-000 Fone (65) 3382-1258 FILIAL 3: SAPEZAL/MT Rua Jundiá, 80 – Sala 02 – Centro – 78.365-000 – Fone (65) 3383-1677 FILIAL 4: TANGARÁ DA SERRA/MT – Avenida Tancredo Neves, 140S – Centro – 78.300-000 – Fone (65) 3326-9370 FILIAL 5: NOVA MUTUM/MT Avenida Mutum, 181W – Centro – 78.450-000 – Fone (65) 3308-7600 FILIAL 6: SORRISO/MT Rua Perimetral Sudeste, 9595 – Jardim das Américas – 78.890-000 – Fone (66) 3545-7400

67


Capa Região Norte

Fotos: Leo M. Matsuda

Neiva Dalla Valle

O

empreendedorismo feminino tem crescido em todo o mundo nas últimas décadas e as brasileiras estão entre as mais empreendedoras do mundo. Estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2010 mostra que as mulheres são metade dos empreendedores brasileiros (49,3%), o que representa 10,4 milhões de mulheres comandando suas empresas. Para resumir a brilhante carreira da empresária Neiva Dalla Valle, e grande parte de sua vida, entre muitas palavras há uma que destaca: Empreendedorismo. Celebrada como um dos maiores nomes do meio empresarial de Mato Grosso, Neiva já dedicou grande parte de sua vida ao exercício da profissão que a tornou nessa brilhante e diferenciada empresária. Mas Neiva vai além das fronteiras de empreendedora. Dedicada à cidade onde vive, busca alternativas viáveis para o crescimento do município. Já recebeu inúmeros prêmios enaltecendo sua competência na área em que atua e como empreendedora . Por isso sempre está presente em reuniões políticas, empresariais e sociais. “Preocupo-me com minha cidade, busco alternativas para melhorá-la, se queremos que as coisas aconteçam,

68

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

temos que trabalhar em conjunto”. Neiva ressalta que sua marca é ATITUDE. Por trás das novas ideias que vêm surgindo e revolucionando a sociedade, existe muito mais do que visão de futuro e talento individual. Precisa-se estar alicerçado de vários elementos para o sucesso de empreendimentos inovadores e atitude é A BASE para qualquer empreendedor se firmar no mercado. Entretanto, além dos elementos essenciais, para que os empreendedores sejam bem sucedidos, é necessário que gostem do que façam, que dedicam-se de corpo e alma ao

Em recente visita em Brasília Neiva é recebida pelo Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho.

negócio, para que possa ser um especialista naquilo que faz. Neiva esta à frente das empresas: Valle Imóveis, Bistrô do Valle, Eco Resort Valle das Águas,e Hipica do Valle, ocupa atualmente a cadeira de Presidente da ACES - Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, cidade com maior PIB AGROPECUARIO DO PAÍS. Um novo desafio assumido por Neiva é fazer com que o distrito de Água Limpa seja potencializado em todos os setores sócioeconômicos, tornando-se novo EL DOURADO matogrossense.


Celebrada como um dos maiores nomes do meio empresarial de Mato Grosso, Neiva já dedicou grande parte de sua vida ao exercício da profissão que a tornou nessa brilhante e diferenciada empresária.

69


Eco Resort

Valle das Águas

70

Um destino imperdível para quem curte a integração com a natureza. Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


Fotos: Leo M. Matsuda

O Bistrô do Valle Restaurante integra a estrutura do resort apresentando uma criativa e saborosa culinária, que mistura a cozinha internacional com exóticas receitas regionais. As tentações já começam no café da manhã.

“Tudo preparado para o conforto e bem-estar de quem busca a tranquilidade que a natureza pode proporcionar.”

C

onforto, bem estar, natureza exuberante, uma pitada de carisma e muita alegria. Esta é a receita que faz do Valle das Águas Eco Resort, uma boa escolha para se hospedar em Sorriso, município localizado a 410 quilômetros de Cuiabá.

Instalado em um lugar paradisíaco, a proposta do local é a integração à natureza aliada ao conforto de seus ambientes e a qualidade dos serviços.

71


“Acomodações se destacam pelo charme especial.”

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Fotos: Leo M. Matsuda

72


O Valle das Águas Eco Resort dispõe de 14 chalés divididos em diferentes categorias. Aconchegantes e espaçosos, os quartos dispõem de varanda , chaise, frigobar, ar condicionado, banheiro, mesa com cadeiras, sofá, telefone, Tv LCD com canais a cabo, DVD e acesso à internet wireless. Alguns chalés são equipados com banheira com hidro massagem.

Reservas: (66) 8446-9216 Email: atendimento@valledasaguas.com.br BR -163 (Há 10 Km de Sorriso sentido Lucas do Rio Verde)

73


Bistrô do Valle Combinaçăo perfeita do melhor da culinária com a beleza encantadora.

A

Fotos: Leo M. Matsuda

74

berto de quarta a sábado a partir da 18h e, no domingo, em horário de almoço, com o melhor da gastronomia gourmet, o Bistrô do Valle oferece um ambiente confortável, sofisticado, junto à natureza e que garante a mais bela sensação de bem estar aos apreciadores de aromas e sabores diferentes, onde poderão se saborear pratos de uma arte culinária para momentos especiais, sempre acompanhados de uma seleta carta de vinhos, drinks, cervejas e sucos especiais.

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


O Bistrô do Valle é de fácil acesso, a cerca de dez quilômetros de Sorriso, às margens da BR-163 em direção a Lucas do Rio Verde. As placas indicam o caminho nos dois sentidos da pista.

Reservas: (66) 9965- 6105 (66) 9647-9291

75 “Um dos melhores chef’s de Mato Grosso, cardápio digital e ambiente rústico dão requinte ao Bistrô do Valle.”


Fotos: Leo M. Matsuda

Imobiliária

Valle Imóveis satisfação plena de seus clientes, através da transparência e solidez em seus negócios.

76 Sorriso-MT Av. Natalino João Brescansin, 1125 - Centro (66) 3544-9000 / (66) 3544-3238 Lucas do Rio Verde-MT Av. Amazonas, 49-S – Centro (65) 3539-3939

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

A

Valle Imóveis proporciona soluções mais adequadas de atendimento, de acordo com o perfil de cada cliente entendendo verdadeiramente as necessidades, expectativas e garantindo as melhores ofertas. O desempenho positivo da economia brasileira, com uma

moeda cada vez mais forte, contribui para um grande interesse de investidores na região norte de Mato Grosso. E para atender a essa demanda, a Valle Imóveis disponibiliza uma equipe de profissionais especializados oferecendo todo suporte necessário para a realização de um bom investimento.


77


78

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


79


gold

Em Sorriso

01

Por: Valquiria Raiter valquiria@revistagold.com.br (66) 9907-3656

02 03

04

05

06

80

07

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19

08


Chá da Apae 30/03/2012

01

09

Ana Carla Felicio, Caroline Locatelli e Ana Paula Calminatti

02 Cristiane Bocchi, Fabiana Moraes e Neila Borges

03 Fabiana Eidt, Taiane Rubio, Elizabeth Parzianello, Elizabeth Dalinha, Alex Dias, Celine P. Frasson, Angelita Andrighetti e Leticia Kelm.

10

04 Talita Tonini e Itamara Cenci

05 Dudy Paiva (Presidente da APAE), Alex Dias, Fernando Paiva, Iane Biasotto

Destaque do Ano 11

14/04/2012

06 Everton Dalmolin e Luana Castro

07 Edson Dalmolin e Sonia Dalmolin

08 Mariza Raiter e Cristiano Raiter

09 Jose Carlos Rovaris, Inês Rovaris, Rafael Ravaris, Marilice Rovaris

10 Julia Parizzi, Jair Portari, Rone Parizzi

12

11 Representantes da Associação Comercial de Primavera do Leste com a Marilene De Godoi

12 Schevinski Denti, Aurimar Denti, Cristiano Presser, Gisele Schevinski, Sergio Schevinski e Giovana Schevinski.

13

Inauguração do Centro Empresarial DownTown 08/05/2012

14

Fotos: Gralak - Foto e Vídeo

13 Claudia Picolli e Claudia Makari

14 Nadim Makari, Gustavo Picolli e Fabiano Martini

81




Cirurgião Plástico

Dr. Sergio Evangelista Viver bem é se cuidar bem.

A

missão da clínica de cirurgia plástica Dr. Sergio Evangelista é oferecer melhora do contorno corporal com procedimentos cirúrgicos e eventualmente não cirúrgicos proporcionando rejuvenescimento e/ou resgatando funções alteradas por doenças. Falar de sistemas de saúde no Brasil é assunto bastante complexo. Mas, de maneira geral, tem havido uma mudança em conceitos administrativos em serviços de assistência à saúde colocando a qualidade como meta principal a ser buscada. Esta é a preocupação há 12 anos em Sorriso da Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Sergio Evangelista que recentemente inaugurou sua nova clínica considerada uma das mais estruturadas e equipadas do Centro Oeste. O que diferencia a clínica é a grande vontade de assimilar mudanças com soluções criativas, uma reputação de integridade e respeito ao ser humano com uma equipe altamente qualificada.

Fotos: Leo M. Matsuda

84

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


Alinhando-se ao que há de mais moderno em gestão administrativa e conhecimento em cirurgia plástica há 20 anos com especializações, participação de diversos cursos e congressos, o Dr. Sergio Evangelista implantou um sistema de Qualidade Total – QT que apresenta múltiplos interesses e frentes de atuação, obtendo total satisfação do paciente com procedimentos cirúrgicos seguros, rápida recuperação, com longa durabilidade dos resultados e o menor número de complicações possível. A cobrança de honorários é realizada de forma clara, objetiva e ágil de acordo com padronização cirúrgica existente na clínica. No pré-operatório, após definido o procedimento e detalhes técnicos com o cirurgião, uma assistente fará todo acompanhamento necessário para efetivar os preparativos para a cirurgia, evitando falhas, ansiedade e perda de tempo. O acompanhamento pós-operatório é outra frente de QT que julgamos extremamente importante, pois não é raro observar que cirurgias que saem 90-100% do centro cirúrgico, na evolução pós-operatória, sofrem perda deste resultado inicial. E muitas vezes estas evoluções negativas podem ser evitadas através de cuidados de enfermagem integral. Seguindo essas normas de Qualidade Total, a clínica tem realmente observado uma melhora da satisfação dos pacientes, diminuição de complicações e/ou a antecipação do seu diagnóstico com resposta adequada. Tudo isso estimula a continuar nesta trajetória vivenciando a missão que é MELHORAR VIDAS.

“O que diferencia a clínica é a grande vontade de assimilar mudanças com soluções criativas, uma reputação de integridade e respeito ao ser humano com uma equipe altamente qualificada.” Cirurgias e Procedimentos: Cirurgias Estéticas Mastoplastia de Aumento Mastopexia de Aumento Mastopexia Mastoplastia Redutora Lipoabdominoplastia Lipominiabdominoplastia Lipoaspiração Rinoplastia Ritidoplastia Cérvico-facial Ritidoplastia Frontal Otoplastia Lipoenxertia Glútea Labioplastia Vaginal Blefaroplastia Ginecomastia Procedimentos Minimamente Invasivos Corticoterapia de Cicatrizes Peeling Químico Toxina Botulínica Preenchimento Facial

Cirurgia Plástica Estética e Restauradora Dr. Sergio Evangelista CRM 3.666

Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Av. Brasil, 2337 – Vl Romana Fone: (66) 3544-9444 Sorriso-MT www.drsergioevangelista.com.br

Cirurgias Reparadoras Tratamento de Queimadura Câncer de Pele Pós Mastectomia Pós Obesidade Correção de Cicatrizes Remoção de Tatuagem Exérese de Névus Fissura de Orelha Serviços Tratamentos Facial e Corporal

85


86

Rev Revist ista Gold Revista

|

Jul Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


87


A belíssima cerimônia de Diandra Baggio &

André Sucolotti

88

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


O

Fotos: Sérgio Soares

verdadeiro amor espera uma vez mais. Assim, a história de amor de Diandra e André criaram contornos a partir de uma bela amizade e deu início a um destino certo, ao casamento. Namorados por quatro anos, Diandra e André revelam, a cada expressão, o forte sentimento que os une. O tempo passou e eles escolheram a Igreja Matriz de Sorriso para selar os votos do matrimônio, numa cerimônia emocionante realizada no dia 27 de abril. A recepção aconteceu no Salão do GESP, onde os noivos puderam comemorar com familiares e amigos esse grande e inesquecível momento, registrado pelas lentes do fotógrafo Sérgio Soares que desde o ensaio da festa de casamento, eternizou a alegria de um encontro acompanhando cada sorriso, cada olhar cúmplice, que disse tudo sem mencionar palavra qualquer.



Os pais da noiva; Jose Baggio e Mari e os irmĂŁo; Jonathan e Anderson.

Elton, Edson, Everton e Xuxu com as respectivas esposas

Os noivos com; Nadir, Nirte, Natalia, Joao, Nadiana e Samuel Maggi

Fotos: SĂŠrgio Soares

Os pais do noivo; Nirte e Nadir Sucolotti


Jacinto e Eliane Baggio

Vera e Itamar Locks

As tias do noivo; Sirce, Edi e Cladir Carla e Junior Ferrarin

Teresinha e Blairo Maggi

Fotos: SĂŠrgio Soares


Zeca Rohde, Paulo Menezes, Paulo Kowalsk e Victor Catelao com as respectivas esposas

Ficha Técnica: Making-Of: Salão Espaço Olga Maquiagem e Cabelo: Charles Bronson Vestido: Samuel Cirnansck Sapato: Kila Calçados Terno: Antônio Matozzo Igreja: Matriz (Sorriso) Musica: Cia Sinfônica (Coral e Orquestra) Decoração Execução: Rosangela Rocha Decoração Projeto: Adrianne Trevisan Design Floral: Marisa Baggio DJ: Fabinho Macedo Banda: Savana Iluminação: Roberto Guimarães Cerimonial: Izis Dorileo Doces e Bolo: Magrellos Coreografia: Carla Bonzamini Buffet: Oasis Recepção: GESP (Sorriso) Filmagem: Milhomem Films Fotografia: Sérgio Soares


Fotos: Leo M. Matsuda

94

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


95


A Consul-

O que é Consultoria Consultoria de Imagem Por: Adelina Evangelista Adelina Evangelista é formada em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Catalão - GO, desde 1999. Reside em Sinop-MT desde 2003. É pós graduada em Direito e Processo do Trabalho pela AMATRA (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho). Adelina especializou-se em Consultoria de Imagem e ministra palestras, workshops, atendimento personalizado individual e a empresas. adelinaevangelista@terra.com.br (66) 9994-5851

Personal Stylist Orienta homens e mulheres sobre como devem vestir-se. Atualmente a visibilidade tem grande importância. A aparência é decisiva num mercado competitivo. A imagem hoje é considerada um instrumento de poder a ponto de sermos julgados pelo que vestimos. Muitas vezes até corremos o risco de deixar escapar uma oportunidade que

toria

de Imagem? No contexto, geral as tendências da cultura do momento difundidas por estilistas de todo o mundo expressam a moda. Porém, é o conteúdo pessoal - a expressão do caráter, a relação com o mundo, a expressão de quem somos que modela o estilo. Estilo nada mais é do que um compilado daquilo que nos identifica com a moda. O estilo pessoal reflete, na roupa, as mudanças que se passam em nossas vidas. A Consultoria de Imagem trabalha o estilo e para isso conta com o apoio da moda, a principal referência utilizada é a personalidade do cliente.

não se repetirá. O Personal Stylist trata cada cliente diferencialmente e o resultado final de cada trabalho é único. Não existe padronização do trabalho. O atendimento é individual e personalizado, pois cada cliente procura este serviço por razões específicas, e o objetivo do Personal é satisfazer suas expectativas. Depois de uma conversa inicial, é indicado qual o melhor caminho a seguir. Acesse o blog e atualize-se com nossas dicas:

Empresarial Funciona como um código universal, estabelecendo uma linguagem de fácil compreensão, um conjunto de atitudes que pode facilitar muito o trânsito e a convivência no ambiente de trabalho. Não é preciso decorar regras, apenas incorporar uma atitude mais positiva e elegante, usando o bom senso e naturalidade. A Consultoria Empresarial alinha a imagem dos colaboradores à imagem da empresa. Os colaboradores precisam se conscientizar de que a forma como se vestem e os cuidados com a aparência transmitem mensagens não-verbais a seu respeito, e que tais mensagens são relacionadas à imagem corporativa. Quando isso acontece, a empresa passa a ser vista de maneira diferente pelos funcionários. Eles passam a entender os “porquês” do dress code e assumem uma postura mais comprometida diante de suas atividades. É justamente esse o objetivo dos treinamentos corporativos.

blog.adelinaevangelista.com.br

moda

Country2012 O estilo country é um dos mais usados por homens e mulheres em todo o Brasil. Com uma grande variedade de opções de roupas, calçados e acessórios, fica realmente difícil saber o que usar e fazer boas combinações.

96

Moderno e ao mesmo tempo elegante, simula a vida no campo com muito bom-gosto. Neste ano, em 2012, para quem quiser andar bem vestido, basta seguir as tendências. A Moda Country tem como característica alguns itens, um deles são o uso das botas, coletes, cintos, roupas com estampas xadrez e com babados, cores predominantes: marrom, azul, vermelho e bege.

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


Para compor um look bem caracterizado, abuse dos acessórios que o complementam, use lenços, brincos e chapéus. Evite muitas pulseiras. As botas texanas e estilo montaria são as mais escolhidas, calças mais justas, com batas por cima; os shorts também nunca saem de moda. Porém, para 2012, a moda country não vai estar somente presente no inverno, ela vai aparecer nos dias mais quentes também, de forma mais simples, como nas camisas xadrez, vestidos e bolsas com franjas.

Bota A bota que remete o estilo country pode ser montaria ou texana, com certeza é um acessório que não pode faltar na produção country. Seja ela de cano baixo ou alto, com salto grosso ou fino, podem ser usadas com vestidos, camisas, shorts e saias.

Vestido e saias de babados O babado é uma peça que se encaixa perfeitamente com o estilo country, além de ser sexy na medida certa. As mulheres podem abusar à vontade dos vestidos e saias com babados em tons pastel, usados com botas estilo montaria.

Camisa Xadrez A camisa xadrez é uma peça clássica do vestuário country, sem falar que é uma das grandes tendências nessas últimas temporadas. Invista nas camisas xadrez com estilos diferenciados e com cores inusitadas. Você pode criar sobreposições com regatinhas de malha colorida sob a camisa xadrez. Podendo ser usada ainda de diversas formas, por exemplo, fechadas, abertas ou com nó na cintura.

Chapéu O chapéu é um acessório opcional do visual country, ele proporciona um toque rústico, além de complementar bem esse estilo. Você poderá optar pelos modelos clássicos em tons terrosos ou em cores cruas.

Make Estilo country combina com uma make mais natural, porém que ressalte os olhos, a boca e dê uma cor na bochecha, mas tudo de leve.

Cabelo Estilo Country combina com?! Combina com belas tranças e suas diversas maneiras – lateral, cascata, embutida Vale a pena investir!


Coquetel de Apresentação da Revista Gold em Sinop

Cerimonialista da noite, Veridiana Cavalheri

98

Diretor da Revista Gold, Golther Carlos fala da importância da união dos segmentos para o benefício mútuo.

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


N

um processo de grande expansão, a Revista Gold vem vitalizando seu potencial nas principais cidades do Estado. Em ocasião na cidade de Sinop, considerada o maior polo econômico da região Norte Matogrossense, foi realizado um coquetel de apresentação. Outro evento que faz parte do calendário de comemoração do sexto

Golther com a esposa Debora Folgliatto e a filha Larah.

ano de aniversário aconteceu no mês de abril reunindo grandes nomes da sociedade no Centro de Eventos Nereu Pasini. Além de Sinop a Revista Gold possui uma circulação muito atuante nas principais regiões de Estado e vem superando as expectativas de clientes, parceiros e leitores.

Acústico Nova Versão marcou presença no evento com seu extenso repertório.

99


Rodrigo Oliveira, Eunice Barbara, Maicon Burg, Luzinte Del Bel.

Fernanda Toledo, Regges Freitas e Ana Scariot Cavalcante

Cido Travasso

Liliam Pereira e Dr. Jose Osvaldo Leite Pereira Joao Luiz Crosara Abrahao e Marcia Abrahao

Cristina Cordeiro

Evelise e Carlos Prevideli

Celita Schneider

Mirian Pedroski

Luiz Henrique Magnani e esposa Carolina Magnani


Ellen e Wesley

Fotografo Wagner Parreira, Talita Dadam, Eva Dal Bosco, Cezar Arruda.

Janaína Cordobé e Cibele Estrela Leila Costa e Victor Tadeu

Andréia Cestari e Ângelo Cestari Elizandra Schneider e Valquiria Raiter

Marcelo Beviláqua e Lidiane Zuanazzi

Ximena Ruiz de Lima

Elaine Guilherme

Rafael Schneider e Deogenes Schneider

Celso e Claudete Mavszak


Dr. Lynton Moretti e Adelina Evangelista

Mara Rios e Douglas Karsbug

Claudine Bussolaro e Dr Frederico Bussolaro

Carini Ceconne

Juscelina Tavares, Wandeir Pereira e Cleide Dantas

Graziele e Luiz Fernando Bressan.

Daniel Coutinho e Luciano Oliari

Veja mais fotos em: www.revistagold.com.br

102

Ficha Técnica:

A apresentadora da do programa Bem Mais da TV Band Sinop – Sueli Nascimento Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Local: Centro de Eventos Nereu Pasini Data: 26/04/2012 Decoração: Gilson Vargas Buffet: AmaDeus Buffet e Locadora (Zenaide) Música: Acústico Nova Versão Som e iluminação: Edersom Fotografia: Antonio Filho Filmagem: MB Produções


103


Fotos: Ant么nio Filho

104

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | n潞 19


105


01

www.danielcoutinho.com.br

Sociedade Sinopense 02 01 Em coquetel da franquia Carmens Steffens em Sinop organizado por Sandra Sassi Hanuer, proprietária, e equipe

02

03

Formado por Amon Lima, Junior Lima e Julio Torres, o grupo Dexters animou a badalada festa Weekend sob direção de Gian Navarini

03 Em desfile beneficente as belas Claudete Mavszak da Fiene Jóias, Querlei Ebeling, leia-se loja Enkanto, Goreth da Ícone Mulher e Sirley Bellicanta, também da loja Enkanto

04

04 O organizador Daniel Coutinho com a atriz Adriana Bombom na badalada FeijoVip

05

05 06

Em destaque o cirurgião plástico Assad Naim e a esposa Rosemar Naim posam ao lado dos filhos durante a FeijoVip

06 Destaque para a empresária Cláudia Cavalcante, leia-se Criare Móveis Planejados/Sinop, que posa ao lado das consultoras durante a FeijoVip

07

07 Da Maison Kawai, a beleza de Andressa Bulgarelli Padovani ao lado do esposo Geyson Roger

08

08 Em close o casal Cláudio Bagestan e Priscilla Bressan da Honda Aika Grupo Vianorte.

09

09 Durante a FeijoVip o juiz Clovis de Mello com a esposa Giselle Espósito de Mello

10

106

Fotos: Wagner Pereira

10

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

A belíssima Adriana Bombom posa ao lado do ator Thierry Figueira com o novo Civic da Aika Honda Automóveis que os levou até a FeijoVip.


107


evi dĂŞn cia 108

01-Glaci Bongiolo 02-Juliana Mattos 03-Janaina Palmeira

01

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nÂş 19


109 02

03 Fotos: Valter Arantes


Mon Jardin Hotel Ideal tanto para negócios como para lazer.

A

ntes conhecido como Novotel, hoje o Mon Jardin Hotel é administrado pelo grupo que há sete anos adquiriu o empreendimento. A diretora Nicole Cerqueira Bunning vem colocando em prática os mais diversos projetos de mudanças e reestruturação que dentro de poucos anos estaráo concluídos. O Mon Jardin Hotel possui a melhor infra estrutura hoteleira da região, ideal tanto para negócios como para lazer. São 107 apartamentos com opção para fumantes e não fumantes,

Projeto da nova fachada. sendo que três destes são suítes especiais. O hotel está no centro de Rondonópolis e prontos para atender seja qual for sua necessidade, com três salas de conferências e eventos, bar, restaurante, café da manhã especial, churrasqueira, piscina, estacionamento e vista panorâmica e, além disso, o Mon Jardin Hotel aceita o seu animal de estimação!

Apartamentos Opte pelo conforto e espaço. Os apartamentos aliam decoração moderna e equipamentos especializados: Ar condicionado, TV a cabo, internet Wi-fi, frigobar, comportando até dois adultos e duas crianças. Ótimos para cônjuges, trabalho e descontração na mais perfeita serenidade.

Suites Ampla, com um design próprio, a suíte é constituída por um quarto e uma sala e dois banheiros, oferece-lhe um acolhimento e comodidades inigualáveis.

110

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


Restaurante e Bar O restaurante coutê Jardin dá-lhes as boas-vindas com almoço, jantar ou simples pausa para satisfazer um apetite, os espaços de restauração conjugam cardápio equilibrado e serviço à carta 24/24H.

Fotos: Josué Pereira

Eventos e negócios Oferecemos quatro salas: salão cerrado, salão pantanal, salão Tuiuiú e salão integrado. Com uma vasta experiência, o hotel e sua equipe, permiti adquirir uma excelente competência em termos de organização de reuniões de 10 a 150 pessoas, e também de congressos/seminários, com total compromisso de adaptar as salas conforme a necessidades do cliente.

111 Rua Floriano Peixoto, 711 Rondonópolis–MT (66) 2101-4700 reserva@monjardinhotel.com.br www.monjardinhotel.com.br


O fascinante mundo

dos vinhos

Variedades Por: Ana Cristina Crespani

Ana Cristina é formada em direito e hotelaria. Fez cursos nas áreas de gastronomia, eventos e vinhos. Apaixonada por coisas de casa, família, decoração e pela arte de receber, tem um blog que fala de tudo isso:

anacristinahome.blogspot.com.br anacrespani@hotmail.com

N

esta edição, o tema escolhido foi o maravilhoso mundo dos vinhos. Assunto muitíssimo cotado nas rodas sociais, em evidência nos encontros entre amigos, festas, recepções e nas confrarias; Por essas e outras, resolvi aprofundar meus conhecimentos e procurei aperfeiçoar-me para fazer esta matéria. Dentro do curso de vinhos aprendemos desde a história até a degustação. Nesta edição, vou iniciar com a maneira apropriada para degustar um bom rótulo e receber seus convidados com elegância.

As 3 fases da degustação

112 Antes de se começar deve-se estar atento para a maneira de segurar a taça, sempre pela base ou pela haste e nunca pelo corpo do copo, para não alterar a temperatura do vinho e para não sujar o copo, dificultando a visualização do vinho.

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Fotos: Josué Pereira

1º 01 - Visual: Começamos por apreciar a cor do vinho, e assim descobrir as pistas que o visual nos dá sobre a sua evolução, sua maturidade ou mesmo o seu teor de álcool. De modo geral, podemos dizer que um vinho branco fica mais escuro com o envelhecimento e que os vinhos tintos ficam mais claros à medida que o tempo passa. Os vinhos brancos geralmente começam sua vida com a cor amarelo-palha, evoluindo para amarelo-ouro e âmbar com o passar do tempo. Os tintos, são de cor púrpura (roxo), quando jovens, evoluindo para vermelho-rubi, vermelho-granada e âmbar com a maturidade. Brancos e tintos terminam sua vida da mesma cor. Cada vinho tem o seu melhor momento de consumo e a análise visual nos dá boas indicações de quando será este momento. 02 - Análise Olfativa: Quando você parar de agitar o vinho, durante a queda das lágrimas, é tempo de começar o próximo passo: a análise olfativa. O resultado é uma intensificação dos aromas que se tornarão mais concentrados se o copo for mais estreito em sua porção superior. Deixe o vinho descansar por alguns segundos, coloque seu nariz diretamente no copo e aspire. O vinho tem aromas diversos do de uva. Eis alguns exemplos: rosa, cereja, ameixa, amora, framboesa, maracujá, ba-

nana, pêssego, mel e baunilha. Até alguns aromas pouco comuns, tais como: alcatrão, couro, tabaco e bacon defumado, identificados por degustadores experientes, têm sua origem em substâncias com afinidades químicas básicas. 03 - Por Fim, a Degustação: É hora de experimentar e saborear o melhor do vinho, extrair de dentro de cada garrafa o que lá tem de melhor a nos oferecer. Seja o gosto familiar que nos remete a determinados lugares, seja a intensidade de seus taninos ou até mesmo a maciez que estes apresentam. É tão complexo que, quando degustamos o vinho damos a este uma personalidade única, em uma explosão de sabores e sensações. Isso requer tempo e disciplina, além de muita dedicação no treino das técnicas de degustação. Em se tratando de vinhos, acredito que não será difícil treinarmos com afinco e porque não dizer, com grande prazer. Para finalizar, lembre-se de que a degustação de vinhos deve ser encarada como uma grande diversão e acima de tudo, ser extremamente agradável, constituindo-se numa inigualável atividade intelectual, que deve ser praticada com grande paixão.


Monte a mesa para receber seus convidados

P

ara você, que gosta de receber seus convidados com elegância e requinte, montei duas idéias de serviço de mesa com a disposição correta das taças. A taça apropriada para degustação é a de cristal incolor, como já mencionei, mas neste caso utilizei as coloridas para dar um charme à mesa. Ficou descontraído e informal.

A escolha da Taça

S

e você está iniciando no mundo dos vinhos, é provável que já tenha se visto em frente a uma prateleira com diversas taças e pensado: “por que há tantas diferentes?” Para o iniciante, comprar uma taça é tão complicado quanto escolher o vinho. Mas, mesmo enófilos com alguma prática podem ficar na dúvida diante da variedade que há. Separei aqui as mais importantes. Para vinhos tintos: • O vinho tinto precisa de espaço para respirar, pois tem aromas e sabores muito intensos. Por isso, a taça tem corpo grande, fazendo com que se libere toda a sua potência. O formato também é ideal para que a bebida possa “dançar”. Por esse motivo, também é importante lembrar que ela deve apenas ser preenchida até um terço de sua capacidade. • Existem dois tipos comuns de recipientes de vinho tinto: Bordeaux e Borgonha, taças batizadas com esses nomes por causa das famosas regiões produtoras da França. Para vinhos brancos: • As taças têm corpo menor do que as para vinho tinto por dois motivos. Primeiro, o vinho branco precisa ser consumido em temperaturas mais baixas e, portanto, em um recipiente menor, que permita menos trocas de calor com o ambiente. Segundo, porque precisa que sejam realçadas as notas de frutas. A aba estreita entrega o fluxo do vinho através das áreas da língua com equilíbrio entre doçura e acidez, crucial para os brancos. Taça ISO • Por fim, existe a taça ISO (International Standards Organization), criada em 1970. Ela é uma espécie de taça coringa, pois serve para todos os tipos de vinho. É muito utilizada para degustações técnicas, para que possa ser mantida uma referência entre diversos tipos de fermentado. Por isso, pode ser um dos melhores modelos para começar o seu acervo. Ela é relativamente pequena e totalmente cristalina. Seu bojo é maior e ela é fechada na parte de cima. É boa especialmente para a parte aromática.

Monte sua adega, algumas sugestões: 1. Vinalba Reserva, malbec – 2009, Argentina; 2. Juan Carrau, tannat, Uruguai; 3. Silver Oak Cellars, cabernet sauvignon – 2009, Napa Valley, California; 4. Lote 43 Miolo, merlot – 2010, Brasil; 5. Roda I Reserva, tempranillo – 2005, Espanha; 6. Vasse Felix, Shiraz – 2002, Australia; 7. Taylor´s 10 anos, assemblage touriga – Portugal; 8. Aspire, sauvignon blanc – 2004, Nova Zelandia; 9. Cuvée Latour Bourgogne, pinot noir – 2007, França; 10. Barolo Roche, nebbiolo – 2005, Itália; 11. Agustinos Gran Terroir, chardonnay – 2009, Chile; 12. Les Amis Brut, espumante – França; 13. Brunello Di Montalcino, sangiovese grosso – 2005, Toscana/Itália. Todos estes rótulos podem ser encontrados na Expand.

113


114

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


115


116

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


117


Papo de mulheres Por: Françoase Seletti e Paula Munchen www.papodemulheres.com.br Contato: (66)9972-9966/ (66)9604-6767

A roupa no ambiente de trabalho

A

roupa que vestimos imprime uma identidade visual e transmite a mensagem de quem você é. Por isso, estar bem vestida em situações que se está representando uma empresa é de extrema importância. Vestir-se adequadamente no ambiente corporativo parece fácil, mas muitas vezes a falta de tempo na hora da escolha pode fazer com que as pessoas cometam erros graves. Na hora de uma reunião importante ou mesmo em uma entrevista de trabalho, o objetivo é sempre causar um impacto positivo. Opte por produções que comuniquem o profissionalismo e acima de tudo que estejam de acordo com o tipo de imagem que você deseja projetar e lembrando que, cada profissão é diferente da outra, o código de vestimenta de um advogado é diferente de um publicitário.

Erros graves: - Curtos justos e transparentes. Uma dica é avaliar se aquela roupa pode ser usada em uma balada. “Se a resposta for positiva, então ela não é adequada para o trabalho”. - Tecidos com brilhos e paetês, nem pensar! Acessórios: - Brincos não devem ultrapassar a linha da mandíbula. Aqueles maxi brincos, reserve para outro momento! - Étnicos e penas. - Excesso de pulseiras ou anéis. Dicas de compra para o trabalho: - Compre sempre peças coordenáveis: A peça que você for comprar tem que coordenar com duas ou três que você já tenha no guarda-roupa. - Pensar na cartela de cores: compre peças de cores que combinem entre si. - Invista nos clássicos atemporais: Por serem peças que vão durar muito tempo e você vai usar horrores, vale pagar mais por uma peça de qualidade.

118

Itens indispensáveis no guarda-roupa de trabalho: - calça social, camisas, saia lápis e vestidos no comprimento autorizado pela sua empresa. Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

CORES Cítricas – O próximo verão promete ser mais caliente do que nunca, apostem na explosão de cores cítricas para compor produções chamativas; Tons pastel – A delicadeza e o romantismo de cores suaves e leves contrastam com as cores fortes do verão;

ESTAMPAS Divertidas – estampas de flores, frutas e legumes. Étnico – Estampas com referencias étnicas continuam em alta e desta vez, mais com cores mais vibrantes; Lenço – As estampas espelhadas como as de lenços é a grande aposta da vez;

METALIZADO Aposte no brilho e no glamour do metalizado e invista não só em acessórios, mas em peças como blusas, saias, shorts e até calças.

TRANSPARÊNCIA A transparência traz toda a leveza e o frescor do verão para o look. Apostem neste item sensual, dosando com peças menos reveladoras;

CONJUNTINHOS Eles voltaram com força total nas ultimas temporadas e continuam como proposta para este verão;

SAIAS Mullet – A saia mullet caiu na graça das fashionistas e os estilistas não perderam tempo, elas entram com tudo, nesta estação;


Tendências

Primavera / Verão 2013 Antecipando as tendências, vamos conferir o que vai estar em alta na estação mais quente do ano:

Godê – A feminilidade é sempre chic e traz como item forte a modelagem godê; Midi – O retro está mais atual do que nunca, entre com tudo nessa onda para o próximo verão! SHORTS Jeans destonado – As lavagens no jeans estão em alta, trazendo um jeans com cara de detonado; Jeans colorido – Assim como nos anos 90, o jeans colorido vai virar febre; Bordados – Os shorts vão estar muito mais glamorosos, com bordados feitos a mão e aplicações de tachas e paetês.

CALÇAS Estampadas – O exagero vence e agora é a hora de abusar das estampas e das cores tudo junto e ao mesmo tempo! Curtas – As calças curtas voltam com tudo e ficam ótimas, quando combinadas com sapatilhas e scarpim; Bordadas – O bordado invade as peças menos óbvias e deixam as calças mais sofisticadas;

119


Muitas Felicidades, Muitos Anos de Vida! O pequeno e gracioso Francisco Benatti Murad Balduino (kiko), comemora o seu

Primeiro Aninho.

120

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


01

121 02

03 Fotos: Rivian Dias

01-Os pais: Cesar Rodrigues Balduino Neto e Maila Murad. 02-Os av贸s paternos Izabel e Waldir Balduino. 03-Os av贸s maternos Solange e Selin Murad.


04

05

06


07

08

09

10

O

medico Dr. Waldir Alves Balduino e sua esposa Izabel Cristina de Araújo Balduino receberam em sua residência em Rondonópolis no dia 30 de abril, familiares e amigos para a festa de aniversário do primeiro aninho do neto Francisco Benatti Murad Balduino (Kiko). O filho do casal Cesar Rodrigues Balduino, e a nora Maila Murad, pais do pequeno Kiko e também médicos e já Fotos: Rivian Dias clinicando em Rondonópolis, ficaram felizes com a dedicação dos avós e principalmente pelo primeiro 04-Familia Murad: Maria Julia, Laura, Solange, Maila e Mora. 05-Flavio Vieira, Roberio Santana, Marcella Balduino e Maiara. ano do baby. 06-Vovô Selin e Vovô Waldir. 07-Maria Luiza, Maria Julia, Gabriela Vilela, Laura, Eduardo Giraldi, Cesar Balduino, Daniel Filho e Daniel Vilela. 08-Angelita, Fabio Vilela, Maria Luiza, Cesar, Melissa Giraldi, Eduardo e Paulo. 09-Laura Murad, Carlos Romeu, Maria Julia, Camilla Balduino. 10-Michael, Giovanna, Teovanna, Maria Julia, Stefania, Maria Luiza e Rafael Rocha.


11

13

12

124 14 Fotos: Rivian Dias

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


15

17

16

18

125 11-Familia Balduino: Bisav贸 Leticia Araujo, Carlos Romeu, Maria Julia, Camilla, Isabel,waldir, Cesar, Bisav贸 Valdetina, Marcella e Flavio Vieira. 12-Moira, Selin Murad, Solange Murad e Laura. 13-Maila, Moira e Solange. 14-Av贸s Corujas. 15-Bisa Valdetina, Ecia Santana, Claudio Farias, Bisav么 Cesar Balduino, Claudecia Santana, Bisa Leticia Araujo. 16-Dinda Salmia, Cleusa Viana e Moira. 17-Jose Souza, Michael, Teovanna, Ricardo Romano e Sandra Araujo. 18-Maria Luiza, Stefania, Fabio Vilela, Daniel Vilela, Deise Vilela, Ana Paola, Waldir, Regina Celia, Sonia Vilela e Walmir Balduino.


Gerenciando o

Capital Humano de

uma Organização

Análises Por: Elizandra Schneider

A

as opiniões divergentes, diferentes s organizações são feitas resultado uma imagem de empresa formas de pensar e agir, enfim que de departamentos, de vencompetitiva, focada nos resultados, saibam lidar com heterogeneidades. das, compras, financeiro, na excelência, no servir o cliente O capital humano de qualquer logística, marketing, também de da melhor maneira, conhecedora organização é o principal ativo, o recursos materiais, financeiros, mas do seus pontos fortes e fracos, do bem intangível com maior valor, principalmente de pessoas, de capiseu lugar, posicionamento no merpois é por meio destas pessoas que tal humano, que deve ser gerenciacado, lucrativa e o mais importante os objetivos propostos são persedo, acompanhado sempre de perto, mantendo boas práticas, iniciativas, guidos, como também o foco na para que além de absorver, assimiconquistando cada vez mais seu melhoria contínua, do aprendizado, lar boas informações, espaço, mais clientes, ou seja, conhecimento novos mercados e criantácito, também disse- “Cuide para que as pessoas interajam umas do, inovando na forma mine, externalise, torne de fazer. o aprendizado explícito com as outras, que sejam focadas não só em a toda a organização, o Transforme a sua metas e resultados, mas também em fazer equipe, ofereça ferraque não é nada fácil de se executar. mentas para realizarem Cuide para que tudo com excelência, amparadas em critérios bem o seu trabalho, as pessoas interajam mantenha-se sempre da gestão da qualidade.. ” umas com as outras, aberto a sugestões e que sejam focadas não críticas, crie momentos da experiência adquirida ao longo só em metas e resultados, mas tamdiários para descontração, motivedos anos. bém em fazer tudo com excelência, -os, faça do trabalho uma atividaamparadas em critérios da gestão de prazerosa, retenha talentos, será Uma empresa é o retrato fiel do da qualidade e nas mais modernas muito bom para você como gerente, que é o seu corpo de colaboradores, formas de administrar tempo, recurpara a empresa de forma sistêmica se tem um plantel treinado, motivasos, projetos e principalmente que e para todos os colaboradores. do, capacitado, pensando sempre saibam conviver com as diversidaFonte: http://www.administradores.com.br, Valter Abreu em contribuir, agregar, terá como des dos outros membros da equipe,

Todos os seres humanos passam por épocas de crises. A morte dos pais, crises financeiras e amorosas , doenças na família etc., podem ser superadas mais facilmente com pequenos atos, palavras e ações diárias, surgem sentimentos e emoções que formam a base de poderosos vínculos entre os líderes e seus liderados

126

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Dicas para melhorar o relacionamento e o desempenho do seu Colaborador Faça reuniões com sua equipe pelo menos uma vez por mês, reúna a equipe para trocar idéias, falar de experiências, melhorar os pontos fracos e manter os pontos fortes de sua empresa.


Elogie Sempre Elogie, ensine, demonstre preocupação e atenção. Agradeça sempre pelas tarefas bem realizadas, mesmo sendo um dever do seu colaborador, Um “muito obrigado” é estimulante e significa uma diferença enorme. Se o cliente elogiar a empresa, compartilhe com a equipe. Tenha sempre em mente que os colaboradores são seus principais aliados na busca do sucesso, ninguém consegue fazer uma empresa chegar ao topo sozinho, se você não investe nos colaboradores, você se arrisca a perder seus talentos para a concorrência.

Melhore a comunicação de sua empresa São diversos os meios que as empresas podem utilizar para implantar seu sistema de comunicação para os colaboradores. Os mais utilizados dependendo da quantidade de colaboradores são jornais, revistas, informativos, Manual do colaborador, emails, mural e vídeos. Todo esse esforço visa aumentar o comprometimento em suas atividades diárias que refletem diretamente na relação da empresa com o cliente ou com o consumidor.

Incentive Cursos Ofereça cursos de desenvolvimento profissional para contribuir o aperfeiçoamento das competências e habilidades de cada colaborador é garantir uma prestação de serviço com qualidade e eficiência, pense nisso!

Gostou das dicas? O que acha de praticá-las? Elizandra Schneider Formada em Administração de empresas, Consultora Organizacional, especialista em Marketing e Gestão de pessoas. Email: elizandra@revistagold.com.br

(66)9907-3655

127


Coquetel de Apresentação da Revista Gold em Sorriso

128 Transporte VIP aos convidados

Diretor Golther Carlos discursando.

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


N

Golther com sua esposa Debora Fogliatto e a filha Larah.

Fotos: Foto Revelação

o mês de abril, a Revista Gold promoveu um coquetel na cidade que é a maior produtora de grãos do Brasil. Sorriso é responsável por mais de 2% da safra nacional e por 17% da produção do estado do Mato Grosso. É uma das melhores cidades do Brasil entre 50.000 e 100.000 habitantes para viver e trabalhar. O evento foi realizado no Bistrô do Valle que faz parte da estrutura do Eco Resort Valle das Águas e teve a participação de algumas das personalidades empresariais e sociais da cidade. O evento faz parte das diversas ações que a Gold vem realizando para comemorar os seis anos de atuação que, além de criar uma interatividade entre a sociedade, está consolidando sua marca cada vez mais no mercado.

129 Cerimonialista Elton.


Elizandra Schneider e Valquiria Raiter

Rauane Tebaldi e Cristiano Raiter Junior. Aurelio Kiramoto e Thais Calminatti

Elizandra Schneider e Jose Octavio Chris D’ Avila

Thaina Raiter e Diego Dall’ Igna

Marli Segsttater e Elias Maciel

Aline Berno; Marilene De Godoi e Cristiane Chiapetti

Rosane Bortoli e Marineiva Hoffmann


Michel Saab, Simone, Adelina e Cleide Dantas

Ana Paula Calminatti e Regis Montagna

Francis Dal Molin e Valter Merquides

Anelise Salton e Adalberto Donato

Ione Carvalho e Ilone Zanella

Natalina e Ana

Marco Aurelio e Elizabeth Parzianello

Elisa Galvan

Lucas Stuani e Larissa Iná Gramkow

Selma Pereira e Rodrigo Machado

Fotos: Foto Revelação


Christian e Mayara

Ana Julia e Tania Whitaker

Dr. Lynton Moretti e Adelina Evangelista

Jota Junior

Carla Pianesso e Adriana Pilotti

Luciano Preima e Vania Raiter

Nara Cardoso; Fabiana Moraes; Maria Tereza; Suelen Kamphorst; Ayala Candido

Jocelaine Manfio e Nevio Manfio

132

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


Rodrigo Veneziani e Simone Gomes

Vera Lucia e Porfirio Cohen

Adivane Magnabosco e Franciele Casarin

Leticia, Marcio, Clesiane e Hellen

Fernando Paiva e Dudy Paiva

Gilmar Ribas e Adriana Buffon

Juliane Pinho e Wagner Lisboa

133 Paulo dos Reis e Luciane Nichele

Veja mais fotos em: www.revistagold.com.br Mรกrcia Fernanda; Waleska Reis e Camille Fracasso


134

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


135


136

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19



Frases Essencial é para a fé não ver e crer no que não se vê. (Louis Bourdaloue)

Você perde 100% dos tiros que você nunca dá. (Wayne Gretzky)

Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior. (Roberto Simonse)

Todos que tomam banho já tiveram uma idéia. A pessoa que sai do banho, se seca, e faz alguma coisa em relação à idéia é a que faz a diferença. (Nolan Bushnell)

O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem.; (Provérbios 19:8) Tenho certeza que você disse isso milhares de vezes: Você nunca saberá o que pode fazer até que você tente. No entanto, a triste verdade é que a maioria das pessoas nunca tenta nada até que elas saibam que elas conseguem fazer. (Bob Proctor) Somos tão fúteis que nos importamos mesmo com a opinião daqueles que não nos importam. (Marie von Ebner-Eschenbach)

A bajulação é a moeda falsa que só circula por causa da vaidade humana. (Autor Desconhecido)

O criador não dá a você o desejo de fazer o que você não têm capacidade para fazer. (Orison S. Marden)

Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si, um desejo, um sonho, uma visão.. (Muhammad Ali)

Deus lhe deu um presente de 86.400 segundos hoje. Você usou um para dizer obrigado? (William Arthur Ward)

As pessoas estão sempre culpando suas circunstâncias pelo que elas são. Eu não acredito em circunstâncias. As pessoas que progridem são as pessoas que se levantam e procuram pelas circunstâncias que elas querem, e, se elas não conseguem encontrá-las, elas as fazem. (George Bernard Shaw) A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou. (Karl Kraus) O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior. (Abraham Lincoln) |

A Bíblia é um livro para ser acreditado pelo cego e não discutido. (Stendhal) Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. (2 Timóteo 1:13)

Uma mulher leva vinte anos para fazer do seu filho um homem, outra mulher, vinte minutos para fazer dele um tolo. (Helen Rowland)

Revista Gold

Os homens que tentam fazer algo e falham são infinitamente melhores do que aqueles que tentam fazer nada e conseguem. (Lloyd Jones)

Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo e não se compara ou compete, todo mundo te respeitará. (Lao-Tsé)

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. (Salmos 42:11)

138

Se a dúvida está te desafiando e você não agir, as dúvidas crescerão. Desafie as dúvidas com ação e você crescerá. Dúvida e ação são incompatíveis.. (John Kanary)

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

O trabalho paga as dívidas; o desespero aumenta-as. (Benjamin Franklin) Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo. (Henry Ford) Ter coragem não é algo que requeira qualificações excepcionais, fórmulas mágicas ou combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que, mais cedo ou mais tarde, é apresentada para cada um de nós. (John F. Kennedy) As dificuldades crescem à medida que nos aproximamos do nosso objetivo. (Johan Wolfgang Von Goethe) Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)


139


Volkswagen do Brasil, uma história de sucesso

Curiosidades

Volkswagen tem 59 anos de Brasil. Essa história de sucesso teve início em um pequeno galpão alugado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com apenas 12 funcionários. Apenas seis anos depois, em 18 de novembro de 1959, a empresa já inaugurava a unidade Anchieta, com a participação do então presidente Juscelino Kubistchek. Em 1976, a Volkswagen iniciou a operação da fábrica de Taubaté, erguida com o propósito de produzir o Gol, carro mais vendido há 25 anos consecutivos. Vinte anos depois, em 1996, a empresa inaugurou a fábrica de São Carlos, uma das três maiores produtoras de motores do Grupo Volkswagen no mundo. E, em 1999, iniciou a operação da moderna unidade de São José dos Pinhais.

A

• Maior fabricante de veículos do País

• Maior linha de produtos do mercado nacional (22 modelos entre nacionais e importados). • Terceira maior operação do Grupo (1ª é a China e 2ª é a Alemanha) • Única montadora a operar no País com quatro fábricas, uma delas exclusiva para a produção de motores • Maior exportadora do setor automotivo do País • Marca de veículos mais lembrada (Top of Mind) • Recebe cerca de 50 visitas por ano de grupos estrangeiros para conhecer a tecnologia Total Flex • Primeira montadora do país a utilizar freios ABS (1992) • Pioneira na utilização de injeção eletrônica de combustível (1988) • Pioneira no lançamento de motor 1.0 16 válvulas (1997) • Primeira montadora brasileira a ter um centro de desenvolvimento, pesquisa e design • Primeira montadora a ter um centro técnico de crash-tests no País • Primeira a lançar uma station wagon 4 portas (Quantum, em 1985) • Primeira montadora a realizar o teste de odores para peças de acabamento interno do veículo, com padrão mundial (1998) • Primeira no Brasil a utilizar prensas robotizadas para peças de estamparia • Única montadora a ter uma ferramentaria própria com mais de 50 anos de atividades

Um dos logos mais famosos do mundo. 140

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

• Primeira fabricante a utilizar a fibra de curauá (planta da família do abacaxi) em peças de acabamento dos veículos • Pioneira na utilização de solda a laser na produção de veículos no Brasil • Primeira fábrica da América Latina a obter a certificação ISO 9002 (Taubaté, em 1993) • Primeira unidade do Grupo Volkswagen fora da Europa a conseguir a ISO 14001 (fábrica de motores em São Carlos ) • Maior empregadora do setor: 24 mil empregados no Brasil • Primeira montadora a aderir às iniciativas para eliminar o trabalho infantil na cadeia produtiva do setor automobilístico, em 1996 • Primeira a estabelecer um acordo histórico de flexibilização da jornada de trabalho, visando a preservação de empregos (1998) • Mantém um programa de incentivo às ideías de empregados, o Geração de Idéias, que já trouxe uma economia de R$ 262 milhões em produtos e processos, desde 2001 • Primeira empresa brasileira a incluir um programa de atendimento domiciliar no plano de saúde dos empregados, o Home Care • Pioneira no lançamento de um programa de atendimento aos portadores HIV positivo - o Aids Care, premiado pela ONU • Primeiro Fusca nacional foi produzido em 1959 • Iniciou em 1973 a produção da Brasília, que vendeu 930.160 unidades nos nove anos em que esteve no mercado

O Passado. Desde os primeiros tempos da Volkswagen, o logo com a letras V e W juntas dentro de uma “bolacha”, foi o símbolo da DAF (Deutsche Arbeitsfront), um tipo de sindicato da antiga fábrica Volkswagen GmbH. Este logo foi registrado em 1938. O logotipo “cruzado” da Volkswagen foi registrado em outubro de 1948 no Departamento Alemão de Patentes em Munique e, desde então, tem sido usado em diferentes variantes. Já foi levemente modificado, preto no branco, mais tarde azul no branco ou branco no preto ou azul. Em 2000 foi feita uma adaptação tridimensional. Após a 2ª Guerra a companhia foi tomada pelos ingleses. O Major britânico Ivan Hirst decidiu que a partir de 1945 a “bolacha” com as letras V e W deveria ser o logo oficial da Volkswagen. Até hoje o criador deste logo é desconhecido. O Presente e o Futuro. O logo da Volkswagen também foi envolvido por muitas décadas e adaptado

continuamente às necessidades da marca e suas possibilidades técnicas. Essa contínua evolução continuou até 2000. A atual versão do logo da Volkswagen é usada desde então. Sua aparência tridimensional está em linha com os mais altos padrões da marca, sem perder sua familiaridade, desde 2000. A cor azul foi fortemente moldada à identidade da marca Volkswagen. Hoje é considerada por muitas pessoas como “a cor Volkswagen”. Ao lado do cinza metálico, o azul usado no logo Volkswagen é uma das cores primárias da marca. É reconhecida como amigável, essencial e inovadora - características com as quais a marca se identifica estreitamente. A Volkswagen do Brasil é uma fabricante de veículos de alto volume orientada para a qualidade, satisfação do cliente, inovação e responsabilidade socioambiental. Concentrando seus esforços em agregar valor aos acionistas, colaboradores, clientes, concessionários, fornecedores e à sociedade. Fonte e fotos: http://www.vw.com.br


141


Comportamento

Equilíbrio emocional é preciso! E

m meio ao mundo em que vivemos, torna-se de fundamental importância ter a consciência de que obstáculos sempre existirão. Sem estes, talvez a vida não tivesse o menor sentido; porém, devemos ter a sabedoria de conduzi-los e resolvê-los, mantendo certo equilíbrio emocional, para assim conseguirmos enxergar uma “luz no final do túnel”, buscando desta forma, meios para solucioná-los. É decisivo perceber que, se o profissional perde o equilíbrio emocional diante dos “entraves” que a vida possa lhe oferecer, além de se sentir sem força interior para enfrentar tais problemas, sua mente estará literalmente bloqueada, impedindo-o de pensar, raciocinar e analisar tal questão; logo, dificilmente, o problema será resolvido. Todavia, é esperado que, mesmo em meio às “tempestades” da vida, seja necessário que o nosso profissional em questão tenha total controle sobre suas ações e reações, pois uma “turbulência” vivenciada pode não apenas lhe abater, mas derrubá-lo, neste mercado marcado pela competitividade. Equivale salientar que, ter a sabedoria de como lidar com os problemas, pessoas, pressões, prazos e metas constituem hoje um grande desafio. Em adição, o profissional do século XXI deverá ter a sabedoria de enxergar a linha tênue que separa a sua vida pessoal da sua vida profissional e assim tentar a todo custo manter o equilíbrio emocional, mesmo em meio ao emaranhado de exigência do mercado. Procedendo assim, ele evitará futuros transtornos no que tange à sua saúde, pois sabemos que o ser humano é um ser bio-psico-social. Pensando assim, sua saúde dependerá não somente de seu estado físico, mas dependerá e muito do equilíbrio entre o seu pensamento e do seu estado emocional. Diante do exposto, torna-se imprescindível que o profissional dedique um tempo para meditar e analisar a situação em que se encontra. Desta maneira, alcançará não somente o autocontrole, mas tomará consciência da verdadeira situação, sem fazer

142

“tempestades em copos d’água”; por conseguinte, descobrirá com tamanha facilidade o caminho que os conduzirá à resolução dos problemas vivenciados. Fundamental é fazer um trabalho de imersão, de forma a repensar a situação vivenciada para identificar as possíveis falhas, reconhecer e identificar os possíveis erros e acertos, tornando esta postura de certo modo obrigatória quando se deseja saber não somente qual o caminho a percorrer, mas principalmente, onde, quando, como e o porquê do caminhar. Esta reflexão permite ao profissional um direcionamento bem como a realização de um planejamento e projeção do que se deseja implementar. Isto posto, é importante compreender que autocontrole e maturidade andam de mãos dadas. Todos os nossos comportamentos e atitudes são norteados pelo autocontrole quando se tem certa maturidade; logo, obtém-se o equilíbrio emocional em meio a quaisquer circunstâncias da vida. É sabido que, quando o profissional se encontra em meio a uma turbulência, tende a se desesperar e a incorporar uma autoimagem negativa, com uma visão de mundo, além de extremamente sombria, pessimista. No entanto, é importante salientar que esta negatividade tende a contribuir somente para conduzi-lo a um verdadeiro caos. Desse modo, a saída será ter uma visão realista, encarando a vida e com total equilíbrio emocional, sendo muitas vezes até nocauteado, mas acima de tudo autoconfiante, procurando fazer de cada entrave

um degrau para sua subida, retirando assim grandes lições de tudo que lhe acontece, não se deixando abater pelos acontecimentos inesperados e tidos inicialmente como ruins. Resta então claramente demonstrado, que competência profissional sem equilíbrio emocional, não é satisfatória para o mercado de trabalho. Há que se prezar pelo equilíbrio emocional se é desejo pelo menos sobreviver em meio à selvageria deste mercado atual. Destarte, enfatizamos dizer que seu sucesso profissional, além de sua capacidade intelectual, está atrelado ao seu equilíbrio emocional. A maturidade, o autocontrole, o autoconhecimento, a empatia, a simpatia, a autopercepção, a sensibilidade, o equilíbrio emocional, a capacidade de se adaptar, a capacidade de não apenas saber lidar com as pessoas, mas de saber liderar, saber trabalhar em equipe, são características que merecem destaque em qualquer profissional do século XXI. Por fim, ressaltamos que o profissional que possui equilíbrio emocional sabe muito bem administrar suas emoções, e de forma otimista atua como um verdadeiro intraempreendedor, trabalhando na empresa do outro como se a empresa fosse sua, tendo muita iniciativa e entusiasmo em sua função, contribuindo sobremaneira para com o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Fonte e foto: webartigos.com - Marizete Furbino.

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


Niver de 1 ano da Bela

Luiza Raphaela

Luiza com o pai Thiago Carlos, a avó Célia Mária, a priminha Larah e os tios Golther Carlos e Debora Fogliatto

Com o pai Coruja

A

Palhaço Furreka animando a criançada O primo José Carlos Ferreira Neto e os tios Luiz Henrique e Alessandra Carlos

Fotos: Josué Pereira

pequena e bela Luiza Raphaela recebeu uma linda festa para comemorar seu primeiro aninho. O aniversário aconteceu no dia 24 de junho espaço do Ideias Kid’s Buffet onde recebeu familiares e amiguinhos para brincar e celebrar.


Vá de Bermuda

Entre na moda do

V

ersáteis, as bermudas podem ser usadas tanto durante o dia quanto à noite, em produções chiques ou despojadas. A moda das pernas de fora pegou. Seja no inverno - em parceria com meias-calças e botas - ou no verão, lindos modelos circulam pelas ruas. Conheça algumas regrinhas importantes para não errar na escolha! Para quem quer criar um look elegante, as bermudas de alfaiataria são perfeitas. Nos dias de temperatura amena, use com meia-calça grossa e botas. Porém, se a ideia é investir em uma única peça, a bermuda jeans é a melhor opção. Para as mais modernas, vale apostar no modelo rasgado, desfiado. Já as clássicas ficam bem com o jeans escuro, mais comportado, com um corte tradicional. Pode ser usada com camisa acinturada e um lindo cinto. A bermuda está liberada para mulheres de todas as idades. Quem tem as pernas grossas e está acima do peso fica bem com modelos mais compridos, em cores escuras ou estampas discretas e miúdas. E o contrário também vale: para engrossar as pernas, use tecidos claros ou estampas graúdas. É importante, ainda, saber onde usar a bermuda. Nos finais de semana, use à vontade. No entanto, no trabalho, ela pode ser usada apenas se o ambiente for informal. Nesse caso, invista em modelos compridos, combinados com camisa e blazer. Já na balada, com uma regata de seda ou paetês, fica maravilhosa.

Color Block!

O

color block (bloco de cores) dá origem a looks vibrantes e alegres e pode ser adotado tanto nas roupas como nos acessórios, conferindo um toque especial. É importante saber combinar os tons, para obter uma produção equilibrada. Quer investir nessa tendência sem medo de errar? - Aposte em tons bem vivos e combine-os com peças nudes ou brancas. - Modere no colorido: misture duas ou, no máximo, três cores em uma mesma produção. - Quando usar cores fortes no dia a dia, escolha tecidos opacos para não exagerar. - Combine peças clássicas, como a calça de alfaiataria preta, com blazer colorido e marcante, para um look moderno. - Opte por tonalidades opostas, como o vermelho e o verde ou o laranja e o azul, para um visual ousado. Porém, prefira as análogas (vizinhas no círculo das cores, que têm uma cor-base em comum), por exemplo, o vermelho e o laranja ou o roxo e o violeta, se quiser um resultado mais discreto. - Se a ideia é ir devagar nessa tendência, opte por uma camiseta vibrante com a calça jeans. Ou combine uma saia de seda, brilhante e colorida, com uma camiseta de algodão branca. - Quem não costuma usar roupas coloridas, pode investir nos acessórios, como faixas, sapatos neons ou bolsas-carteiras. O vestido branco fica lindo com uma sandália pink ou com uma bolsa alaranjada, por exemplo. - Para um visual arrojado, em grandes ocasiões, escolha peças em tecidos brilhantes, feitas em tafetá, cetim ou seda. - À noite, use e abuse dos chamativos, mas, ainda assim, tenha cuidado. Não precisa usar todas as peças coloridas. Crie sobreposições com tonalidades neutras para uma produção elegante e moderna.

Fonte: www.portalvital.com

Moda Feminina


145 Sinop - MT Unique Shopping Parauapebas - PA Lucas do Rio Verde - MT Shopping Pรกtio Marabรก - PA - (Breve)


Moda masculina

Como combinar as meias? Seguindo algumas regras simples, você evita facilmente os erros. A meia deve dar a sensação de alongamento da perna. Assim, ela deve seguir o tom da calça ou do sapato. É importante, também, que ela combine com o estilo da produção. Em outras palavras: para o look esportivo, a meia deverá, sim, ser branca e esportiva.

Foto: www.tendencias.com.br

N

a hora de se vestir, você fica em dúvida sobre qual meia usar? Afinal, ela deve combinar com o sapato ou com a calça? Prepare-se: agora, você vai aprender de uma vez por todas qual modelo e cor ideais para cada estilo e produção!

E atenção: esse modelo fica bem apenas com tênis, jamais com calçado social ou com mocassim. Ao usá-la com bermuda esporte, não estique nem abaixe demais, ou seja, deixe-a o mais natural possível. Mas se a bermuda for de sarja, opte pelo mocassim e, nesse caso, não use meias. Já nas roupas casuais, como o jeans, por exemplo, é o tipo e a cor do calçado que vão determinar a escolha do tom da meia. Se usar sapato preto,

F Bolsas para eles

oi-se o tempo em que as bolsas eram usadas apenas por mulheres. Nos últimos anos, esses acessórios têm invadido a moda masculina e conquistado um espaço cada vez maior entre os homens. Para um visual bacana, é preciso escolher um modelo que combine com seu estilo e tipo físico.

Fashion e prática As bolsas masculinas surgiram como uma grande aliada para carregar aqueles objetos que fazem parte do seu dia a dia – celular, chaves, óculos, carteira e afins. Graças à sua praticidade, elas se firmaram no mundo fashion. Agora, são presença constante tanto nas ruas quanto nos desfiles de moda. Com a aprovação dos estilistas, as man bags deixam de ser apenas um utilitário e surgem como opção para arrematar o visual masculino.

146

Combine com a ocasião Versáteis, as bolsas masculinas permitem inúmeras combinações. A

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

ela deve ser preta - o que também vale para as demais cores. Nos dias frios, prefira as meias de lã, que ficam ótimas com abotinados de couro ou camurça. Nos dias quentes, por sua vez, escolha as de algodão, que permitem que seu pé respire melhor. Para o estilo social ficar harmonioso e elegante, o ideal é que a cor do calçado não seja muito diferente da cor do terno. Isso ajuda na combinação da meia, que deve ser um elo entre o sapato e a calça. Para facilitar a produção, as meias e os calçados pretos são a melhor opção, pois ficam bem com praticamente todas as cores de calças, exceto as brancas e bege-claras. Em relação ao comprimento, adote o modelo ¾, para que, ao cruzar as pernas – situação em que a barra da calça levanta um pouco - a canela não fique exposta. bolsa carteiro é perfeita para o homem moderno, que precisa carregar muitos objetos. Vai bem com terno, calça e blazer ou até mesmo jeans e camisa. Já as grandes, de mão, são indicadas para um look mais casual e combinam com jeans, bermudas em tecido leve, calça de sarja ou brim. Os modelos rígidos, estilo pasta, são ideais para os homens clássicos, executivos. Perfeitas para o ambiente de trabalho, vão bem com terno e gravata. Já as do tipo mochila são boas para os homens esportistas, casuais e bem descolados. Podem ser usadas com bermuda ou calça esporte. Fonte: www.portalvital.com



Decoração e Design

Decoração de terraços e varandas O

terraço é um lugar onde pode facilmente estar confortável e esquecer os problemas do dia, desfrutando da companhia da sua família. No terraço ou varanda, pode criar uma atmosfera única de relaxamento e prazer. A maioria de nós possui o desafio de decoração de terraços e varandas pequenas, pois os apartamentos não possuem muito espaço paravarandas. Mas independentemente do tamanho, o terraço é um dos lugares mais encantadores da casa, embora muitas vezes ignorado. Assim como a decoração da casa, a decoração do terraço tem alguns truques que a podem tornam num tesouro verdadeiramente especial para o lar. Na decoração de terraços e varandas o primeiro truque a usar é adicionar-lhe um pouco de natureza. Se vive num clima próprio para plantas coloque alguns canteiros, mas lembre-se de que elas crescem e dão sombra. Se não quer lidar com flores e plantas, há uma alternativa – talos de bambu. Quando mantidos num vaso transparente com água, a decoração de bambu mantém um espaço de luz aberto no seu terraço. • Use tecido na decoração do seu terraço ou varanda. Adornar com generosas almofadas garante que o assento é tão confortável ao sentar, como ao olhar. Adicione almofadas em cores naturais, que podem ser listradas. • A simetria é a chave de muitos terraços. Organize bem o espaço disponível, onde canteiros, flores e mobiliário, garantam um aspeto fresco e contemporâneo. • Crie um espaço de refeições ao ar livre para jantar à noite, recorrendo a velas e utilizando a iluminação de forma inteligente (por exemplo, colocando lâmpadas por trás dos canteiros) para criar uma boa atmosférica noturna. • Adicione um toldo suspenso sobre o terraço, para fornecer sombra e criar uma atmosfera íntima para relaxar com amigos e familiares. • Misture acessórios coloridos. Com-

148

bine diferentes cores contrastantes nos diversos elementos da decoração do terraço. • Opte por canteiros e decks. Num jardim urbano, os canteiros funcionam melhor que só vasos. O uso de decks na decoração, em madeira, forma uma superfície prática e apelativa. • Uma mesa rústica de ferro forjado com cadeiras, pode criar um espaço de jantar único e atraente. • Se possuir espaço pode decorar com uma mesa de aço inoxidável com churrasqueira integrada, para uma experiência de jantar, moderna. • Uso acessórios de forma inteligente. Almofadas e louças são acessórios inteligentes para criar a ilusão de uma sala mobilada, tecidos brilhantes dão textura e conforto para o terraço. Fonte: www.decoracaointeriores.org

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


149


Sony traz ao Brasil óculos virtual que exibe imagem em 3D

Tecnologia

O ‘Display Pessoal 3D’ é uma espécie de ‘óculos virtual’ que exibe imagens em 3D para o usuário. A Sony anunciou que trará o produto ao Brasil, mas ainda não revelou a data exata ou os preços. Segundo a empresa, o ‘óculos’ funciona com duas telas de OLED de 0,7 polegada e um fone de ouvido acoplado

Linha Xperia ganha três novos smartphones com

Android

A

linha de smartphones Xperia ganhou três novos aparelhos com o sistema Android, segundo anúncio feito pela Sony, Xperia S, Xperia P e Xperia U, por preços que vão de R$ 900 a R$ 1.800. Os três serão vendidos com Android 2.3, mas a companhia prevê atualização para o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich). O aparelho mais completo é o Xperia S (R$ 1.800), que funciona com processador de dois núcleos de 1,5 GHz, tela HD de 4,3 polegadas, câmera de 12 MP e tem 32 Gbytes de memória interna. Já o Xperia P (R$ 1.400) tem processador de dois núcleos de 1GHz, tela

de 4 polegadas, câmera de 8 MP e 16 Gbytes de memória. Os dois aparelhos são equipados com a tecnologia NFC, que permite que o celular faça troca de dados ao se aproximar de um outro produto ou de uma base. Uma das grandes aplicações previstas para a NFC é para fazer o pagamento de contas ao apenas aproximar o smartphone de uma base específica localizada nos estabelecimentos. O Xperia U (R$ 900) é o aparelho mais simples, com tela de 3,5 polegadas, processador de dois núcleos de 1 GHz, câmera de 5 Mpixels e gravação em HD. O aparelho também está disponível com ponteiras coloridas.

MP3 e MP4 A Sony também anunciou uma ampliação em sua linha de aparelhos MP3 e MP4. Os dois novos aparelhos de MP3 anunciados têm preços que vão de R$ 200 (o NWZ-B172F) a R$ 300 (o NWZ-W262).

150

De acordo com a empresa, um dos destaques do NWZ-B172F é sua capacidade de executar 90 minutos de música após apenas três minutos de carga. Já o NWZ-W262 é voltado para os esportistas e tem capacidade de 470 músicas.

Fonte: G1.globo.com(Foto: Divulgação)

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


151


Beleza

Óleo de Argan faz maravilhas por seu cabelo E

xtraído das sementes de Argan Spinosa, árvore típica de uma região montanhosa do sul de Marrocos, o óleo de Argan – também chamado de Ouro do Marrocos ou MorrocanOil – há tempos já era conhecido como produto indicado para o tratamento das unhas e da pele. Mas ele virou febre mesmo quando foram descobertos os benefícios incríveis que ele proporciona para a beleza e a saúde do cabelo. A partir daí, tornou-se o queridinho de grandes cabeleireiros e de estrelas pelo mundo afora.

Acerte no

Um líquido precioso

O óleo de Argan é um poderoso hidratante e antioxidante natural, muito eficiente no fortalecimento da fibra capilar. Rico em ácidos graxos essenciais, além de vitaminas D e E, ele é absorvido instantaneamente, evitando que os fios fiquem com aspecto gorduroso. Por isso, pode ser usado até mesmo nos oleosos, sem deixá-los pesados. Outra vantagem deste ingrediente é que ele fecha as cutículas capilares, devolvendo o brilho, a maciez e o balanço natural, eliminando o frizz e diminuindo o volume. O óleo de Argan tem propriedades hidrofóbicas, ou seja, repele a água. Assim, mesmo nos dias chuvosos, você fica livre dos arrepiados.

Perfume.

E

152

star perfumado é uma delícia. E sermos reconhecidos pelo aroma que usamos, é melhor ainda. No entanto, ao exagerar na dose, o perfume pode incomodar - e muito! Por isso, é importante usar o bom senso e seguir algumas regrinhas, tanto para escolher a fragrância como na hora da aplicação. Selecione com cuidado “À noite, opte pelos aromas densos, com notas de madeiras, flores nobres ou ‘gourmets’, como chocolate e baunilha. Durante o dia, use as colônias leves e suaves, à base de lavanda, alecrim, laranja, bergamota ou limão”, sugere Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora do livro Brasilessência: a cultura do perfume. O clima é outro fator que deve ser consi-

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

derado ao escolher a sua fragrância. “No calor, os aromas leves, como os florais, frutais, as lavandas, os cítricos e até mesmo os unissex, vão bem. Já o frio permite o uso dos mais encorpados e quentes, como os amadeirados e orientais”, aconselha Renata. Sem erros na aplicação - “Dê borrifadas em pontos de alta vascularização, como pescoço, atrás da orelha

e nos pulsos. Se preferir, coloque um pouco na palma das mãos e espalhe rapidamente pelo corpo”, ensina Renata. - Não aplique em roupas: o odor do tecido se mistura ao da fragrância, alterando o resultado - além de haver o risco de manchar a peça. - Fuja dos aromas muito fortes, que podem incomodar as outras pessoas e até causar dor de cabeça e enjoo. - Na academia, evite os doces. Opte pelas lavandas ou pelos frescos e cítricos. - “Não misture o perfume com desodorantes, cremes ou loções com cheiro diferente”, alerta Renata. - Na entrevista de emprego, aposte nos florais suaves ou nos cítricos. - Evite se perfumar para ir à praia ou à piscina. Em contato com a radiação solar, o produto pode manchar a pele. - Mantenha a embalagem longe da luz, umidade e calor. Sem contato com o ar, ou seja, lacrado, pode durar anos. Uma vez aberto, porém, inicia-se um processo de deterioração. Fonte: www.portalvital.com


153


Arquitetura e Construção

Jardins Plantas de fácil cultivo para quem năo tem muito tempo livre

M

esmo na correria é possível ter um lindo jardim em casa. Basta escolher plantas que não exijam muitos cuidados. Engana-se quem imagina que todas as plantas dão muito trabalho para serem cuidadas. Algumas espécies, como a espada-de-São-Jorge e a ripsális resistem bem à intensa insolação e podem ser boas alternativas para quem adora um espaço verde, mas não para em casa. “Árvores e palmeiras no jardim também não exigem tanto trabalho. Elas precisam de água somente na ausência de chuva e de adubo uma vez por ano”, diz Maier Gilbert, paisagista e agrônomo. Quando a ideia for plantar em vasos, os especialistas alertam para o tamanho da planta, já que quanto menor, menos reservas de água e de nutrientes ela terá e mais trabalhoso será o cultivo. “No geral, isso também vale para o tamanho do vaso, pois os maiores oferecem grande quantidade

Fonte: http://delas.ig.com.br

154

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

de reservas”, afirma Christiane Roncato, paisagista. Fazer o cultivo em vasos de espécies como as palmeiras ráfis e chamaedórea e as plantas zamioculca e pacová pode ser uma boa alternativa para quem dispensa trabalho. A vantagem destas plantas é que não exigem muita luz e nem precisam ser regadas diariamente. Outras espécies bastante resistentes são as dracenas e os antúrios, que convivem sem problemas na sombra e não exigem muitos cuidados. Para quem gosta de plantar ervas em casa, Christiane lembra que a hortelã é a espécie que dá menos trabalho. “Ela não precisa de muito sol, porém, deverá ser regada ao menos uma vez por semana”, afirma. A hidrocultura é também uma opção interessante aos muito ocupados. Entre as plantas que se adaptam melhor a esta forma de cultivo estão a comigo-ninguém-pode e pau-d’água, espécies que não precisam ficar diretamente expostas ao sol.


155


Reflexão

O mestre

dos mestres:

Jesus o maior

educador da história.

A

o longo da história, muitas pessoas conseguiram com suas ideias mudar o curso da política, da filosofia, da ciência ou da religião. Houve um homem, no entanto, que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade. Esse homem foi Jesus Cristo e seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. Suas incomparáveis inteligência e personalidade tornaram-no o perfeito ponto de partida para uma investigação sobre o funcionamento da mente e sua surpreendente capacidade de superação. Em ‘O Mestre dos Mestres’, primeiro volume da coleção Análise da Inteligência de Cristo, Augusto Cury faz uma original abordagem da vida desse grande personagem, revelando que sua inteligência era bem mais grandiosa do que imaginamos. Sob o ponto de vista da psicologia, Cury apresenta um fascinante estudo do comportamento de Jesus, iluminando os aspectos mais notáveis de suas atitudes. Quando se esperava que ele

156

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

falasse, ele silenciava; quando se imaginava que ele puniria, perdoava; quando se achava que ele ostentaria seus feitos, mostrava-se humilde. Quando soube que seria preso, em vez de fugir, Jesus entregou-se ao destino e à morte. Ele viu de perto a fome, a miséria e a dor, mas manteve-se firme em seus propósitos. Tamanha era sua capacidade de gerenciar as emoções que, apesar das inúmeras provações por que passou, Jesus tornou-se o símbolo maior da esperança, do amor, da dignidade e da compaixão. Não importam quais sejam suas crenças, sua religião, posição social ou condição financeira, a mensagem de Cristo é universal e fala ao coração de todas as pessoas. “Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar antes de reagir, a expor - e não impor - minhas ideias e a entender que cada pessoa é um ser único no palco da existência. Aprendi com o Mestre da Sensibilidade a navegar nas águas da emoção,

a não ter medo da dor, a procurar um profundo significado para a vida e a perceber que nas coisas mais simples e anônimas se escondem os segredos da felicidade. Aprendi com o Mestre da Vida que viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima. E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer. Aprendi com o Mestre do Amor que a vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão. Por tudo isso Jesus Cristo se tornou, para mim, um Mestre Inesquecível”. Augusto Cury www.augustocury.com.br


O Trauma é a doença do século XXI O

Trauma é a doença do século XXI, e pode ser classificado como uma epidemia que se não forem tomadas medidas eficazes como programas nacionais de prevenção, deverá se transformar em uma tragédia mais intensa nos próximos anos.

quase triplicou de 2008 a 2011, passando mais graves problemas de saúde pública de 912 mil para 2,2 milhões. a ser enfrentado. Gostaria de alertar que, na maioria dos traumas sofridos em um acidente a vítima é acometida com lesões em mais de uma região do corpo, o que definimos como politraumatizado. Nos casos em que a face é acometida. A avaliação de um cirurgião buco maxilo facial tem papel fundamental para diagnostico e tratamento das possíveis fraturas nesta região. Vale salientar que fraturas tratadas tardia ou inadequadamente podem acarretar sequelas graves, muitas vezes irreversíveis tanto no plano estético como funcional.

Fotos: Josué Pereira

No município de Rondonópolis, esta realidade não é diferente, segundo dados da secretaria de trânsito e SAMU no ano de 2011 em nossa cidade de um total de 5451 veículos envolvidos em acidenPodemos definir trauma como um tes 2995 eram motos, 1959 automóveis, evento que provoca uma laceração fun- 240 bicicletas, 203 caminhões, 46 ônibus. cional. E que provocou algum tipo de lesão há Segundo dados do Ministério da Saú- 3549 pacientes e 63 óbitos. de, grande parte destes traumas estão Estes números mostram que em nosrelacionados a acidentes de trânsito e as sa cidade o trânsito foi também a princimotocicletas estão em primeiro lugar nes- pal causa de acidentes e respondeu por te índice. Em Mato Grosso, o custo de in- grande número de internações e óbitos ternações por acidentes com motociclistas no quadro de mortalidade geral, ensejanpagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do a discussão de que se trata de um dos

Dr. Rodrigo Hartmann Atuá Cirurgião Dentista Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo-Facial. CRO-MT 4126

66. 3421-2829 Av. Bandeirantes, 1545 - Centro Rondonópolis - MT


Direitos e Deveres

OAB Colíder

Parabeniza

Mato Grosso

Neste ano de 2012 o Estado de Mato Grosso completou 264 de emancipação, tendo sido desmembrado da capitania de São Paulo em 09 de maio de 1748. A data, esquecida por muitos, deveria ser melhor divulgada e comemorada, afinal este é um Estado que merece nossos cumprimentos.

A

11º Subseção da OAB MT – Colíder aproveita para cumprimentar não só o Estado de Mato Grosso, mas o povo mato-grossense, povo com origens diversas, uns mato-grossenses de nascença, outros de coração, povo que faz deste um lugar único. É graças a este povo diferente, forte, desbravador, empreendedor, inovador, persistente, conquistador, lutador e tantos outros adjetivos que hoje Mato Grosso se destaca sobremaneira. Segundo o Censo de 2010 do IBGE são mais de três milhões de pessoas habitando os 141 municípios e dividindo os 900 mil km quadrados de área. É muita gente, mas ainda é pouco se analisarmos a densidade demográfica que é de apenas 3,36 (hab/ km²), enquanto em São Paulo são 166,25 (hab/km²) e no Rio de Janeiro são 365,23 (hab/km²). Tanta área livre tem motivo de ser. O Estado se destaca por agregar três biomas: o pantanal, cerrado e a floresta amazônica e ainda assim explorar com sustentabilidade a agropecuária. Esta exploração por sinal é feita com tamanha competência que Mato Grosso já é considerado o celeiro do país e, porque não, do mundo.

158

Para se ter uma ideia desta potência basta analisar os números. Na safra 2011/12 mais de 36,5 milhões de toneladas devem ser colhidas no estado, o que corresponde a 23% da

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

produção brasileira. O acréscimo é de 17,3% no volume colhido em relação à safra passada, que alcançou 31,1 milhões de toneladas. No Centro-Oeste, Mato Grosso lidera e deve produzir quase 60% dos grãos da região, sendo os principais arroz, milho e soja. Enquanto nosso estado cresce, segundo o IBGE, a produção do país deverá recuar 0,5% em relação à 2010/11, passando de 160,1 milhões de toneladas para 159,3 milhões de toneladas. Além destas culturas Mato Grosso consolidou-se como maior produtor nacional de algodão e girassol. Destaca-se na produção de feijão e tem o maior rebanho bovino do país com quase 30 milhões de cabeças. Também é um dos maiores produtores de ouro, diamantes, madeira, álcool e biodiesel e é manchete quando o assunto é exportação de seus produtos. Esta imensa produção se reflete em recordes de geração de emprego. No primeiro trimestre de 2012 o estado teve um saldo positivo de quase 20 mil novas vagas, um incremento de 5,3% sobre as vagas do ano passado. E assim como na produção de grãos, enquanto crescemos o país pisa no freio e no mesmo período teve uma queda de 24% na geração de empregos. Entre as profissões mais procuradas está o direito, tanto que hoje a

Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso contabiliza 10 mil profissionais no estado. Uma outra prova de que o estado caminha a passos largos é a história e evolução da OAB MT, que este ano completa 80 anos. Criada em 1932 com a missão de lutar pela democracia, hoje a Seccional continua esta luta erguendo a bandeira da defesa das prerrogativas dos advogados. São 29 subseções em todo estado e 41 comissões temáticas atuando com vigor. Esta atuação é apenas mais um exemplo do trabalho incessante de nosso povo que faz nosso estado ser o que é. Assim, mais uma vez parabenizamos você mato-grossense, de nascimento, de coração e de trabalho, por fazer de Mato Grosso um lugar que só podemos nos orgulhar!

Artigo de Wilson Roberto Maciel, advogado e presidente da 11ª Subseção da OAB de Colíder.


Revista Gold Tornando sua marca cada vez mais forte!

C

om um conjunto de ferramentas que vem tornando a empresa cada vez mais perene e mais competitiva no mercado a Revista Gold realiza mais uma parceria. Além da parceria com a Banca 13 de Maio em Tangará da Serra feita em 2011 agora foi a vez da Banca do Cais em Cáceres. Justamente nesse aspecto competitivo, a empresa vem crescendo e lutando por segmentos do mercado que vem consolidando sua qualidade em oferecer uma dos mais eficazes veículos de comunicação do Estado.

Banca do Cais Praça Barão do Rio Branco Centro (65) 9979-8676 Cáceres- MT

Banca 13 De Maio. Av. Brasil s/n. Em frente ao Colégio 13 de Maio - Centro. (65) 3326-9736 Tangará da Serra-MT

159


Gastronomia

Culinária Mato-grossense Farofa de Banana

A

Possui, em suas receitas, a incorporação de ingredientes exóticos do cerrado, e dentre as mais populares encontramos farofa de banana, paçoca de pilão (matula de fácil manejo e transporte), maria-izabel, pacu assado, frito ou ensopado, abóbora com carne seca, licor de pequi, fruta nativa da região, o furrundu, sobremesa feita com mamão e rapadura de cana. É muito difundido o consumo de guaraná, ralado na hora e substituto do cafezinho, tomado logo pela manhã, ou servido às visitas.

Delícias da cozinha mato-grossense

Foto: http://www.saboresdematogrosso.com.br

culinária mato-grossense é uma das mais tradicionais e típicas do centro-oeste, e sofreu forte influência da culinária indígena, africana, espanhola e portuguesa. O peixe é o alimento mais popular no gosto, especialmente do pantaneiro, mas a carne bovina em abundância também é muito usada nas mesas da região, geralmente servida com mandioca.

Ingredientes : 04 banana da terra maduras 02 colheres de margarina 02 copo americano de farinha de mandioca 01 copo americano de óleo sal a gosto

Modo de Preparo : Corte as bananas em pedaços, e frite no óleo quente e reserve. Escorra o óleo que sobrou e coloque, na mesma panela a margarina. Junte a banana frita. Em seguida adicione aos poucos a farinha de mandioca e coloque o sal a gosto. Sirva em seguida.

Paçoca de Pilão Delícias da cozinha mato-grossense

160

500 g de carne seca 500 g de farinha de mandioca ou de milho 2 dentes de alho picados 1 cebola picada 1 fio de óleo 1 colher (sopa) de salsa seca.

Modo de Preparo :

Foto: Agência Sebrae

Revista Gold

Ingredientes :

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Corte a carne seca em cubos e deixe de molho, de véspera, para tirar o sal. Deixe escorrer a água. Refogue a cebola e o alho, até a cebola ficar transparente. Acrescente a carne seca e volte a refogar. Retire com uma escumadeira a carne frita. Coloque a carne seca em um pilão e pile até ficar desfiada. Misture a carne seca desfiada à mistura de alho e cebola refogados, jogue a farinha e mexa para esquentar. Dê preferência à farinha fina e já torrada.


Mojica de Pintado Ingredientes :

Foto: Agência Sebrae

01 kg de pintado (cortado em postas) 700 gr de mandioca cortada em pedaços 01 cebola ralada 01 colher de colorau 01 colher de sal 02 colheres de extrato de tomate 03 colheres de óleo 01 pitada de pimenta do reino 01 pimentão Cebolinha e coentro (a gosto)

Modo de Preparo : Tempere o peixe com sal e pimenta do reino a gosto. Refogue a cebola, o alho, acrescente o colorau e o extrato de tomate, coloque ½ litro de água fervente, em seguida adicione a mandioca. Deixe cozinhar de 10 a 15 minutos e adicione o peixe, tampe a panela e deixe no fogo até estiverem cozidos. Por último adicione o cheiro-verde a gosto.

Foto: Agência Sebrae

Maria Izabel

Ingredientes :

Fonte: http://www.mteseusmunicipios.com.br

1 kg de arroz 1 kg de carne de sol picada 2 cebolas 1 cabeça de alho 2 maços de cheiro verde 4 pimentas de cheiro 4 folhas de louro 10 ml de azeite de oliva 50 ml de óleo

Modo de Preparo : Lave a carne seca picada e coloque-a para dourar em óleo quente. Depois acrescente a cebola e o alho e deixe refogar na panela. Depois misture o arroz com os temperos e a carne seca, acrescentando em seguida água quente e a pimenta de cheiro cortada ao meio. Abafe a panela e aguarde até que o arroz fique solto.


Estética

A importância dos cuidados com os dentes para sua imagem.

C

omo diria, um sorriso harmônico com equilíbrio de cor, forma e posição revela de cara: Alegria, bem estar, cuidados pessoais, parceria com perfeccionismo e autovalorização, características que todos procuramos em nós e nos outros. Como reflexo que associa a estética a um poderoso referencial de saúde e sucesso, a odontologia moderna tem

evoluído acentuadamente em resposta a esses anseios da sociedade e da mídia. Hoje existem no mercado materiais restauradores para atender a toda demanda de exigências, tanto de perfeccionismo e estética favoráveis e tão naturais e belo possíveis. Cabe ao profissional mostrar ao paciente as diferentes alternativas de acordo ao orçamento, longevidade e promoção de saúde.

“Nos dias de hoje, a busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas.” Seja nos grandes centros urbanos ou nas pequenas cidades, é cada vez mais comum observar-se academias e clínicas de estéticas cada vez mais lotadas. Dentro deste contexto, é natural que a odontologia esteja preparada para atender aos anseios estéticos da população em geral. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Dentro desta perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento.

162

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


163


Saúde

Imunidade em alta E

stamos constantemente em contato com micro-organismos, incluindo bactérias, vírus e fungos. Alguns, benéficos ao corpo, são bem-vindos. No entanto, aqueles que causam doenças devem ser combatidos. “Para tanto, contamos com o sistema imunológico, que tem células e anticorpos capazes não apenas de reconhecer um agente infeccioso, mas também de neutralizá-lo. A capacidade que o seu organismo tem de lutar contra esses invasores determina se você vai desenvolver ou não uma infecção”, explica Paulo Olzon, infectologista e clínico geral da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Quem fica doente com facilidade e tem problemas como gripes ou infecções recorrentes (que podem ou não se tornar mais sérias), possivelmente está com baixa resistência. “Vários fatores colaboram para sua queda,

como algumas doenças (o diabetes, por exemplo) e o estresse”, conta o médico. Contudo, hábitos saudáveis incorporados ao seu estilo de vida podem fortalecer suas defesas: - Mantenha uma alimentação balanceada. Consuma alimentos ricos em vitamina A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco, ferro, selênio e cobre, que aumentam a produção de anticorpos e melhoram a resistência. - Evite bebidas e cigarro. - Faça exercícios: mexer o corpo ajuda a reduzir os radicais livres e, portanto, melhora as defesas do organismo. Pratique uma atividade física rotineira e que dê prazer, mas não exagere. “O excesso de exercícios pode causar o efeito contrário, baixando a imunidade por fadiga muscular e até mental”, alerta Paulo. - Atenção à higiene, pois diariamente estamos expostos a vírus e bactérias. A fim de nos protegermos, é importante investir em hábitos saudáveis, como lavar as mãos com água e sabão sempre que chegar em casa, depois de ir ao banheiro, antes das refeições e ao manusear os alimentos.

Fonte: http://www.portalvital.com Fotos: Getty Images

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Tome todas as vacinas e proteja-se contra enfermidades como hepatite B, varicela, hepatite A, sarampo, rubéola e caxumba.

Durma bem! “A privação do sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade, aumentando as chances de contrair doenças”, avisa o médico.

Fuja do estresse e fortaleça sua autoestima.

164

Revista Gold

Atualize sua carteirinha de vacinação:

“As tensões, tristezas e preocupações são fatores decisivos para reduzir as defesas do organismo, pois elas aumentam a liberação de radicais livres. Com isso, impedem que o sistema imunológico funcione a todo vapor. No entanto, uma rotina alegre e prazerosa traz benefícios para sua saúde física e mental, além de reduzir as chances de infecções”, finaliza Paulo.


A clínica Dr. Marcelo Jabur é especializada no tratamento minimamente invasivo da obesidade. Conta com uma equipe multidisciplinar referência em todos os aspectos relativos a obesidade. Pensando nisso, a clínica oferece a seus pacientes uma alternativa no tratamento da obesidade: o balão intragástrico. O Sistema Orbera™ é um dispositivo de silicone, posicionado no estômago via

endoscopia e preenchido com soro fisiológico estéril e azul de metileno, podendo ser utilizado por até 6 meses. Após sua colocação o paciente deve seguir um acompanhamento completo e fundamental nesta importante caminhada rumo à sua melhor saúde e bem-estar: acompanhamento psicológico, acompanhamento nutricional, exercícios físicos, etc. Indicado para pacientes com IMC a partir de 27 kg/m2, ou seja, para pacientes com sobrepeso e obesidade.

BR/0412/2012 - Junho 2012

Saúde e qualidade de vida, no peso certo.

Responsável Técnico Dr. Marcelo R. Jabur – CRM – MT 4694

Dr. Marcelo R. Jabur Rua Efrem Caminschi, 255 (Próx. à Santa Casa) Clínica AME - Vila Birigui CEP 78705-030 - Rondonópolis/MT

165

Tel.: (66) 3426-7835 / 3426-7597 / 3426-6936

Sistema de Balão Intragástrico Orbera™ Registro 80143600103 - Para indicações e/ou contra indicações procure seu médico.


Lançamentos no cinema para 2012.

Música e Cinema

Paula Nascimento Cantora revelação do Estado do Mato Grosso, vem a cada dia conquistando seu espaço na música, tendo demonstrado seu trabalho em diversos Estados brasileiros, além de participações nos programas Fama da Rede Globo e Programa Raul Gil. O estilo alegre, carismático e que somado à qualidade da produção do seu novo trabalho, é a soma certa para continuar agitando e animando os fãs e novos admiradores. Paula Nascimento e sua banda realizam também shows, bailes de formatura, de casamento, carnaval, bailes consagrados, entre outros. Informações: FBK - Produções

Algumas das novidades do cinema para o terceiro trimestre do ano você confere aqui!

A Era do Gelo 4: A louca perseguição de Scrat sempre à caça de sua noz inquieta, perseguição à qual ele tem se dedicado desde os primórdios dos tempos, tem consequências que mudam o mundo e causam um cataclismo continental que leva Manny, Diego e Sid a viverem a maior aventura de todos os tempos. Nessa maré de mudanças, Sid acaba reencontrando sua Avó turrona, e o bando ainda tem de lidar com uma horda de piratas decididos a impedi-los de voltar para casa. Estreia prevista: 29 de junho

Acústico

NOVA VERSÃO Voltado para os amantes da verdadeira qualidade musical, o trio composto por Isadora (vocal), Maceió (percussão) e Robinho no (violão) interpretam de maneira arrojada e moderna as canções mais marcantes dentro do estilo MPB, Pop Rock e outros. Contando com um vasto repertório capaz de atender até 4h de músicas altamente selecionadas, o Acústico NOVA VERSÃO é especial para Inaugurações, Eventos Sociais, Bares, Restaurantes, Aniversários entre outros. Você irá se surpreender com está ótima opção para seu evento. Informações: FBK - Produções

A produtora FBK PRODUÇÕES, surgiu visando um mercado promissor no cenário artístico Mato Grossense e Nacional. Tem como objetivo dar todo suporte para os músicos, artistas e modelos que estão agregados a empresa. A área de vendas é responsável pelo contato entre o contratante e o profissional desejado, agilizando todos os processos administrativos e jurídicos. O setor de produção garante toda infraestrutura necessária, de acordo com o evento re-

166

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Cosmópolis: Eric Packer (Robert Pattinson) é um milionário egocêntrico que acordou com uma obsessão: cortar o cabelo no seu barbeirolocalizado do outro lado da cidade. Com o ritmo alucinante do diretor DavidCronenberg, participações de Juliette Binoche, Paul Giamatti,Samantha Morton e Mathieu Amalric, ele está prestes a viver as 24 horas mais decisivas de sua vida. Estreia prevista: 13 de julho

alizado, tranquilizando ainda mais nossos clientes. Com esse pensamento que a FBK PRODUÇÕES, busca ampliar suas atividades sempre proporcionando a seus clientes profissionalismo, inovação e respeito. Avenida das Sibipirunas, 1137 Jardim Celeste - Sinop-MT Tel.: (66) 3531-9937/9901-9604 E-mail: fbkproducoes@gmail.com

Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros: O enredo louco mostra o ex-presidente dos Estados UnidosAbraham Lincoln como um caçador de vampiros, que tenta vingara morte da mãe. A história procura dar um novo contexto a eventos históricos, como a Guerra Civil. Estreia prevista: 03 de agosto


167


Automóveis

Design: Fator determinante na compra de um carro

V

ocê compraria um carro pelo design? Ou motor, segurança e pós-venda são a prioridade antes de fechar um negócio? Segundo o especialista Ricardo Pimenta, coordenador do Curso de Transportation Design do IED Brasil, o brasileiro em geral dá mais importância para as formas do carro do que para o seu conteúdo. Alguns recentes lançamentos mostram que esta é uma aposta das montadoras para cativar o público. Modelos como o novo Jetta e o Range Rover Evoque atraem olhares em qualquer lugar. Fonte: Quatro Rodas/Bruno Roberti/Vitor Matsubara

Novo Jetta Um dos carros mais modernos da Volkswagen é o Jetta. Esse modelo possui todo o conforto, segurança e design moderno que a empresa desenvolveu nos últimos anos. Para agradar ainda mais o público, a Volkswagen lança o novo Jetta 2012 que está disponível em três versões, sendo elas o Jetta comfortline 2.0, Jetta comfortline 2.0 automático e o Jetta highline 2.0 TSi automático. O novo Jetta comfortline 2.0 possui motor 2.0 total flex, o modelo faz parte de um sedã médio com muita sofisticação, apresenta rodas de liga leve, ar condicionado, seis auto-falantes, cd player, mp3,

Land Rover Evoque As mesmas linhas elegantes e insinuantes do coupé, com a praticidade e a conveniência de cinco portas. Com uma mistura de condução dinâmica e engenharia refinada, o Range Rover também é o mais sustentável de todos os tempos. O impacto ambiental de um compacto e tecnologia avançada para proporcionar performance esportiva, baixo consumo de combustível e baixas emissões de CO2.

168

Você pode personalizar o seu Range Rover Evoque com uma grande opção de cores, acabamentos e itens de luxo, baseados em 3 temas:

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

retrovisores com acionamento elétrico, sensor de estacionamento freios ABS, air bags e muito mais. São várias características que oferecem segurança e conforto. O Jetta 2.0 automático oferece mais conforto com a transmissão automática de seis velocidades, ar condicionado, rodas de liga leve, retrovisores com acionamento elétrico, para-brisa com variação intermitente e mais todas as características do Jetta 2.0. O Jetta highline possui rádio mp3 touchscreen com Bluetooth, rodas de liga leve, ar condicionado com duas zonas, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva e crepuscular, bancos revestidos de couro e muito mais. Fonte e foto: lendomais.com.br / Volkswagem

Pure - a mais pura expressão do carro con- Dynamic - o Range Rover Evoque esportivo ceito LRX Prestige - o máximo em luxo no Range Rover. Fonte e foto: http://www.landrover.com


169


Kawasaki lança novas Ninja ZX-14R e ER-6n no Brasil.

Motociclismo

Duas novas motocicletas da linha Kawasaki chegam ao Brasil. A marca apresentou os modelos 2013 de Ninja ZX-14R e ER-6n. A nova ZX-14R é a moto de série mais potente do mundo e pode alcançar até 210 cavalos de potência. A esportiva custa R$ 56.990 (standard) e R$ 60.990 (com freios ABS), passando a ser montada em Manaus na fábrica da Kawasaki. A moto chega ao Brasil pelo sistema de CKD (Complete Knock Down, ou, completamente desmontada, em português) diferença em relação ao modelo anterior, que era importado. “A ZX-14R representa o que há de

Triumph mostra versão especial da

Daytona 675 com sutis mudanças

170

mais moderno em tecnologia da marca. É a motocicleta mais potente e mais veloz já produzida em série”, afirmou Ricardo Suzuki, gerente de planejamento da Kawasaki do Brasil. Apesar de declarar a ZX-14R como moto mais veloz do mundo, a Kawasaki não divulga o número específico de velocidade máxima. O novo modelo recebeu diversas modificações, comparando com a versão anterior. As principais ocorreram no motor de 4 cilindros em linha e 1.441 cm³ - modelo antigo tinha 1.352 cm³. Mas também passaram por chassi e visual.

Com a expectativa que a Daytona 675 receba grandes mudanças em 2013, a Triumph disponibiliza no exterior versão especial da esportiva com sutis mudanças. A marca inicia as vendas de suas motocicletas no Brasil no segundo semestre deste ano. A esportiva ganha nova cor. Além de passar a contar com nova coloração amarela, a moto ficou mais leve, devido à inserção de itens de fibra de carbono. Para-lama dianteiro e o protetor de escape são alguns dos elementos que passam a ser do material - a marca não divulgou o novo peso da moto. Outra novidade é a presença do “quick shifter” de série - dispositivo que permite trocar de marchas sem utilizar a embreagem. A moto custa 8.875 libras no Reino Unido, equivalente a R$ 28.356,51. Motor segue o mesmo três cilindros em linha que gera 124 cavalos de potência máxima.

Fonte: G1/Auto Esporte

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


171


Turismo

Para

estrangeiro

ver.

O

Ministério do Turismo (MTur) e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) desenvolvem ações para divulgar o ecoturismo e o turismo de aventura. A ideia é apresentar as belezas naturais do interior do Brasil e transformar estes destinos em objeto de desejo para os estrangeiros. A iniciativa surgiu após a divulgação de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur) onde aponta que 26,9% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil, em 2011, optam pelo segmento natureza, ecoturismo e aventura. A maioria cerca 60,2%, ainda prefere o segmento sol e praia. Outro dado apurado na pesquisa é de que a principal motivação das

viagens de estrangeiros ao Brasil é o lazer, que representa 46,1%. A participação em feiras e convenções voltadas para negócios é apenas de 23,3%. A divulgação dos destinos brasileiros no exterior, a participação em eventos, feiras e campanhas publicitárias são algumas das estratégias utilizadas pelo Governo Federal. Em 2003, os turistas deixaram no Brasil US$ 2,479 bilhões. Já em 2011, esse número subiu para US$ 6.775 bilhões. O número de visitantes também aumentou de 4,1 milhões em 2003 para 5,4 milhões em 2011. A expecta-

Fonte e fotos: SECOM

172

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

tiva da Embratur é de que este número aumente mais em 2012 com o apoio dos estados na divulgação dos atrativos turísticos do País. O presidente da Embratur, Flavio Dino, destaca que as belezas naturais e a receptividade do povo brasileiro são pontos positivos que consolidam a imagem do Brasil no exterior. Mato Grosso com sua diversidade natural é referência no segmento ecoturismo e turismo de aventura. Entre os principais destinos destaca-se a cidade de Chapada do Guimarães, distante 65 km da capital. O grande atrativo é a natureza exuberante formada por paredões com formações rochosas, grutas, mirantes e cachoeiras, que juntamente com a flora e a fauna, principalmente os pássaros, atraem muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Mais ao sul do estado, encontra-se os balneários de águas quentes naturais localizados nas cidades de Juscimeira e Jaciara, onde também está localizada a Cachoeira da Fumaça, complexo de rios e cachoeiras muito procurados para a prática do rafting. A cidade de Nobres - a 120 km de Cuiabá - disponibiliza rios de águas transparentes para a prática da flutuação onde é possível observar diversas espécies de peixes. Além de Poconé que é uma das entradas para o Pantanal e, próximo a Alta Floresta, encontra-se o Parque Estadual Cristalino que apresenta a Floresta Amazonica no território matogrossense.


173


Cultura

Diversi dade Cultural. Congo

M

ato Grosso é um estado rico na diversidade cultural. Aqui se encontram as mais diferentes manifestações, traduzidas nas danças, cantos, modos de vida. A dança e a música de Cuiabá tem influências de origem africana, portuguesa, espanhola, indígena e chiquitana. É um conjunto muito rico de combinações que resultou no rasqueado, siriri, cururu e outros ritmos. Os instrumentos principais que dão ritmo às músicas e danças são: a viola de cocho, ganzá e mocho.

Esta dança é um ato de devoção a São Benedito. No reinado do Congo os personagens representados são: o Rei, o Secretário de Guerra e o Príncipe. Já no reino adversário, Bamba, fica o Embaixador do Rei e doze pares de soldados. Os músicos ficam no reino de Bamba e utilizam: ganzá, viola caipiria, cavaquinho, chocalho e bumbo.

Chorado Dança surgida na primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela de Santíssima Trindade, no período colonial. A dança leva esse nome, pois representa o choro dos negros escravos para seus senhores para que os perdoassem dos castigos imposto aos transgressores. O ritmo da música é afro, com marcações em palmas, mesa, banco ou tambor.

Siriri Dança com elementos africanos, portugueses e espanhóis. O nome indígena é referência aos cupins com asa, que voavam num ritmo parecido com a dança nas luminárias. A música é uma variação do cururu, só

Cururu Música e dança típica de Mato Grosso. Do modo como é apresentado hoje é uma das mais importante expressões culturais do estado. Teve origem à época dos jesuítas, quando era executado dentro das igrejas. Mais tarde, após a vinda de outras ordens religiosas, caiu na marginalidade e ruralizou-se. É executada por dois ou mais cururueiros com viola de cocho, ganzás (kere-kechê), trovos e carreiras.

174

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

que com ritmo bem mais rápido. Os instrumentos utilizados são: viola de cocho, o ganzá, o adufe e o mocho. Os versos são cantigas populares, do cotidiano da região.

Dança dos Mascarados Dança executada durante a Cavalhada em Poconé. E uma apresentação composta apenas por homens - adultos e crianças. Tem esse nome por executarem a dança com mascaras de arame e massa. O ritmo é instrumental com o uso de saxofone, tuba, pistões pratos e tambores. O município de Poconé é o único do Brasil a realizar esse espetáculo.

Rasqueado Tem origem no siriri e na polca paraguaia. O nome do ritmo é referência ao rasqueado que as unhas fazem no instrumento de corda, uma forma tradicional de tocar instrumentos. Na sua essência utiliza os mesmos instrumentos que o siriri: viola de cocho, mocho, adufe e ganzá. Mas evoluiu para o uso de violões, percussão, sanfona e rabeca. Fonte: LOUREIRO, Antônio. Cultura mato-grossense. Cuiabá, 2006


175


Educação e Pedagogia

O

Atividade física melhora o raciocínio das crianças

futuro dos filhos é uma das grandes preocupações dos pais. Mercado de trabalho cada dia mais concorrido, fluência em pelo menos três línguas entre outros requisitos. As escolas também embarcaram nessas preocupações e a grade curricular está mais cheia de informações e aulas extras, diminuindo significativamente as práticas físicas. Um estudo feito pela Universidade de Illinois, Estados Unidos, conclui que tanta atividade extra pode “ensinar” menos que uma simples aula de futebol ou queimada, comum nas aulas de educação física. Nele há a evidência que atividades físicas antes, durante ou depois das aulas aumentam o poder de concentração das crianças, isto é, as crianças aprendem mais. Foram realizados testes cognitivos em 20 crianças de nove anos de idade, sendo oito meninas e doze meninos. Em um primeiro dia, as crianças foram retiradas da sala de aula e os testes foram aplicados depois de 20 minutos de descanso. Já em um segundo momento, as crianças foram testadas depois de 20 minutos de caminhada na esteira. Testes com conteúdo escolar, como escrita, interpretação de texto e matemática, foram realizados da mesma forma. As crianças obtiveram maior êxito depois da caminhada na esteira tanto nos testes cognitivos quanto com os de conteúdo escolar. Uma observação que os coordenadores do estudo fazem é que caminhar na esteira não é um exercício propício para crianças. O resulta-

do poderia ser ainda melhor se a atividade que a criança faça seja de acordo com a sua idade e sua preferência. Seu filho precisa suar - Não é preciso tirar exemplos de estudiosos para exaltar a importância da educação física no desenvolvimento infantil. Em uma brincadeira de “queimada”, por exemplo, a criança raciocinar a força a ser empregada na bola, velocidade em escapar da bola, a pontaria. O mesmo procedimento se aplica basicamente no futebol e outros esportes. Os pais e as escolas não devem deixar de lado as brincadeiras e atividades físicas das crianças. Não adianta deixar os filhos com a agenda completa somente com a escola, aulas de línguas e computação. Não transforme o filho em um mini-adulto. Já não basta a vida concorrida que o pequeno terá quando crescer. Não vale antecipar essa competição. A atividade física, incluindo aí brincadeiras como esconde-esconde, pega-pega, passeios no playground, são importantíssimas para o melhor desempenho nas atividades intelectuais. A grade curricular das escolas também deve incluir entre as aulas um espaço para as crianças brincarem ou até mesmo aulas de educação física. Um lugar adequado como playground ou uma quadra, mesmo que pequena, também é um ambiente para as crianças se divertirem e melhorarem o rendimento escolar.

Dicas: Se a escola do seu filho não tem espaço para brincadeiras, leve-o para passear no parque ou pracinha perto de casa. Esportes ou algum lugar onde a criança possa brincar com um profissional adequado devem fazer parte da agenda da criança como aula de línguas. Atividade física faz bem para a saúde e para o desempenho na escola. Lembre-se sempre disso.

176

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br Fotos: Getty Images

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


177


Economia

Pedras preciosas e semipreciosas A

“Há projetos para implantação de Escola de Lapidação nas cidades das regiões de mineração.”

qualificação para a ampliação do mercado de pedras preciosas e semipreciosas em Mato Grosso gradativamente é ampliada. As pedras coradas produzidas no estado, incluídas nessa categoria, e que antes eram consideradas como rejeito de garimpo e com pouco aproveitamento, vem recebendo um novo tratamento. Com cursos de capacitação oferecidos pela Metemat (Companhia Mato-grossense de Mineração), novos lapidários são formados no estado. São 73 profissionais formados desde 2010. Também no início deste ano aconteceu o primeiro curso de Gemologia, direcionado a geólogo, engenheiro geólogo e de minas, ou a quem possuísse a carteira do Crea-MT. Foram formados 27 gemólogos capacitados para análise, identificação e classificação dos tipos de gema e de materiais gemológicos. São os primeiros profissionais do estado, que antes dependia da avaliação de profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Bahia. O que demandava cerca de 30 dias para emissão do laudo. Esse longo processo, muitas vezes, resultava na desistência do comprador. A profissionalização é um avanço para o segmento de exportação, além de facilitar a comercialização interna dessas pedras.

Pedras Coradas e sua localização

178

Ágata – Poxoréu Turmalinas – Cotriguaçu Granada – Paranatinga Zircão – Juína/Parantinga Quartzo Fumê – Planalto da Serra Quartzo Rosa – Rondolândia/Alta Floresta Quartzo Rutilado – Baixada Cuiabana Revista Gold

A previsão é de que ainda este ano a 4ª turma de lapidação seja formada. Com isso o estado se prepara para consolidar o setor de pedras coradas com a programação de novas etapas do processo até a finalização de joias. De acordo com artigo publicado recentemente por José Lacerda, secretário-chefe da Casa Civil, está em planejamento os cursos de modelagem, cravação de pedras e ourivesaria que dará ao estado condições de formar a Cadeia Produtiva de Gemas, Joias e Bijuterias. Além disso, também há projetos para implantação de Escola de Lapidação nas cidades das regiões de mineração. A expectativa é que a lapidação das pedras coradas mude a realidade dos municípios onde a atividade mineral acabou de ampliar as alternativas de geração de renda aos garimpos em expansão. Lacerda ressalta também que a mineração em Mato Grosso tem atraído cada vez mais empresas que investem em pesquisa, extração e transformação no setor, sendo o 4º estado brasileiro com maior número de requerimentos de áreas de pesquisa mineral. Dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) demonstram que em 2003 o volume lavrado de ouro em Mato Grosso foi de 173 kg, passando para 1.843 kg em 2005, atingindo 8.092 kg em 2011. Atualmente, as áreas mato-grossenses que concentram a extração de ouro estão no norte do Estado (Aripuanã, Alta Floresta e Peixoto de Azevedo), na região de Pontes e Lacerda e na Baixada Cuiabana. Até 2020 o avanço dos projetos de mineração devem chegar a Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Nova Xavantina e Guarantã do Norte.

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Jaspe – Guiratinga Cristal de Rocha – Nova Brasilândia /Baixada Cuiabana Ametista – Aripuanã/Castanheira /Pontes e Lacerda Topázio – Colniza Diopsídio – Paranatinga

Fonte e Fotos: Secom

M

ineração


Revista Gold na 26ª Exporriso

C

om mais uma estratégia de marketing para consolidação da marca, abertura de mercado e interatividade com a sociedade a Revista Gold esteve com seu stand na 26ª Exporriso nos dias 9 a 13 de maio, a feira já é uma das maiores do Estado batendo recordes de negociação ultrapassando a casa dos R$ 24 milhões. O evento recebeu, em média, 30 mil pessoas por noite. Foram cerca de 140 expositores no ramo agrícola, pecuário, comercial e industrial. Veja mais fotos em: www.revistagold.com.br

O diretor da Revista Gold Golther Carlos recebe os diretores do Grupo Vianorte Chevrolet, Aika Honda, Nissan e Renault Cláudio Bagestan e Priscilla Bressan.

179

Elizandra Schneider, Luciane Nowak, Osni Borges e Valquiria Raiter

Lenice Gazola e Priscila Lopes Machado


Esporte

Memória do futebol de MT será resgatada

O ministro se reuniu com a diretoria da Amace e representantes da crônica esportiva local, ocasião em que destacou a importância destes profissionais. “A crônica esportiva é a guardiã da história e da memória do futebol, um patrimônio cultural do país”, disse Rebelo. Na reunião, ficou acertado que a entidade representativa dos cronistas terá a missão de deflagrar o processo de identificação e reunião todas as informações disponíveis sobre a história do futebol em Mato Grosso, incluindo textos, fotos, vídeos, áudios, objetos e depoimentos sobre os clubes, jogadores, torcidas, fatos pitorescos e os momentos mais importantes do esporte no estado.

180

Revista Gold

Todo este acervo será reunido no Museu do Futebol de Mato Grosso, a ser instalado nas dependências da Arena Pantanal. Este espaço foi incluído no projeto da nova arena durante a gestão do radialista e jornalista Roberto França como diretor de Comunicação da antiga Agecopa (atual Secopa). O material também será disponibilizado digitalmente no site do ministério do Esporte e no site do governo do Estado.

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Por sugestão do secretário da Secopa, Maurício Guimarães, a coordenação deste trabalho será da Secopa e Seel, na pessoa do secretário de Estado de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui, também presente na reunião.

Folclore

A

lém da história oficial, o ministro mostrou interesse em coletar aqui e em todo o país os “causos” do futebol, as estórias sobre fatos pitorescos do futebol. Em contato com o jornalista Nelson Severino, o ministro Aldo Rebelo fez questão de levar um exemplar do livro Folclore do Futebol de Mato Grosso-Casos de todos os tempos, que teve sua impressão patrocinada pela então Agecopa. Para o presidente da Amace, Antônio Sérgio, a reunião com o ministro foi muito produtiva e deflagrou o processo de resgate da memória do nosso futebol. “O ministro está valorizando a crônica esportiva através deste protocolo de intenções com a Amace, que decorre de um entendimento de âmbito nacional com a Abrace, a Associação Brasileira de Cronistas Esportivos. Vamos trabalhar em parceria com o ministério, Secopa e Seel, no interesse maior de resgatar a história e valorizar o futebol de Mato Grosso”, disse o dirigente da entidade. Fonte: Secopa

A

memória do futebol mato-grossense será resgatada através de uma parceria entre o Ministério do Esporte, Secopa, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) e Associação Mato-grossense de Cronistas Esportivos (Amace). A iniciativa foi comunicada pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em reunião na Arena Pantanal logo após a visita às obras do novo templo do futebol regional.


181


Agricultura

G

irassol na entressafra

ato Grosso acumula mais um recorde no plantio de grãos. A produção de girassol no estado ultrapassa os 60% da produção da oleaginosa no país e a cada ano torna-se um mercado promissor. Apesar dos custos de produção considerados altos, é possível colher de 18 a 35 sacas por hectare e o preço de venda chega a R$ 45. Diante dos dados, o girassol se mostra como uma alternativa rentável para a entressafra da soja e do milho em Mato Grosso.

M

A planta adaptou-se facilmente ao clima no período da entressafra. O destaque no estado é para o município de Campo Novo do Parecis – 400 km de Cuiabá - com mais de 36 mil hectares de área plantada.Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a produção mato-grossense deve atingir 75 mil toneladas na safra 2011/12 e o país deve colher 94,6 mil toneladas neste ano. O segundo maior produtor nacional está também em Mato Grosso, é Cam-

pos de Júlio, distante 200 km de Campo Novo do Parecis. Nesses dois municípios existem empresas que beneficiam o produto. Contudo, a produção brasileira ainda é insuficiente para suprir a demanda interna, embora dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indiquem que o consumo do óleo de girassol no Brasil ainda é baixo em relação ao óleo de soja.

Agregando valor

A

gricultores e apicultores de Campo Novo firmaram parceria para a produção de mel durante florada de girassol que dura cerca de 15 dias. O projeto é da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o Departamento de Agricultura Familiar municipal. Durante a florada as abelhas ajudam na polinização e na produção do mel. Em um hectare de girassol 10 colmeias produzem 200 quilos de mel. Se a produção fosse ampliada em toda área plantada do município geraria uma renda de R$ 60 milhões. Com cada hectare produzindo 200

182

quilos somaria, em 30 mil hectares, seis mil toneladas de mel. Considerando que o valor do quilo do mel é de R$ 10. Além do óleo e do mel a sobra das sementes após a extração apresenta boa concentração de proteína e fibra e por isso pode ser utilizada na alimentação das vacas leiteiras e engorda de suínos. Parte da produção de girassol é destinada à alimentação de pássaros. O glicerol é outro subproduto, utilizado na indústria cosmética. A verticalização da produção é uma tendência mundial e começa a se expandir no estado. Fonte e fotos: Conab, IBGE e G1

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19


183


Pecuária

Confinamento: aumento superior a 50% em MT

O

Estado de Mato Grosso deve confinar cerca de 930 mil cabeças de gado neste ano, apresentando uma evolução de 14,3% em relação ao ano passado, é o que indica o primeiro levantamento do IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária). A média nacional de expansão anual apurada pela Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) foi de 13%. Em 2011 foram 813 mil animais, e em 2010 foram registrados 592.834 mil cabeças. Nos últimos três anos o confinamento, em Mato Grosso, aumentou em 57%. O levantamento da primeira intenção de confinamento de 2012, feito pelo Imea, abrangeu 140 confinadores de gado, produtores e empresários. O estudo demonstrou que grande parte dessa expansão deve vir da região oeste do Estado, com um aumento de 32,1% no rebanho, “puxado” pela elevação dos investimentos em grandes confinamentos geridos por grandes grupos frigoríficos. Este segmento do setor é apontado como um dos principais responsáveis pela recuperação da atividade em Mato Grosso, em razão da criação de sistemas de parcerias com produtores, através do arrendamento de grandes estruturas que estavam paralisadas desde a crise do setor.

184

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Outro fator também apontado pela pesquisa para o aumento do confinamento é o alívio da pressão sob as pastagens do Estado, que foram mais fortemente afetadas em algumas regiões pelos efeitos da seca e por pragas, como a cigarrinha. De acordo com os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), a exportação de carne bovina in natura do Estado de Mato Grosso e São Paulo está perdendo espaço na participação do total embarcado nacional. Nos primeiros quatro meses deste ano, Mato Grosso registrou um recuo de 11,8% em seu volume exportado de carne, passando de 46,3 mil toneladas para

40,9 mil toneladas embarcadas. Já o Estado de São Paulo obteve um recuo ainda maior em seu volume exportado, de 27,1%, resultando em uma queda líquida de 27,6 mil toneladas. O destaque nesse período ficou para Goiás, que se posicionava como o terceiro maior exportador nacional e, graças ao aumento de 38,5% no volume embarcado, ultrapassou Mato Grosso, exportando 46,7 mil toneladas. Neste contexto, verifica-se o impacto da queda da produção frigorífica de São Paulo e a forte influência dos embargos da carne para a Rússia que atingiu o Estado Mato Grosso, favorecendo a expansão do mercado russo aos outros estados exportadores. Fonte: IMEA


185


Náutica

Azimut conquista os brasileiros

I

ates de alto luxo do respeitado Grupo italiano Azimut-Benetti fabricados no Brasil atraem consumidores exigentes de norte a sul do país. Com o sucesso crescente da Azimut no setor náutico brasileiro, as estimativas são otimistas para 2012. O principal fabricante mundial de barcos de lazer de alto luxo, com unidade de produção no Brasil desde agosto de 2010, tem obtido resultados expressivos em desempenho e na conquista dos brasileiros pela cobiçada marca. “O nosso público, consumidor bastante exigente, é atraído pelo luxo, pelo conforto, pelo desempenho, pela tecnologia e pela exclusividade oferecida nos iates Azimut”, explica o CEO da fábrica no Brasil Luca Morando. “Essa conquista expressiva do público brasileiro é graças aos investimentos em inovações e em

alta qualidade que, aliado ao desempenho econômico do país, contribuem ao sucesso na produção”, conta. Segundo ele, neste ano, está previsto um aumento de 400% na produção em relação a 2011 e todos os barcos já estão encomendados até 2013. Ainda em relação aos motivos da crescente procura, Morando cita também a segurança oferecida aos clientes. “Fazemos parte de um Grupo respeitado mundialmente que instalou uma fábrica no país, que se posiciona como um estaleiro nacional, para atender os brasileiros de forma ainda mais direta e personalizada. Somente nesta temporada, estamos com um estoque de peças de reposição disponível de R$ 2,5 milhões e estamos ligados com o “dealer” YachtBrasil, altamente qualificado para atender toda a costa”, diz. Outro fator destacado é o padrão dos

iates fabricados que segue o mesmo de fabricação italiana, adicionando detalhes na construção como uma churrasqueira extra na área da cabine do marinheiro exclusivamente para atender o perfil do consumidor brasileiro. “A empresa está trazendo toda a tecnologia desenvolvida através de muitos anos de pesquisa e altos investimentos realizados no setor náutico e construção de barcos de lazer de luxo pela nossa corporação com sede na Itália. Os nossos barcos, agora produzidos no Brasil, possuem o mesmo nível de qualidade e tecnologia dos barcos produzidos nas outras Unidades da Azimut ao redor do mundo, sendo, portanto, produtos de classe mundial, produzidos aqui no estado de Santa Catarina”, explica Morando.

Pólo Náutico no Brasil.

Revista Gold

Fonte e fotos: http://www.rotascomunicacao.com.br

186

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Além do sucesso do desempenho da fábrica, a Azimut planeja saltos ainda maiores como é o caso da construção do pólo náutico, uma megaestrutura de 200.000 m2 que deve ter a sua 1ª fase concluída ainda este ano, resultando em um investimento superior a R$ 200 milhões. Portanto, a estrutura da fábrica atual, de 15.000 m2, localizada na cidade de Itajaí, SC, será transferida para o pólo náutico (na mesma cidade) que também abrigará, nos próximos anos, uma ampla e completa gama de serviços para atender seus clientes (incluindo serviços de apoio e lazer). A produção no futuro pólo náutico está estimada em 100 barcos/ano, todos acima de 40 pés.


187


Aviação

Infraero contrata FDTE para gestão de obras em 15 Aeroportos brasileiros

E

m função do grande volume de obras de infraestrutura nos 15 aeroportos de todas as regiões do Brasil, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) fechou uma parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) para promover a modernização das técnicas de gerenciamento de projetos em suas obras. O objetivo é o desenvolvimento, a implantação e o acompanhamento de uma metodologia de gestão das obras dos aeroportos brasileiros, visando à redução do tempo e de custos desses procedimentos. Segundo Nilton Nunes Toledo, diretor superintendente da FTDE, a gestão de projetos é uma prática moderna que vem sendo cada vez mais utilizada em todo o mundo. “Ela resulta em manuais de procedimentos testados e de eficácia comprovada, cujo rigor vai resultar em ganhos econômicos. A construção civil começa a buscar, cada vez mais, a aplicação destas técnicas”, afirma Toledo. Ainda segundo ele, a Infraero conta hoje com uma equipe preocupada e comprometida com esse tipo de modernização nos procedimentos, visando ganhos que vão se reverter em benefícios para a sociedade brasileira. Segundo José Eirado, Diretor de Administração da Infraero, hoje cada obra acontece de forma independente, com uma administração própria e sem um ponto de centralização de dados e procedimentos. “A FDTE vai nos ajudar a centralizar o controle das operações e criar um procedimento que vai reger a forma como as obras acontecerão, trazendo eficiência e economia”, afirma. O papel da FDTE, ligada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) é arregimentar cerca de 40 especialistas credenciados que irão atuar no projeto, que está previsto para dois anos e consiste em quatro fases: diagnóstico, implantação do sistema, acompanhamento e gerenciamento dos relatórios e criação de um manual de desenvolvimento de obras e empreendimentos. O trabalho consiste, inicialmente, no estabelecimento de um roteiro e de seu escopo, fase na qual se determina toda a abrangência do projeto. Segundo Nilton Toledo, é nesta fase que se recomendam possíveis revisões ou alterações. “Caso elas ocorram já no período de execução, atrasos e aumento nos gastos são mais prováveis”, explica. O passo seguinte é a definição da estrutura analítica do escopo que responde a questão: para que esse projeto seja entregue, o que é preciso ser feito? Isso resulta na definição das atividades envolvidas e de seus

custos. Com esse desenho, é estruturada a chamada Rede de Caminho Crítico – que define o prazo do projeto. O projeto prevê também a criação de um sistema de comunicação e de controle que, além das pessoas para atuarem em Recursos Humanos e na Qualidade do Projeto e do Gerenciamento, vai demandar a avaliação e atualização dos softwares existentes ou o desenvolvimento de novas tecnologias. Para tanto, está prevista a criação de um escritório em Brasília para a centralização da coordenação das atividades, com pontos locais de atuação. Todo esse trabalho vai envolver as obras de 15 aeroportos e terá duração de dois anos. Cada unidade terá um escritório próprio de gerenciamento, mas o principal escritório terá sede em Brasília e funcionará com um sistema eletrônico e com um banco de dados que armazenará o registro e o andamento de cada obra mantida pela Infraero. Já os três aeroportos que estarão sob concessão serão objeto apenas na fase de diagnóstico (cinco meses). Portanto, apenas nos 12 aeroportos restantes é que serão implantados os Escritórios de Projeto que farão o acompanhamento e monitoramento das obras. “À medida que o trabalho avançar, será perceptível a redução de problemas no cumprimento dos prazos e no controle dos gastos”, afirma Toledo e completa: “São benefícios que contemplam toda a sociedade brasileira”.

“À medida que o trabalho avançar, será perceptível a redução de problemas no cumprimento dos prazos e no controle dos gastos”

188

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nº 19

Fonte: http://www.aviacaobrasil.com.br/wp/ Fotos: Enos Moura Filho


189








192

Revista Gold

|

Julho/Setembro | 2012 | Ano VI | nยบ 19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.