Não é só em dia de jogo que tem clássico. Dreher é mais que a bebida favorita dos brasileiros, é um ritual que se repete há mais de 100 anos. A gente acorda cedo e dá duro, mas sabe que ele vai estar lá quando a gente precisar. Pode ser pro jogo, pra conversa fiada com os amigos ou pra apreciar com aquele parceiro de balcão. Não importa, Dreher é sempre presença confirmada.
Dreher. Desce macio e reanima.
EDITORIAL José de Araújo Góes e Souza (Barreto) Presidente
Reinaldo Cesar Silveira Vice-Presidente
Novas condutas, por melhores práticas da gestão das revendas
Aldo Strelow
Primeiro Tesoureiro
Alcebíades João Grandizoli Biliero Segundo Tesoureiro
Matheus Debacco Mesquita Primeiro Secretário
É com imenso prazer que apresento-lhes a Revista Febradisk. Esta publicação faz parte da nossa proposta em aperfeiçoar o canal de comunicação entre nossa rede de distribuidores e o mercado, como também, apresentar as boas práticas desenvolvidas pelos nossos parceiros, de forma a inspirar novas ações para negócios cada vez melhores. Nesta primeira edição, trouxemos Carlinhos Brown para a nossa capa. Não apenas pelo artista representar fortemente a cultura do nosso país, mas por ser o embaixador da Schin, uma das marcas que ajudam a fortalecer o nosso trabalho. Esta edição também apresenta uma outra novidade: a ferramenta de inteligência desenvolvi04
da pela Control, em parceria com nossa Federação. Nosso Business Intelligence (BI) foi criado com base na experiência de nossos revendedores, e está pronto para melhor assessorar o processo de gestão das revendas. Convidamos também, articulistas das áreas de Recursos Humanos, Finanças e Jurídicas. São parceiros especialistas em suas respectivas áreas, que, voluntariamente, não só ajudaram com o conteúdo desta primeira edição, como colocaram seus conhecimentos ao nosso dispor. Por fim, a cada edição iremos trazer uma entrevista com um dos diretores da Heineken Brasil. Nesta primeira, você vai conhecer mais sobre Aurélio Leiro Filho, que é Diretor de Vendas e Distribuição da Heineken no Nordeste. A Revista Febradisk chega com bastante conteúdo para você, distribuidor, a fim de agregar valor ao nosso desenvolvimento profissional. Ela é minha, é sua, é da nossa rede de revendedores. Participem mandando sugestões de pautas e informações da sua revenda, como contribuição para mais este projeto da Febradisk. Forte abraço e uma excelente leitura! Barreto Góes Presidente da Febradisk
Raul Menezes Mangabeira Segundo Secretário
Milton Rezende Ramos Júnior Gerente Executivo
Conselho Editorial:
José de Araújo Góes e Souza (Barreto), Milton Rezende e Flamarion Reis
Flamarion Reis Editor - DRT 270
Mila Omega
Jornalista - DRT 2784
Reportagens:
Flamarion Reis e Mila Omega Marco Gramacho (direto dos Estados Unidos, colaborou com “Cerveja contra o câncer”)
Flamarion Reis Projeto Gráfico
Bruno Ventura
Colaborou com tratamento de imagem da capa
Cláudia Franco Revisão
Milton Rezende
Comercial - mrezende@febradisk.com.br
Articulistas Colaboradores:
Bruno Correia, Douglas Bermeijo, Renato Arteiro e Rose Mary Barbosa.
Edição: 01 | Ano 01 - Setembro/ Outubro de 2018 Impresso na Grasb | 2.000 Exemplares Versão digital disponível no site Febradisk Foto da capa: Dodô Villar/ Uzon Filmes e Produções A Febradisk, a Revista Febradisk e a UP Conteúdo Criativo não se responsabilizam por opiniões dos artigos assinados por seus colaboradores convidados. As fotos desta edição foram cedidas por seus respectivos fotógrafos e/ ou contratantes. Febradisk - Rua Itatuba, 201, Cosmopolitan Mix, Sala 405, Caminho das Árvores, Salvador-BA febradisk.com.br Revista Febradisk - upnacomunicacao@gmail.com
ÍNDICE
Carlinhos Brown Embaixador da Schin conta como começou a sua parceria com a marca
16 Gestão: Como aproveitar melhor os treinamentos
22 Perfil: Marcos Richetti apresenta a Amaretti Bebidas
10 28
Bem vindo a Belô! Conheça a cidade da VI Conveção Febradisk
E mais:
Artigos:
06 - Aurélio Leiro Filho
08 - RH - Dez passos para o recrutamento e a seleção de pessoas
O Diretor de Vendas e Distribuição da Heineken Nordeste fala sobre o mercado de bebidas, motivação e família
24 - Bratkartoffeln
A delícia do Oktoberfest que harmoniza com a Eisenbahn Pilsen
25 - Cultura - Dicas de livros 32 - Cerveja contra o câncer
Pesquisadores descobrem que cerveja pode ser eficaz na prevenção do câncer
36 - Vitrine - Eventos de parceiros
Rose Mary Barbosa
15 - JURÍDICO - A importância do planejamento sucessório Renato Arteiro
19 - TECNOLOGIA - O BI na gestão das revendas de bebidas Douglas Bermeijo
26 - FINANÇAS - A importância de uma contabilidade integrada Bruno Correia
05
ENTREVISTA A Revista Febradisk conversou sobre o mercado de bebidas, motivação e família, com Aurélio Leiro Filho, Diretor de Vendas e Distribuição da Heineken no Nordeste. Confira! Revista Febradisk - Quem é Aurélio Leiro Filho? Aurélio Leiro Filho - Sou baiano, nascido e criado em Salvador. Me formei em engenharia civil, casei com Virna Leiro, dentista, com quem tenho dois filhos: Maria Fernanda e Luís Felipe. Também fiz uma pós-graduação no IESE/ Barcelona e sou especialista Green Belt pelo INDG/MG. Como engenheiro, construi mais de 150 casas em três anos. Há 18 anos estou no mercado de bebidas, onde ocupei cargos de Supervisor de Vendas, Gerente Regional no Centro-Oeste, Diretor Regional Bahia/ Sergipe e, atualmente, sou o Diretor de Vendas e Distribuição da Heineken no Nordeste. RF - Como o senhor entrou no ramo da cervejaria? ALF - Após passar um semestre estudando inglês nos Estados Unidos, decidi que queria entrar na área comercial de um grande segmento. Assim que voltei, no ano de 2000, surgiu uma oportunidade e terminei entrando no mercado de bebidas, em uma grande multinacional, após passar por um difícil processo seletivo. RF - Quais os principais requisitos para trabalhar neste mercado? ALF - O mercado de bebidas exige muita energia e p a i x ã o. Ou você ama, ou detesta. Não existe meio termo. Além disso, você precisa de muita liderança e constância em suas atividades diárias. Cada mês é uma “batalha” diferente, e para vencer, você precisa de um grande time que te admire como líder e não como chefe. Preocupação genuína e gratidão são muito importantes.
Aurélio Leiro Filho, Diretor de Vendas e Distribuição da Heineken Nordeste
06
RF - Quais foram os principais desafios da sua carreira? ALF - Minha carreira sempre foi cheia de desafios. Mas, tenho dois como sendo os mais importantes: o primeiro desafio foi a capacidade de trabalhar em lugares diferentes. Morei em 6 estados e gerenciei 15 dos 26 estados do Brasil. O segundo, foi a capacidade de enfrentar problemas sempre de forma positiva, com resiliência e automotivação. Nunca penso negativo. Você só sobrevive e tem sucesso em 18 anos no mesmo mercado, se pensar positivo.
RF - E os melhores momentos? ALF - Os melhores momentos de carreira que vivi, foram sempre junto dos meus times e da minha família. Não existe nada mais gratificante que a promoção de alguém do seu time ou uma comemoração por algum objetivo alcançado em conjunto. Tanto faz se o encontro é simples ou não, o que importa é reunirmos as pessoas e agradecermos por algo gratificante que alcançamos ou fizemos. Isso sempre fica marcado na memória de cada um. RF - Tem alguma curiosidade na atividade que o senhor desenvolve? ALF - Talvez, muitos não saibam. Mas todos os dias temos um verdadeiro “exército” de vendedores visitando os clientes no mercado, em milhares de estabelecimentos no Brasil. É uma rotina diária muito importante. Para cuidar desse time, precisamos de muita atitude, paixão e respeito. Por isso, nossas reuniões matinais e vespertinas são sempre regadas por muita alegria e motivação, e todos os convidados que recebemos em visitas às nossas salas de vendas, saem maravilhados e motivados com tudo o que presenciam. Isso é muito bacana.
RF - O brasileiro é apreciador nato de cerveja. Para o senhor, o perfil do consumidor tem modificado ao longo dos anos? ALF - A medida em que o Brasil cresce e que a renda aumenta, é natural que o perfil do consumidor mude um pouco. Os estudos mostram que os fatores mais importantes que influenciam os brasileiros na hora da compra são: qualidade, preço e promoção. Com isso, percebemos nesses últimos 10 anos algumas mudanças de tamanhos de embalagens, como latas menores, garrafas maiores, pacotes promocionais, etc., além da popularização das cervejas com puro malte e as artesanais, que trazem benefícios diferenciados.
“
Você só sobrevive e tem sucesso em 18 anos no mesmo mercado, se pensar positivo
”
RF - Estamos passando por um “boom” no mercado com o fortalecimento das cervejas artesanais. Qual é a sua opinião sobre isso? ALF - O segmento de cervejas artesanais é uma tendência de crescimento mundial, e no Brasil, estudos apontam que este mercado vai continuar crescendo muito. Os consumidores deste segmento buscam variedades, histórias, aromas, sabores e produtos sem aditivos químicos. Portanto, é muito importante que onde se venda o produto, a pessoa que lhe atenda saiba explicar o que cada marca oferece de diferente, pois os rótulos têm espaço limitado para explicações.
RF - Como o senhor avalia a aquisição da Brasil Kirin pela Heineken? ALF - Avalio como um bom negócio. A Heineken é uma fabricante de cervejas mundial, que assim como outros, tem suas ambições de expansão. O Brasil é um mercado potencial. A Brasil Kirin possuía um parque de fábricas e galpões de distribuição interessante, além de um portfólio complementar entre os canais, segmentos e regiões. Tudo isso somado, aumenta o potencial de crescimento da nova companhia.
RF - A Heineken é um ícone mundial que está entre as melhores cervejarias do mundo e agora possui um portfólio diversificado. Como é pertencer ao Grupo Heineken? ALF - Pertencer ao Grupo Heineken é um orgulho para cada um de nós. É fazer parte de uma empresa que tem qualidade, paixão e respeito em seus valores. Uma empresa que incentiva o nosso protagonismo diariamente e, ao mesmo tempo, incentiva a diversão com consumo responsável. Que tem a cultura de segurança em primeiro lugar e que respeita a família acima de tudo. 07
RH
DEZ PASSOS PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS Rose Mary Barbosa*
Na hora de recrutar e selecionar colaboradores para empresas é necessário seguir alguns passos importantes. O primeiro deles é definir o perfil do cargo, através de um levantamento da descrição de competências técnicas e comportamentais, pois isso, direcionará todo o processo seletivo. E ainda, definir as responsabilidades, experiências, formações e conhecimentos necessários ao profissional, assim como, salário e benefícios a serem oferecidos. Deve-se promover a divulgação da vaga nos sites da organização, da consultoria contratada e de outros especializados, bem como, nas redes sociais da empresa, principalmente no Linkedin, que é voltado para carreiras. O próximo passo é a análise do currículo, redes sociais e portfólio do candidato, considerando a trajetória acadêmica e profissional, comparando-o ao perfil do cargo em questão. A abordagem dos selecionados é outro passo primordial, na qual identificamos a proximidade do candidato ao perfil do cargo, além do interesse dele pela oportunidade oferecida. Na fase seguinte é necessária a avaliação do conhecimento técnico, através de testes e/ou entrevistas. É nesta etapa que validamos o conhecimento presente no currículo e na abordagem, se correspondem ou não, aos exigidos para o desempenho do cargo. Outras ferramentas, que são opcionais, a depender do cargo, é a dinâmica de grupo e a
promoção de games, capazes de avaliar o candidato em um processo de simulação de atividades. Essas atividades lúdicas permitem observar características atitudinais, prevendo suas ações futuras. A etapa de entrevista comportamental (por competência) é imprescindível em um processo seletivo. Através das informações do candidato podemos prever o seu desempenho futuro, baseado na análise do seu desenvolvimento profissional e pessoal, possibilitando identificar as competências inerentes ao cargo e à cultura da empresa. A aplicação de testes psicológicos também é um instrumento de avaliação de perfil. Através deles, podemos avaliar, do ponto de vista científico, as características do candidato. Seleção de pessoas é um processo de comparação, logo, ao final da seleção, será realizado um ranking, no qual ficarão três candidatos finalistas. Esta escolha leva em consideração aqueles que possuem o perfil mais próximo do cargo, para validação e definição do “dono da vaga”. Apesar de ser fundamental, muitas empresas esquecem de dar retorno aos participantes do processo seletivo. Este contato transmite credibilidade à empresa, evita malograr expectativas na pessoa, sendo demonstração de respeito ao profissional. Vale ressaltar, que os passos elencados poderão ser realizados em sua totalidade ou em parte, a depender do perfil do cargo e dos critérios adotados pela empresa.
*Sócia e Diretora de Negócios da Soma Desenvolvimento Humano, Coach, Pedagoga pós-graduada em Educação e Gestão de Pessoas, com mais de 25 anos de experiência como headhunter e executive search. comercial@somadesenvolvimento.com.br | somadesenvolvimento.com.br
08
CAPA
por Flamarion Reis
Foto: Dodô Villar/ Uzon Filmes e Produções
“
Não importa qual seja a estação do ano para se tomar uma Schin. É algo em nós, que o calor procura e a gente toma uma cerveja gelada. Afinal, ela é o melhor tempero do beijo
”
Carlinhos Brown ELE É TODO SCHIN
10
Antônio Carlos Santos de Freitas, ou simplesmente, Carlinhos Brown, não para quase nunca! Em meio as gravações do The Voice Brasil (Rede Globo), da turnê com Os Tribalistas, em que divide o palco com Arnaldo Antunes e Marisa Monte, o cantor que emplacou recentemente a música “O que seria”, na novela Segundo Sol, sentou para conversar com a Revista Febradisk sobre a sua ligação com a propaganda e a sua parceria com a Schin, marca da qual se tornou embaixador. Criativo? Muito! Desde 1984, quando emplacou 26 composições nas rádios da Bahia. Nessa mesma época, fez parte da banda Acordes Verdes, ao lado de Luiz Caldas. Foi quando teve os primeiros contratos publicitários para a criação de jingles. “Desde os tempos que criamos o movimento Axé, de forma despretensiosa, a banda Acordes Verdes era de publicidade. Foi assim que encontramos o caminho para disseminar a nossa música, que por sua vez, foi também descoberta pelo rádio, porque já fazíamos jingles desconcertantes e muito ritimados, que chamavam a atenção do mercado regional”. Nada diferente de 2008, quando o artista apareceu no ranking do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), como o segundo maior arrecadador de direitos autorais em shows do país, tendo ficado atrás apenas de Chico Buarque. Quem vê o homem de hoje, sequer imagina a infância difícil, que o levou aos palcos de bares de Salvador, com cerca de 15 anos de idade, para ajudar em casa. Idealizador de vários projetos, como a Timbalada, em 1991, Associação Pracatum, em 1994, e O Zárabe, em 1995, Carlinhos Brown também criou o Guetho Square, lugar para a realização de shows e que muito contribuiu para a revitalização do bairro do Candeal, em Salvador. Difícil mesmo é encontrar na capital baiana quem não tenha “dado a volta no Guetho” ou, ao menos, que desconheça o sucesso gravado pela Timbalada, em 1998. “Eu criei a Timbalada, e junto com ela, o movimento de aproximação social e de recuperação do bairro do Candeal. Dentro disso, criei a Pracatum, que é uma escola e estúdio de música, o 11
Frames do último filme estrelado por Carlinhos Brown para a Schin
Guetho Square”. Desde então, Carlinhos Brown mantém uma parceria forte com a Schin. “A Schincariol, percebendo essa manifestação, decidiu ajudar. Ela era um grupo que se aproximava das camadas de baixo poder aquisitivo, embora não escolhesse classes para se fortalecer. Era também, a bebida mais popular e mais consumida em todo o Nordeste e que, como
1962 - Nasce Carlinhos Brown
1939 - Nasce a Schincariol, com a Itubaína, refrigerante fabricado no quintal da casa de seu fundador 12
eu, quando criei a Timbalada, sempre enxergamos que tinha de ser para todos. Foi quando falamos em mudar o nome da casa. O nome Schincariol Guetho Square iria ficar muito grande e sugeri que fizessem Guetho Schin”, lembra. Em 2017, Carlinhos Brown apresenta o jingle Schin Aê! A música, com sonoridade contagiante, virou um dos hits do
1989 - Brown participa de 3 turnês mundiais ao lado de João Bosco, Djavan e João Gilberto. “Meia Lua Inteira” torna-ne conhecida do grande público através da novela Tieta
1989 - A Schincariol comemora 50 anos lançando a cerveja Schincariol
Carnaval daquele ano, quando também batizou de Schin Aê o já tradicional camarote da marca, na maior festa popular do planeta. “O jingle Schin Aê é mais um fruto da nossa parceria. É uma expressão usada para apresentar algo bom que desejamos ao outro. Olha aê, olha o sol aê, olha que coisa boa aê! E isso foi muito bom, porque percebemos mais uma vez que estávamos no
2003 - Brown recebe o quinto Grammy Latino de melhor álbum, com “Carlito Marón”, lançado inicialmente na Espanha
2003 - A Schincariol muda para Nova Schin. Com o mote “Experimenta”. As metas de crescimento para 2 anos foram atingidas em 4 meses
2004 - Fernando Trueba lança o filme “El milagro de Candeal”. O filme venceu o Prêmio Goya, na Espanha, na categoria Melhor Canção Original
2004 - Nasce a NS2 (Nova Schin 2). Uma mistura de cerveja com limão e tequila
caminho certo. Essa música foi feita não só para a marca, mas para os momentos de alegria que levantam o público. A gente não pensa mais que é um jingle, mas uma música das pessoas e elas respondem alto, como um hit de carnaval”, explica. Quando perguntado sobre as curiosidades nos bastidores das campanhas da Schin, Carlinhos Brown nos falou do 2007 - Arrenda o Mercado do Ouro, em Salvador, e abre o Museu du Ritmo. 2008 - Brown é o segundo maior arrecadador no ranking do ECAD
2008 - Nasce a Nova Schin Zero. A primeira no segmento em garrafa de 600ml
2009 - Nasce a Nova Schin Litrão. A primeira marca a comercializar o produto em garrafas de 1 litro
clima festivo dessas gravações, o que também contagia o público, citando uma das últimas campanhas da marca:. “Schin Aê, por exemplo, tem o que chamamos de chamariz. Basta cantar, que o pessoal começa a pedir cerveja. Isto é engraçado, porque parece que imediatamente é instalado o desejo de beber. E o aê aê é como se fosse uma pausa para tomar uma Schin”, completa.
2011 - Brown divide a cena com Ivete Sangalo em comercial da Nova Schin, com o mote “Cervejão”
2011 - Kirin compra a Schincariol, nascendo a Brasil Kirin
Por falar nisso, encerramos a nossa entrevista perguntando qual o melhor horário para se tomar uma Schin gelada. Muito bem-humorado, o artista poetizou: “Não importa qual seja a estação do ano para se tomar uma Schin. É algo em nós que o calor procura e a gente toma uma cerveja gelada. Afinal, ela é o melhor tempero do beijo”, conclui. 2017 - Compõe o jingle Schin Aê, coreografado por Lore Improta. Uma lata especial da Schin para o Carnaval de Salvador traz a caricatura de Carlinhos Brown
2014 - A marca muda de nome para apenas Schin
2017 - Heineken, segunda maior cervejaria do mundo, compra a Brasil Kirin
2013 - Nova Schin lança garrafa de 300ml 13
JURÍDICO
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO Renato Madrigano Artero*
As recentes alterações na legislação e a insegurança jurídica vividas no Brasil, trazem uma nova preocupação para os empresários: o planejamento sucessório. Neste sentido, procura-se evitar demandas familiares futuras, de forma a garantir a continuidade dos negócios e a preservação do patrimônio consolidado, bem como, proporcionar segurança aos herdeiros. Com o seu devido direcionamento e realização da forma menos onerosa possível, o planejamento sucessório e a proteção patrimonial nos amparam sob o espeque da aplicação criteriosa do direito para a garantia e preservação do patrimônio pessoal ou empresarial, por meio da análise de situações de risco. Desta forma, merece destaque a profusão de possibilidades e a diversidade de disciplinas atravessadas pela temática do planejamento sucessório, o que comumente, gera também, uma enormidade de equívocos. Todavia, precisamos tomar cuidado, pois o planejamento sucessório ganhou notoriedade em função de arquétipos empresariais, por meio dos quais seriam possíveis “blindar” o patrimônio fa-
miliar de todos e quaisquer riscos. No entanto, a associação do planejamento sucessório à blindagem patrimonial revela-se falaciosa, pois transmite erroneamente a ideia de proteção patrimonial absoluta. Por conseguinte, outro aspecto que deve ser esclarecido é a diferenciação entre sucessão empresarial e planejamento sucessório, visto que, os objetivos deste último podem ser de diferentes ordens, sem que necessariamente esteja contemplada uma questão empresarial. Assim, fica evidente que os objetivos do planejamento sucessório devem ser calculados, e que a solução cabível se sujeita à customização em razão do caso concreto, da realidade patrimonial e do desejo dos familiares envolvidos. Por fim, em meio a esta mistura de fatores é que se revela a multidisciplinariedade do tema, que envolve questões dos direitos de sucessões e de família, bem como, questões tributárias e de direito empresarial, devendo os casos serem sempre submetidos a uma análise conjunta de advogados e contadores de diferentes áreas, de modo que a solução de uma questão não repercuta negativamente em outra seara.
“
Procura-se evitar demandas familiares futuras, de forma a garantir a continuidade dos negócios e a preservação do patrimônio
”
*Sócio da FABG Consultoria Empresarial, Advogado especialista em Contrato de Distribuição, membro da Comissão de Direitos Humanos do IASP e Conselheiro Fiscal do IBRADD. renato.artero@fabg.com.br | fabg.com.br
15
GESTÃO
por Mila Loureiro
A Heineken investe em treinamentos constantes para os seus colaboradores
COMO RETER O APRENDIZADO EM TREINAMENTOS CORPORATIVOS
O mundo empresarial tem prescindível para o alcance dos como obstinação a otimização dos resultados, gerando maior proseus resultados, e consequente- dutividade. A cada dia é necessário mente, o aumento dos lucros e dividendos para os seus sócios e estar um passo à frente da concorrência. E isto só acontece acionistas. Para tanto, é preciso ofertar através de pessoas. E, detalhe: produtos e serviços que aten- pessoas muito bem preparadam às expectativas dos seus das! Para Alexandre Dantas, clientes, além de focar em pro- consultor e treinador da ADS cessos de trabalho mais efici- Desenvolvimento de Pessoas, entes, que resultem na redução sem a devida preparação não é de custos e impactem de forma possível conseguir melhores repositiva na qualidade dos produtos. sultados. É importante focar e ter Para que tudo isso ocorra, é preciso um time espetacular, que a consciência de que o sucesso faça o resultado aparecer. Uma só será alcançado com a predisseleção dos melhores profissionais, posição em aprender continuaque sejam capacitados, motivados mente. Para isso, o suporte e o e desejem dar o melhor de si. desenvolvimento de pessoas e É necessário o engajamento equipes são fundamentais. O bom empresário já de todos com a missão, visão e valores da empresa, em que o percebeu que o único bem de treinamento corporativo é im- real valor na organização é o seu
16
colaborador. Sem ele, nada funciona. Por isso, ele encara o treinamento como um investimento e não como uma despesa, o que pode ser constatado nas revendas Heineken, que sempre priorizam os seus stakeholders. Os treinamentos corporativos funcionam com a estruturação de programas que visam o desenvolvimento pessoal e profissional, que buscam o aperfeiçoamento das competências do funcionário e da equipe como um todo. O foco está na obtenção dos conhecimentos indispensáveis para o trabalho e nas habilidades para colocá-los em prática. O objetivo maior é o despertar para a atitude, ou seja, o querer fazer sempre da forma mais eficiente. Um bom caminho é passar pelo aprimoramento das
Alexandre Dantas
competências de relacionamento interpessoal, gerenciamento de equipes, gestão do tempo, gestão de vendas, comunicação, coaching, dentre outras, que poderão ser diagnosticadas pre-
viamente, através do levantamento das necessidades de treinamentos, do alinhamento com as competências da organização e do atingimento das metas empresariais e pessoais. Dantas destaca ainda, que colaboradores bem treinados tendem a um maior engajamento e a um alinhamento dos seus valores com os da empresa. Já esta, a seu tempo, realiza o processo de retenção dos talentos ao oferecer a capacitação. Além disso, o colaborador otimiza melhor o seu tempo, usa de maneira mais eficaz os recursos disponíveis, contagia os demais com o seu espírito altivo e otimista, leva o nome da empresa a patamares mais elevados, briga por cada fatia de mercado com senso de em-
preendedor, assumindo riscos razoáveis, tomando iniciativa e fazendo a diferença. Certamente, os colaboradores que participam de programas continuados de aprendizagem acabam desenvolvendo a percepção de oportunidade para ampliar as suas competências e se diferenciar no mercado de trabalho, aumentando a sua empregabilidade, o que lhes garante uma melhor colocação dentro ou fora da empresa onde trabalham. Com essa visão, a motivação se torna maior. Há um senso de que a empresa se preocupa com o desenvolvimento deles, e consequentemente, isso reflete nos resultados de forma positiva, além de propiciar um bom clima organizacion-
COMO APROVEITAR MELHOR O TREINAMENTO E RETER MAIS CONHECIMENTO CONHEÇA O TEMA
Busque mais informações visando aumentar o interesse.
CONCENTRE-SE
INTERAJA
Se entrosar com os demais participantes permite fazer novos contatos e trocar experiências.
Deixe os problemas e afazeres fora da sala, esqueça o celular, desligue-se das tarefas, evite interrupções.
QUESTIONE
PARTICIPE
APRENDA
Faça perguntas relacionadas ao tema, abuse e use do treinador; divirta-se aprendendo nas dinâmicas de grupo.
Jamais saia do treinamento com dúvidas.
Entregue-se ao aprendizado, aos novos conhecimentos e seja grato à empresa por estar investindo na sua capacitação. 17
al, como acontece nas revendas Heineken, onde os colaboradores relatam gratidão para com a empresa e a sua motivação ao participar de cada curso ou treinamento. O reconhecimento faz parte da dinâmica do treinamento. No entanto, vale a pena ressaltar que a capacitação individual não gera bons resultados. É preciso o alinhamento da empresa com o desenvolvimento humano e organizacional como um todo. É necessário que haja na empresa subsistemas de Recursos Humanos (RH) que suportem o processo, como avaliações de competências, feedbacks, avaliação de clima organizacional, coaching de equipes, dentre outros. Estas ferramentas, quando utilizadas da maneira correta, otimizam os investimentos nos programas de capacitação, fazendo com que o colaborador coloque em prática tudo o que aprendeu, além de motivar-se em função do reconhecimento futuro pela sua ação. Deve haver uma sinergia entre a organização e os seus funcionários, fazendo com que todos deem o seu melhor, pois nenhum treinamento é capaz
de realizar milagres se a sinergia não for soberana, e neste caso, certamente, após o treinamento, todos voltarão às suas rotinas sem aplicar nada do que foi ensinado. Alexandre enfatiza que o momento certo de fazer um treinamento na empresa é o agora. Não há como pensar em uma empresa que não desen-
“
Não há como pensar em uma empresa que não desenvolva continuamente as suas equipes
” volva continuamente as suas equipes, que não busque sensibilizar para o que está acontecendo no mercado, que não dê o devido insight para que cada colaborador desperte e procure se aperfeiçoar continuamente.
As revendas Heineken os fazem de maneira continuada e cíclica há mais de 5 anos. Neles são trabalhados temas diferenciados conforme as necessidades do mercado e as competências da empresa e dos colaboradores. Não há como realizar um treinamento a cada 3 ou 6 meses e esperar resultados fantásticos. O desenvolvimento deve ser contínuo e constante. Cada indivíduo é um ser diferente e aprende de forma distinta. Contudo, o comportamento principal é o do compromisso, do engajamento para com a empresa, com a sua atividade e principalmente consigo. Para assimilar mais o conteúdo, deve-se estar conectado plenamente no curso. Segundo Alexandre Dantas, a atitude do colaborador é a representatividade maior que se pode ter ao participar de um processo de desenvolvimento. Para isso, os seus gestores devem apoiar, incentivando a sua participação, pedindo feedback, desafiando-o para que coloque em prática o que aprendeu e, principalmente, comece a desenvolver uma massa crítica acerca de tudo que foi dito durante o treinamento.
TECNOLOGIA
O BUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO DAS REVENDAS DE BEBIDAS Douglas Bermeijo*
O mundo gira cada vez mais rapidamente em consonância com a era da tecnologia e da globalização. Os novos conceitos e cenários exigem mudanças constantes por parte dos distribuidores de bebidas. Por isso, eles buscam acompanhar o mercado e gerir os seus negócios pautados na necessidade do conhecimento e do uso da informação, como forma de agregar valor competitivo às empresas e ampliar os seus resultados. Para se manter eficiente, identificar tendências de mercado e otimizar o planejamento de produtos, serviços e campanhas de vendas, todas as empresas necessitam de estratégias baseadas em análises de dados. Quanto mais ágeis e precisas forem as informações, maior a capacidade dos gestores rastrearem falhas e buscarem oportunidades que possam melhorar os resultados.
Neste contexto, surge uma ferramenta valiosa: o Business Intelligence (BI) para distribuidores de bebidas. Trata-se de um sistema que transforma dados brutos de uma organização em informações estratégicas, capazes de facilitar o alcance das metas planejadas. O uso do BI é bastante simples e ágil, pois possibilita a consolidação de grandes volumes de dados e a navegação “on-line”, além da vantagem de exibir bons recursos visuais. A Control Informática foi uma das empresas pioneiras a explorar o BI no mercado nacional (desde 2004), quando lançou o Master Cross, ferramenta que opera no nível tático das empresas. Logo depois (2006), lançou o BI Action, que opera no nível estratégico, de forma a cruzar os
Hebert de Jesus (Grupo JSG) , Alexandre Cioti (Control), Barreto Góes e Milton Rezende (Febradisk), em reunião de criação do BI Action Febradisk
19
Relatório financeiro gerado pelo BI Febradisk
dados de todas as áreas da empresa com rapidez. Esta ferramenta foi desenvolvida na plataforma QlikView, ranqueada entre as três melhores plataformas de Business Intelligence do mundo, segundo a Gartner Inc. A Control, ao longo desses anos, desenvolveu módulos de BI para o mercado de distribuição de bebidas, cobrindo os setores de vendas, financeiro, fiscal, contábil e logístico. Agora, a empresa comemora o lançamento do BI Action Febradisk, criado juntamente com um comitê específico, eleito pela Federação, para implementar as demandas da rede de distribuição da Heineken (Assessment, Fundamentos, Cobertura DEMP/ Fotografia de sucesso, e o que vier...), não importando o porte da revenda.
Através dela, o distribuidor de bebidas poderá gerenciar com mais facilidade toda as suas despesas, como: logística; comercial; dados dos clientes; estoque; sugestões de compras, tendo por base a média de vendas de um período selecionado; identificar os itens necessários para o grupo de canal específico do ponto de venda; realizar análises comparativas e de evolução mensal; movimentar o financeiro e vários outros benefícios que vão fazer a diferença. O importante é o distribuidor ter em mente que os tipos de análises oferecidos pela ferramenta de BI Action são impossíveis de serem obtidas através do sistema de gestão convencional, seja ERP Control ou outro qualquer.
Relatório de logística gerado pelo BI Febradisk *CEO da LinkedBy, membro da Agência de Promoção Software para Exportação (APEX/SOFTEX), especialista em Gestão de Projetos, Tecnologia de Processos e Negócios com larga Ex Logistics. Foi expositor da NRF (Nova Iorque) e da WMC (Barcelona). douglas@linkedby.com.br | linkedby.com.br
20
PERFIL
por Mila Loureiro
Amaretti Conheça uma história de persistência, trabalho e sucesso Os empresários Marcos Richetti e Ângela Richetti são casados, pais de duas filhas e têm 3 netinhos. Marcos é aposentado como bancário e Ângela aposentada como diretora escolar. Desde muito jovens, aprenderam a se dedicar ao trabalho e à profissão, seguindo o exemplo dos pais, que eram agricultores. Pensando no futuro e no conforto da família, ainda no auge de suas carreiras profissionais, resolveram entrar no comércio de bebidas. Em 23 de outubro de 1994, inauguraram a Amaretti, constituída especificamente para comercializar produtos Schincariol, na cidade de Campos Novos – SC. 22
Entraram de cabeça no negócio, o que não foi muito fácil. Afinal de contas, vender cervejas em temperaturas abaixo de 0° grau é um grande desafio! Após 3 anos, decidiram se mudar para uma área litorânea, em Içara/ Criciúma, onde vislumbraram a possibilidade de prosperar e se estabilizar. Antiga sede da Amaretti, em Campos Novos-SC
Em 01 de abril de 1997, iniciaram um trabalho consistente de distribuição na nova área, em um imóvel alugado e com estrutura frágil. Aos poucos, foram melhorando a frota, profissionalizando a área comercial e com muito trabalho e com toda a família envolvida, a empresa começou a crescer.
Nova sede da Amaretti movimenta
cerca de 14 mil hectolitros/ mês
Em abril de 2004, inauguraram a tão sonhada sede própria. Embora a nova área tivesse muito mais potencial para a Schin (Schincariol), a marca estava com dificuldades por sucessivos lapsos de distribuição. Com muita dedicação, os desafios foram vencidos e assim, houve o aumento das vendas, chegando a receber uma premiação como campeã da Copa Força de Vendas, em 2015.
A atual conjuntura econômica do país tem deixado toda a população em estado de alerta. Além disto, no Sul, a sazonalidade é muito forte e a variação do volume das vendas chega a 50% entre o inverno e o verão. Contudo, os empresários estão desenvolvendo um trabalho consistente para potencializar outras marcas do grupo, a exemplo da Devassa e da Eisenbahn.
Atualmente, com mais de 70 veículos próprios e 140 colaboradores, a empresa atende 46 municípios com população aproximada de 970 mil habitantes e movimenta cerca de 14 mil hectolitros por mês. Para eles, na empresa a base de tudo é o trabalho; na vida, é a família e na sociedade, a discrição!
70 veículos atendem 46 municípios 140 é o
número de colaboradores
14.000
hectolitros por mês
23
GASTRONOMIA
Bratkartoffeln
As famosas batatas alemãs que harmonizam com uma Eisenbahn Pilsen
Entre os dias 22 de setembro e 7 de outubro, a cidade de Blumenau, em Santa Catarina (SC), vai sediar mais uma edição do Oktoberfest. Conhecida como a maior festa alemã das Américas, o Oktoberfest reúne apresentações culturais, gastronômicas e muita cerveja, é claro! Com a proximidade do evento, que é patrocinado pela Eisenbahn, a Revista Febradisk traz para você a receita do Bratkartoffeln. Calma! Não precisa se assustar com o nome. O tradicional prato alemão, nada mais é que uma deliciosa batata frita típica e vai muito bem com outra paixão desse povo: a cerveja Eisenbahn Pilsen. 24
Vamos colocar a mão na massa e juntos experimentar essa delícia? Ingredientes: 1kg de batata 500g de bacon Cebola, alho, pimenta e sal a gosto. Modo de preparo: Pique o bacon em cubos pequenos e os grelhe em uma chapa, frigideira ou panela antiaderente funda. Em outra panela, cozinhe as batatas. Acrescente a cebola, o alho e a pimenta cortados em cubos, conforme o seu paladar. Quando dourado, retire o bacon, mas mantenha a gor-
dura. É nela que as batatas, cortadas em rodelas, serão fritas. Enquanto frita, alterne entre os lados das batatas, para que elas ganhem uma cor uniforme e fiquem crocantes. Esta é a parte mais difícil da receita. É neste momento que você deve ficar atento para que as batatas não espedacem. O próximo passo, é acrescentar o bacon e misturar tudo com cuidado. Para acompanhar, sugerimos uma Eisenbahn Pilsen, cerveja que equilibra o amargor e o doce dos seus ingredientes, além de harmonizar perfeitamente com o prato de nome difícil e sabor irresistível.
CULTURA
Larousse da Cerveja
Endomarketing estratégico
Gestão de Serviços
Ronaldo Morado
Analisa de Medeiros Brum
Henrique Corrêa e Mauro Caon
Tudo sobre cervejas, a sua cadeia produtiva e o mercado atual. O livro ainda traz um guia de estilos, conforme diretrizes do Beer Judge Certificate Program. R$67,90
Aborda a construção e comunicação do Employee Value Proposition e o papel do líder na transformação da comunicação interna para o alcance de resultados. R$49,50.
Envolve a gestão do cliente, do colaborador e das ações operacionais, de forma a melhorar o desempenho das atividades que os desafiam todos os dias. R$46,80.
FINANÇAS
A IMPORTÂNCIA DE UMA CONTABILIDADE INTEGRADA
A contabilidade é uma ferramenta fundamental para a empresa. Responsável por registrar tudo que foi realizado na instituição, é um dos pilares que sustenta e contribui para o desenvolvimento e êxito do negócio. Com uma contabilidade integrada, informatizada e otimizada os controles das informações fiscais e contábeis ficam mais eficientes, rápidos e objetivos. Para o bom funcionamento de uma contabilidade integrada, são necessários dois pilares: o Sistema ERP (Enterprise Resource Planning) e uma contabilidade especializada. O sistema ERP integra as atividades, automatiza os processos, facilita a gestão empresarial e elimina a necessidade da escrituração manual e de controles paralelos. Para a integração da contabilidade ser eficiente, rápida e objetiva é necessária a inclusão de módulos financeiros, a exemplo de: contas a pagar e a receber, estoque,
“
folha de pagamento, entre outros. Estes se comunicam, facilitando a identificação de erros ou falhas que porventura estejam ocorrendo. A rapidez das informações nos relatórios gerencias e contábeis, a exemplo do Balanço, da Demonstração Contábil do Exercício (DRE), da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), e dos fluxos de caixas, serão entregues aos gestores de forma muito mais rápida e eficiente. Outro ponto importante é a confiabilidade nos registros contábeis. Uma contabilidade integrada possibilita conciliações, análises e conferências de maneira muito mais segura e eficiente para o contador e para o cliente. A cada ano, aumenta o número de empresas que passam a adotar uma contabilidade integrada em seus modelos de gestão empresarial, como reflexo da necessidade de modernização e acompanhamento das mudanças do mercado e da concorrência cada vez mais agressiva.
Uma contabilidade integrada possibilita conciliações, análises e conferências de maneira muito mais segura e eficiente para o contador e para o cliente
”
*Diretor da Global Consultoria Contábil. bruno@globalconsultoriacontabil.com.br | globalconsultoriacontabil.com.br
26
Bruno Correia*
ANUNCIO_FRICON_FEBRADISK_2018_CRV segunda-feira, 10 de setembro de 2018 12:30:14
Foto: Click Estúdio Profissional/ BeloTur
TURISMO
por Flamarion Reis
Bem-vindo
Belô! Os mistérios, a beleza e todo o jeito mineiro de ser, uai!
A Avenida Afonso Pena é o coração econômico de Belo Horizonte 28
a
!
Que delícia é Belorizonte! Bem assim, juntinho, sem o H e cheio de dengo! A terra do queijo próprio, da cachaça - e porque não dizer: dos bares, é cheia de belezas naturais e projetos arquitetônicos. Embora, por diversas vezes tenhamos que recorrer ao Dicionário Mineirês para entender muito da língua típica da região, não há quem resista ao jeito do mineiro falar, seja por seu sotaque arrastado, pela mania de juntar palavras ou por suas gírias, némêzzz? Cadequê a gente dá uma pausa quando está falando da Belo Horizonte? Porque uma grande oportunidade para conhecer a primeira cidade projetada do Brasil, que tem a Serra do Curral como cenário, é no próximo mês de novembro, quando a Febradisk promoverá no Tauá Resort Caeté a sexta edição de sua convenção nacional. O evento que acontece entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro abrigará shows musicais, palestras, Feira de Fornecedores e muita premiação. (Vide box, na página 30). Melhor que pegar um pão di quêjj quentim com as mãos e partí-lo ao meio, só para deixar o leitor com água na boca, é fazer isso em Belo Horizonte, durante a convenção, pois será diversão em dose dupla! Mas, o que fazer em Belory Hills? Segundo a enfermeira mineira, Cleide Verônica de Souza e Souza, você não pode deixar de conhecer o edifício Maletta. Localizado no centro de BH, o prédio foi construído em 1961, com a proposta de ser uma outra cidade dentro de Belo Horizonte. Ao todo são 319 apartamentos, 642 salas comerciais e 146 lojas dos mais variados tipos, bares e restaurantes. “O Maletta é um lugar boêmio. Além disso, temos várias opções de atividades culturais em toda a cidade”, afirma já citando o site Culturadoria (culturadoria.com.br). Já o publicitário Denilson Gomes Cardoso, recomenda o Mercado Central. Eleito em 2016 o terceiro melhor mercado do mundo, perdendo apenas para o Mercat de la Boqueria, de Barcelona, e para o Borough Market, localizado em Londres. “Lá há muitas variedades de produtos, queijos, artesanatos e, para quem gosta de uma cervejinha, muitos bares charmosos”, define. 29
Foto: Click Estúdio Profissional/ BeloTur
Mercado Central
tatu-galinha. Mas, atenção: para visitar o parque é necessário apresentar o comprovante de imunização contra a febre amarela. A Igreja de São Francisco de Assis é outro importante
Museu de Arte da Pampulha
ponto turístico da cidade. Projetada por Oscar Niemeyer, ela abriga painéis de Cândido Portinari, jardins de Burle Marx e os baixos-relevos em bronze de Alfredo Ceschiatti.
CONVENÇÃO FEBRADISK ACONTECE EM NOVEMBRO
Fotos: Divulgação Tauá Resort
Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, a Febradisk promove a sua convenção nacional no Tauá Resort Caeté, localizado a 50km de Belo Horizonte. Para receber o evento, que vai contar com palestras, shows e premiações, o hotel e a Febradisk estão trabalhando juntos em uma estrutura diferenciada e em uma programação que inclui conforto, motivação e muita diversão. Para saber mais sobre a Convenção Febradisk, acesse: febradisk.com.br.
Tauá Resort Caeté 30
Foto: Click Estúdio Profissional/ BeloTur
Igreja de São Francisco de Assis
Foto: Click Estúdio Profissional/ BeloTur
Cheia de histórias e lendas, Belo Horizonte sustenta a magia da Rua do Amendoim, lugar onde os carros desligados costumam subir ladeira acima. É isso mesmo, eu não escrevi errado! Lá, você pode fazer o teste: pare o carro próximo à transversal Juventino Dias, tire o pé do freio e observe. A impressão é que o carro está subindo a ladeira, sozinho! Reza a lenda, que embaixo da rua há depósitos de minérios que atraem o carro para cima. Outros sustentam que a ladeira parece ser um aclive, mas não passa de um declive imperceptível a olho nu. Vá saber! Entre os lugares que não dá para deixar de ir, o Parque das Mangabeiras ostenta em seus 2,4 milhões de m², 59 nascentes do Córrego da Serra, vegetação nativa representada por áreas do Cerrado e da Mata Atlântica e fauna diversificada, que inclui o caxinguelê, que é uma espécie de esquilo, o ouriço-cacheiro e o
Foto: Embratur Foto: Click Estúdio Profissional/ BeloTur
Praça do Papa
Casa do Baile Pampulha
Quer mais um bocadim? Vá conhecer o Museu de Arte da Pampulha. Construído na década de 40, para abrigar um cassino, hoje o espaço mantém um acervo com obras de Alberto da Veiga Guignard, Emiliano Di Cavalcanti, Ivan Serpa, dentre outros. Bem ao lado, em uma ilha artificial, a Casa de Baile da Pampulha, construída no mesmo período, para promover a valorização artística do povo local. Por fim, a Praça do Papa e a sua deslumbrante vista para a qual João Paulo II chamou de “que belo horizonte”, logo após uma missa campal. Localizada próxima à avenida Afonso Pena, lugar onde iniciamos esta reportagem. Porque em Belô é assim: a gente sempre quer começar tudo novamente!
ESPECIAL
CERVEJA contra o câncer
por Mila Loureiro colaboração Marco Gramacho
Estudos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, trazem uma boa notícia: a cerveja pode ajudar a combater o câncer de mama. De acordo com os resultados, dois ácidos presentes no lúpulo possuem a capacidade de impedir o crescimento de bactérias e matar células cancerígenas. Como o próximo mês de outubro é dedicado à conscientização e ao alerta da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama,
através da campanha mundial Outubro Rosa, a Revista Febradisk trouxe os resultados da pesquisa desenvolvida pela universidade que está classificada como a 42ª do mundo e a 11ª dos Estados Unidos. Judy Bolton, professora e pesquisadora da Faculdade de Farmácia na Universidade de Illinois, em Chicago, aplicou o extrato de lúpulo em dois tipos diferentes de células do câncer de mama, para verificar como elas afetam o metabolismo do estrogênio, um mecanismo fundamental no desenvolvimento de um tipo de câncer. Um dos componentes, o 6-PN, aumentou a desintoxicação nas células que ajudam a combater esta doença. “Nossos resultados sugerem que o 6-PN pode ter efeitos anticancerígenos”, disse Bolton.
Para a ginecologista Mara Rubia Moreira Rios, alguns subtipos do câncer de mama, aqueles que têm receptores positivos para o estrogênio, podem ter influência na resposta do tratamento, pois estão relacionados com a ação estrogênica. Contudo, isso ainda está em fase experimental. “Sabemos que, ao ingerirmos uma pequena quantidade de bebida alcoólica, podemos reduzir o estresse, relaxar, socializar e ter momentos de felicidade, contribuindo assim, para o sucesso de um tratamento”. Então, o lúpulo pode ajudar a evitar o câncer de mama. Sendo um dos ingrediente principais na fabricação da cerveja, logo, a bebida pode trazer benefícios nesses casos.
Durante todo o mês de outubro, diversas instituições disponibilizam exames gratuitos, com o objetivo de mais mulheres terem acesso a eles. Os estágios iniciais do câncer são assintomáticos e a análise antecipada aumenta as chances de cura, reduzindo significativamente a mortalidade. Entretanto, mas com menos incidência, o câncer de mama também atinge aos homens.
HOMENS TAMBÉM SÃO ATINGIDOS A campanha Outubro Rosa também é voltada aos homens, não somente para saberem como agir diante de um caso de câncer de mama envolvendo mulheres da família, mas, porque eles também podem ter células
cancerígenas presentes nos mamilos, principalmente aqueles com idade entre 50 e 65 anos ou os que possuem casos da doença na família (estima-se que 5% a 10% dos casos são hereditários). No homem, não é fácil de ser identificado. Entre os seus sintomas, estão: nódulo indolor, que provoca coceira; ferida, pele enrugada, saída de sangue ou líquido, mamilo virado para dentro, vermelhidão ou descamação da pele, alteração do volume do peito ou inchaço das ínguas na axila.
VITRINE O Grupo Marra, promoveu no dia 27 de agosto, um Dia Consumo Consciente. O evento abordou a responsabilidade e conscientização em relação ao consumo de bebidas, como: o consumo e comércio proibidos para menores de 18 anos, os perigos do consumo de álcool associado à direção de veículos e recomendações quanto ao consumo moderado, através de palestras, distribuição de folders em bares, supermercados, casas de eventos e para pedestres, além dos esforços de mídias e uso das redes digitais.
01 - Alexandre Cesar Oliveira, Adair Rodrigues Mendonça e Icaro Souza Pereira. 02 - Diogo Costa Pereira, Vicente Daura Marra, Diogo Guilherme Batista e Joel Dornelas.
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
03 - Diogo Guilherme Batista, Joel Dornelas, Vicente Daura Marra e Diogo Costa Pereira. 04 - Diogo Guilherme Batista, Marco Antônio e Vicente Daura Marra. 05 - Diogo Guilherme Batista, Vicente Daura Marra, Jaqueline e Diogo Costa Pereira. 06 - Palestra para a equipe de vendas. 07 - Icaro Souza Pereira, Alexandre Cesar de Oliveira, Adair Rodrigues Mendonça, Vicente Daura Marra e Diogo Costa Pereira. 08 - Régis, Diogo Guilherme Batista e Diogo Costa Pereira. 09 - Rogério, Diogo Guilherme Batista e Diogo Costa Pereira. 10 - Vicente Daura Marra e Ângela Maria.
36
A Lago Azul Distribuidora realizou mais uma Campanha de Incentivo da Equipe de Vendas e premiou os vendedores e os supervisores que mais se destacaram em crescimento de cobertura das marcas Eisenbahn e Devassa. A distribuidora também promoveu o Samba no Terraço Hotel Ibis e a inauguração da terceira unidade do Bar e Restaurante Peixe com Limão, em Jundiaí-SP, que comercializa, com exclusividade, cervejas e chopp do portfólio Schin e Heineken.
02
01
01 - Equipe de vencedores. Vendedores: Cláudio, Vinicius, Patrick, Edmilson, Alexandre, Saul, Hudson, Alexandre, Wilson e Fábio. Supervisores: Maurício, Carlos Eduardo e Bráz. 02 - Supervisor Roberto com o vendedor Luiz. 03 - Supervisor Bruno. 04 - Vendedor Cláudio.
03
04
05 - Sambistas do Acadêmicos do Tucuruvi animaram a festa no Terraço do Ibis. 06 - O público sambou e desfrutou de muita Devassa gelada.
09
Foto: Tathiane Souza Fotoart
07
06
Foto: Tathiane Souza Fotoart
Foto: Tathiane Souza Fotoart
Foto: Tathiane Souza Fotoart
05
07 - Área externa do Bar e Restaurante Peixe com Limão, de Jundiaí-SP. 08 - As marcas dos produtos da Heineken aparecem também na decoração da casa.
08
10
09 - Luciano Forte, Wagner Faustino, Maurício Cardoso, Valdir, Júlia e Douglas Prando, na iauguração do Peixe com Limão. 10 - Valdir e Júlia, sócios do estabelecimento, ao lado da brigada do restaurante. 37
Somos especialistas nos riscos do seu negócio
Há mais de 30 anos atendendo distribuidoras de bebidas em todo país!
Suporte Vitória Seguros @suportevitoriaseguros @suportevitoriaseguros thardieu@suportevitoriaseguros.com.br
• Seguro de Frota • Seguro de Carga • Seguro de Vida e Saúde • Seguro Empresarial • Seguro de Resp. Civil
PREÇOS EXCLUSIVOS PARA REDE
3024 2655 Cel.: 27 9 8886 2655 Tel.: 27
suportevitoriaseguros.com.br