Revista Fato!

Page 1

Fotos: Servando Lopes

EDIÇÃO 59 - ANO 6 - OUTUBRO / 2016 - UBÁ - MG / R$ 9,90

Thaís Albuquerque

Supermercado Vieirão

Fiber Piscinas

Newmar e NewLustres

Drª. Juliana Perillo

Óticas Carol

Auto Escola Carneiro

Injearte Plásticos

Luciana Seghetto Personalizados

Restaurante Puro Alho

Centro Estético Luci Tavares

Servando Lopes Foto & Vídeo

PMR Assessoria Tributária e Contábil Ltda

Embarque Viagens e Turismo

Promix Áudio

Isabela Groppo Bem Casados

POP TV Mídia

Lia Laser

Residencial Horizontes da Serra

Delazari Arquitetura e Design

CCAA

Oftalmologia Dr. Marco Aurélio Barletta

Amor Animal

Vidraçaria San Rafael

Aquariu’s Jóias Ubaense LTDA

#Açaí

Audiocentro

Colégio Pilar

Cabine Photobox

Carto Solar

Speciale Academia

Mário Coelho


Em comemoração aos 20 anos de sucessão administrativa de Louro Parma para as filhas Gabriela e Marina, nova unidade Parma é inaugurada em Juiz de Fora

A

conteceu no feriado de 7 de setembro, o coquetel de lançamento de mais uma unidade Parma em Juiz de Fora. Aproximadamente 150 pessoas marcaram presença para conhecer o novo espaço e apreciar a beleza de cada detalhe dos dois andares de loja, montados com belíssimos ambientes e peças decorativas. O evento deixou todos que passavam pela Av. Barão do Rio Branco extasiados! As sócias, Gabriela e Marina Parma, encontravam-se radiantes com a conclusão do projeto, e receberam os convidados com grande entusiasmo. Durante a solenidade de abertura, Gabriela reconheceu a dedicação e o empenho de todos os envolvidos: “Agradeço a cada pessoa que se dedicou e deu seu máximo para que tudo ficasse assim: perfeito. Desde os arquitetos, que competentemente elaboraram os ambientes, até nossa equipe, que se desdobrou para fazer tudo certo; ao meu esposo Rodrigo, minha sócia e irmã, Marina, e também a toda minha família – muito obrigada!”. A empresária ainda compartilhou emocionada sobre a importância da realização deste sonho: “Meu pai sempre dizia: ‘minha filha, quero ver no coração de Juiz de Fora

uma bandeira Parma e sei que vocês ainda vão me proporcionar essa alegria’. E aqui estamos hoje, com o projeto finalizado. Portanto, dedico esta loja ao meu pai, um homem visionário, empreendedor e que me inspira a ser melhor a cada dia ao lado de minha mãe, uma mulher maravilhosa”.

Conheça os arquitetos envolvidos na montagem dos ambientes da nova Parma em Juiz de Fora, e confira fotos da incrível noite, que marcou mais uma data especial para a família Parma, na cobertura exclusiva realizada pela “Revista Fato!”


SALA DE ESTAR E JANTAR INTEGRADAS Os 42m² foram preenchidos com elementos contemporâneos, utilizando uma paleta de tons neutros como a madeira e o linho, que traduzem ao ambiente um aconchego necessário para receber a família e amigos. Através do mobiliário PARMA, empregando as linhas Casuale e Inovare plus, foi possível designar espaços de convivência elegantes e sofisticados. Os painéis em madeira e os espelhos bronze proporcionam uma composição imponente. A adega foi realizada através dos planejados PARMA que por sua excelência em acabamento foi possível acrescentar ainda mais importância com a integração desse terceiro ambiente. Nossa intenção foi demonstrar como o design PARMA é capaz de contemplar um ambiente atual!

Rebeca Gonzalez e Livia Nehme - BRIO arquitetura.

HOME E JANTAR Estilo é o resultado de personalidade e da marca do tempo. Com esse propósito os profissionais Aline Vanelli e Moisés Veriato permeam o decor do home e jantar perfeitamente integrados, reluzindo a aura contemporânea onde peças modernas remetem ao seu progresso. Espelhos de apoio ampliam e reverberam o lightning design pontualmente escolhido para enaltecer cada espaço. Moisés Veriato ladeado de Gabriela Parma e Elizângela - Gerente loja Parma-JF.

Quando a cozinha é a alma da casa... Quando a cozinha é a alma da casa, a integração com a família e amigos passa a ser mais importante do que a posição do fogão e da geladeira. E pela maestria da arquitetura, é possível transformar o lugar de preparo das refeições em espaços gourmets, trazendo para dentro de casa aquela cena dos filmes, quando se está ao fogão ao redor de amigos. Jamilla Vigorito.

Sala de Estar e Jantar – Casuale Um ambiente impactante, para mostrar no que a Parma é capaz! Concepção adotada para fundir o design clássico e misturas do contemporâneo, criando um resultado sofisticado.

Ronaldo Campos.


VITRINE SUPERIOR A ideia surge como uma homenagem a Família Parma, que há anos divulga o mobiliário clássico com primor e qualidade. Paredes almofadadas, florões por todo o teto e peças repletas de signos que concluem essa verdadeira ode ao clássico.

Juliana Mara.

HOME E SALA DE JANTAR O Espaço de Jantar foi pensado para receber os amigos, todos integrados, num só ambiente, com a mesa de jantar incorporada ao sofá numa disposição nada convencional, com mesas laterais e apoios dispostos em ambos os momentos, com mobiliário sofisticado e uma pegada clássica oferecida pela Linha Casuale, da Parma, finalizando este momento uma parede de gesso 3D, tudo bem atual. Aline Cardoso, Paula Marassi e Sara Ciribeli - ATUALL arquitetura.

SALA TV E LAREIRA Ambiente imprime uma atmosfera intimista e contemporânea, através do uso do tom madeirado e iluminação indireta.

Vania DiasJamilla e Rosana Italo. Vigorito.

VITRINE PRINCIPAL Somando anos de tradição no ramo mobiliário na cidade e Zona da Mata, a Parma Móveis surpreende mais uma vez o setor ao lançar sua loja conceito. Coube ao designer de interiores, Luiz Duque, apresentar ao seleto público a vitrine Parma. Carro chefe da marca, a linha clássica Império remete luxo e sofisticação a qualquer ambiente. A proposta do designer consistiu em valorizar o estilo contemporâneo com um toque clássico presente em móveis, objetos e lustres - priorizando, dessa forma, o mobiliário de qualidade que alia beleza, praticidade e conforto. Luiz Duque.


QUARTO IMPÉRIO A Linha Império foi feita pra quem busca a sofisticação e a elegância do clássico. A laca pérola por sua vez confere um ar contemporâneo e os tons claros tornam o ambiente aconchegante e harmônico. Muito mais que um ambiente de descanso, este quarto cheio de personalidade convida a permanência.

Magda Carmo.

REGISTROS






Índice Thiago Caetano

Abrindo O Closet

18 - Capa: as empresas participantes do Fato Empresarial 2016 74 - Utilidade Pública: saiba mais sobre a vacina contra a Dengue 73 - Conectados: E agora, o que é real e o que é virtual?

64

CONHEÇA NOSSO CLOSET ESPECIAL TEEN

54 - Falando de Negócios: confira a entrevista com Jéssica Alcantra, proprietária da Flor de Liz Semi Jóias 70 - Comportamento: usuários da nova ferramenta Livestream do Facebook contam suas experiências 58 - Cartão de Embarque: descubra as belezas do Chile 69 - Palavra do Vet: há problema nos cães ficarem com a cabeça para fora da janela do carro? 56 - Patrimônio Cultural: o vago sentimento de querer valorizar após a perda 63 - Gestão em Foco: a última publicação da querida colunista, Josiane Souza, há mais de dois no time Fato!

10

Revista Fato - Outubro 2016



Editorial / Expediente

Vamos Brindar!

A

pós muito trabalho e dedicação, concluímos, novamente em tempo recorde, mais uma edição da Revista Fato!. E desta vez, carregamos em conjunto uma responsabilidade ainda maior: acertar os últimos detalhes do evento corporativo mais aguardado da cidade, que em 2016 chega à sua 4ª edição, Fato Empresarial. Agendado para 1º de outubro, podemos afirmar que esta será a maior de todas as edições realizadas até então, contando com altos investimentos, 37 empresas homenageadas e cerca de 500 convidados em uma festa que marcará o calendário empresarial local. Gostaríamos de agradecer pela confiança que cada empresa parceira deposita em nós e dizer que é honroso associar tantos grandes nomes em um único propósito – celebrar o sucesso conquistado diariamente por todos nós através de esforço e profissionalismo. Nosso objetivo é homenagear e incentivar empreendimentos dos mais variados setores (saúde, educação, beleza, estética, entretenimento, design, tecnologias, entre outros) para seus líderes prosse-

guirem desenvolvendo suas habilidades, se realizando profissionalmente e movimentando a economia local. Folheando a 59ª edição - Especial Fato Empresarial, você poderá conhecer um pouco do trabalho e da história destes homenageados, no decorrer da Matéria de Capa. Reunimos as marcas em categorias para premiá-las por suas conquistas no mercado: empresas do ano, casais empreendedores, novas revelações, empresas tradicionais, homens e mulheres empreendedores e personalidades ubaenses. Leia os perfis e saiba mais sobre a prestação de serviços. Como de praxe, através das reportagens e colunas, profissionais abordam assuntos úteis e diversificados. A continuação de novos espaços é um ponto animador – Meu Dia D e Palavra do Vet ganham novas publicações! Na editoria Comportamento, trouxemos um tema moderno e que tem contado com a participação de vários usuários do facebook. Entre entradas e saídas, é com leve tristeza, mas ao mesmo tempo muito carinho e admiração, que nos despedimos da colunista, Josiane Souza, que as-

Beleza: Socila Ubá; Fotos: Servando Lopes.

sinou o espaço de temas administrativos, “Gestão em Foco”, nos últimos dois anos. Josi, nós agradecemos pela consideração e respeito que você sempre teve conosco. Sua boa energia é cativante! Toda sorte do mundo nos próximos passos. Amor e sabedoria pra vida toda. Nossas portas estarão sempre abertas. Uma revista com o registro de sonhos realizados – é este o material que colocamos nas mãos leitores e clientes. Nossa Edição Especial Fato Empresarial não poderia estar mais completa. Almejamos que as empresas envolvidas nesta realização sintam-se tão satisfeitas quanto nós. Promover um evento de tamanha magnitude é a concretização dos objetivos de várias pessoas em conjunto. Criamos um momento único para festejarmos as vitórias alcançadas. Que a noite seja apreciada sem moderação no quesito “felicidade”. Sucesso a todas as empresas e profissionais!

Colaboradores Ricardo Silva |Michele Marques | Miguel Batista Pedro Roque | Guilherme Pena | Paulo Marcos Marques | César Campos Lara | Anderson Moreira Wellington Netto | Colégio Pilar | Servando Lopes Laryssa Delazari | Mário Coelho | Fabiano Araújo Josiane Souza | Rafaela Namorato | Mariana Lima Michel Pires | Thiago Caetano. Gráfica Olps Gráfica

Bráulio de Paula é graduado em Geografia, Diretor e Designer Gráfico da Revista Fato.

58

(32) 3531-2335

Erramos a grafia do nome de uma das fontes entrevistadas, o Sr. José Emanoel* da Costa. Na publicação, trocamos o nome, sem intenção, para “Emanuel”.

• Economia:

Na coluna de Michel Pires, no penúltimo parágrafo da segunda coluna, a palavra “Hidroelétricas” está errada. O certo seria “hidrelétricas”.

• Conectados:

No texto da jornalista, Rafaela Namorato, na última linha da primeira coluna, dentro dos parênteses, “banco de doares” deveria ser “banco de doadores”.

• Cartão de Embarque:

Que viagem! No título da matéria, erramos ao utilizar a palavra “viajem”, com “J”. O certo seria “Viagem* às Olimpíadas”, com “G”.

Higor Siqueira, graduando em Jornalismo e Editor da Revista Fato.

Revista Fato!

Ops! Erramos... • Universo Dele:

12

Thalita Nogueira é Representante Comercial da Revista Fato.

Juliana Campos é Jornalista, Diretora e Gerente Administrativa da Revista Fato.

Nota: Os textos escritos por colunistas, profissionais convidados e empresas que divulgam seus trabalhos em nossas páginas são de total responsabilidade de seus autores originais.

(32) 9 8868-2335

revistafato@gmail.com CNPJ: 14205614/0001-14 Rua Tenente Pedro Batalha, n°439, Caxangá - Ubá - MG @revistafatouba www.revistafato.com facebook.com/RevistaFato

Revista Fato - Outubro 2016



ra

fe

Educação

Fot

o:

Fo

t

og

Rúbria de Cássia Magalhães

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-graduada em Inspeção Escolar pela Uninter. Professora do Colégio Pilar e da Rede Municipal de Ensino.

META OU

qualidade?

O

índice do desenvolvimento da educação básica (IDEB) revela metas e dados da qualidade da educação brasileira. No final do mês de agosto e início de setembro, os principais jornais trouxeram manchetes classificando as melhores e piores escolas do país baseado no resultado da Prova Brasil. Este ano, nossa nação não atingiu a meta estabelecida. Resultado a parte, pensei na quantidade de simulados feitos e na pressão dos gestores e das secretarias em elaborar sequências de provas para preparar as crianças e não deixar de atingir o estabelecido, afim de não ter problemas com verbas. Mas será que a qualidade da educação que tanto sonhamos é atingir um mero “sete”? Se você dedica seu tempo para passar em um concurso ou vestibular, deseja alcançar setenta por cento da média ou atingir o máximo de pontos possível? Porque não desejar a nota máxima? Nosso atual Ministro da Educação diz que os resultados são vergonhosos, que sobrou investimento em propagandas e faltou “transformação social”. A luta é diária para que a educação seja a engrenagem de transformação social, mas só será quando deixarmos de restringi-la à formação dos nossos estudantes em profissionais. Qualidade em educação é muito mais que moldar uma criança para seu futuro profissional. É garantir à todos conhecimento suficiente para entender sua cultura e o seu “agora”. É utilizar com relevância conteúdos e experiências que sejam capazes de emancipar o sujeito, fazendo com que ele saiba como ocorreram os fatos, porque estes estão como se encontram e de potencializar a ação humana para modificá-lo. O professor precisa acreditar na capacidade do aluno, independente do lugar que ele ocupa, e confiar na educação como objeto transformador da 14

‘‘Devemos nos problematizar, caminhar entre o interno e o externo da escola, tecendo questionamentos a partir dos diferentes sujeitos que compõe a instituição. É o que Kramer e Moreira citam: ‘olhar o homem sobre o homem, saber de que lugar o investigo e dialogar’”. realidade social, como colocam os autores Kramer e Moreira (2007). Como seria possível alcançar este objetivo?

Repensar a profissão docente é um dos caminhos. Qual é o papel do professor? É o de transmitir conhecimento? É o de educar as crianças, no sentido amplo desta palavra? Ou é operacionalizar uma série de técnicas e recursos tecnológicos? Por anos a profissão docente foi praticada, mas pouco se teoriza sobre ela. O conhecimento profissional vai além do binômio “teoria-prática”. É a capacidade de saber fazer, como fazer e porque se faz. E isso somente será possível quando a formação docente for além da capacidade de adicionar concepções e sim compor a didática e o pedagógico mesmo antes de colocá-los em prática. É investigar o inédito, o criativo, trabalhar a ideia que surge naquele instante, muito mais do que implementá-la; esta deve ser analisada, criticada, divulgada e teorizada. Devemos nos problematizar, caminhar entre o interno e o externo da escola, tecendo questionamentos a partir dos diferentes sujeitos que compõe a instituição. É o que Kramer e Moreira citam: “olhar o homem sobre o homem, saber de que lugar o investigo e dialogar”. O professor busca compreender os fenômenos complexos da escola para melhor tatear práticas que visam emancipar a educação. Para tal, é necessário ir ao encontro das redes, dos caminhos, do mapa que cada escola produz. Não iremos produzi-la se focarmos em discursos universais, que buscam homogeneização, uma meta que nem a máxima é. A educação, como direito social e transformadora da sociedade, só ocorre se não reduzirmos o singular para uma nação inteira, conforme Elizabeth Macedo (2015) nos indica. São nas tramas, nas diferenças, nos embates que articulamos, problematizamos e produzimos ações humanas, que podemos visualizar a emancipação de nossas crianças, adolescentes e adultos para a constante busca de um mundo melhor. Revista Fato - Outubro 2016



Cidade Por Higor Siqueira

Lojas farão campanha na véspera do Dia das Crianças para movimentar o comercio de ruas afetadas pela mudança no trânsito

N

o intuito de fomentar o comércio para o Dia das Crianças na Av. Padre Arnaldo Jansen e na Rua 13 de Maio, a loja Soutache se uniu a estabelecimentos locais para realizar, em 11 de outubro, uma ação promocional que contará com decorações especiais e sorteio de brindes. No total, aproximadamente 20 lojas participarão, entrando no clima da data comemorativa, e oferecerão presentes do seu segmento para sortear à clientela. Esta não é a primeira vez que o evento acontece. No último Dia das Mães, o mesmo propósito foi empregado e os comerciantes das duas ruas perceberam uma diferença bastante significativa no aumento de compradores e visitantes. Deste modo, para o Dia das Crianças, eles resolveram se unir novamente e repetir a dose, divulgando ainda mais o acontecimento. A iniciativa foi criada após os empresários

notarem uma forte queda no movimento comercial das duas localidades diante a crise econômica atual e, principalmente, depois das mudanças no fluxo do transito na Av. Pe. Arnaldo Jansen e na Rua 13 de Maio, realizadas no último ano. Segundo eles, tais alterações inviabilizaram alguns estacionamentos próximos e formas de chegar até as empresas, prejudicando o alcance dos clientes. O propósito é prosseguir com as mobilizações sempre que possível para voltar a atrair movimento comercial às localidades afetadas. No dia 11 de outubro, a dinâmica será a seguinte: as lojas participantes estarão enfeitadas com cachos de bolas para se diferenciarem das demais; na compra de qualquer produto, em qualquer uma das lojas, o cliente preencherá um cupom para participar; no final do dia, que caíra em uma terça-feira, as lojas sortearão os prêmios. Participe!

Anne Abreu realiza coquetel de estréia para seu novo blog

A

jovem estudante de Arquitetura, Anne Abreu (20), promoveu na sexta-feira, 23 de setembro, uma festa de lançamento para seu blog, contando com a presença de aproximadamente 40 pessoas. O novo espaço, intitulado com o próprio nome da autora, trará postagens diárias sobre moda, comportamento e estilo de vida, variando também entre gastronomia, viagens, design e assuntos diversos. “Estou muito feliz e realizada! Concretizar este sonho tem sido incrível. Espero que todos curtam como estou curtindo”, declara Anne. O projeto conta ainda com parcerias de profissionais que abordarão temas específicos de acordo com as áreas em que atuam. São eles: Lara Abreu, Dr.ª Naiara Parma e Gabriela Quintanilha, que farão posts semanais, e Dr.ª Roberta Feital, Dr. Dias Junior e Jorginho Rodrigues, com posts mensais. “As colunas de temas variados farão que o site tenha um pouco de tudo. Apesar do foco ser moda, os leitores não precisarão sair de lá para encontrar um texto sobre botox ou decoração, por exemplo”, ela explica. 16

Segundo Anne, suas principais inspirações são as blogueiras Thassia Naves, Chiara Ferragani e Lala Rudge. Além do que já é comum postar, ela nos conta que ainda incluíra entre os assuntos pautas voltadas para sua graduação em Arquitetura, o que servirá como um verdadeiro diferencial para o conteúdo do blog. “Traremos muita coisa boa!”, afirma animada. Para finalizar, Anne agradece o apoio que tem recebido, e a todos que estão participando, de alguma forma, desta realização. “Queria agradecer, em primeiro lugar, aos meus pais e as minhas irmãs que me dão forças para que o sonho se torne um trabalho reconhecido. Obrigada aos colaboradores pela confiança e também ao designer, Matheus Moreira, de Belo Horizonte, que criou minha identidade visual. Ficou do jeitinho que sempre sonhei!”. Acesse o site e não perca as postagens: bloganneabreu.com.br.

Revista Fato - Outubro 2016


Arquivo Pessoal

Rádio Feira é sucesso entre clientes e feirantes

H

á quase seis meses, a tradicional Feira Livre de Ubá ganhou uma divertida novidade que tem agregado positivamente à rotina dos feirantes e clientes que às quartas-feiras e domingos marcam presença no local: a Rádio Feira! A ideia do projeto surgiu de Leandro Ferreira, mais conhecido como DJ Leandro, em um belo dia que ele, junto de um amigo, transitavam pela calçada da Feira. Na ocasião, ocorria uma eleição de chapa dos feirantes. Aproveitando o movimento, eles propuseram a ideia para a chapa vencedora, que aceitou e colocou-a em prática. Segundo Leandro, o objetivo da “Rádio Feira” é dar voz ao público que frequenta o espaço. Ele aponta ainda que o sistema implantado visa servir como utilidade pública a todos: “Queremos oferecer alegria e interatividade para os clientes que marcam presença toda quarta e domingo, e de alguma forma sermos úteis para os feirantes que queiram di-

vulgar alguma promoção e causas afins”. Ele esclarece que, embora o projeto tenha ganhado o nome de “Rádio Feira”, a estrutura elaborada para disponibilizar a programação é um sistema de som fechado e funciona apenas naquele local: “Entretanto, a proposta é transformar a ‘Rádio Feira’ em uma rádio comunitária e fazer com que ela chegue à casa de todos os ubaenses”, fala. O projeto teve início em 3 de abril e já conta com conquistas: “Juntamente com um cliente parceiro, nós implantamos câmeras de segurança e isso reduziu significativamente o número de furtos e roubos na Feira Livre”. Entre outras funções, a “Rádio Feira” também possibilita que clientes e feirantes possam anunciar coisas importantes, como perdas de documentos, chaves, bens materiais, e veículos que estejam estacionados em locais proibidos.


Capa Por Higor Siqueira e Leiliane Moreira

O

Os Quatro Elementos da Natureza

Fato Empresarial é um evento de negócios realizado anualmente pela “Revista Fato!”, com o objetivo de celebrar e premiar o sucesso de grandes empresas destaque no mercado ubaense e regional. Em 2016, orgulhosamente, chegamos à 4ª edição! No ano passado, observando a necessidade de envolver assuntos do gênero, iniciamos a trilogia “Meio Ambiente”, onde abordamos o primeiro tema: “Sustentabilidade”. Para este ano, seguindo a ideia, escolhemos a temática “Os Quatro Elementos da Natureza” – ter-

ra, fogo, água e ar – que interferirá na decoração e montagem de todo o espaço, e também nos serviu de composição para a logomarca oficial, onde representamos, com detalhes, cada um dos elementos citados: árvore = terra; asas abertas = ar; asa lateral com chamas = fogo; asa lateral com água = água. Juntos, os elementos representam a força transformadora da vida que move nossa existência – energia essencial para alcançar bons desígnios! Nas edições 2013, 2014 e 2015, o Fato Empresarial foi realizado com êxito, onde festejamos ao lado de nossos colaboradores e homenageados os bons

frutos colhidos através da fiel parceria. E nesta 4ª edição não será diferente! Sabemos que muito do sucesso alcançado por nossos parceiros vem da qualidade e do profissionalismo que adotamos na execução de nosso trabalho, unidos à competência com que cada empresa assume suas responsabilidades com seus respectivos clientes. Conheça a seguir as empresas homenageadas no ano de 2016 e fique por dentro das marcas e profissionais liberais que tem se destacado no cenário de Ubá e toda a região.

Lia Laser

Corte e gravação a laser em MDF • Categoria: Empresas do Ano; • Proprietária: Liamara de Almeida Druda; • 05 anos no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

P

ioneira no segmento de corte e gravação em MDF, a tradicional “Lia Laser” possui uma grande diversidade de peças que variam de decorações até lembrancinhas para casamentos, aniversários e datas comemorativas, dando total liberdade aos clientes na hora de montarem seus pedidos. Recentemente, observando a necessidade de mudar os ares, a proprietária, Liamara de Almeida, trouxe a empresa para o Centro da cidade – agora a Lia Laser se encontra na Rua Doutor Ângelo Barleta, nº 7, bem na esquina, pertinho da clientela. Para Lia, o diferencial do seu trabalho é a pro-

18

dução minimalista e com cortes precisos, tornando possível realizar tarefas extremamente delicadas e únicas. Ela também acredita que a coletividade e o exercício em equipe são fundamentais para que qualquer tarefa seja bem realizada. Sobre o processo de formação da empresa, Lia nos conta: “Foram muitos desafios enfrentados. Precisamos de dedicação e trabalho duro para conseguir que a empresa decolasse. Afinal, vencer batalhas exige sacrifícios, mas tudo é recompensado quando seu trabalho é reconhecido”. Combinando dedicação, qualidade e criatividade, os clientes satisfeitos estão garantidos! “Nossa palavra de ordem é ‘inovação’. Procuramos sempre investir em nossa marca, pois sabemos que ao fazer isso teremos mais chances de nos destacarmos. Nossa expectativa para o Fato Empresarial é muito grande! Divulgar a marca ‘Lia Laser’ através de um evento grandioso como este é sempre bom para nossa imagem”, encerra. Revista Fato - Outubro 2016


CCAA

H

Escola de idiomas

á mais de 10 anos no mercado local, o Centro de Cultura Anglo Americana – CCAA Unidade Ubá alcança cada vez mais reconhecimento por seu trabalho no ensino de línguas estrangeiras. Ao saírem do Rio de Janeiro, em 2004, visando melhor qualidade de vida para sua família, talvez Luiz Cláudio e Antonieta, proprietários da franquia, não imaginassem que encontrariam em nossa cidade potencial para tanto sucesso e realização profissional. Hoje estão aqui, participando pela 3ª edição do Fato Empresarial! O CCAA oferece cursos de inglês e espanhol para todas as idades, com o diferencial de acompanhar individualmente o desempenho de cada aluno, tentando minimizar as dificuldades na aprendizagem de forma a tornar as aulas mais agradáveis e enriquecedoras. Para se estabelecer no mercado, os administradores falam que muitos desafios foram enfrentados e até hoje obstáculos precisam ser vencidos, como por exemplo, a grave crise financeira do país que inviabi-

• Categoria: Casal Empreendedor; • Proprietários: Cláudio da Silva Travassos e Antonieta Nova da Costa Travassos; • 12 anos no mercado; • 3ª Vez no Fato Empresarial.

liza a permanência de alguns alunos no curso. Entretanto, não há nada que desanime o “Casal Empreendedor”! Eles acreditam que o segredo para alcançar êxito é simplesmente trabalhar bem em conjunto e se satisfazer com o que faz. “O slogan da nossa equipe é: JUNTOS, SOMOS MAIS. E isso faz toda a diferença no ambiente de trabalho. Nossa equipe é constantemente treinada e aperfeiçoada pelo franqueador, com o objetivo de prestar sempre o melhor serviço. Fazemos isso em nome do reconhecimento não de apenas um, mas sim de todos nós”.

Servando Lopes


Capa

Supermercado Vieirão

Q

Supermercado completo com utensílios domésticos, produtos prontos, açougue, padaria e hortifruti

uando criamos a categoria “Empresas Tradição” para o Fato Empresarial, uma das primeiras marcas que nos veio em mente foi o Supermercado Vieirão, que há 40 anos atua na cidade e região, servindo com qualidade e excelência em atendimento. Fora o longo tempo de estrada, outro motivo também nos fez lembrá-lo e direcioná-lo para esta categoria: o Vieirão é uma das únicas empresas que prestigia nosso evento empresarial desde a primeira edição e há anos vê em nossa mídia uma excelente opção de propagar sua marca. Sendo assim, o supermercado é tradição tanto na cidade de Ubá quanto na “Revista Fato!”. Lá é possível encontrar mais de 18 mil itens de diferentes marcas e padrões de qualidade, entre alimentos, bebidas, frutas, legumes, carnes, laticínios, produtos prontos, pães e massas de padaria, pescados, apetrechos de casa e cozinha, linhas especiais para quem adota dietas, produtos sem glúten e sem lactose. “A concorrência na cidade de Ubá é um grande desafio que sempre enfrentamos. Assim, persistimos na busca de ser o melhor supermercado. Apesar disto, também estamos com o pé

• Categoria: Empresa Tradição; • Proprietários: Eron José Vieira e Izabel Cristina Vieira Guimarães; • 40 anos no mercado; • 4ª vez no Fato Empresarial.

no chão, procurando evoluir sempre para atender bem todos os tipos de clientes”, afirmam os empresários Eron José e Izabel Cristina. E diante da crise econômica que nos assola, o Supermercado Vieirão também precisou se reinventar. “Muito se tem falado sobre cortar gastos. O fizemos, mas sem deixar de investir na nossa estrutura física e em nichos diferenciados de produtos. Investimos também em campanhas publicitárias, pois acreditamos que nosso nome deve estar na ‘boca do povo’ e a Revista Fato! é um ótimo meio de fazer isso. A expectativa para o Fato Empresarial é que o Supermercado Vieirão esteja em evidência na cidade e seja sempre valorizado. Um evento como este agrega muito valor à nossa marca”, finalizam.

Vidraçaria San Rafael Instalação de vidros

A

• Categoria: Empresas do Ano; • Proprietários: Janaina Lopes de Barros e Bruno de Moura; • 01 ano e 06 meses no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial. 20

Vidraçaria San Rafael é uma de nossas caçulinhas, sendo a empresa com menos tempo de mercado no Fato Empresarial. Porém, mesmo com sua recente trajetória, ótimos resultados já foram alcançados, o que tem tornado a empresa um grande destaque no segmento em que atua. Seus serviços compreendem instalação de vidros comuns e temperados para box de banheiro, janelas, sacadas, portas, espelhos, entre outros, além dos trabalhos com acrílico. A empresa conta com o reconhecimento de seus clientes graças à agilidade e o comprometimento na entrega das demandas. Para o jovem casal de administradores, Bruno e Janaina, que largaram seus antigos empregos e entraram de cabeça neste ramo, o sucesso não tem segredo, basta vestir a camisa da empresa e trabalhar com honestidade e envolvimento. E, ao contrário do que muitos pensam, o mercado empresarial não é um mar de rosas. Segundo eles, são muitos os sacrifícios que precisam fazer para se estabelecerem. Isto acaba interferindo na vida pessoal do casal, reduzindo as horas de lazaer e o tempo que possuem para se dedicar à família. Porém, tudo é recompensado pelo sentimento de dever cumprido e a visível satisfação dos clientes. “Nossa missão é sempre trazer o que tem de melhor e mais moderno para instalação de vidros, unindo agilidade e preço justo. Acreditamos no nosso potencial!”. Revista Fato - Outubro 2016


Isabela Groppo Bem Casados

A

Fabricação de bem casados e suas variações

empresa foi criada há três anos devido a vontade de Isabela em ter seu próprio negócio. Mesmo possuindo aptidão para práticas culinárias, ela focou o trabalho em um único produto: os bem casados e suas variações, como bem nascidos, bem vividos, bem abençoados e bem sucedidos. “A especialização em apenas um produto me possibilita desenvolvê-lo com 100% de qualidade e dedicação”, ela fala, confirmando o que todos sentem quando comem um de seus fantásticos doces! A técnica utilizada para fazer a massa tradicional do bem casado é um grande diferencial da marca “Isabela Groppo”, uma vez que não é feita com massa de bolo ou pão de ló e nem colocada em um tabuleiro – o segredinho que faz toda diferença no sabor inigualável! O atendimento é feito com horário agendado para oferecer maior comodidade aos clientes.

• Categoria: Empresas do Ano; • Proprietária: Isabela Groppo Bicalho; • 03 anos no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

“Outro ponto muito importante que consideramos é a montagem e entrega dos bem casados serem feitas por nós mesmos. Deste modo, garantimos que o resultado final seja realizado com total perfeição”, conta. Para Isabela, o sucesso de uma empresa é o resultado de diversos fatores que vão além da qualidade – “A excelência no atendimento é fundamental, pois os clientes estão se tornando mais exigentes a cada dia, e é preciso passar confiança e mostrar eficiência para conquistá-los de verdade”.


Capa

Promix Áudio

N

Som e iluminação para eventos

a Promix, tudo começou de forma improvisada antes da empresa se destacar no segmento de montagem de som e iluminação para eventos. Anteriormente, os equipamentos eram usados apenas pela Banda Transe, a qual o proprietário do material, Edmilson Massardi, fazia parte. De repente, ele percebeu que podia criar um negócio lucrativo e colocou a mão na massa! No início, Edmilson encontrou um pouco de dificuldade para adquirir todos os itens necessários para realizar um atendimento completo e qualificado na cidade. Com o tempo, a compra pela internet se tornou mais fácil e confiável, e isso o ajudou no processo de aquisição. Entretanto, os preços altos também se tornaram empecilhos, ainda mais quando a peça precisava ser importada. Mesmo assim, ele acredita que seu diferencial é, justamente, sempre inovar com relação aos equipamentos e se atualizar sobre as tendências. Segundo ele, o segredo do sucesso é manter a seriedade na execução do serviço e pontualidade,

• Categoria: Empresas do Ano; • Proprietário: Edmilson Massardi; • 12 anos no mercado; • 1ª Vez no Fato Empresarial.

pois em um evento não podem ocorrer erros. Toda solenidade, seja qual for, é muito importante para o cliente, e não está dentro das possibilidades o “desapontamento”. Por isso, a qualidade máxima é essencial neste ramo, assim como dedicação e empenho de todos os envolvidos. Para finalizar, ele declara: “Se mantivermos um alto nível em nosso trabalho, com toda certeza teremos clientes satisfeitos e isso gera resultados. Além disso, sei que, por mais clichê, ‘a propaganda é a alma do negócio’, então estamos sempre investindo. O Fato Empresarial é a maior prova disto: um evento importante pra conhecermos empresas que movimentam o comércio e, claro, a oportunidade de ter nosso trabalho reconhecido”.

Delazari Arquitetura e Design Projetos arquitetônicos, design de interiores, consultorias e construções

• Categoria: Patrocinador Master; • Proprietários: Lu Delazari e Pedro Delazari; • 22 anos no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

O

começo da empresa “Delazari Arquitetura e Design” constituiu-se com os projetos exclusivos da proprietária, formada em Design de Interiores pelo INAP - Belo Horizonte, Maria de Lourdes Delazari (Lu Delazari). Com o passar de mais de duas décadas, os trabalhos

22

tornaram-se complexos e em maior quantidade, o que tornou extremamente necessário a expansão e estruturação do negócio – o que trouxe ainda mais qualidade e credibilidade às demandas solicitadas. Hoje, o empreendimento é comandado também pelo filho de Lu, Pedro Henrique Delazari Carneiro Mendes, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa e graduando em Engenharia Civil pela Fundação Presidente Antônio Carlos. Juntos de sua equipe, eles cumprem a seguinte listagem de serviços: Projeto arquitetônico; Projeto de acabamento; Projeto de design de interiores; Consultoria para compra de terrenos; Consultoria de design; Projetos compartilhados; Administração de construção, com equipe e maquinário próprio. Segundo Lu e Pedro, os diferenciais da empresa são a grande dedicação no atendimento ao cliente, o rigor no cumprimento dos prazos estabelecidos e a constante atualização de mercado com experiências produtivas em feiras e exposições de construção, arquitetura e design. “Podemos dizer que nosso sucesso é devido à seriedade e ao comprometimento com os quais tratamos nossos clientes e colegas de trabalho, e também na garantia de projetos modernos e de bom gosto”, afirma Lu Delazari. A dupla enxerga sua atuação como “uma missão de realizar sonhos”. Para eles, o sorriso no rosto do cliente ao visualizar seu sonho concretizado vai além da realização profissional, pois os satisfaz como seres humanos que proporcionam a felicidade nos outros. “A realização só é plena quando feita com responsabilidade, atenção, cuidado, qualidade e confiança. Estes são os nossos valores”, encerra Pedro Delazari. Revista Fato - Outubro 2016


Mário Coelho

A

Estilista

ideia de criar um ateliê sempre foi sonho de Mário Coelho. Como dizem por aí, “as coisas acontecem quando devem acontecer”; foi então que após encontrar Thays Dias, sua grande parceira na vida e nos negócios, a realização deste projeto se tornou possível. A marca do talentoso estilista, Mário Coelho, oferece os mais lindos e elegantes modelos de vestidos para casamentos, aniversários de 15 anos, festas e formaturas. O trabalho é árduo, mas sempre feito com muita dedicação e amor. Para isto, eles contam com um ateliê espaçoso, luxuoso e aconchegante, que encanta e conforta todos os clientes, sem contar na qualidade do atendimento e do serviço, sempre impecáveis. Segundo o casal, o segredo para o sucesso está na conexão que possuem em conjunto e no entendimento de que os sacrifícios em nome do

• Categoria: Casal Empreendedor; • Proprietários: Mário Coelho e Thays Dias; • 07 anos no mercado; • 2ª vez no Fato Empresarial.

negócio nunca deixarão de existir. Para eles, tudo se torna recompensado quando o cliente evidencia suas emoções ao se deparar com a peça pronta – um verdadeiro sonho realizado. “As lágrimas de uma noiva, o sorriso de uma jovem debutante e a alegria de uma formanda ao verem seus tão sonhados vestidos, emocionadas com a conclusão de mais uma etapa importante na vida, é extremamente gratificante. Isso nos deixa muito honrados!”.


Capa

Injearte Plásticos Injeção de peças plásticas

• Categoria: Homem Empreendedor; • Proprietários: Cícero Sávio e sua esposa, Amanda Siqueira; • 07 anos no mercado; • 3ª vez no Fato Empresarial.

É

com grande felicidade que contamos, pela terceira vez, com a Injearte Plásticos no Fato Empresarial. A empresa participou das edições 2013 e 2014, e retorna em 2016 entre a lista de homenageados. Anteriormente, a Injearte também já divulgara seus serviços de injeção plástica em nosso material e participara de uma reportagem sobre negócios ao completar 05 anos de mercado, na Edição Especial FEMUR 2014. Umas das pioneiras no segmento em Ubá, a Injearte Plásticos atende diversas empresas de móveis, tubulares, metalúrgicas, entre outros empreendimentos de toda a região, com seus produtos específicos e exclusivos para cada segmento – e por estar locali-

zada em um polo moveleiro, a empresa não poderia ter dado mais certo! Segundo o proprietário, Cícero Sávio, que possui mais de 20 anos de experiência na área, graduado em Administração de Empresas pela FAGOC e Técnico em Plásticos pelo SENAI - São Paulo, os acessórios plásticos têm substituído peças de metal e madeira devido à sua praticidade e baixo custo. Sobre suas táticas de gerenciamento e a vitória da empresa no comércio, ele declara: “É necessário ter profissionais treinados e qualificados, organização, custo competitivo, excelência no atendimento, padrão e controle de qualidade dos produtos, bom clima organizacional e um feedback positivo”. Se a Injearte Plásticos retornou e está, novamente, anunciando na Revista Fato!, é sinal de que os resultados foram positivos e de que há confiança em nosso trabalho. Gostaríamos, então, de dar as boas-vindas aos proprietários, Cícero Sávio e Amanda Siqueira, ao time de empresas bem sucedidas participantes da 4ª edição do Fato Empresarial!

Restaurante Puro Alho Refeições self service, pratos diversificados, pizzas, porções e bebidas em geral • Categoria: Homem Empreendedor; • Proprietário: Ricardo Marques Heleno; • 08 anos no mercado; • 2ª vez no Fato Empresarial.

A

24

pós trabalhar durante 15 anos como garçom em refinados restaurantes de São Paulo e adquirir muita experiência na área, Ricardo Marques Heleno mudou-se para Ubá e investiu no “Restaurante Puro Alho”. Aos poucos, a empresa se estabilizou na cidade e expandiu de apenas um ponto, o restaurante do “Postinho”, na Av. Pe. Arnaldo Jansen, para três pontos: em 2014, a unidade Beira Rio abriu as portas e, um ano depois, a unidade Jardim também iniciou seus negócios. O Puro Alho é aquele tipo de restaurante que serve comida com tempero caseiro e saboroso, e disponibiliza cardápio diversificado, com pratos que va-

riam de refeições até pizzas, porções, pastéis gourmet, entre outras deliciosas opções. A grande novidade é a aquisição da máquina de chopp na unidade Beira Rio, que conta ainda com uma super dinâmica: o Clube do Chopp, onde o indivíduo paga um valor menor por certa quantidade de chopp, mensalmente, e ainda ganha carteirinha oficial e uma caneca exclusiva do restaurante. Olha que demais! Esta é a segunda vez consecutiva que o Puro Alho participa do Fato Empresarial. No intervalo entre a edição passada e a deste ano, Ricardo foi fiel à “Fato!”, participando de matérias e realizando novas publicidades em nosso conteúdo. Assim, a parceria se fortificou e está cada vez mais firme. É uma honra contarmos novamente com a presença de empresas que já estiveram outras vezes no Fato Empresarial. Isto é sinal de que o investimento valeu a pena e ainda mais resultados são aguardados. “A propaganda é muito importante, principalmente no momento difícil de nossa economia. Divulgar gera maior visibilidade e, consequentemente, a consolidação da marca ‘Puro Alho’”, declara o proprietário.


Luciana Seghetto Personalizados Itens personalizados para eventos e decoração

• Categoria: Empresas do Ano; • Proprietários: Luciana Seghetto e Romildo Fernando da Silva; • 04 anos no mercado; • 2ª vez no Fato Empresarial.

A

paixão de Luciana Seghetto por artesanato existe desde sua adolescência. Entretanto, somente após a maternidade ela pensou em criar uma empresa dentro do segmento. A busca incessante, porém falha pela falta de opções, por produtos personalizados de boa qualidade para festas e decoração, principalmente relacionadas ao universo infantil, foi o impulso para que seu amor pela arte se transformasse no negócio dos sonhos! Desde então, com a criação de sua marca, “Luciana Seghetto Personalizados”, ela passou a desenvolver itens específicos para lembrancinhas de nascimentos, aniversários, casamentos, além de kits corporativos, brasões em metal criados com exclusividade, convites para todo tipo de evento e uma linha incrivelmente cheirosa de saboaria artesanal e difusores de ambientes. A empresa é estritamente familiar, sendo Lu e seu marido, Romildo Fernando, os empreendedores proprietários, e preza pela transparência e bom diálogo para que todo trabalho se concretize exatamente como o desejado. Afinal, para eles o melhor resultado é conseguir captar a satisfação nos clientes! Segundo Luciana, a realidade de quem busca o sucesso nos negócios é bem desgastante, pois se torna muito difícil conciliar trabalho, família, filhos e lazer. “Levar adiante um exercício com personalizados é, inquestionavelmente, trabalhar por amor à arte, pois os detalhes, que vão desde o atendimento até a confecção e entrega dos produtos, exigem muito tempo e disciplina”, declara. E assim ela faz, tornando-se cada vez mais reconhecida por seu trabalho singular e competente. Revista Fato - Outubro 2016


Capa

PMR Assessoria Tributária e Contábil Consultoria tributária e contábil

D

urante anos trabalhando como colaborador em um escritório contábil, Paulo Marcos criou raízes empreendedoras até obter aceitação considerável no negócio, vindo a assumir formalmente a empresa em 2015. A PMR Assessoria Tributária e Contábil presta serviços de consultoria nestas áreas para grandes empresas, e gestão para pequenas e médias empresas, além de oferecer organização de cursos, monitoria e instruções para empresas e escritórios contábeis. Segundo os proprietários, Paulo e Vanessa, o maior desafio enfrentado no mercado é tornar o trabalho que oferecem uma condição contínua nas empresas, pois muitas só procuram este tipo de serviço quando se sentem ameaçadas em seus segmentos. Para os contadores, isto vem melhorando aos poucos, mas ainda há muito que fazer para que os empresários vejam a assessoria como ação preventiva e não corretiva.

• Categoria: Homem Empreendedor; • Proprietários: Paulo Marcos Marques Roque e Vanessa Aparecida de Andrade Marques; • 01 ano no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

E em tempo de crise, a PMR trabalha pesado com as firmas a fim de minimizar riscos: “Nosso foco é potencializar as condições quando se fala em gestão. Já a respeito de tributos e contabilidade, quem não entender o risco de algumas ações dolosas, daqui um tempo não estará no mercado... Trabalhamos diretamente com a possibilidade de mortalidade e ‘imortalidade’ das empresas. E o custo benefício para nossa contratação é a continuidade assegurada dos contratantes”.

Amor Animal

Clínica veterinária e pet shop

• Categoria: Empresas do Ano; • Proprietários: Joyce Caldeira e Ronan Cardoso Moreira; • 02 anos e 5 meses no mercado; • 01ª vez no Fato Empresarial.

O

nome desta empresa, “Amor Animal”, diz tudo sobre ela: uma clínica veterinária e pet shop para vários tipos de animaizinhos, onde as demandas são feitas com muito amor e dedicação. E diga-nos, você que tem um animal em casa, esta segurança não é o melhor sentimento

26

que um dono precisa ter ao deixar seu amiguinho na clínica para algum procedimento? Sendo assim, fique despreocupado, pois na Amor Animal a médica veterinária responsável, Joyce Caldeira, e sua equipe, irão desempenhar todas as demandas com atenção, carinho, cuidado e, principalmente, muito amor! Ela e seu sócio, o companheiro de vida e trabalho, Ronan Moreira, listam seus serviços: “Oferecemos consultas, exames, cirurgias, internação, vacinação, hospedagem e um dos nossos maiores diferenciais, o taxi dog. Recentemente, estruturamos também a lojinha com produtos para variadas espécies, onde vendemos medicamentos, rações de diversas marcas, brinquedos, acessórios e linha de higiene animal”. Para completar, Joyce é pós-graduada em atendimento e cirurgia para animais de pequeno porte, o que amplia ainda mais a gama de métodos possíveis. Apesar de recente no mercado, a Amor Animal tem crescido muito, tanto com relação à estrutura física, quanto na evolução do bom atendimento, e, consequentemente, no número de clientes que buscam seus serviços. “Tratamos todos os animais como se fossem da nossa família. Isso gera muita confiança nos seus proprietários e eles acabam se tornando nossos amigos”. Esta é a primeira vez da Amor Animal no Fato Empresarial, mas a parceria entre nós já existe desde os primórdios da empresa. É muito gratificante observar seu crescimento. Almejamos que alcancem cada vez mais sucesso. Revista Fato - Outubro 2016


Aquariu’s Jóias Ubaense

Comércio e manutenção de joias

A

empresa Aquariu’s Joias começou sua história na cidade de Visconde do Rio Branco, em 1980. Ao passar dos anos, com a evolução do empreendimento, os proprietários se interessaram pelo crescente comércio ubaense e iniciaram estudos para montar uma filial por aqui. Finalmente, em 2007, uma nova loja foi inaugurada. Nove anos depois, eis que anunciamos sua presença em um dos maiores eventos de negócios da cidade e região, o nosso “Fato Empresarial”. A Aquariu’s trabalha com linha completa de belíssimos adornos em ouro e prata, com as melhores marcas de relógios nacionais e internacionais, além de oferecer serviços de manutenção e fabricação de qualquer modelo de joia. Para o casal Isabella e Phelippe, o diferencial do empreendimento é a soma de qualidade em produtos, credibilidade, bom atendimento,

• Categoria: Empresa Tradição; • Proprietários: Phelippe Luiz de Oliveira Santos e Isabella Aparecida Ervilha Cardoso; • 09 anos e 05 meses no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

trabalho árduo, honestidade e cuidado para atender cada detalhe solicitado pelo cliente, o que transforma os ofícios em verdadeiras joias raras. “Todos os dias, saímos de casa cedo e voltamos à noite, deixando filho, família, tudo para trás. É cansativo, mas não falamos que ‘sacrificamos’ algo, pois não gostamos deste termo. Cada trabalho tem suas dificuldades, e todos precisamos trabalhar de modo a alcançar nossos objetivos”, destacam.


Capa

Colégio Pilar Educação

N

ascidas em uma família de educadores, Paula e Camila de Oliveira também resolveram se formar na área. Em 2013, surgiu a oportunidade de montar uma escola no Bairro Eldorado, aproveitando o prédio de uma antiga instituição de ensino. Como precisavam de apoio, as duas convidaram a irmã mais nova, Flávia, para fazer parte deste sonho. A escolha pelo nome gerou muita discussão na família, mas no fim “Colégio Pilar” foi o grande campeão. “’Pilar” é uma coluna forte de cimento ou concreto construída para receber a base de uma construção. Sem um pilar, a construção de um prédio ou casa, por exemplo, não seria possível, pois desabaria. Assim acontece com a educação, que é a base forte, o pilar capaz de transformar um ser humano num cidadão consciente”. O Colégio Pilar oferece turmas do Maternal ao Ensino Médio e é a única escola na cidade que conta com apoio de uma Psicóloga Institucional. Além disso, possui estrutura favorável, com turmas pequenas, espaço físico diferenciado, área externa com campo de futebol, quadra poliesportiva, piscina, parquinho, amplo espaço recreativo, brinquedoteca, biblioteca e salas de aulas confortáveis e arejadas. Outro ponto de destaque é o atendimento diferenciado aos alunos de educação inclusiva, com trabalho pedagógico e avaliações adaptadas, e acolhimento carinhoso por parte de funcionários e demais alunos. “Nossa escola tem conquistado território em Ubá justamente pela forma como trabalhamos a educação regular, indo além do ensino conteúdista, trabalhando valores morais e éticos, trazendo a família para dentro da escola e buscando educar pelo amor”.

• Categoria: Empresas do Ano; • Proprietárias: Flávia Maria de Sá Oliveira, Camila Helena Sá de Oliveira e Paula Marisa Sá de Oliveira; • 02 anos e 06 meses no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

Fiber Piscinas

Instalação de piscinas, produtos para manutenção e itens para área de lazer • Categoria: Patrocinador Master; • Proprietária: Daiana de Paula Gregório; • 02 anos no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

A

28

Fiber Piscinas é uma franquia que se estendeu à Ubá há dois anos, sob comando da empresária, Daiana Gregório. A empresa é uma de nossas Patrocinadoras Master e terá grande participação no 4º Fato Empresarial! “Entendo campanhas publicitárias como o carro-chefe para uma empresa ocupar seu lugar no mercado. Quando um negócio é homenageado num evento de tamanha magnitude, é sinal claro e evidente de reconhecimento por um trabalho sério e de confiança. Nossas expectativas para o Fato Empresarial são excelentes!”, declara a proprietária. O estabelecimento oferece serviço de insta-

lação de piscinas de fibra, vinil e concreto, produtos para manutenção, equipamentos e acessórios para área de lazer, banheiras e itens para spa, contando com linha completa para o segmento. Os produtos são de alta qualidade e obedecem todos os requisitos da ABNT, oferecendo o primordial: segurança. Mantendo o foco, o principal objetivo da Fiber é satisfazer a clientela e suas famílias, proporcionando-lhes diversão e entretenimento. “Ao final de cada expediente, ao encerrar os trabalhos, elevo meu pensamento à Deus e agradeço pela oportunidade de poder trabalhar, pois isso me impulsiona em busca do sucesso. Assim, posso contribuir com as obrigações da franquia, os pedidos dos meus clientes, minha equipe de colaboradores e os fornecedores. Agradeço o incentivo de minha mãe, dos amigos e familiares, e a dedicação de quem trabalha comigo”, finaliza.

Revista Fato - Outubro 2016


Oftalmologia

Dr. Marco Aurélio Barletta

O

Consultas, exames e cirurgias oftalmológicas

Dr. Marco Aurélio Barletta, médico oftalmologista, já foi capa da Revista Fato! e tem sido parceiro de nossos projetos desde a abertura do seu empreendimento, há mais de dois anos. Em 2015, ele e sua esposa, Maura Jane, também participaram do Fato Empresarial e dizem que retornam este ano graças ao resultado satisfatório alcançado com a publicidade: “A boa circulação da revista fez com que nosso trabalho fosse bem divulgado, além disso, é um evento marcante, então não podemos ficar de fora”. A clínica disponibiliza serviços oftalmológicos, consultas, exames complementares e cirurgias, tudo feito com excelência em qualidade e atendimento. Os valores da empresa compreendem o profissionalismo, a dedicação e constante aprimoramento. Entre os diferenciais, o Casal Empreendedor destaca: “Lidamos com as pessoas de forma simples. Além de sermos competentes, respeitamos muito nossos pacien-

tes, pois trabalhar na área da saúde exige trabalho cauteloso e diferenciado”. O Dr. Marco Aurélio Barletta retornou à Ubá após ter participado, durante 13 anos, da equipe médica do IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia, no Rio de Janeiro, em 2013. Lá ele adquiriu muita experiência profissional. De volta às terras ubaenses, Marco Aurélio tem exercido o ofício de diversas formas, atendendo não apenas em sua clínica pessoal, mas também na Colônia Padre Damião, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde, e no Hospital Santa Isabel. • Categoria: Casal Empreendedor; • Proprietários: Marco Aurélio Barletta Pereira e Maura Jane M. Barletta Pereira; • 02 anos no mercado; • 2ª vez no Fato Empresarial.


Capa

Newmar e NewLustres

Comércio de materiais elétricos e hidráulicos

P

elo 4º ano consecutivo no Fato Empresarial a Newmar é presença confirmada na categoria Empresa Tradição. O empreendimento de sucesso está há 16 anos no mercado servindo aos seus clientes com qualidade incomparável e preço justo. A Newmar surgiu após a conclusão do curso de administração de Neil Armstrong Ferreira, quando ele entrou no ramo de materiais de construção através de um amigo, que na ocasião o convidou para ajudá-lo a administrar sua empresa. Este envolvimento com o ramo de construção fez com que Neil acordasse a sociedade com Marlene e por terem interesse pela área resolveram montar o próprio negócio. Devido ao sucesso alcançado durante os 8 primeiros anos, em 2008 nasceu a caçula da família, a NewLustres, que trabalha com o segmento de iluminação residencial e industrial. Para os sócios o sucesso das duas empresas está relacionado à estratégia de excelência, com preços acessíveis para todos os tipos de classe social, além de um atendimento personalizado aos clientes e a qualidade dos produtos

• Categoria: Empresa Tradição; • Proprietários: Neil Armstrong Ferreira e Marlene da Conceição Valente; • 16 anos no mercado; • 4ª vez no Fato Empresarial.

comercializados. Tudo isso faz com que os resultados realmente apareçam e o trabalho seja reconhecido. Neil e Marlene são empresários muito “antenados” e sabem da importância de divulgar a marca e por isso fazem parte da família Fato como clientes há 5 anos, bem como em outros veículos de comunicação de importante visibilidade em toda a região. “Para uma empresa crescer e se desenvolver ela precisa de um bom planejamento, organização, responsabilidade e principalmente uma boa divulgação. Por isso acreditamos nessa parceria com a revista, pois precisamos ser vistos para sermos lembrados, e na Fato, temos certeza dos resultados” declaram.

POP TV Mídia Publicidade

• Categoria: Empresas do Ano; • Proprietário: Bruno da Silva Caneschi; • 05 anos no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

A

30

trajetória da POP TV começou no ano de 2011. Nesta época Bruno Caneschi já trabalhava com produção audiovisual em emissoras de TV em Ubá e em outras cidades. Sempre antenado e estudioso no assunto, ele observou o crescimento de um novo ramo de mídia publicitária que utilizava TVs dentro dos estabelecimentos para exibição de propagandas e notícias. O espírito empreendedor do jovem empresário aflorou e foi através desta percepção que ele despertou o interesse em montar o seu próprio negócio, já que em Ubá, até aquele momento, não existia um formato moderno de publicidade em mídia indoor.

Foi então que ele agarrou a oportunidade e colocou em prática seu sonho, surgindo a POP TV. A empresa oferece todo tipo de comunicação em áudio e vídeo, e apresenta um formato de mídia dinâmica distribuída através de TVs instaladas em pontos estratégicos conforme o público alvo a ser atingido. Bruno explica que a mídia indoor beneficia os proprietários dos estabelecimentos e os anunciantes, envolvendo os clientes com conteúdo informativo e servindo como um guia de compras, ampliando o alcance e a eficácia das mensagens de marketing. Apesar do serviço prestado ainda ser algo novo no Brasil, pode se dizer que a publicidade de forma geral vem ganhando cada vez mais espaço em nosso país, e para Bruno o segredo do sucesso está em saber atender as necessidades do mercado, aprender com os erros, respeitar a sociedade e os clientes e principalmente ter paciência, “(...) pois muitos serão os desafios e obstáculos a enfrentar, mas com um bom trabalho é possível conquistar o mercado e fazer a diferença à sociedade como um todo”, encerra. Revista Fato - Outubro 2016


PHOTOBOX

A

Cabine de fotos

cabine Photobox digital é uma atração inovadora e criativa que atende a todos os tipos de eventos: casamentos, 15 anos, festas de família, festas corporativas, formaturas, festas temáticas entre amigos e eventos afins. Desenvolvida através de um design moderno e discreto, que combina com qualquer espaço, sem atrapalhar a decoração dos ambientes, as pessoas podem tirar suas fotos que são reveladas instantaneamente, em tamanho 10 X 15 cm, com a melhor qualidade fotográfica do mercado. O objetivo da empresa é levar mais diversão e entretenimento para os eventos com muita criatividade e alegria. Segundo seus proprietários, o jovem casal empreendedor, Joana Peixoto e Luiz Carlos Andrade, todo o ano eles investem em novos modelos de cabines a fim de melhorar a qualidade do serviço prestado ao cliente: “Procuramos estar em constante evolução. Esse é um tipo de serviço que não se pode acomodar e é necessário sempre trazer novidades aos clientes

para que eles tenham cada vez mais interesse pelos nossos produtos.” Joana e Luiz também relatam que os sacrifícos e obstáculos são muitos, afinal é um tipo de trabalho voltado para eventos, onde exige-se dedicação integral aos finais de semana e momentos de lazer. Mas o casal afirma que tudo é feito com muito empenho para alcançar a satisfação do cliente. É a 2ª edição que a Photobox Cabine de Fotos participa do Fato Empresarial como empresa homenageada. Mas a parceria entre a • Categoria: Empresas do Ano; empresa e a Fato é • Proprietários: Joana Peixoto e Luiz Carlos Andrade; • 08 anos no mercado; permanente desde • 2ª vez no Fato Empresarial. a primeira edição do evento.


Capa

Drª. Juliana Perillo

A

Médica Psiquiatra

pós anos de estudos e muita dedicação à medicina, em especial a sua área de atuação, a Psiquiatria, a médica Drª. Juliana Perillo já se tornou uma das mais conhecidas e conceituada em sua profissão na cidade de Ubá e região. Atualmente ela realiza seus atendimentos no CAPS AD III, recentemente inaugurado em Ubá e no ambulatório de psiquiatria do CSBR – Posto de Saúde Beira Rio, em Visconde do Rio Branco. Além desses dois locais, ela também mantém atendimentos em seu consultório particular, na Clínica São Lucas, em Ubá. Segundo Drª. Juliana o amor pela psiquiatria foi imediato. Ela define essa relação com a sua especialização escolhida como: “recíproca”, pois desde as primeiras matérias relacionadas ao assunto, ela sempre demonstrou muito interesse e facilidade. Seus serviços são reconhecidos pela qualidade, atendimento multidisciplinar e sua disponibilidade e dedicação aos seus pacientes. Por isso, ela associa seu sucesso à relação que estabelece com o paciente, procurando sempre ouvir e atender as necessidades

• Categoria: Personalidade Ubaense; • Profissão: Médica Psiquiatra; • 07 anos no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

individuais de cada um. A propósito, em nome do sucesso, muitas vezes é necessário alguns sacrifícios e para Juliana não é diferente: “Já abri mão de muitas coisas para chegar aonde cheguei. O excesso de trabalho tem me privado de muitos momentos de lazer e o convívio com a família, principalmente com a minha pequena, a Maria Clara. Mas sigo em frente, firme e sempre com o pensamento de que todo o sacrifício valerá a pena, pois meu maior orgulho é ver meu trabalho reconhecido pelas pessoas, e mais que isso, ver que estou ajudando-as a terem uma melhor qualidade de vida” encerra.

Embarque Viagens e Turismo Agência de viagens

• Categoria: Empresas do Ano; • Proprietária: Martha C. Pereira Caetano; • 01 ano e 02 meses no mercado; • 2ª vez no Fato Empresarial.

A

32

Embarque Viagens e Turismo é uma agência que oferece pacotes de viagens completos, com passagem, hospedagem, traslados, passeios, refeições e seguro viagens, tudo para a comodidade e satisfação de todos aqueles que desejam por o pé na estrada, se aventurar, relaxar e viver incríveis experiências em qualquer lugar do mundo. A empresa realiza excursões terrestres, aéreas e marítimas, com ótimo preço e certeira qualidade de serviço. Como justifica a proprietária, Martha Pereira Caetano, “visibilidade é algo necessário e uma boa

ação de marketing sempre agrega valor à marca”. Portanto, eis que apresentamos a Embarque presente pela segunda vez no time de “Empresas do Ano” da 4ª edição do Fato Empresarial! “Novamente, a expectativa é a melhor! O evento no ano passado foi ótimo e queremos que seja um grande sucesso de novo. Agradecemos à Revista Fato! pelo carinho de sempre”, ela declara. E em meio a tantas empresas do ramo na cidade, Martha lista alguns pontos diferencias para se manter nos negócios: “Possuímos grande experiência no ramo, apesar de a Embarque, por si só, ser bem novinha. Conhecemos o mercado, somos capacitados e muito competentes. Nossos colaboradores formam o pilar do trabalho desempenhado. Atendemos bem e nos preocupamos em criar a melhor viagem para qualquer tipo de cliente. A ‘dedicação’ é nossa principal aliada!”. Revista Fato - Outubro 2016


Carto Solar

Soluções em energias renováveis e eficiência energética

E

streando a categoria “Empresa Sustentável” no Fato Empresarial, trouxemos a Carto Solar, um grupo que oferece soluções sustentáveis e econômicas para consumo de energia. Como contam os proprietários, a empresa foi criada a partir da união da “Empreiteira Carto”, que possui mais de 30 anos de experiência em redes de distribuição de energia, e dois profissionais que possuem amplo conhecimento em energias renováveis e novas tecnologias. Juntos, no intuito de expandir seus negócios e compartilhar a necessidade de ser responsável com o meio ambiente, formaram a Carto Solar. “Nossa empresa oferece soluções renováveis em eficiência energética por meio de estudos, projetos e instalação de sistemas de geração de energia fotovoltaica, além da eficientização de parques industriais por meio da aplicação de tecnologias de maior rendimento e baixo consumo”, eles listam. O quadro de colaboradores da Carto Solar é treinado e capacitado perante as normas NR 10 e NR 35 do Ministério do Trabalho, além de possuir larga experiência em instalações de equipamentos de geração de energia – ou seja, qualidade em atendimento e prestação de serviços. “Nosso diferencial é a equipe competente e qualificada que formamos, aliada à experiência e solidez da Empreiteira Carto, bem como o compromisso que temos de contribuir para a redução da emissão de gases poluentes e geradores do efeito estufa, por meio de uma fonte de energia abundante e renovável: o sol. Nosso sucesso se deve à seriedade com que encaramos nossos desafios, buscando sempre a excelência por meio do “trabalho, competência e honestidade”.

• Categoria: Empresa Sustentável; • Proprietários: Carlos Toledo Júnior, Cássio Toledo, Francisco Toledo, Henrique Venturi e Luís Cláudio de Paula; • 01 ano no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.


Capa

Centro Estético Luci Tavares Centro de beleza, estética e saúde

N

ovidade fresquinha em Ubá, o Centro Estético Luci Tavares também está entre as “Empresas Revelação” do Fato Empresarial 2016. O empreendimento reúne em apenas um local mais de 30 procedimentos de beleza, saúde e estética, unindo qualidade, bom atendimento e preços acessíveis, com foco em servir todos os tipos de cliente. Inaugurado em junho, o Centro chegou para cuidar das pessoas e aumentar a autoestima de todos os ubaenses! Segundo a proprietária, Luci Tavares, o desejo de montar o negócio surgiu, primeiramente, por sua paixão em se cuidar e no entendimento do quanto tais cuidadosa são importantes na vida das pessoas. A partir disto, ela quis oportunizar os mesmos serviços já ultilizados por ela, criando em um único estabelecimento opções onde o cliente pode zelar por sua saúde do corpo e da mente, sem gastar muito. Entre os procedimentos, é possível encontrar salão de beleza, limpeza de pele, massagens relaxantes, drenagens,

• Categoria: Empresa Revelação; • Proprietários: Luci Tavares e Pedro Paulo Zague; • 03 meses no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

pilates, depilação a laser sem dor, micropigmentação estética, quiropraxia, criolipólise, acupuntura, entre MUITOS outros! Além do grande número de serviços disponíveis, a empresa ainda conta com mais alguns diferenciais: uma equipe ampla com profissionais graduados de diversos segmentos, espaço moderno e bem estruturado para atender cada demanda separadamente e equipamentos e produtos de última geração. É como afirma o gerente de marketing, Pedro Paulo Zague, braço direito de Luci: “Para quem quer se cuidar, sentir-se melhor e esquecer um pouco dos problemas, este é o lugar!”.

Audiocentro

Aparelhos auditivos

A

• Categoria: Mulher Empreendedora; • Proprietárias: Renata Souza Maciel e Roberta Cristina Souza Maciel Moreira; • 05 anos no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

34

s irmãs, Renata e Roberta, formam nossa dupla de “Mulheres Empreendedoras” da vez! Renata é fonoaudióloga há 11 anos e Roberta atua como advogada há mais de 15. Juntas, elas investiram em uma área diferenciada e carente na cidade, estando a cinco anos à frente da Audiocentro, empresa especializada em venda e manutenção de aparelhos auditivos e acessórios do gênero, além de oferecerem também o Teste da Orelhinha. “Nossos diferenciais incluem garantia dos serviços, assistência pré e pós venda dos aparelhos e, à cima de tudo, somos profissionais habilitadas e qualificadas”, elas explicam. Deste modo, não haveria outra categoria para encaixá-las senão à de “Mulheres Empreendedoras”, pois observaram uma necessidade no mercado local e trabalharam para atender a demanda com excelência. “Atribuímos nosso sucesso, primeiramente, à Deus; à todos que acreditam em nosso trabalho e, claro, à todos os colaboradores que formam nossa equipe, desde a atendente, até o pessoal do laboratório e as fonoaudiólogas, pois formamos um time que busca melhor atender”, afirmam. A Revista Fato! dá as boas-vindas à estas duas batalhadoras ao glorioso grupo de empresas que fazem parte do Fato Empresarial. É um prazer tê-las conosco! Revista Fato - Outubro 2016


#Açaí

A

Açaí e frozen, iogurte natural, expressos e sorvetes

#Açaí, responsável por uma ação bem especial no nosso evento, criando um espaço com uma maquina de açaí expresso dentro das instalações, é uma das “Empresas Revelação” do Fato Empresarial 2016. Apesar de ter iniciado os trabalhos em Ubá há menos de 01 ano, a empresa já é destaque na produção de açaí expresso e frozen iogurte no território, possuindo uma bancada self-service com mais de 30 opcionais, entre frutas e guloseimas, para incrementar as delícias geladas. A #Açaí conta ainda com uma vasta linha de sorvetes e picolés variados, paletas mexicanas, salgados e bebidas em geral – muita gostosura em um único lugar! E para conquistar ainda mais a criançada, disponibilizam escolinha e pula-pula gratuitos para brincarem e se divertirem - e elas adoram! Os jovens proprietários, Juliana Carvalho e Lucas Pacheco, nos contam como surgiu a oportunidade de montar o empreendimento: “Foram quatro pontos: o desejo de abrir nosso próprio negócio, a percepção da boa e crescente aceitação do açaí na região, o clima favorável de Ubá e a observação da carência de uma loja ampla e aconchegante do ramo na cidade. Todas as análises foram iniciadas em meados de 2015, quando os termômetros começaram a marcar as temperaturas mais altas”. E neste calor, a #Açaí tem feito o maior sucesso! A equipe #Açaí trabalha com disposição para atender da melhor maneira, afinal nada mais gratificante do que finalizar o dia com a consciência tranquila de que os clientes ficaram satisfeitos com os produtos e o resultado final dos trabalhos. Sobre as dificuldades enfrentadas, a dupla fala da queda considerável de clientes em dias frios e chuvosos. Desta forma, como deve acontecer na existência de qualquer proble• Categoria: Empresa Revelação; ma em uma firma, Juliana e Lucas criaram uma solução! Mostrando total versatilidade nos • Proprietários: Juliana Carvalho e Lucas Pacheco; negócios e espírito empreendedor, eles somaram à lista de produtos oferecidos caldos e cho• 10 meses no mercado; colate quente, adaptando-se para a galera também curtir no friozinho. “Para nós, o segredo • 1ª vez no Fato Empresarial. do sucesso está nas tomadas de decisões, apoiadas por Deus. E, posteriormente, no amor por aquilo que se faz, na determinação e na inovação e fidelização com o cliente”, finalizam.


Capa

Óticas Carol

Comércio de óculos, lentes e armações • Categoria: Empresas do Ano; • Proprietário: Ricali Pereira Rodrigues; • 03 anos no mercado; • 2ª vez no Fato Empresarial.

A

conceituada loja Óticas Carol, especializada em óculos, lentes e armações de diversas marcas e modelos nacionais e internacionais, já faz história há 20 anos no mercado brasileiro, possuindo mais de 1000 lojas espalhadas por todos os Estados. Em 2013, a primeira Unidade Ubá abriu as portas e não demorou muito para que se tornasse uma de nossas anunciantes. Como explica o proprietário local, Ricali Pereira Rodrigues, a parceria é de total importância para a empresa, pois realizam bimestralmente campanhas publicitárias envolvendo artistas e distribuição de prêmios, o que ligadas à “Fato!” tem gerado ainda mais sucesso em toda a região! No ano passado, a Óticas Carol participou pela

primeira vez do Fato Empresarial. O resultado foi tão gratificante que a empresa não pôde ficar de fora da espetacular edição 2016 do evento! Ricali destaca: “Buscamos estar sempre aliados àqueles que possuem profissionalismo e qualidade similares à nossa marca. Participar do Fato Empresarial é uma excelente oportunidade para apresentar nossos diferenciais. O envolvimento que temos como a Revista Fato! é porque reconhecemos nela a mesma qualidade que está totalmente alinhada aos padrões de nossa franquia”. Atualmente, a loja já possui dois pontos muito bem localizados em Ubá e expande cada vez mais seus horizontes – sucesso total! Para finalizar, Ricali nos fala um pouco sobre a administração da franquia e como mantêm os valores que já fazem parte de todas as lojas Óticas Carol: “Não existe ‘segredo’. O que existe é um planejamento bem executado, aliado a uma equipe muito bem treinada e com produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes. Nosso principal objetivo é fazer as pessoas enxergarem o mundo com outros olhos e muito mais bonito”.

Auto Escola Carneiro Habilitação para motorista nas categorias A, B, C, D e E

• Categoria: Empresa Tradição; • Proprietários: Geraldo Antônio S. Carneiro, Marcos Estevão S. Carneiro e Raymundo S. Carneiro; • 12 anos no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial;

A

36

Auto Escola Carneiro foi fundada em Senador Firmino, tendo aberto as portas no ano de 2004. A primeira Unidade Ubá foi inaugurada pouco tempo depois, em 2005. Atualmente, o estabelecimento conta com dois pontos em nossa cidade, sendo um no Centro, localizado na Galeria Via Appia, e outro na Av. Padre Arnaldo Jansen, além dos pontos em Senador Firmino e também em Visconde do Rio Branco. Como afirma o trio de proprietários e irmãos, Raymundo, Geraldo e Marcos, a Carneiro é o Centro de Formação de moto-

ristas que mais aprova na região, pois é o que melhor ensina. Considerada a mais completa no segmento, a empresa oferece habilitação em todas as categorias disponíveis, A (moto), B (carro), C (caminhão), D (ônibus) e E (carreta), além de cursos diferenciados, como Condutor Infrator e Curso de Reciclagem. Procurando sempre inovar, a Auto Escola Carneiro também aderiu recentemente ao moderno simulador de comando para carro, qualificando ainda mais seu ensino de direção de veículos. “Nosso objetivo principal é formar bons motoristas. Capacitamos pessoas para dirigir bem, mostramos os riscos do comportamento errôneo nas ruas, formando assim condutores atentos para que não aconteçam acidentes. Nós queremos documentá-los, habilitá-los, mas acima de tudo ensiná-los a se portar no trânsito”, eles declaram.


Speciale Academia

Academia de Musculação, Jump, Step, Muay Thai, Pilates e Personal Training

• Categoria: Empresas do Ano; • Proprietários: Guilherme Lana Gomes de Souza e Maíra Cristina Bandeira e Souza; • 03 anos no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

H

á três anos no mercado, a Speciale Academia é um centro de treinamento físico diferenciado que oferece serviços de musculação, jump, step, Muay Thai, pilates e personal training, contando com profissionais especializados para atender grupos de terceira idade, diabéticos, cardiopatas, obesos e gestantes. Os proprietários, Guilherme Lana Gomes de Souza e Maíra Cristina Bandeira e Souza, falam um pouco sobre o trabalho desempenhado na empresa: “Nós realizamos atendimento individualizado e personalizado de acordo com os desejos e as necessidades de cada cliente. O educador físico avalia os exercícios e a intensidade durante o treino para melhor orientar cada aluno. A Speciale também conta com a presença de um fisioterapeuta no corpo de colaboradores”. Porém, apesar de tanta qualificação, a dupla nos conta que o desconhecimento da população em geral com relação à importância da prática de atividades físicas, possuindo devido acompanhamento profissional, é uma das maiores dificuldades que a empresa enfrenta no mercado. Segundo eles, “o ideal seria que cada indivíduo se conscientizasse que seus exercícios precisam ser orientados e acompanhados por um profissional graduado e credenciado pelo Conselho Regional de Educação Física, para assim atingir melhores resultados”. Com isso, eles almejam que a participação no Fato Empresarial divulgue tanto o nome da Speciale, quanto o conceito de ter acompanhamento para se exercitar bem. “Nossas expectativas para o evento são as melhores. Acreditamos no marketing com empresas de credibilidade. Sucesso para todos os envolvidos!”, encerram. Revista Fato - Outubro 2016


Capa

Servando Lopes Foto & Vídeo

Serviços de fotografia e produção de vídeos

N

osso fotógrafo oficial do Fato Empresarial 2016, Servando Lopes, é o responsável pelo registro dos momentos mais marcantes desta linda noite de homenagens. A magia da fotografia está em suas mãos! Há mais de duas décadas prestando serviços no segmento, hoje ele possui inúmeros trabalhos incríveis em sua bagagem, atuando como fotógrafo social, corporativo, editorial e publicitário. Foram muitos casais, eventos e editoriais de moda clicados pelos olhos desta fera fotográfica! Estreitamos nossa parceria de sucesso há aproximadamente dois anos, convidando-o para participar do nosso clássico “Abrindo o Closet”, e também dos tradicionais Editoriais de Moda, entre outras matérias e campanhas. Desde então, a Revista Fato! tem contado cada vez mais com os trabalhos da Servando

• Categoria: Empresas do Ano; • Proprietário: Servando Lopes; • 23 anos no mercado; • 2ª vez no Fato Empresarial.

Lopes Foto & Vídeo, sempre esbanjando qualidade, criatividade e profissionalismo. Entre os diferenciais da marca, o empresário lista: “Vejo como diferencial em minha empresa a capacidade de adaptação às necessidades de cada cliente, sensibilidade, técnica profissional, constante atualização de conhecimentos e das ferramentas de trabalho. Meu objetivo é captar o sonho, a emoção e a beleza humana em todas as suas nuances”, finaliza.

Urbaville Urbanismo S. A. Residencial Horizontes da Serra Bairros e condomínios planejados

• Categoria: Patrocinador Master; • Proprietários: Vinícius Diniz, Sergio Lúcio Pereira, Luis Carlos Araújo Dias, Rodrigo Massara Soares, Júlio César Marques Soares Junior, João Henrique Pereira; • 03 anos no mercado; • 1ª vez no Fato Empresarial.

A

38

Urbaville Urbanismo é uma empresa original de Belo Horizonte especializada em loteamento e urbanização, que acaba de chegar à Ubá com o planejamento do mais novo condomínio, o Horizontes da Serra Exclusive Residence. O terreno é localizado em um ponto estratégico com linda vista da cidade, será cercado por natureza e contará com áreas de lazer como quadras poliesportivas, piscinas para adultos e crianças, academia, espaço gourmet com churrasqueira, sauna, playground e até mirante. Segundo os proprietários, o diferencial da empresa está na experiência da equipe e nos pilares que

regem o trabalho e fazem parte de seu DNA. Responsabilidade com o cliente e respeito com a sociedade são suas principais premissas. O empreendimento é totalmente legalizado e baseado em estudos sobre os impactos socioambientais que poderão ser acarretados. Todos os aspectos são analisados, positivos e negativos. O objetivo é alavancar os positivos, minimizar os negativos e garantir que a presença da Urbaville na região não gere prejuízos, mas sim desenvolvimento humano e preservação da natureza. Após ser nossa Capa de julho e participar de publicidades em outras edições, é com alegria que anunciamos mais uma parceria com esta empresa de sucesso, desta vez, o evento Fato Empresarial. Encerrando, o grupo de empresários à frente da Urbaville declara: “Participar deste momento da Revista Fato! é uma honra. No decorrer de 2016, chegamos à cidade e conseguimos grande visibilidade no mercado graças à associação com a revista. Campanhas publicitárias são de extrema importância, mas a idoneidade dos veículos aos quais iremos atrelar à nossa marca é ainda maior”. Revista Fato - Outubro 2016


Thaís Albuquerque

Boutique de roupas, moda festa, moda beach e confecção

T

haís Albuquerque é uma verdadeira Personalidade Ubaense. À frente da boutique que leva seu próprio nome, ela é destaque absoluto em empreendedorismo na cidade, há mais de uma década, oferecendo belíssimas peças femininas para qualquer tipo de ocasião, moda festa, moda beach e confecção de itens personalizados, como os famosos biquínis que a mulherada adora criar e as peças de roupas que levam a marca “Thaís Albuquerque”! Em 2016, a empresária está investindo cada vez mais em publicidade e novas ações promocionais, como por exemplo, o bazar chique que movimentou a Rua Cônego Abreu e Silva recentemente, no intuito de expandir ainda mais seu número de clientes fiéis. Junto disto, Thaís tem ampliado sua participação nas redes sociais e nas campanhas da Revista Fato!, estando pelo segundo ano consecutivo entre o time de homenageados do Fato Empresarial! “Anuncio, por

• Categoria: Personalidade Ubaense; • Proprietários: Thaís Albuquerque e Marcelo Moreira; • 11 anos no mercado; • 2ª vez no Fato Empresarial.

que acredito na empresa que contratei. Quem não anuncia, se esconde!”, afirma. Entre os diferenciais do negócio, destacam-se a excelência em atendimento, o profissionalismo que a equipe de colaboradores adota na realização dos serviços e o conhecimento absoluto da mercadoria que é oferecida às pessoas. Encerrando, Thaís declara: “Acima de qualquer coisa na minha vida está Deus, O Todo Poderoso! Sem Ele, nada disso seria possível. O sucesso, o destaque... São bênçãos derramadas por este Deus maravilhoso. Porque Ele abre e fecha a porta que Ele quiser!”.


ra

fe

Moda Festa

F ot

o:

Fo

t

og

Mário Coelho

Estilista e Proprietário do Ateliê Mário Coelho Moda, Festa, Noiva e 15 Anos

Debutante: Ana Lidia Martins; Foto: Braz Jr.; Vestido: Mário Coelho; Make Hair: Giane Ferro.

O momento do

t u b dé

A festa de 15 anos é um momento único e marcante na vida de uma menina! Por isso, a escolha do vestido é um dos itens mais importantes. É ele que vai tornar sua noite inesquecível e fazê-la parecer uma princesa. O vestido tradicional/clássico é super tendência no momento, o branco está muito em alta, mas há casos onde a debutante gosta da modernidade. Pode-se optar pelo brilho, mas sem exageros, pois geralmente deixamos o brilho excessivo para o vestido de recepção ou da balada. O momento mais importante de toda festa é a entrada da aniversariante, seguida da valsa. Por este motivo, o vestido tem que ser o dos sonhos! 40

Revista Fato - Outubro 2016





Ubaense Ausente - Por Onde Andas?

A ubaense ausente que continua falando sobre Ubá

ELZA MARCATO

P

Elza e os netos, Gabriel, Lucas e a pequena Bárbara.

ara outubro, preparamos a editoria “Ubaense Ausente – Pode Onde Andas?” de um jeitinho diferente. Convidamos a querida Elza Marcato, uma das autoras do blog Ubá Notícias, dirigido por ela e a amiga, Lígia Aroeira, para nos contar um pouco de sua história e as maiores recordações do tempo vivido em Ubá. Ela nos presenteou com uma bela crônica, onde exibe sua perspectiva sensível sobre as lembranças douradas, fala por onde tem andado ao longo dos últimos anos e o que fez para completar a vida e se sentir realizada. Atualmente, aos 73 anos, Elza é aposentada e se mantêm ativa não deixando a chama da paixão pelo esporte se apagar. “Sou esportista e ainda jogo vôlei no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte”, ela destaca veemente. Mãe de Ricardo e Eduardo; avó de Lucas, Gabriel e Bárbara, que chegaram depois para completar a linda família. Amante de literatura, Elza é como ela mesma classifica: “observadora e reflexiva”. Juntou os amores na mala e foi descobrir um novo mundo de oportunidades – criou mais amores e deste sentimento vive até hoje. Confira a crônica na íntegra e apaixone-se também.

A força que a amizade infunde reciprocamente nos seres sustenta a vida através de todas as adversidades e a perpetua. A amizade consegue realizar o que nenhum outro sentimento consegue. Levando em conta certos fatos vividos, recordei de muitos que devem permanecer na memória. Se esquecidos, perderiam a cor. Como não guardar gratidão a tudo aquilo que cooperou para tornar mais fácil e feliz o transcorrer dos dias. Render justa homenagem à cidade onde nasci. “Canta a tua aldeia e serás universal” - Leon Tolstoi. Gostaria de escrever sobre o ontem. Chego a sentir o aroma exalado dos fogões à lenha das casas da antiga rua. Tão pequenas, estreitas, chão de terra e afeto em profusão. Troca de receitas, de sabores e de amizade. Dando vazão às minhas reminiscências , recordo-me das coroações na Paróquia São Januário. O cortejo seguia pela avenida entre fogos e a Banda. A Paróquia de São Januário marcou a vida de muitos habitantes: casamentos, batizados, etc. E o Jardim em frente? Amores, flertes, juras de amor e sustos – quando o pai dava uma incerta. O Cine Brasil: gostava mais da troca de figurinhas na porta, antes da sessão. O domingo era aguardado com ansiedade. Coisa simples, mas com conteúdo. O Colégio Sagrado Coração de Maria marcou o início da minha educação escolar. As horas passadas na bi44

Revista Fato - Outubro 2016

Ela e os filhos, Ricardo e Eduardo de Paula, e o neto, Gabriel.


Arquivo Pessoal

blioteca – a descoberta da literatura. Minha relação com a literatura é quase uma religião. A Praça de Esportes, o Campo do Aymorés (onde nasceu minha paixão pelo futebol). A banda de música maravilhosa do meu querido primo, Gesualdo. O Tabajara Esporte Clube: o esporte passava a fazer parte da minha vida, paixão que me fascina até hoje. Respirava Vôlei. Treinos, campeonatos, dedicação, tudo com a colaboração de técnicos corajosos. Gastão Soares era o mais presente! O time masculino, excepcional, treinava conosco. E os Carnavais? E os Réveillons? Tudo isto fazia de Ubá uma cidade única! Como esquecer Ubá? Mudei para Belo Horizonte, constituí família. Outros objetivos. Trabalhei durante 35 anos na Secretaria de Estado da Educação. Iniciei na Biblioteca – setores de Educação. Nos últimos 18 anos assessorei Secretários de Estado. BH me recebeu muito bem. Fui encontrando o meu espaço. Casei-me e os filhos foram chegando... A cidade grande me fascinou: universidades, centros culturais, facilidades de telecomunicações, atrações turísticas. Confiante com o novo desafio! Uma vida rica: passei por vários momentos políticos de grande relevância. Tempos em que a mulher iniciou o

basta no mito “Rainha do Lar”: uma esposa para quem o bem-estar do marido era a medida da felicidade conjugal. Este modelo se esvaziava! Atualmente, faço um trabalho edificante, juntamente com minha amiga, Ligia Aroeira, que é a feitura do Blog “Ubá Notícias”, onde compartilhamos notícias de nossa querida Cidade Carinho. Pensamos em Ubá todos os dias – um privilégio! A Academia Ubaense de Letras nos presenteou com uma homenagem. Fazemos parte desta Instituição. Somos membros da AULE. Procurei constituir em BH uma vida simples, firme e dentro da ética. Os valores que recebi de meus pais, passei para filhos e netos. Sou uma pessoa observadora e reflexiva. Conheça o blog Ubá Notícias e acompanhe as postagens:


u

Pe

ss o

al

Casamento

Fo to

:A

rq

i

vo

Romina Kümmel dos Santos

Administradora de empresas e Calígrafa; Formada em Administração de Empresas pela FUMEC - BH e em Caligrafia Artística pela Escola de Franco, em São Paulo.

Uma boa impressão começa nos primeiros

O

bom gosto na escolha do convite faz toda diferença, afinal será o primeiro contato que o convidado terá com sua festa. Além de um layout bem trabalhado e um belo papel, a caligrafia artística também é ponto essencial para embelezá-lo e deixar as pessoas encantadas com a ocasião. A caligrafia feita à mão dará um toque elegante e sofisticado ao produto final. É importante conhecer o calígrafo e seus últimos trabalhos, pois cada um tem o seu próprio talho. Apesar de dominar as letras góticas alemã, gótica inglesa, cursiva inglesa e ronde francesa, confesso que a grande tendência neste tipo de serviço é reproduzir a fonte impressa usada no convite, que normalmente são: Chopin Script, Palace, Lucia BT e Edwardian. Além da fonte, nós calígrafos conseguimos manipular a cor da tinta desde as metalizadas como ouro rosê, ouro velho, ouro escuro, bronze e prata, que são as mais procuradas, até as mais básicas como preta, branca, marinho e magenta... A tinta escolhida acompanha o layout e a impressão do convite. Hoje, nos deparamos com tipos bem informais para festas e eventos realizados no campo ou na praia, por exemplo, ocasionando o surgimento de fontes mais modernas como a Scriptus, Great Vibes e a Lainie Day. Logo, a fonte sempre acompanhará o estilo do evento, bem como as cores utilizadas.

44

Como Calígrafa, realizo a demanda completa para o cliente. Através de uma lista fornecida por ele com os nomes dos convidados escritos corretamente, coloco os adereços indispensáveis: ofereço fechamentos variados como o tradicional lacre de cera, ou laços de fita, pérolas, strass, e como acabamento, o envelopamento plástico que nos dá a segurança de um trabalho preservado. Por ser um serviço muito minucioso e lento, necessitamos de agendamento com antecedência, uma vez que a execução total do trabalho em um único convite pode requerer até 15 minutos. O prazo médio de sobrescrição é de 15 dias, sendo os convites entregues nas datas rigorosamente marcadas. Para realizar este trabalho, utilizo o bico de pena e a mesa de sombra, a qual me fornece as linhas de base, ascendente e descendente, tornando o trabalho meticulosamente harmonioso. Para cada papel existe um tipo de pena, assim como para cada fonte escolhida existirá um peso na letra, um ângulo da pena e a velocidade da escrita. Os eventos atuais não utilizam o trabalho de caligrafia apenas nos convites, mas também nos place cards (marcadores de lugar), nas plaquinhas de doce e reservado, nos menus, como também a utilização de lettering em chalkarts. Há uma forte tendência ao enaltecimento do trabalho feito à mão (“handmade”) e sem sinal de decréscimo, como ocorrido anteriormente com a ascensão de tecnologias. Por isso, o calígrafo está em alta. E a tipografia uniforme e consistente feita pela máquina não substitui a caligrafia manual? A resposta é simples: o calígrafo reproduz com fidelidade o sentimento e desejo do cliente, tornando o trabalho exclusivo, especial e único. Imagens de arquivo pessoal com subscrição de Romina Kummel

Revista Fato - Outubro 2016


o

gr

afe

Cerimonial

F ot o

:F

to

Mariana Lima

Assessora de eventos a frente da empresa Fama Cerimonial. Há 7 anos atuando na cidade de Ubá.

Etiqueta

CORPORATIVA “A sinceridade não pode ser maior que a educação”

E

sta frase de autor desconhecido retrata de forma objetiva que nossas atitudes no ambiente profissional devem ser de respeito e delicadeza para preservar as relações interpessoais no nosso dia-a-dia. Especialistas sugerem que a cordialidade é fundamental para qualquer ambiente de trabalho. Cumprimentar a todos com um sorriso demonstra gentileza. Preserve o bom humor e você contribuirá para um ambiente agradável na empresa. Gírias e palavrões podem prejudicar sua imagem profissional. A comunicação verbal deve transmitir mensagens claras e positivas. Ao enviar um e-mail, selecione o destinatário com atenção para não mandar a mensagem para outra pessoa. Ao ser apresentado a alguém quando estiver sentado, levante-se, essa atitude estabelece sua presença. Em um jantar de negócios, divida o pão com as mãos em pequenos pedaços de cada vez, não use a faca para cortá-los, somente para colocar a manteiga e jamais empurre ou empilhe os pratos quando terminar sua refeição. Deixe no local que o garçom, logo em seguida, irá retirá-los da mesa. Evite usar o celular durante o jantar, resista checar as notificações, mesmo que você haja de forma discreta. Fuja das fofocas! No âmbito empresarial esta modalidade pode prejudicar seus colegas.

Discussões em público são constrangedoras. Se tiver que conversar sobre problemas com alguém, chame-o para uma conversa particular. Policie-se para não virar o “reclamão” da turma ou se tornar chato e motivo de repúdio. O vestuário apropriado, de acordo com a empresa que você atua, demonstra elegância e respeito a todos, funcionários e clientes. Em reuniões de negócios, algumas regras básicas a serem seguidas: não se atrasar, usar roupas formais, sentar-se de maneira correta, focar no tema da reunião, estar preparado para ouvir as ideias de todos, respeitar o cronograma previsto, não utilizar ou deixar o celular ligado. A troca de cartões deve acontecer quando houver interesse para um contato futuro e nunca deve ser feita quando estiverem comendo. Em eventos corporativos, o profissional deve evitar os excessos como informalidades demais, falar alto, beber em exagero. Ao falar pelo telefone, seja claro e objetivo, com um tom de entusiasmo, facilitando o entendimento de seu interlocutor. As empresas valorizam os colaboradores que tenham atitudes elegantes e educadas e que facilitam o convívio agradável no contexto corporativo. Eficiência e elegância são os diferenciais para o profissional fechar importantes negócios e ter sua carreira valorizada. Revista Fato - Outubro 2016


Pe

sso

al

Crônica

Fo to

:A

rq

ui

vo

Radialista e cantor www.facebook.com/wellington.netto.3 wellnetto@hotmail.com / (32) 9 9941-4000

Wellington Netto

Sulla Dufe

“Gente de

SITUAÇÃO

V

ocê sabe que essas pessoas andam por aí, né?! Elas vagam e perambulam pela vida se infiltrando em diversos blocos da sociedade com a única intenção de SUGAR. É a velha e boa “pessoa de situação”. Esta expressão de nada tem a ver com política, apesar de neste meio existirem muitos que poderiam ser incluídos no contexto. Falo daquele tipo de gente que só se aproxima de nós quando as coisas estão boas, positivas, tranquilas e favoráveis para ela. Este perfil geralmente é boa praça, aparentemente interessante e com isso acaba se fazendo “indispensável” no ambiente infiltrado. Que mal essas pessoas poderiam fazer? Qual crime elas cometem? Se pararmos pra pensar, nenhum que caia na ilegalidade. Contudo, suas ações também não entram em uma boa moral. Podem até não ser ilegais, mas em grande parte seus gestos e intenções deságuam na imoralidade. São interesseiras, frágeis e gostam da vida clandestina. Não se apegam, não criam raízes e não alimentam sonhos. Até sua atual posição, simplesmente foram alimentadas com os farelos deixados por aqueles de quem se aproximou por puro interesse. Cuidado, minha gente! Pois existem muitas “pessoas de situação” transitando próximas de nós. Essas pessoas se fazem despercebidas, inicialmente. Não gostam de ser notadas, entretanto, quando se alojam, são expansivas e na sua eloquência conquistam os mais ingênuos. Aproveitam-se de tudo que o hospedeiro pode oferecer até o fim, afinal, como acontece sempre, um dia a máscara cai e a

48

presença do indivíduo não será mais tão bem aceita. Neste momento, é como se fizéssemos uma dedetização, uma limpeza mental. O véu de quem estava sendo usado cai e a máscara de quem estava se aproveitando segue a mesma vertical em direção ao chão da vergonha. Os papéis mudam e a situação se inverte. Quem era dominado se torna novamente dominante e assim a relação de desfrute se finda. Muito cuidado, minha gente, com as “pessoas de situação”, pois elas vestem corpos aparentemente frágeis quando na verdade possuem mentes poderosas, capazes de influenciar de forma sutil e profunda, deixando marcas intensas em suas vítimas. Essas pessoas, ao longo dos anos, não vencem e não deixam ninguém ao seu redor produzir. Um círculo vicioso e ocioso se instala e custa a passar. Proteja-se, aprendendo a utilizar a palavra NÃO! Só quem nos ama de verdade suporta ouvir um NÃO, pois o compreende, sabe que por detrás da negação existe muito amor, sinceridade e boa intenção. Quem ama também nega e faz isso por amor e proteção! Quando a recíproca é verdadeira não há o que explicar ou justificar – sente-se, compreende-se e vive-se, simples assim. Vacine-se contra esta “situação” aprendendo a usar o NÃO! Quem realmente compreender e suportar ama-te de verdade, te quer bem e quer ver sua vitória. Cuide-se!

Revista Fato - Outubro 2016



ra

fe

Design

F ot

o:

Fo

t

og

Pedro Alexandre

Designer e sócio da agência ORIGEM DESIGN comunicacao@origemdesign.com.br www.origemdesign.com.br

Divulgação

Etnografia aplicada ao design

S

aber mais sobre os aspectos da vida do publico é um passo vital para definir uma estratégia eficiente de mercado. Grandes empresas buscam na etnografia uma maneira de alcançar resultados ainda mais eficientes. Entender melhor as pessoas, destituindo-se de qualquer pré-conceito sobre elas, deve ser o começo de qualquer projeto. Isto significa imergir na realidade do público-alvo, buscando entender seu cotidiano, sua maneira de agir e pensar e aprender quais são as verdades e os mecanismos que estão por trás de cada cultura e comportamentos adquiridos. Um exemplo claro de bons resultados em projetos com o objetivo de compreender seu público e as interações com o mercado, pode ser visto em uma ação desenvolvida pela General Eletrics, empresa especializada em equipamentos médicos, onde o designer, Doug Dietz, estava em um hospital quando viu que uma criança, ao fazer um exame e avistar um dos equipamentos, começou a chorar desesperadamente. Doug então resolveu redesenhar a experiência, transformando os consultórios em cenários lúdicos e fantásticos, com fundo do mar, passeios com piratas e uma selva. 50

O resultado foi espetacular! Ao se colocar no lugar da criança, ele conseguiu resolver diversos problemas: tornou o momento do exame mais divertido e menos estressante, aumentou o número de exames e reduziu de 80% para 10% o número de crianças que precisavam de sedativos, diminuindo assim o custo e proporcionando bem-estar nos pacientes. A etnografia também serve para entendermos a relação que determinado produto tem com seu consumidor e sua própria identidade. Um produto pode ser utilizado para nossa alto-afirmação, sobre quem somos, como pensamos e o que buscamos. Por isso, ao idealizar um novo produto, precisamos fazer com que ele expresse um desejo de status, de índole e valor cultural, seja ele religioso, local ou de grupos ideológicos. O que vestimos, comemos e os serviços que utilizamos revelam muito sobre nós. Fonte: Design Brasil

Revista Fato - Outubro 2016



a

o

Lo p

es

Economia

F oto:

Se

rv

nd

Michel Pires

Diretor da Modecor; Vice-presidente do Intersind. mhp@modecor.com.br; www.modecor.com.br

Mude o seu

mundo Pratique atividade física!

E

Ajude o próximo!

screvi anteriormente sobre os direitos de cada um e onde eles começam e terminam na sociedade. Recebi vários e-mails, ligações e comentários no facebook sobre o tema. O engraçado é que todos vieram falando de algum problema que possuem com outra pessoa, explicando que estão sendo prejudicados. Ninguém falou sobre estar prejudicando alguém. Ninguém disse que lendo a matéria conseguiu enxergar que estava atrapalhando uma pessoa e se corrigiu. Cheguei até a comentar com uma das pessoas sobre algo que ela poderia estar fazendo e invadindo o espaço dos outros, mas sem sucesso. Todos enxergam o que fazem contra eles, mas uma minoria ou quase ninguém consegue ver o que faz contra os outros. Ou não conseguem, ou não querem enxergar. Podem ser pequenos atos em relação ao meio-ambiente e às outras pessoas, como jogar lixo fora do lixo, empurrar os outros sem pedir licença, furar fila, falar alto demais em ambientes públicos, pegar emprestado e não devolver, parar carro em locais proibidos, não baixar farol nas estradas, entre muitos outros. Às vezes, conversando com pessoas, falo sobre o que elas fazem de errado e sou odiado por isto. Falam que sou o “Tolerância Zero”, bem realista, aquele que não quer agradar ninguém. Eu sou assim, não tenho como mudar, então falo com as pessoas o seguinte: “Se vai criticar, tem de ver seus atos primeiro, pois é mais fácil ver o que outros estão fazendo do que ver seus próprios erros”. Porém, desta maneira não conseguimos mudar 52

Preserve o planeta!

Alimente-se bem!

a sociedade onde vivemos, nossa cidade, nosso país, o mundo. Às vezes, conversando me questionam “Acha mesmo que com isso eu vou mudar o mundo?”. Digo sempre: “Sim, pelo menos o seu mundo vai. Por que você está pensando em mudar o mundo de outros se o SEU mundo é o mais importante? Mude-o!”. Pior é saber que a maioria das pessoas faz coisas erradas porque acham que não estão sendo observadas, logo neste momento em que temos de fazer o máximo possível de coisas corretas. Não digo que sou perfeito, pois não sou, mas procuro não atrapalhar e nem prejudicar ninguém. Tento ser o mais correto e honesto possível, estou o tempo todo me policiando e analisando o que posso melhorar. Queremos o bem para nós, mas não pensamos em dar o bem aos outros. Criticamos o mau atendimento que recebemos, mas oferecemos aos nossos clientes um atendimento ainda pior. Criticamos a qualidade dos produtos que compramos, mas não damos devida atenção à qualidade dos que produzimos. Criticamos os fofoqueiros, mas falamos mal dos outros. Criticamos os que não cumprem prazos e horários, mas falhamos com as nossas mais simples obrigações. Criticamos os mentirosos e muitas vezes faltamos com a verdade. Olhamos para a aparência desleixada das pessoas, mas não nos preocupamos com nossas roupas, nosso cabelo, a unhas e principalmente nossa saúde corporal. Em certas ocasiões, não somos corretos nem com nós mesmos. Bate aquela preguiça de levantar cedo e não fazemos exercícios, comemos mais do que deveríamos ou coisas que não poderíamos

Divulgação

Seja honesto com você e as pessoas!

comer, sabotamos nossa felicidade pensando que o outro não pode ser mais feliz do que nós mesmos, ou então tentamos atrapalhar alguém que está feliz. Nossa vida é curta demais para ficar pensando em coisas ruins. Ser perfeito é impossível, mas podemos pelo menos sermos felizes e termos belas pessoas em nosso redor pensando positivo. Uma coisa que eu faço e funciona nesta parte de me exercitar, comer, beber e me manter saudável, é me desafiar. Somos movidos a desafios. Tenho sempre um a cumprir, seja daqui uma semana, um mês ou um ano, mas tenho, pois assim vejo o que posso e o que não posso. No momento, o desafio será a travessia da Cordilheira dos Andes de bicicleta! Vários amigos meus já fizeram de moto ou de carro, mas de bike não conheço alguém por aqui que ainda tenha feito. Serão sete dias percorrendo as altas montanhas, muitas vezes congeladas, dos Andes, indo de Santiago, no Chile, à Mendonza, na Argentina. Passarei por desertos, pedalando e dormindo na altitude, encarando o frio de cortar. Quando terminar, entretanto, saberei que venci o desafio e já colocarei outro na lista, pois assim consigo me manter em forma, respeitando primeiro meu corpo. É aqui que eu vivo. Criticar é fácil. Acusar é fácil. Apontar os erros alheios é fácil. O difícil é mudar o nosso comportamento, difícil é ser coerente, fazer nossa parte, começar a reformar o mundo e a humanidade a partir de nós mesmos. Mas “difícil”… não impossível. Você pode! Revista Fato - Outubro 2016



Falando de Negócios

Flor de Liz Semi Jóias

Especializada em acessórios diversos, empresa comercializa itens criativos, bonitos e ecléticos para mulheres que gostam de completar o look com adornos e detalhes

N

a Edição Especial Fato Empresarial 2016, quem convidamos para Falar de Negócios é a nossa parceira, Jéssica Alcantra de Lucas Boaretto (25), proprietária da Flor de Liz Semi Jóias – que volta e meia participa de nossos Editoriais de Moda, divulgando seus belíssimos anéis, cordões, brincos e pulseiras. Há três anos no mercado, a empresa oferece semi jóias e folheados para diversos gostos e estilos, de marcas de qualidade e peças originais feitas pela própria Jéssica. Em um breve bate papo, ela nos contou algumas curiosidades sobre a marca e como deu início aos negócios. Bacharela em Ciências Contábeis, Jéssica utiliza os conhecimentos da área para administrar seu empreendimento que, apesar de recente, já possui clientes de diversos cantos do Brasil, tanto como rede de revendedora consignada quanto como disseminadora do próprio nome, “Flor de Liz Semi Jóias”. Você pode conhecer mais do trabalho desta talentosa ubaense empreendedora e adquirir os produtos na loja virtual através do site flordelizsemijoias. com. Em seguida, confira a entrevista completa:

54

Revista Fato - Outubro 2016


Fotografe

Entrevista Como surgiu a oportunidade de criar a Flor de Liz Semi Jóias? Sempre gostei de trabalhar com vendas. Comecei ainda muito nova, com 15 anos de idade, fazendo bijuterias. Depois optei por trabalhar com peças de melhor qualidade, então comecei a revender semi jóias e folheados. Com o aumento da procura pelas peças, decidi criar uma rede de revendedoras consignadas. Assim foi se propagando o nome da Flor de Liz. Qual o seu diferencial? Nosso atendimento e, principalmente, a qualidade das peças. Elas são banhadas em antialérgicos e possuem designer diferenciado. Fale um pouco sobre a evolução da empresa desde sua abertura. A Flor de Liz está a pouco mais de três anos no mercado. Comecei comprando semi jóias e folheados de outras marcas e revendendo aos conhecidos. Foi quando resolvi montar, em um cômodo da minha casa, um showroom e trabalhar com consignado. Com o passar do tempo, vi que tinha potencial e que era com isso que queria trabalhar. Então pensei:

porque não escolher e montar minhas próprias peças com uma qualidade que eu mesma poderei garantir? Aos poucos comprei as máquinas necessárias e montei minha fábrica. Vivemos uma crise financeira grave em nosso país. Como sua empresa tem sentido isto? Fizemos vários planejamentos e estratégias. Claro que, como outras empresas, tivemos alguns contratempos, mas o que nos ajudou foi sempre pensar que não poderíamos dar um passo maior do que podíamos. O que é necessário para ser um revendedor Flor de Liz? Querer construir uma carreira sólida no comércio de semi jóias. Quais os maiores desafios do seu segmento de atuação? A ampla concorrência que existe no mercado de semi jóias. Mas acreditamos que a persistência é a chave para o sucesso. Nosso maior objetivo é nos tornarmos uma das maiores distribuidoras de semi jóias do Brasil. A vida no ramo empresarial nem sempre é

justa e, muitas vezes, pode ser desgastante. Você já precisou sacrificar algo em nome do trabalho? Sim, por várias vezes deixei de ficar com meus filhos, por exemplo. Mas com foco e dedicação é possível se sobressair. E quais são os planejamentos para o futuro da marca? Para 2017, a mulherada pode esperar da Flor de Liz uma coleção ainda mais inigualável! E constante melhora no atendimento, é claro. Priorizamos o respeito com os clientes e o nosso desejo de atender suas expectativas.

Acesse o site da Flor de Liz Semi Jóias:


ra

fe

Patrimônio Cultural

F ot

o:

Fo

t

og

Anderson Moreira

A

Professor de História das redes municipal e estadual de ensino; Especialista em História do Século XVIII. Contato: andersonmv1@yahoo.com.br

MEMÓRIA

e os discursos retóricos

O

poema “Memória”, do saudoso poeta mineiro, Carlos Drummond de Andrade, fala do sentimento que nos toma quando descobrimos o amor em relação a algo que se findou, ou seja, acabou-se. Infelizmente, isso é muito comum no ser humano! Valorizar, notar ou perceber que gostamos de alguém quando já não estamos mais perto da pessoa que amamos... Com o patrimônio cultural também pode acontecer essa situação que o poeta retrata. E mais do que imaginamos! Basta perceber o quanto as atenções de uma comunidade se voltam para determinado imóvel, quanto ele está em vias de demolição, desmoronamento ou qualquer outro tipo de perda. Isso ficou claro em Ubá com o episódio da residência na Avenida Raul Soares, conhecida como “Vila Ivone”. Depois do incêndio, muitos ubaenses passaram a nutrir um sentimento diferente por aquele bem. Antes, passávamos por ali sem nos darmos conta daquela beleza cravada no centro da cidade. Hoje, o sentimento é outro, pois sentimos que algo está contribuindo para o seu desaparecimento, bem diante dos nossos olhos, e o pior, sob as vistas das autoridades responsáveis!

Essa discussão, que fala do valorizar à medida que desaparecer, está no livro “A retórica da perda”, de José Reginaldo Santos Gonçalves. O autor analisa discursos em torno da política pública de proteção ao patrimônio cultural no Brasil, desde a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1937, por Getúlio Vargas. O livro apresenta situações em que a bandeira da preservação ganhou força à medida que o patrimônio entrou em processo de extinção, enquanto os líderes dessa empreitada, de alguma forma, se beneficiavam desse discurso, num ciclo vicioso. Assim como o poema “Memória”, “A retórica da perda” também nos chama a atenção para a necessidade de valorizarmos nossa herança cultural enquanto ela está viva, principalmente em relação às manifestações imateriais, como a mangada, os Congados e a Banda 22 de Maio, não apenas para a sua preservação, mas também para evitar discursos retóricos, que perpetuam a carreira política de indivíduos pouco comprometidos com o bem coletivo. Vale lembrar dos países europeus, como Portugal e Espanha, que já passaram por várias crises e conseguiram a recuperação aliando economia à preservação cultural.

Memória Amar o perdido deixa confundido este coração. Nada pode o olvido contra o sem sentido apelo do Não. As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão Mas as coisas findas muito mais que lindas, essas ficarão. Carlos Drummond de Andrade, “Poemas”. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959.


Com 105 anos de história no Brasil e parte da Rede Internacional Sacré-Coeur de Marie, o Colégio Sagrado Coração de Maria alia tradição e modernidade no desenvolvimento de um ensino voltado para a investigação cotidiana e o comprometimento com a transformação social. Ensino que incentiva a curiosidade, os questionamentos e a descoberta que vai além da escola.

APRENDA A INVESTIGAR COM A GENTE!

VENHA NOS FAZER UMA VISITA

(32)3531-5281 www.redesagradouba.com.br


Cartão de Embarque Posso dizer, sem hesitar, que o Chile foi uma escolha acertada e com certeza ainda volto ao país que oferece inúmeras opções de passeios tanto para aqueles que gostam de desfrutar de uma excelente gastronomia e saborear um bom vinho como para aqueles que gostam de se aventurar por belezas naturais!

Santiago.

O que dizer sobre o

CHILE?

P

aís maravilhoso que possui um território incomum – são 4.300 km de comprimento e, em média, 175 km de largura, o que lhe dá um clima espetacularmente diversificado. O país, que faz fronteira com Peru, Bolívia e Argentina, tem como língua oficial o espanhol e oferece aos turistas diversidades em todos os aspectos, além de possuir excelente infraestrutura, ótimos hotéis, restaurantes maravilhosos e bares super transados. Para completar, de um lado você pode ter acesso à belíssima praia do Pacífico, e do outro, dependendo da época do ano, é claro, há uma gelada estação de esqui. A viagem impressiona antes mesmo da aeronave pousar. Da janelinha do avião, o espetáculo da Cordilheira dos Andes e sua imensidão de picos é simplesmente deslumbrante. Ali já dá para ter uma noção do visual que cerca a cidade, localizada em um vale. Em Santiago, a capital do país, que possui uma população de mais de 6,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana, há pontos turísticos variados. A cidade é grande, limpa, arborizada e possui um sistema de metrô muito eficiente, que inclusive foi o meu meio de transporte utilizado. Somente um dia para visitar a cidade não foi suficiente, pois há muita coisa interessante para conhecer como os edifícios históricos, os museus e parques. No primeiro dia, meus pontos turísticos preferidos em Santiago foram a Plaza de Armas, a Catedral Metropolitana e o Cerro San Cristóbal. A Plaza de Armas é a principal Praça de Santiago, considerada o marco zero da cidade e o ponto central da capital chilena. Foi ali que, em 1541, o conquistador espanhol, Pedro de Valdívia, fundou a cidade. Originalmente, ela se chamava Plaza Mayor, mas depois que os índios a destruíram em apenas seis meses, foi rebati-

58

zada para o nome atual. A praça possui uma grande quantidade de árvores e diversas esculturas, estátuas e monumentos. É rodeada por construções históricas, como a Catedral, o prédio dos Correios e o Museu Histórico Nacional. Entre as construções, há um grande prédio comercial com fachada de vidro. O contraste formado entre estilo moderno e a arquitetura neoclássica gera um dos principais cartões postais de Santiago. No entanto, a principal construção da Plaza de Armas é a Catedral Metropolitana de Santiago, construída em 1748, que possui uma riqueza de detalhes difícil de descrever. Para qualquer canto que se olhe, há alguma coisa interessante para observar. São diversas estátuas e imagens de santos, lustres, vitrais e objetos de prata e ouro. Um lugar muito bonito e interessante que merece ser visitado com bastante calma. O próximo destino foi o Cerro San Cristóbal, um dos pontos mais altos da cidade que proporciona uma vista de tirar o fôlego. Deixe para ir ao final da tarde e aproveite o por do sol! Junto dele fica o

Viña Del Mar.

Valparaiso. Revista Fato - Outubro 2016


Viña Del Mar.

Zoológico Nacional do Chile, uma ótima opção para que tem tempo na viagem. A maneira mais comum para chegar ao topo do Cerro San Cristóbal é com um funicular e já no começo da subida começamos a ter uma noção do que nos espera lá no alto. A paisagem começa a se revelar por entre as árvores e a vista é incrível! No alto existem barraquinhas de souvenirs e vale a pena dar uma olhada, pois os preços são justos. Quando o sol começa a descer no horizonte, a cidade vai ganhando uma coloração amarelada e o fim do dia torna-se simplesmente perfeito… No segundo dia de viagem, a escolha foi o Cajón del Maipo, localizado a 100 km de Santiago, aos pés da Cordilheira dos Andes. A região, batizada com o mesmo nome do Rio Maipo, é composta por vales, rios e montanhas. Os principais pontos de visita do local são as piscinas naturais de águas termais (Baños Colina e Baños Morales), o Monumento Natural El Morado, o Parque Río Olivares, as Termas del Plomo e o Embalse El Yeso. Fui direto para o Embalse El Yeso e o lugar é de uma beleza incomum. É simplesmente uma represa de 250 milhões de metros cúbicos de água com uma cor impressionante. Vale ressaltar que neste dia o frio estava intenso! A sensação térmica era de - 7°! Mas valeu a pena. Outro lugar obrigatório para se conhecer no Chile é o Valle Nevado, um centro de esqui situado

na Cordilheira dos Andes, a mais ou menos 50 km de Santiago. O caminho até lá demora um pouco. A viagem dura cerca de 1 hora entre curvas sinuosas com uma vista deslumbrante. Além das curvas, a altitude de mais de 3 mil metros também pode causar um certo desconforto e cansaço. Porém, todo o esforço vale a pena, pois o lugar é extremamente bonito e cheio de pessoas interessantes. Para quem não sabe esquiar vale ficar assistindo, afinal é um espetáculo a parte. Das montanhas nevadas ao Oceano Pacífico, Valparaíso e Vinã del Mar foram as cidades escolhidas para finalizar o passeio no 4º dia de viagem. Essas duas cidades formam a parte litorânea mais famosa do Chile. Banhadas pelo Oceano Pacífico, estão pertinho de Santiago, a cerva de 130 km. Valparaíso, declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, surpreende pela arquitetura e história. Com mais de 42 cerros e suas casinhas coloridas, a cidade já chama atenção logo na entrada. Lá está o porto mais importante e mais antigo do Chile, fundado em 1536. Também se encontra a La Sebastiana, casa-museu do poeta Pablo Neruda, um lugar cheio de história, poesia e com arquitetura totalmente diferenciada. Já Viña del

Mar se destaca pelas praias e jardins. Toda a cidade é bastante florida e seu principal símbolo é o Relógio das Flores. Posso dizer, sem hesitar, que o Chile foi uma escolha acertada e com certeza ainda volto ao país que oferece inúmeras opções de passeios tanto para aqueles que gostam de desfrutar de uma excelente gastronomia e saborear um bom vinho como para aqueles que gostam de se aventurar por belezas naturais! Arquivo Pessoal


Meu Dia D

Fotografe

N

o dia 20 de agosto, uma nova união matrimonial foi abençoada por Deus em nossa cidade! Lívia Helena Lana Moreira, 28, casou-se com o Subtenente da PMMG, Marcos Lopes Barba, 34, na Igreja São Januário. A bela cerimônia seguiu linha militar e contou com todos os beneméritos necessários. Apesar disto, a celebração transcorreu de acordo com o gosto do casal, seguindo também um estilo bastante tradicional. “Ficou bem a nossa cara”, diz Lívia. Após a concretização dos votos, o festejo prosseguiu com o baile de comemoração, ocorrido no espaço Recanto das Águas, localizado na rodovia rumo à Rodeiro. Cerca de 250 pessoas, entre amigos e familiares, marcaram presença. “Este momento significou muito para nós. Sempre sonhei com o dia que formaria minha família perante Deus e pessoas importantes da minha vida. O casamento é um grande comprometimento e uma imensa responsabilidade”, declara a esposa. Juntos, eles falam um pouco sobre o relacionamento e o sentimento profundo que os envolve: “Somos um casal que procura sempre viver com sabedoria, aproveitando o máximo um ao outro. Gosto do jeito espontâneo do Marcos, aquela pessoa sempre presente e prestativa que faz de tudo para agradar a mim e minha família”, ela fala; “A Lívia é um encanto de pessoa! O que mais gosto nela é seu jeito de menina, carinhosa, meiga, uma pessoa realmente cativante. Nossa relação é de muito afeto e harmonia”, ele completa. Entre os itens que fizeram parte do Dia D, eles nos contam que personalizaram os guardanapos, os porta-guardanapos e, com ajuda da mãe da noiva, Dona Vânia, os convites. “A confecção destes foi o mais trabalhoso. Fiquei preocupada de acabar me esquecendo de convidar alguém que não poderia faltar”, compartilha Lívia. Inclusive, sobre a essencial ajuda de D. Vânia, o casal agradece de coração, pois ela participou de tudo e não mediu esforços para agradar. “Ela sonhou junto conosco e nos apoiou em todos os momentos. Obrigada, mãe!”, encerra.

60

Data: 20 de agosto de 2016; Cerimônia: Igreja São Januário; Baile: Recanto das Águas (rodovia rumo à Rodeiro - MG); Cores: Branco e rosa chá; Decoração: Flora Natália; Vestido: Mário Coelho; Fotos: Fotografe; Atração musical: DJ Gugu; Cerimonial: Real Cerimonial; Bem Casados: Isabela Groppo; Vídeo: Provídeo; Bolo: Marta Bolos; Buffet: Feital; Beleza: Bia Alves.

Revista Fato - Outubro 2016



ra

fe

Espaço Jurídico

Fot

o:

Fo

t

og

César Campos Lara

OAB/MG 108.555; pós-graduado em Direito Tributário, Direito Militar e pós-graduando em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera. Advogado membro do escritório Pacheco & Sousa, Assessoria Jurídica e Empresarial. E-mail: camppss@bol.com.br

ESTADO ISLÂMICO Pense bem antes de aderir ao radicalismo

P

esquisas apontam que 28 mil estrangeiros já viajaram para se juntar ao Estado Islâmico na Síria e no Iraque, sendo 05 mil ocidentais. Os dados são preocupantes diante do crescimento do número de adeptos ao terrorismo, pois o ideal seria a redução de simpatizantes a estes ideais extremistas, perante a barbárie comumente divulgada nos diversos veículos de comunicação. O terrorismo não é novidade no cenário mundial. Quem não se lembra do episódio em 11 de setembro de 2001, quando Osama bin Laden, encabeçando o grupo terrorista Al-Qaeda, chamou para si a responsabilidade pelos atentados contra as torres gêmeas, ocasionando a morte de inúmeras pessoas, além de um prejuízo bilionário aos Estados Unidos, mudando os rumos da história global. Atualmente, o grupo terrorista que vem assombrando o mundo ocidental é o Estado Islâmico, que surgiu enraizado na rixa entre muçulmanos sunitas e xiitas. Eles possuem territórios, muito dinheiro, e o objetivo declarado é matar todos os que pensam diferente de seus líderes e interpretam o Corão de maneira que eles consideram ofensiva, sejam cristãos, europeus ou muçulmanos, além de terem criado um governo baseado na charia, lei islâmica. Referido grupo é conhecido por decapitar pes-

soas e divulgar o ato na internet, lançar a solo vítimas indefesas do alto de edifícios, além de outras barbaridades que não podem ser admitidas em hipótese alguma. Todavia, insatisfeitos com referidas atrocidades, o Estado Islâmico atacou o jornal Charlie Hebdo, vindo a assassinar os jornalistas que lá estavam reunidos, e atacou o Bataclan, assassinando inúmeros jovens que lá se encontravam para apreciação de show musical. A depender das projeções demográficas, em 2050 os muçulmanos representarão mais de 10% da população de pelo menos cinco países europeus. Os radicais são minoria, mas pesquisas de opinião pública mostram a crescente aceitação de grupos como o Estado Islâmico. E o Brasil não foge desta realidade, uma vez que surgiram ameaças de ataques aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. O Brasil é classificado como de baixo risco para ações do Estado Islâmico graças à distância física e pelo fato de o país não fazer parte das alianças de combate ao terror. Porém, a Polícia Federal já monitorou tentativas de recrutamento pela internet com brasileiros que desejam se juntar às fileiras do grupo radical. É necessário mencionar que a legislação de nosso país possui mecanismos para combate ao terrorismo, como é o caso da lei 13.260/2016, que regulamenta o disposto no inciso XLIII do art. 5º da

Constituição Federal, disciplinando o terrorismo, tratando de disposições investigatórias e processuais, e reformulando o conceito de organização terrorista, além de alterar as leis 7.960/89 e 12.850/13. Referida lei indica como pena prisão de até 30 anos para os casos de terrorismo. Sendo assim, neste artigo, busco chamar atenção daqueles que pretendem qualquer vínculo com grupos terroristas, pois a lei pertinente é severa. Esses ideais não podem ser disseminados no mundo ocidental, apesar de vivermos uma época em que a liberdade de expressão é uma constante. Não é possível admitir a intolerância e interpretações que fomentam o assassinato, o terrorismo, a barbárie. O mundo ocidental não pode ficar com medo destes grupos irresponsáveis e frívolos. Cada um tem o direito de ter sua crença e convicção filosófica ou religiosa, independente da interferência de quem quer que seja. Preconceito e intolerância não merecem acolhimento no mundo em que vivemos. Diante de tais considerações, deixo ao leitor a mensagem para que pense bem antes de se afiliar a qualquer grupo terrorista, sob pena de sofrer as consequências legais rígidas e, em dado momento, não conseguir reverter a situação, pois muitos que entram, não conseguem sair vivos.


ra

fe

Gestão em Foco

F ot

o:

Fo

t

og

Adm. Josiane Souza

CRA-MG 36.936 - Bacharela em Administração de Empresas; pós-graduada em Gestão de Pessoas e em MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FAGOC Ubá/MG; certificada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) – CPA 10 Contato: josianesouzadt@yahoo.com.br

O SENHORIO DO TEMPO... Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; e também que todo homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus. Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele. O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou. Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniquidade. Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra. Disse eu no meu coração, quanto à condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra? Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele? E assim, com Eclesiastes 3, deixo a minha última coluna, Gestão em Foco, na Revista Fato!. Quero agradecer imensamente a todos os leitores que me acompanharam por essas 28 edições, com carinho, atenção e respeito. Recebam o meu sincero e fraterno abraço. Que a paz e o amor que excede todo entendimento possam os alcançar diariamente. Revista Fato - Outubro 2016

solution

“Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”. João 3,16


Abrindo O Closet

Beleza: Larissa Delazari

Ficha Técnica Nome Completo: Julia Barbosa da Silva Esser; Idade: 15; Signo: Câncer; Cor: Rosa; Ídolo: Justin Bieber; Sonho: Ir à Disney; Estilo Musical: Diversificado; Destino de viagem com a família: Amo viajar pra qualquer lugar com eles! 64

Revista Fato - Outubro 2016


Thiago Caetano

Entrevista Em quem você se inspira para se vestir? Tem alguma celebridade ou blogueira que você gosta de seguir no mundo da moda? Me inspiro muito na minha mãe, Samantha Esser. O que você considera como “estar na moda”? Ter um estilo que acompanha as tendências. Qual seu estilo? Moderninha, eclética, meio menininha... Qual deles te definiria melhor? Eclética, depende do meu humor e do estado de espírito. Cores fortes ou neutras? Neutras. Sua mãe é uma mulher elegante e sempre antenada com o mundo da moda. No que ela te inspira? Minha mãe sempre anda bem arrumada, então me inspiro nas roupas e no estilo dela. Até uso algumas peças.


Abrindo o Closet

Garotas da sua idade costumam usar muitos acessórios. Com qual você mais se identifica? Amo misturar anéis, pulseiras, colares, brincos. Também tenho uma coleção de esmaltes. Amo fazer as unhas! Se abríssemos seu closet neste exato momento, o que encontraríamos lá dentro? Você tem mais peças de qual estilo? Tenho blusas de todas as cores e modelos! Qual seria seu look em uma noite de Gala, como por exemplo, uma festa de debutante? Um vestido curtinho, estilo princesa. Você gosta de maquiagem? É do tipo que não sai de casa sem uma boa make ou prefere algo mais natural? Amo me maquiar. Faço algo natural para o dia e mais elaborado para ocasiões importantes. Quais estampas e cores você mais gosta de usar? Não gosto muito de roupas com estampas. Gosto mais de algo liso e neutro. Tem algum item no guarda-roupa que você confessa ter em exagero? Blusinhas. Você ainda é jovem e imagino que precisa negociar com seus pais na hora de comprar algumas coisas. Como é esse processo? O que você pode ou não comprar? Tem sempre um limite de quanto eu posso gastar.

66

As suas amigas pedem dicas de moda para você? Vocês costumam seguir a mesma tendência? Acho o estilo bem parecido. Revista Fato - Outubro 2016



Fique Ligado

M

Informações: Kumon

ÉTODO KUMON incentiva hábito

Curso de português da instituição foca na leitura de livros para desenvolver a compreensão de textos

O

hábito da leitura não está na lista dos preferidos dos brasileiros. De acordo com o último relatório Retratos da Leitura no Brasil, publicado em 2016, apenas metade da população brasileira com cinco anos de idade ou mais é leitora. Segundo o levantamento, leitor é aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. O método Kumon para o ensino do português é justamente focado na criação do hábito de ler. “Para ensinar a disciplina, nós focamos na interpretação de texto. Além de o aluno aprender gramática, pois está em contato com a língua, ele desenvolve a capacidade de ler e entender de fato a mensagem que o texto tem o intuito de passar”, explica Alessandra Cristine Reis, coordenadora do setor de português da rede. Assim como nas outras matérias trabalhadas pelo Kumon, o português é ensinado por meio do método autoinstrutivo que a rede aplica em seus alunos. “Por ser um método que instiga a capacidade autodidata, no qual o aluno desenvolve os exercícios com o mínimo de dicas do orientador, o indivíduo aprende a estudar de maneira independente”, diz Alessandra. “Nosso papel é direcionar o aluno nos estudos, de modo que ele consiga aprender conteúdos de maneira independente”, fala Alessandra.

LEITURA NA PRÁTICA Aluno do Kumon há dois anos, Guilherme Bianchin (14), de Caxias do Sul (RS) além de ler, em média, dois livros por mês, ainda encontrou tempo para escrever sua própria obra. O autor mirim já está em fase de desenvolvimento do segundo livro da série Os Guardiões de Termíllia. O primeiro volume da série foi lançado em julho. 68

Segundo Angela Bianchin, mãe do aluno, Guilherme sempre foi um bom aluno, no entanto, depois de frequentar as aulas do Kumon, ele se tornou mais independente e encontrou nas aulas da disciplina de português um incentivo para continuar praticando seu gosto pela leitura. “Na verdade, o Guilherme sempre gostou de ler”, explica Angela. “Depois que ele entrou no Kumon, continua adorando praticar a leitura e sendo um bom aluno. A grande diferença é que hoje meu filho é muito mais independente. Continuo presente nas atividades escolares, de acordo com o meu tempo, mas ele se desenvolve muito bem sozinho”. Com o objetivo de sanar as dúvidas do filho na escola, Adriana Pereira Gomes, do Rio de Janeiro, decidiu matricular seu filho Victor Augusto Gomes de Albuquerque (12) no Kumon. “Na época, ele tinha sete anos e, apesar de gostar de ler e ter muito incentivo em casa, o Victor tinha dificuldades de aprender. Ele era uma criança que demorava muito para absorver um conteúdo. Depois de quatro anos como aluno do método, meu filho lê em média dois livros por mês”, conta. A mãe do aluno ainda afirma que o filho não se restringe à literatura mais adolescente. “O Victor lê de tudo, desde O Diário de um Banana a Dom Quixote”, afirma. Hoje, aluno que entrou com certa dificuldade na unidade do Kumon, está adiantado em sala de aula, estudando conteúdos e literaturas que estão acima de sua série escolar, nos temas que se referem à disciplina de português. “Ele consegue fazer o dever de casa sem ajuda. Sempre incentivo e fico presente, mas o Victor se vira muito bem sozinho”, finaliza. Na nova unidade do Kumon em Ubá, temos a aluna Maria Eduarda Dutra de Oliveira (9 anos) que, em tão pouco tempo estudando pelo Método (apenas 1 mês e meio), desenvolveu o gosto pela leitura e já leu 15 livros da Bibliografia Recomendada Kumon.

“Para ensinar a disciplina, nós focamos na interpretação de texto. Além de o aluno aprender gramática, pois está em contato com a língua, ele desenvolve a capacidade de ler e entender de fato a mensagem que o texto tem o intuito de passar”,

explica Alessandra Cristine Reis, coordenadora do setor de português da rede.

A mãe, Amanda Dutra, está encantada com os resultados da filha, pois ela melhorou muito a leitura e está mais segura ao fazer os deveres de casa e da Escola. “Maria Eduarda me surpreendeu ao vê-la lendo um livro por iniciativa própria e antes eu precisava pedir para ela ler o tempo todo. Hoje, com o acesso maior à tecnologia, as crianças estão perdendo o hábito da leitura e pude ver no Kumon, o interesse da minha filha pelos livros ser despertado. Isso é muito gratificante.”

SOBRE O KUMON Desenvolvido no Japão pelo professor Toru Kumon em 1958, e aprimorado desde então, o método tem formado autodidatas no Brasil há quase 40 anos. Com mais de 4 milhões de estudantes, por meio de uma orientação individualizada e um material didático autoinstrutivo, visa criar e estimular habilidades básicas de ensino como cálculo, leitura, interpretação e raciocínio lógico. Considerada a maior rede de franquias especializada em educação no País, o Kumon oferece as disciplinas de Matemática, Português, Inglês e Japonês.


d

Ro

que

Palavra do Vet

F ot

o:

Pe

ro

Dr. Ricardo Silva e Dra. Michele C. Marques

Médico Veterinário formado pela UFV e especializado em Oftalmologia Veterinária pelo Instituto Qualittas. Médica Veterinária formada pela UFV e apaixonada por Dermatologia Veterinária. Divulgação

cães ficarem com a cabeça para fora Há problema nos

da janela do carro?

D

á gosto de ver o prazer estampado no rosto de cães com a cabeça para fora da janela do carro. É visível a excitação e euforia que eles manifestam. A maioria adora andar de carro desta forma! Assim que entram no veículo, já se direcionam para seus postos, só aguardando a abertura do vidro. Um dos motivos é que a sensação do vento batendo no rosto, combinada com o movimento da velocidade, é bem gratificante aos sentidos, como devem concordar a maioria dos motociclistas. Outro, e muito provavelmente o principal, é o “mar” de cheiros que a experiência proporciona. Os cães são verdadeiros focinhos ambulantes, estão sempre cheirando tudo e todos e, desta forma, os odores externos são capturados sem nem precisarem procurar. Contudo, este ato é bastante prejudicial ao animal em diversos pontos. O vento forte, por si só, acompanhado de poeira, areia, insetos e outros detritos, colidem com os olhos dos nossos amiguinhos e geram inflamação, podendo chegar muitas vezes a úlceras de córnea, que se não tratadas corretamente e a tempo podem evoluir para úlceras profundas com risco de perda da visão, muitas vezes sendo necessário procedimentos cirúrgicos. Com o tempo, os cães também podem desenvolver uma diminuição importante na produção das lágrimas, trazendo grandes complicações e envolvendo medicações para toda a vida. E não só os olhos estão ameaçados. Na clínica veterinária, são comuns os casos de otitese, por vezes rinites, inflamações das orelhas e no interior do nariz, respectivamente, ocorridas pela agressão do vento forte e sujeiras durante o passeio automobilístico. O estímulo sensorial em excesso, por sua vez, gera um quadro de ansiedade e euforia nos cães, levando-os à agitação e alguns problemas comportamentais. Essa agitação pode acarretar acidentes diversos, como cães que pulam pela janela com o carro em movimento ou distraem os motoristas, podendo ocasionar traumas diretos com outros veículos. Vale lembrar que a legislação, explicando de forma simples, proíbe que animais sejam transportados nos bancos da frente ou no exterior do veículo, sendo permitido apenas nos casos de caminhonetes, mas sendo obrigatório que estejam contidos em caixas de transporte específicas. Então, por mais que nos doa dizer não aos nossos “filhos”, deixá-los sem esse prazer é a melhor escolha. É mais saudável e seguro para todos. O recomendado é que o animal seja transportado preso, em caixas de transporte, cestos ou com cintos de segurança próprios. Há diversos produtos que proporcionam um passeio sem dores de cabeça e permitem que o vidro permaneça aberto sem que o cão consiga pôr a cabeça para fora. Por fim, é só compensar com uma bela caminhada ao ar livre, que além de ser um bom exercício, permite que os animais tenham acesso a cheiros novos e que eles e os donos passem um tempo de qualidade desfrutando da companhia um do outro.

Mande sua dúvida ou sugestão para: cacovet@gmail.com ou michelecmarques@gmail.com

Revista Fato - Outubro 2016

69


Comportamento

Live on TransmissĂľes ao vivo

70

Revista Fato - Outubro 2016


N

Madame Verazani Karen Verazani (33) é blogueira e super conectada nas redes sociais. Proprietária do site mada-

Karen Verazani (33), blogueira.

Foto: Fotografe

este ano, o Facebook liberou para o público mais uma útil ferramenta: a Livestream, que possibilita fazer transmissões ao vivo a qualquer hora e em qualquer lugar – de preferência se você possuir internet de boa qualidade e tratar assuntos interessantes. A ferramenta, lançada oficialmente em 2015, era disponível apenas para celebridades se conectarem com seus fãs. Porém, com o sucesso das live sessions, a novidade foi legitimada aos “meros mortais” e chegou como ótima oportunidade para divulgar produtos, marcas, trabalhos e fazer contato em tempo real com demais usuários da rede. Utilizar o recurso é simples e não difere muito de uma atualização de status normal. Se seu aplicativo do Facebook estiver devidamente atualizado, basta clicar na opção de fazer uma publicação e procurar o ícone que corresponde à função – um bonequinho emitindo ondas em torno da cabeça. Ao selecioná-lo, uma tela para configurar a transmissão surgirá. Nela você poderá escolher entre usar a câmera frontal ou traseira, criar um título para sua postagem e ajustar as opções de privacidade. Feito isto, é só clicar em “Transmitir ao vivo” e começar a sessão! O vídeo aparecerá no feed dos seus amigos, que poderão visualizar apertando o play e interagir comentando a postagem. Para encerrar, basta “Concluir” e aguardar o processamento. Em seguida, você terá acesso a informações como tempo de vídeo e qualidade da imagem, e ainda conseguirá salvar o clipe na memória do seu celular ou tablet, se preferir. Automaticamente, o vídeo será publicado em sua linha do tempo (um processo que demorará mais ou menos de acordo com o tempo de duração, a qualidade escolhida e a velocidade da internet). E pronto! É assim que se faz uma transmissão ao vivo pelo Facebook. Várias subcelebridades, artistas, blogueiros, donos de sites e comerciantes online tem usado e abusado da ferramenta para divulgar seus trabalhos e ações, vendendo e promovendo sua imagem, marcas e empresas. Na internet, é possível encontrar várias dicas para realizar uma transmissão bem-sucedida, como por exemplo: divulgar com antecedência a data e o horário da transmissão e pedir para as pessoas ficarem ligadas; elaborar temas e assuntos para tratar e sempre falar sobre algo interessante; criar e tentar manter periodicidade para gerar expectativa; elaborar roteiro com introdução e espaço para responder as perguntas e os comentários dos espectadores. Na editoria “Comportamento” deste mês, convidamos quatro usuários da Live de nossa cidade e da região para nos contar um pouco de suas aventuras através da função. Confiram os depoimentos:

Arquivo Pessoal

meverazani.com.br, ela faz postagens sobre moda, beleza, saúde, dicas diversas de treinos e alimentação; compartilha experiências cotidianas, incluindo sua saga em busca do condicionamento físico perfeito, e divulga marcas e produtos como formadora de opinião. “Desde que decidi mudar, já se foram 18 kg. Incentivada por amigos e parceiros, o Madame Verazani foi criado para inspirar pessoas em temas variados”, ela classifica. Para promover a ideia, Karen faz uso de diversas redes, onde dissemina suas postagens e compartilha conteúdos específicos de acordo com cada plataforma. “Para ser mais precisa, estou conectada 24 horas por dia. Fico incomodada quando não tenho sinal de internet”, conta. A Madame Verazani está no Instagram, no Snapchat, YouTube, Linkedin, Google +, WhatsApp, Messenger e no Facebook, onde conta agora com a nova função Live para também articular sua imagem. “Faço lives sempre que tenho um assunto que julgo interessante para falar. Como não sou famosa, uso mais para divulgar meu site, falar sobre presentes que ganho para experimentar, incentivar pessoas a ter uma vida saudável, contar como emagreci, falar sobre treinos, etc.”, esclarece sobre a temática de suas transmissões. Segundo ela, as sessões têm gerado impacto e bons resultados, o que é fundamental para uma blogueira. “Recebo convites, novos presentes, mensagens de incentivo, e fecho novas parcerias. Este é o caminho”, declara. E apesar de não ser difícil acessar a ferramenta, Karen diz que os principais desafios dos lives, ainda mais para quem é “anônimo”, assim como ela, é possuir conteúdo para apresentar ao publico e ficar atento aos recados e comentários para interagir com as pessoas. “Ninguém entra em live de anônimo só pra ver nossa carinha”, afirma. Finalizando, Madame Verazane dá algumas dicas para uma transmissão de sucesso: “Acho que os maiores erros são não ter assunto e estar em um ambiente sujo e bagunçado. O que não pode faltar? Espectadores, internet veloz, boa dicção e preocupação com a aparência”.

ALLAN RIBEIRO

Allan Ribeiro (20), cabeleireiro.

O jovem cabeleireiro, Allan Ribeiro (20), tem explorado cada vez mais as transmissões ao vivo via Facebook para divulgar seus trabalhos, transformações em clientes e dar dicas de produtos e cuidados para o cabelo. Ele nos conta que resolveu experimentar a função após observar diversas celebridades o utilizando e percebe que a ideia é realmente funcional. “Gosto de usar o Live no final das minhas produções para mostrar o resultado. A recepção tem sido boa. Amo meus seguidores”, comenta. Apesar de acreditar no poder das live sessions, Allan diz que não acha saudável abusar do uso de aparelhos celulares e utiliza tais recursos apenas com a finalidade de promover seu trabalho. “No meu


Comportamento ponto de vista, deve haver um limite! As pessoas andam pelas ruas mexendo no celular, isto é um perigo diante o número de assaltos na cidade. E este é apenas um de vários pontos negativos. Não me considero um dependente desta tecnologia”, declara. Aos poucos, o cabeleireiro está aperfeiçoando a técnica e conquistando mais espectadores na medida em que seus serviços são disseminados. Sobre a prática, ele diz que é preciso ter um bom papo e organizar o local da filmagem a fim de que as pessoas se sintam atraídas e confortáveis assistindo a transmissão. “É importante definir um tema. Como eu quase sempre falo sobre cabelos, é um assunto que interessa as mulheres, então o vídeo acaba bombando. É importante saber o que falar e para quem falar”, encerra.

Marcelo Santos Daibert (32), Gestor Acadêmico da Fagoc.

A CANTORA, JADY GARCIA

MARCELO DAIBERT “Se sou uma pessoa muito conectada?”, ele repete a pergunta no início da entrevista. “Sim, muito”, responde. E quem o conhece sabe que é verdade. Marcelo Santos Daibert (32) é formado em Sistema de Informação, com especialização em Ciência da Computação, mestrado na área de Engenharia de Software (com ênfase nos estudos) e doutorado na área de Educação. “Sou aficionado por tecnologia. Dizem até que sou uma pessoa meio difícil, pois não me desconecto nunca. Ficar online é algo necessário para mim”, declara. Marcelo atua como Gestor Acadêmico da Fagoc - Faculdade Governador Ozanam Coelho, e trabalha em outras três empresas, duas na área de tecnologia e uma na de consultoria. Ele usa as redes sociais, inclusive a novidade Livestream do Facebook, para divulgar seus serviços, opinar sobre assuntos diversos e interagir com seus seguidores, amigos e alunos. “Falo onde estou, o que estou fazendo, explico algum projeto em desenvolvimento, divido pensamentos... Gosto de compartilhar experiências com o pessoal que me segue”, ele explica o conteúdo das lives. E além de realizar as transmissões no perfil pessoal e na sua fanpage (que já conta com mais de 4 mil curtidas), Daibert tem implantado o recurso também na página oficial da Fagoc, divulgando sorteios e promoções, dados importantes e informações inte-

ressantes. Segundo ele, a ideia tem funcionado, afinal de contas a utilização do Livestream pode servir para disseminar qualquer tipo de conteúdo ou marca, basta que seja útil e relevante. “Vai assistir quem quiser. Então eu acho que é um espaço extremamente democrático. Uma ótima oportunidade para promover”.

Jady Garcia (19), cantora.

Nossa próxima entrevistada é de Viçosa - MG e usa a ferramenta Livestream com um propósito bem bacana: musicalizar. Jady Garcia (19) é cantora e usa as transmissões para fazer verdadeiros shows ao vivo, onde ela se apresenta, divulga novas canções autorais, conversa com o público sobre sua vida e responde curiosidades que lhe perguntam. “Tem sido ótimo, pois a galera está vendo que não sou tão séria quanto aparento. Em várias sessões acontecem alguns desastres, como a câmera cair, ou o violão e outros objetos, o que acaba deixando a ‘brincadeira’ mais engraçada”, ela fala. Para segurar a audiência, uma das dinâmicas feitas por Jady é perguntar aos espectadores quais canções eles gostariam de ouvir, criando assim uma nova forma de interação. Sobre a febre que aos poucos os lives estão se tornando, ela fala que acha interessante todos usarem, até certo ponto. “As pessoas podem e devem usar as redes sociais para divulgar seus trabalhos, mas com total consciência do que fazem afinal todo tipo de gente poderá ter acesso àquele material, crianças, adultos, idosos. É preciso saber o que se faz na frente da câmera durante a transmissão ao vivo”, opina. E ela diz que um dos pontos mais gratificantes da ação é o feedback positivo de quem está assistindo. “Ao vivo conseguimos atingir um público maior e em menos tempo. Lá o consumidor tem direito de questionar, parabenizar e até mesmo criticar o artista, ou a empresa, ou a personalidade, em tempo real”. Para a cantora, o retorno tem sido maravilhoso. Ela está conseguindo ampliar seus horizontes e apresentar seu talento para centenas de pessoas. Acesse o perfil de Jady Garcia no Facebook e fique ligado para acompanhar as transmissões musicais!


ra

fe

Conectados

F ot

o:

Fo

t

og

Rafaela Namorato

Jornalista, especialista em Assessoria de Comunicação, Gestão da Comunicação nas Organizações e pós-graduanda em Gestão de Pessoas e Coaching. É uma verdadeira apaixonada por internet e pelas mídias sociais. Além disso, é dona do Boteco Feminino (www.obotecofeminino.com.br)

E

AGORA,

o que é real e o que

O

s avanços tecnológicos não param. O que não é nenhuma novidade para você, nobre leitor. Afinal de contas, todos os dias somos impactados por uma, duas, três ou inúmeras novas descobertas. Estes avanços trazem possibilidades antes impensadas, mas que se tornaram possíveis graças ao empenho de dezenas de profissionais e pesquisadores, bem como ao arsenal tecnológico disponível nos dias atuais. Lembro-me bem dos meus tempos de criança (e que a propósito não faz tanto tempo assim) quando assistia todos aqueles filmes, séries e desenhos mostrando como seria o futuro. Sempre fiquei com a pulga atrás da orelha pensando se um dia a vida seria mesmo daquela forma. Eis que o tal “futuro” chegou e, guardadas as devidas proporções, podemos observar que quase tudo foi concretizado. Boa parte disso se deve ao que os estudiosos chamam de augmented-reality (AR), ou em bom português, realidade aumentada (RA). Esta, vamos assim chamar, tecnologia, surgida no finalzinho da década de 80, é a responsável pela integração de informações virtuais no mundo real, fazendo com que as duas situações tornem-se uma só. Ou seja, nem tudo o que você vê através da Realidade Aumentada é real, nem virtual. Em linhas gerais, a realidade aumentada é um espaço que abriga elementos virtuais com elementos

reais, e desta união surge um ambiente misto. A literatura traz que a realidade aumentada, além da integração entre o ambiente real e os elementos virtuais, conta ainda com outros elementos: a interatividade e o processamento instantâneo, e em alguns casos a concepção em três dimensões. Parece complicado olhando assim, mas um exemplo bem recente disto, e que ajuda a ilustrar sobre o que estamos falando, é o jogo Pokémon Go, famoso por permitir que os usuários, por meio da realidade aumentada, através do GPS e da câmera do smartphone, capturem, treinem e batalhem com criaturas virtuais que aparecem na tela dos dispositivos como se fossem reais. Por esta dinâmica, o jogo virou febre mundial em pouquíssimo tempo. É interessante ressaltar ainda que a realidade aumentada não é utilizada somente para fins de entretenimento. Ela está presente em cirurgias complexas, em dispositivos de navegação, em conferências realizadas entre pessoas localizadas em qualquer parte do mundo, em museus, serviços militares, estudos geológicos e tantos outros. Resumindo, chegamos a um ponto em que muitas vezes não é possível distinguir o real do virtual. Muito já se pode fazer através da realidade aumentada e com certeza muito mais ainda poderá ser, e certamente será feito, em um curto espaço de tempo. Não perdemos por esperar! Até a próxima! Revista Fato - Outubro 2016


Utilidade Pública

VACINA DENGUE

Divulgação

contra a

“Segundo o laboratório Sanofi, os estudos indicaram que a vacina tem capacidade de proteger contra os casos mais graves de dengue. Por isso vale a pena. [...] Porém, é importante que as pessoas saibam que ela não resolverá sozinha o problema. A gente tem que continuar limpando os criadouros e não permitir que fique água parada. [...] Cada um precisa fazer sua parte”.

A

pós o grande surto de dengue, que começou no ano passado e se estendeu até o primeiro semestre de 2016, a Anvisa liberou a vacina contra a doença em nosso país. O medicamento dividiu opiniões entre profissionais e utilizadores, apresentando pontos positivos em algumas questões e pontos negativos em outras. Por um lado, a vacina possui diversos benefícios e é capaz de proteger o indivíduo dos quatro sorotipos da dengue, inclusive a hemorrágica; por outro, sua porcentagem de eficácia é considerada baixa se compararmos com outras vacinas – ela garante 65,6% de proteção geral, contra 90% da de febre amarela e 98% da de sarampo –, o que é um detalhe questionável. E a vacina já está disponível em Ubá! No intuito de informar a população sobre o assunto, convidamos a enfermeira responsável da Crescer Vacinas, Luciane Zanoti, para nos esclarecer algumas questões a respeito do “Dengvaxia”, nome dado ao medicamento. Ela falou sobre os prós e contras, os preços que podem ser encontrados, indicações e contraindicações. Confira a entrevista: 74

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/ doutora-ana-responde/post/vacina-contra-dengue-esclarecendo-duvidas.html

Revista Fato - Outubro 2016


A vacina contra dengue é algo novo no mercado e muitas pessoas ainda não a conhecem muito bem. Conte-nos como ela age no organismo? A vacina é feita com o vírus vivo da doença, mas a gente o enfraquece. Ele fica tão fraco que não pode causar a doença, permitindo que nosso sistema imunológico reconheça sua forma, o genoma. Com isso, cada vez que o vírus entrar em contato, nosso organismo já saberá como ele é e produzirá os anticorpos.

ano. De qualquer forma, depois da primeira dose um certo nível de proteção já se inicia.

Para qual perfil a vacina é indicada? A vacina está indicada para pessoas com idade entre 09 e 45 anos de idade. Fora desta faixa, os estudos demonstram que a eficácia é baixa, portanto, não está indicada.

A vacina será distribuída gratuitamente pelo SUS? Se não, qual seu preço? As autoridades estão discutindo o custo e o benefício de incluir a vacina no calendário nacional de imunização. Não é uma decisão fácil, pois ela é cara: a dose varia entre R$ 250,00 e R$ 300,00.

E as contraindicações, quais são? Gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas, pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia e pessoas em estado febril. Quantas doses são necessárias? No total são três (3) doses, com intervalo de 06 meses entre cada uma. Isso significa que a proteção total só se conquista depois de aproximadamente 01

A vacina pode causar algum efeito adverso no organismo? Em geral, a vacina é bem tolerada pelo organismo. O efeito colateral mais comum é a dor, o calor e inchaço no local da injeção (aplicada por via subcutânea, na região superior do braço). Algumas pessoas também podem apresentar febre e dor de cabeça.

Fale um pouco sobre a eficácia do medicamento. A vacina tem uma eficácia que não é considerada muito alta. Ela garante aproximadamente 65,6% de proteção geral. Para se ter uma ideia, a vacina da febre amarela garante 90% de proteção e a do sarampo garante 98%. Contra o sorotipo 2, a eficácia é ainda mais baixa: apenas 47,1%. Mesmo assim, vale a pena tomá-la? Segundo o laboratório Sanofi, os estudos indicaram

que a vacina tem capacidade de proteger contra os casos mais graves de dengue. Por isso vale a pena. Quem já teve dengue uma vez, pode pegar de novo, porque há os quatro sorotipos do vírus. Quem já pegou dengue de “número 1”, por exemplo, ainda está vulnerável aos de “número 2, 3 ou 4”. Porém, quando se pega dengue pela segunda vez, é muito pior: a chance de desenvolver uma forma mais grave, como a dengue hemorrágica, é muito maior. Aí é que entra a vacina, possuindo a capacidade de proteger quem já teve dengue das outras formas mais graves. Se eu já tive dengue posso tomar a vacina? Sim, mas só após 30 dias. Mesmo quem já teve dengue e está na faixa etária indicada para receber a vacina deve ser vacinado, pois a reinfecção aumenta a chance de agravar a doença. Considerações finais. É importante que as pessoas saibam que a vacina não resolverá sozinha o problema. A gente tem que continuar limpando os criadouros e não permitir que fique água parada. A vacina protege só contra a dengue, não protege contra zika ou chikungunya. Se as pessoas continuarem deixando água nos potinhos, vai continuar proliferando o mosquito. Cada um precisa fazer sua parte.


ra

fe

Contabilize

Fot

o:

Fo

t

og

Paulo Marcos

Contador; consultor tributário; professor de graduação no curso de Ciências Contábeis. Site: www.pmrassessoria.com.br; E-mail: pm@pmrassessoria.com.br

Marques Roque

assessoria Como funciona e quais as vantagens da

CONTÁBIL?

A

postar em uma assessoria contábil é a chave para manter sua empresa operando de forma saudável e em dia com suas obrigações legais e tributárias. Ao aplicar este investimento, o gestor garantirá que seu negócio tenha o melhor regime de tributação para seu porte, sua área de atuação e estrutura, aumentando ainda sua credibilidade no mercado. Neste texto, você verá como funciona e quais as vantagens de uma assessoria contábil. Confira:

ria e fiscal. A assessoria contábil pode ajudar na definição do enquadramento fiscal de determinado negócio, dado essencial para determinar a faixa de imposto que deverá ser paga – o que por sua vez é importante para gerar a margem de lucro da empresa. Sendo assim, ter uma ajuda especializada é fundamental.

A ASSESSORIA CONTÁBIL

A assessoria contábil vai além da análise dos aspectos tributários e também auxilia os gestores nas tomadas de decisões relativas ao negócio. A contratação de profissionais, por exemplo, tem um impacto financeiro que ultrapassa os salários a serem pagos. Seu custo compreende também impostos e o pagamento de benefícios como férias, licença-maternidade e 13º salário. Esses cálculos precisam ser feitos de forma precisa para não prejudicarem a análise do fluxo de caixa e controlar o capital de giro, para assim decidir a melhor forma de promover o crescimento.

Não são poucos os empresários e gestores que encontram dificuldades quando o assunto é a contabilidade da empresa. Com isso, eles acabam perdendo tempo tentando desvendar informações relativas a impostos, tributações e afins. Ao contratar uma assessoria para tal, eles recebem um auxílio valioso. Os profissionais contratados analisam e interpretam os dados contábeis da empresa, conferindo registros diários e demonstrações expositivas para sugerir melhorias não apenas na parte contábil, mas também nas partes trabalhista, previdenciá-

INDO ALÉM DOS ASPECTOS TRIBUTÁRIOS

VANTAGENS as

76

São diversas vanta-

Fato é: Este tipo de assessoria traz certezas para as áreas contábil, fiscal e tributária, além de encaminhar soluções e direcionamentos para a gestão geral, garantindo uma oportunidade de crescimento pela fidelidade dos números administrativos da empresa.

gens de apostar na contratação de uma assessoria contábil. Entre elas estão: a certeza de que seu negócio contará com o regime de tributação mais adequado e o fortalecimento da credibilidade da empresa no mercado. Isto acontece porque, com o auxílio contábil, o negócio se mantém atualizado nos planos financeiros e econômicos, o que evita a inadimplência, mantém despesas e receitas em equilíbrio e ajuda a criar um bom relacionamento com fornecedores e clientes.


ra

fe

Arquitetura

Fot

o:

Fo

t

og

Guilherme Pena

Arquiteto e Urbanista graduado na Universidade Federal de Viçosa. Site: guilhermepena.com.br E-mail: guilhermesenador@yahoo.com.br

ACM Revestimentos em

O

ACM, sigla em inglês Aluminium Composite Material ou, Material Composto de Alumínio é, como o próprio nome diz, um material composto por 3 camadas sendo 2 lâminas de alumínio e 1 camada de polietileno de baixa densidade. É um material que veio competir diretamente com os revestimentos sólidos de placas de 3mm de alumínio e que oferece vantagens que envolvem durabilidade e a sustentabilidade do projeto. Criados na Alemanha nos anos 60, os painéis compostos de alumínio só chegaram ao Brasil no final da década de 80. Durante os anos seguintes, o material, importado dos Estados Unidos e distribuído por poucas empresas, foi empregado em grandes obras, sobretudo em empreendimentos comerciais de alto padrão com a intenção de conferir um aspecto futurista às fachadas. Embora a sua utilização principal continue sendo em fachadas, o ACM pode ser visto também em peças de comunicação visual, como totens, testeiras e displays. O material pode ser empregado ainda para revestir colunas, pórticos, paredes internas, luminárias e peças de mobiliário. Outra aplicação interessante é no revestimento de divisórias, por causa da atenuação acústica proporcionada pelo sanduíche com termoplástico. A indústria já produz, inclusive, modelos com espessura e pintura adequadas à essas novas aplicações. Tais aplicações estão associadas diretamente com a maleabilidade do produto, que pode ser curvado, dobrado e fresado, favorecendo a adoção de modulações variadas, exploração de volumetrias e formas. Assim, enquanto outros revestimentos costumam refletir o desenho da estrutura, o painel de alumínio composto pode por si, constituir a linguagem

Cuidados Os painéis de ACM precisam de apenas água e sabão para manutenção. Porém, exigem limpeza frequente. É essencial que tanto quem especifica, quanto quem executa, saiba da importância de se ter projetos autolimpantes e de fácil acesso para manutenção. Em outras palavras, devem ser previstas soluções arquitetônicas que estabeleçam um caminho para escoamento da água da chuva e para evitar que a poeira fique retida na superfície do painel.

da edificação. Assim como o vidro, os painéis de ACM precisam de apenas água e sabão para manutenção. Porém, exigem limpeza frequente. É essencial que tanto quem especifica, quanto quem executa, saiba da importância de se ter projetos autolimpantes e de fácil acesso para manutenção. Em outras palavras, devem ser previstas soluções arquitetônicas que estabeleçam um caminho para escoamento da água da chuva e para evitar que a poeira fique retida na superfície do painel. Comparado com o custo das placas sólidas há também uma enorme vantagem no que diz respeito ao custo e também à sustentabilidade já que a utilização do alumínio é limitada ao revestimento, ao contrário do que ocorre em uma placa maciça. Pelo exposto, investir nesse tipo de revestimento tem provado cada vez mais alternativa de alto retorno. Revista Fato - Outubro 2016



sua marca é sempre...

Nas telas da

Buffet Feital

RECONHECIDA

LEMBRADA

VALORIZADA

POPULAR

Sua marca em evidência e divulgada nos melhores pontos comerciais da cidade! Divulgue conosco e comprove os resultados!

Sua TV de conteúdo e publicidade

Bruno Caneschi

• 32 98861-5376 + Sônia Barros • 32 99967-1061 comercial@poptvmidia.com.br



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.