
4 minute read
Gastronomia
Por: Tony Duda / Fotos: Divulgação
MANDIOCA
Advertisement
É INGREDIENTE PARA PRATOS DA GASTRONOMIA PERNAMBUCANA
Mandioca, macaxeira, aipim. Os nomes podem variar conforme a localidade. Mas o fato é que essa planta está enraizada na gastronomia pernambucana e deriva sabores. De petisco e refeições a sobremesas, diversos pratos e receitas são feitos com a mandioca todos os dias. Gera a farinha, que é adicionada ao feijão com arroz, na hora do almoço, e dá a consistência do pirão. É a massa que forma a tapioca, tão difundida e preparada. Tem ainda a mandioca assada, presença marcada no cardápio de todo bar e restaurante, geralmente acompanhada com a tradicional carne de sol ou charque e queijo de coalho. É ingrediente para escondidinho com carne seca, que une dois elementos ícones da culinária regional. Sem falar do bolo cremoso de mandioca e coco, uma combinação clássica servida com café. Um dos alimentos mais populares e que mais agradam na região se tornou um ícone na vida alimentar em diversas regiões. Até Djavan, ícone do MPB, ressalta a mandioca no texto “Farinha”: “a farinha é feita de uma planta da família das euforbiáceas de nome manihot utilíssima, que um tio meu apelidou de macaxeira e foi aí que todo mundo achou melhor...”

Origem A origem da mandioca remete lá longe, na Amazônia, onde indígenas descobriram e começaram a cultivar o alimento. A popularidade da mandioca é tanta que até lendas estão enraizadas na cultura brasileira sobre ela. A mais famosa é a história de Mani, uma índia que morreu na infância e era sempre visitada por seus familiares. Certa vez, observaram que nascia uma planta e, cavando o buraco, descobriram uma raiz marrom que, por dentro, era branca. Emocionados por ali ter nascido vida e esperança, deu-se o nome de Manioca, por ter nascido numa oca onde Mani foi enterrada, originando o nome atual. Propriedades Além da alta fama, os benefícios não ficam atrás: ela contém cálcio, potássio, magnésio, fósforo e vitaminas A e C. Para a saúde, isso significa que ela melhora o funcionamento da digestão, reduz inflamações, é boa para a saúde cardiovascular e tem ação antioxidante. Além da alta fama, os benefícios não ficam atrás: ela contém cálcio, potássio, magnésio, fósforo e vitamina C. Para a saúde, isso significa que ela melhora o funcionamento da digestão, reduz inflamações, é boa para a saúde cardiovascular e tem ação antioxidante. Segundo o especialista em Nutrição Clínica e Funcional e professor de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Ângelo Almeida, é considerada um dos alimentos importantes em tempos de pandemia, pois fortalece o sistema imunológico. Também contribui em outros fatores como: saúde do coração; ajuda a eliminar o excesso de sódio no organismo; previne o envelhecimento precoce. É interessante ainda para o ganho da massa muscular e boa opção para gestantes, devido à presença de ácido fólico. Mais: melhora a dor de artrite e artrose; um forte aliado no controle do colesterol.
Por: Rogério Almeida E-mail: rogerio.almeida@revistafacil.net / rogerioalmeidaturismo@yahoo.com.br

Secretários de turismo de 4 estados do NE e o Ministro do Turismo (Foto: Divulgação)
Juliette Freire (Foto: Divulgação)

Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte se unem em prol do turismo

Os secretários de estado de Turismo, Ana Costa (RN), Rodrigo Novaes (PE), Rafael Brito (AL) e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, apresentaram ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o projeto que prevê a promoção conjunta com bases no acervo cultural, histórico e de turismo dos quatro estados do nordeste junto aos mercados nacional e internacional.
Desenvolvido e implementado pela BBG Brasil já aponta – por meios de estudos com todos os envolvidos – a ênfase em alguns produtos segmentados como, por exemplo, Sol e Mar, Luxo, Ecoturismo e Turismo Rural, Arte, Cultura e Gastronomia e destacando destinos para quem deseja viajar de carro. Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, no momento em que o setor está sendo repensado por conta das leis e regulamentações pela pandemia, essa é uma articulação inovadora já que nunca houve no turismo algo que unisse a cultura, arte, gastronomia e belezas naturais desses quatro estados importantes para economia turística da região.
Juliette Freire do BBB21 receberá Medalha Epitácio Pessoa
e de Campina Grande. Juliette Freire, participante paraibana no “BBB21” receberá a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Paraíba e que tem como objetivo “homenagear personalidades por sua importante contribuição à Paraíba.” Natural de Campina Grande (PB) Juliette foi escolhida por todos os 36 deputados, pela divulgação positiva sobre os costumes e valores da Paraíba no reality. E também recebeu votos de aplausos da Câmara Municipal de João Pessoa
