6 minute read

Moda

Por Silvio Romero - Fotos: Divulgação / e-mail: silvioromero@revistafacil.net

TRANÇAS na moda

Advertisement

Elas fazem as cabeças das famosas e anônimas, estão em shows, praias, festas glamorosas e fazem parte de um look arrojado ou clean. As tranças sempre estão na moda, são versáteis, combinam com todas as estações e ocasiões. Além de ser um penteado coringa que fica lindo tanto nos cabelos longos, quanto nos curtos e é tão fácil, qualquer pessoa pode fazer aquela simples de três mechas. História

De acordo com registros de alguns estudiosos, as primeiras tranças foram encontradas há 22 mil anos antes de Cristo nas estátuas de Vênus de Brassempouy e a de Willendorf. Porém, a técnica de traçar os cabelos foi notada mais tarde, há 3.500 anos antes de Cristo na África. O penteado era usado pelas civilizações para identificar desde tribos, estado civil, religião, até a posição social. Em algumas culturas africanas, por exemplo, a trança era usada como uma ferramenta de linguagem. No Antigo Egito, por sua vez, quem possuía muitas tranças era sinônimo de pessoa rica, não à toa, Cleópatra sempre esbanjava várias na cabeleira acompanhada de fios de ouro. Já os homens, que costumavam utilizá-las na barba, eram vistos como alguém próximo dos deuses. E, mesmo ao morrer, as tranças continuavam na cabeça dos egípcios. Na Grécia Antiga, as mulheres começaram a elaborar mais o penteado, com arames e linhas, tudo para deixar mais armado o coque de trança. Na Idade Média, apesar das mulheres usarem toucas, por baixo delas, eram encontradas algumas tranças. Assim, cada cultura tinha uma relação diferente com os traçados. Aqui, no Brasil, o primeiro contato com o penteado foi através dos escravos no período colonial. Porém, foi nos anos 70, com ajuda do movimento hippie, que elas tomaram conta do mundo e tornaram-se moda..

Tranças para cabelo liso

Os cabelos lisos são mais difíceis de segurar os penteados com tranças. Neste caso, se seu objetivo é fazer uma trança que dure por muitas horas a dica é aplicar um pouco de laquê ou pomada para te ajudar a manter o penteado.As madeixas soltas trazem um ar sensual ao visual. Perfeito para quem ama feminilidade! Você pode apostar em um penteado com parte do cabelo solto e parte com tranças. Fica um charme. Lembre-se: manter as tranças no cabelo liso é mais complicado. Por isso, outra dica interessante é apostar nas versões que começam rentes à raiz do cabelo.

Tranças tipo tiara

Deu vontade de usar uma tiara, mas está sem dinheiro para investir no acessório? Faça uma com as próprias madeixas! O melhor de tudo: o visual fica super feminino. Perfeito para as mulheres de estilo romântico. Se fizer com o cabelo preso, fica ainda mais delicado.

E aquela trança embutida?

A trança embutida é uma das mais famosas, e a que mais tira a nossa paciência na hora de fazer, não é?! Quem nunca se atrasou porque estava tentando fazer esse tipo de trança?

Vamos te contar o segredo na hora de apostar neste tipo de trança: adicionar pequenos fios de cabelo aos pouquinhos. E claro, muuuito treino!

Trança escama de peixe, é isso mesmo?

A trança escama de peixe é uma variação da rança tradicional que deixa o visual super moderno. Parece impossível, mas é simples: basta fazer duas divisões no cabelo, puxar uma mecha fina de cada lado e ir alternando até a altura que desejar.

Trança lateral, onde usar?

Tanto em eventos mais sofisticados quanto no dia a dia, a trança lateral é uma ótima aposta para as mulheres que querem uma parte do cabelo solto, e a outra, presa.

Puro charme! O que você acha?

Tranças para cabelo cacheado

Cachos + tranças = match perfeito! Mas cuidado: não faça tranças com as madeixas molhadas. Elas podem afetar a saúde capilar e deixar os fios fragilizados devido à umidade que fica acumulada.

Tranças com cachos

Os cachos trazem feminilidade para qualquer visual e junto com as tranças, podem formar aquele penteado ultra romântico como o meio preso.

Se você não quer criar um visual tão doce, aposte em uma opção de penteado mais inusitada e irreverente como a versão com as madeixas presas no topo da cabeça! As tranças com bandanas ficam maravilhosas

Para os looks mais urbanos, as bandanas também são uma ótima aposta.

Gosta de originalidade? Os turbantes também são uma ótima alternativa para deixar o visual mais charmoso!

Tranças para cabelo curto

A versatilidade está no DNA das tranças e as versões para cabelo curto provam isso.

Tranças com franja

As tiaras de franja são uma ótima alternativa para as mulheres com cabelo curto.

Tranças com franja solta ficam mais femininas, enquanto a franja presa nas tranças traz um ar mais diferentão! Cascata também é um tipo de trança? Você é uma amante da natureza? Traga o movimento de uma cascata para os seus cabelos e aposte na trança cascata, também conhecida como trança cachoeira! As mulheres do estilo Natural/Esportivo vão amar a vibe despojada desse tipo de trança.

Tranças com aplique

O seu cabelo não é grande o suficiente para fazer uma super trança?

A solução é prática: aposte nas tranças com aplique. O mais famoso deles é o tic tac, que tem aquelas presilhas que permitem você mesma colocar sem dificuldade!

Tranças para festas

Roupa, sapato, acessórios, maquiagem e cabelo. Ir para celebrações formais é um eterno caos - temos que pensar em tudo! Para você não surtar com o penteado daquela festa especial, separei algumas inspirações usando as tranças para festas!

Tranças com coque

Os coques são clássicos e sofisticados, perfeito para as mulheres do estilo Refinado e do estilo Tradicional. Muitas vezes, eles adquirem novos formatos e alguns envolvem as tranças! Que tal apostar na trança invertida no coque para o baile de formatura da sua amiga? Um penteado pra lá de elegante sem deixar a ousadia de lado. Se você é a formanda, também vale apostar na trança para formatura no formato escama de peixe. Diferente, plena e formada! Lute como uma garota: é a vez da trança de gladiadora! Diretamente do Coliseu, a trança de gladiadora, também chamada de trança boxeadora, deixa o visual super urbano. Além disso, a sua praticidade permite o movimento e por isso também é a queridinha das mulheres do estilo Natural/Esportivo, que amam praticidade.

Tranças Box

Já ouviu falar das box braids? As tranças box são feitas pela união dos fios de cabelo com material sintético, e precisam de manutenção a cada 3 meses.

Tranças Jumbo

A mais comum de todas pelo preço acessíe também por ser mais leve e com o fio mais grosso. Indicado para as mulheres de primeira viagem na aplicação!

Tranças Kanekalon

Com melhor resultado, não é tão acessível em termos financeiros quanto a jumbo, também pesa um pouquinho mais, além de escorregadio.

Tranças de Lã

Para as criativas de plantão! Esse tipo de permite deixar as madeixas coloridas, além ser mais leve e barata. vel

e ser

fibra de

Tranças Rasta

As tranças rasta ficam ainda mais estiloquando contam com acessórios femininos. joga nos anéis e nas tranças de linha!

Tranças chanel

sas Se

O modelo mais clássico de box braids é a trança cha- nel. Com as pontas das mechas da frente maiores do que as de trás do cabelo.

This article is from: