3 minute read

Moda

Moda Por Silvio Romero - Fotos: Google / e-mail: silvioromero@revistafacil.net

Manga bufante!

Advertisement

Amoda está sempre se recriando e atualizando antigas tendências, não é novidade! É exatamente isso que tem acontecido com a manga bufante – conhecidas também como mangas de balão ou puff sleeves.

A manga bufante surgiu no século XVI com a Era Renascentista. O modelo foi uma das principais características da moda na Era Vitoriana, durante o reinado da rainha Vitória, no Reino Unido (1837 a 1901), e chegou como uma forma de romantizar os looks.

A moda retrô segue em alta e, com isso, diversas tendências dos anos 80 e 90 têm voltado aos dias atuais, como a manga bufante, que deixa a peça mais volumosa e marcada na região dos ombros. Símbolo de romantismo

Os anos 80 e 90, foi outro período em que esse shape volumoso bombou. Em uma década marcada pela extravagância.

Atualmente, esse estilo de manga volta, com força total, o modelo aparece repaginado em camisas, macacões, vestidos e até moletons, que podem ser curtos ou longos, de pouco, médio ou muito volume.

Apesar do tamanho, as mangas bufantes conseguem ser bastante elegantes e trazendo leveza e feminilidade aos outfits¨roupas¨. Além disso, são ótimas aliadas na hora de trazer uma informação de moda ao look.

Volume no ombro, essa é a forma mais clássica e conhecida da manga bufante. Também apelidada de manga princesa, esse estilo é uma variação mais delicada das ombreiras dos anos 80.

Além de ser uma maneira sofisticada de adotar esse modelo, a manga única é ideal para quem gosta de valorizar o colo nas produções.

O decote ombro a ombro é sensual e feminino na medida certa, e aliado a manga bufante cria um ar de romantismo e delicadeza no look.

O volume fica todo concentrado na parte de cima, seja a manga curta ou longa. Esse modelo aumenta visivelmente o shape¨forma¨ na parte superior do look, e para quem prefere algo mais discreto a dica é optar por modelos com pouco volume, ou apenas um pequeno franzido.

Volume antebraço, é verdade que mangas bufantes destacam a parte superior do corpo, podendo dar a impressão de braços mais largos, o que não é tão favorável para quem não deseja destacar essa região. Porém, isso não é motivo para deixar essa tendência do street style¨moda de rua¨ de lado. Uma ótima alternativa é escolher versões em que o volume concentra-se apenas no antebraço. O volume no pulso evita aumentar a região dos ombros e deixa o tecido excedente na parte do antebraço. Essa opção, além de misturar o vintage¨ algo clássico¨. com o moderno, deixa qualquer look mais charmoso.

Já para quem estiver em busca de harmonizar as proporções, optar por esse estilo de manga junto a peças mais justas é um truque de styling certeiro.

Grandes demais, tendência desde o outono/inverno 2019, as mangas bufantes também se aliaram à outra moda da temporada: as peças oversized “grande demais”. – e aparecem em tamanhos GG.

Vestido, para as que amam um estilo vintage e leve, os vestidos com manga bufante são ideais. Alguns dos modelos mais famosos são inspirados no estilo vitoriano: cheios de babados, bordados e rendas além das mangas, dando uma cara de superprodução à peça, sendo mais adequado usar em ocasiões que pedem maior requinte.

O cropped de manga bufante está chegando para ficar! A peça se encaixa em qualquer situação, desde um passeio no parque até uma festa noturna. Você pode fazer várias combinações com apenas uma peça, misturar com roupas esportivas, peças clássicas, jeans e até fazer produções high-low.

Ele vai bem tanto com um jeans e tênis branco, como com uma saia e sandália de salto.

Fique sempre atenta ao volume da peça escolhida em relação ao resto do look e a proporção do seu corpo. Mangas bufantes são ótimas para quem tem o corpo em formato de pera ou ampulheta, criando destaque para a parte de cima.

Com mangas longas ou curtas esse modelo já é tendência entre as it girls. Se você tem o corpo em forma de triângulo invertido (ombro mais largo que o quadril), cuidado! Invista em modelos com volume nos punhos para não ficar desproporcional.