Edicao32

Page 35

Hemorróidas_

PPH:

novo tratamento menos dolorido e menos agressivo Por_Mayra Triveloni

A doença hemorroidária, mais conhecida como hemorróidas, consiste na dilatação dos vasos sanguíneos presentes na região do ânus, em sua parte interna. Causa desconforto, dor, sangramento e, nos casos mais avançados, a saída das hemorróidas após a evacuação, “tecnicamente denominado prolapso hemorroidário”, informa o Dr. Paulo Teixeira Junior, médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo e colo-proctologia, em entrevista à Estilo Saúde. Dr. Paulo explica um novo método de tratamento, o PPH (procedimento para prolapso hemorroidário), que consiste em um equipamento que permite a retirada das hemorróidas sem a necessidade de cortes na parte externa do ânus. “A cirurgia tradicional exige a realização de cortes para a retirada dos vasos sanguíneos doentes, causando dor intensa no pós-operatório; no método de grampeamento, o PPH, são utilizados grampos de titânio na parte interna do ânus, não deixando feridas na parte interna, e com isso a cicatrização é mais tranquila e a dor menor”, esclarece Dr. Paulo. Segundo ele, o PPH é indicado para todas as pessoas com hemorróidas internas grau III ou IV (avançadas) ou com muito sintoma. “Não há restrição de idade, sexo, grau de comprometimento da doença ou outras variáveis. Esse tratamento fixa a hemorróida no lugar, sem incisão. O procedimento é feito em hospital e o paciente é liberado após 24 horas. É uma solução menos agressiva, menos dolorida e duradoura”, reforça Dr. Paulo.

sência de dor. 93% dos pacientes operados por este método, após 30 meses (em média), aprovaram a cirurgia, relataram mínima dor pós-operatória e a eliminação do problema. “O tratamento PPH é uma opção relativamente recente no Brasil, porém, amplamente utilizada na Europa. Com o passar dos anos, o tratamento se aprimorou e hoje, as técnicas de cirurgia para o tratamento das hemorróidas amenizam dores e sangramento, além dos constrangimentos aos portadores da doença”, finaliza Dr. Paulo.

DADOS De acordo com especialistas, as estimativas apontam que 5% a 12% da população sofrem com a doença no Brasil. Nos Estados Unidos, 50% dos americanos acima de 50 anos são portadores de hemorróidas. Ainda assim, somente 5% procuram tratamento. Um estudo internacional envolvendo aproximadamente 70 portadores de hemorróidas comprova que a técnica cirúrgica que faz uso do sistema de grampeamento - PPH -, apresenta índices elevados de eficácia com relação a diferentes aspectos, como a reincidência da doença, e au-

70

ESTILO LIVRE

Dr. Paulo Teixeira Junior CRM 72191 é médico especialista em cirurgia digestiva pela Unicamp, especialista em cirurgia do fígado, vias biliares, pâncreas pela Universidade de Birmingham – Inglaterra e Membro da European Digestive Surgery e da Transplantation Society e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

ESTILO LIVRE

71


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.