3 minute read

VIAMÃO CADA VEZ MAIS HUMANA

A gestão municipal tem se demonstrado preocupada com o lado social da sua população, em atitudes que são norteadas pelo caráter mais humanizado, independente de qual seja a secretaria. Abaixo citamos alguns exemplos dessa inovadora gestão pública

Secom/PMV

Advertisement

Casa De Conviv Ncia Da Apae Inaugurada

Um espaço multiuso para oficinas com os jovens e adultos da instituição, bem como uma proposta pedagógica para inseri-los no mercado de trabalho

A Casa de Convivência da Apae para jovens e adultos já é uma realidade. Um espaço multiuso para oficinas de ioga, dança, música, artesanato e teatro para alunos jovens e adultos da instituição, bem como uma proposta pedagógica para inserção no mercado de trabalho.

A presidente da Apae, professora Maria Helena dos Santos, fundadora da entidade em Viamão, lembrou que muitos dos jovens que estavam ali na cerimônia, ela conhece desde bebezinhos. “É um momento histórico. É um sonho que sonhamos juntos e hoje estamos realizando!”, enfatizou.

A secretária de Educação, professora Marcia Culau, falou que está muito feliz. “É mais um sonho que estamos colocando em prática. Atendíamos aos alunos dos 6 meses aos 17 anos. E depois? Como fica a convivência social, o desenvolvimento das potencialidades, a integração? É com muita alegria que hoje estamos entregando mais um serviço para a rede de cuidado com as pessoas”, destacou.

A Casa de Convivência recebeu recursos da emenda parlamentar do deputado federal gaúcho, Bibo Nunes, para contratação de oficineiros, compra de móveis e materiais. Em dezembro de 2016, o prefeito, Professor Bonatto, anunciou a doação do prédio à Apae. A área pertencia ao Clube de Caça e Pes- ca Viamão, que fez a doação à prefeitura após a sua extinção.

“Que bom estar aqui e poder fazer a diferença na vida das pessoas. Em 2022, pudemos resgatar ações que ficaram paradas, e a Casa de Convivência foi uma dessas. Firmamos convênio com a Apae para que pudéssemos contratar profissionais e atender às crianças que precisam de atendimento especializado, para desenvolvimento dos seus potenciais. Tudo tem seu tempo, o momento certo para acontecer. Agora, com a entrega da Casa de Convi- vência, estamos dando mais um passo no cuidado com as pessoas”, explicou.

Viam O Realiza

Encontro Regional Do Programa

Primeira Inf Ncia

Melhor

Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre participaram do evento

Criado pelo Governo do Estado, o Pro- grama Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Em 2013, durante a gestão do ex-prefeito Professor Bonatto, Viamão aderiu de fato ao Programa. Hoje, 29 visitadores compõem a equipe e realizam visitas semanais às residências das crianças atendidas, identificando suas necessidades e aplicando metodologias lúdicas que promovam o desenvolvimento pleno. Os visitadores são acadêmicos das áreas da saúde, educação e assistência social.

Promover A Inclus O Fazer O Social

A inauguração da Casa de Convivência da APAE e a capacitação para profissionais sobre transtorno do espectro autista: prefeitura de Viamão transformando em realidade projetos que geralmente ficam apenas no papel

A Secretária Municipal de Saúde, Michele Galvão, fez um resgate sobre a implantação do Programa no município. “O PIM foi nossa primeira experiência de trabalho em rede, de trabalhar a intersetorialidade. Desde a implantação temos atuado em conjunto para fazer esse projeto dar certo”, salientou.

Também presente no evento, o Secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Pires, falou sobre a satisfação de participar de um projeto tão renomado e importante para as crianças.

O Prefeito, engenheiro Nilton Magalhães, destacou que mais do que um projeto de governo, o PIM é uma política de Estado reconhecida em todo o País. “Somos gratos por poder desenvolver aqui em Viamão um projeto que congrega muita gente qualificada e beneficia tantas crianças. Vida longa ao PIM”, afirmou.

Capacita O Para Profissionais Sobre Transtorno Do Espectro Autista

Evento reuniu profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social

Foi realizada, recentemente, a capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento visou a capacitar os profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social no atendimento às crianças e adolescentes com diagnóstico de autismo, contribuindo para um melhor atendimento e aperfeiçoamento da rede, no tratamento dos pacientes e familiares.

A capacitação foi realizada pela equipe do Centro Regional de Referência em TEA - Região 10, Programa TEAcolhe: Fabiane Pacheco, terapeuta ocupacional; Mariana Bratz, psiquiatra e Mariana Potrich, psicóloga.

Exemplo de como a Prefeitura de Viamão está investindo no cuidado das pessoas e na saúde dos cidadãos.