1 minute read

A CONSTANTE LUTA DA MULHER POR IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E DIREITOS

As mulheres brasileiras obtiveram o direito ao voto há 91 anos. Uma conquista republicana da Era Vargas, que ampliou significativamente nossa voz no teatro da democracia. Porém, de lá para cá, fica cada vez mais difícil mensurar nossos avanços, não apenas no cenário político, mas igualmente no mercado de trabalho, ou mesmo na essencialidade da cidadania.

culo XXI, ainda temos a necessidade de reservar, em nosso calendário, um dia em 365, para lembrarmos que a mulher merece o "bônus da igualdade” e que todas suas conquistas foram frutos de incomensurável talento, uma vez que necessitaram sobrepujar os preconceitos de uma sociedade machista, desumana e insensível aos anseios da esfera feminina.

Advertisement

Eu acredito piamente em um mundo em que nossa condição de gênero não pese mais como o fator de uma equação em que o resultado seja sempre igual, independente das variáveis. Faço parte de uma geração que entende as diferenças entre homens e mulheres, que foca apenas no sentido emergente de justiça que a causa feminina demanda. Não pretendo me tornar inimiga dos homens, apenas luto por justiça social, e, em todos os aspectos, a figura da mulher necessita de muito mais respeito do que o mundo atual proporciona à ela.

Comemorar a queda dos números no feminicídio, ou a eleição da primeira prefeita, ou vereadora, ou presidente de câmara de vereadores, em cidades ou entidades centenárias, parecem soar acidamente paradoxal. Tal “comemoração” parece ser maculada com um tom inerente de ironia. Afinal, em pleno sé-

Como líder do Executivo em nosso município, já me acostumei a ouvir os elogios e as críticas que em si não possuem nenhum conteúdo técnico, senão o caráter sexista e limitado daqueles que ainda insistem em atravancar o nosso caminho em busca de oportunidades mais equânimes. Já não me incomodo com esse tipo de postura, muito pelo contrário, a cada minuto que desempenho meu papel como prefeita, lembro-me da responsabilidade que recai sobre os ombros. Sei que no final das contas, os concidadãos que me elegeram, irão avaliar meu legado com a mesma postura justa que aderiram ao escolher-me como prefeita desta terra que tanto amo. É por este motivo que a cada dia tento desempenhar o meu melhor, onde quer que eu esteja e no