2 minute read

PORTO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Manoela Tomasi | Edição: Jennifer Nunes

Aadministração municipal, liderada pelo prefeito da capital, Sebastião Melo, na busca contínua pelo equilíbrio do social, com a fomentação do desenvolvimento econômico, tem se destacado através da agilidade e principalmente da inovação em todos os setores. Tais ações vêm refletindo positivamente também no mercado de trabalho. Só para se ter uma ideia disso, Porto Alegre registrou um aumento no número de empregos formais em 2022, em relação ao ano anterior. Foram 17.312 novos postos de trabalho gerados, cerca de 50 vagas por dia, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2020 a 2022, divulgados pela equipe de economia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

Advertisement

A principal atividade econômica responsável pela geração de empregos foi o setor de serviços, com 12.109 novos postos de trabalho, correspondendo a 70% do total de empregos gerados na cidade. O comércio vem em segundo lugar, com a geração de 3.969 empregos, o que equivale a 22,9% do total. A construção também teve uma boa performance, com 1.209 novos empregos, representando 7% do total.

De acordo com o secretário Vicente Perrone, o resultado é expressivo. “O saldo é bastante positivo, pois em 2022 ainda estávamos superando a crise econômica nos setores causados pela pandemia. Nossa expectativa é termos um saldo ainda maior de vagas neste ano, pelos esforços que a prefeitura vem fazendo para incentivar esta retomada”, avalia. O setor de comércio cresceu 4,03% em relação a 2021, enquanto a construção teve um aumento de 4,61%. A indústria teve um crescimento moderado, com 0,49% e o setor de serviços teve um aumento de 3,27%.

TEMPO DE ABERTURA DE EMPRESAS EM PORTO ALEGRE TEM QUEDA HISTÓRICA

Em um período de seis meses, Porto Alegre teve queda histórica no tempo de abertura de empresas. Em junho do ano passado, o empreendedor esperava, em média, 24 horas. Em dezembro, reduziu para 15 horas: oito para viabilidade e sete para registro. É o menor tempo já registrado na Capital, de acordo com o painel Empresas e Negócios, do Governo Federal.

A implementação da automação da consulta de viabilidade, em novembro de 2022, foi um dos principais responsáveis pelo resultado. Antes, para obter a análise do endereço onde pretendia abrir o empreendimento e conferir a disponibilidade, o empresário aguardava, em média, 14 horas, já que a pesquisa era praticamente manual. O trabalho integrado entre a Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo; a Junta Comercial do Estado; a Procempa e o Sebrae, através do Cidade Empreendedora, acelerou processos e agilizou a vida das pessoas.

“Mais uma vez, o resultado garante que estamos no caminho certo para facilitar a vida do empreendedor, assim como nos mostra que sempre há o que melhorar. Com a transversalidade desta gestão e o foco no desenvolvimento econômico, estamos avançando rapidamente”, afirmou Vicente Perrone, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A média na Região Sul está em 21 horas, enquanto no estado do Rio Grande do Sul é de 20 horas. A Prefeitura de Porto Alegre comemora o feito, visto que,

Estamos cada vez mais ativos junto às demandas que facilitam e agilizam a vida dos empreendedores. Governo digital é aquele que pensa de ponta a ponta para criar novas possibilidades e impulsionar o potencial da nossa cidade

Letícia Batistela Presidente da Procempa

em janeiro de 2021, o tempo médio de abertura era de 14 dias. "Estamos cada vez mais ativos junto às demandas que facilitam e agilizam a vida dos empreendedores. Governo digital é aquele que pensa de ponta a ponta para criar novas possibilidades e impulsionar o potencial da nossa cidade'', ressaltou Letícia Batistela, presidente da Procempa.