4 minute read

EM EVIDÊNCIA NA TV CAPA

Um dos nossos apoiadores é o Instituto Masper e muitas pessoas perguntam sobre as suas atividades. Hoje, recebemos a diretora do Instituto para conversar, a Suzan Mattana. O que é exatamente o Instituto Masper?

O Instituto Masper é uma Organização Social (OS) que trabalha em parceria com os municípios, na área da Saúde. Nós estamos no mercado há 14 anos e atuamos em diversos municípios do Rio Grande do Sul.

Advertisement

De que forma funcionam essas parcerias?

Essas parcerias são através de licitações, sendo elas pela Lei 13.019, pela 9.790 ou até mesmo por termos emergenciais de contratação. Nós participamos da licitação, entrando no município através de um projeto, plano de trabalho, ou um termo emergencial, depende muito da necessidade de cada lugar.

Como foi o trabalho do Instituto Masper na época da pandemia?

Nós proporcionamos muito apoio aos nossos municípios parceiros e aos novos, que tinham essa necessidade emergencial de contratar profissionais para enfrentar a Covid-19. Foi uma situação bem desafiadora para todos, porque aumentou muito a demanda e nós continuamos com a mesma quantidade de profissionais, que já atendiam toda a Saúde. Neste contexto, você vê que os profissionais da Saúde ficaram sobrecarregados. Então, a hora dos profissionais acabou subindo, o município não estava preparado para essa demanda, nem tinha capacidade financeira para arcar com isso. Porém, todos os municípios tiveram que arcar, porque era uma questão de oferta e procura. Infelizmente, faltaram médicos em vários municípios e quem pagava mais acabava obtendo o profissional. Nós fazíamos essa procura dos profissionais e a negociação com eles. Como nós temos muitos anos de mercado, possuímos uma gama de profissionais na nossa empresa. Temos contatos de profissionais que já confiam em nós. Então foi mais fácil contratar, através do Instituto, para tê-los no município.

Como ficou a questão da remuneração dos médicos?

O valor da hora subiu bastante, porque quem pagava menos, ou empresas que estavam há pouco tempo no mercado, não davam essa segurança para o profissional e acabavam sem ele. O município que não arcou com isso, ou não tinha uma empresa parceira, com mais tempo de mercado - que gerava mais confiabilidade - acabou ficando sem profissional, ou com uma equipe reduzida para enfrentar a Covid-19. Foi um momento bem complicado.

Permaneceu alguma lição desse período?

Com certeza sim. Os municípios estão mais preparados para lidar com uma situação de dificuldade e, também, possuem o Previne Brasil, um programa que fornece recursos para a Saúde. Os médicos e os profissionais da área estão batalhando também, para cumprirem as metas desse programa e terem uma remuneração financeira para o município. O Instituto também auxilia. Como nós temos uma equipe técnica muito boa, com enfermeiros, médicos e responsáveis técnicos, ajudamos o município a ter verba para poder contratar.

Quais os principais municípios em que o Instituto Masper atua?

Nós temos parcerias com diversos municípios, em todo o Rio Grande do Sul e em diferentes áreas. Por exemplo, em Santa Maria, auxiliamos o SAMU há mais de sete anos. Vimos a necessidade de implantar uma regulação, com o gestor do município, que diminuiu o tempo resposta de atendimento das ambulâncias. Temos parceria também com o SAMU, em Capão da Canoa. A atenção primária, em Três Cachoeiras. Estamos há dois anos em Viamão, com uma parceria muito boa, na atenção primária, terciária e no CAPS. Em Ca- pivari do Sul, trabalhamos em torno de oito anos, com pronto atendimento. Então nós estamos em diversos municípios do Rio Grande do Sul, com diferentes segmentos da Saúde, com atenção primária e terciária, emergência e CAPS. Nós atendemos todas essas linhas e fornecemos esse auxílio para as prefeituras, dando uma consulto-

Nós estamos em diversos municípios do Rio Grande do Sul, com diferentes segmentos da Saúde, com atenção primária e terciária, emergência e CAPS. Atendemos todas essas linhas e fornecemos esse auxílio para as prefeituras, dando uma consultoria para ver como podemos melhorar o município para a população. Pensamos no que podemos fazer de diferente ria para ver como podemos melhorar o município para a população. Pensamos no que podemos fazer de diferente. Quando é realizado um termo de parceria com o Instituto Masper, nós fazemos um plano de trabalho. Nesse projeto existem metas para seguir e cumprir. Então todo mês nós batemos metas, tanto de atendimento dos pro- fissionais, quanto metas financeiras. O diferencial do Instituto é que só cobramos aquilo que gastamos, diferente de uma empresa que você paga um valor fechado. Nós só cobramos aquilo que executamos. Então é um grande diferencial econômico para o município, fazer um contrato com o Instituto Masper.

Cada região tem uma peculiaridade diferente?

Nós temos hoje, no Rio Grande do Sul, valores da hora diferentes para os profissionais. Em Santa Maria, tem um valor a hora, que é diferente de Capão da Canoa e de Porto Alegre. Então o Instituto faz esse estudo de

Quando é realizado um termo de parceria com o Instituto Masper, nós fazemos um plano de trabalho, nesse projeto existem metas para seguir e cumprir. Todo mês nós batemos metas, tanto de atendimento dos profissionais, quanto metas financeiras. O diferencial do Instituto é que só cobramos aquilo que gastamos, diferente de uma empresa que você paga um valor fechado região também, porque o que é praticado lá não é praticado aqui, a demanda de profissionais é diferente. Pegando um município um pouquinho mais distante, como Capão da Canoa, no Litoral Norte, a demanda é distinta de Porto Alegre. Portanto, o valor da hora é outro.

A saúde é o bem mais importante das pessoas, portanto, é necessário que os prefeitos tenham uma assessoria eficiente, para prestar de forma correta esse atendimento à população?

Exatamente. Fazendo esse plano, nós realizamos um estudo do município. Por exemplo, o município de Capivari do Sul tem algumas Estratégias de Saúde da Família (ESF), ou também conhecido como postinhos. Quando nós entramos no município, fizemos um estudo para ver se os registros dos atendimentos estão corretos, se tem como conseguir mais verba e cadastrar mais uma Unidade de Saúde. Então, todo esse estudo é feito para entregar para o município, não só um contrato, mas um termo de parceria para atender melhor a população.

Quem quiser mais informações sobre o Instituto Masper, como faz?

Pode nos procurar no nosso site que é www.institutomasper.com.br e estamos no Instagram também, sempre à disposição para fazer um estudo para o seu município, tirar dúvidas e auxiliar vocês no que for preciso.