Revista Duo 19

Page 1

Ano 5 | nº 19 | Abril . Maio 2013

Especial Dia das Mães Inspire-se nas nossas mães e corra para os braços da sua Moda Dicas de outono/inverno para homens e mulheres Saúde Siga as dicas de quatro atletas joinvilenses e perca peso Viagem Gaste pouco e desfrute de Santa Catarina

PARCEIROS | MODA | TENDÊNCIAS | CULTURA | BELEZA | SAÚDE | SOCIAL








Editorial

EXPEDIENTE

ÁGUAS DE MARÇO Vivendo os últimos dias de março, me deparei com altos e baixos que muito me lembraram do vem e vai da maré. Eles provaram que nós, humanos “normais”, nunca devemos pensar antes de fazer o bem, não importa a quem. Isso é nossa obrigação. Partindo desse princípio, percebo que existem tantas pessoas “anormais” em nosso meio, que fazem questão de plantar uma sementinha do mau. Mas a maré baixará e trará tudo de novo para quem jogou. Quando então, o mar volta a ficar normal, as pedras são submersas, viram trampolim e o sol brilha novamente. Moral da história: quando você é apaixonado por algo, como a sintonia do mar, o vai e vem sempre acontece e faz todos olharem e se apaixonarem, independente das ressacas.

Capa

Fotografia e Tratamento de Imagem Kacio Lira Produção e Styling Rose de Faria moda@revistaduo.com.br Modelos Patricia Reinert Gabriela e Bernardo Agencia DF Model Veste Betina Moda Mundo Kids Beleza Flavia Sapelini R. Guilherme Tiburtius, 203 Saguaçú 47 34378912 Diagramação

Desabafo feito, estou cada vez mais feliz e satisfeito com a Duo. Feliz com a equipe e com os colaboradores que apoiam. Feliz com os resultados finais. Feliz com a aceitação dos joinvilenses. Feliz, feliz, feliz. A Duo de abril tem muito recheio. Um especial do dia das mães com muito carinho, criatividade e emoção, acompanhado de um editorial de moda super comercial e belo. Casa e decoração com novidades de grafite interno. Gastronomia com receita de dono de restaurante... Hmmm, veremos o que Samir, do Kib’s, preparou para nós, leitores. Um especial de noivas de acordar qualquer sonho. A moda vem complementando um especial dia das mães super joinvilense e de bônus um editorial masculino com detalhes das tendências de inverno. Duo homem, Duo Humor, com nossa querida Conchita, Duo Liderança, Duo Saúde, Duo Beleza, Duo Bebida, Duo Esporte, Duo Direito... Ou seja, a nossa Duo cada vez mais completa e ainda com a utopia de conseguir agradar gregos e troianos. Da janela do nosso escritório, eu, dois tucanos e um passarinho com várias cores, desejamos a você uma excelente leitura, esperando que goste da edição de abril. Preparamos com muito carinho para que você leia, observe, indique e consuma os produtos que indicamos, porque aqui na revista Duo, tudo o que você lê está ao seu alcance.

Toni Furtado,

Editor da revista DUO Foto: Cinthia Miranda Fotografia

47 3043 2150

Anúncios Denivaldo da Silva design@revistaduo.com.br Tiragem 5.000 exemplares Gráfica Impressul Jornalista Responsável: Mariana Woj (MTB 3580/SC) Fotografia Eberson Theodoro Revisão de Texto Bruno Arins Financeiro Marcelo Kuhnen Colaboradores Camila D’amato Marinaldo de Silva e Silva Leandro Camargo Carlos Bust Drag Conchita Marcos Thomas Osny Martins Leandro Schimidt Windson Prado Rose de Farias Alex S. Ferreira Silvano Silva Aldo Cadorin Manoella Hoffmann Fabrício de Agustinho Eliezer B. Júnior Distribuição JLC Distribuidora

Anuncie em nossa revista! Departamento Comercial Toni Furtado

3025.4990 | 8423.3934 toni@revistaduo.com.br Rua dos Ipês, 525 - Boa Vista 47



DUO Moda

Índice 13 81

85

Casa e decoração

Duo Moda: Eterno Elegante

Duo Viagens: Turismo na Vizinhança Miss Plus Size Brasil é de Joinville

DUO Noivas

113

editorial_rose_2.indd 2

01/02/2013 12:12:51

Duo Noivas: Noivas de Outono

89

58

Eterno

20 129 Elegan

Ventos de outono trazem novos ares para o mundo das noivas. Permita-se descobrir a delicadeza da nova coleção Maison Center Noivas.

Especial Capa: Nasci para ser Mãe

Social

Gastronomia A Song Modas apresenta a coleção outono|inverno 2013.

Recheada de elegantes ternos, tricos, camisaria e descolados casacões. A moda dessa esta um homem moderno e sintonizado com o seu tempo.

40

RUA 9 DE MARÇO, 798 - CENTRO - JOINVILLE

47 3422.7555

editorial_MASON.indd 1

27/03/2013 11:09:07

editorial_song.indd 1

Duo Estrelas: Gaby Amarantos




DUO Casa e Decoração

Ar street

dentro de Casa

O grafite se tornou a nova tendência de decoração do momento dando assim, um ar mais despojado e personalizado ao ambiente. por Mariana Woj

Ele já foi visto como manifestação marginal, porém hoje em dia saiu das ruas e começa a ser aceito dentro de casa. Na sala, no corredor ou quarto, o grafite é uma forma autêntica, estilosa e diferente de transformar o seu espaço. Ampliar o ambiente e deixá-lo mais descontraído e alegre são alguns dos benefícios que as obras proporcionam. Em Joinville, alguns moradores já apostam na ideia inovadora e disponibilizam suas paredes brancas para as mentes criativas colorirem.

Fotos: Arquivo

DUO

13


Mundo imaginário Monstros coloridos enchem de arte o muro de uma joinvilense que mora na Zona Sul. Depois de acompanhar outras pinturas do grupo pela cidade a proprietária desta casa decidiu convidar os amigos, Mariê Balbinot, Igor Rangel Mendes, Bruno Cassa (Bilbo), Rafael (Rolê) e João Guilherme (Jonca), para darem um toque diferente no muro interno da residência. “Ela só pediu que não tivessem caveiras, pois não gosta desse elemento”, destaca a única menina do grupo. A inspiração e as referências vieram deles mesmos, porém procuraram pintar o próprio mundo imaginário que habita dentro de cada um de uma maneira divertida como enxergam as coisas. O trabalho autoral é uma das características de suas criações. Mariê acredita que a manifestação artística na cidade está vivendo um novo momento. “O grafite com o fim comercial está ganhando espaço em Joinville, pois agora temos uma geração que está crescendo em qualidade e, consequentemente, passa a observar as criações com outros olhos”, explica.

Deusa da Chuva Paulo Kielwagen tem a arte de forma constante em sua vida. Além de trabalhar com o grafite, é também designer gráfico e ilustrador. No ano de 2009 foi contratado por uma agência de publicidade para colorir a área de criação da empresa. Junto de seu amigo, Haro Schulenburg, os dois criaram uma Deusa da Chuva que controla o fluxo da água e faz chover para cima. “A ideia é que o traço fosse bem fluído e leve, pois a Deusa controla as nuvens com seus braços e pernas. As cores - amarelo e roxo foram escolhidas por causa do estilo dos deuses da índia, lembra um pouco

dourado e dá certa superioridade”, explica Paulo. Neste espaço os artistas utilizaram um retroprojetor para transferir o desenho para parede. O único pedido feito pela agência era que fosse um trabalho original e criativo. “Tivemos bastante liberdade para criar essa ilustração, que foi aprovada de primeira e sem interferência do cliente”, destaca Paulo que levou mais de 12 horas para finalizar a parede. Depois de finalizado, a proprietária Samanta Tassotti, afirma que gostou muito do resultado. “O desenho deixou a Exit mais alegre e deu vida ao ambiente”.


Cultura Latina A dupla Mariê Balbinot e Bruno Cassa (Bilbo) levou cerca de duas noites para criar a obra inspirada na cultura latina do bairro Soho, de Nova Iorque. A arte foi feita para uma loja de roupas, situada na rua XV de Novembro. “Levamos em consideração as cores do ambiente e optamos por cores que pudessem dar vida ao lugar”, explica Mariê. Os dois produziram a parede misturando estampas, cores e preenchimentos dos seus repertórios. “O proprietário nos deixou totalmente livres e o desenho se fez num processo intuitivo”, relata a artista.


Cadeira Gogó Dar uma nova vida para a tradicional cadeira branca conhecida mundialmente de autoria do design Italiano Marcello Ziliani. Este foi o desafio proposto para o Coletivo Chá, grupo composto pelas meninas Ana Caroline, Dans Correia, Camila Rosa, Fernanda Sponchiado, Mariê Balbinot e Mariana Schmitz, em outubro, no projeto Gogò Forever, através da intervenção cultural proposta pela loja B+Store. Fernanda explica que a ideia era de transmitir encanto, doçura e simplicidade. “Inspirações essas que são tão simples quanto sentar no meio da tarde, aliviar a mente e tomar um chá, só para viver cada momento com um sabor mais doce e pensamentos mais leves e tranquilos”.

Adesivos e papéis de parede Se mesmo depois de ler essa matéria você ainda não criou coragem para pintar uma parede inteira, que tal começar utilizando adesivos ou papéis de parede que imitam o legítimo grafite feito à mão? Hoje em dia existem opções que podem ser utilizados em geladeira, celular, notebook e em diversos outros lugares que sua imaginação permitir.

Segundo a artista, para a execução foram utilizados sprays, variando entre stencil e traços à mão livre. O Coletivo Chá é a união de projetos artísticos independentes, que utiliza o meio urbano como superfície de exposição. Com ilustrações e mensagens, as integrantes colorem as ruas desde 2010 através de lambelambes e stickers.


DUO Cultura Por Marinaldo de Silva e Silva . mdesilvaesilva@hotmail.com

Acho que vou Desmaiar Após consultas com ginecologistas diversos, simpatias feitas à base de ervas, da lua, do ferrão de abelhas, após a consulta ao Kama Sutra e como resultado 38 posições da fertilidade e 38 torções diferentes e dá-lhe alegria, finalmente ela apareceu em casa esbaforida, com a notícia que tanto esperava, pronunciando num ritmo de suspense: -Amor, estou naquela fase interessante! -Vixi, depois de ontem à noite, em que tive que torcer meu pé na duocentésima septuagésima quarta ou, talvez, quinta vez, de gerar nosso pequeno príncipe, tô sem nenhuma vontade... Ela logo cortou o que ele vinha dizendo: -Eu quero dizer que estou grávida! Exatamente 10 anos após terem se conhecido, ela aparece com a grande notícia. Ele já imaginou a barriga dela do tamanho do mundo, e sugeriu, logo em seguida, que tatuassem o Globo Terrestre na barriga dela: -Tipo assim amor: enquanto você engorda, o mundão na sua barriga vai arredondando! Começaram a rir, viram que não era uma boa ideia. Com o passar do tempo, os risos foram diminuindo, ela passou a ser aquele tipo de grávida dos desejos esquisitos. Nesse

período recebeu dele o apelido de Mamãe Tortura: bastava dar 2h da madrugada e vinha o desejo por roer tijolos, sopa de pés de galinha, orelha de porco à milanesa, e o pior: ouvir Caminhoneiro do Amor da Sula Miranda e fazê-lo cantar junto. Até que 9 meses passaram e estavam na maternidade, ambos fazendo respiração cachorrinho. Quando estava prestes a dar à luz e ela disse que ia morrer, ele complementou “acho que vou desmaiar” e caiu. Ao despertar, ela amamentava o pequeno guri, para o deslumbramento do pai. Olhou aqui, olhou ali, viu o pezinho, ela perguntou o que ele achou: -Linda carinha de joelho! Abraçaram-se. Era 1995. Dez anos depois no encontro no Naipi. Além dos dois presentes a mais: dia das mães e dia dos pais, e do aniversário dele daqui a 1 ano, o que a gente quer mais? Ela nem parecia chorar enquanto chorava. -O que mais a gente pode querer além dessa paz que nos dá asas? Nessa hora, o menino abriu o berreiro e começou com seus ais. Da porta, a enfermeira vociferou: -Agora está completo. Assumam o papel de pais.


DUO Make Por Camilla D’Amato

O outono Planeta Mulherzinha vem aí..

Por Camilla D’ Amato Fotos: Eberson Theodoro Modelo: Aline Zattar

O calor de verão ainda faz o sol brilhar bem alto, mas o outono está chegando e você tem que ficar antenada nas novidades e tendências que vem por aí. As estrelas de Hollywood desfilaram suas belezas pelo Golden Globe Awards e mais recentemente na festa do Oscar, trazendo a tendência mais falada para nosso outono inverno: pele perfeita e batom marcante.

1. Espalhe o primer e logo em seguida use uma base adequada ao seu tom de pele. Não tente parecer mais “braquinha” ou mais morena com a base. O resultado pode ser uma catástrofe. Aplique também o corretivo.

2. Use um pó compacto de 3 a 4 tons mais escuros que sua pele para marcar os contornos, usando a linha diagonal que desce a partir do início superior da orelha em direção à boca, logo abaixo do maxilar, nas laterais altas da testa e logo abaixo do queixo.

4. Escolha seu blush preferido e aplique exatamente entre o contorno e a iluminação nas maçãs do rosto. Agora sim, podemos selar tudo com pó translúcido ou compacto, truque de maquiador profissional. Pó vem depois de tudo, mas não vai sair espalhando por aí, hein!

5. Aplique várias camadas de máscara para um olhar mais marcante e feminino. Escolha um batom de cor marcante e não tenha medo. O outono/inverno traz uma paleta de cores repleta de opções das mais ousadas até as mais clássicas: roxo, vinho, vermelho, cereja, café, tijolo e laranja queimado com acabamento matte ou fosco.

3. Agora é hora de iluminar. O look proposto aqui é para o dia a dia, usando um iluminador sem brilho em pontos bastante estratégicos: abaixo da curva da sobrancelha, no “ossinho” proeminente da maçã do rosto, logo abaixo do canal lacrimal, na ponta do nariz, no arco superior e inferior da boca e no queixo. Espalhe na ponta dos dedos.

Agora você não tem mais desculpas para não desfilar tendências de maquiagem. Quero te encontrar linda por aí! Batom Maybeline Hydra Extreme Matte FPS 15 (cor Plum Me) Preço médio: R$ 19,00



Especial Dia das Mães

NASCI PARA SER

MÃE A maioria das mulheres aprende, desde a infância, a cuidar de uma criança através da boneca que carrega nos braços. Depois de adulta, o instinto maternal transforma pequenas garotinhas em gigantes mães capazes de abrir mão de si para defender seu eterno bebê. por Mariana Woj

Créditos: Make-up e hair - Jessica Borges Produção - Rose de Faria

20

DUO

Fotografia : Taise Benevenutti www.taisefotografia.com.br

Agradecimentos: Casa Geraldo www.casageraldomoveis.com


Amor de mãe nem Freud nem Darwin explicam. Depois da confirmação da gravidez, elas mudam suas rotinas e manias, amamentam, passam noites em claro, cuidam, perdoam, se preocupam e se orgulham cada vez que percebem a evolução de seu filho. Tudo isso, sem deixar o restante da sua vida para trás, lógico. Diferente de antigamente, em que mãe era aquela que ficava em casa cuidando dos afazeres domésticos e dos filhos, atualmente não existem mais apenas um modelo a ser seguido. A Revista Duo conversou com oito mães diferentes que comprovam que, na sociedade atual, elas que decidem o seu futuro e do seu filhote.


Mãe de três por acidente Durante as suas duas gestações Zeni Machado da Silva, 52 anos, foi surpreendida pela vida. Na primeira nasceram às gêmeas Ana Paula e Ana Carolina, 32 anos, e quando não esperava mais ter filhos nasceu o Henrique, 13 anos. “Descobri que seriam gêmeas apenas no momento do parto. Tinha 19 anos e na época não existia o costume de fazer ultrassom. Cheguei na maternidade à noite e o médico disse para o meu marido que ela podia ir embora, pois o parto só iria acontecer na manhã do dia seguinte. Na mesma madrugada, elas nasceram. Quando meu marido chegou, ficou surpreso que ao invés de um menino que tanto queríamos, eram duas meninas. No início, tivemos que contar muito com a colaboração dos amigos e nos organizar. A única coisa que as duas têm parecida é a voz, fora isso são completamente diferentes. Vesti elas iguais até uma fase, depois cada uma seguiu suas escolhas. Aos 38 anos, levei outro susto: estava grávida novamente. A princípio, fiquei preocupada em ter que começar tudo de novo, mas hoje ele é a alegria da casa e o meu companheiro”.


Momento certo para ser mãe Depois de muitas dificuldades Adriana Fermiano, jornalista, 41 anos, conseguiu realizar o sonho de ser mãe da Letícia, hoje com 4 anos. “Quando decidi ser mãe, descobri que tinha apenas 50% de chance de engravidar. Após sofrer dois abortos, que geraram expectativas e frustrações, consegui passar pelos primeiros três meses de gestação, em 2009. Depois desta conquista, descobri que meu corpo apresentava deficiência de progesterona. Para conseguir manter minha filha, teria que aplicar todos os dias injeções de progesterona. Lembro que intercalava uma vez na barriga, outra no braço direito e finalizava no braço esquerdo, e assim foi por toda a gravidez. Sofri muito, foi uma gestação bastante complicada, mas levada até o fim. Letícia nasceu por meio de cesária e mudou totalmente nossas rotinas. No início, pensava que não daria conta de conciliar a carreira profissional e pessoal, porém depois que nasce parece que você se transforma em uma super mulher”.


Aprendendo a ser mãe Alexandra Pinzegher, 35 anos, se surpreendeu quando descobriu que na adolescência estava grávida e que o Guilherme Augusto, 21 anos, entraria na sua vida. “Aos 14 anos, nunca passa na sua cabeça que você pode engravidar. Quando recebi a confirmação de que uma sementinha estava dentro de mim, levei um susto muito grande, pois sempre fui uma pessoa instruída. Parei de estudar, sofri preconceito por parte das pessoas, não tive o apoio que esperava da minha família, mas em contrapartida ganhei um amigo muito educado, simpático e que sempre aceitou a sua realidade. Acredito que, devido à falta de maturidade, acabei criando ele de maneira muito mecânica. Se tivesse um filho atualmente, curtiria muito mais os momentos e as fases pelas quais eles passam. Nunca deixei de sair por causa dele, andava pra cima e pra baixo com ele no meu colo e sua malinha de coisas”.


Mães ao quadrado Joice Mara Matioski, 32 anos e Janaina Silva Ramos, 22 anos, são mães de Thamires Ariane, 14 anos e do pequeno John Victor, 2 anos, gerado por inseminação. “Quando perguntam ‘qual é a mãe?’ respondo que ‘somos nós duas’. Engravidei da Thamires quando tinha 17 anos e nunca tive contato com o pai. Depois disso, descobri minha sexualidade e fui morar na Itália por cinco anos. Foi um período difícil para mim, pois me separei da minha filha e para diminuir a saudade ligava todos os dias. Ela sempre apoiou as minhas decisões e por isso tenho muito orgulho de ser sua mãe. Lá, conheci a Janaina com o sonho de ter um filho. Optamos então, por fazer uma inseminação artificial. Como ela não se via grávida, acabei passando por mais uma gestação. Todos nós nos entendemos muito bem e o respeito sempre fala mais alto. Nosso trabalho possibilita passar meio período com os dois e isso acaba proporcionando que sejamos muito presentes na vida deles”.


Mãe e filha: Aprendizagem constante Maria Aparecida Schmitt Schmitz, 56 anos, além de mãe da arquiteta Sabrina, 29 anos, é também sua chefe no Hotel Sabrina. “Após minha filha voltar para morar em Joinville, devido aos negócios da família, nossa relação se tornou muito mais forte. Dividimos as funções no hotel. Eu fiquei responsável pela parte financeira e ela, pela gerência geral. Depois que começamos a conviver diariamente, novamente percebi que ela é muito criativa, proativa, eficiente e ágil. Isso me deixa ao mesmo tempo orgulhosa como mãe e mais satisfeita ainda como chefe. Trabalhando juntas, descobrimos que nós nos completamos até na hora de dar uma bronca nos funcionários. Ela é mais prática e eu, mais mãezona, que passa a mão na cabeça deles. Desentendimentos acontecem, porém sempre tentamos separar o lado pessoal do profissional”.


Mãe e pai tudo ao mesmo tempo Leila Mara Hoffmann, 49 anos, é viúva e desde que seus filhos nasceram teve que assumir sozinha a responsabilidade de cuidar do Vinícius Guilherme, 23 anos e do Carlos Augusto, 21 anos. “Criar dois filhos sozinha foi um desafio, porém sempre tive amigos que me apoiaram e estavam ao nosso lado nos momentos difíceis. Casei aos 21 anos e quando os dois tinham 3 e 4 anos, resolvi me separar. Logo depois disso, o pai deles veio a falecer. Nossa família com laço de sangue sempre foi formada por nós três, pois todos os avós se foram muito cedo também. Tivemos que aprender a conviver com essa realidade. Eu trabalhando muito e eles aceitando que não tinham como estudar em um colégio particular, por exemplo. Mesmo assim, acredito que nos saímos muito bem, não é mesmo? Hoje os dois trabalham e pretendem cursar uma faculdade. Sempre procurei ser uma mãe moderna e quis que eles me vissem também como uma grande amiga, pois para mim eles são a minha razão de viver”.


Mãe Funcional Patricia Barcik, arquiteta, 40 anos, optou por ter o Felipe, 14 anos e o Guilherme, 11, na sequência para aproveitar o embalo. “Sempre quis ser mãe. Passei sete meses tentando antes de conseguir engravidar pela primeira vez e isso acabou gerando na família uma expectativa muito grande, ainda mais, que era também o primeiro neto. Hiperativa do jeito que sou, consegui ficar apenas quatro meses longe do meu trabalho. Como cresci com meu irmão, nunca imaginei ter apenas um filho e, pouco tempo depois, estava esperando o Guilherme. Considero que foi mais fácil ter os dois na sequência, pois já estava no embalo de trocar fraldas, dormir pouco e até hoje, quando um está saindo de uma fase, o outro está entrado. Sem contar até para o desenvolvimento, que o mais novo vai aprendendo com o mais velho. Como menino é mais apegado à mãe, acho ótimo ser paparicada e ter os dois na minha vida”.


Profissão: Mãe Jéssica de Farias Wöhl, formada em Pedagogia, 28 anos, parou de trabalhar para se dedicar exclusivamente ao Guilherme, 4 anos, e pretende fazer o mesmo por Joaquim que está para chegar. “Considero um privilégio poder parar de trabalhar para me dedicar aos meus filhos. Sempre tive o sonho de ser mãe e aprendi com a minha mãe a importância de estar por perto em todos os momentos. Quando trabalhei em um CEI, sentia o sofrimento das crianças, por isso eu e meu marido só decidimos ter o primeiro filho quando percebemos que seria possível viver apenas com uma renda. Diferente das demais mães, que precisam trabalhar, eu estou presente em todas as mudanças pelas quais ele passa. Estes acontecimentos não voltam mais e só estando na hora para ver. Desejo poder fazer o mesmo com o Joaquim que está para nascer. Lógico que sou questionada sobre minha carreira, mas considero que minha família e o desenvolvimento dos meus filhos são muito mais importantes”.



Duo Moda

A Top Patricia Reinert e seus pimpolhos apresentam a coleção outono inverno 2013 Betina Moda e Mundo Kids Store. Carreira, casamento, filhos,casa, jardim, gato e cachorro, ufa! É possível sim, ter o pacote completo sem abrir mão da feminilidade e do bom gosto.










DUO Estrelas

Por MarcosThomas contato@marcosthomas.com

Amarantos Sucesso tecnobrega 40

DUO


Nascida e criada na periferia de Belém, no bairro do Jurunas, Gabriela Amaral dos Santos já cresceu com a música. Suas origens são de uma família de sambistas, na qual desde pequena já cantava e dançava nas rodas de samba da família. Gaby é uma pessoa alegre, para ela não existe dia ruim. Antes de ser cantora profissional, foi coreógrafa de quadrilha, fez cursos de teatro e chegou a fazer pequenas apresentações na comunidade. Começou a cantar aos 15 anos na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, no bairro onde nasceu. Apenas quando completou 18 anos, teve permissão para cantar nos bares da cidade, e assim começou a se apresentar cantando clássicos da MPB. O destaque de Gaby Amarantos começou quando ela resolveu formar a banda Tecno Show, no ano de 2002. À frente do grupo, ela sugeriu introduzir riffs acelerados de guitarra brega tradicional com a adição de batidas eletrônicas na banda, como faziam, ao mesmo tempo, os cantores Tony Brasil e Jurandir. Assim surgia o tecnobrega. Em 2003, o grupo lançou seu primeiro CD, com o grande sucesso “Gemendo” e “Não vou te deixar”. Logo depois do lançamento, a banda se destacou nacionalmente, se apresentando pela primeira vez em um dos programas mais populares da TV brasileira, o Domingão do Faustão. No ano seguinte, o Tecno Show divulgou seu segundo álbum, “Reacendendo a

Chama”. A banda ia conquistando cada vez mais o seu público. Em 2009, a Gaby resolveu sair da banda, no período em que engravidou do seu único filho, Davi. A maternidade fez com que a cantora refletisse mais sobre sua vida profissional e assim sentiu necessidade de seguir com a carreira

“Não gosto desse exagero, achando que sou uma pessoa inacessível. A fama não é tudo aquilo que elas imaginam.” solo. Logo em 2010, foi convidada a participar do programa do Faustão pela segunda vez, lançando o sucesso “Hoje eu tô solteira”. Detalhe: foi anunciada por Fausto Silva como a Beyoncé do Pará. A primeira música, “Xirley”, já conquistou todo o Brasil e ganhou até um videoclipe, dirigido por Priscilla Brasil. A música e o clipe foram alvos da mídia e do público geral por suas referências feitas ao mercado informal do tecnobrega e a pirataria, mercado que muitos não

conheciam antes de Gaby. Durante algum tempo, o ritmo paraense ficou escondido no próprio estado, marcado como o som da periferia de Belém. Mas hoje Gaby está colhendo o sucesso que plantou. Recentemente, a cantora se destacou na mídia mundial como rainha do tecnobrega, tem se apresentado em vários programas populares e é referência na música brasileira. Foi elogiada por Nelson Motta e Hermano Vianna, além de outros críticos musicais. O tecnobrega se popularizou. O gênero quebrou barreiras e conquistou o público. Prova disso são as notícias de todos os lugares do mundo sobre a cantora. Nem os clubes da Europa resistiram ao som inovador. Gaby está entre as 100 pessoas mais influentes do ano de 2011 e seu disco é um dos mais aguardados para este ano. Ainda teve Gaby Amarantos em rede nacional, iniciando 2012. A cantora foi a atração principal do programa do Faustão no primeiro dia do ano. A diva ganha cada vez mais os carinhos de todos e conquista fãs, essencial para o seu sucesso. Em entrevista exclusiva à Revista Duo, Gaby fala sobre fama, projetos e declara: “Sou muito tímida, no palco realmente eu me transformo”.


RD: Algo lhe incomoda? GA: Sou muito livre, e isso surpreende as pessoas, pois acham que preciso mudar meu estilo após a fama. Não gosto de mostrar o que tenho, não preciso mudar. Nasci em um bairro de periferia, e não é porque fiquei famosa que tenho o dever de me mudar. Continuo lá, onde cresci e me tornei quem sou. Estou derrubando alguns mitos.

Revista Duo (RD): O seu início como cantora aconteceu em uma igreja, mas teve que se afastar. Qual o motivo? Gaby Amarantos (GA): Digamos que eu era alegre demais para a época, e com isso as pessoas só queriam ir à missa em que eu cantava, aí houve um complô para me afastar. Aí me comunicaram que eu teria de sair. RD: Você sonhava em ser cantora? GA: Não, meu sonho era ser professora. Brincava de dar aula para meus primos, corrigir caderno. Era algo forte na infância. RD: Ao ingressar no meio musical, quais foram suas principais influências? GA: Curto vários artistas, como Clara Nunes e Ney Matogrosso, mas meu estilo é muito pessoal, não tenho costume de me inspirar em outros. RD: Entre tantos estilos, porque você escolheu o “tecnobrega”? GA: Trabalho com música brasileira, principalmente a do Pará, tanto que 40% do meu novo disco é uma mistura de vários estilos. RD: Você se considera brega. O que é ser brega para você? GA: Sou sim. Ser brega para mim se refere ao meu estilo de vida, modo de me vestir, desprendimento de estética, questão social, na moda ou coluna social.

RD: Como você tem lidado com a fama? GA: Para mim tem sido um processo tranquilo, pois tenho 18 anos de carreira e aqui no meu estado já era muito conhecida antes do reconhecimento nacional. Atendo os fãs sem problemas. Não gosto desse exagero, achando que sou uma pessoa inacessível. As pessoas veem a fama de outro modo. É um universo muito maluco. Calúnias e tal, você precisa administrar. Educo as pessoas que a fama não é tudo isso que elas imaginam e que em qualquer trabalho você pode ter fama. Nunca fiz nada para estar na capa de uma revista, e estou. Não corro atrás, mas vivo. RD: Hoje você possui uma equipe para ajudá-la? GA: Já lutei muito sozinha, mas hoje graças a Deus posso dizer que não existe Gaby Amarantos sem uma equipe maravilhosa, que está sempre me produzindo, me ajudando, me assessorando. Ninguém cresce sozinho. RD: Quem lhe ajuda em suas produções? GA: O Guilherme Rodrigues é meu estilista, maquiador e cabeleireiro. Ele faz tudo! É mais tranquilo porque tenho alguém sempre pensando no que fazer em mim. Mas já fiz muito a vida inteira. É melhor quando temos um profissional. RD: O que gosta de fazer nas horas vagas? GA: Gosto de ficar com meu filho, que tem três anos. Todo o tempo que tenho é para ficar com ele e com a minha família, que eu amo. RD: Os seus figurinos de shows são usados por você no dia a dia? GA: Uma parte, talvez. Por exemplo, se eu estiver com um vestidinho mais básico, vou usar uma bota, alguma


coisa que acenda. Meu figurino sempre foi extravagante desde os três anos de idade. Eu usava salto alto quando era menina. Minha mãe costurava: ela fazia os modelos e eu era a cobaia! RD: Em 2012, você estourou com a música “Ex Mai Love”, que foi abertura da novela “Cheias de Charme”. Como surgiu essa oportunidade? GA: A música já fazia parte do meu novo disco e mandei para um amigo que estava ajudando na produção musical da novela, que dias depois me deu a notícia que a música seria a abertura da novela. Fiquei surpresa com o sucesso, pois era uma música desconhecida, e mesmo assim foi a mais tocada em 2012. RD: O que você falaria para os “ex mai loves” da vida? GA: É bacana a gente se divertir com esse tema. Ficar amargando aquilo que não deu certo não vale a pena. Isso serviu para eu rever meus próprios relacionamentos. RD: Você acha que existe uma Gaby nos palcos e outra fora? GA: Existe sim. Quem me conhece intimamente sabe o quanto sou tímida, reservada, jeito de menina. Quem vê a

Gaby no palco, jamais imagina que existe essa mulher aqui. Como se no palco eu me transformasse numa super heroína. RD: Verdade que queriam nomeá-la como “Diva Gay”? GA: Queriam sim, mas prefiro ser de todos, sem rótulos. Amo e abraço gays, héteros, crianças, idosos. Vejo uma grande mistura nos meus shows e é assim que prefiro, sem títulos. RD: Como surgiu a ideia da nova música “Ela tá beba doida”? GA: Essa musica fez muito sucesso em 2010 no Pará. Já tinha terminado o disco e decidi colocar porque cantava em todos os shows. Agradou ao público e virou tema da novela “Salve Jorge”. RD: Novos projetos para 2013? GA: Está previsto o lançamento do DVD Gaby Live in Jurunas. Muitas outras novidades estão por vir. E o ano está apenas começando! RD: Um ensinamento para a vida toda. GA: Faça aquilo que você tem que fazer, sem se preocupar com o que os outros vão dizer.


Publieditorial

Marca com

a cara de Joinville

Com 20 anos no mercado, Clarice Moda revê seu passado e todos os caminhos que percorreu para se tornar uma das marcas mais lembradas da cidade quando o assunto é moda feminina. Por Mariana Woj | Fotos: Eberson Theodoro

Referência no universo da moda em Joinville, a Clarice Moda completa duas décadas bem vividas como ícone do universo das mulheres. Inaugurada em 1992, a loja agrada várias gerações que procuram por qualidade, preço e estilo imbatíveis.


Quando tudo começou Não existe possibilidade de falar da Clarice Moda e não envolver a história de vida da sua idealizadora Clarice Giacomelli, pois tudo começou do sonho da então jovem empreendedora. Descendente de italianos veio morar em Joinville quando tinha apenas um ano de idade. De família humilde, desde cedo sempre gostou muito de moda, vendas e costura. “Quando tinha nove anos eu fazia crochê, casaquinhos de bebê, panos de copa e vendia para a família e vizinhos”, lembra Clarice. Aos 11 anos oferecia produtos de beleza pelo bairro; aos 14, conseguiu

seu primeiro emprego em uma floricultura; e aos 16 anos, atuou na área de Recursos Humanos da uma conceituada drogaria de Joinville. “Esta fase foi muito importante para aprender como funciona o setor administrativo”, destaca. Porém, Clarice não se sentia realizada, pois tinha pouco contato com as pessoas. Decidiu, então, fazer um curso de cabeleireira. Sem temer, após a conclusão do curso, pediu demissão da empresa e optou por colocar em prática tudo o que aprendeu no curso, abrindo um salão de beleza.

Nesta mesma fase, Clarice conheceu seu primeiro namorado, que era proprietário de uma pequena loja. “Ele foi o responsável por eu estar neste ramo. Por alguns meses me fez várias propostas para fechar o salão e ir trabalhar com ele. No início fiquei com medo, pois achava que não tinha habilidade para vendas. Ele me fez um desafio para que ficasse apenas um mês trabalhando na loja, caso eu realmente não gostasse ele desistiria da ideia”, conta. Então, o que era pra ser uma simples experiência tornou-se uma grande descoberta.

“Desde o início tínhamos uma grande preocupação com os clientes, e mesmo sem ter muitas opções, fazíamos o máximo que conseguíamos para bem atendê-los, muitas vezes na base do improviso e criatividade, criando nossos próprios métodos”, relembra. A dupla, que tinha uma forma espontânea e natural de agir, acabou atraindo a confiança dos clientes, que aos poucos se tornaram fiéis à loja. No início, os produtos oferecidos eram trazidos de São Paulo e as viagens acabaram se tornando uma rotina. “A família, por sua vez, sempre os apoiou em todos os momentos”, explica.

As dificuldades eram grandes e a cada dia surgia um novo desafio, porém a paixão pela empresa driblava qualquer dificuldade. “O trajeto de casa para o trabalho era feito por meios alternativos como bicicleta ou ônibus”, destaca. Atualmente, ao analisar tudo o que passou, Clarice percebe que as oportunidades surgem e que tem que se extrair o melhor delas, pois ao aprender, se cresce. “Se hoje faço o que faço, sei o que sei, é porque tive inúmeras experiências que acabaram contribuindo e muito para o meu crescimento profissional e pessoal”.

Surpresas da vida O tempo passou, transformações ocorreram, em 1992 Clarice procurou seu irmão gêmeo Clécio e propôs abrir em sociedade uma pequena loja de roupas. Após algumas pesquisas, a loja foi inaugurada na Rua Princesa Isabel, nos fundos de um edifício. “O acesso era bem difícil. Os clientes tinham que passar por dois estabelecimentos até chegarem à loja”, explica. Depois de definirem o nome “Moda Expressiva”, o local de instalação e abrir as portas, o ambiente começou em pouco tempo a se destacar pelo serviço de qualidade, além de produtos que satisfaziam os interesses dos clientes.


Novos rumos No início, os dois não tinham grandes planos, queriam apenas se fixar no mercado, porém, com o aumento do número de clientes notaram a oportunidade de seguir caminhos independentes, ela seguiu com a moda feminina e o irmão com a masculina.

“Procuro sempre estar atenta no meio das clientes para saber o que elas procuram” A partir de 1999, a Clarice deu a sua loja o nome de “CLARICE MODA” e não parou mais de crescer. Atualmente possui uma equipe com 13 pessoas, um espaço de 400 m2, e busca cada vez mais fortalecer a marca, buscando a jovialidade da loja. “Procuro estar sempre atenta, interagindo com as clientes, para melhor atender suas necessidades e desejos”, explica. Clarice, aposta em um atendimento personalizado e diferenciado, capacitando constantemente seus colaboradores, realizando desfiles com as tendências da estação, happy hours, cafés e o comentado Concurso de Bonecas, relacionando-se, assim, com seu público, que retribui com o seu prestígio.

Novidades para este ano Como sempre, a Clarice Moda constantemente traz novidades e neste ano não seria diferente. A loja, que já conta com as conhecidas marcas One Up, Ellus, Fórum, Luz da Lua, Canal, Lia Rabelo, Riccieri, está para trazer na próxima estação mais uma grande surpresa para suas clientes, além de uma nova expressão interna com um layout renovado e diferenciado. Clarice Moda Rua Princesa Izabel, 383 – Centro Fone: (47) 3433-8274



Publieditorial

Sorriso perfeito Por: Mariana Woj | Fotos: Eberson Theodoro

Com a evolução da ortodontia corretiva, a clínica Orto&Odonto se especializou e oferece um tratamento mais rápido, com maiores intervalos entre as manutenções e menos desconforto no seu uso. Depois de sete anos no mercado, em 2012 a OrtoeOdonto resolveu passar por uma reestruturação, agregando novos serviços e mais qualidade no atendimento de seus clientes. Segundo os proprietários, Ricardo Brito Ruas e Larissa Clementino da Rocha Ruas, “o principal diferencial é ter uma equipe clínica sempre atualizada e em busca de inovação, o que possibilita

ter um atendimento de acordo com as mais novas e modernas tendências da Odontologia”, destaca. Atualmente a clínica atende por mês aproximadamente 1.200 casos e possui modernas instalações que permitem a realização de diversos procedimentos odontológicos. São cinco salas clínicas, uma delas exclusiva para a Ortodontia Inteligente. Além disso, é

uma das primeiras clínicas em Joinville a ter Ortodontistas credenciados na técnica Damon System. Larissa é especialista em ortodontia, responsável técnica pela clínica e conversou com a Revista Duo e esclareceu sobre esta técnica, quase que revolucionária, para aqueles que sonham em ter um sorriso perfeito, mas preocupam-se com o tempo e a dor.

Revista Duo (RD): Por que buscar profissionais especialistas? Larissa Clementino da Rocha Ruas (LR): Um dentista especialista é um profissional que, além de ser graduado como cirurgião dentista, fez um curso de pós-graduação em nível de especialização, mestrado ou doutorado com treinamento e preparo específico para diagnosticar e tratar pacientes daquela determinada área odontológica.

O especialista em Ortodontia encontrase treinado de forma específica para o tratamento de pacientes portadores de má oclusão. Os problemas dentários exigem um diagnóstico, um planejamento e um tratamento minucioso. Um caso simples, uma vez que seja mal planejado e conduzido, pode tornar-se um caso de extrema dificuldade de resolução.

RD: Quando é indicado procurar um especialista em ortodontia? LR: O ideal é que a primeira avaliação do paciente seja feita aproximadamente por volta dos 7 anos de idade. O exame precoce de uma criança permite que o ortodontista avalie e detecte alguns problemas ortodônticos, podendo planejar algum tratamento, caso seja necessário.


RD: Tratamento precoce e interceptativo traz alguma vantagem? LR: Se no exame precoce o ortodontista detectar na criança algum problema que exija intervenção, será indicado um tratamento ortodôntico interceptativo que use aparelhos ortopédicos mecânicos ou funcionais, em que para alcançar resultados é necessário que o paciente esteja em fase de crescimento. Além disso, uma intervenção precoce pode diminuir a severidade de um problema. Caso haja a necessidade de uma segunda fase de tratamento ortodôntico - fase corretiva, a mesma será facilitada. Entre outras vantagens, está a possibilidade de eliminação de hábitos de sucção de dedo ou chupeta ou até mesmo a interposição de língua; permitir o desenvolvimento normal da fala; avaliar a existência de problemas respiratórios que possam afetar no desenvolvimento da face; melhorar a auto imagem da criança; corrigir a mordida cruzada; etc. RD: Quando é necessário extrair dentes para a correção da má oclusão? LR: Em algumas situações, o ortodontista pode solicitar a extração dentária para obter uma oclusão estável, com encaixe adequado e uma harmonia facial. Geralmente é solicitada quando existe falta de espaço para alinhar e nivelar os dentes ou quando eles estão muito projetados (inclinados para frente), ou até mesmo quando há uma alteração no crescimento da face, com possibilidade de tratar de forma compensatória. RD: Os pacientes adultos ou em idade mais avançada podem receber tratamento ortodôntico? LR: O processo que envolve movimentação dentária é o mesmo em qualquer idade. Portanto, os adultos também podem se beneficiar com o tratamento ortodôntico. Algumas vezes é importante o acompanhamento simultâneo de outro profissional especialista em periodontia para manter a qualidade óssea e gengival, que pode já encontrar-se comprometida. RD: Qual o tempo médio de um tratamento ortodôntico? LR: Usualmente envolve um período

de 18 a 36 meses. Em alguns casos, ele poderá terminar antes e em outros poderá levar mais tempo para a finalização. O tempo total depende da severidade da má oclusão, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do paciente. RD: O que é a Ortodontia Inteligente? LR: É um tipo de tratamento ortodôntico que dispõe do uso de braquetes autoligáveis, considerados a evolução natural na área de ortodontia corretiva. Os braquetes autoligáveis possuem tecnologia diferenciada, pois o fio é preso aos braquetes através de uma “portinhola” preexistente em cada acessório. Esta pequena inovação, já existente no mercado internacional desde a década de 80, traz enormes vantagens à mecânica ortodôntica e ao paciente. RD: Quais os benefícios do aparelho autoligáveis? LR: São aparelhos muito mais eficazes quando comparados com os aparelhos fixos convencionais. As principais vantagens são relacionadas à redução do tempo de tratamento, maiores intervalos entre as manutenções provoca menor desconforto no seu uso, facilita a higiene dental com menor acúmulo de biofilme bacteriano (placa), além de favorecer a liberação de forças ortodônticas mais ideais. RD: O que é um aparelho dentário do tipo Damon System? LR: No Damon System, os braquetes são autoligáveis, o que permite um alinhamento mais controlado e rápido. Trata-se de um aparelho que oferece, além de todas as vantagens já mencionadas do aparelho autoligáveis, a redução na implicação de tratamentos com extração e a possibilidade de tratar casos cirúrgicos sem a necessidade da cirurgia caso a face do paciente não esteja comprometida. É uma técnica expansionista que alarga os maxilares, favorecendo a estética e um resultado mais jovem do sorriso. RD: Quem está habilitado para aplicar o aparelho Damon System?

LR: O uso deste aparelho é recente e são poucos os dentistas habilitados a colocar este tipo de aparelho. Tanto a colocação como a manutenção, bem como o manuseamento, é totalmente diferente dos aparelhos convencionais. Em Joinville, a Orto&Odonto foi a primeira clinica a ter o nome divulgado no site Damon System, porém existem outros ortodontistas que fizeram o curso de credenciamento e também estão habilitados para a aplicação deste aparelho.

Equipe Clínica Dra. Larissa Clementino da Rocha Ruas CRO/SC - 8805 (Responsável Técnica) Graduada e Especialista em Ortodontia Unesp-Araqura-SP Credenciada Damon System (Autoligado) Participante da ABOA (Associação Brasileira de Ortodontia Autoligavel) Especialistas em Ortodontia Dra. Janine Gina Gerber - CRO/SC – 5185 Dra. Lisandra NicheleManguzzi CRO/SC – 6334 Especialista em Ortodontia e Credenciado Damon System (autoligável) Dr. Fabricio Silva Viana CRO/SC – 7880 Implantodontista e Cirurgião Buco Maxilo Dr. Marcos Rogério Takashima CRO/SC – 6500 Endodontista Dr. André Luiz de Campos Freitas CRO/SC – 9646 Clínico Geral Dr. Marcos Estevam Zucconi CRO/SC – 9317 Dra. Sâmara Hayumi Iwanaga CRO/SC – 14063


DUO Outono | Inverno

É tempo de peeling

Dias frios e a consequente diminuição da exposição solar podem ser o momento certo para tratamentos dermatológicos que promovam a renovação celular Por Mariana Woj

O verão acabou e é chegada a hora de atenuar manchas e revitalizar a pele agredida pelo sol e pelo calor. Com a chegada das estações mais amenas, o momento é ideal para desfrutar os resultados de um eficaz tratamento de peeling químico, que conta com a ação combinada de diferentes ácidos, cada um com características e finalidades distintas. Muito procurados nas clínicas de estética e consultórios dermatológicos, o peeling químico traz resultados efetivos no clareamento de hipercromias (manchas) causadas pela exposição prolongada ao sol, manchas senis, cicatrizes de acne e melasmas (manchas decorrentes da gravidez). Por promoverem a descamação da camada superficial da pele e estimularem a regeneração do tecido, os ácidos também são efetivos nos tratamentos de revitalização e garantem à pele textura uniforme, macia e aparência viçosa. É importante destacar, no entanto,

que os resultados satisfatórios de um tratamento à base de ácidos dependem de alguns cuidados essenciais, conforme orienta a farmacêutica e bioquímica Maria de Lourdes Vertuan, diretora da La Vertuan Cosméticos. “Primeiramente é preciso buscar um profissional qualificado. Ele deverá fazer uma boa anamnese (diagnóstico), identificando as causas, a intensidade das alterações presentes e quais os ácidos mais adequados para cada caso”. Além disso, as orientações do profissional deverão ser seguidas à risca. Durante o período de tratamento, a aplicação de protetor solar deve se intensificar, ao mesmo tempo em que a exposição ao sol deve ser reduzida. O reforço deve acontecer, inclusive, dentro de ambientes iluminados artificialmente, como em casa ou no trabalho. “O uso incorreto dos ácidos pode desencadear efeitos reversos, como a hiperpigmentação (quando as

manchas se tornam mais acentuadas) ou a hipopimentação (falta de pigmentação à pele”, completa Maria de Lourdes. Outro aspecto relevante nos tratamentos de clareamento é que, muitas vezes, apenas a descamação superficial realizada pelos ácidos não é suficiente para acabar com as manchas, já que as lesões podem estar estabelecidas em diferentes camadas. Maria de Lourdes explica que para evitar e reduzir as manchas, o tratamento deve acontecer antes, durante e depois do aparecimento das mesmas. “O trabalho do ácido é descamar as camadas mais superficiais da pele. Porém, as manchas estão localizadas mais abaixo do tecido. Além disso, os melanócitos continuam produzindo e liberando a melanina. Por isso, o trabalho superficial precisa acontecer simultaneamente ao trabalho intracelular”, afirma.


Peeling químico é para todos?

Tempo de tratamento

Persistência e cuidado

Embora sejam eficazes, os peelings químicos oferecem algumas restrições. Gestantes, por exemplo, não podem utilizar nenhum tipo de ácido. “Para esse público, a prevenção é a alternativa mais segura e eficaz. Para evitar os melasmas, além do uso efetivo do protetor solar, cosméticos ricos em vitamina B3 ajudam a estimular a síntese de colágeno e auxiliam no clareamento da pele”, revela Maria de Lourdes. Atenção especial aos ácidos também devem ter as pessoas com fototipo alto, ou seja, de peles morenas a negras, bem como indivíduos com pele sensível. Em ambos os casos, além do protetor solar, os ácidos orgânicos, como o glicólico e o kójico, por exemplo, são opções adequadas.

O desejo de perceber resultados em curto período de tempo é praticamente uma exigência comum à maioria das pessoas que buscam um tratamento estético. No caso dos peelings, no entanto, o número de sessões varia de acordo com o tipo e a intensidade das manchas ou rugas a serem atenuadas. Maria de Lourdes explica que um peeling seguro e eficaz, com ácidos de pH baixo, conforme é exigido na área de estética, pode levar de dez a quarenta sessões. Ainda assim, já é possível perceber melhoras visíveis a partir da décima sessão.

Mesmo sendo tratamentos relativamente longos, os resultados dos peelings químicos são, geralmente, muito satisfatórios. Mas requerem o acompanhamento de profissionais qualificados e o comprometimento do próprio cliente. “Ao mesmo tempo em que são aliados nos tratamentos de clareamento de manchas e revitalização da pele, os ácidos podem se tornar altamente prejudiciais, caso sejam utilizados de forma inadequada. Por isso, a procura por um profissional de estética capacitado é indispensável. Além disso, o cliente deve estar ciente de que, durante o tratamento, cuidados como uso intensivo do protetor solar e pouca exposição ao sol são fundamentais”, finaliza Maria de Lourdes Vertuan.


Publieditorial

LASER:

Uma luz a favor da ESTÉTICA Dentre

os

utilizados

avanços na

tecnológicos

estética

facial

e

corporal, o LASER talvez seja uma

procedimentos eficazes e seguros

médico, devem ser feitos por um

quando realizados por profissionais

especialista, que saberá identificar as

médicos habilitados e qualificados.

indicações e contraindicações e, assim,

das ferramentas mais versáteis, de

O lazer é a melhor opção para

uso simples e de custo acessível, que

depilação, podendo eliminar até 98%

contribui para a melhora de inúmeras

dos pelos, com as seguintes vantagens:

alterações estéticas não desejáveis.

Tratamento simples, seguro, rápido e

O Laser pode ser usado para remover

eficaz.

pelos, manchas, cicatrizes, rugas e varicosas. Também pode ser usado

• Sem restrição de faixa etária;

em tratamentos de rejuvenescimento,

• Realizado em qualquer área do

como no caso do peeling, que retira

corpo;

camadas da pele, suavizando linhas de

• Não cancerígeno e não teratogênico,

expressão e outros sinais da passagem

por ser superficial na pele;

do tempo.

• Tratamento mais eficaz para foliculite

Existe um tipo diferente de laser para

e pelo encravado;

cada caso, cada um com características

• Estimula a produção de colágeno,

próprias para um determinado tipo

deixando a pele mais lisa, suave, livre

de tratamento. “O laser (luz pulsada)

de irritações e manchas, além de

interage e atua com determinadas

rejuvenescida;

estruturas da pele, como pelos, vasos e

manchas, provocando sua remoção ou

prazo,

destruição. Ocorre também o estímulo

convencionais;

à produção de colágeno, substância

• Melhor custo-benefício.

que dá sustentação e firmeza à pele,

Vale ressaltar que os tratamentos a

por isso melhora a qualidade do tecido

laser, assim como qualquer tratamento

Economia

a

médio

comparado

aos

e

longo

métodos

cutâneo e diminui a flacidez. Já na depilação, ele promove a destruição definitiva da parte do folículo que é responsável pela formação do novo pelo, fazendo como que não haja mais desenvolvimento do pelo naquele local. Sua eficácia já é comprovada cientificamente há vários anos. São

Vita Ville Centro Integrado de Emagrecimento Dr. Marco Antonio Martins Médico - CRM 4076/SC

conduzir cada caso de maneira eficaz e adequada.



Publieditorial

Saúde Integral é o caminho! A terapia CRANIOSSACRAL é uma ciência com técnicas manuais que ajudam a corrigir o funcionamento corporal, de forma a estimular os mecanismos naturais de autocura. Associados ao nosso programa único e inteligente, que dispõem metodologia e tecnologia com o sistema ITC Vertebral comprovado cientificamente, melhorando as doenças da COLUNA VERTEBRAL de maneira rápida, segura, prazerosa e sem DOR. Contemplada com a manutenção muscular através do PILATES que sem duvida é uma das melhores atividades físicas. Aqui feitas diferentemente dentro dos padrões no nosso programa e da Estabilização Segmentar Vertebral, para que depois possamos liberá-lo para outras atividades e outros lugares se assim desejarem.


DUO Solteiras por Iêda Camargo . iedacamargo@hotmail.com

Diáriode

uma solteira

Liberdade

Total

As coisas que você irá aprender sendo uma solteira convicta são por meritocracia. O conhecimento de uma “encalhada”, como dizem por aí, é substancial, é aprendizado deliciosamente conquistado. Uma dessas maravilhosas lições é viajar sozinha! Há quem pense que os solos travelers só se hospedam em albergues. Nãããããooooo! A gente se hospeda onde quiser. Nem me imagino de mochila nas costas, nem tenho sapatos que combinem. Os hotéis e pousadas estão cada vez mais preparados para receber pessoas sozinhas. Pagamos um pouco mais caro, mas em compensação o banheiro é só seu, gloriosamente seu. Nada de alguém batendo à porta: “Mô, cê vai sair logo ou morreu”? Posso ficar quinze dias secando o cabelo sem parar que ninguém vai gritar do quarto: “Ei, o jornal começou!”. Posso ouvir Luis Miguel de Joinville até Porto Alegre, bah, com direito a replays nas músicas mais trilegais, e ainda ser a backing vocal, cantando somente as vogais das frases que eu esquecer, intercalando com Lili Allen e Duffy sem nenhum Dire Straits ou gol do Flamengo para interromper. Ultrapasso só de vez em quando e, se engarrafar,

pego minha pinça liiiinda e retoco minha sobrancelha, corrijo o esmalte descascado da unha, fotografo a fila de carro e posto no Facebook... No stress. Se eu me perder, paro e pergunto. E paro de novo, pergunto outra vez. E de novo e de novo. DR somente com o Fabiano, meu GPS, vozeirão, nunca perde a classe nem briga com garçons. Aahhh, esse, sim, não buzina meio segundo após o semáforo acender o verde! Paro para fazer quantos xixis eu achar que existe em mim e ainda mudo a maquiagem, troco o nude pelo vermelho, prendo o cabelo, coloco a rasteirinha, passo um bloqueador solar para o rosto e outro para as mãos e não ouço sequer um comentário. Como o que quero, quando quero. Ou não como! Peço batatas fritas, sorvete, chocolate e refrigerante zero, sim, e daí? O refrigerante é meu! Escolho o meu ritmo de viagem. Num só dia, posso ir para à 25 de Março, ao Museu da Língua Portuguesa, assistir ao Fábio Assunção no teatro, doer os joelhos de tanto dançar e ainda ir para a feirinha da madrugada, ou passar o dia inteiro deitada na praia, me virando a cada meia hora para

bronzear de maneira uniforme e ir dormir com febre às 18h. Toda decisão é somente minha. Ninguém vai se importar se eu entrar em dez lojas para escolher um óculos de sol, tão pouco se eu comprar um celular novo na primeira parada. Viajando por conta própria é impossível não ficar mais ligada em si, nos outros e no que acontece ao seu redor. Em grupo, dividimos os prazeres, mas dividimos também as obrigações, o que nos dá o luxo de ligar o piloto automático de tempos em tempos. Sozinhas, aprendemos a nos organizar, conferir, checar, desconfiar e intuir de forma mais prática e atenta. A viagem solo é sempre mais intensa: você se relaciona diretamente com o lugar que está visitando. Não há distrações. Você é a narradora do seu filme. Não precisa negociar horários, nem movimentos. Viajando sozinha, a primeira escala será sempre em nós mesmas e, em alguns momentos, sua consciência será sua única companhia. Se você não estiver bem com ela, sua viagem não será muito confortável. Neste caso, minha cara, estar sozinha é de longe seu menor problema!



DUO Cabelos Por Junior Borges

Debaixo dos caracóis

dos seus

Cabelos

O sonho de muitas mulheres é ter cabelos lisos, mas aquelas que possuem cabelos crespos por natureza podem assumir os cachos e inventar maneiras incríveis para estarem na moda com muito estilo.

Foto Divulgação

Contudo, para a beleza dos crespos e afros ser completa dependerá da saúde deles. Nesta edição, relatarei algumas dicas de cuidados e como arrumá-los. Textura, brilho e um bom acabamento é o segredo para qualquer penteado em todas as ocasiões. Vamos às dicas. Depois delas, com certeza seus cachos não serão mais os mesmos.

1. Hidratação é o que há de melhor para cachos, por isso capriche nas pomadas, cremes, reparadores e hidratantes.

5. Se precisar pintar seus cabelos, utilize tonalizantes ao invés de tinturas permanentes. Tinturas agridem os fios.

2. Para pentear, utilize os dedos ou pentes de cerdas largas com os cabelos ainda úmidos. Nunca mexa nele depois de seco.

6. Ao fazer luzes, prefira coloração e não pó descolorante. E se já possuir alisamento, nem pense em utilizar outra química, pois irá quebrá-los.

3. Filtro solar é essencial quando associamos cabelo com piscina, sol e praia. É preciso prevenir.

7. Para não ter aspecto de frizz, use toalha de microfibra, não algodão. Para controlar os fios arrepiados, utilize produtos como silicone, sérum ou pomadas, mas não muito. Lembre-se: eles não são hidratantes, apenas dão uma camada de brilho.

4. A cada três ou quatro meses, tire um centímetro das pontas, isso revitalizará seu look. Chamamos isso de “limpar o corte”.

8. Deixe secadores e chapinhas para dias especiais. E quando usá-los, aplique produtos térmicos. 9. Um segredo de penteado é fazer uma escova na raiz para tirar o volume e usar modelador nas pontas, criando ondas. Umedeça as mãos com pomadas e passe nos cachos e depois raiz. Isso dará o aspecto de natural aos fios. 10. Finalize com tiaras, presilhas, flores ou adereços pra dar um toque especial.


DUO Novidade Quando você ouve a palavra miss, pensa logo em uma mulher alta, magérrima, que com certeza fica bem em um manequim 36? Enganou-se quem respondeu que sim. O Miss Brasil, um dos concursos de beleza mais tradicionais do país, já tem a sua versão plus size. Ou seja, uma disputa na qual participam apenas candidatas com manequim maior que 44. A joinvilense Aline Zattar Stolf, 28 anos, é a Miss Plus Size Santa Catarina e representou o estado no concurso nacional em Brasília. Lembranças da infância

“Eu sou muito mais feliz agora, depois que me aceitei.” Aline sempre passou longe dos padrões do mercado da moda. Com 1,68 m e pesando mais de 90 quilos, ela constantemente tem problemas com a balança. Ainda na infânciam, sofria com o preconceito dos colegas na escola. “Lembro que corria atrás dos meninos para bater neles porque me xingavam. Era gordinha, mas como corria (risos)! Às vezes conseguia alcançá-los e dar uns sopapos! Mesmo que depois eu fosse para casa chorar”, conta Aline.

cheia de ia c n ê c s ma adole amar seu corpo u r o p r vel rendeu a de passa Depois e Zattar Stolf ap , mas sim, saudá ra lin dietas, A querer ser mag e e parar d

58

DUO

Por Pricilla Back Crédito das fotos Fotografia: André Agenor Produção e styling: Rose de faria Make-up e hair : Juliano Ziebarth Coiffeur Figurinos: Exuberante Tamanhos Especiais

Mesmo assim, a garota sempre teve uma rotina cheia de atividades. Fazia aulas de dança e praticava esportes como basquete, vôlei e natação. Na natação, chegou a ganhar medalhas que guarda com orgulho até hoje. Porém, durante toda a adolescência, tentou muitas vezes emagrecer. Fez várias dietas e sempre conseguia perder peso, mas logo a ansiedade retornava e os quilinhos a mais também. “Já tomei medicamentos, era viciada, mas não fechava a boca, então não adiantava. Quando eu resolvia levar a sério, sempre conseguia emagrecer, mas não durava muito tempo.”


Concurso Miss Santa Catarina Hoje em dia, Aline está bem mais confiante e de bem com a própria imagem. “O que está me ajudando muito é ser modelo plus size, isso está mudando minha vida, não apenas de maneira externa, mas psicologicamente dizendo.” O trabalho como modelo começou há pouco tempo. Ela decidiu entrar para o mundo da moda por causa da insistência das amigas. “Minhas amigas falaram muito que eu deveria ir a uma agência de modelos para tentar ser uma modelo plus size, mas eu não levava muito a sério.” Aline procurou uma agência e em setembro do ano passado fez seu primeiro catálogo. A essa altura, ela já havia se inscrito na seletiva do Miss Santa Catarina Plus Size. Aline concorreu com outras 15 candidatas em uma seleção por fotos, já que para a etapa presencial eram necessárias ao menos 20 candidatas. Hoje as modelos plus size estão ganhando cada vez mais destaque no mundo da moda. E o mercado também está se adaptando a essa nova realidade. Uma prova disso é o Fashion Weekend Plus Size, que apresenta as tendências para a moda grande. Beleza acima dos estereótipos Para Aline, esse é um ramo do mercado que tende a crescer. “A grande maioria das pessoas veste acima do

(manequim) 40, tem marcas de plus que fabricam desde o 42, com uma forma mais aconchegante, digamos assim, e as peças estão cada vez mais bonitas.” Segundo Aline, quem usa o tamanho plus tem opções que prezam pelo conforto, com modelagens que vestem bem, sem deixar de lado as tendências mundiais e a sofisticação. A miss ainda destaca que é possível sentir-se bonita mesmo sem estar dentro dos padrões (irreais) da moda. “Eu sou muito mais feliz agora, depois que me aceitei. Na verdade, nada mudou no meu corpo, pelo contrário, já estive mais magra, porém infeliz. Cada um tem a sua forma e pode viver tranquilamente com isso. Claro sem descuidar da saúde. Magro ou gordo, o importante é ser saudável, fazer os exames regularmente, praticar um exercício, nem que seja uma caminhada, como eu.” Apoio familiar Casada há seis anos, ela é mãe de dois filhos e tem uma rotina normal. Mas isso mudou nos últimos dias. São fotos, entrevistas e eventos. Ainda bem que ela pode contar com a ajuda da família. “Acabo ficando um bom tempo fora de casa, e quem tem que assumir a bronca é meu marido, Tiago. Ele fica com nossos dois furacões para que a mamãe possa correr atrás desse novo projeto e conquistar seu espaço.”


DUO Música @Jupamplona

Guilherme

Nascimento

O papo deste mês rola com um jovem que cresceu no meio da música e que hoje faz diferença por onde batuca!

Juliana Pamplona (JP): Como surgiu o interesse pela música? Guilherme Nascimento (GN):

Com certeza pelo meu pai, Jonas Nascimento. Não consigo dizer o momento em que comecei a gostar e me interessar por música, porque desde sempre estive envolvido com ela. Via meu pai tocar, os caras iam lá em casa ensaiar, sempre tinha instrumentos em casa, meu pai me levava em passagens de som e todas outras coisas da vida de músico. Além disso, o interesse veio pelo incentivo e esforço dos meus pais para eu estudar música desde cedo.

JP: Você é bem jovem e já dá aulas. Como é a experiência? GN: É uma experiência muito boa, às vezes desafiadora e até engraçada. De vez em quando chega um aluno mais velho para fazer aula experimental e se surpreende quando descobre que eu sou o professor. Ou, às vezes, crianças mais novas acabam não me vendo como uma autoridade, etc. Mas isso é só uma questão de adaptação. Quando

60

DUO

se mostra profissionalismo, respeito e um bom trabalho ao aluno, isso transmite segurança e motivação para ele começar o curso. Dar aulas é algo que gosto bastante. Já dei aulas particulares para amigos, já trabalhei em outra escola de música e hoje trabalho no Conservatório Belas Artes. Tem sido um tempo muito bom, porque além de estar ensinando várias pessoas a tocar bateria e percussão, também estou aprendendo muito sobre música, sobre educação e convivido com grandes profissionais da área de música.

JP: Você tem uma banda com um estilo bem único, conta aí! GN: Bom, eu toco na banda da Onda Dura, que é a igreja que faço parte. Nosso estilo é diferente do gospel comum, nós buscamos fazer arranjos e tocar músicas que sejam de um estilo musical atual, acessível e atraente às pessoas. O repertório varia com rock, pop, blues, dance, reggae e funk americano. Nós tocamos aos sábados na Onda Dura, no ano passado gravamos um DVD na Soul Club e já

estamos começando as produções para o novo CD, que será gravado nesse ano. É muito gratificante tocar nessa banda porque além de ter o prazer de tocar boa música, existe o prazer enorme de tocar pra Deus.

JP: Quais são seus planos para o futuro? GN: Bom, já deu pra perceber que não

consigo mais fugir da música, né? Os planos enquanto músico e professor são muitos. Estudar bastante buscando me aperfeiçoar na minha área, terminar a faculdade de pedagogia que estou cursando, começar alguma faculdade com especialização em bateria, tocar com outros músicos, participar de um grupo de música instrumental, continuar tocando e fazendo diferença com a banda da Onda Dura e muitas outras coisas que passam pela cabeça. Mas prefiro focar naquilo que tenho hoje, dar o meu melhor, me esforçar e buscar a excelência. Sei que fazendo a minha parte dessa forma, aquilo que vier como resultado, seja o que for, vai ser o melhor pra mim.



Publieditorial

Dr. Salomão Ostetto Implantes Dentários Por Mariana Woj Foto Tiago Cazaniga

O Dr. Salomão Ostetto é Cirurgião Dentista com Especialização e Mestrado em Implantodontia. Atualmente frequenta o Doutorado também na mesma área, ou seja, seu dia a dia profissional está inteiramente relacionado aos tratamentos com os implantes dentários. Na entrevista deste mês, Dr. Salomão Ostetto nos esclareceu dúvidas comuns que os pacientes têm quando precisam fazer um tratamento com os Implantes. Revista Duo (RD): Quais são os casos que mais surgem no consultório? Dr. Salomão Ostetto (SO): Atendemos pessoas que sofreram a perda de apenas um único dente, como também pessoas que perderam vários ou até mesmo todos os seus dentes. Às vezes, o paciente chega ao consultório com um dente fraturado ou com perda óssea avançada, havendo uma mobilidade muito acentuada do dente. Têm também os casos de pessoas que já usam próteses totais (dentaduras) há muito tempo e desejam ter dentes

fixos novamente, além de casos em que todos os dentes se encontram extremamente danificados, havendo a necessidade de remoção. Desta maneira, podemos perceber que os casos são bem variados. RD: De qual material é feito o Implante Dentário? SO: O implante é feito a partir de um metal chamado titânio. É um material que não sofre corrosão quando em contato com o corpo (osso). Dizemos que é um material biocompatível, ou

seja, há uma integração total do metal (titânio) com a estrutura óssea. RD: Existe a possibilidade de rejeição? SO: Não. Por tratar-se de um material biocompatível, não há rejeição. Quando alguma falha acontece, são por outros motivos. RD: Quais são então as possíveis causas de falhas dos implantes? OS: As causas mais frequentes de falhas são a higienização inadequada, falta de planejamento, falta de capacitação do profissional e estado complicado de


saúde do paciente. Pessoas portadoras de diabetes ou fumantes, por exemplo, não são proibidas de receber implantes, mas é importante orientá-las quanto aos riscos. Algumas falhas, porém, ocorrem em casos aparentemente muito favoráveis sem que saibamos qual a causa real. RD: O que acontece quando um implante falha? SO: Geralmente o implante que falhou vai apresentar mobilidade. Neste caso, ele será removido, sendo possível, na maioria das vezes, colocar outro no mesmo local, o que exigirá um novo planejamento. A decisão de refazer o implante deve ser feita pelo profissional, avaliando os riscos e benefícios desse novo procedimento. RD: De acordo com o que foi dito, qual o índice de sucesso dos implantes? SO: As taxas de sucesso dos implantes dentários estão acima de 95%, dependendo da localização e da qualidade do osso onde é colocado. Sendo assim, é um procedimento extremamente seguro e bem documentado pela literatura mundial. É bom lembrar que os implantes podem durar por toda a vida, desde

que o procedimento tenha sido bem executado e exista uma higienização adequada. RD: Há uma regulamentação a respeito da venda de implantes? SO: Sim. Os implantes passaram a ser registrados obrigatoriamente pelos seus fabricantes no Ministério da Saúde (Anvisa) desde março de 1993. Infelizmente ainda existem profissionais que utilizam implantes com qualidade duvidosa, pondo em risco a saúde dos pacientes. Desta forma, vale a pena lembrar: todo Implante dentário obrigatoriamente deve ter registro na Anvisa. RD: A capacidade de mastigação melhorará após a colocação dos implantes? SO: Os implantes apresentam resultados funcionais muito superiores aos obtidos por próteses que não são suportadas por implantes. Os pacientes que usam dentaduras há muito tempo e colocam implantes, por exemplo, sentem uma diferença muito significativa, recuperando a segurança e a autoestima. RD: Como fica a estética? Quais os materiais utilizados na confecção dos dentes? SO: De uma forma geral, a mudança estética também é significativa, pois a mudança dos dentes possibilita um novo padrão estético do rosto dos pacientes. Por este motivo, há uma mudança perceptível na autoestima dos pacientes tratados. Os materiais

utilizados para a confecção dos dentes vão desde as resinas acrílicas até as cerâmicas odontológicas, considerados materiais altamente estéticos. RD: É recomendável a extração de dentes naturais para a colocação de implantes? SO: Sempre que possível, deve-se evitar a extração de um dente natural. No entanto, quando os dentes naturais estão muito comprometidos, a extração para a instalação de implantes pode ser uma adequada solução. Muitas vezes, quando os dentes naturais anteriores (dentes da frente) estão extremamente danificados e não existem dentes posteriores (dentes de trás), pode-se optar por remover todos os dentes naturais remanescentes para que sejam colocados implantes. Assim pode-se instalar um menor número de implantes que servirão de apoio para vários dentes fixos. São situações que exigem muito critério de planejamento por parte do profissional. RD: O que dizer para as pessoas que precisam de um tratamento com implante, mas ainda se sentem inseguras sobre este tipo de procedimento? SO: Gostaria de dizer para estas pessoas que a odontologia mudou. Houve uma mudança muito grande com relação à técnica e à tecnologia. Nosso objetivo é oferecer aos pacientes a qualidade nos tratamentos, mas não só isto. Queremos que os pacientes sintam-se seguros e confortáveis antes, durante e após a execução dos procedimentos. Sabemos que as pessoas querem, acima de tudo, ser cuidadas.

Dr. Salomão Ostetto Cirurgião Dentista – CRO 5344 Especialista em implantodontia Mestre em implantodontia Rua Alexandre Döhler, 129 Centro Clínico União Sala 406 – Centro - Joinville Fone: (47) 3026-3676 / (47) 9176-3851 Acesse nosso site:

www.salomaoostetto.com.br


DUO Sensualidade

Neste mês,

Por Andreia Berté . andreiaberte@andreiaberte.com.br

o meu papo é com você,

Homem!


A mulher é um ser reverenciado nas artes, proclamado nas manifestações, adorado nas músicas e idealizado nas poesias. Exala sensualidade, transpira liberdade, habita o imaginário, flutua nos corações. É a materialização dos sonhos mais intensos. Mulher é encantamento, magia, simboliza a pureza, a sublime continuação da vida. Estamos em um período do ano no qual o mundo mobiliza-se em prol de comemorações e homenagens às mulheres. Fico encantada vendo as empresas, secretarias, órgãos

públicos, instituições e o comércio em geral criativamente buscando alternativas para demonstrar e legitimar sua expressiva admiração e gratidão pela presença da mulher no mundo. Eu particularmente acredito que dia da mulher é todo dia! Assim como o dia do amor, dia do beijo, dia do afeto, dia do carinho, dia do sexo, dia das doces palavras capazes de suavizar a vida e revigorar o desejo por momentos inesquecíveis. E você, homem, já pensou como vai

homenagear e curtir ainda mais essa presença forte, intensa, carinhosa, inquietante, linda e sensual em sua vida? Para facilitar suas escolhas (com sucesso garantido), criei uma lista de ideias simples e práticas que farão sua linda flutuar nas alturas... E suavemente pousar sobre você para lhe retribuir da melhor forma possível (sim, incluem-se aqui também sessões de beijinhos, carinhos e sexo quente). Aproveite!

FLORES SÃO SEMPRE FLORES

Dica Hot: Após esse jantar, sirva a sobremesa no quarto: morangos, chocolates, champanhe e chantilly... Uma mistura pra lá de deliciosa, especialmente se saboreada a dois, nós dois, aqui, ali, em todo lugar.

Lentamente e da forma mais provocante e torturante possível.

Sim, toda mulher adora receber flores! Elas alegram, inspiram, perfumam, encantam e seduzem todos os sentidos. E não necessariamente precisa ser um buquê caríssimo. Mas bom gosto é essencial. Caso prefira algo mais minimalista, inspire-se na famosa cena do filme Dança Comigo, na qual Richard Gere sobe uma escada rolante para encontrar sua amada, segurando apenas uma rosa vermelha acompanhada de um olhar sexy e sorriso encantador. Dica Hot: Ao entregar a rosa, sussurre “para mim, você é única!”. JANTAR A DOIS Dizem que a boa comida é aquela que começamos a degustar com os olhos. Além de preparar (ou encomendar) um jantar delicioso, prepare o ambiente de forma surpreendente. Espalhe pétalas de rosas vermelhas sobre a mesa formando uma toalha. Sobre o prato dela coloque um guardanapo com a frase “você é o melhor sabor da minha vida”. Posicione sobre as taças lindas velas vermelhas e coloque no centro da mesa um porta-retrato com um bilhete “é apenas o começo do resto das nossas vidas”, com a foto de um momento especial de vocês.

VALE MOMENTO MÁGICO Quem disse que vale-presente é sem graça? Imprima um vale com a seguinte mensagem: “Vale Momento Mágico. Você que me leva às alturas, essa noite pode escolher onde quer que eu te leve”. Será uma ótima oportunidade de realizar um desejo especial da sua amada. Dica Hot: Após levá-la ao local escolhido, entregue outro vale: “Vale Momento Sensual. Escolha o que quer que eu faça: ( ) massagem sensual; ( ) beijos em todo o corpo; ( ) mãos amarradas e olhos vendados; ( ) toques envolventes; ( ) todas as alternativas anteriores”. MÚSICA PARA OS OUVIDOS

PRESENTE AUSENTE Compre um lindo par de brincos ou anel (no mínimo uma bijuteria de qualidade). Dica Hot: Peça para a vendedora embalar a caixa contendo dentro dela apenas um pergaminho fechado com lacinho de fita. Esconda os brincos ou anel dentro da sua roupa. Ao abrir a caixa ela encontrará a mensagem do pergaminho: “Seu presente está no meu corpo. Mas atenção: você deverá procurar somente com os lábios”. Viu como é possível viver um incrível mês da mulher a dois? Curtam, divirtam-se, comemorem cada momento juntos. Homem, mulher, sintonia. Cumplicidade. União. Paixão. Felicidade. Aproveitem sem moderação.

Organize uma playlist com músicas românticas e sensuais e dê de presente para ela. Ritmos e sons que irão embalar muitos momentos inesquecíveis no carro, no quarto, na sala e onde mais a imaginação mandar.

Beijocas!

Dica Hot: Que tal tirar a roupa dela ao som de uma das músicas?

criatividade sensual e outras iDeias sobre o

Andreia Berté - Palestrante motivacional, Educadora

Sexual,

universo feminino.

Especialista

em



DUO Variedades Por Manoela Hoffmann . manoelah@gmail.com

Pegadas invernísticas e outras dicas Ajudinha na make

Para brilhar

People, descobri nessa semana uma maravilha para ajudar pessoas como eu, que nunca guardam os pincéis de maquiagem onde deveriam e nunca os acham quando precisam. Acontece que, andando pelo supermercado, me deparei com um produto bacana – aplicadores de maquiagens descartáveis. Tudo bem que eu sou meio desligada e possivelmente isso já exista há algum tempo, mas confesso que quebra um galhão. Aliás, descobri que a marca dos que comprei, que são de qualidade ótima, é catarinense, agora mesmo é que virei cliente! Opção prática e rápida para levar na necessaire.

Ainda desbravando o universo da indústria catarina, descobri um outro produtinho interessante, principalmente, para quem, como eu, curte um toque de glamour na hora de encarar as empreitadas noturnas. Tratase de um creme para deixar as pernocas com um leve brilho e arrasar nas minissaias, que, aliás, estão super em alta. Desde que, é claro, não vulgarizem o visual. Ser vulgar é totalmente over!

Inverno com tudo Quer saber minha grande aposta do inverno no que diz respeito aos pés? Coturnos. Aproveite essa levada rock n’ roll dos dias frios e invista, use, abuse e monte looks sensacionais com eles. Além do conforto, não dá para não se sentir poderosa com uma legging de cobra, uma bota style e uma T-shirt descolada. Aliás, a nova coleção da Liverpool Camisetas é inspirada em Londres, tem coisa mais rocker?

Mamis Se você, assim como, eu está na casa dos 30, sua mãe deve ter vivido intensamente os anos de 1960. Então eu tenho uma dica para aproveitar o clima de dia das mães: peça para folhear junto dela os álbuns de quando ela era mais jovem. Pode acreditar, os looks são inspiradores. E o melhor, você terá ideias sensacionais de roupas retrô para curtir o inverno. Agora, se sua mãe é hiper fashion como a minha, aí sua flechada será certeira! Aproveite!


Moda Sustentável

por Mariana Woj

Vender ou trocar roupas usadas com as amigas é a última moda entre as fashionistas. Pratique o desapego! Entre nessa brincadeira renovando seu guarda-roupa e, ao mesmo tempo, prolongue a vida útil das peças Imagine que legal trocar aquela blusa que você nunca usou por aquela peça que na loja de grife custa caro demais. Imagine ainda ter uma peça exclusiva e original, sem ter que pagar um só real por ela. Essa é a ideia dos bazares tipo clube da Luluzinha: tornar útil para o outro aquilo que você não usa mais, trocando por coisas que sempre quis. Pode ser chamado de troca-troca, bazar, feira ou simplesmente encontro. Hoje em dia já existem blogs e redes sociais que promovem essa ideia através das trocas online, cujo único custo é o do frete de entrega. Mas existem também muitas oportunidades de encontros

presenciais. Ao contrário do que alguns imaginam, essa atitude não necessariamente simboliza falta de dinheiro para adquirir coisas novas. Pelo contrário, o chique agora é ser consciente, nada esbanjadora. E foi pensando nisso que surgiu o Bazar Compra e Vendas, uma comunidade no Facebook que propõe a troca e venda de roupas, sapatos e acessórios entre as participantes residentes em Joinville. O grupo conta com mais de 4500 membros. O funcionamento é bem simples e qualquer menina pode participar. Basta tirar foto da peça e publicar nos álbuns e, logo em seguida, a negociação e as propostas

começam a aparecer. Comprar peças legais, sem cheiro de mofo e com a ajuda de alguma amiga estilosa virou uma espécie de sabedoria fashion. “Já achei perfumes importados novos e bolsas de grife bem baratas”, diz, animada, a nutricionista Emily Waltrich Augusto, que participa de bazares há 10 anos. Além da diversão, que é certa, os bazares entre amigas podem ser lucrativos. O preço pode ser baixo, porém as participantes acabam ganhando na quantidade. Depois de ler este texto, faça uma faxina no seu guarda-roupa e reúna suas amigas para trocar tudo que você não utiliza mais.



Publieditorial

HomesweetHome Arquiteta joinvilense apresenta um projeto acolhedor e funcional

por Mariana Woj | Fotos: Eberson Theodoro

O apartamento com 203 metros quadrados, totalmente projetado pela arquiteta Cristiana Salai, chama atenção por ter unido em um mesmo espaço funcionalidade, conforto e estética. O local servirá para a mãe e o filho que vão viver, relaxar e esquecer dos problemas. Para a criação do ambiente, levaram-se em consideração os pedidos dos moradores – cores claras e ambientes bem clean em toda área íntima. Acompanhe agora todos os espaços e o resultado do trabalho elaborado pela profissional.

Quarto principal No quarto foram priorizadas as cores claras, com destaque para o piso mais escuro para criar contraste.

Quarto do filho Neste ambiente foram utilizadas cores claras, mescladas com o amadeirado escuro para dar um ar mais masculino.


Escritório Novamente as cores claras, porém foi optado por uma laca azul na bancada, tom que está bem em alta no momento e que não cansa, por ser uma cor mais fria.

Cozinha Este ambiente e o living foram trabalhados com cores escuras, criando uma atmosfera mais elegante e aconchegante. Os eletros foram trabalhados em inox, granito, vidros pretos e pastilhas vermelhas para dar um contraste bacana.

Onde encontrar:

Cristiana Salai Arquiteta e Designer Rua Sete de Setembro, 131 - Joinville/SC Fone: (47) 3422 5014 / 8419 9870


Jornalista por uma edição Por Ariane Delcin (arianedelcin@gmail.com)

Em dezembro de 2012, Ariane Delcin, 23 anos, participou de um projeto idealizado pela AIESEC, uma organização apartidária, independente, educacional, sem fins lucrativos e totalmente formada e gerenciada por estudantes universitários. A estudante teve como missão passar 40 dias na Ucrânia para divulgar para os brasileiros este país tão pouco conhecido por nós. Ela aceitou ser a jornalista desta edição da Duo e dividir essa experiência tão especial.

Uma brasileira na Ucrânia Quantas vezes você já pensou Comunicação em viajar e conhecer algo novo, fugir da sua rotina e de A comunicação foi um dos principais desafios que encontrei na Ucrânia. Hoje tudo o que já viu? Estava terminando minha faculdade e junto veio aquela ansiedade de recémformado, as dúvidas sobre o que eu iria fazer. Foi quando surgiu a oportunidade de ir para a Ucrânia e participar de um projeto, no qual eu e mais outros jovens de várias nacionalidades fomos divulgar o país, ainda pouco explorado. A Ucrânia é um país do leste europeu que fez parte da União Soviética, faz fronteira com a Bielorrússia, a Romênia, a Moldávia, a Hungria, a Eslováquia, a Polônia e a Rússia. O país, banhado pelo Mar Negro e centro geográfico da Europa, já foi cenário de grandes guerras. Um país muito distinto do nosso.

o idioma oficial do país é o ucraniano, mas até o fim da União Soviética, assim como todos os países da URSS, o idioma oficial era o russo. Os dois idiomas usam o alfabeto cirílico, o que dificultava muito nossa comunicação. No país não é forte a cultura de aprender outros idiomas, como o inglês, e por ser um alfabeto distinto ao nosso era muito difícil compreender o que estava escrito. Para viver lá, utilizávamos dicionários e até mesmo a ajuda de aplicativos de tradução nos celulares. Mesmo assim, às vezes aconteciam situações engraçadas.


Hospedagem Eu tive a sorte de ficar em casa de família, quando estive em Kiev, foi sem dúvida umas das melhores experiências da Ucrânia. Foi com eles que realmente pude viver a cultura do país, pratos típicos, vida social, programas de televisão, e até mesmo aprender algumas frases. Foi na casa de família que me apresentaram um dos pratos mais típicos da Ucrânia o Vareneke. É uma pasta, que lembra muito um ravióli, normalmente o Vareneke tem recheio de batata, porém podemos encontrar com carne, cogumelos e vegetais. A gastronomia da Ucrânia não foi nenhum problema, além dos pratos salgados e saladas, o país fabrica um dos melhores chocolates.

Kiev A capital do país é Kiev, a maior e mais populosa cidade. Foi nessa cidade que eu fiquei por três semanas. Quando se pensa em Ucrânia, possivelmente você vai recordar da União Soviética. Hoje a capital do país é uma cidade neoliberal, chamada de “a nova Kiev”, que aos poucos foi se adaptando ao mundo capitalista ocidental. Mesmo assim, quando você chega a Kiev, ainda é possível sentir a herança soviética.

Encontramos diversas marcas conhecidas mundialmente, porém é só olhar para a arquitetura e para os monumentos de Stalin e Lênin, que estão em toda parte, que temos uma dimensão de como era a vida lá.

da cidade é a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, a Catedral de Santa Sofia no estilo Ortodoxo. Assim como Santa Sofia, Kiev possui outros belos monumentos arquitetônicos, como o mosteiro de São Miguel e a Igreja de Santo André.

A maioria das pessoas vive em apartamentos soviéticos. São edifícios de arquitetura parecida, que comportam a maioria dos habitantes da cidade. Uma das heranças mais impressionantes são as linhas e estações de metrô. Ele foi construído como fortaleza para qualquer guerra que poderia acontecer. Em caso de qualquer explosão ou ataque, as portas se fecham e a população deve se esconder no subsolo. Enquanto acontece o ataque, a sua estrutura é reforçada, impedindo qualquer colapso. Em Kiev, existe a estação de metrô mais profunda da Europa, com mais de 1000 metros de profundidade.

Lviv

Kiev é uma cidade fantástica. Ela foi uma das cidades que sediou a Eurocopa 2012 (Polônia e Ucrânia foram os países anfitriões), e por esse motivo podíamos encontrar em alguns lugares identificações turísticas em inglês. Falando da Eurocopa 2012, visitamos o Olimpiysky National Sports Complex, o estádio que foi palco da final da Eurocopa 2012. Um dos monumentos mais conhecidos

Sejam viajantes, puxadores de malas, mochileiros ou turistas oficiais, a Ucrânia é um país incrível, dono de uma cultura muito rica. A dica para quem quer se aventurar por um lugar um tanto quanto exótico é sempre estar aberto às novas culturas e, claro, carregue sua câmera fotográfica. Garanto que não irão faltar paisagens lindas e momentos únicos.

Você já ouvir sobre Lviv? Essa é outra cidade incrível, que fica no oeste da Ucrânia. É um dos principais centros culturais do país, destino certo para quem deseja ir para a Ucrânia. A cidade é a casa do Chocolate Handmad Lviv, uma das principais fábricas do país, onde toda a fabricação é feita manualmente. Além de ser mãe da principal cerveja do país, assim como em todos os países do leste europeu, a cultura da cerveja é muito presente. Como, por exemplo, a Lvivska, cujo litro custa cerca de 13 UAH (moeda local), algo próximo a 1,30€.



DUO Esporte Por Fabricio de Augustinho . fabrício@sevenfit.com.br

O Beach Tennis chegou ao Brasil em 2008 e se tornou uma febre nas praias. Muito parecido com o tênis tradicional, somente tendo pequenas adaptações nas regras devido à quadra, mudou a raquete, bola e não tem quique da bola devido à areia. Também disputado simples ou em duplas, traz os mesmos benefícios do tênis de quadra, mas com vista para ao mar na maioria das vezes.

Padel é outra variação do tênis, também com exceções nas regras, nas quais paredes fazem parte do jogo. As quadras são de piso e cobertas, assim não tem influência do clima. Usam-se praticamente os mesmos materiais do tênis tradicional. Mudam as raquetes, que são especiais, e em alguns casos a bola muda, mas também pode ser utilizada a bolinha de tênis tradicional. O jogo é muito dinâmico, às vezes, leva-se algumas boladas por ser uma quadra menor e o jogo ser muito rápido Agora veja qual é a mais interessante para cada momento e comece a praticar. Não se esqueça de iniciar com pessoas que conheçam do esporte, para não correr nenhum risco e poder se divertir à vontade.

O tênis proporciona uma melhora na flexibilidade, agilidade, capacidade aeróbica, concentração, resistência muscular e ainda queima muitas calorias. Esporte muito dinâmico que pode ser disputado um contra, um no simples, e dois contra dois nas partidas em dupla. As quadras mais tradicionais para a prática são de saibro, grama e cimento. Para iniciar no esporte, é preciso apenas uma raquete, tênis de sola baixa e bolinha.


Lado DUO

VilmardeFaria

Amizade, aventura e paixão sobre duas rodas. Empresário encontra no motociclismo a sua opção de lazer e relacionamento social

Por Graziella Bilá Fotos Eberson Theodoro

Muitas pessoas, ao viajar pelas estradas de carro, ônibus ou caminhão, já passaram por grupos de motociclistas a bordo de supermáquinas esportivas ou de passeio. A reação desses espectadores é quase sempre a mesma: o olhar de deslumbramento com a beleza das motos; a excitação contagiante do som dos motores; e o pensamento longe, na velocidade do vento, imaginando a sensação de liberdade que envolve os pilotos e seus parceiros de garupa. Se em poucos segundos toda essa emoção toma conta de quem apenas aprecia uma bela moto deslizando pelo asfalto, não é difícil imaginar como se sente quem está no comando dela. “A moto é um desestresse. O ritual de colocar o capacete, subir na moto, ligar o motor e pegar a estrada, faz a gente virar, de novo, um guri”, conta Vilmar de Faria, um aficionado pela vida sobre duas rodas. Muito mais do que um hobby, a Suzuki V-Strom 1000 de Vilmar de Faria é, certamente, protagonista de várias atividades que o empresário desenvolve

quando está fora da sua loja de pisos e acabamentos, a Cia. da Cerâmica. É para falar de motos e planejar programas sobre duas rodas que ele se reúne, semanalmente, com os demais membros do Bodes do Asfalto Moto Clube, de Joinville. Os encontros acontecem na sede do grupo, em um bar localizado no bairro Vila Nova e são marcados por muito bate-papo. E, claro, tudo acontece ao redor das possantes. “Nossas motocicletas ficam sempre por perto. Elas são as estrelas e merecem lugar de destaque”, comenta Faria. Visual produzido e seguro Desfilar a bordo dessas belas máquinas requer produção à parte. Mas engana-se quem acredita que os motociclistas de hoje se parecem com aqueles retratados em filmes norte-americanos: caras grandalhões, desgrenhados, relaxados e, quase sempre, malvados. É certo que muitos acessórios que compõem o visual fazem parte do estilo do motociclista. Porém, a segurança

é um dos principais lemas dos Bodes do Asfalto e, nesse aspecto, as roupas também estão incluídas. “Vestimos sempre o colete porque identifica o nosso motoclube e mostra que o piloto faz parte de uma família motociclística. Mas as roupas de couro ou de cordura, com reforços nos ombros, cotovelos e joelhos, são indispensáveis para dar mais segurança a quem está na moto”, conta Faria. No quesito segurança, os Bodes do Asfalto também seguem à risca outras determinações. “Periodicamente, participamos de cursos e palestras sobre condução segura. Quando rodamos em grupo, pela estrada, seguimos a formação em ‘x’. Assim, todos se mantêm em distância segura. Além disso, à frente temos um líder e, atrás, o ‘ferrolho’ que faz o fechamento do grupo, controlando a velocidade”, explica. Além da segurança, Vilmar de Faria enfatiza outro ponto fundamental entre os motociclistas: o companheirismo. “A moto promove a amizade e a cumplicidade dos grupos. A paixão que


une os motociclistas também agrega as suas famílias, esposas, filhos e amigos”. As mulheres, aliás, têm lugar garantido nas aventuras sobre duas rodas. No grupo Bodes do Asfalto, as esposas são presença obrigatória nas viagens, encontros e passeios. Na garupa de Faria, sua mulher, Daniela Oliveira Zanchi, ajuda a manter a velocidade controlada. “As mulheres são naturalmente mais preocupadas com a segurança. Elas sempre estão atentas ao velocímetro e, quando a gente anda um pouco além, elas já dão o alerta”, comenta o motociclista. Viagens O Bodes do Asfalto é o maior moto clube do Brasil e da América Latina. Embora o grupo seja formado exclusivamente por maçons, nada impede o relacionamento com motociclistas de outros moto clubes. Anualmente, o Bodes do Asfalto realiza encontros nacionais para reunir os seus integrantes. Cada evento acontece em uma cidade diferente e as viagens rumo

às reuniões fazem parte da programação.

De bem com a vida

Junto com outros companheiros de Joinville, Faria também já rodou milhares de quilômetros e visitaram muitos lugares: “Conhecemos todo o sul do Brasil. Com outros cinco amigos, entramos pelo Uruguai, passamos pela Argentina e atravessamos o Chile. Em quinze dias de viagem, rodamos 8,2 mil quilômetros”.

Aos 52 anos, Vilmar de Faria propaga jovialidade e dinamismo. Com formação na área de marketing, o empresário comanda duas unidades da loja Cia. da Cerâmica, que oferece produtos diferenciados na área de pisos e revestimentos. “Estamos sempre buscando atualização para oferecer ao nosso cliente o que há de melhor e mais moderno no mercado. Conhecemos profundamente os nossos produtos e, por isso, prestamos um serviço diferenciado”, comenta o empresário.

Embora as viagens longas sejam menos corriqueiras, a moto de Faria não descansa por muito tempo na garagem. Além de sair para os encontros semanais na sede do Bodes do Asfalto, outros passeios pela região acontecem com maior frequência. Entre os pontos mais visitados pelo motociclista, está o Mercado Público Municipal de Joinville, onde outros apaixonados por motos se reúnem aos sábados pela manhã; a Estrada Bonita, o Mirante de Campo Alegre, Balneário Camboriú, além de outros destinos que surgem em ocasiões inusitadas, como um simples bate-papo entre amigos.

Se o trabalho de Vilmar de Faria é tornar mais bonitos e sofisticados os caminhos por onde as pessoas passam, sua diversão é deslizar pelo asfalto, sobre duas rodas.


DUO Liderança Por Matilde Melo . matildemelo@matildemelo.com.br

Feedback é sempre um Presente! O feedback é uma ferramenta de gestão extremamente poderosa para alinhar e colocar todos os colaboradores no caminho correto. O objetivo deve ser o de ajudar a equipe ou qualquer pessoa a poder fazer alguma coisa de forma diferente no futuro, ou seja, melhorar habilidades e comportamentos. Por este motivo, entendo que o feedback é sempre um presente que deve ser distribuído abundantemente por todos. Nem sempre líderes e liderados sabem como fazê-lo, pois geralmente ele é confundido com um elogio, uma crítica ou uma

conversa que é direcionada com dia e horário previamente agendado. Dar feedback é um desafio, pois é preciso entender as outras pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar a sua capacidade de dar retorno. Ser capaz de fazer uma leitura das outras pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que precisamos desenvolver. A qualidade de qualquer relação, seja profissional ou pessoal, depende da qualidade e da quantidade que cada indivíduo recebe do outro. Se for pobre, a relação será igualmente pobre. Se

for crítico ou ofensivo, assim será a relação. Mas, se for positivo, a relação também será positiva. O feedback só poderá ser assim chamado quando se tratar de um reforço positivo ou indicação de uma oportunidade de melhoria em relação a um comportamento observado. Quem recebe tem de entender exatamente o que aconteceu, em que situação e qual foi a repercussão que fez com que essa atitude fosse percebida como positiva ou não. O retorno estruturado implica em envolvimento, empatia


e esforço. Precisa ser preparado com antecedência, conter fatos e evidências. A primeira pergunta a se fazer antes é saber se a sua intenção é de oferecer o crescimento do outro. Se não for esta a intenção, então é melhor não fazê-lo. O feedback deve se referir a fatos específicos, evitando generalizações e utilizando rótulos. Por exemplo, em vez de dizer “você está fazendo um excelente trabalho”, descreva claramente o que foi bom e porque foi importante. Desta forma, demonstra que você prestou atenção e mostra que você é sincero. E também diz ao seu liderado o que seguir fazendo e o que repetir ou não em sua atitude. Essa conversa deve acontecer logo após o término de um evento ou atividade. De outra forma, o fato não será lembrado e não poderá ser percebido como sincero. Se alguém foi muito útil, criativo ou teve uma grande ideia durante uma reunião, faça um elogio antes de sair da sala. Mas lembre-se que quando os ânimos estão aflorados, é o mesmo que “colocar mais lenha na fogueira”. Use a inteligência emocional e obviamente, você só deverá dar o feedback caso perceba que tanto você quanto a outra pessoa estão em condições psicológicas para dar e receber de forma adequada. A forma como se dá um feedback é tão ou mais importante quanto o conteúdo do que se está falando. Seja sempre franco com seus liderados ou colegas de trabalho. As coisas que não são ditas claramente no dia a dia acabam aparecendo de outras maneiras que só corroem o relacionamento, porém, isto deve ser feito sempre com cuidado e respeito. O carinho com que se consegue dar um feedback diminui a possível resistência de quem está recebendo. Quem vai receber deve manter-se aberto para pensar sobre aquilo

que lhe foi dito. Não tente buscar justificativas do porque você agiu assim, isto só fará com que você se conforme e não busque mudar. Ouça, tire dúvidas caso não tenha entendido algo direito, agradeça e diga que irá refletir sobre o ocorrido. Normalmente receber feedback gera um incômodo. Canalize esta energia para conseguir provocar uma mudança positiva em sua maneira de ser. Analise e reflita sobre suas atitudes, pense se está lidando com as pessoas da maneira certa. A falta de feedback ou o mau uso dele pode dificultar em muito nossas relações, já que ele tem um papel central em nossa vida, regendo nosso esforços e estímulos. O gestor deve saber que o processo saudável é construído no cotidiano da relação com sua equipe. Transparência nas relações, honestidade e sinceridade são ingredientes obrigatórios para se construir não só um feedback proveitoso, mas uma relação duradoura com sua equipe. Isso deve ser trabalhado em “doses homeopáticas” para que se construa uma relação de confiança. Porque um bom feedback só é possível quando existe essa relação de confiança. Quando ambas as partes sabem dos propósitos, dos resultados alcançados, dos métodos empregados e das dificuldades encontradas, é possível implantar a cultura de dar e receber muitos presentes durante o dia, ou seja, crescer e ajudar a desenvolver líderes e equipes oferecendo feedbacks.

Matilde Melo é Psicóloga e Personal Executive Coach.



DUO Viagem Osny Martins

Turismo na vizinhança

Baratinho, SIM, mas glamuroso A velha máxima de imaginar que só uma viagem cara, cheia de dificuldades e mapeamentos é a que constitui o verdadeiro ato de fazer turismo, cai por terra de novo. Ledo engano. Típico de quem não viaja e passa os dias a sonhar. Pra esta parcela das pessoas, se não for uma viagem pra destino qualificado de capa de revista, não é turismo, não é férias, não conta...

facilmente evitáveis, caso não haja preconceitos, não haja temores em se questionar quem realmente entende de viajar. Se confia plenamente no seu agente de viagem, não hesite. Um amigo ou conhecido viajante também é ótima dica. Sem contar a infinidade de material atualmente disponível na internet e nos múltiplos guias que se dispõem no mercado editorial.

Por certo, serão estas mesmas pessoas que se estruturarão todas para um primeiro cruzeiro. E, pra não errar, vão usar o truque de fazê-lo em águas brasileiras e/ou sulamericanas. Risível! Pagarão muito mais caro no proporcional do que um mágico cruzeiro pelo Mediterrâneo por exemplo.

Mas, independentemente de seu “anjoda-guarda” turístico, é certo que o primeiro mito a ser defenestrado é o de que uma viagem para ser boa tem que ser pra longe, custar caro e durar dias e dias.

Erros assim, até infantis no mundo da indústria do turismo, podem ser

Ora, uma viagem para ser boa depende de outros fatores muito mais inteligentes que estes. Ela pode ser barata, ser aqui para perto e durar menos de um dia...

Ou só alguns poucos dias. Tudo é muito relativo. Valorize quesitos básicos como o destino, a companhia, a época do ano e o propósito de suas férias ou de sua viagem. Se você precisa descansar uns dias, escolha o destino pra isto e não pense em badalação ou em passar os dias andando e conhecendo lugares, museus ou praias nativas. Ao contrário, se pintou aquela vontade de conhecer algo novo, pesquise e parta para a aventura de desbravar um novo lugar. Se está sozinho, a escolha é até mais fácil. Acompanhado, deve-se chegar a um lugar comum na definição. E se estiver com a família, filhos pequenos, mais atenção ainda na escolha. Dificilmente vai encontrar um destino que consiga a proeza de agradar a todos com igual intensidade – exceção feita, talvez, a Disney.

DUO

81


A lista dos prazeres

Tenha em mente que sua viagem dos sonhos pode estar mais perto do que você imagina, custar mais barato do que sua vã filosofia poderia pensar e ser realizável plenamente já na semana que vem. Ou quem sabe até no próximo fim de semana. Basta pesquisar, ser criativo, saber desapegar das coisas do dia-a-dia e ter um mínimo de disciplina e organização. Pronto! Afivele a bolsa e boa viagem!

Litoral Num raio de 100 km, você tem a disposição a partir de Joinville, um rol de opções para deixar qualquer turista europeu babando de inveja. Talvez nunca tenha se dado conta disso, mas as praias do entorno de Balneário Camboriú e Itajaí são um convite a férias mágicas. Brava, dos Amores, Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho, Taquaras, Taquarinhas... Quer mais? Ande mais um pouco só e chegue a Porto Belo. Se for plena temporada, evite a aglomeração de Bombas e Bombinhas

(embora valha a pena) e opte pelo paraisinho da Caixa d’Aço – entrada a esquerda, antes de subir o morro pra Bombas. Os minúsculos 50 metros de areia são maravilhosos. Até a trilha íngreme vai ser vencida sem quaisquer arrependimentos. Abuse do local. Vai ser só seu mesmo e de mais uns poucos afortunados. Se gosta de um pouco mais de aventura, vá até a praia da Tainha, depois de Bombinhas. O acesso é desafiador. Melhor se estiver com carro com tração

4 x 4. Se já conhecer esta, vá mais adiante ainda. Menor que a da Tainha é a Porto da Vó. Só não espalhe a novidade, pra preservar o local mais deserto possível. No sentido contrário, em direção ao norte, não desanime com a sequência de praias retas e de poucos atrativos, como as do Paraná. Lá, mais adiante, tem o paraíso da Ilha do Mel. Vá sem medo. Melhor ficar em Encantadas do que em Brasília. E não volte sem um passeio pela Praia de Fora, a Grande e a do Miguel.


Serra

No inverno, ainda em território joinvilense, na divisa com Campo Alegre, o Rio do Júlio merece sua atenção. Pare quantas vezes quiser, no segundo semestre, para fotografar as abusadas hortências, que insistem em avançar sobre a estrada vicinal em touceiras exibidas. Na Dona Francisca, um pouco antes da entrada do município de Campo Alegre, se esbalde num chocolate quente dos deuses no Dom Camponês (lado direito de quem sobe a serra).

A Estrada do Rio do Rastro virou cartão postal de Santa Catarina e não foi ao acaso. É de uma beleza ímpar. Evite os fins de tarde e o ínicio da manhã. Aproveitará mais a paisagem e evitará riscos com pista escorregadia. São Joaquim, Urubici e adjacências dispensam apresentações. Escolher uma pousada das dezenas que se oferece nas redondezas e passar um fim de semana, é algo tão simples e encantador que você vai fazer a segunda lua-de-mel sem programar.

Para o lado Norte de Joinville, que tal um passeio num sábado ou domingo, na Via Graciosa, logo depois de Curitiba. Com pique-nique ou sem pique-nique, o passeio é encantador. Vá sem pressa. Vá pelo litoral e retorne por dentro ou viceversa. Se esquecer a sexta do convescote, opte pelo Barreado de Morretes. São vários os restaurantes que oferecem a comida típica paranaense no pé da Via Graciosa. Se for no verão, aproveite para uma pescaria ou um banho de rio em vários pontos da parte mais baixa da via.

Interior Ainda num raio de 100 km de Joinville, é possível se esquecer dos afazeres do cotidiano, descansar a valer e ainda fazer a alegria de toda a família. Os hotéis-fazenda nas proximidades são procurados por gente de todo o Brasil. Não abra mão deles, talvez por desinformação de tudo o que oferecem de bom e convidativo por um preço bem interessante. Jaraguá do Sul, Corupá, Gaspar, Brusque, Blumenau, são algumas das cidades que devem ser pesquisadas, são várias as opções.


DUO Moda Masculina Por Alex S. Ferreira . alexmodafloripa@ig.com.br

Acerte na escolha

doTerno

Olá, amigos!

Para muitos o ano começa em março. Que tal começar o ano ainda melhor vestido para o sucesso? Nesta edição, seguem algumas dicas para você que quer economizar ou investir naquele traje do dia a dia. As cores continuam sendo os versáteis marinho, preto, cinza claro e grafite e ao menos um com alguma risca discreta, não muito marcante em tecidos de lã fria ou poliviscose. Lembrando que é sempre bom verificar se continuam com um bom caimento e o tecido estruturado, pois como falei na edição anterior, “a elegância e o sucesso andam lado a lado”. Os modelos continuam sendo os de um e dois botões acinturados, com uma ou duas aberturas, garantindo um caimento mais elegante, destacando assim os ombros e valorizando o seu corpo. Mas se estiver acima do peso, não arrisque, prefira os modelos mais retos. A calça sem pregas, mais justa ao corpo e com a boca levemente afunilada. Comprimento Muitos amigos me perguntam qual o comprimento ideal do paletó. É simples. O comprimento do paletó deve acompanhar a junta ou a ponta do polegar. Caso o manequim seja de estatura baixa, indico a ponta para alongar a silhueta. Os demais, na junta ou quando fechar a mão esticada, a barra do paletó deve ficar no meio da palma da mão.

Foto divulgação

O comprimento ideal da manga deve terminar onde começa o pulso e a manga do paletó em 0,5 cm atrás. Quanto ao relógio, exiba só um pouquinho. Quando o paletó é grande demais e cobre o colarinho da camisa, você pode parecer mais baixo e desleixado. O certo é estar 1 cm à mostra. De uns tempos para cá, lojas de Joinville, como a Tevah, passaram a oferecer trajes sob medida, já que para comprar um traje que realmente vista bem, os ajustes se tornaram ainda mais necessários, devido às diversas estaturas e biotipos diferentes. Fica a dica, pois após um traje feito sob medida, dificilmente você vai querer comprar um pronto. Camisas As camisas seguem em tons suaves, seguindo a linha ice cream: verde, menta, lilás, azul bebê, rosa e amarelo clarinho foram algumas das cores apresentadas nas passarelas como tendências para vestir os homens na moda outono/inverno 2013. Gravatas

Nas gravatas, continuam as tradicionais e as slim (mais estreitas) nas cores vermelho, bordô, rosa, preto em riscas, gramaturas e em poá para abrir o conjunto ou harmonizar em um tom sobre tom. Sempre lembrando que o comprimento ideal da gravata é um leve toque no cinto da calça. Mais curta ou comprida, a elegância vai por água abaixo. Bom, amigos! Espero que tenham gostado das dicas. Desejo a todos muito sucesso e até a próxima edição, com mais dicas e novidades.


DUO Moda

Eterno

Elegante

A Song Modas apresenta a coleção outono|inverno 2013. Recheada de elegantes ternos, tricos, camisaria e descolados casacões. A moda dessa estação veste um homem moderno e sintonizado com o seu tempo.

DUO

85




Fotografia: Alex Miranda Tratamento de Imagem: Cinthia Miranda Fotografia Produção de Moda e Styling: Rose de Faria (47 9947 5767) e José Gomes Modelos: Jean Bialoglowka, Bruno Alencar, Andressa Fonseca Agencia 93 model management - www.93models.com e Gediel Cardoso Agradecimentos: Fundação Cultural de Blumenau.


DUO Gastronomia

SaboreanDUO

Salada Fatouche Ingredientes:

Modo de preparo:

 1 tomate grande  1 pepino japonês pequeno  1 alface americana pequena  3 ramos de salsa  1 ramo de cebolinha verde  1 colher de chá de hortelã seca (desidratada)  1 pão sírio  Sal e azeite de oliva a gosto

1. Corte o tomate e o pepino japonês em pequenos cubos. 2. Corte a alface americana em tiras. 3. Pique bem a salsa e a cebolinha. 4. Abra o pão sírio no meio, corte em quatro partes e frite até ficar dourado.

Convidado da edição Samir Haidar Proprietário do Restaurante Kib’s

5. Em uma bacia, misture todos os ingredientes, coloque sal e azeite de oliva a gosto e depois quebre o pão sírio frito. Misture novamente. 6. Só servir e degustar uma das saladas mais tradicionais do mundo árabe.

DUO

89


DUO Bebidas

por Aldo Cadorin aldocadorin@demarseille.com.br

Outras

Videiras

e Vinhos

Cresce no mundo do vinho a busca do novo, tanto de videiras como de regiões. Sair dos clássicos cabernet sauvignon (tinto) e chardonnay (branco). Países como Itália, Portugal e Grécia, por exemplo, são um celeiro de centenas de videiras nativas (autóctones), proporcionando vinhos de aromas e paladares inusitados

e surpreendentes. Nos brancos, destaque para os excepcionais secos alemães (Riesling), alvarinhos da península ibérica, diversas castas da região do Friuli (norte da Itália) e seus vizinhos da Eslovênia e Croácia, encruzado de Portugal, Viognier da França. Nos tintos, toma corpo a grenache/garnacha, de Portugal,

a touriga nacional e tinta roriz/ aragonês que na Espanha se chama tempranillo. E aqui nem falamos das videiras e vinhos realmente exóticos, mas somente alguns que despontam em escala comercial no Brasil.

CERVEJAS GOURMET

VINHOS DE ALTITUDE DE SC

EXPOVINIS

Santa Catarina já se destaca na produção em diversas cidades. A diversidade de países de onde importamos também é expressiva. Os restaurantes começam a agregar os produtos em suas cartas. Em Joinville, o Biergarten foi um dos pioneiros. A Visconde já desponta toda uma galeria na presença da nossa Opa Bier. Ao lado, outro empreendimento com uma vasta opção de rótulos além de chopp e petiscos. Outra bela proposta ali é de um Irish Pub com chopp Guiness e outros belos rótulos acompanhados de comidinhas de boteco. Nosso Mercado Público também não ficou para trás, assim como outros pontos da cidade. Da mesma forma como com o vinho, os amantes da cerveja gourmet têm um grande leque de opções.

Nossos vinhedos já nasceram pelas mãos de empresários. Temos futuro promissor. Ano a ano, na medida até do envelhecimento das videiras, vão ficando melhores. Vinícolas como Villaggio Grando, Quinta das Neves, Pericó e outras, têm um compromisso sério com a qualidade. Santa Catarina está na moda. Resta aproveitarmos este bom momento para crescermos nesta harmonização de nossos vinhos com a cozinha litorânea, campeira e de outros sotaques do estado.

O mundo do vinho se reúne em São Paulo de 24 a 26 de abril. Este é o maior da América Latina, acessível a profissionais e consumidores. Haverá vinhos do mundo todo, incluindo catarinenses e brasileiros em geral.

Aldo Cadorin Sommelier profissional Abs/Brasil e Fisar/Itália



Publieditorial

TEORIA da reconstrução A Mixologia Molecular é uma tendência

feitas com néctar de pêssego que explodem

da coquetelaria mundial e, basicamente,

na boca e provar uma caipirinha na forma de

significa a arte de misturar bebidas e criar

espuma são algumas das ações inovadoras

coquetéis respeitando o limite de equilíbrio

vindas deste conceito.

dos componentes, assim como a variação

Segundo

de álcool contida em cada coquetel.

Dias Goulart, proprietários da Kamikase

O conceito de degustar um drinque, de

Bartenders, a empresa novamente vem

experimentar novas sensações e de não

inovando ao utilizar estas técnicas nas

beber por beber é o legado dos profissionais

festas de casamento. “Imagine como seria

“mixólogos”,

novas

surpreendente se seus convidados fossem

técnicas e encontram na combinação de

recepcionados com um espaguete de

ingredientes as chaves para fazer história na

caipirinha ou um Mojito Sólido servido em

arte da coquetelaria.

lâminas de vidro e polvilhado com ouro

que

pesquisam

Jeferson

Reimann

e

Tiago

comestível em pó?”, os sócios explicam que Mixologia molecular

estes são apenas alguns exemplos do que é possível com a Mixologia molecular.

De uns anos para cá, na Europa e Estados

Se você quer surpreender a todos com

Unidos, a coquetelaria tem vivido um

cocktails moleculares no seu próximo

período

evento ou festa, entre em contato conosco.

de

mudanças

significativo

e bartenders do mundo todo estão empenhados em difundir estes conceitos a todos os admiradores desta arte. Uma das tendências mundiais é a Mixologia

Kamikase Bartenders

Molecular, que cresce a cada dia se espelhando na Gastronomia Molecular e

Jeferson Reimann

no conceito de desenvolver experiências

Tiago Dias Goulart

mudando os estados moleculares dos

Mixologistas

ingredientes,

a

chamada

teoria

da

desconstrução.

48 3035 6381

Promover uma experiência sensorial única,

www.kamikase.org

como comer um Dry Martini em vez de bebê-lo, degustar um Bellini com pérolas

ESPAGHETI DE MELÃO


ESPUMA DE CRAMBERRY 2

PINA COLADA ESPAGUETI LAGOA AZUL



DUO Direito Por Eliezer José Bonan Júnior - Advogado | eliezer@bonanmartins.adv.br

Direito Educacional:

a nova onda do direito

Creches, escolas, faculdades, instituições de educação à distância, entre outras diversas entidades que atuam na área da educação, agora contam com um ramo específico do Direito para cuidar das suas particularidades. O Direito está atento à expansão educacional e está enquadrando seus princípios e regras à educação. Por exemplo, para uma instituição de ensino privada iniciar suas atividades é necessário, mediante processo administrativo próprio, a autorização do Conselho Estadual de Educação, no caso da Educação Básica e Profissional, e do Ministério da Educação, para o Ensino Superior. Além disso, o dia a dia da instituição de ensino, nas diversas relações que mantém com os alunos (didática, comercial, contratual, financeira, entre outras), necessita do cuidado

especial do Direito, em razão de suas peculiaridades. Outro aspecto importante diz respeito à relação das instituições de ensino com os profissionais que nela atuam (educadores, cuidadores, entre outros) no que tange à aplicação de leis trabalhistas próprias. Por tudo isso, surgiu o Direito Educacional como um conjunto de normas, princípios, leis e regulamentos que versam sobre as relações de alunos, professores, administradores, especialistas e técnicos, enquanto envolvidos, mediata ou imediatamente, no processo ensino-aprendizagem. Dentre as atuações do Direito Educacional, estão aquelas relacionadas à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; à Legislação aplicável à Educação

Superior; à Legislação aplicável à Educação à Distância – EAD; às aplicações do Estatuto da Criança e do Adolescente na educação infantil, no ensino fundamental e médio; aos Contratos de Prestação de Serviços Educacionais; às questões financeiras, entre outras. Atualmente as instituições de ensino já podem contar com escritórios de advocacia especializados em direito educacional para atender às demandas específicas desta área. Estes profissionais acompanharão as relações educacionais, tanto na forma preventiva, quanto para resolver questões pontuais ou, ainda, para sanar dúvidas sobre esta nova onda do direito: o Direito Educacional.


DUO Saúde

Mexa-se

e perca

Por Mariana Woj

A Revista Duo conversou com quatro atletas de Joinville. Eles garantem que para perder peso, basta praticar exercícios, acreditar e não desistir Fotos: Arquivo pessoal


Correr contra a obesidade Osmar Santos emagreceu 54 quilos apenas mudando seus hábitos alimentares e praticando atividades físicas. Sua história pode ser acompanhada através do livro “Uma História de Peso”, no qual divide com os leitores como foi possível transformar um corpo doente em um organismo sadio. Aos 56 anos, tomando mais de seis tipos de medicamentos diariamente, hipertenso, com diabetes e pesando 133 quilos, na fila da redução do estômago, sofreu um pré-infarto. A partir daí, seguiu a orientação do seu cardiologista de não fazer a redução, mas sim, mudar radicalmente seus hábitos. A leitura do livro “A Semente da Vitória”, de Nuno Cobra, foi, segundo ele, a mola propulsora para correr em direção à melhora de sua saúde. No livro, o autor aponta

três pilares para se ter uma vida de qualidade: sono, alimentação e atividade física. Por isso, Osmar teve de lutar contra a vontade de comer e a preguiça de fazer exercícios. Precisou descobrir a atividade que lhe dava mais prazer e tornou-se praticante do atletismo. Aos poucos o seu estilo de vida mudou para melhor com o auxílio dos profissionais de educação física, da área médica e o apoio de sua família e amigos. Hoje aos 64 anos, já participou de 180 corridas e em 2013 correrá sua 10ª Corrida de São Silvestre. Sua próxima meta é percorrer o Caminho de Santiago de Compostela e transformar seu livro em um filme. Osmar é Consultor Comercial, palestrante e apresenta o programa “Vida Saudável” na TV Babitonga.

Para conseguir aguentar o ritmo das competições, Osmar segue a seguinte rotina: Musculação na academia 3 vezes por semana Corrida na rua 3 vezes por semana Descanso de 1 dia


Conjunto de fatores que levam à vitória Anderson Hickman, conhecido por todos como Macaco, é referência em Muay thai na cidade. Já participou de 13 campeonatos e levou para casa os títulos de Bicampeão Catarinense, Campeão Interestadual, Campeão Catarinense de Kick Boxing e participou por duas vezes do Storm Muay Thai. Sua primeira experiência com a luta aconteceu com o convite de um amigo aos 13 anos. Hoje, aos 29, Macaco deixou de lado as competições dentro do ringue para se dedicar como empresário e promotor de eventos de luta e administrar o seu Centro de

Treinamento de Artes Marciais. Segundo Macaco, para as pessoas que querem viver do esporte é necessário abrir mão de algumas coisas. “Participei de competições dos meus 14 até os 21 anos e, para um atleta, uma vida regrada é fundamental. É um conjunto de fatores que levam até a vitória. Faz toda a diferença no resultado uma alimentação balanceada e controlada por um profissional da área, juntamente com um treino específico físico e os treinos técnicos e táticos de luta. Distância de festas, bebidas e noites mal dormidas são regras fundamentais na vida do atleta de competição”, destaca. O empresário finaliza dando algumas dicas para quem quer apenas

ter uma vida saudável e se livrar das gordurinhas. “Evite remédios controlados e busque sempre a orientação de um profissional da área da saúde. Se você apenas caminhar, já esta proporcionando uma manutenção correta para o seu corpo. Existem milhares de opções de esporte e lazer que vão proporcionar uma queima calórica e fazer com que você controle o seu peso e melhore a sua qualidade de vida. Então não fique frustrado, pois temos uma série de alunos que em menos de três meses conseguiram perder mais de 20 quilos de forma saudável e correta. A sua mente é o seu maior desafio e é a sua limitadora”.

Para cuidar do corpo, Anderson: Treina Muay thai todos os dias por 1 hora Faz musculação por 1 hora e meia diariamente


Discípulo do esporte Eduardo Fischer, 33 anos, Advogado e consultor tributário na Martinelli Auditores, foi nadador profissional durante boa parte da sua vida. Participou de incalculáveis competições, entre elas, os Jogos Olímpicos de Sydney e Atenas, os seis Campeonatos Mundiais e cinco torneios sul-americanos. Segundo ele, manter-se saudável vai além de fazer exercício físico e comer saladas. “A saúde depende de uma série de fatores e cada um tem sua importância na busca por uma vida longa. A saúde mental ou psicológica é tão importante (ou até mais importante) que a saúde física, na busca por uma vida com saúde. Trabalhar sem tanto stress e conservar um ambiente laboral agradável contribui muito para essa boa vida”, destaca Eduardo. O advogado relata que, hoje em dia, não

compartilha das mesmas privações de quando era um atleta, mas mantém vivos alguns hábitos saudáveis simples, como dormir 8 horas por dia, acordar cedo, tomar um café da manhã balanceado, não fumar, alimentar-se a cada quatro horas, ingerir bebida alcoólica e beber muita água. O advogado recomenda a natação por ser um dos esportes mais completos que existem. “Além de trabalhar membros superiores e inferiores e oferecer um ótimo aperfeiçoamento cardiorrespiratório, a natação ajuda também na coordenação motora, propriocepção, equilíbrio e força específica. É sem dúvida uma excelente atividade física”, explica. Para quem está acima do peso, Eduardo recomenda que promova pequenas alterações na sua vida. “Troque o refrigerante por suco ou água. Compre uma bicicleta. Leve o cachorro pra passear com mais frequência. Substitua a carne vermelha

por peixe ou frango e coma mais frutas. Mas o grande truque é: quando achar que precisa repetir, pare. Levantar da mesa com um pouquinho de fome pode fazer a diferença.” Geralmente, quando ainda achamos que estamos com fome, na verdade estamos satisfeitos, mas nosso organismo tende sempre a querer deixar “reservas” para qualquer “emergência”. “Reserva é igual a ‘pneuzinho’”, finaliza. Mesmo aposentado das piscinas como atleta, sua rotina de treinamento continua intensa: Natação de segunda a sexta em uma média de 3 quilômetros por dia Exercício de musculação 3 vezes por semana Nas horas vagas, joga basquete e anda de bicicleta


Força nos braços Rafael Kilipper, 22 anos, pratica ginástica olímpica há 10 anos. Sua motivação começou quando entrou em um ginásio e sentiu como se estivesse em um parque de diversões. Praticando o esporte como uma brincadeira, já participou de mais de 50 campeonatos. “A ginástica, além de me dar uma boa estética física, me proporciona uma bagagem como profissional muito rica em conhecimento, a qual poderei aplicar futuramente com meus alunos, como personal trainer. Porém, mais do que profissional, a ginástica me fez ser uma grande cidadão, pois conheci muitas pessoas boas, que me ensinaram muitas coisas e que vou levar para o resto da minha vida”, explica. Segundo ele, ter qualidade de vida envolve uma alimentação balanceada, atividade física e disciplina. A ginástica olímpica trabalha os músculos do corpo inteiro: pernas, braços, abdômen, costas e bumbum. Além disso, ajuda a emagrecer. Em uma hora, é possível queimar até 400 calorias. O esporte também traz outros benefícios: garante equilíbrio, flexibilidade, força, agilidade, coordenação, concentração e disciplina.

Segundo ele, “Ninguém consegue seus objetivos se não tiver disciplina e dedicação.” Até ano passado, Rafael treinava ginástica todos os dias das 14h às 17h, porém, por enquanto a equipe está sem ginásio para treinar. Pratica entre 1 e 2 horas por dia de musculação Aos fins de semana, caminha, anda de bicicleta, joga basquete, pratica surf e corre


Tri Legais

Especialistas em

Por Mariana Woj Fotos Eberson Theodoro

rebimboca da parafuseta Em Joinville, é quase impossível encontrar mulheres que entendem de mecânica de carros, mas existem três que vestem o macacão, enfrentam o preconceito, provam que são tão capazes quanto os seus colegas de trabalho e, tudo isso, sem deixar a vaidade de lado.

DUO

101


Com mãos na desde criança 20asanos degraxa experiência Hyara Cristina da Rocha, 33 anos, é formada em Sistemas de Informação e atualmente proprietária da Gold Car Mecânica. Segundo ela, as mulheres que trabalham nesta área possuem muito potencial e merecem um voto de confiança.

Revista Duo (RD): Por que trabalhar como mecânica? Hyara Cristina da Rocha (HCR): Desde criança tinha uma ligação muito forte com tudo que envolvia carros. Minha família sempre trabalhou com vendas de carros. Iniciei nesse ramo bem cedo. Meu primeiro emprego foi como auxiliar de escritório em uma revendedora de veículos, aos 14 anos. Aos 16, passei a ocupar o cargo de vendedora e aos 18 anos a gerência de uma loja de caminhões, na qual permaneci por quatro anos. Sempre que algum carro ou caminhão precisava de reparos, lá estava eu, ao lado dos mecânicos, vendo e mexendo em tudo. Em busca de aperfeiçoamento, fiz um curso de Injeção Eletrônica. O tempo passou e logo virei proprietária da Gold Car Mecânica. Gosto muito de mexer com carros, desde a parte elétrica, mecânica até a pintura automotiva. RD: Já passou por alguma história engraçada por ser mulher? HCR: Histórias engraçadas houve muitas. Certo dia, um cliente veio até a Gold Car reclamando que seu carro fervia demais. Examinei e constatei que o problema estava no sensor de temperatura da água. Sabendo do problema, troquei a peça estragada, informei ao cliente que a troca já havia sido realizada, que o concerto estava concluído e que ele já poderia levar seu veículo. Bom, ele foi embora e logo no dia seguinte, retornou questionando que após a tal peça estragada ser trocada o carro passou a apresentar outro problema, pois o ponteiro do marcador de temperatura não passava de 90° C. Expliquei pra ele que o ponteiro não passava dessa temperatura porque

o veículo estava arrumado, pois essa temperatura mostrava que o carro não fervia mais, que essa temperatura era a normal de um veículo. Na hora, começamos a rir, depois me pediu desculpas e disse que ficou com receio, pelo fato de ter sido uma mulher que havia realizado o concerto do carro. Hoje ele é meu cliente e, sempre que vem aqui, lembramos e rimos juntos dessa história. RD: É precisa muita força pra ser mecânica? HCR: Hoje, com todos os equipamentos hidráulicos e toda tecnologia disponível no mercado à disposição do profissional, não exige muita força física do mecânico. Acredito que com essas ferramentas, cada vez mais mulheres poderão entrar nessa profissão. RD: Como se sente sendo umas das poucas mulheres na cidade exercendo esta profissão? HCR: Tenho muito orgulho de mim mesma, e acima de tudo, me sinto realizada trabalhando no que realmente gosto. Talvez eu tenha um pouco mais de dificuldade para superar certos obstáculos, do que um homem (mecânico), mas sou muito determinada e esforçada. No final, sempre atinjo meus objetivos. E a melhor gratificação que tenho é um cliente sair satisfeito com meu trabalho. Isso não tem preço que pague.


Na busca por um futuro melhor Joice Maria Suave Bobinski tem 48 anos e é pintora automotiva na oficina da família. Espelhou-se no marido para começar nessa profissão e afirma que as mulheres são mais cuidadosas, observadoras e detalhistas e, por isso, são importantes nesta área.

Revista Duo (RD): Como começou nesta profissão? Joice Maria Suave Bobinski (JMSB): No começo foi por necessidade, para ajudar o meu marido e aos poucos fui me apaixonando e ficando.

RD: O que precisa pra ser uma boa pintora? JMSB: Gostar do que faz, dedicação e aperfeiçoamento, pois o mercado sempre lança materiais novos que devemos nos adaptar para usar.

RD: Sente algum tipo de preconceito? Conte uma história engraçada pela qual já passou. JMSB: Nunca senti preconceito. As pessoas que me conhecem sempre me admiraram por estar nessa profissão. Um exemplo cômico foi quando meu carro estragou e parei no acostamento para verificar o que havia acontecido. Neste momento, um homem parou e perguntou se eu precisava de ajuda, agradeci dizendo que não precisava porque já havia resolvido o problema, que o motor aqueceu porque a ventuinha não funcionou, então fiz uma ligação direta.

RD: Por que trabalhar com pintura? JMSB: Porque eu queria ver a empresa da minha família prosperar e desejava que meus filhos tivessem um futuro melhor.

RD: Como se sente sendo umas das poucas mulheres na cidade exercendo esta profissão? JMSB: Muito orgulhosa, pois é uma profissão onde a maioria é de homens.

RD: Como aprendeu a mexer num carro? JMSB: Primeiramente olhando o meu marido trabalhar, assim ele me ensinou a mexer nos carros. Então comecei a fazer vários cursos de aperfeiçoamento,


20 anos de experiência Romilda Passarela da Silva trabalha como mecânica profissional há 20 anos junto a seu marido, Antônio. Aos 50 anos e mãe de duas meninas, ela garante que para ser mecânica é preciso força de vontade para aprender e realmente gostar do que faz.

Revista Duo (RD): Por que trabalhar como mecânica? Romilda Passarela da Silva (RPS): No começo, meu marido sempre pedia para ajudar em alguma coisa e com isso, acabei pegando gosto pela profissão. Com o passar do tempo, o serviço foi aumentando e sempre chegava alguém na oficina que queria que eu arrumasse o carro, alegando que tinham me indicado porque eu sabia ver o defeito e fazer a regulagem. RD: Sente algum tipo de preconceito? RPS: No começo foi meio difícil, pois os homens ficavam me olhando e pensavam “será que vai dar certo?”. Com o passar do tempo foram acostumando e hoje acreditam no meu trabalho. RD: Já passou por alguma história engraçada? RPS: Um dia entrou um carro na oficina. O cliente nem desceu e eu já disse que o carro estava com uma vela queimada. No mesmo momento, o cliente me olhou e disse: “Até parece que você sabe do defeito”. Todos da oficina caíram na gargalhada, pois ele nem imaginava que seria eu quem iria fazer o conserto.

RD: Como aprendeu a mexer num carro? RPS: Praticando dia a dia com o meu marido e fazendo curso para me aperfeiçoar, porque as mudanças dos carros são muito radicais. Isso sem falar nas palestras que fomos nestes 20 anos. RD: Como se sente sendo umas das poucas mulheres na cidade exercendo esta profissão? RPS: Hoje me sinto à vontade como mecânica na cidade, pois os outros colegas me respeitam. Um tempo atrás estávamos no curso de carburação e eu era a única mulher no meio de mais ou menos 40 mecânicos. RD: Qual a diferença de um homem mecânico para uma mulher mecânica? RPS: A única diferença que eu acho é a força que eles têm a mais, porém eu uso a minha sabedoria para soltar um parafuso ou apertar o mesmo. RD: É uma pessoa vaidosa? RPS: Sou muito vaidosa. Ninguém diz que sou mecânica. Gosto de me arrumar bem e sempre que posso ando na moda.



Parabéns, senhora Barbie

No mês de março, a loira mais famosa do planeta completa 54 anos com corpinho de 18, um guarda-roupa invejável e penteados inesquecíveis

por Mariana Woj

Há muitos anos, a boneca Barbie influencia gerações devido à personalidade associada - jovem, amiga, companheira, inteligente e politicamente correta – e pelo padrão de beleza desejado por qualquer mulher. Quando lançada, usava um maiô listrado em preto e branco, brincos dourados e sandália de salto agulha. Desde então, passou a vestir só o que é moda. Sua paixão sempre foram os vestidos, porém em seu guarda-roupa possui 1 bilhão de peças disponíveis e 1 bilhão de pares de sapatos. A questão é que Barbie Milicent Robert é um sucesso desde sua criação, em 9 de março de 1959, dia em que sua mãe Ruth Handler a lançou na feira do brinquedo, em Nova York. Apenas no primeiro ano foram vendidos mais de 300 mil exemplares.

Profissional gabaritada

Barbie já interpretou cerca de 108 personagens diferentes: enfermeira, secretária, médica, empresária, mergulhadora, tenista, atleta, dentista, bombeira, militar, universitária, etc. Tornou-se cirurgiã em 1973, mulher de negócios em 1985, astronauta no ano seguinte e candidata à presidência em 1993.

Improváveis e generosas formas Desde seu lançamento, Barbie conseguiu desenvolver um estilo personalizado e específico de dar inveja às fanáticas fashionistas. Tornou-se a manequim perfeita e teve roupas desenhadas por mais de 70 designers renomados, entre eles Anna Sui, Bill Blass, Ralph Lauren e Burberry. Christian Louboutin também já dedicou um par de sapatos altos para este ícone. Além disso, a bonequinha acompanha as tendências de seu tempo: no começo, tinha ares de Doris Day. Em 1964, foi inspirada em Brigitte Bardot. Em 1965, ganhou uma versão negra por conta de problemas raciais americanos. Em 1969, inspirada no festival Woodstock, tornou-se hippie e na década de 1970, aderiu aos patins e à moda country.

Versão brasileira Em 2009, quando Barbie completou 50 anos, a Mattel, fabricante da boneca, lançou a Barbie Amazônia, criada pela designer Linda Kyaw. Cabelo negro, cocar de penas na cabeça, colares de sementes, adereços de palha e detalhados grafismos tatuados no corpo tornam a boneca uma visão fashion das nativas indígenas.

Curiosidades - Em 2002, a boneca deixou sua marca na Calçada da Fama, em Hollywood (EUA) - A cada segundo, duas Barbies são vendidas no mundo - A boneca é vendida em cerca de 150 países - Se todas as Barbies existentes fossem colocadas lado a lado, dariam sete voltas em torno da Terra - No bicentenário da Independência dos Estados Unidos, em 1976, uma Barbie foi colocada em uma cápsula do tempo. Só será aberta em 2076, para mostras às futuras gerações como eram as mulheres daquela época.



Duo Noivas

Casamento

Cronometrado Agora que o pedido oficial já foi feito, siga o checklist que preparamos e organize o seu casamento sem neuras e traumas em um ano. por Mariana Woj 12 meses antes do casamento

O casamento: uma das decisões mais importantes que um homem e uma mulher tomam em suas vidas. Antes de o padre dizer “pode beijar a noiva” é preciso fazer as escolhas certas para não se frustrar. Para ajudar, a Revista Duo organizou uma agenda que vai colaborar para que você organize a festa.

 Escolha a data, reserve os locais de cerimônia religiosa e da recepção.  Faça o orçamento de quanto poderá gastar (já estudando a lista de convidados).  Comece a pesquisar por buffet, fotógrafos e videomakers. 10 meses antes do casamento  Pesquise por músicos e DJs.  Defina o modelo do convite.  Escolha o buffet, uma boa assessora e a empresa de foto/filmagem. 6 meses antes do casamento:  Convide pessoalmente os padrinhos, daminhas e pajens.  Comece a definir o vestido e marcar as provas.  Escolha o padre, pesquise doceiras e bolo.  Encomende os convites, doces e bolos, a decoração da Igreja e verifique o salão onde oferecerá a recepção.  Você pode também já escolher quem vai tocar na cerimônia e na festa.  Escolha quem irá fazer seu cabelo. Você já deve saber o tipo de arranjo e véu que usará na cabeça, portanto, discuta com o profissional uma possível mudança de corte de cabelo, tintura, luzes.  Se for viajar para o exterior, já é o momento de providenciar os passaportes e vistos.

Foto: Divulgação


4 meses antes do casamento

2 meses antes do casamento

1 mês antes do casamento

 Providencie os documentos e marque a

 Faça suas listas de presentes nas lojas

 Na reta final, organize seu chá de cozinha

data do casamento no civil.

selecionadas.

ou o chá bar.

 Faça a degustação dos pratos que serão

 Inicie o envio dos convites.

 Decida ou confira a trilha sonora da

servidos e escolha as bebidas.

 As alianças devem ser providenciadas.

cerimônia e da festa.

 Contrate o serviço de manobristas e reserve

 Escolha sua lingerie para o dia e a noite do

 Confira a disposição do salão de festa

a locação do automóvel para a noiva.

casamento.

(se quiser lugares marcados), confirme o

 Escolha quem fará a caligrafia dos convites

Discuta os detalhes finais do cardápio com

número de convidados para o buffet e o

e já encomende-os com o endereço do

o buffet, para não restar dúvidas.

número de brindes ou bem-casados para

novo casal e os cartões de agradecimento.

 Encomende os brindes, bem-casados,

os convidados.

 O aluguel do traje do noivo deve ser

escolha o buquê e repasse todos os

 Neste momento, a lua de mel também

providenciado.

detalhes da cerimônia.

deve estar completamente acertada.

 Escolha onde vai passar a noite de núpcias

 Marque ensaios com os pais e padrinhos

 Defina as lembrancinhas para os

e reserve.

e repasse todos os detalhes da festa.

convidados.

 Mude o seu endereço para correspondências já para a sua nova casa.


2 semanas antes do casamento

Um dia antes do casamento

Depois do casamento

 Faça as últimas provas de vestido,

 Você ou sua assessora deverão confirmar

 Agradeça os presentes no prazo de um

maquiagem, cabelos, sapatos e acessórios.

o carro, cabeleireiro, manicure, fotógrafo

mês. A maioria das lojas oferece um prazo

e hotel, caso seja o local em que vá se

de 45 dias para trocar os presentes. Não

produzir, ou dia da noiva no local escolhido.

esqueça este prazo. Depois disso, é só curtir

 Confirme o buquê e faça as malas para a

a vida de casados.

Alguns dias antes da cerimônia  Deixe este período somente para a prova

noite de núpcias e a viagem.

do cabelo, maquiagem, prova final do vestido de noiva e traje do noivo.

No dia do casamento

 Certifique-se de que tudo que foi contratado está sendo cumprido dentro do

 Reserve uma ótima noite de sono,

prazo e confirme sua lua de mel e núpcias

alimente-se bem, relaxe e curta seu dia!

(hotel e transporte) para evitar imprevistos.  Momento também da noiva se cuidar: fazer uma limpeza de pele e uma depilação com uma semana de antecedência.  Revise se não esqueceu nada, confirme com os padrinhos se está tudo certo para o dia do casamento.




DUO Noivas

Ventos de outono trazem novos ares para o mundo das noivas. Permita-se descobrir a delicadeza da nova coleção Maison Center Noivas.

RUA 9 DE MARÇO, 798 - CENTRO - JOINVILLE

47 3422.7555

DUO

113




Modelos: Fernanda Vendruscolo Cabelo e Maquiagem : Junior Borges Cabelo e Corpo Produção de moda: Rose de Faria 47 9947 5767 Fotografia e tratamento de Imagem : Leandro Soares

leandrosoaresfotografia.com.br

47 9670 0235

Assistente de Fotografia: Andrieli Mariano Locação: Estrada da Ilha

RUA 9 DE MARÇO, 798 - CENTRO - JOINVILLE

47 3422.7555





DUO Sexo

Por Claudia Petry . contato@sussurra.com.br

E depois do namoro, Como manter a chama do

Casamento acesa? A paixão inflamada inevitavelmente esfria e precisa amadurecer para sustentar uma relação duradoura.

120

DUO

Foto banco de imagens


O dia dos namorados é uma data especial para todos os casais que se amam. As expectativas em torno desse dia permitem as mais variadas demonstrações de amor e carinho entre ambos. Porém, muitos são os que, ao serem perguntados “o que vamos fazer hoje”, respondem “não somos namorados, estamos casados”. Afinal, o que podemos aprender e levar desta etapa do relacionamento para a vida matrimonial? Quando as pessoas se apaixonam e decidem se casar, a expectativa é quase sempre de que o amor, o casamento e a felicidade irão durar para sempre. Os votos dizem: “até que a morte nos separe”. Apenas a pessoa mais cínica seria capaz de pensar, andando até o altar ou frente ao juiz, que se as coisas não derem certo “nós sempre podemos nos separar”. Porém, a taxa de divórcios só tem aumentado, e isso não é bom para essa adorada instituição. Manter o contato físico e a relação positiva é um desafio para os casais. Embora alguns divórcios sejam claramente justificados por abuso emocional ou físico, infidelidade, comportamento viciado ou incompatibilidades irreconciliáveis, os especialistas dizem que muitos casamentos fracassados parecem ter acabado por uma falta de esforço para manter acesa a brasa do amor. Digo “brasa” porque as chamas do amor – os sentimentos que levam as pessoas a esquecer de todos os seus problemas e voar pelas ruas com asas nos pés – não duram muito tempo, e nem podem, se os amantes tiverem planos a seguir. A paixão inflamada por um novo amor, inevitavelmente,

vai esfriar e precisará amadurecer e se tornar afeto, respeito, compreensão, tolerância e companheirismo que poderão sustentar uma relação duradoura. Estudos realizados mostraram que a explosão de felicidade que ocorre com o casamento dura apenas cerca de dois anos, depois dos quais as pessoas voltam a seus antigos níveis de felicidade – ou infelicidade. A paixão tem vida mais curta e precisa evoluir em amor de companheirismo, composto mais por um profundo afeto, conexões e vínculos. Fazer algo de positivo pelo parceiro é uma das recomendações de estudos recentes para manter o casamento feliz Mantendo vivo Há uma enorme quantidade de ações e palavras, pesquisadas e testadas, que podem fazer maravilhas para manter o amor vivo. O ser humano tende a se habituar a circunstâncias positivas – se acostumar tanto com as coisas que nos fazem sentir bem que elas passam a não fazer mais o mesmo. Isso pode ser a sentença de morte para a felicidade matrimonial. Os psicólogos chamam isso de “adaptação hedônica”: as coisas que nos empolgam ou emocionam tendem a durar pouco. É necessário adotar medidas para evitar, ou ao menos desacelerar, a comodidade que pode levar ao tédio e à insatisfação matrimonial. Dentre as estratégias, podemos incluir o tempo para estar junto e conversar, priorizar estes momentos e realmente escutar um ao outro e expressar admiração e afeto. É também muito importante a mudança constante, que é inatamente

estimulante e recompensadora, além de crucial se nós quisermos evitar a adaptação. Misture as coisas, seja espontâneo, mude o jeito como você faz as coisas com seu parceiro para manter seu relacionamento fresco, significativo e positivo. Novidade, na cama, é um afrodisíaco poderoso que pode também aumentar os prazeres do sexo matrimonial. A novidade caminha de mãos dadas com a próxima dica: surpresa. Com o tempo, os parceiros passam a conhecer muito bem um ao outro, e eles podem acabar em rotinas que se tornam emburrecedoras. Sacudase. Experimente novas atividades, novos lugares, novos amigos, novas posições no sexo, novos sabores, novas sensações... Aprendam coisas novas juntos. Pergunte a si mesmo toda manhã: “o que eu posso fazer hoje durante cinco minutos que vá deixar a vida do meu parceiro melhor?”. Os atos mais simples, como compartilhar um evento divertido, um beijo roubado, sorrir, ser brincalhão, o envio de torpedo sacana, uma calcinha pra lá de ousada... Tudo pode favorecer o aumento da felicidade conjugal. Por que não experimentar? Ainda está aí? Corre lá... Faça algo... Agora!

Claudia Petry é apaixonada pela vida e, inconformada com a hipocrisia com o qual o sexo era discutido, resolveu então, falar abertamente do tema sem tabus e preconceitos.


Beijo,beijinho ou

Beijão

Beijar faz bem e não engorda. Apaixonado, melhor ainda.Tem beijo doce, molhado, para selar amizade, proibido, roubado, ousado, inesquecível e lambuzado. E aí, já beijou alguém hoje? por Mariana Woj


No dia 13 de abril é comemorado o dia do beijo. É difícil saber o que motivou a criação da data, mas conta uma história – verdadeira ou não – que um italiano beijava todas as mulheres que encontrava na vila em que morava. Em 13 de abril de 1882, um padre local ofereceu um prêmio em moedas de ouro às mulheres que não haviam sido beijadas pelo “Don Juan”. Segundo a lenda, nenhuma mulher apareceu e o tesouro está escondido em algum lugar da Itália até hoje. Benefícios de conjugar este verbo Independente de como surgiu a comemoração, o fato que beijar é muito bom e, segundo o “Dossiê do Beijo”, livro de Pedro Paulo Carneiro, existem 484 formas diferentes de beijar. O encontro dos lábios pode ser considerado o termômetro do relacionamento, uma forma de combater a depressão e como qualquer atividade física, ativa a liberação de endorfina no cérebro, o que proporciona sensação de satisfação. Além disso, a troca de saliva estreita os laços e aumenta a autoestima, e como uma ginástica facial, ajuda a evitar o envelhecimento precoce. E, convenhamos, não existe melhor presente para quem quer ser eternamente namorado.

O beijo é levado a sério pela ciência: - 26 calorias é quanto se gasta, em média, em um beijo de língua de um minuto - Até 150 batidas por minuto é quanto acelera o coração durante um beijo - 29 músculos na boca e no pescoço permanecem em movimento ao longo de um beijo



DUO Perfil Por Leandro Schmitz . leandro.eros83@gmail.com

Fabi e seu Amor

por Joinville

Oi, gente! Cá estou novamente nesta revista, que vamos combinar, está um escândalo! Recheada de amigos, gente conhecida, super competente, escrevendo coisas maravilhosas que todo mundo gosta! Na minha casa já tem uma pilha, faço coleção! E aí, como passaram essas últimas semanas? Espero que tenham aproveitado tudo da melhor forma, pois eu fiz muita coisa, menos ficar em casa nos fins de semana! Ah, para quem não se lembra de mim, meu nome é Fabiana, aspirante a administradora de empresas, jornalista, cantora, dançarina e tudo mais... Ainda não me descobri profissionalmente hehe. Mas podem me chamar de Fabi, simplesmente! Estou dando mais uma passadinha aqui na Duo para lembrá-los de algumas atividades interessantes para se fazer em Joinville. Agora, uma das boas pedidas é dar uma passadinha nos shoppings Mueller e Garten e patinar no gelo. Sim! Para quem ainda não teve a oportunidade de patinar no gelo, em meio à neve dos países do

hemisfério norte, é uma ótima opção! Semana passada fui lá, fiquei meia hora patinando, me divertindo e com direito à uma plateia maravilhosa: meus amigos. E acreditem: não caí nenhuma vez. Parecia veterana no assunto! Depois a gente deu uma passadinha no Ambrosia, aquele barzinho simpático que tem ali na rua Tijucas, no Centro. Sempre tem uma atração legal lá, além de muitas atividades culturais. Esses dias teve o lançamento de um livro de poesias, com direito a flautista tocando na ocasião. Um luxo só! Antes que me esqueça, fiquei super feliz com o retorno do Mercado de Pulgas. Não perdia uma edição! Sempre gostei de objetos antigos e até faço coleção de discos de vinil. A gente bate papo, faz amizade (os feirantes de lá são hilários) e troca objetos valiosos e até históricos! Na última que fui, no ano passado, tinha uma caneca com a data de fabricação ainda visível: 1875. Na hora comprei e hoje este lindo objeto de desejo cultural está na estante do meu quarto. Mal posso esperar

chegar o dia 9 de março – aniversário de Joinville – para visitar o 1º Mercado de Pulgas de 2013. O local é a clássica Estação da Memória, digna de muitas fotos porque é linda, né? Gente, falando em Estação da Memória, curti muito a reabertura do Museu da Bicicleta, que fica ao lado! Vocês sabiam que só existe em Joinville um museu como este? Pois é, orgulho nosso! Bom dar uma passadinha lá para ver as bikes de várias décadas atrás e de um tempo onde nossa cidade estava começando a ser colonizada... Outra dica minha para este mês de abril é dar uma passadinha no Museu de Arte de Joinville. Lá acontece até o dia 28 a exposição “Habitantes”, um grande acervo de pinturas com os rostos que representam o povo daqui! São obras que fazem parte do acervo do Museu desde 1952! Bom, não? E caso queiram me conhecer, é só procurar pela Fabi nos eventos e baladas. Alguma dúvida de que estarei em todos? Até a próxima edição, bye!


DUO Aplauzzo por Leandro Camargo

Merecedora de Aplauzzos

Rosangela

Silva

A minha entrevistada desta edição escolheu ser sucesso no segmento de beleza. Há muito tempo que nos conhecemos, mas só agora o universo conspirou para que ficássemos ainda mais próximos e convivendo quase que diariamente. Rosangela, bem como o seu staff, assina minha produção – cabelo e make – para os meus muitos e especiais momentos, sejam eles sociais ou profissionais. Com muita atitude e perfil empreendedor, Rosangela Silva é uma líder que utiliza sua humildade para entender as pessoas que a cercam, sempre ouvindo e respeitando opiniões, com o intuito de, por este caminho, tomar decisões acertadas. Rosangela nasceu em Palmas, uma pequena cidade do interior do Paraná, de onde partiu para um centro maior, Joinville, com um grande sonho: abrir as portas da sua própria casa de beleza e, por conseguinte, ser reconhecida por seu trabalho. Consigo trouxe seus dois filhos, Thainá e Thiago, para assim continuar a zelar e ministrar a devida educação. Segundo ela, ser mãe é muita responsabilidade. Ela educou sozinha os filhos e enfatiza que deu conta. Em sua opinião, transmitir aos filhos amor, valores saudáveis

Foto: Arquivo pessoal


e, também, honestidade, “dá muito certo”. Saudosa, lembra que a sua chegada a Joinville, bem como a adaptação, não foram fáceis. ”Com o passar do tempo, tudo foi se organizando, seja no quesito pessoal ou profissional. Conheci o meu namorado, José Carlos Gomez, e dele recebi todo o amor, carinho e incentivo que precisava e preciso. Ele me ajudou a concretizar meus sonhos e continua me impulsionando a ir além”. Agora, para que vocês também conheçam Rosangela Silva, acompanhem a reportagem e aplaudam. Leandro Camargo (LC) – Como é seu dia a dia? Rosangela Silva (RS) – Meu day by day é feliz e com muita empolgação, pois cada pessoa que conheço, cada cliente que atendo, é um novo desafio! LC – O que levou você a optar pelo segmento de estética e beleza? RS – O poder da transformação me fascina. Poder deixar uma pessoa mais bonita não tem preço. LC – Qual a sua relação com a moda? RS – A moda é o meu cotidiano. É respirar inovação, pois é com a moda que meu talento aparece. É um constante desafio, pois tenho que criar, ousar e seguir tendências. LC – O que é viver para você? RS – É poder andar de cabeça erguida, sem ter medo de nada, porque a vida é uma bola. Você bate, chuta, mas tem volta. Sendo assim, desejo sempre o melhor para todos! LC – Em casa, você gosta de... RS – De cozinhar para os amigos e organizar minhas coisas. De colocar os pensamentos em ordem. LC – Para Rosangela, os aplausos vão para? RS – Os aplausos vão para as pessoas que confiam no meu trabalho, pois sem elas meus sonhos não se

concretizariam. LC – De que se arrepende? RS – Só me arrependo do que deixei de fazer, talvez por medo ou por ter pensando que eu não era capaz de concretizar tal ação. LC – De que você se orgulha? RS – Tenho muito do que me orgulhar. Dos meus lindos filhos, da dedicação do meu namorado, da minha profissão, da minha equipe de trabalho. São pessoas únicas e especiais. LC – Existe algo que você deseja esquecer? RS – Do meu passado. Conheci pessoas que não foram leais e legais comigo. LC – O que gosta em seus amigos? RS – Penso que ter amigos é tudo. Tenho poucos amigos, mas são muito importantes. Gosto do bom papo deles e dos momentos em que nos reunimos e contamos nossas aventuras. LC – O que você adora? RS – Adoro reunir os amigos para uma boa conversa. LC – O que você indica para buscar a

felicidade? RS – Indico ser feliz. Fazer o que gosta. Cuidar do seu corpo, do seu cabelo (risos) e da sua mente. LC – Qual é a sua atividade preferida? RS – Gosto de ler, fazer caminhadas e viajar, conhecer lugares diferentes, aprender novas culturas. LC – O que é felicidade? RS – É saber o que você realmente gosta e fazer bem feito, pois assim será feliz em qualquer circunstância. LC – Qual o seu perfume predileto? RS – Ange ou Démon, de Givenchy. LC – Falando em culinária, qual prato você aprecia? RS – Gosto de picanha, de pratos à base de peixe, sem falar que adoro o salmão preparado pelo Gomez. LC – O que dizer de calçados, bolsas e acessórios? RS – Calçados sempre faltam no meu guarda-roupa. Mas sempre quero mais bolsas. Sou uma mulher prática. Por isto prefiro as bolsas menores, para assim não encher de coisas. Bolsas menores são mais fáceis de carregar. Adoro acessórios. Quanto mais, melhor.


LC – Como você se define? RS – Uma pessoa que trabalha muito. LC – Caso pudesse ser outra pessoa, quem escolheria? RS – Não sei se queria ser outra pessoa. Gosto de mim! LC – Qual sua artista preferida? RS – Fernanda Montenegro. LC – E o que dizer do ato de perdoar? RS – É sábio perdoar. LC – Ao acordar, em que você pensa? RS – “Deus, obrigado por mais um dia.” LC – Qual é seu sonho de consumo? RS – Quero frequentar uma academia para profissionais de cabelo no exterior.

RS – Cuido dos meus cabelos no meu próprio salão. Utilizo produtos de hidratação e cuido deles com a cabeleireira Alexandra Santos. LC – De que tipos de música você gosta? RS – Dos mais variados ritmos e estilos. Na música, sou eclética! LC – Assistir televisão é propício... RS – Quando o programa pertinente à moda. Adoro!

é

LC – Aponte uma mania sua. RS – Tenho mania de ver tudo no seu devido lugar. Não consigo ver nada fora do lugar. Corro para organizar. LC – No quesito qualidade, qual é a sua? RS – Sou honesta.

LC – Relate um momento especial. RS – Quando minha filha fez 15 anos. Consegui reunir toda a família. Foi muito bom!

LC – Ao falar em dinheiro, que observação você faz? RS – Se você economizar, sempre terá dinheiro.

LC – No seu lazer, opta por quais atividades? RS – Assistir a filmes, jogar cartas, etc.

LC – A vaidade... RS – Sou vaidosa. Não saio do quarto sem passar batom e lápis. Ah, e rímel.

LC – Para cuidar de seus cabelos, confia em quem?

LC – Velhice? RS – Estou preparada.

LC – Cirurgia plástica? RS – Ainda não fiz. Mas, penso em fazer. LC – Sucesso? RS – Procuro ter no meu trabalho. LC – Fracasso? RS – Nas minhas dietas. Nunca vão até o final (risos). LC – Qual a característica mais importante que uma pessoa deve ter? RS – A sinceridade. LC – Qual é o seu segredo de beleza? RS – Uso cremes no rosto e no corpo desde os 25 anos de idade e sou adepta da vitamina C. LC – Quais são suas aspirações para o decorrer de 2013? RS – Quero investir muito mais na minha profissão. Estudar com profundidade, pois o meu trabalho me faz feliz. E uma pessoa feliz precisa mais do que?

Leandro Camargo

Foto por: Tiago Cazaniga

Gaúcho de Passo Fundo/RS, hoje reside em Joinville/SC, onde apresenta o programa televisivo Aplauzzo com Leandro Camargo pelos canais 20 TV Cidade Net e 10 Viamax e em tempo real pelo www.tvdacidade.com.br . Exibição inédita às quartas feiras, a partir das 20h, com reprise aos sábados, às 20h30. Ainda mantém coluna social semanal no Jornal da Cidade, com edição on line pelo www.jdcj.com.br. Seu blog é leandrocamargojornalista.blogspot.com. E-mail: cruzleandrodecamargolara@yahoo.com.br - Twitter: @leandrocamargo2


DUO Social Carlos Büst

01 - Ana Carolina Musse e Alexandre Ricardo de Lara, sócio da Pastilhart Revestimentos que atua no mercado de Curitiba há 15 anos 02 - Fernanda Memeh Scorsin Pacheco e Fábio Rodrigo Scorsin Pacheco, sócio da Pastilhart na inauguração da nova loja em Joinville 03 - A gerente da Pastilhart Isabella Musse Baumann e a consultora de vendas Luana Viertel 04 - A Arquiteta e urbanista Danielle Allage e o Engenheiro civil André Eidelwein

01

02

03

04

05 - A Arquiteta Cristiana Salai e a Designer de interiores Cleópatra Silva 06 - Os Arquitetos Felipe de Medeiros, Hugo Priester e Nilson Delai 07 – Os Arquitetos Rodrigo Borges e Patricia Toledo Barcik com o empresário Rodrigo Barcik

05

Fotos : Adriana Machado, Alana Schwoelk, Max Schwoelk, Nilson Bastian, Sabrina Seibel 06

07

DUO

129


DUO Social Carlos Büst

01 - Cyntia Brandt Fachini e Luiz Gustavo Brandt da Chocolateria Brandt 02 - Claudete Frenzel Giuliari na abertura das comemorações dos 50 anos da Casa da Amizade que aconteceu no Shopping Mueller 03- A presidente da entidade, Odete da Nova Cardozo apresentou o calendário das atividades da Casa da Amizade que completa 50 anos

01

02

04 - Jack Simonéia com o novo visual por hairstyle Marco Antonio Di Biaggi 05 - Guisela Neckel de férias a bordo de um cruzeiro pela costa brasileira 06 - No desfile da nova coleção Fruit de La Passion marcaram presença as empresárias Solange Frazão, Cecilia Bourdon e Claudia Petry da Sussura Boutique

03

04

07 – As sócias Samanta Tassotti e Rosita Boeing comemorando os 10 anos da Exit Comunicação Estratégica 08 - Fernando Paulo Martins e Gerlaine Teixeira Martins no Lançamento da nova coleção Arezzo no Joinville Garten Shopping 09 - Victor Scorza, sócio do grupo Square Garden, o sócio do Bali Hai Julian Olsen e Duda Cunha, sócio do grupo Green Valley na Adore

05

06

07

08

09


DUO Social Carlos Büst

01 - Dr Gastão e Juçara Schwartz no Lançamento da Pedra fundamental da ampliação do Hospital Unimed 02 - O Secretário de Comunicação da Prefeitura de Joinville, Marco Aurélio Braga e o Gerente de Marketing Claudio D´Amato 03 - O Secretário de Habitação Fabio Dalonso e o Deputado Federal Marco Tebaldi que comemorou 55 anos em Itapema 04 - O corretor de imoveis Paulo Takaki, o Diretor da Correira Construtora Nivan Correia e o corretor Pablo Giraudi em noite de premiação no Joinville Country Club

01

02

03

04

05

06

07

08

05 – A atriz Camila Morgado e o Prefeito Udo Döhler na inauguração da fábrica da Chevrolet em Joinville 06 - O Padre Jorge Luiz da Silva que recebeu homenagem de Título honorário e o Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves 07 - O Padre Jorge Oczkovski que foi homenageado e o Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville João Carlos Gonçalves 08 - Joel Gehlen no lançamento do seu livro, Chuva sobre Sarajevo


DUO Social Carlos Büst

01 - Os sócios, Sulamita Kaiser, Sandro Bruhns e Andréa Kaiser Bruhns na inauguração da nova sede da Sulamita Kaiser Imóveis 02 - Luiza Kaiser Demétrio, Júlia Kaiser Bruhns, Andréa Kaiser Brunhs e Mariana Kaiser Bruhns 03 - Lídia Elling, Sulamita Kaiser e Tania Drefahl 01

02

04 - Dieter Neermann , Sulamita Kaiser e Lívia Nerrmann 05 - No almoço de lançamento da Expogestão 2013, o Presidente da Comissão Organizadora Marcelo Hack e o Presidente da Expogestão Alonso Torres

03

04

06 - O Consul Honorário da França em Santa Catarina, Jean Victor Martin, com os bailarinos da Cia. Jovem do Bolshoi, William Almeida e Rafaela Morel 07 – Os Diretores da ACIJ, Dinorá Allage e Adriano Bornschein Silva apresentaram aos associados a campanha “Eu Abraço o São José” 08 - Carlos Büst e Claudia Petry, convidada do Gente e Atitudes no quadro de culinária

05

06

07

08


DUO Social Carlos Büst

01 – O hairstyle Junior Borges, Leila Mara Hoffmann e Toni Furtado na inauguração do novo espaço Junior Borges Cabelo e Corpo 02 - Daniela Moritz, Junior Borges e Betinha Negrelli 03 - Jane Sabel, Junior Borges e Thainara Demore 04 - Paola Schuta e Andreia Schuta

01

02

03

04

05

06

05 - Paulo Rehnolt, Sueli Rehnolt e Michele Labes Bittencourt 06 - Nivia Miranda, Junior Borges, Edna Edeani e Marcelo Kuhnen 07 - Marcia Dalcastagne, Vera Neves, Junior Borges, Ana Luiza Wetzel e Maria Luiza Costa 08 - Luzinete Pereira de Andrade, Juliana Cortez, Tatiana Veiga, Lurdes Mari Costa Faria e Junior Borges 09 - Julia Kruger, Mayra Kruger, Marisa Borges Corrêa, Junior Borges, Belmira Azevedo e Jéssica Borges 10 - Fabiola Fuck, Charlote Odebrech, Dailany Vollmann, Elaine Gaia, Larissa Sdrigotti, Carolina Demathe

07

08

09

10




E-mail: fabiolacolunista@terra.com.br Site: www.fabiolabernardes.com.br Siga no twitter - @FabiolaBernardes Facebook - Fabiola Bernardes III

01- MISS SANTA CATARINA PLUS SIZE Aline Zattar Stolf é a nova Miss Santa Catarina Plus Size, e é de Joinville!!! Além de ser linda, ela é extremamente simpática, educada, querida e levará esse título com orgulho! Parabéns Aline!

01

02

CLÍNICA FISIOTHERA O Fisioterapeuta Johny Jablonski está sempre buscando novidades em treinamento e tratamentos para os problemas das dores na coluna vertebral. A dedicação por seu trabalho e os excelentes resultados é reconhecida nacionalmente. Na foto a profissional Eliany Cristiny Lobo, Terapeuta Craniossacral da Clinica Fisiothera/ITC Vertebral Joinville. 02 - Johny William Jablonski e Eliany Cristiny Lobo FÉRIAS

03

04

03 - Leticia e Maria Eduarda Prada da Silva 04 - Vilma Gripa e Alcidio Rodrigues 05 - Jantar entre amigas

05

06

O cantor da Banda Estado Letárgico Bruno Bernardes e sua gatinha Gabriela Behnke relaxaram na Praia de Santiago, litoral de São Paulo, conhecida como uma das mais belas da região. 06 - Bruno Bernardes e Gabriela Behnke O casal Carlos e Maristela Döhler viajou para curtir férias e também comparecer a Feira Textil na Alemanha. Aproveitarm para levar o filhoa e a “norinha” para curtir a neve 07 - Mayza Alvez Moreira com Rodrigo Alexandre Döhler 08 - Carlos e Maristela Döhler

07

08


DUO Fabíola Bernardes

O Casal José Mello Jr e Cristiane Costa curtiram férias em Punta Canã...tudo de bom !!! 01 - José Mello Jr e Cristiane da Costa de Mello Unimed Joinville Lança Pedra Fundamental de Ampliação de seu CHU O aniversário do Centro Hospitalar Unimed Joinville, no dia 05 de março, foi a data escolhida para o Lançamento da Pedra Fundamental de Ampliação do CHU. Em um coquetel para médicos cooperados e gestores, foi anunciado o início das obras de expansão, também como uma forma de homenagear a cidade de Joinville pelos seus 162 anos. Parabéns a todos da Unimed Joinville !

01

02

02 - Joana Baschung Bertazzon, Hans Werner Baschung e Léa da Silva Jardim 03 - Pedro Geraldo Rosa Lopes Nunes, Paulo André Ribeiro, André Bergamaschi Demore, Carlos Antônio Stabel Daudt, Carlos Eduardo da Silva Jardim, Francisco Luiz Altenburg e Raquel Wanzuita 04 - Maria Cecília Alves Borges, Lígia Irene Osowski Nunes, Pedro Geraldo Rosa Lopes Nunes, Vilson Franciozi e Mauro César Daquino Silveira Rede Feminina de Combate ao Câncer São 33 anos de luta com sucesso! Para comemorar essa data tão importante, as voluntárias ofereceram um Jantar no Restaurante Glória. Para apresentar a nova diretoria do conselho eleito para o ano de 2013 a 2014. Emoção a flor da pele, muitas homenagens aos voluntários e o conselho que deixou o cargo e novas voluntárias. Pode-se resumir o evento desta maneira! Palavras preciosas como “Obrigada” e “Parabéns” foram ditas o tempo todo! Monique Douat da Luz é reeleita a nova presidente que, inclusive, é filha de Maria José Douat, fundadora da entidade que faleceu de câncer.

03

04

05

06

07

05 - Moacir e Corina Seberino 06 - Rodrigo Coelho , com Monique Douat da Luz e Corina Seberino 07 - Donalda Bailoni Kafef, Eliziane do Amaral, Monique Douat da Luz, Jacira Moraes, Ladir Eberhardt Franco, Nelma de Moraes Storkmann, Corina Seberino e Maria de Lourdes Indalêncio


DUO Fabíola Bernardes

Artsul Eventos inaugura em Joinville A franquia de Blumenau acaba de chegar em Joinville para compor o mix de opções que a cidade oferece para quem deseja realizar eventos corporativos, festas de aniversário, casamentos...O lugar oferece uma estrutura super bacana além de um espaço ao ar livre lindíssimo ! A festa de inauguração contou com diversos parceiros que apresentaram seus serviços e produtos e foi muito prestigiada. Desejamos sucesso! 01

02

01 - Luiz Fernando de Góis, Claudio Alan, Adriana Jacobi e Geisson Jacobi 02 - Luiz Fernando de Góis e Luciane de Góis

03

Coleção Inverno 2013 Schutz Calçados O lançamento da Coleção Inverno 2013 da Schutz Calçados foi super prestigiado!!! Investir em sapatos 04 está em alta! A elegância transita dia e noite, portanto, nunca deixe de atualizar seu closet no quesito SAPATO. O DJ Rodrigo Socha animou a festa. A Sandra estava iluminada como sempre!!! 03 - Lia Schuetzler e Tere Rossi 04 - Sandra Kleinubing 05 - Patricia Brych, Sandra Kleinubing, Valéria Machado e Maria Claudia Coutinho Rocha ESTRELAS COM CHAMPANHE EM LAS VEGAS Estrelas com Champanhe levou 10 05 mulheres para conhecer Las Vegas através da agência Circa Mundi. A Viagem foi mega Divertida e todas voltaram encantadas com o “American Way of Living ! Quem quiser ir na próxima, é só avisar ! 06 Erica Dumke,Graça Coutinho Rocha,Marli Dippold,Mª Claudia Coutinho Rocha,Juliana Cossia Dumke,Magrit Birckholz,Fabiola Bernardes,Anair Bogo,Maura Schneider e Fátima Duarte

06


DUO Fabíola Bernardes

MOB Party Arezzo Conferimos a MOB Party Arezzo no Shopping Mueller para o Lançamento da Coleção Inverno 2013. Elogios à parte para a divina coleção Arezzo, parabenizamos a anfitriã Kinue Poffo e sua equipe coordenada pelo antenado Mazoél que acertaram em cheio pela maravilhosa recepção com gastronomia molecular do Chef Fabio Mattos do Poco Tapas. Clientes e amigos ficaram encantados. Parabéns a toda equipe !

01

02

01 - Tania Obenaus e Sirlei Vieira 02 - Mazoél Pereira, Lisnea Freitas e Jéssica Daumann 03 - Mazoél Pereira e Kinue Poffo 04 - Vera Neves , Maria Salete Reis, Marcia Dalcastagne EXPOGESTÃO 2013 Foi lançado o evento conhecido e super esperado...a Expogestão! São palestrantes nacionais e internacionais para discutir o que há de mais moderno em gestão empresarial no mundo. O encontro corporativo reúne líderes empresariais, executivos e gestores de todo país para fortalecer relacionamentos e trocar experiências de sucesso. O evento acontece de 14 a 17 de maio no Centreventos Cau Hansen.

03

04

05 - Mário Cesar Aguiar e Marcelo Hack 06 - Alonso Torres, Rodrigo Coelho e Gustavo Hiendlmayer

05

06


Villa Damiani Moda Feminina Tarde agradável com muita informação promovida na Villa Damiani Moda Feminina. A Loja está remodelada com espaços amplos e é claro.... marcas que adoramos como Cantão, Ateen, Totem, Dress To, Oh,Boy!, FYI encantaram o público. 01 - Priscila Damiani, Juliana Schneider e Byanca Bell 01

02

02 - Bianca Mazon e Aleda Erbs 03 - Iara Santos e Francisca Costa

03

INAUGURAÇÃO AUREA FOTOS E EVENTOS Aurea Fotos e Eventos apresentou aos amigos e clientes seu novo espaço. Além dos serviços fotográficos já tão bem conhecidos passam a oferecer um serviço direcionado com dicas e 04 sugestões de fornecedores. Parabéns a Edson Scharf e toda sua equipe. O novo espaço fica na Av Getúlio Vargas, 977 esq Inácio Bastos 04 - Edson Schfar com os Parceiros AUREA FESTAS E EVENTOS 05 - Vestidos e modelos da maison center noivas e equipe 05 Inauguração Loja Linda

Conferimos o coquetel com desfile na inauguração da Loja Linda. Foram apresentadas marcas que atendem todos os tipos de mulheres. Parabéns !!! Amei 06 - Angélica Parcher e Carlos Eduardo Alves de Oliveira 07 - Angélica Parcher e Carla Wolf

06

07

08

08 - Cyntia Grunwald ,Leila Diniz e Adriana Evaristo




DUO Crônica Vanessa Bencz

O ciclo da Dor e da

De frente pra o espelho, minha mãe pendurava brincos dourados nas orelhas. Havia acordado sorridente. Era seu aniversário de 50 anos. Os olhos escuros brincavam com a franja castanha, curtinha. O telefone tocou. A má notícia era que o pai dela havia perdido a curta batalha contra o câncer no cérebro. Mamãe desligou o telefone devagar, sem susto. Enquanto escovava os cabelos, percebi que sua respiração ficou pesada. A escova caiu de sua mão trêmula. Era hora de embrulhar minha mãe em um abraço. Tudo o que a gente faz pela primeira vez é especial, porque se assemelha com um papel em branco – ali, podemos desenhar qualquer coisa. A liberdade é a infância de um aprendizado. Mas o desenho ficará gravado e indelével,

sem chance de recomeçar do zero. Enquanto sentia as lágrimas quentes de minha mãe descendo pelo meu ombro, me orgulhei – estranhamente – por ser a primeira pessoa a oferecer consolo a ela. E percebi que era a primeira vez que via minha mãe tão vulnerável. Lembrei de uma vez, na adolescência, quando mamãe leu o meu diário e descobriu que eu havia me relacionado com um rapaz mais velho. Ela lera meu caderno em segredo – mas este ato ficou bem claro na sua feição assim que a vi. Os olhos estavam raivosos e a boca parecia guardar um grito. Comecei a chorar na hora e pedi perdão. Ela me abraçou e minhas lágrimas correram pelos seus braços. Havia me perdoado. Esse abraço silencioso de mamãe me fez uma pessoa melhor. Era uma chance, uma borracha para apagar o

Vida

traço do desenho que saiu errado, um relicário. Enquanto embalava minha mãe na sua dor – na dor que moraria para sempre em sua caixinha de brincos – entendi que a maternidade é mais do que o amor que vem de cima para baixo, junto com a chuva e o sol. A maternidade é o chão que nos aceita ajoelhados em prece, brinca com nossos passos de dança e celebra nosso abraço de igual para igual.

Vanessa Bencz é joinvilense e autora de dois livros: “Relato do Sol” e “Memórias de uma Jornalista Distraída”. Além dos livros, mantém o blog garotadistraida. wordpress.com. Observar os detalhes da vida é sua alegria. Contatos: vbencz@gmail.com / (47) 8864-3275



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.